Sunteți pe pagina 1din 4

Boletim Tcnico

Bloqueio de Movimentao de Ativos


Produto Data da criao Pas(es) : Microsiga Protheus Ativo Fixo Verso 10 : : 03/11/10 Todos Chamado Data da reviso Banco(s) de Dados : : : SCZKBI 04/07/12 Todos

Esta melhoria depende de execuo do update de base Implementao.

UPDATF,

conforme Procedimentos para

Implementada a rotina Bloqueio de Mov. (ATFA330) que valida o bloqueio de movimentao de bens do Ativo, mediante data de bloqueio informada pelo usurio. O bloqueio de movimentao visa assegurar a coerncia dos dados do Ativo Fixo em perodos de fechamento, em que qualquer movimentao pode alterar valores e clculos crticos. A data de bloqueio, informada nesta rotina armazenada no parmetro MV_ATFBLQM. Alm dessa, fazem parte da validao as rotinas: Cadastro de Ativo (ATFA010) Baixas - com depreciao proporcional (ATFA030) Baixas - sem depreciao proporcional (ATFA035) Baixas de Adiantamentos (ATFA040) Clculo Mensal (ATFA050) Transferncias (ATFA060) Ampliao (ATFA150) Classificao de Compras (ATFA240) Aquisio por Transferncia (ATFA250)

PROCEDIMENTO PARA IMPLEMENTAO


O sistema atualizado logo aps a aplicao do pacote de atualizaes (Patch) deste chamado.

Antes de executar o compatibilizador U_UPDATF imprescindvel: a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (diretrio \PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

SIGAATF Bloqueio de Movimentao de Ativos

Boletim Tcnico

c) d)

Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname.

e)

O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. ii. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

iii. iv.

v. vi.

1.

Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDATF no campo Programa Inicial.

Para a correta atualizao do dicionrio de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 04/07/2012. 2. 3. Clique em Ok para continuar. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo.

SIGAATF Bloqueio de Movimentao de Ativos

Boletim Tcnico

4.

Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao, so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. Clique em Ok para encerrar o processamento.

5.

6. 7.

ATUALIZAES DO COMPATIBILIZADOR
1. Criao no arquivo SX6 Parmetros: Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro MV_ATFBLQM DATA Data de bloqueio da Movimentao do Ativo Fixo em branco

PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAO


1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opo de menu do Ativo Fixo, conforme instrues a seguir: Menu Submenu Nome da rotina Programa Mdulo Tipo Miscelnea Processamento Bloqueio de Mov. ATFA330 Ativo Fixo Funo Protheus

SIGAATF Bloqueio de Movimentao de Ativos

Boletim Tcnico

PROCEDIMENTO PARA UTILIZAO


1. No Ativo Fixo, selecione Miscelneas/Processamento/Bloqueio de Mov. (ATFA330) e digite a data de bloqueio da movimentao. Nas rotinas de movimento, ao inserir registros de movimento ou processamento, se a data do movimento/ processamento for menor que a data informada na rotina Bloqueio de Mov. (ATFA330), e que est gravada no parmetro MV_ATFBLQM, exibida uma mensagem e a movimentao no ser efetivada.

INFORMAES TCNICAS
ATFA010A Cadastro de Ativo ATFA030 Baixas (com depreciao proporcional) ATFA035 Baixas (sem depreciao proporcional) ATFA040 Baixas Adiantamentos Rotinas Envolvidas ATFA050 Clculo Mensal ATFA060 Transferncias ATFA150 Ampliao ATFA240 Classificao de Compras ATFA250 Aquisio por Transferncia Sistemas Operacionais Windows/Linux

SIGAATF Bloqueio de Movimentao de Ativos

S-ar putea să vă placă și