Sunteți pe pagina 1din 14

Regncia Regncia a parte na gramatica que trata das relaes entre os termos da frase, verificando como se estabelecia a dependncia

a entre eles.

Ns amamos Naruto. Pronome verbo prep. Subst. Ns gostamos de Naruto.

Notamos que o verbo amar no exige complemento com preposio (Objeto Direto); no exemplo II, o verbo gostar exige complemento com preposio (Objeto indireto). Denominado assim, que regente o termo que pede o complemento e regido o complemento. Quando o termo regente um nome damos o nome de regncia nominal. Os amigos tinham necessidade de jogos.

Quando o termo regente um verbo, classificamos de regncia verbal. Os amigos necessitavam de jogos. 1- Regencia de alguns verbos ... Alguns verbos causam dvidas quanto a regncia (portugus tem umas bombas como essa >_<) devido ao desacordo entre o uso popular e a norma culta, outros verbos possuem mais de um sentido e consequentemente, mas de uma regncia. Obs: 1 O objeto direto e indireto complementa diversos termos numa regncia verbal, pois objeto o termo que completa o conceito ou a significao do verbo transitivo direto. 2 o objeto indireto o termo que obviamente que completa a significao do verbo transitivo indireto. Para ser mais exato, vamos dar uma olhada em verbos transitivos, que pela oralidade da para ter uma ideia do que seja. Pois verbo T. simplesmente o verbo que se refere ao objeto. Objeto direto de ponto semntico. - ele indica o ser ou termo que sofrera ao expressa por um verbo na voz ativa. Okumura Rin vendia livros. Sujeito v.t.d obj.direto

Objeto indireto geralmente vem introduzido de preposio exigida pelo verbo, do ponto de vista semntico, o objeto indireto indica o ser que se destina ou se refere a ao expressa pelo verbo; Goku gosta de msica clssica. sujeito verbo obj. indireto

preposio Verbos que na linguagem coloquial costumam apresentar regncia em desacordo com a norma culta.

1 verbo agradecer Geralmente constri se com dois complementos: um sem preposio e outro com preposio a (referente a pessoa) Agradeceu ao colega o favor recebido v.t.d.i objeto indireto objeto direto

Obviamente pode ser usar com os complementos separados dica: obj direto -> sempre referente a coisa
somente em casos semelhantes

obj indireto -> sempre referente a pessoa Agradeceu o presente agradeceu ao goku.

2- Custar No sentido de ser custoso ou ser difcil o verbo custar pede complemento com a preposio a, seguido de orao infinitiva que funciona como sujeito de custar. Custou ao aluno aceitar o fato v.t.i ser custoso teve de aceitar complicado objeto indireto sujeito

custo a crer que colocaes erradas da norma culta. custou para

3 NAMORAR meu verbo preferido XD Exige complemento sem preposio Kuririn namora android 18 Ele namora uma aluna do colegial Darin namora konori e ama muito viu. v.t.d o.d

obs: H a utilizao de verbo namorar no sentido indireto com o uso da preposio com referido a pessoas que mantm relao de namoro Darin namora com tammy (konori)

4 obedecer/desobedecer Exigem complemento com a prep. a O filho obedece ao pai Ele obedece a leis antigas

Tais verbos tambm admitem voz passiva O pai e obedecido pelo filho.

5 pagar/perdoar

perdoado

Pedem objeto direto ( aquilo que pago) E objeto indireto com a preposio a, que se representa a pessoa ou a instituio a quem se faz o pagamento.

Paguei o livro ao vendedor Obj direto Obj indireto

Perdoe o sacrilgio feito pela igreja. Obj. direto Por + a Obj. indireto Tais complementos podem ser usados separadamente.

6- pedir Pode ser usado com transitivo direto ou como transitivo direto e indireto. O hokage pediu que todos sassem da vila. v.t.d o.d

Marcos pediu ao pai que lhe emprestasse cash. v.t.d.i o.i. o.d.

S se pode se usado com a preposio para quando se pode subentender a palavra licena ou permisso depois dele, uma vez que esse verbo pede objeto direto ( no caso, a palavra licena ou permisso, que fica subentendida)

7 Preferir Exige dois complementos... um sem preposio e outro com a prep. Prefiro estudar a trabalhar v.t.d o.d o.i

lngua culta no se pode utilizar os termos complementares mais, muito, mais, mil vezes. E de forma alguma a palavra antes. Construes como: Prefiro mais... Prefiro antes... Linguagem coloquial As vezes o verbo concorda com a preposio de Gosto mais de = comparaes

8- Responder transitivo direto quando tem por complemento a declarao dada como resposta. transitivo indireto com a preposio a quando se quer nomear a coisa ou a quem se d resposta.

Goku respondeu que no tinha assistido a final do torneio. v.t.d. o.d.

O entrevistado respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas. v.t.i. o.i.

O mesmo pode acontecer como no outros casos, podem estar juntos. Quando o sentindo estiver para responsabilizar-se, pela preposio por.

9-Simpatizar Exige complemento com a preposio com Simpatizei com aquela otome. Prep. o.i.

O verbo simpatizar no pronominal. Assim, na linguagem culta no so aceitas construes como: Simpatizei-me... ...se simpatizou

Verbos que apresentam mais de uma regncia. 10 Agradar No sentindo de acariciar, fazer carinho exige complemento sem preposio Deitou-se na cama e comeou a agradar o gato No sentido de satisfazer, contentar exige-se a preposio a.

11 Aspirar No sentido de aspirar, solver exige complemento sem preposio Ela aspirou o aroma das flores No sentido de almejar, pretender ,exige complemento com prep. a Raito aspirava ao cargo de detetive. Nesse sentido esse verbo No admite a forma obliqua lhe

12- assistir No sentido de dar assistncia, dar ajuda, de preferencia se usa complemento sem preposio Uma junta medica assistiu o paciente Sujeito v.t.d. objeto direto

Nessa construo admite assisti ao paciente, assisti ao trabalhador.

No sentido de ver, presenciar exige complemento com a prep.. a. Assistimos a um anime.^^ Esse filme? Asssiti-lhe nesse sentido no se admite preposio lhe.

No sentido de caber, pertencer exige complemento com a preposio a. um direito que assisti a ns, shinigamis. Nesse caso admite-se a preposio lhe Assisti-lhe perceber que a vida um maravilha, basta est com a pessoa certa. N tammy chan eu te amo

No sentido de morar, residir e usado adjunto adverbial de lugar representado pela preposio em. Hinata assisti em konoha.

13 - Atender No sentido de acolher dar ateno a, empregado com complemento sem preposio. Fred e Jorge atendeu Harry, na Longros W.W No sentido de responder, tomar em considerao deve ser empregado, preferencialmente com o complemento regido pela preposio a Kakashi atendeu ao chamado urgente de Godaime Hokage.

14- Chamar No sentido de convocar, manda vir, exige complemento sem preposio. Kirito chamou os beater Nesse caso tambm se admite construo preposicionada. O tcnico chamou pelos jogadores

No sentido de cognominar, dar nome Exige-se quatro casos Complemento sem preposio Chamei Sasuke tolo Complemento com preposio Chamei a Sasuke tolo Complemento sem preposio + de Chamei sasuke de tolo Complemento com preposio + de Chamei a sasuke de gay; ^^ hahahahahahahaha

Ou ainda substituindo o substantivo por pronome obliquio Chamei-o tolo Chamei-lhe tolo Chamei-o de tolo Chamei-lhe de tolo.

Esquecer/Lembrar *Quando no so Pronominais, exigem preposio sem preposio. Ele esqueceu o mundo. *Quando pronominais, exigem a preposio de Ele se esqueceu do mundo. Ns nos lembramos de tudo um pouco H uma construo com esses verbos em que coisa esquecida ou lembrada passa a funcionar como sujeito de esquecer e lembrar, sofrendo os verbos leve alterao no sentido; Esqueceu-me o ocorrido.

Lembro-me dos dias em que ficamos juntos em baixo do sol. Cansados de correr, aps uma corrida no lago. Sempre ao telefone, discando o seu numero. Esperando escutar seu sorriso, imaginar seu rosto.

Nos dias em que voc corria em minha direo e me abraa-me fortemente Lembro-me do mundo mais puro, lembro-me dos seus olhos derramando felicidade. Como eu queria poder cantar para voc sem ficar nervoso! Mas eu no consigo controlar algo que se chama corao, que chama por voc.

Quando voc me olha com os olhos de nosso mundo Esqueo-me dos dias tristes de minha vida Quando voc me conta um historia Esqueo-me dos dias em que costumava a cair Segurar a sua mo, e guarda as fotos de todos os nossos sbados, e um sonho que tive quando criana.

Lembro-me do dia em que escrevi uma carta De como voc ria e comentava a brincadeira com ar infantil Lembro-me do passeio da praia, onde o amor nascia em seu peito. Aquele beijo ao crepsculo, um sentimento de amor em cada canto de seus lbios.

Lembro-me de toda a serie que assistimos no sof De todas as cenas que voc chorava, ria, e me abraava A cada cena de um passado, voc segurava a minha mo Lembro-me do dia em que a olhei, meu mundo cresceu, entrou num era de paz, em que eu sempre iria poder andar sem olhar para atrs com voc a meu lado.

Como eu te amo Como eu te admiro Como eu te desejo te espero. Eu te amo Tammy.

Implicar No sentido de acarretar, exige complemento sem preposio Sua atitude Implicar Demisso No sentido de impacientar-se, demostrar antipatia, vem com a preposio com. Voc continua implicando com o saiko. =)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)=)

Informar Pede dois casos, com ou sem preposio Informei ao pais, os deveres de seu filho ne escola. Informei o aluno de sua nota. V.T.D.I. O.D. O.I.

Observe que geralmente o objeto direto e para coisa e objeto indireto para pessoa, pelo fato do aluno esta empregado de pronome obliquio como complemento, sendo este a pessoa da orao, est classificado em objeto direto, enquanto a nota referente a coisa esta precedido de preposio o que a torna objeto indireto, ou seja, depende da concordncia do verbo para orao, e da preposio a classificao do objeto.

Falar Pode se fazer uma analogia ao verbo informar, falar sobre, acerca de e a respeito de. Admitem-se essas construes. Tipo Informei o aluno sobre (a cerca de, A respeito de ) sua nota.

Em construes como essas o termo introduzido pela preposio sobre ou pelas locues prepositivas acerca de, a respeito de adjunto adverbial de assunto e no objeto indireto. A regncia do verbo informar se aplica tambm aos verbos avisar, certificar, notificar, prevenir

Proceder No sentido de ter fundamento, no se exige complemento algum, pois trata-se de um verbo intransitivo. Aqueles boatos no procediam No sentido de executar fazer, exige complemento com a preposio a Procedemos a um inqurito No sentido de originar-se vir pede complemento com a preposio de Varias palavras de lngua portuguesa, procedem do rabe Quando indica lugar, o verbo proceder e classificado como verbo intransivou, ou tambm como verbo transitivo circunstancial. Avio Procede De Roma.

Querer No sentido de desejar, ter vontade de exige complementos sem preposio Eu quero uma casa de campo No sentido de estimar, ter afeto- exige complemento da preposio a. Quero a minha namorada, eu amo fica com ela.

Visar No sentido de mirar, exige complemento sem preposio;

Ele visou o alvo. No sentido de dar visto exige complemento sem preposio.

O gerente Visou o cheque. O prprio cnsul visou meu passaporte. No sentido de ter em vista exige complemento com a preposio a:

Visamos a uma posio de destaque. Eles agia sem visar a lucros. Nesse sentido no admite o pronome lhe.

S-ar putea să vă placă și