Sunteți pe pagina 1din 3

Pr. Flvio Nunes. Instituto Teolgico Gamaliel instgamaliel@gmail.com www.institutogamaliel.

com

OS CREDOS ECUMNICOS
O CREDO APOSTLICO Creio em Deus, o Pai onipotente, Criador do cu e da terra. E em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido do Esprito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu aos cus, est sentado destra de Deus, o Pai onipotente, donde h de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, a santa igreja catlica crist , a comunho dos santos, a remisso dos pecados, a ressurreio da carne e a vida eterna. Amm. O CREDO NICENO - CONSTANTINOPOLITANO (381) Creio em um s Deus, o Pai onipotente, criador do cu da terra, de todas as coisas, visveis e invisveis. E em um s Senhor Jesus Cristo, filho unignito de Deus e nascido do Pai antes de todos os sculos, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, no feito, consubstancial ao Pai, por quem foram feitas todas as coisas; o qual por amor de ns homens e por nossa salvao, desceu dos cus, e encarnou, pelo Esprito Santo, na virgem Maria, e se fez homem; foi tambm crucificado em nosso favor sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras; e subiu aos cus; est sentado destra do Pai, e vir pela segunda vez, em glria, para julgar os vivos e os mortos; e seu reino no ter fim. E no Esprito Santo, Senhor e vivificador, o qual procede do Pai e do Filho; que juntamente com o Pai e o Filho adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E a igreja, una, santa, catlica crist e apostlica. Confesso um s batismo, para a remisso dos pecados, e espero a ressurreio dos mortos e a vida do sculo vindouro. Amm. DEFINIO DE F DE CALCEDNIA (451) Fiis aos santos padres, todos ns, perfeitamente unnimes, ensinamos que se deve con-fessar um s e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto divindade, per-feito quanto humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, constando de alma raci-onal e de corpo; consubstancial, segundo a divindade, e consubstancial a ns, segundo a humanidade; em todas as coisas semelhante a ns, excetuando o pecado, gerado segundo a divindade antes dos sculos pelo Pai e, segundo a humanidade, por ns e para nossa salva-o, gerado da Virgem Maria, me de Deus; Um s e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unignito, que se deve confessar, em duas nature-zas, inconfundveis e imutveis, conseparveis e indivisveis; a distino da naturezas de modo algum anulada pela unio, mas, pelo contrrio, as propriedades de cada natureza

http://www.institutogamaliel.com

Pr. Flvio Nunes. Instituto Teolgico Gamaliel instgamaliel@gmail.com www.institutogamaliel.com permanecem intactas, concorrendo para formar uma s pessoa e subsistncia; no dividido ou separado em duas pessoas. Mas um s e mesmo Filho Unignito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor; conforme os profetas outrora a seu respeito testemunharam, e o mesmo Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos padres nos transmitiu. O CREDO DE ATANSIO (escrito contra os arianos) (1) Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo deve professar a f catlica crist . (2) Quem quer que no a conserve ntegra e inviolada, sem dvida perecer eternamente. (3) E a f catlica consiste em venerar um s Deus na Trindade (4) e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substncia. (5) Pois uma a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Esprito Santo; (6) mas uma s a divindade do Pai e do Filho e do Esprito Santo, igual a glria, coeterna a majestade. (7) Qual o Pai, tal o Filho, tal tambm o Esprito Santo. (8) Incriado o Pai, incriado o Filho, incriado o Esprito Santo. (9) Imenso o Pai, imenso o Filho, imenso o Esprito Santo. (10) Eterno o Pai, eterno o Filho, eterno o Esprito Santo; (11) contudo, no so trs eternos, mas um nico eterno; (12) Como no h trs incriados, nem trs imensos, porm um s incriado e um s imenso. (13) Da mesma forma, o Pai onipotente, o Filho onipotente, o Esprito onipotente; (14) contudo, no h trs onipotentes, mas um s onipotente. (15) Assim, o Pai Deus, o Filho Deus, o Esprito Santo Deus; (16)e todavia no h trs Deuses, porm um nico Deus. (17) Como o Pai Senhor, assim o Filho Senhor, o Esprito Santo Senhor; (18) entretanto, no so trs Senhores, porm um s Senhor. (19) Porque, assim como pela verdade crist somos obrigados a confessar que cada pessoa, tomada em separado, Deus e Senhor, assim tambm estamos proibidos pela religio catlica de dizer que so trs Deuses ou trs Senhores. (20) O Pai por ninguem foi feito, nem criado, nem gerado. (21) O Filho s do Pai; no feito, nem criado, mas gerado. (22) O Esprito Santo do Pai e do Filho; no feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. (23) H portanto, um nico Pai, no Trs Pais; um nico Filho, no trs Filhos; um nico Esprito Santo, no trs Espritos Santos.

http://www.institutogamaliel.com

Pr. Flvio Nunes. Instituto Teolgico Gamaliel instgamaliel@gmail.com www.institutogamaliel.com (24) E nesta Trindade nada anterior ou posterior, nada maior ou menor; (25) porm todas as trs pessoas so coeternas e iguais entre si; de modo que em tudo, conforme j ficou dito acima, deve ser venerada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade. (26) Portanto, quem quer salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade. (27) Mas para a salvao eterna tambm necessrio crer fielmente na encarnao de nosso Senhor Jesus Cristo. (28) A f verdadeira, por conseguinte, crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, Deus e homem. (29) Deus, gerado da substncia do Pai antes dos sculos, e homem, nascido no mundo, da substncia da me. (30) Deus perfeito, homem perfeito, subsistindo de alma racional e carne humana. (31) Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade. (32) Ainda que Deus e homem, todavia no h dois, porm um s Cristo. (33) Um s, entretanto, no por converso da divindade em carne, mas pela assuno da humanidade em Deus. (34)De todo um s, no por confuso de substncia, mas por unidade de pessoa. (35) Pois, assim como a alma racional e a carne um s homem, assim Deus e homem um s em Cristo; (36) o qual padeceu pela nossa salvao, desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos, (37) subiu aos cus, est sentado destra do Pai, donde h de vir para julgar os vivos e os mortos. (38) sua chegada todos os homens devem ressuscitar com seus corpos e vo prestar contas de seus prprios atos; (39) e aqueles que tiverem praticado o bem iro para a vida eterna; aqueles que tiverem praticado o mal iro para o fogo eterno. (40) Esta a f catlica. Quem no crer com fidelidade e firmeza, no poder salvar-se.

http://www.institutogamaliel.com

S-ar putea să vă placă și