Sunteți pe pagina 1din 6

Min nistrio da Educao Unive ersidade T Tecnolgic Federa do Paran ca al n Cm mpus Sede da UTFPR e R Diretor de Grad ria duao

e Educao Profissio o onal

UNIVER RSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN D

PR

PR ROGRA AMA DE MONIT TORIA DA UTFP D PR TAL 06/2012 EDIT


A Diretoria de Grad uao e Educao Profission do cm E nal mpus sede da Univ e versidade Tecnolg ica Feder do Pa ral aran, no uso de suas atrib buies est tatutrias e regiment tais, torna pblico que esto a abertas, pa o ara 2 se emestre de 2012, de acordo com o que estabele o pres e ece sente Edita as al, inscr ries para o Programa de Mo nitoria do Cmpus se da UT a C ede TFPR.

1. DO OBJETO O O P Programa de Monito oria da UT TFPR tem como finalidade a melhoria do m a proc cesso ensino-aprend dizagem, c constituindo o-se em atividade o a optativa de entro dos cursos de gradua da UTFP poden o PR, ndo, quand da sua concluso ser do o, pont tuado com Atividad Comple mo de ementar e constar no Histriico Escola do ar estudante.

2. DA NORM AS MAS GERA AIS 2.1 E Este Edital est fund damentado no Regulamento do Program de Monitoria o o ma da U UTFPR, ap provado pelo Conse p elho de En nsino, Pes squisa e P Ps-Graduao (COEPP) por m meio da Resoluo n 15/09, de 13 de maro de 20 n d m onvel 009, dispo na p pgina da PROGR a RAD (http:/ //www.utfp pr.edu.br/estrutura-un niversitaria a/proreito orias/progra ad/program mas-acade emicos). so t onada ao atendiment dos crit a to trios 2.2 A concess da Monitoria est condicio estabelecidos neste Edital. 2.3 O valor da Bolsa-Mo a onitoria ser de R$ 300,00 (trez r 3 zentos Rea ais), que sero s depo ositados e conta corrente do aluno, no Banco do Bras ou na Caixa em , o sil C Econmica Fe ederal, no perodo d 22 de outubro a 21 de dez o de o zembro/20 e 012 de 0 de feve 01 ereiro/2013 a 13 de maio/20 e 013, poden ndo ser int terrompida por a solic citao da Diretoria de Gra a a aduao e Educa o Profis ssional ou do u Estu udante-Mon nitor. A abertura da c conta corre ente dever ser prov r videnciada pelo aluno caso no a possua o a.

2.4 Os Estudantes-Monitores exercero suas atividades sem qualquer vnculo empregatcio com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadmicas. 2.5 Os Estudantes-Monitores devero fazer seus Horrios de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, no podendo estes coincidirem com suas atividades acadmicas regulares. 2.6 A formalizao da Monitoria ocorrer por meio de Termo de Acordo especfico entre a Instituio e o Estudante-Monitor e mediado pelo setor de Recursos Humanos da Instituio.

3. DAS ATRIBUIES DO ESTUDANTE-MONITOR Constituem-se atribuies do Estudante-Monitor: I. auxiliar os docentes em tarefas didticas, compatveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a: a) assistncia aos estudantes dos cursos de graduao para resoluo de exerccios e esclarecimento de dvidas; b) preparao de atividades tericas e/ou prticas compatveis com seu grau de conhecimento e experincia; c) elaborao de material didtico complementar. II. zelar pelo patrimnio e nome da Instituio, bem como cumprir suas normas internas; III. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposio tecnolgica, feira de profisses, ou outros eventos promovidos pelas Coordenaes de Curso ou Departamentos Acadmicos; IV. elaborar semestralmente o Relatrio de Atividades desenvolvidas.

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES O Programa destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduao da UTFPR.

5. DAS VAGAS DE BOLSA MONITORIA DISPONVEL NO CAMPUS As vagas disponveis para seleo no 2 semestre de 2012, no Cmpus Sede da UTFPR, esto especificadas no Quadro I.

Quadro I Vagas disponveis para seleo no 2 semestre de 2012, no Cmpus Sede da UTFPR Sede Centro Curso Disciplina/Unidade Curricular
Sinais e sistemas/ Anlise de sistemas lineares Engenharia Eletrnica e Sistemas de Telecomunicaes Metrologia Eltrica Microcontroladores Matemtica Discreta Engenharia de Computao Algoritmos 2 Sinais e Sistemas 1 Engenharia Eltrica/Engenharia Circuitos Eltricos A de Controle e Automao Eletrnica de Potncia 01 01 01 01

Quantidade de bolsas
01 01 01 01

Engenharia Mecnica

Mecnica Geral 1

01

Clculo Numrico Clculo Diferencial e Integral 1 Clculo Diferencial e Integral 2 Clculo Diferencial e Integral 3 Clculo Diferencial e Integral 4 Equaes Diferenciais / Matemtica 2 Engenharias/ Bacharelados/Licenciaturas Probabilidade e Estatstica Fundamentos da Matemtica 1 Fsica 1 Fsica 2 Fsica 3 Fsica 4 Mecnica Geral 1 Licenciatura em Matemtica Geometria 1 e 2

01 02 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01

Design Comunicao Institucional

Teoria do Design Linguagem Visual 2 Treinamento Esportivo

01 01 01 01

Educao Fsica Ergonomia Aplicada a Educao Fsica

Radiologia

Exames Radiolgicos Convencionais

01

Licenciatura em Fsica Sede Ecoville

Mecnica 1

01

Geometria analtica e lgebra linear Arquitetura e Engenharia Civil Clculo Diferencial e Integral 1 e 2 Computao A Engenharia Civil Argamassas e Concretos Mecnica dos Solos Arquitetura Geometria Descritiva Qumica Bsica Qumica Qumica orgnica 1

01 01 01 01 01 01 01 01

6. DAS INSCRIES 6.1 Para concorrer ao processo de seleo da Bolsa Monitoria o candidato dever: I. estar cursando, no mnimo, o 2 perodo; II. ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a rea da Monitoria pretendida; III. comprovar haver compatibilidade entre os horrios de suas atividades acadmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitora; IV. no receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se a BolsaPermanncia, se for o seu caso; e V. no ter sofrido penalidades disciplinares no mbito da UTFPR. 6.2 Somente sero aceitas inscries mediante a entrega do Formulrio de Inscrio, preenchido e assinado, na Secretaria de Educao Profissional e

Graduao Tecnolgica - SEDUP (bloco J sede centro) da Diretoria de Graduao e Educao Profissional, das 09h s 12h e das 14h s 17h30m. 6.3 A inscrio do candidato implica em compromisso tcito de aceitar as condies estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instruo Normativa 01/09 - PROGRAD.

7. DA EXCLUSO DO PROCESSO DE SELEO O candidato ser excludo do processo de seleo se no entregar o Formulrio de Inscrio no prazo estabelecido e se as informaes prestadas no forem verdadeiras.

8. DOS CRITRIOS CANDIDATOS

PARA

CLASSIFICAO

SELEO

DOS

A seleo dos Estudantes-Monitores ser feita a partir de processo seletivo elaborado pela Coordenao de Curso, sob orientao e superviso da Diretoria de Graduao e Educao Profissional, sendo adotado como critrios de seleo a anlise do histrico escolar. 9. DA PERDA DO DIREITO BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE O candidato perder o direito Bolsa Monitoria se no cumprir as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.

10. RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEO A relao dos estudantes selecionados para as vagas disponveis de BolsaMonitoria no 2 semestre de 2012 ser divulgada pela Diretoria de Graduao e Educao Profissional em edital prprio e/ou no site da UTFPR.

11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Atividade Inscrio dos candidatos Seleo dos candidatos Divulgao dos estudantes selecionados Incio das atividades 12. DISPOSIES GERAIS 12.1 O candidato dever basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, disponvel na pgina da PROGRAD Datas 02 a 08/10/2012 10 a 16 /10/2012 18/10/2012 22/10/2012

(http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/programasacademicos/monitoria) e nas instrues estabelecidas neste Edital para a participao ao processo seletivo de Bolsa-Monitoria. 12.2 Os prazos constantes deste Edital so improrrogveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito. 12.3 As dvidas e/ou omisses acerca do presente Edital sero dirimidas pela Diretoria de Graduao e Educao Profissional, observada a legislao vigente. 12.4 Os recursos, devidamente fundamentados, devero ser apresentados no prazo de 3 (trs) dias, Diretora de Graduao e Educao Profissional do Campus.

Curitiba, 28 de setembro de 2012.

------------------------------------------------------Diretora de Graduao e Educao Profissional

S-ar putea să vă placă și