Sunteți pe pagina 1din 26

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, nm. 251 Pgs. 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.

010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)


POR

RICARDO SALLES
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UniRio

A Abolio da Escravido no Brasil coloca as seguintes questes histricas: qual o carter social do abolicionismo? Qual seu sentido histrico? Foi uma revoluo ou apenas um lance na transio para o capitalismo no pas? Que interesses defendia o movimento abolicionista? Que grupos sociais protagonizaram o movimento? Qual o papel dos escravos no processo? O que defendiam e quem representavam os intelectuais abolicionistas? So estas indagaes que guiam esse artigo no sentido de pensar a relao entre o lugar dos intelectuais abolicionistas e as possibilidades e os limites de formao, ou o acontecimento da populao escrava e liberta enquanto uma classe nacional no perodo final da escravido no Brasil. PALAVRAS CHAVE: Segunda escravido, abolicionismo, Brasil, intelectuais, classes sociais.

O Brasil trata-se de um lugar comum que nunca demais repetir foi o ltimo pas ocidental a abolir a escravido, e no sem muita luta e presso. No se pode e no se deve separar a histria da abolio no Brasil da histria da abolio no mundo atlntico, iniciada praticamente um sculo antes. A distncia de cerca de um sculo a separar as lutas pela extino do trfico internacional de escravos na Inglaterra e a abolio em So Domingos, em fins do sculo XVIII, e a abolio no Brasil no se deve, contudo, a um atraso de adaptao do pas aos tempos modernos. A escravido brasileira e tambm a norte-americana e a cubana do sculo XIX foi, antes de tudo, criao e criadora da modernidade contempornea do sistema-mundo dominado pelo advento do capitalismo industrial. Como tal, e assim como este, conviveu, desde seu despertar, com forte e crescente oposio social e mesmo contestao poltica.

260

RICARDO SALLES

Entre 1776 e 1848, o mundo ocidental em suas duas margens atlnticas, viveu uma era de revolues1. Revolues polticas puseram abaixo o Antigo Regime europeu e seu correlato americano, o Antigo Sistema Colonial. Movimentos sociais e polticos de trabalhadores passaram a demandar liberdade civil, poltica e igualdade social, e, entre outras reformas, a abolio do trfico internacional de escravos e, pouco depois, da prpria escravido. Na Amricas, onde se multiplicavam rebelies escravas, particularmente no Caribe, uma delas, a revoluo dos escravos e negros e mestios livres da colnia francesa de Saint-Domingue, a mais rica de todas no mundo, foi a primeira vitoriosa na Histria. A Revoluo Haitiana abriu um processo histrico em que, no prximo meio sculo, a escravido foi abolida, de um s golpe ou por medidas graduais, por iniciativa de governos ou por presso popular e mesmo dos prprios escravos, em diferentes regies da Amrica. A coincidncia e a articulao entre a abolio e os processos de independncia nacional da grande maioria das colnias europias na Amrica levaram o historiador britnico Robin Blackburn a designar todo o processo de derrubada do escravismo colonial2. A escravido pareceu, ento, para muitos contemporneos, e tambm para muitos estudiosos posteriores, como uma instituio do passado, em vias de desaparecimento ou fadada a desaparecer. Escravido e civilizao noo que, neste momento, era acrescida de um sentido ligado ao progresso tecnolgico e econmico e a uma srie de valores associados, como a liberdade civil e de opinio pareciam antpodas. Entretanto, neste mesmo momento histrico, em ntima conexo com o desenvolvimento do mercado mundial capitalista, nos Estados do Sul dos Estados Unidos, no Imprio do Brasil e na colnia espanhola de Cuba, no s a instituio servil foi mantida, como se expandiu como nunca. Nos dois primeiros casos, esta expanso constituiu, parcial ou integralmente, a base material da construo dos Estados nacionais nestas regies. No Sul dos Estados Unidos, esta segunda escravido, como a denominou o historiador norte-americano Dale Tomich, uma vez extinto o trfico internacional em 1808, foi alimentada pelo crescimento vegetativo da populao escrava. Em Cuba e no Brasil, pelo contrrio, ela foi sustentada por um trfico internacional revigorado, efetivamente extinto apenas em 1850 no Brasil e em 1866 na colnia espanhola3. Ainda que em Cuba a segunda escravido tenha se afirmado a partir da renovao de sua condio colonial, no Brasil e nos Estados Unidos, ela foi, an1

Sigo, nos prximos pargrafos, com pequenas modificaes, o exposto em Salles, 2008: Blackburn, 2002. Tomich, 2004: esp. cap. 2.

43 ss.
2 3

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

261

tes de tudo, uma escravido nacional, no sentido que sua constituio est na raiz e dependeu, em larga medida, da formao dos Estados nacionais4. Tal convivncia entre o processo de destruio do escravismo colonial e o processo de construo do escravismo nacional, dentro de um mesmo quadro internacional, tanto do ponto de vista econmico quanto social, poltico e cultural, trouxe uma importante conseqncia para as regies que se aferraram instituio servil e a desenvolveram como nunca antes na histria. Nessas reas, o novo impulso escravista conviveu permanentemente com uma tenso antiescravista, tanto do ponto de vista interno quanto do ponto de vista internacional5. Nos Estados do Sul dos Estados Unidos, esta tenso foi vivenciada quase que inteiramente como um problema de poltica domstica, uma vez que era o resultado direto da convivncia com uma opinio pblica antiescravista e logo abolicionista que se desenvolvia nos estados nortistas. No Imprio do Brasil onde uma opinio pblica abolicionista s comeou a tomar corpo a partir de meados da dcada de 1860 a tenso resultou, ao menos at 1850, da presso inglesa pela extino do trfico internacional de escravos. Com a extino do trfico nesta data, houve um esvaziamento desta tenso, que s comeou a se delinear, agora a partir de foras internas, mesmo que deflagradas, em parte, pelo resultado da Guerra Civil Norte-americana, a partir de meados da dcada de 1860 e, mais especificamente, a partir de 1871, quando os debates parlamentares em torno da lei que decretava a liberdade do ventre da mulher escrava reabriram a questo. Entretanto, pode-se dizer que, do ponto de vista interno, a tenso antiescravista repercutia no interior do prprio campo intelectual e poltico imperial, desde suas origens na dcada de 1820. A escravido era tema ineludvel. Fazia parte do repertrio de assuntos que, de alguma maneira, relacionavam-se com as questes do sculo, tais como o liberalismo, o governo representativo, a civilizao e o progresso, os movimentos sociais e, evidentemente, a ordem e a liberdade. Este fato era exacerbado pela dimenso cosmopolita do campo intelectual brasileiro, marcado, ao mesmo tempo, por uma grande distncia or4 Sobre os processos escravistas em Cuba e no Brasil, principalmente em relao ao encaminhamento da abolio do trfico internacional de escravos e da abolio da escravido, ver Schmidt-Nowara, 2008: 101-119. Sobre os processos polticos da primeira metade do sculo XIX e a questo da escravido, Marquese, Berbel e Parron, 2010. 5 Celso Castilho, analisando o processo abolicionista brasileiro, particularmente na provncia de Pernambuco, distingue entre anti-escravismo, quando se tratou apenas de opinies contra a escravido, emancipacionismo, quando se tratou de polticas de abolio gradual, e abolicionismo, quando houve a proposta de abolio completa. Cf. Castilho, 2008: vii-viii.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

262

RICARDO SALLES

gnica no que tange aos grupos subalternos da sociedade, em especial, os escravos, e por sua polarizao pelos centros intelectuais internacionais6. Dessa forma, a tenso antiescravista passava pelo interior do prprio Estado nacional, atravs de suas instituies e agentes, assim como atravs do espao pblico, envolvendo intelectuais, polticos, escritores, jornalistas, a imprensa, associaes e demais instituies. Esta tenso antiescravista repercutia ainda sobre um quadro de resistncia escrava endmica, marcado, no entanto, por crescente e novo protagonismo do cativo nas suas relaes com os senhores e outros setores sociais na Era das Revolues7. difcil medir quando, quanto e se houve mesmo ou no o aumento no nmero de rebelies e outros atos de resistncia escrava neste perodo histrico de destruio do escravismo colonial e construo do escravismo nacional. constatvel, no entanto, que tais atos, a partir de princpios do sculo XIX, se revestiram de caractersticas at ento desconhecidas. Eles ocorreram em um perodo de intensas disputas e transformaes sociais e polticas nas sociedades ocidentais em geral e nas sociedades escravistas em particular. Nesta poca, estavam em disputa diferentes concepes e propostas de direitos polticos e sociais envolvendo amplos setores da sociedade. Este novo contexto foi percebido e incorporado, em maior ou menor grau, por senhores e escravos em seus enfrentamentos cotidianos e em suas lutas abertas, envolvendo grandes fugas, rebelies e choques armados coletivos. Esta percepo do novo significado das lutas e aqui seria rigorosamente apropriado o emprego da expresso luta de classes, termo cujo emprego se generalizou exatamente neste momento histrico implicou em um novo papel do escravo como agente protagonista das sociedades em que vivia e, principalmente, como protagonista dessas lutas por direitos e, a palavra do momento, liberdade. A Abolio da Escravido no Brasil, entretanto, s ocorreu em 1888, depois de um intenso e crescente movimento abolicionista que comeou a tomar corpo no incio da dcada de 1880. Tanto a Abolio quanto, especificamente, o movimento abolicionista tm colocado um problema histrico que ainda se encontra em aberto para a historiografia do perodo. Resumida e esquematicamente, podemos sintetizar este problema com as seguintes questes: qual o carter social do abolicionismo? Qual seu sentido histrico? Foi uma revoluo ou apenas um lance na transio para o capitalismo no pas? Que interesses defendia o movimento abolicionista? Que grupos sociais protagonizaram o movimento? Qual o papel dos escravos no processo? O que defendiam e quem
Aqui, inspiro-me em Gramsci que assinalou a caracterstica dos intelectuais italianos como uma concentrao funcional de cosmopolitismo. Cf. Gramsci, 1999, 1: 429. 7 A idia de resistncia endmica de Stuart Schwartz, 1995.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
6

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

263

representavam os intelectuais abolicionistas? Estas e outras indagaes permitem levantar algumas hipteses e este o objetivo principal desse texto para pensar a relao entre o lugar dos intelectuais abolicionistas e as possibilidades de formao, ou o acontecimento, para seguir a terminologia thompsoniana, da populao escrava e liberta enquanto uma classe nacional no perodo final da escravido no Brasil. Em carter secundrio e na medida em que realiza uma anlise histrica concreta, estas hipteses permitem tambm uma reflexo de natureza terica sobre os conceitos de classe, relaes sociais de fora e intelectuais a partir de sua matriz de formulao gramsciana e sua relao com a questo da agncia escrava, que tem sido a pedra de toque da historiografia brasileira recente sobre a escravido. * * *

Talvez nenhum outro historiador contemporneo tenha sido mais influente junto a esta historiografia do que Edward Palmer Thompson. Em artigo de 2006, os historiadores sociais brasileiros Flvio dos Santos Gomes e Antonio Luigi Negro utilizaram-se de um conhecido texto de Thompson em que este analisa o sculo XVIII ingls na perspectiva da luta de classes, mesmo que os agentes histricos no se vissem e no se identificassem enquanto classes. Para Thompson, a classe pode ser entendida tanto como uma formao histrica emprica quanto como uma categoria heurstica8. Por isso seria vlido falar de luta de classes na sociedade inglesa do sculo XVIII, mesmo que estas ltimas no existissem empiricamente. Haveria uma maior amplitude do conceito de luta de classes nas sociedades em que as classes no teriam correspondncia emprica como nas sociedades capitalistas do sculo XIX ou teriam apenas uma correspondncia emprica rarefeita9. De acordo com Thompson, analisando as lutas entre a gentry e a plebe no sculo XVIII britnico, o fato de no podermos observar formaes de classe maduras (quer dizer, conscientes e historicamente desenvolvidas) com suas expresses ideolgicas e institucionais, no quer dizer que o que se expresse de modo menos decisivo no seja classe10. Para os historiadores brasileiros, algo semelhante poderia ser observado para as lutas dos escravos e de uma classe trabalhadora em formao no perodo final da escravido no Brasil11.
8 9 10 11

Thompson, 1989: 36-37. Gomes e Negro, 2006: 217-240, 221-222, nota 7. Thompson, 1989: 39. Esse tema foi retomado e ampliado no trabalho de Mattos, 2008.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

264

RICARDO SALLES

A vereda promissora e retornaremos a ela adiante. No momento, vou me deter em algumas consideraes de ordem terica sobre o uso de Thompson e a questo da agncia escrava. E para isso vou me valer de Antonio Gramsci. No cabe dvida que o escravo foi um agente histrico, que contribuiu para moldar o mundo em que viveu e que participou ativamente de sua destruio. As teorias do escravo coisa, animalizado e desprovido de vontade, esto definitiva e devidamente sepultadas. Entretanto, esta constatao de ordem genrica no esgota, mas apenas abre a questo da luta de classes na sociedade escravista. preciso qualificar o que foram essas lutas em diferentes momentos histricos; analisar seu alcance, seus objetivos, suas possibilidades, seus resultados e suas conseqncias. Isto deve ser feito, no caso brasileiro, especialmente para o perodo em que a conjuntura poltica se acelerou e se colocou a bandeira poltica da abolio da escravido, isto , entre 1879 e 1888. No fundo, com essa proposio o que se trata de buscar qualificar a expresso utilizada por Thompson, aquilo que se expressa de modo menos decisivo.... Deixando de lado o explcito termo de comparao com as lutas operrias do sculo XIX, tomadas como modelo pelo historiador ingls, trata-se de avaliar a efetividade, o alcance, os objetivos, a organicidade interna, etc., dessas expresses, sejam elas menos ou mais decisivas. Que as aes dos grupos subalternos afetam os grupos dominantes, no h dvida. Tampouco h dvida de que, por isso mesmo, aes e lutas fragmentadas dos grupos subalternos, antes relegadas a um segundo plano, ou sequer consideradas, ganham nova importncia e nos ajudam a entender como se processam aquilo que Gramsci denominou de transformaes moleculares, que terminam por repercutir nas esferas de poder mais amplas da sociedade12. Para Gramsci, a histria dos grupos subalternos necessariamente desagregada e episdica, e, mesmo que em suas prticas eles tendam a se unificar, essa tendncia continuamente rompida pela iniciativa dos grupos dominantes (que por isso mesmo, ao serem bem sucedidos neste intento, so dominantes). A tendncia unificao desses grupos subalternos em sua atividade histrica s pode, de fato, ser demonstrada aps o encerramento de um ciclo histrico, se este se encerra com
So diversas as passagens nos Cadernos do crcere que se referem a transformaes, processos, mudanas moleculares. Essas passagens tm significados diferentes, dizendo respeito ora a processos intelectuais, materiais ou sociais, algumas vezes de natureza individual, outras de natureza individual. No entanto, o sentido quase sempre o de processos cumulativos, que se do em escala reduzida e dispersa, relativamente inconscientes e que contribuem para mudanas perceptveis no plano geral, cultural, formal e institucional. Cf., por exemplo, Caderno 1, seo 44, p. 41 e ss.; Caderno 7, sees 43 e 44, p. 892 e ss.; Caderno 8, sees 191 e 195, p. 1056 e pp. 1057-58; Caderno p, seo 89, p. 1152; Caderno 15 (II), seo 9: 1762 e ss.; Caderno 22, sees 1 e 3: 2139 e ss.; 2147 e ss. (Quaderni del carcere, Edizione critica).
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
12

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

265

sucesso. Os grupos subalternos sofrem sempre a iniciativa dos grupos dominantes, mesmo quando se rebelam e se insurgem.... Mesmo uma vitria permanente no romperia imediatamente essa subordinao, como o demonstrariam os episdios da Revoluo Francesa, pelo menos at 1830. Por isso mesmo, isto , pelo carter subordinado de suas atividades, todo trao de iniciativa autnoma por parte dos grupos subalternos deve ser de valor inestimvel para o historiador integral...13. O ponto, no caso especfico das lutas escravas, ainda mais decisivo. Trata-se de avaliar qual sua condio de acumulao de foras, morais e materiais; sua condio de passar para momentos alm dos limites dos embates imediatos. Limites impostos, em larga medida, pelas prprias condies do cativeiro, extremamente desfavorveis aos escravos e sempre reiteradas pela ao dos senhores, seus prepostos e das autoridades. Fato que remete considerao de que entre a classe emprica e a classe como categoria heurstica, h uma terceira dimenso da classe a dimenso estrutural que no menos real, ainda que no imediata e diretamente observvel como a dimenso das experincias concretas. Essa dimenso estrutural abstrata e relacional, quer dizer, diz respeito s posies relativas que os agentes histricos concretos identificados ou no enquanto classes ocupam na estrutura das relaes de produo. Estrutura esta que determina, no sentido de condicionar, a ao desses sujeitos, mesmo quando tal ao resulte na transformao da estrutura. Nesse sentido, a classe enquanto categoria heurstica histrica diz respeito a processos histricos socialmente determinados, que transcendem as experincias individuais: processos transpessoais, transgeracionais, relacionais, isto , inseridos em estruturas relacionais14. A classe escrava, em toda a parte, mas no Brasil em particular, no era rarefeita. Ao contrrio, ela teve sempre uma marcada insero na estrutura proEssas consideraes esto entre as ltimas notas tomadas no crcere, em 1934. Discutindo a histria dos grupos subalternos, Gramsci as apresenta como um de seus critrios metodolgicos. Gramsci, 2002: 135. 14 O prprio Thompson, em outro texto, chamou de mudana involuntria as ... mudanas (...) na tecnologia, na demografia (...) cujas involuntrias repercusses afetam o modo de produo em si, alterando perceptivelmente as relaes produtivas. Essas mudanas, no entanto, no reestruturam um modo de produo espontaneamente. Talvez introduzam novas foras em cena e modifiquem a correlao de poder e riqueza entre classes sociais diversas. Mas a conseqncia da reestruturao das relaes de poder, das formas de dominao e da organizao social tem sempre sido um desdobramento do conflito. A transformao da vida material determina as condies dessa luta e parte de seu carter, mas o resultado especfico determinado apenas pela luta em si mesma. Folclore, antropologia e histria social. Thompson, 2001: 262-263.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
13

266

RICARDO SALLES

dutiva, que condicionou os desdobramentos de suas experincias de luta. Tais experincias encontraram uma forte barreira para se condensar e passar para o plano geral. A comear pela violncia intrnseca ao processo de escravizao, ao desenraizamento social dos escravos e ao uso cotidiano e aberto da fora para a manuteno dos cativos. Alm disso, parte essencial para a perpetuao desses processos de dominao era desprover os escravos de qualquer possibilidade de desenvolvimento intelectual, moral e poltico mais amplo, o que era exatamente possibilitado pelas condies estruturais de existncia dos escravos e pela ao dos senhores e do Estado. Isso no quer dizer que os escravos no lutassem e que no contribussem com suas lutas para moldar o mundo em que viviam. Mais ainda, dependendo das circunstncias, essas experincias podiam ser instrumentalizadas por outros grupos sociais: trabalhadores livres, intelectuais e at mesmo setores dos grupos dominantes. O que, no entanto, deve ser salientado e no pode ser ignorado so as particularidades das condies adversas, advindas em grande parte de sua insero estrutural, em que os escravos viviam e travavam suas lutas. No havia uma mo de ferro da estrutura que impedisse a transformao das lutas e experincias moleculares dos escravos em ao geral, poltica e universal. Essas condies extremamente desfavorveis podiam como o foram de fato no caso de Saint-Domingue ser superadas de acordo com as circunstncias histricas. No entanto, via de regra, no ocorreram desdobramentos como esses e o protagonismo social dos escravos sempre permaneceu subordinado. Mais ou menos ativo, mas sempre, e ao fim e ao cabo, subordinado. Concretamente, para o sculo XIX, podemos considerar que tal protagonismo foi mesmo um importante fator na conformao do quadro histrico mais amplo no plano atlntico. Ele contribuiu para moldar, em alguma medida, a prpria tenso antiescravista que acima foi referida. Desde a Revoluo do Haiti, as rebelies e a resistncia escravas endmicas a qualquer sistema escravista nunca mais foram encaradas e, principalmente, vividas pelos cativos, da mesma forma. Resistncia e rebelio podiam, desde ento, desembocar em revoluo. Disso sabiam, diretamente, os senhores e os governos. Disso terminavam por saber, ou ao menos por vivenciar, ainda que, na grande maioria dos casos, de forma indireta, os prprios escravos. No Brasil, nenhuma experincia de rebeldia cativa repetiu o que acontecera no Haiti. At a dcada de 1880, quando eclodiu o movimento abolicionista de massas, nenhum movimento social, protagonizado por escravos, seus descendentes ou por lideranas e outros setores de trabalhadores que se propusessem a falar em seu nome, colocou em questo a ordem escravista. Mesmo assim, diante de um protagonismo cativo, ainda que fragmentado, em um contexto poltico e social em que a escravido perdia legitimidade, o temor de
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

267

uma grande insurreio escrava foi um fantasma a atormentar senhores e autoridades, principalmente at a metade do sculo. Entre 1835, ano da revolta dos Mals em Salvador, e 1880, que marca o surgimento do movimento pela abolio da escravido com a fundao da Sociedade Brasileira contra Escravido, foram inmeras as fugas coletivas e mesmo tentativas de revolta escravas. Em que pese o fato de que, em uma ou duas ocasies, como, por exemplo, em Vassouras, em 1848, e em Resende, em 1881, senhores e autoridades locais tenham temido a ecloso de insurreies secretamente organizadas, estas, de fato nunca aconteceram15. As lutas escravas, vistas retrospectivamente, continuaram a enfrentar e, em ltima anlise, a se deter na segmentao inerente s condies sociais de vida e de trabalho dos cativos. Na poca, no entanto, senhores e autoridades no correram riscos. A precauo contra uma possvel insurreio escrava de largas propores e de alcance antiescravista uma possibilidade sempre cogitada depois do Haiti foi um importante fator na soldagem de solidariedades escravistas para alm do mbito das vivncias imediatas deste ou daquele senhor, nesta ou naquela regio em particular. Em conjunto com outros fatores, esta precauo conformou, enfim, uma experincia de classe coletiva, histrica, a partir da qual os proprietrios individuais de escravos passaram a viver suas vidas, a se situar no mundo das fazendas, das vilas, das cidades, mas tambm do Imprio, da Europa e da Civilizao. Neste momento, em articulao com a construo do Estado, as experincias dos senhores de escravos no Brasil passaram a se dar a partir de suas vivncias enquanto classe senhorial. * * *

De qualquer forma, somente em meados da dcada de 1860, a questo da escravido foi reaberta. Inicialmente, atravs da iniciativa do prprio imperador em nota de 14 de janeiro de 1864 a Zacarias de Ges, dissidente do partido conservador que, aliado aos liberais, assumiria a chefia do conselho de ministros no dia seguinte. Na nota, dom Pedro alertava que os acontecimentos da guerra civil norte-americana exigiam que pensemos no futuro da escravido no Brasil, para que no nos suceda o mesmo a respeito do trfico dos Africanos. O imperador sugeria que se considerasse promover a liberdade dos filhos das escravas que nascerem daqui a certo nmero de anos como forma de encaminhar a questo da abolio. A referncia ao que acontecera em relaSobre 1848, ver Slenes, 2006; Salles, 2008, cap. 5. Sobre as tentativas de revoltas escravas no incio da dcada de 1880, ver Machado, 1994: esp. cap. 2 e 3.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
15

268

RICARDO SALLES

o ao trfico dos Africanos, quando a Inglaterra praticamente obrigara o Imprio, pela fora de sua esquadra, a abolir o comrcio internacional de cativos, sugestiva. A situao nunca mais deveria chegar quele ponto. A previsvel vitria da Unio na guerra civil norte-americana e a transformao explcita do conflito naquilo que de fato ele era uma luta de vida e morte entre um modo de vida que se nutria da escravido e outro, que despontava como o possvel vitorioso, que para se desenvolver deveria destru-la que era questo de tempo para que a escravido no Brasil viesse a ser diretamente questionada no plano externo e tambm no plano interno16. Pouco mais de trs anos depois, em sesso de 2 de abril de 1867, agora j em plena crise de recrutamento para fazer face s necessidades de novos homens para prosseguir com a guerra contra o Paraguai, a questo entrou na pauta do Conselho de Estado. Em 28 de setembro de 1871, finalmente, depois de muitos debates e resistncias, o gabinete conservador do visconde do Rio Branco fazia aprovar no parlamento a lei que libertava o ventre da mulher escrava. Tanto a lei de 1871 quando no mesmo a proibio do trfico em 1850 quanto o surgimento do movimento abolicionista, no incio da dcada de 1880, tm sido vistos como eventos que se encaixariam em um processo gradual de abolio da escravido. Esta perspectiva, ainda fortemente presente no que se poderia chamar de senso comum historiogrfico, subestima, quando no encobre mesmo, no apenas as distncias temporais entre estes eventos, mas principalmente suas descontinuidades polticas. Entre 1850 e 1871, decorrem duas dcadas. Duas dcadas de grandeza do Imprio e da classe senhorial, assentada sobre uma escravido madura, consolidada, tendente a se auto-reproduzir pelo crescimento vegetativo da populao escrava. A associao entre a proibio do trfico, a lei do ventre livre e a inteno de pr um fim, mesmo que gradual, escravido uma narrativa feita a posteriori, que no estava presente na mente daqueles que se viram compelidos a tomar a primeira medida. Quanto relao entre 1871 e 1880, a distncia poltica bem maior do que a distncia temporal. Os abolicionistas de 1880 propuseram a abolio completa imediata, ou, inicialmente, em perodo muito curto, da escravido, em larga medida, contra a lentido e a postergao que caracterizariam do processo gradual de eliminar o trabalho escravo. Essa uma avaliao da historiografia atual, mas tambm uma considerao dos prprios abolicionistas quando comearam a sistematizar suas propostas, como pode ser visto, em O abolicionismo, de Joaquim Nabuco, opsculo de propaganda publicado em 1883.
16

Salles, 2008: 89 e ss.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

269

Se h distncias entre esses eventos assinalados, isso no quer dizer que eles no se inserissem em um quadro histrico geral de crise da escravido, e nesse caso, da segunda escravido, no hemisfrio ocidental. Essa crise est intimamente relacionada com o desfecho da Guerra da Secesso, que assinalou a derrota definitiva do Sul escravista e abriu claramente a perspectiva de que o futuro de regies escravistas mais fracas, como o Imprio do Brasil e a colnia espanhola de Cuba, estava comprometido. Ainda que a ameaa no fosse imediata, havia conscincia, como a nota de Dom Pedro a Zacarias de Ges, acima mencionada, deixa entrever, de que a superao da escravido era algo que tinha que ser encaminhado, sob pena de que, caso nada se fizesse, esse fim levasse consigo muito mais do que o regime de trabalho. No caso do Brasil, toda ordem social e o regime monrquico. No caso de Cuba, o estatuto colonial. No Imprio do Brasil, essa crise geral da escravido acontecia, alimentava e era alimentada por um ambiente poltico e social tendente instabilidade. A partir de meados dos anos de 1860 e, principalmente, do retorno das tropas vitoriosas da Guerra do Paraguai, em fins de 1869 e incio de 1870, possvel detectar claramente uma efervescncia popular nas ruas do Rio de Janeiro que se prolongar por toda a dcada17. No o caso de nos determos sobre o assunto neste momento. Trata-se apenas de salientar que a Guerra do Paraguai coincidiu com a crise da hegemonia poltica saquarema que havia se consolidado exatamente com a substituio do gabinete conservador de 1852 pelo gabinete da conciliao, capitaneado pelo tambm conservador visconde do Paran em 1853. Aps a morte deste, em 1856, sucederam-se uma srie de gabinetes conservadores que, em 1862, deram lugar a uma situao liberal, que se prolongou at julho de 1868. Neste momento, aproveitando-se do impasse que as foras imperiais enfrentavam na guerra, o conservador marqus de Caxias, que havia sido chamado a comandar as foras imperiais em operao no Paraguai, forou a demisso do chefe do gabinete, Zacarias de Ges. Contra as regras no escritas, mas costumeiras da vida poltica at ento, dom Pedro chamou o lder da minoria, ningum menos que o saquarema Itabora, para formar o novo gabinete. Este fato abriu uma crise poltico-institucional de dimenses sem precedentes desde o levante dos liberais da Revoluo Praieira em Pernambuco, em 1848. A poltica, que mal ou bem, se mantinha nos limites do jogo parlamentar, transbordou novamente para as ruas. No incio de agosto, formava-se o Centro Radical, cujo lema era Reforma ou Revoluo. Se a opo era pela Reforma, a meno Revoluo soava como uma ameaa velada. No se tra17

Cf. Gomes, 2006, 1: 382 e ss. Ver tambm Soares, 1998.


Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

270

RICARDO SALLES

tava de afirmar que os radicais poderiam vir a pegar em armas, mas que, sem a implementao de seu programa de reformas, a situao poderia sair de controle. As bandeiras radicais abolio do Conselho de Estado, do Senado vitalcio, da Guarda Nacional e da escravido e a realizao de conferncias pblicas para debater e divulgar as novas propostas deixavam claro que a populao seria um componente ativo da nova poltica. Em diferentes localidades fundaram-se clubes radicais18. O que tudo isso mostra que, pela via da tentativa de um renascimento liberal, principalmente como entendida por toda uma nova gerao que ingressava na vida pblica naquele momento, a poltica ia s ruas, ao mesmo tempo em que estas buscavam a poltica. Durante toda a dcada seguinte, alm do novo Partido Liberal, surgiram o Manifesto Republicano na Corte, o Partido Republicano em So Paulo, sociedades emancipadoras em diversas cidades do Imprio. O interior do Nordeste foi sacudido, entre 1874 e 1875, por revoltas populares, conhecidas como o Quebra-quilos, contra a implantao do novo sistema mtrico, que era visto como uma ameaa economia moral da populao pobre. Ainda em 1875, no interior das provncias de Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo, Esprito Santo, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraba e Cear, uma nova lei que visava a modernizao do sistema de recrutamento militar, que passaria a ser feito por sorteio e que reduzia as condies de isenes at ento vigentes, motivou uma srie de revoltas populares. Multides atacaram as juntas recrutadoras, rasgando suas listas e demais documentos. Em diferentes ocasies, a justificativa era que a nova lei reduzia as pessoas livres pobres condio semelhante dos cativos. Do ponto de vista mais estritamente poltico e intelectual, um sem-nmero de publicaes veio luz, tratando dos mais variados assuntos e expressando diferentes pontos de vista. No por acaso, toda uma pliade de intelectuais que aparecia naquele momento passou a ser conhecida como a Gerao de 1870. Em 1879, ocorreu no Rio de Janeiro a Revolta do Vintm, aps o governo criar taxa no valor de um vintm sobre as passagens dos bondes, puxados por mulas. Esta cobrana causou grande reao na populao da cidade, que se revolta, mata as mulas e vira os bondes. So trs dias de arruaa que foram o governo a cancelar o imposto do vintm. Nessa revolta esto presentes algumas figuras que vo pontuar a dcada de 80 como agitadores populares, em particular Jos do Patrocnio, como tribuno do povo. Sandra Lauderdale Graham assinala que a revolta teria marcado o surgimento de uma nova cultura poltica urbana, em que a rua passou crescentemente a ser um local para
18

Sobre as conferncias, ver Carvalho, 2007.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

271

se fazer poltica19. A Revolta no tocou no problema da escravido, mas colocou em cena uma camada da populao, que Maria Helena Machado chama de raia mida, que comea a se manifestar20. Existe uma suposio fundada em dados empricos atestando que grande parte dessa camada era formada por descendentes de escravos, escravos de ganho ou negros e mestios livres. No Brasil imperial, a classe senhorial, at 1860, tinha praticamente o monoplio dos intelectuais e do campo intelectual. Este no era infenso escravido e aos escravos, mas tanto a escravido quanto os escravos tinham impacto sobre o campo intelectual de forma indireta: pela via da presso antiescravista e pela presena ostensiva dos cativos na vida social. O fato de a escravido ter espao no seio da prpria camada intelectual, bem como a dependncia direta desta camada do Estado e dos senhores contribuam decisivamente para este fato. A partir de 1860, esta situao comea a mudar. A camada intelectual se diversifica, diminuindo sua dependncia direta do Estado e dos senhores. Mas o fato decisivo o afastamento efetivo da camada intelectual da escravido. O enrijecimento da escravido elstica, que se caracterizava pela produo de uma camada de libertos na sociedade que antes era absorvida pelo e no mundo escravista, dificultando a absoro desta camada no seio das relaes escravistas, foi decisivo para o afastamento de crescentes camadas de intelectuais do bloco intelectual escravista. Este fato foi percebido por Gilberto Freyre, em Sobrados e mucambos, quando dedicou todo um captulo ascenso do mulato21. Ascenso que no se fez sem conflitos e oposio do patriarcado escravista. Mas, como notou Freyre, o fato foi percebido na prpria poca e transformado em relato literrio em O mulato, de Alosio de Azevedo, publicado em 1881. Como se sabe, a obra retrata, ao mesmo tempo, a possibilidade de ascenso, e o bloqueio dessa possibilidade, de um mulato em uma sociedade cada vez mais competitiva. Em estudo sobre a cidade do Rio de Janeiro, Eulalia Lobo notou que a proporo de libertos aumentou consideravelmente nesse intervalo de tempo [entre 1856 e 1870], deprimindo o nvel salarial da mo-de-obra livre. Este segmento da populao teria sido, assim, mais significativo do que a concorrncia de estrangeiros neste perodo22. O fato da cor, contudo, no era o elemento decisivo do processo social em curso, ainda que este no possa ser entendido em sua plenitude sem a com19 20 21 22

Graham, 1990. Machado, 1994. Freyre, 1996. Ver Lobo, 1978, 1: 228.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

272

RICARDO SALLES

preenso desse fator. No havia mais mulatos livres a partir de 1860 do que antes. Talvez e estou consciente que me arrisco em uma contabilidade racial que pode conduzir a um beco sem sada os houvesse at menos, se levarmos em conta o fim do trfico africano e o aumento da imigrao europia. O que havia era o nascimento do mulato enquanto categoria racialista de definio social, formativa do senso comum. Esta categoria nascia a partir de discursos intelectuais, dos quais Alosio de Azevedo, na poca, e o prprio Gilberto Freyre, mais tarde, so exemplares. O mulato e o negro substituam categorias raciais mais afeitas ordem escravista, tais como o pardo e o preto. O fator decisivo era a desagregao da ordem escravista, com o esvaziamento do thos e do habitus senhorial-escravista. Os grupos sociais subalternos desprendiam-se e dissociavam-se da ordem escravista. Tais setores no s sempre haviam existido em larga escala, como eram formados, antes como agora, em sua grande maioria por afro-descendentes e libertos. O fato novo, a partir aproximadamente do final da dcada de 1860, que o estar no mundo de um nmero cada vez maior de pessoas e categorias sociais passou a entrar em contradio com uma ordem escravista cada vez mais enrijecida e restrita aos extratos superiores da sociedade. Agora, muito poucos podiam ter escravos e nem tantos almejavam, haja vista que no podiam t-los. Contudo, a escravido como fonte de balizamento da ordem social continuava presente na vida de todos. Reduzida, ela nunca desapareceu das reas urbanas ou das regies que se organizavam fora das zonas de plantation. Escravos e livres nas reas urbanas, especialmente na Corte, compunham um mercado de trabalho que se diversificava e se organizava em novas e mais numerosas associaes mutualistas e de classe. Formava-se, assim, uma camada de trabalhadores mais vertebrada, que reivindicava interesses corporativos e direitos. Tudo isso repercutia junto esfera intelectual e poltica, angariando e atraindo o concurso de intelectuais tradicionais e, ao mesmo tempo, produzindo novos intelectuais populares, como Jos do Patrocnio, Lus Gama, Evaristo de Moraes e muitos outros. A escravido aparecia, nesse momento, como questo catalizadora dessas inquietaes sociais e polticas. Em 1880, no por acaso, na Cmara, Joaquim Nabuco pedia urgncia para a discusso de projeto de abolio imediata. O pedido foi derrotado por 77 votos a 18. No ano seguinte, o assunto extravasou o espao poltico tradicional, a Assemblia Geral do Imprio. Foi criada por Nabuco, Rebouas, Joo Clapp, Patrocnio e outros a Sociedade Brasileira contra a Escravido, que editava o jornal O Abolicionista. No mesmo ano, surgia a Gazeta da Tarde, do abolicionista negro Ferreira de Meneses, e tinham incio as Conferncias Abolicionistas, organizadas pela Sociedade. No era ainda a rua, mas eram os teatros do Rio que se tornavam arena de luta, ampliando e democratizando o que at ento se passara
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

273

dentro do limitado espao das Cmaras23. As ruas seriam ganhas e abririam seu prprio espao logo em seguida. E depois delas, o movimento abolicionista no cessou de se ampliar socialmente, atingindo em 1887 as prprias senzalas e re-significando como experincia unificadora as lutas escravas, propondo uma nova identidade que ligasse escravos, libertos e negros e mestios livres na busca de alargamento e mesmo conquista da cidadania. nesse momento que talvez pudssemos falar da experincia de uma classe dos homens de cor, para empregarmos uma expresso que surgia aqui e ali, principalmente no momento da Abolio e em seus desdobramentos imediatos, com repercusses at pelo menos os anos de 1930. J na dcada de 1870, algumas das associaes que aparecem na Corte eram de pessoas de cor, categoria que comea ser empregada com freqncia nesta altura. Podemos identificar ao menos duas delas em que a questo da cor e, indiretamente, da escravido estava presente: a Sociedade de Beneficncia da Nao Conga Amiga da Conscincia, de 1872, e a Associao Beneficente Socorro Mtuo dos Homens de Cor, de 187324. Na verdade, o pedido de entrada de reconhecimento pelo Conselho de Estado da Sociedade Beneficente da Nao Conga era de 186125. Cabe notar que a passagem de uma associao da Nao Conga, em 1861, para outra dos Homens de Cor, em 1873, denota a importncia do processo de crioulizao da populao escrava. Se o surgimento de associaes de homens de cor no deixa de ser significativo, ele no decisivo. Para os trabalhadores, a escravido no era apenas uma condio que afetava diretamente uma minoria deles. Era tambm uma condio que, indiretamente, terminava por deprimir as condies de trabalho de todos. Era um obstculo bsico a ser derrubado. Mas, mais importante, a luta contra o cativeiro se constitua em importante bandeira de natureza poltica com enorme capacidade de aglutinao de todos e, principalmente, permitia uma fcil conexo do que germinava em baixo na sociedade com foras polticas e intelectuais mais amplas no cenrio nacional e mesmo com as correntes polticas e de opinio que circulavam em escala internacional. No por acaso, em 1883, no opsculo-manifesto do movimento abolicionista que buscava unificar suas bandeiras e ampliar suas fileiras, O abolicionismo, Joaquim Nabuco falava do partido do abolicionismo, enquanto uma perspectiva poltica, que deveria,
Carvalho, 1996: 1. Sobre as sociedades de pessoas de cor, ver Chalhoub, 2003: 240-265. Ver tambm, sobre as associaes mutualistas na Corte em geral, Batalha, 1999: 43-68; e ainda Viscardi e de Jesus, 2007. 25 Cf. Chalhoub, 2003: 249.
24 23

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

274

RICARDO SALLES

alm da prpria abolio, realizar uma ampla reforma social e poltica, destruindo a obra da escravido26. esse movimento abolicionista, em suas lutas concretas e suas interferncias diretas nas senzalas menos que os intelectuais ou as propostas abolicionistas, que propiciou uma experincia unificadora para as lutas e resistncias escravas27. As condies para a mudana no carter dessas lutas de localizadas e isoladas, com horizonte adstrito ao universo escravista estavam dadas desde o incio da dcada de 1870, com a alterao da correlao demogrfica de foras. Esta alterao, no entanto, pode ser vista como uma causa necessria, mas no suficiente, para a ecloso do abolicionismo revolucionrio em 1887. A questo decisiva foi a emergncia de uma camada de intelectuais que, a despeito da configurao tradicional do campo intelectual imperial, passou a se ligar de forma cada vez mais orgnica s camadas e movimentos populares, que, por sua vez, aproximavam-se em suas vivncias e experincias, dos escravos e, a partir de 1885 aproximadamente, s lutas dos prprios cativos. Essa via formativa do movimento abolicionista na dcada de 1880, por assim dizer de baixo para cima, pode ser exemplificada com o caso do Bloco de Combate dos Empregados de Padaria, institudo na Corte em 1880, e cujo lema era Pelo Po e pela Liberdade. O Bloco dava seguimento luta dos padeiros que se iniciara j em 1876, diretamente ligada s condies de trabalho e escravido28. Neste caso, j se pode perceber a juno entre um movimento corporativo especfico, tpico da nova conjuntura social, com uma bandeira poltica por excelncia, a abolio. Esboava-se um novo bloco intelectual colado nas experincias de lutas populares em que a bandeira da abolio aparecia como denominador comum. Outras formas organizativas, agora polticas, surgem em um espao pblico que se populariza. Nesse sentido, podemos citar ainda o Clube Republicano de So Cristvo, ninho de abolicionistas e que j funcionava em 1880. Entre seus membros destacados, encontramos Joo Clapp e o capito Emiliano Rosa de Sena, futuro sogro de Jos do Patrocnio. O Clube mantinha a Escola Noturna Gratuita, to cheia de pessoas de cor, a maioria escravos fugidos, que a vizinhana passara a denomin-la o Quilombo da Cancela29. Na mesma diTratei mais aprofundadamente a relao entre o abolicionismo e a crise da hegemonia escravista em Salles, 2010. 27 A expresso de Helen Meiksins Wood, 2003: 82, ao comentar as crticas de Perry Anderson a A formao da classe operria inglesa, de E.P. Thompson. 28 Mattos, 2008. 29 Cf. Magalhes Jnior, 1969: 91-92.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
26

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

275

reo iam a Emancipadora Acadmica, de 1880, e o Clube dos Libertos de Niteri, de 1881. Estas entidades expressavam uma via por cima de formao do movimento abolicionista. Via que refletia e refratava o revigoramento da poltica, iniciado em fins da dcada de 1860, as transformaes moleculares que se operavam no seio das prticas e da vida dos grupos subalternos, com a multiplicao das organizaes de ajuda mtua, corporativas, mas, principalmente, todo o debate e movimentao que se acumulava no espao pblico, e at mesmo nas senzalas, em torno da implementao da lei de 28 de setembro de 1871. * * *

Desde a aprovao da lei, comearam a surgir as primeiras sociedades emancipadoras, que tinham por fim angariar fundos para comprar alforrias de cativos. Na verdade, algumas dessas sociedades foram mesmo fundadas um pouco antes, no ambiente propiciado pela Guerra do Paraguai. Diante das dificuldades do recrutamento, escravos foram libertados, por particulares e por deciso do governo para compor as fileiras do exrcito. A libertao de escravos para a guerra, ainda que feita em escala muito menor do que sempre se imaginou, teve importante conseqncia simblica. Esse ato passou a se revestir de uma clara conotao pblica e patritica. A libertao de um cativo passou a ser vista no apenas uma contribuio para o esforo de guerra, ou mesmo uma forma que alguns encontravam para evitar o recrutamento. O ato ganhou um significado, estimulado pelas autoridades, pela imprensa e pelo senso comum, de aprimoramento da civililidade da cidadania, diramos em linguagem atual, uma vez que o homem libertado ingressava, de maneira inusitada at ento, no mundo dos cidados, cumprindo o que se considerava o supremo dever do cidado: a defesa da Ptria. A legislao que vedava alguns direitos polticos aos libertos continuava, entretanto, vigente. A contradio era evidente e flagrante. Neste contexto surgiram as primeiras sociedades emancipadoras, que incorporavam esse iderio civilizador. A lei de 28 de setembro de 1871 magnificou a dimenso pblica e poltica da libertao de escravos. A nova legislao previa a formao de um Fundo de Emancipao que deveria promover a libertao dos adultos nascidos antes de 1871. Os senhores agora tinham obrigao legal de aceitarem os pedidos de alforria daqueles que, por sua conta ou por conta de terceiros, apresentassem condies de compr-la. Aos poucos ficou claro que tanto o Fundo de Emancipao quanto a ao das sociedades emancipadoras mal arranhavam a escraRevista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

276

RICARDO SALLES

vido e o nmero de manumisses era insignificante. Os senhores, por sua vez, em sua esmagadora maioria, preferiam como lhes facultava a lei permanecer com a custdia, at que completassem 21 anos, das crianas nascidas do ventre livre. Tudo indicava que a sobrevida da escravido seria longa e senhores e seus representantes, que antes haviam se oposto com afinco lei, agora a esgrimiam como justificativa para que mais nada se fizesse, uma vez que a escravido morreria por si. A escravido nacional passava por sua segunda reorganizao (a primeira havia sido depois da proibio do trfico internacional em 1850). O caso da Sociedade Libertadora Cearense, pelo papel que o abolicionismo cearense viria a cumprir na configurao de um movimento nacional, exemplar de como frustrao do emancipacionismo acabou por alimentar a radicalizao abolicionista. Vejamos. Em 28 de setembro de 1879, em Fortaleza, foi fundada a sociedade Perseverana e Porvir, sociedade de fins econmicos em moldes de cooperativa, cujos lucros, em parte, se destinam manumisso de pretos escravizados30. A grande maioria dos diretores e membros de destaque desta sociedade era formada por comerciantes. Vrios dos membros fundadores eram republicanos. Em 1880, no primeiro aniversrio da sociedade, nasceu a idia de criao da Sociedade Cearense Libertadora, com fins exclusivos de promover a libertao de escravos; ela seria fundada ainda naquele ano, em 8 de dezembro. A presidncia da nova agremiao coube a Joo Cordeiro, antigo empregado do baro de Ibiapaba, no Rio Grande Norte, em um estabelecimento dedicado ao comrcio de escravos. Desagradado desta atividade, demitiu-se e se dirigiu ao Cear. Tornou-se republicano e partidrio da abolio da escravido. No auxlio s vtimas da seca foi nomeado Comissrio Geral dos Socorros Pblicos. O vice-presidente da nova entidade era Jos Correia do Amaral, filho de comerciantes e proprietrio rural, era tambm presidente da Perseverana e Porvir. A solenidade de fundao ocorreu na sede do Poder Legislativo, com o apoio do presidente da provncia. A boa sociedade se fez representar entre o pblico e entre os que discursavam. A mesma boa sociedade se fazia representar na nova diretoria, escolhida por iniciativa da sociedade fundadora Perseverana e Porvir. Tudo indicava que a Libertadora Cearense, com o fim exclusiMorel, 1988: 100, e Giro, 1969: 63. Para toda a passagem que se segue, sobre a abolio no Cear, estarei me baseando nesses dois livros. A primeira edio do livro de Morel de 1949, com o ttulo O Drago do Mar o jangadeiro da liberdade. Morel consultou dois sobreviventes da campanha, Elvira Pinho e Alfredo Salgado, ento nonagenrios, e dois historiadores, Hugo Vitor Guimares e Luiz Brigido, alm de documentos inditos e os rascunhos de um dirio de Francisco Jos do Nascimento em poder daquele ltimo. Morel, 1988: 47 e 49.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010
30

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

277

vo de promover libertaes pela via de emancipaes pagas ou gratuitas, seguiria um caminho moderado de dar continuidade s finalidades da lei de 28 de setembro de 1871. No foi o que aconteceu. A nova sociedade imediatamente se dividiu em uma ala mais moderada, que desejava o prosseguimento da campanha de emancipaes promovidas pela propaganda destinada a convencer senhores a libertarem seus cativos e pela arrecadao de fundos para a compra de alforrias, e uma ala mais radical, organizada em torno do presidente, Joo Cordeiro, que pregava a validade de qualquer tipo de ao que promovesse a libertao de escravos, inclusive aes diretas de facilitao de evases. Esta ala mais radical tambm queria manter independncia em relao ao governo. O debate se cristalizou em torno do que deveriam ser os estatutos da nova sociedade. No houve acordo e a parte moderada abandonou a associao, permanecendo vinculada Perseverana e Porvir. O episdio foi recordado mais tarde por alguns de seus participantes com ares rocambolescos. Diante do impasse, Joo Cordeiro forou a aprovao de estatutos radicais: Art. 1. - Libertar escravos, seja por que meio for. Art. 2. - Todos por um e um por todos31. O que teria feito a Libertadora mudar o tom do discurso e as formas de ao que tinham caracterizado as prticas emancipacionistas at ento? Um radicalismo j antigo de Joo Cordeiro, que, no custa lembrar, seria, mais tarde, um dos republicanos jacobinos no Cear, nos primeiros anos da Repblica? Radicalismo que seria uma das expresses polticas ancoradas nos novos setores sociais mdios, descomprometidos com a escravido, que cresciam com a urbanizao e a modernizao de Fortaleza e que encontravam barreiras a sua ascenso social e poltica na organizao tradicional do poder na provncia? O impacto que os efeitos sociais devastadores da seca teria trazido para estes setores? O fato de que o avivamento do comrcio negreiro, aproveitando-se de uma situao calamitosa, teria acirrado antigas oposies, ao menos em termos de opinio, ao regime escravista? Ser que o radicalismo de Joo Cordeiro e seus companheiros da Cearense Libertadora correspondia a uma percepo de que, no quadro social cearense, as ruas estavam agitadas e que era preciso falar a elas do ponto de vista da causa abolicionista, o que parece ser confirmado quando se constata as ligaes entre algumas lideranas da Cearense Libertadora e lideranas populares entre os martimos, como no caso de Joo Cordeiro com Francisco Nascimento e, principalmente, entre Pedro Artur Vasconcelos e o liberto Jos Lus Napoleo?
31

Giro, 1969: 83-85.


Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

278

RICARDO SALLES

difcil, se no impossvel, dar uma resposta taxativa a estas questes. O mais provvel que se tratou de uma conjuno de todos esses, e outros tantos, fatores. Em fins dos anos 1870, j vimos, um abolicionismo mais radical que o emancipacionismo que at ento vinha sendo praticado estava no ar. Foi a Cearense Libertadora quem primeiro captou estes novos ares. No primeiro dia de 1881, comeou a circular o jornal da nova sociedade, o Libertador, ao preo de 40 ris. A partir da mxima crist de que os homens deveriam amar o prximo como a si mesmo, e do ideal da Revoluo Francesa da liberdade, igualdade e fraternidade, conclamava, no entanto, que no vinha trazer a paz. A liberdade s combate com a espada, porque a tirania no cede razo e nem conhece o direito. E mais diretamente, j antecipando o que caracterizaria sua ao abolicionista em breve, declarava que [f]icam suspensas as garantias aos potentados (...). No seu apostolado, Libertador no restringe a sua esfera de ao. Levanta o escravo e coloca o homem ao lado do homem32. Ao lado da arrecadao de fundos, destinados a promover as manumisses, o jornal, nos seus nmeros de 7 e 15 de janeiro e em boletins que vinham anexos folha, passou a fazer propaganda direta contra os negociantes de carne humana que se dedicavam exportao de cativos para o Sul e conclamou o povo a que impedisse esta atividade nos pontos de embarque. A Cearense Libertadora, cujos membros comearam a ser perseguidos, lanou uma campanha que ficou conhecida como Roubo de Escravos33. No dia 27 de janeiro de 1881, aconteceu a primeira ao patrocinada pela Sociedade Libertadora no sentido de impedir o embarque de escravos no porto de Fortaleza. Neste dia, 14 homens e mulheres seriam embarcados para os portos do Sul. Na vspera, no intervalo de uma pea teatral, o guarda-livros Pedro Artur de Vasconcelos, membro da Libertadora, lanou a idia de apelar para os jangadeiros e capatazes do porto no sentido de que estes se recusassem a fazer o transporte dos cativos para o navio em que deveriam ser transportados para o sul. Pedro conhecia um desses jangadeiros, Jos Lus Napoleo, que era chefe da capatazia do porto. Napoleo havia sido escravo e, alm de comprar ou obter sua prpria alforria, conseguira libertar suas quatro irms. Era casado com tia Simoa, como ele, liberta. Ambos gozavam de grande prestgio na zona porturia por suas ligaes com a comunidade de trabalhadores, provavelmente em sua maioria composta por pardos, caboclos e pretos a se depreender do exemplo de suas lideranas e dos dados estatsticos do censo de 1872 que dava como brancos cerca de 39% da populao livre da populao
32 33

Citado por Giro, 1969: 86. Giro, 1969: 83 e ss.; Morel, 1988: 103 e ss.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

279

da cidade. Dos martimos, em 1881, muito poucos, se que algum, ainda deveriam ser escravos. Dos 547 martimos da provncia em 1872, somente 36 eram dessa condio. Em 1880, este nmero deveria ser ainda menor. O nmero diminuto de cativos, entretanto, no queria dizer que o cativeiro no fosse uma presena recente e forte na vida desses trabalhadores, como atestava a prpria condio de liberto de Napoleo. Os martimos dispunham de uma situao privilegiada de contato com trabalhadores e notcias de outras provncias e de outras partes do mundo. Por outro lado, o contato de Pedro Artur com Napoleo tambm demonstra que havia uma certa intercomunicabilidade entre setores sociais de extrao distinta na sociedade fortalezense. Se esses trabalhadores j estavam ou no engajados na campanha pela emancipao de escravos, algo que no sabemos. O mais provvel que no, uma vez que no temos registros neste sentido, ainda que novas pesquisas historiogrficas possam vir a lanar luz sobre o assunto. Que eram sensveis no s ao tema, mas mesmo radicalizao e transformao do que era uma campanha com ares filantrpicos em uma luta poltica de forte cunho social, no pode haver dvidas. A prpria idia de buscar seu auxlio para impedir o embarque dos escravizados e sua pronta adeso proposta o atestam. O fato que Napoleo acolheu imediatamente ao plano, e seus companheiros tambm. Napoleo, entretanto, no se considerava talhado para o papel de liderana. Ainda que no existam evidncias diretas nesse sentido, possvel que sua condio social de liberto tenha pesado nessa auto-avaliao. Ele chamou para esse papel o jangadeiro Francisco Jos do Nascimento, o Chico da Matilde. Nascido em Aracati, na foz do rio Jaguari, filho do pescador Manoel do Nascimento e de Matilde Maria da Conceio. Mulato nascido livre, ainda menino pequeno, tornou-se, como o pai, pescador. A me era rendeira e o pai morreu cedo. Recebeu instruo bsica tardiamente, aos 20 anos. Mudou-se para Fortaleza e se casou com Joaquina Francisca, clara. L comprou duas jangadas e foi nomeado 2. prtico no porto de Fortaleza em 1874. Era religioso e devoto de So Vicente de Paula, de cuja confraria foi membro. Quando participava do auxlio s vtimas da seca de 1877 a 1879, conheceu Joo Cordeiro. O episdio de 27 de janeiro repercutiu imediatamente na provncia e mesmo no resto do Imprio. A campanha pela abolio na provncia cresceu e cedo j no se embarcavam mais escravos para o Sul. Possivelmente, prpria aprovao, em seqncia, de impostos que praticamente duplicavam o preo dos cativos importados pelas assemblias provinciais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e So Paulo, em janeiro de 1881, respondia, ao contrrio do que tradicionalmente se pensa, movimentao no Cear. Em 1884, a provncia declaRevista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

280

RICARDO SALLES

rava que a escravido estava extinta em seu territrio. Chico da Matilde, cognominado Drago do Mar, foi trazido em triunfo, juntamente com sua jangada, para desfilar nas ruas do Rio de Janeiro, dando novo alento ao movimento abolicionista na Corte e em outras provncias. Em quatro anos, no sem muitas lutas, enfrentamentos e, principalmente, com as fugas e rebelies em massa de cativos em So Paulo, a escravido estaria extinta em todo o Imprio. * * *

A lei de 13 de maio de 1888, que declarou a extino imediata, incondicional e sem indenizaes da escravido, foi um imenso triunfo do movimento abolicionista. A vitria, entretanto, teve efeitos de mdio e longo prazos, em certo sentido, paradoxais. Como venho argumentando, o movimento abolicionista catalisara as lutas e experincias de escravos, libertos e livres, muitos dos quais, mas no todos, negros e mestios, em torno da bandeira da abolio, propiciando aquilo que Ellen Woods interpretando Thompson chamou de experincia unificadora, fundamental no processo de formao de classe34. Aps a conquista da abolio, no entanto, essas mesmas lutas e experincias, em que pese a permanncia de sociedades abolicionistas, da Guarda Negra, fragmentaram-se em outras tantas experincias e lutas, das associaes e jornais dos homens de cor, certamente, mas tambm dos trabalhadores urbanos na construo de seus sindicatos. Tais processos, na prtica, foram se distanciando, quando no se divorciando, entre outras coisas, pela ao de um certo racismo velado que se difundiu nas primeiras dcadas do regime republicano, inaugurado em 1889. Assim, a possibilidade de formao de uma classe nacional, que se esboara na luta contra a escravido e pela abolio, acabou no acontecendo, ao menos no em termos de dar prosseguimento s bandeiras e formas organizativas do movimento abolicionista. Retomando as reflexes de natureza terica sobre o conceito de classe feitas no incio desse texto, pode-se dizer que somente as experincias culturais e polticas do abolicionismo no bastaram para tanto. As inseres e a dimenso estruturais das experincias de classe, que se modificaram drasticamente com a abolio e a formao de um mercado de trabalho livre, foram elementos fundamentais para embasar formaes de classe de longa durao que se constituam naquele momento.
34

Ver Wood, 2003. Ver tambm Thompson, 2001.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

281

Os trabalhos de Marcelo Badar, Luigi Negro e Flvio Gomes, citados acima, abriram uma importante vereda de investigao, ainda por ser explorada, ao inserirem as lutas escravas na formao de uma classe trabalhadora mais ampla. Contudo, tanto no que diz respeito compreenso das lutas escravas na conjuntura do abolicionismo, quanto no que toca histria da formao da classe trabalhadora no Brasil, eles consideraram a discusso das inseres e dimenses estruturais desse processo. O que a classe trabalhadora que se forma ento? No uma abstrao, mas foram os operrios, os artesos, os escravos, os biscateiros, etc., que viviam suas experincias e lutavam suas lutas a partir de diferentes inseres estruturais. No processo histrico subseqente prevaleceu a dimenso operria, que deu estofo estrutural para uma formao de classe de longa durao. Formao essa que terminou, ao menos at, grosso modo, a dcada de 1950, por se dar de forma distanciada do mundo dos trabalhadores rurais e das populaes marginalizadas que se constituiu sobre e com os escombros da ordem escravista35.

REFERNCIAS
Batalha, Cludio, Sociedades de trabalhadores no Rio de Janeiro do sculo XIX: algumas reflexes em torno da formao da classe operria, Cadernos AEL, vol. 6, n. 10/11 (Campinas, 1999): 43-68. Blackburn, Robin, A queda do escravismo colonial, 1776-1848, Rio de Janeiro, Record, 2002. Carvalho, Jos Murilo de, As conferncias radicais do Rio de Janeiro: novo espao de debate, in Jos Murilo de Carvalho (org.), Nao e cidadania no Imprio: novos horizontes, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2007. Carvalho, Jos Murilo de, Com o corao nos lbios, introduo a Jos do Patrocnio, A campanha abolicionista, Rio de Janeiro, Fundao Biblioteca Nacional/Departamento Nacional do Livro, 1996.
35 Em parte, j havia esboado essa reflexo em As guas do Nigara (Salles, 2010), quando considerei, seguindo Joaquim Nabuco, o abolicionismo como um partido, em sentido gramsciano, que acabou no vingando. E tambm em Joaquim Nabuco. Um pensador do Imprio, quando o considerei como um intelectual tradicional e no orgnico e apontei um certo impasse do que chamei de terceira gerao de intelectuais imperiais que viveram a crise da escravido, como Nabuco, Rebouas, Machado, Lima Barreto (Salles, 2002). S que, nesses trabalhos, vi a questo do ponto de vista poltico e intelectual, ainda que baseado no impasse da luta abolicionista vitoriosa. Nesse texto, busquei embasar essa anlise nas relaes de classe que marcaram o perodo final da escravido no Brasil.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

282

RICARDO SALLES

Castilho, Celso, Abolitionism Matters: The Politics of Antislavery in Pernambuco, Brazil, 1869-1888, Tese de doutorado, Universidade da Califrnia, Berkeley, 2008. Chalhoub, Sidney, Machado de Assis: historiador, So Paulo, Companhia das Letras, 2003. Freyre, Gilberto, Sobrados e mucambos, 9. ed., Rio de Janeiro, Record, 1996. Giro, Raimundo, A Abolio no Cear, 2. ed. revista, Fortaleza, Secretaria de Cultura do Cear, 1969 (1. ed., 1956). Gomes, Flvio e Antonio Luigi Negro, Alm das senzalas e fbricas. Uma histria social do trabalho, Tempo social, Revista de sociologia da USP, 18/1 (So Paulo, junho de 2006): 217-240. Gomes, Marcelo Augusto Moraes, A espuma das provncias. Um estudo sobre os Invlidos da Ptria e o Asilo dos Invlidos da Ptria, na Corte (1864-1930), Tese de doutorado em Histria Social da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, 2006. Graham, Sandra Lauderdale, O motim do Vintm e a cultura poltica do Rio de Janeiro, 1880, Revista Brasileira de Histria, maro/agosto, 10/20 (1990): 211-232. Gramsci, Antonio, Cadernos do crcere, vol. 1, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1999. Gramsci, Antonio, Cadernos do crcere, vol. 5, C. 25. s margens da histria (Histria dos grupos sociais subalternos), Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2002. Gramsci, Antonio, Quaderni del carcere, Edizione critica dellInstituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana, Edizione eletronica a cura dellInternational Gramsci Society. Lobo, Eulalia Maria Lahmeyer, Histria do Rio de Janeiro (do capital comercial ao capital industrial e financeiro), 2 vols., Rio de Janeiro, IBMEC, 1978. Machado, Maria Helena, O plano e o pnico, So Paulo, Edusp, 1994. Magalhes Jnior, Raimundo, A vida turbulenta de Jos do Patrocnio, Rio de Janeiro, Editora Sabi, 1969. Marquese, Rafael de Bivar; Marcia Berbel e Tmis Parron, Escravido e Poltica, So Paulo, Hucitec, 2010. Mattos, Marcelo Badar, Escravizados e livres. Experincias comuns na formao da classe trabalhadora carioca, Rio de Janeiro, Bom Texto, 2008. Morel, Edmar, Vendaval da Liberdade. A luta do povo pela Abolio, 3. ed., So Paulo, Graal, 1988. Salles, Ricardo, As guas do Nigara. 1871: crise da escravido e o ocaso saquarema, Keila Grinberg e Ricardo Salles (org.), O Brasil Imperial, v. 3, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2010.
Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

ABOLIO NO BRASIL: RESISTNCIA ESCRAVA, INTELECTUAIS E POLTICA (1870-1888)

283

Salles, Ricardo, E o Vale era o escravo. Vassouras, sculo XIX: senhores e escravos no Corao do Imprio, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2008. Salles, Ricardo, Joaquim Nabuco. Um pensador do Imprio, Rio de Janeiro, Topbooks, 2002. Schmidt-Nowara, Christopher, Empires against Emancipation: Spain, Brazil, and the Abolition of Slavery, Review. A Journal of the Fernand Braudel Center, XXXI/2 (2008): 101-119. Schwartz, Stuart, Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial, So Paulo, Companhia das Letras, 1995. Slenes, Robert, A rvore de Nsanda transplantada: cultos kongo de aflio e identidade escrava no Sudeste brasileiro (sculo XIX), Douglas Cole Libby e Jnia Furtado (orgs), Trabalho livre, trabalho escravo. Brasil e Europa, sculos XVIII e XIX, So Paulo, Annablume, 2006. Soares, Carlos Eugnio Lbano, A negregada instituio: os capoeiras na Corte imperial, 1850-1890, Rio de Janeiro, Access, 1998. Thompson, E. P., Lucha de clases sin clases?, Tradicin, revuelta y conciencia de clase, Barcelona, Critica, 1989. Thompson, E. P., As peculiaridades dos ingleses e outros artigos, org. Antonio Luigi Negro e Sergio Silva, Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2001. Tomich, Dale, Through the prism of slavery: labor, capital, and world economy, Boulder, Rowman & Littlefield, 2004. Viscardi, Cludia Maria Ribeiro e Ronaldo Pereira de Jesus, A experincia mutualista e a formao da classe trabalhadora, Jorge Ferreira e Daniel Aaro Reis (org.), As esquerdas no Brasil, vol. 1, A formao das tradies, 1889-1945, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2007. Wood, Helen Meiksins, Democracia contra capitalismo. A renovao do materialismo histrico, So Paulo, Boitempo, 2003.
Fecha de recepcin: 19-4-2010 Fecha de aceptacin: 8-7-2010

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

284

RICARDO SALLES

ABOLITION IN BRAZIL: SLAVE RESISTANCE, INTELLECTUALS AND POLITICS (1870-1888)

The Abolition of Slavery in Brazil raises the following questions: what was the social character of abolitionism? What historical meaning did it have? Was it a revolution or simply a step in the transition towards capitalism in the country? What interests did the abolition movement defend? What social groups were the movements protagonists? What role did the slave play in the process? What did the abolitionist intellectuals defend and whom did they represent? These are the questions that lead this article to reflect on the relationship between where the intellectuals stood and the possibilities and limitations of joining forces, or the construction of a slave and free population as a national class at the end of the period of slavery in Brazil. KEY WORDS: Second slavery, abolitionism, Brazil, intellectuals, social classes.

ABOLICIN EN BRASIL: RESISTENCIA ESCLAVA, INTELECTUALES Y POLTICA (1870-1888)

La abolicin de la esclavitud en Brasil plantea las siguientes preguntas histricas: Cul es el carcter social del abolicionismo? Cul es su sentido histrico? Fue una revolucin o apenas un episodio en la transicin al capitalismo? Qu intereses defenda el movimiento abolicionista? Qu grupos sociales protagonizan este movimiento? Cul es el papel de los esclavos en el proceso? O, qu defendan y qu representaban los intelectuales abolicionistas? Son estas cuestiones las que guan el presente artculo, en el sentido de pensar la relacin entre el lugar de los intelectuales abolicionistas y las posibilidades y los lmites de la formacin, o el acontecimiento, de la poblacin esclava y liberta en cuanto clase nacional en el periodo del final de la esclavitud en Brasil. PALABRAS CLAVE: Segunda esclavitud, abolicionismo, Brasil, intelectuales, clases sociales.

Revista de Indias, 2011, vol. LXXI, n. 251, 259-284, ISSN: 0034-8341 doi:10.3989/revindias.2011.010

S-ar putea să vă placă și