Sunteți pe pagina 1din 6

O Castelo da Torre de Garcia D"Avila

No Nordeste do Brasil, litoral norte do Estado da Bahia, encontram-se as majestosas Runas do Castelo da Torre de Garcia D'Avila, ou Torre de Garcia D'Avila ou ainda Torre de Tatuapara. Fica distante 80 km ao norte de Salvador, e 55 km do Aeroporto Deputado Lus Eduardo Magalhes, seguindo-se pela Estrada do Coco, prximo Praia do Forte. O Castelo da Torre de Garcia D'Avila considerado a primeira grande edificao portuguesa constrda no Brasil, exemplar nico de Castelo em estilo medieval construdo na Amrica, conforme Borges de Barros, e foi a sede do maior latifndio do mundo. O Solar de Garcia D'Avila, principal sede da Casa da Torre, integra um conjunto residencial-militar, compreendido pelo prprio Castelo, com sua Torre e seus anexos, o Forte Garcia D'Avila, o Porto do A da Torre, e sua Ambincia, formada pelas reas adjacentes, delimitadas no tombamento (1938) e na extenso posterior (1977). A propriedade dos Avilas se estendia da Bahia ao Maranho, dentro de uma rea de cerca de 800 mil quilmetros quadrados, equivalente a 1/10 do territrio brasileiro de hoje, o que eqivale s reas, somadas, de Portugal, Espanha, Holanda, Itlia e Sua.

Arquitetura do Castelo da Torre


A primeira etapa da construo do Castelo tem suas paredes de tijolos e composta de uma Capela sextavada e abobadada, em estilo medieval cannico, e salas contguas recobertas por cpula e abbada de aresta com arcos diagonais, iguais s do Pao de Sintra, em Portugal. O Castelo, segunda etapa da construo, foi construdo em alvenaria de pedra e se desenvolve simetricamente em torno de um ptio de honra, em estilo renascentista, onde uma escadaria dupla conduzia ao primeiro pavimento. Uma terceira fase da construo, datada do incio do sculo XVIII, tambm em pedra, amplia o Castelo.

Fotos do Castelo: Christovo de Avila - 1999

Denominaes do Monumento
- Castelo da Torre de Garcia D'Avila ou Castelo Garcia D'Avila, ou simplesmente Castelo da Torre, com o sentido de "habitao senhorial fortificada", tendo outras denominaes: - Torre de Garcia D'Avila ou Torre de Tatuapara, com o sentido de "edifcio forte fabricado em alguma parte, para se acolherem n'elle do inimigo, e de l ofenderem; casa forte, castelo"; - Solar da Torre, ou Solar de Tatuapara; - Casa da Torre de Garcia D'Avila, ou simplesmente Casa da Torre. A expresso "Casa" tem aqui dois sentidos: um, referindo-se ao "Termo antigo: Casa forte, castelo, torre"; e outro, no sentido genealgico: "figurativamente: raa, famlia, falando das famlias nobres, das famlias grandes"; - Quanto "Torre", do Castelo: trata-se de outra construo, prxima ao Castelo; - A denominao "Forte Garcia D'Avila" no se refere ao Castelo e sim a uma fortificao, que existiu na praia, prximo foz do Rio Pojuca.

Propriedade particular
Foi o Solar - sede do Morgado da Torre - propriedade particular dos "Avilas", desde sua construo inicial, por Garcia D'Avila 1o. Extinto o regime dos morgados no Brasil, pela Lei de 6 de outubro de 1835 e, em 1852, falecendo o ltimo "Senhor e administrador do Morgado da Torre" - Antnio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque - Baro e depois Visconde da Torre de Garcia D'Avila e sua mulher, D. Ana Maria Pires de So Jos e Arago, sucedeulhes, na posse do Castelo, o filho Dr Domingos Pires de Carvalho e Albuquerque. Morto este, em 1888, sem descendncia, a propriedade passou a seu cunhado, o Tenente-Coronel Jos Joaquim de Teive e Argolo, que a vendeu ao Sr Laurindo Regis. Das mos do Sr Regis, a Torre se foi s do Dr Hermano de Santana, que dela disps em favor do Sr Otaclio Nunes de Sousa, proprietrio do Castelo e terras adjacentes, poca do tombamento.Embora Monumento Nacional, desde 1938, continua sendo uma propriedade particular, pertencendo Fundao Garcia D'Avila.

A TORRE E O CASTELO DE GARCIA D'AVILA


Publicado na Revista do servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Rio de Janeiro, Ministrio da Educao e Sade. 1939
( Trecho do Relatrio que serviu de base para o processo de tombamento )

Os Avilas e a conquista do Nordeste


Godofredo Filho

"Se, aos bandeirantes do ciclo paulista, s mais das vezes coube desbravar o melhor de nossa natureza, - as terras frteis e ricas do Brasil central e do oeste, - aos bandeirantes baianos destinou-se a aridez de intrminas caatingas. Batedores do Nordeste, lutaram em cenrio diferente: e o cho por eles palmilhado foi cho hostil das bromlias e dos cardos, a silva horrida, onde, lentamente, se elabora o processo clssico da formao dos desertos. Nos estados setentrionais, quem se aventura alem da orla martima, logo encontra o multissecular martrio de uma terra, entre todas a preferida e castigada pelo sol. Nem florestas espessas, nem o murmrio convidativo de inmeras guas; s a luz nas areias fulvas e nas pedras: a luz, e o silncio que mais exalta a tragdia de um eterno vero. Aos bandeirantes do ciclo baiano deve-se a explorao e colonizao do Nordeste. O S. Francisco e grande parte dos territrios de Pernambuco, Piau, Maranho e Cear, foram devassados pelos nossos intrpidos sertanistas. E, quase sempre, a iniciativa e xito de to grandes empresas levou-os a Casa da Torre, a mais audaz e poderosa do Brasil colonial. Os Avilas, alm de se afoitarem, pessoalmente, ao mais longnquo serto, ordenaram, sob a direo de subordinados seus, entradas de que resultariam excelentes descobertas. Muitos dos melhores bandeirantes do Sul, e outros do Norte, estiveram, ora sob o controle direto dos senhores da Torre, ora associados s expedies que estes organizaram. Acresce, para seu elogio, que os Avilas foram, antes do mais, criadores de gado, isto , colonizadores e civilizadores por excelncia. Abriram as melhores estradas do Norte. E justo dizer-se que os seus currais tornaram-se, muitos deles, centros de capital importncia econmica, sobretudo os que se disseminaram pelo S. Francisco, o rio que Capistrano chamou "condensador da populao. ...".

ORIGENS
A Casa da Torre de Garcia D'Avila tem como mais antiga raiz genealgica no Brasil, Diogo lvares Caramur e a Princesa ndia do Brasil Catarina Paraguass filha de um cacique tupinamb, batizada no ano de 1528 em Saint-Malo (Frana), com o nome cristo de "Katherine du Brzil" (Catarina do Brasil), tendo como madrinha Catherine des Granches, esposa do Cap. Jaques Cartier o descobridor do Canad. Trata-se da primeira famlia brasileira documentada, entrelaada na gerao de Garcia D'Avila com a ndia Francisca Rodrigues e na sucesso de Jernimo de Albuquerque com a filha da aldeia de Olinda, a ndia MuiraUbi Maria do Esprito Santo Arcoverde primeira Sociedade brasileira. Seus sucessores vincularam-se nobreza dos Pereiras e Marinhos, aos descendentes de Domingos Pires de Carvalho casado com Maria da Silva, gerao de Felipe Cavalcanti casado com Catarina de Albuquerque e com a descendncia do casal Jos Pires de Carvalho - Tereza Vasconcellos Cavalcanti de Albuquerque Deus-Dar, dando origem a algumas das mais importantes famlias do Brasil e do continente, com prolongamentos at nas cortes europias e, recentemente, na Casa Imperial Brasileira.

(Casa da Torre de Garcia D'Avila)


"Esta antiga e nobre famlia conserva a varonia legtima dos PIRES, a chefia e representao dos AVILAS e mais as representaes de DIOGO ALVARES - CARAMUR e de sua mulher CATARINA PARAGUASS, alm do ttulo de VISCONDE DA TORRE DE GARCIA DAVILA".
(CASTRO, Orlando Guerreiro de. Casa da Torre de Garcia DAvila - Varonia, Chefia e Representao.)

Artigo / A Casa da Torre de Garcia D'vila

*Christvo de vila Pires A histria da Casa da Torre se insere na prpria histria nacional, como um dos mais interessantes assuntos do perodo colonial do Brasil, tendo como mais antiga raiz no Brasil Diogo lvares Caramuru e Catarina Paraguassu. Quem primeiro se aprofundou no seu estudo foi Pedro Calmon, produzindo sua Histria da Casa da Torre - Uma dinastia de Pioneiros, apresentada em 1931 ao congresso realizado pelo Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, merecendo o aplauso e a aprovao. Hoje, apesar da farta documentao existente e j bibliografada, por ter, ainda, muitos escritos ocultos e inditos, desperta grande interesse de pesquisadores e da sociedade brasileira e at estrangeira, tocante, tambm, a aspectos polticos e sociais, ocasionado, algumas vezes, a explorao de certos temas polmicos. Parece um paradoxo. Entretanto, a histria paciente, espera o debelar de paixes, filtra verses e consagra fatos e, com o avano do tempo, mais ntidos vo ficando os episdios vividos. Atualmente, um programa, que teve a iniciativa e o acompanhamento do projeto pelo Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre, visando a restaurao do castelo da Torre, vem sendo desenvolvido pela Fundao Garcia D'vila, que a proprietria do monumento e das reas adjacentes, em parceria com as fundaes Lus Eduardo Magalhes e Roberto Marinho e com a participao do estado da Bahia, do governo federal e de empresas. Viabilizado graas ao decisivo apoio do senador Antonio Carlos Magalhes, prenuncia outras providncias mais abrangentes, de irrecusvel difuso, tudo a benefcio da memria verdadeira e da justeza dos conceitos histrico-culturais da Casa da Torre e do emergente turismo histrico internacional, que se desenvolve ao longo da imponente Linha Verde, litoral norte da Bahia. Este monumento nacional - Castelo da Torre -, principal sede do morgado da Torre, tombado pelo Iphan, em 1938, como monumento nacional e considerado a primeira grande edificao portuguesa no Brasil e nico exemplar da arquitetura estilo medieval na Amrica Latina, dever se consolidar nos moldes de um verdadeiro Parque Histrico da Casa da Torre. De valor gentlico inquestionvel e inmeras vezes pensado e discutido, dever guardar, com a irrecusvel e formal garantia de sua continuidade e perenizao, para a memria de todos os baianos, o orgulho dos seus autnticos fastos e efemrides, que se inseriram profundamente nos Anais da Bahia e do Brasil. Nesse momento, algumas atividades culturais se desenvolvem, destacando-se uma srie de quatro programas de televiso, em fase final de projeto e captao de recursos, que j tem o compromisso de apresentao da Rede Brasil de TV Educativa, com a apresentao de Fernanda Montenegro e roteiro e direo de Luiz Fernando Goulart. O epicentro dessa saga ser o prprio Castelo Garcia D'Avila, em Praia do Forte e se estender tambm a locais relacionados com sua histria de mais de trs sculos, especialmente no entorno da nossa primeira capital - a Cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos. Associando-se s comemoraes do quinto centenrio do nosso descobrimento, est em preparao, pelo CCPCTorre, a exposio Herldica colonial da Bahia - Origens do Brasil, que j conta com o apoio da Acadmie Internationale d'Hraldique, reunindo brases de armas de personalidades e de famlias e instituies vinculadas com a Casa da Torre, que fazem parte do Armorial Histrico, includo pela AId'H, no programa da Europa como a mais importante coleo no s do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Paralelamente, o considervel acervo documental, museolgico, iconogrfico e de fontes bibliogrficas, que vem sendo coligido nos ltimos 50 anos, j constitui o Centro de Memria da Casa da Torre, que est sendo formatado para sua disponibilizao atravs da internet e cujo funcionamento ser contnuo e incansvel. O ponto de partida para esse renascimento da Casa da Torre foi a construo da Linha Verde, conhecida como estrada ecolgica, inaugurada em fins de 1993, ocasio em que, em seu discurso, o ento governador Antonio Carlos Magalhes lembrou as Bandeiras dos baianos, conquistadores do Nordeste: "... A histria do Brasil est sendo reescrita! H exatamente 445 anos, o rei de Portugal - D. Joo III assinava o Regimento de 17 de dezembro de 1548, entregue ao primeiro governador geral Tom de Sousa. Seguindo este mesmo caminho, partindo da colina de Tatuapara, por aqui passaram os conquistadores e colonizadores do Nordeste, liderados por Garcia D'vila, seguindo o plano de ocupao do Brasil...".

Casa da Torre: resgate da forma original


Restaurao preserva cenrio do castelo em runas

Andra Nascimento A saga dos D'vila agora tem uma boa oportunidade de sair do circuito de historiadores e estudiosos para atingir um pblico mais amplo. A expectativa da Fundao Garcia D'vila, que detm o direito sobre as terras, que pelo menos meio milho de pessoas visitem por ano a Casa da Torre, aps as obras que esto sendo realizadas no monumento, tombado pelo Patrimnio Histrico e Cultural do Brasil desde 1938. Parte da estrutura, j em runas, est sendo apenas estabilizada, por falta de plantas e informaes que permitam recompor a forma original do castelo. A capela e dois cmodos contguos em melhor estado esto sendo restaurados. O custo da obra de R$4,5 milhes, patrocinados por Petrobras, Eletrobras e BNDES. Ao contrrio de outras iniciativas naufragadas, esta pode ser uma boa maneira de comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil.
Foto Haroldo Abrantes

O projeto inclui a construo de um centro de apoio ao turista, que abrigar trs exposies. Uma vai contar a trajetria da famlia e do castelo. Outra vai expor os achados arqueolgicos feitos na rea do Parque Garcia D'vila. O processo de recuperao do stio histrico, que envolveu tecnologias de ponta, ser o tema da terceira mostra. A infra-estrutura do parque vai contar, ainda, com um estacionamento de 124 vagas, auditrio e um belvedere com lanchonete e loja de souvenir. Uma das principais atraes ser a capela, nica parte do castelo que vai recuperar o aspecto original, revelando seus relevos, cores e figuras pictricas. As imagens de terracota de So Francisco e Santo Antnio foram recuperadas, e at desenhos de barcos e baleias nas paredes da igrejinha, feitos provavelmente por pescadores em poca indefinida, foram resgatados e devem ser mantidos. O restante da construo mereceu um moderno trabalho de consolidao para evitar que desaparea o que sobrou da Casa da Torre. Esto sendo utilizadas tcnicas como a reversibilidade, que permite a troca ou retirada do material utilizado. "Se algum dia acharem as plantas do castelo e quiserem reconstitui-lo como era, s retirar a estrutura que estamos colocando", explica o engenheiro e gerente das obras, Luiz Carlos Arnaut. Um exemplo so as arcadas refeitas em fibra de vidro e as passarelas - que permitem visualizar o castelo de cima, integrado com a paisagem de mar e coqueiros da Praia do Forte. "Ser possvel apreciar toda a grandiosidade da construo", diz Franklin Mira. Em alguns momentos, o processo extremamente delicado. Para fixar trechos do reboco original do castelo sem usar materiais que interferissem no visual, se aproveitou um resduo transparente gerado na produo da cal. O produto foi aplicado duas vezes por dia, religiosamente, durante um ms inteiro at alcanar o efeito desejado. Nas paredes que estavam praticamente ocas, se utilizaram bombas de baixa presso para injetar cal e areia. Uma parede quase solta foi reforada com uma costura de ao. " um trabalho apaixonante", resume Arnaut. Para valorizar o resultado de tanto esforo, a arquitetura da Casa da Torre ser ressaltada por uma iluminao especial para monumentos.

A Casa e a Torre
Constitua-se em uma espcie de manso senhorial, ainda ao estilo manuelino em uso por Portugal nas suas possesses ultramarinas no incio do sculo XVI, erguida por Garcia d'vila a partir de 1551 para sede dos seus domnios, cumprindo o Regimento passado pelo rei D. Joo III

(1521-1557). GARRIDO (1940) data a sua construo entre 1563 e 1609, referindo a sua descrio em Gabriel Soares de Sousa (Tratado Descritivo do Brasil em 1587), como um complexo composto "(...) de moradias e defensas, capela e um baluarte vigilante onde ardiam, em circunstncias especiais, fogos sinaleiros." (op. cit., p. 83). Est representada em mapa por Joo Teixeira Albernaz isolada sobre um montculo, como uma pequena torre ameada, com trs pavimentos marcados por linhas de seteiras ("Bahia de Todos os Santos", 1612. Livro que d Razo do Estado do Brazil, c. 1616. Biblioteca Municipal do Porto). Em alvenaria de pedra e cal, tinha a funo de vigiar o serto por um lado, resistindo aos ataques dos indgenas revoltados, e o mar pelo outro, resistindo aos corsrios que ento procediam razias no litoral.

S-ar putea să vă placă și