Sunteți pe pagina 1din 3

Qumica Hidrocarboneto Alcanos (CC) 1) Propriedades fsicas qumicas desse composto.

Alcanos so praticamente insolveis em gua. Alcanos so menos densos que a gua. Pontos de fuso e ebulio dos alcanos geralmente aumentam com o peso molecular e com o comprimento da cadeia carbnica principal. Em condies normais, do CH4 at C4H10, alcanos so gasosos; do C5H12 at C17H36, eles so lquidos; e depois de C18H38, eles so slidos. As molculas de alcanos podem ligar-se entre si por fora de Van der Waals. Estas foras tornam-se mais interessantes medida que o tamanho das molculas aumentam. Alcanos possuem baixissimaa reatividade porque as ligaes simples C-H e CC so relativamente estveis, difceis de quebrar e so apolares. Eles no reagem com cidos, bases, metais ou agentes oxidantes. Pode parecer surpreendente, mas o petrleo (em que o octano um dos principais componentes) no reage com cido sulfrico concentrado, metal sdio ou manganato de potssio. 2)

Presena desse composto em nossas vidas?

Usam e abusam deste hidrocarboneto, at mesmo para descolorir o cabelo. Uma outra utilizao de alcanos na preparao da gasolina automotiva., bem como nas ceras para conservao de pavimentos.

3) Bens produzidos com esse composto?


Os primeiros quatro alcanos so usados principalmente para aquecimento e para fins de cozinha e, em alguns pases para a produo de electricidade. Metano e etano so os principais componentes do gs natural, so normalmente armazenados como gases sob presso.

4) Importncia em nossa vidas?


Pela sua baixa polaridade e ausncia de insaturaes, os alcanos so muito pouco reativos, porm, podem afetar o nosso organismo! Quando inalados, no estado de vapor, agem como anestsicos, j que afetam a camada protetora das clulas nervosas, interrompendo, assim , a transmisso de impulsos nervosos para o crebro. No estado lquido, os alcanos dissolvem as molculas de lipdeos das paredes celulares do pulmo, diminuindo sua capacidade de expulsar lquidos, causando sintomas semelhantes aos da pneumonia.

Alcenos (C==C) 1) Propriedades fsicas qumicas desse composto?


So insolveis em gua e solveis em solventes apolares, so menos densos que a gua e os pontos de ebulio escalonam-se igualmente segundo o nmero de carbonos na cadeia e dependem da maior ou menor ramificao que nela exista. Tambm o nmero de ramificaes existentes no alceno podem conferir-lhe estabilidade: quanto maior o nmero de grupos alquilo ligados aos carbonos da dupla ligao, mais estvel ser o alceno. Os alcenos sofrem principalmente reaes de adio. Estes hidrocarbonetos caracterizam-se por possurem uma dupla ligao entre carbonos, constituda de uma ligao sigma, forte, e uma ligao pi, fraca. de se esperar, portanto, que as reaes consistam na ruptura da ligao mais fraca. Tal previso confirmada experimentalmente: a qumica dos alcenos basicamente a ruptura da ligao pi, fraca, e a formao de duas ligaes sigma, fortes, na mesma molcula. Logo, so reaes de adio.

2) Presena desse composto em nossas vidas?


Formando grande parte dos plsticos usados no mundo, como polietileno, ABS (plstico) e borracha sinttica.

3) Bens produzidos com esse composto?


Uma das maiores fontes de etanol a hidratao (adio de gua) a molcula de etileno, preferida at que a produo do lcool pela fermentao em muitos pases.

4) Importncia em nossa vidas?


O mais comum o eteno, produzido durante o amadurecimento das frutas. Outro alceno o octadeceno, presente no fgado de peixes. J um dos componentes da casca do limo um octeno.

Acinos (

1) Propriedades fsicas qumicas desse composto.


O carbono, quando em tripla ligao, comporta-se como se fosse um elemento mais eletronegativo do que o carbono que participa apenas de ligaes ou duplas. Assim, o hidrognio ligado ao carbono da tripla ligao adquire um aprecivel carter cido. Assim, a presena ou no do hidrognio no carbono da tripla ligao faz com que os alcinos tenham propriedades qumicas diferentes. Os alcinos so compostos de baixa polaridade e apresentam essencialmente as mesmas propriedades fsicas dos alcanos e dos alcenos: so insolveis em gua e solveis em solventes apolares, so menos densos que a gua e os pontos de ebulio escalonam-se igualmente segundo o nmero de carbonos na cadeia e dependem da maior ou menor ramificao que nela exista.

2) Presena desse composto em nossas vidas?


utilizado nas lanternas para escavaes de cavernas ou para o combustvel empregado nos maaricos oxiacetilnico

3) Bens produzidos com esse composto?


Usado em grande escala na fabricao de borrachas sintticas, plsticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios txteis para a produo de tecidos.

4) Importncia em nossa vidas?


Atravs de processos ainda no muito conhecidos, o acetileno tambm age no processo de amadurecimento de frutas, porm menos eficientemente que o etileno.

S-ar putea să vă placă și