Sunteți pe pagina 1din 37

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

-- 1 --

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Declarao de Direitos Autorais


a marca registrada de Shenzhen Tenda Technology Co., Ltd. Outras marcas ou nomes comerciais mencionados neste documento so marcas comerciais ou marcas registradas da empresa acima referida. Os Direitos Autorais de todos os produtos como integrao, incluindo seus acessrios e softwares, pertence a Shenzhen Tenda Technology Co., Ltd. Sem a permisso individual ou parcial de Shenzhen Tenda Technology Co., Ltd, no permitido a cpia, plgio, imitao ou traduo para outros idiomas. Todas as fotos e especificaes manual so de produtos para mencionados neste apenas

referncias, com o upgrade do software e do hardware, podem ocorrer alteraes. E se houver mudanas, Tenda no responsvel por informar antecipadamente. Se quiser saber mais informaes sobre nossos produtos, por favor, acesse nosso site em WWW.TENDACN.COM.BR

-- 2 --

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Tabela de Contedo
CAPTULO 1 - INTRODUO .........................................4 1.1- CARACTERSTICAS DO PRODUTO ...................................5 1.2- IMPLANTAO DO PRODUTO .........................................6 1.3- DESCRIO DO INDICADOR ..........................................7 1.4- CONTEUDO DO PACOTE ...............................................7 CAPTULO 2 - GUIA DE INSTALAO ............................8 CAPTULO 3 INTERFACE UTILITRIO DO CLIENTE ..13 3.1- MODO ESTAO .......................................................14 3.1.1- Topologia do Modo Estao .......................... 14 3.1.2- Estado .......................................................... 15 3.1.3- Site Survey................................................... 16 3.1.4- Administrao de Perfil ................................ 17 3.1.5- Estatsticas................................................... 19 3.1.6- Configurao WPS ........................................ 19 3.2- MODO AP ..............................................................21 3.2.1- Topologia do Modo AP .................................. 21 3.2.2- Configurao Bsica ..................................... 22 3.2.3- Configurao de Segurana.......................... 23 3.2.4- Controle de Acesso....................................... 24 3.2.5- Sobre ........................................................... 26 APNDICE I: ACRNIMOS E TERMOS ..........................27 APNDICE II: ESPECIFICAES DO PRODUTO............30 APNDICE III: COMO CONECTAR COM PSP .................31

-- 3 --

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Captulo 1 - Introduo
W311U utiliza a mais recente tecnologia de rede sem fio, IEEE802.11n (Draft 2.0), e extremamente compatvel com os padres 802.11b/g, que multiplica o alcance da transmisso da rede wireless e reduz os buracos(dead spots) na rea de cobertura wireless. O Soft AP suportado pelo W311U pode ajudar a estabelecer redes LAN wireless rapidamente. Alm disso, o modo de encriptao WPS (Wi-Fi Protected Setup) libera voc de lembrar senhas longas. Possui ainda um completo suporte a WMM que torna voz e vdeo mais suave. E, sobretudo suporta PSP, NDS e conexes do Wii com Xlink Kai, sendo a melhor opo para desfrutar de jogos on-line. Tudo em apenas um dispositivo, garante que o W311U um Adaptador Wireless 11N, com uma boa relao custo-benefcio, alto desempenho e maior cobertura sem fio.

-4-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

1.1- Caractersticas do Produto

Compatvel 802.11b

com

os

padres

IEEE

802.11n(Draft 2.0), IEEE 802.11g e IEEE Fornece porta USB 2.0 Fornece taxa de 150Mbps para receber e taxa de 150Mbps para enviar Suporta 20MHz/40MHz de frequncia Auto-detecta e troca a taxa de transmisso de rede Fornece dois modos de trabalho: Infraestrutura e Ad-Hoc Suporta Soft AP para estabelecer sua rede LAN wireless Suporta PSP, Wii e NDS para conexo com a Internet e Xlink Kai para desfrutar de jogos on-line Suporta mtodos de encriptao de segurana 64/128-bit WEP, WPA e WPA2 e padro de autenticao 802.1x Suporta mtodo de criptografia WPS (Wi-Fi

-5-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Protected Setup) para liberar voc de lembrar de senhas longas Suporta WMM para tornar a sua voz e vdeo mais suave Fcil instalao, Plug and Play

1.2- Implantao do Produto


O Adaptador W311U Wireless USB oferece uma rpida, confivel e rentvel soluo para o acesso sem fio. Para ser implantado da seguinte forma: Para quem precisa de maior mobilidade no escritrio, e para aqueles que querem ter acesso rede tradicional com ou sem fios em qualquer lugar da companhia; Empresas ou usurios que requerem diversas alteraes no lay out dos cabos da rede; Empresas ou locais que no so adequados para cabo LAN, que em virtude do oramento ou objetivo da construo, no incluam rede

-6-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

em seu projeto, ou no caso de ao alugar casas ou locais de curto prazo de utilizao no dispor de uma rede cabeada; Empresa ou usurios que evitam usar cabos caros, alugar cabos ou arrendar direitos de acesso.

1.3- Descrio do Indicador


No painel frontal do W311U, existe um LED indicador que pisca quando ocorre uma comunicao de dados.

1.4- Contedo do Pacote

Ao abrir o pacote, encontrar os seguintes itens: Um W311U Adaptador Wireless 11N USB Um CD-ROM

-7-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Captulo 2 - Guia de Instalao


Este captulo ajudar voc a utilizar o CD-ROM que contm o Assistente de Configurao (Setup Wizard) e a Interface Utilitrio do Cliente. Os passos a seguir no Assistente de Configurao no Windows XP so tomados como exemplo. 1. Insira o Adaptador Wireless USB na porta USB do seu computador.

2.

O sistema de dilogo Novo Hardware Encontrado aparece, selecione Cancelar para usar o Assistente de Configurao incluso para uma rpida instalao; claro, voc tambm pode selecionar Prximo para instalar manualmente.

-8-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.

Insira o CD-ROM incluso na unidade de CD-ROM de seu computador, e a tela de boas-vindas aparece. (Se no aparecer, clique duas vezes no cone "Setup.exe".)

-9-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

4. Clique em Entrar.

5. Clique em Prximo para iniciar a instalao.

-10-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

6.

Clique em Trocar para selecionar o caminho dos diretrios onde as informaes devero ser salvas, ou clique em Prximo.

7. Selecione OK e Prximo na seguinte janela.

-11-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

8. Durante a instalao, o seguinte dilogo talvez aparea. Clique no boto Continuar assim mesmo para continuar. No existe nenhuma ameaa para o seu computador.

9. Clique em Finalizar para completar a instalao.

-12-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Captulo 3 Interface Utilitrio do Cliente


Este software utilizado para a gesto do W311U Adaptador Wireless USB. Se ele no aparecer, clique em Iniciar > Todos os Programas -> Tenda -> W311U, ou clique no atalho no ambiente de trabalho do seu PC. Nota: No Windows XP, voc pode selecionar a Interface Utilitrio do Cliente (Interface Client Utility) do W311U ou o aplicativo interno para configurao de dispositivos sem fio do Windows XP. Existem duas aplicaes no utilitrio do cliente do W311U: Modo Estao e Modo AP. Nota: Nesta interface do utilitrio, Modo Estao (Modo cliente) o modo de acesso padro.

-13-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.1- Modo Estao


3.1.1- Topologia do Modo Estao

Neste modo, W311U serve como um cliente para receber os sinais sem fio de acesso internet.

-14-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.1.2- Estado Na janela de Estado da rede, mostra informaes sobre o adaptador sem fio e o estado da rede sem fio, incluindo SSID, Tipo de Autenticao, Tipo de Encriptao, Endereo IP, Mscara de Gateway, e assim por diante. Sub-rede,

-15-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.1.3- Site Survey O Site Survey utilizado para buscar a rede sem fio disponvel a sua volta, mostrando o sinal da rede sem fio e outras informaes que voc fornece a base para o acesso da rede sem fio.

Conectar: selecione uma entrada na lista de rede sem fio e clique no boto para conectar o dispositivo com a rede selecionada. Atualizar: prximas. busca/atualiza as redes wireless

-16-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.1.4- Administrao de Perfil Esta janela guarda os parmetros gerais para os diferentes perfis wireless, que usado para conectar rapidamente rede sem fio que voc precisa.

SUBIR/DESCER: Para trocar o perfil de posio na lista. Conectar: Para ativar um perfil. Novo: Para criar um novo perfil e configurar o Site Status e a Configurao de Segurana. Modificar: Para modificar um perfil existente. Apagar: Para apagar um perfil existente.

-17-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

(Site Status)

(Configurao de Segurana)

-18-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.1.5- Estatsticas As estatsticas so utilizadas para resumir os pacotes de dados de Rx e Tx, incluindo a quantidade de pacotes com sucesso e com erros.

Limpar: clique neste boto para renovar as estatsticas. 3.1.6- Configurao WPS Configurao WPS ativada apenas em dispositivos compatveis com WPS.

-19-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

PINDigite o cdigo Pin e clique no boto PIN para conectar automaticamente o adaptador wireless com os dispositivos sem fio ao redor. PBC Clique no boto PBC para completar a auto-verificao e as conexes entre o adaptador wireless e os outros dispositivos sem fio. Renovar: para atualizar o cdigo Pin. Atualizar: para buscar os dispositivos WPS das redes sem fio ao redor. Conectar: clique neste boto para conectar a rede sem fio WPS. Desconectar: para desconectar a rede sem fio conectada.

-20-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.2- Modo AP 3.2.1- Topologia do Modo AP


O dispositivo tambm pode servir como um ponto de acesso sem fio para transmitir sinais e criar uma rede wireless, permitindo que outros clientes sem fio tenham acesso rede.

Clique no cone Modo AP para entrar na interface de Modo AP.

-21-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.2.2- Configurao Bsica


Esta janela utilizada para configurar os parmetros bsicos do AP, incluindo SSID, Modo Wireless e Canal.

SSID: Nome do ID da rede wireless encontrada pelo adaptador sem fio. Modo Wireless: 802.11b/802.11g/802.11b/g misto. Canal: 1~11 canais fornecidos. Restaurar Padro: para restaurar a definio dos parmetros para configuraes padro de fbrica. Aplicar: para aplicar as alteraes realizadas.

-22-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.2.3- Configurao de Segurana


Esta janela utilizada para configurar a autenticao de segurana para a rede sem fio, fornecendo os mtodos de encriptao WEP, WPA-PSK, WPA2-PSK, e WPA-PSK/WPA2-PSK.

WEPsuporta 10/26 bits Hex ou 5/13 ASCII. WPA-PSKsuporta 8~32 bits ASCII. WPA2-PSKsuporta 8~32 bits ASCII. WPA-PSK/WPA2-PSK suporta 8~32 bits ASCII.

-23-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Nota: 1. Os caracteres Hex incluem nmeros de 0~9 e letras de a~f. 2. Caracteres ASCII incluem quaisquer nmeros/letras e caracteres. 3.2.4- Controle de Acesso O Controle de Acesso baseado no endereo MAC para decidir se um cliente especfico pode conectar a rede sem fio, ou se deve ser proibido que esse cliente acesse a rede sem fio.

-24-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Poltica de Filtro: Desabilitado: para desativar a funo de filtro. Todos Permitidos: para permitir que todos os clientes da lista acessem a rede sem fio. Todos Bloqueados: para proibir que todos os clientes da lista tenham acesso a rede sem fio. Endereo MACpara introduzir o endereo MAC do cliente para que se aplique a poltica de filtro correspondente. Por exemplo: b0000a8cd702. Adicionar: para adicionar a entrada do endereo MAC na lista. Apagar: para apagar um endereo MAC existente na lista. Remover Todos: para apagar todos os endereos MAC dos clientes da lista. Aplicar: para aplicar as modificaes realizadas.

-25-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

3.2.5- Sobre Esta janela mostra algumas informaes sobre a verso do software e do adaptador wireless.

-26-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Apndice I: Acrnimos e Termos


WLAN 802.11 Wireless Local Area Network (Rede Local Sem fio) Uma famlia de pelo especificaes IEEE para a desenvolvidas 802.11a

tecnologia WLAN. Uma extenso do 802.11, padro WLAN que fornece transmisso de at 54 Mbps na banda de rdio 5 GHz UNI. 802.11b Uma extenso do 802.11, padro WLAN que fornece at 11 Mbps de transmisso na banda de rdio de 2,4 GHz ISM. O 802.11b utiliza modulao DSSS. 802.11g Uma extenso do 802.11, padro WLAN que fornece at 54 Mbps de transmisso na banda de rdio de 2,4 GHz ISM. O 802.11g utiliza modulao OFDM e compatvel com o 802.11b. Ad-Hoc Um grupo de computadores cada um com seu adaptador sem fio, conectados como uma WLAN independente.

-27-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

AES BSSID DHCP

Advanced Encryption Standard (Padro de Criptografia Avanada) Basic Service Set ID Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configurao Dinmica de Endereos de Rede)

DSSS

Direct

Sequence

Spread

Spectrum

(Sequncia Direta de Espalhamento de Espectro). DSSS um dos dois tipos de propagao do espectro de rdio. O outro o frequency-hopping spread spectrum (FHSS). QoS OFDM RADIUS RTS SSID Quality of Service Orthogonal Frequency Division Multiplexing Remote Authentication Dial In User Service Request to Send Service Set Identifier. Um identificador exclusivo de 32 caracteres anexados ao cabealho dos pacotes enviados atravs de uma WLAN que funciona como uma

-28-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

senha quando um dispositivo mvel tenta conectar ao BSS. TCP/IP TKIP WDS WEP Transmission Control Protocol/Internet Protocol Temporal Key Integrity Protocol Wireless Distribution System Wired Equivalent Privacy. Um protocolo de segurana para WLANs definidas no padro IEEE 802.11. WPA WPA2 Wi-Fi Protected Access Wi-Fi Protected Access 2. A prxima gerao de segurana de Wi-Fi, baseada na norma 802.11i. WPA2-PSK Wi-Fi Protected Access 2-Pre-shared Keys WPA-PSK Wi-Fi Protected Access-Pre-shared Keys

-29-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Apndice II: Especificaes do Produto


IEEE802.11g, IEEE802.11b, IEEE802.11n USB2.0 2.4GHz 130Mbps, 117Mbps, 104Mbps, 78Mbps, 52Mbps, 39Mbps, 26Mbps, 13Mbps, 65Mbps,
Faixa de Transmisso

Padro Porta Faixa de Frequncia

58.5Mbps, 52Mbps, 39Mbps, 26Mbps, 19.5Mbps, 13Mbps, 6.5Mbps, 54 Mbps, 48 Mbps, 36 Mbps, 24 Mbps, 18 Mbps, 12 Mbps, 9 Mbps, 6 Mbps, 11 Mbps, 5.5 Mbps, 2 Mbps, 1 Mbps

Alcance de Transmisso Mtodo de Modulao Temperatura em funcionamento

Mx. 15dbm OFDM, CCK 0C 40C

-30-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Temperatura em armazenagem Umidade em funcionamento

-40C 70C 1090RH no-condensada

Apndice III: Como conectar com PSP 1. Topologia do PSP conectado com o W311U

-31-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

2. Para configurar PSP com modo Ad-Hoc 2.1 Selecione Network Settings.

2.2 Selecione Ad-Hoc mode.

-32-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

2.3 Selecione o canal.

3. Na Interface Utilitrio do W311U busque o PSP e faa duplo clique para conectar a rede wireless.

-33-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

4. No Site Survey habilite o campo enable PSP connection mode.

5. Para configurar Xlink Kai Selecione Xlink Kai Evolution VII Start Kai Config Iniciar Todos os programas

para configurar o nome do usurio, senha e outros parmetros como segue.

-34-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

6. Login Xlink Kai Selecione Iniciar Todos os programas Xlink Kai Evolution VII Start Kai. PSP conectar com Xlink Kai automaticamente. A janela seguinte ir indicar como a conexo estabelecida.

-35-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

-36-

Guia do Usurio - Adaptador Wireless 11N USB

Website

www.tendacn.com.br

Contato Suporte Tcnico Telefone: (41) 3074 1881 ou 4007 1881 E-mail e (msn): suporte@tendacn.com.br Suporte2@tendacn.com.br

-37-

S-ar putea să vă placă și