Sunteți pe pagina 1din 3

Accioly, G. E.

do Nascimento e Silva e Paulo Borba Casella em vosso manual diz que os meios diplomticos so, dentro das solues pacficas de controvrsias, de carter amistoso e subdivide-se em negociaes diretas, congressos e conferncias, bons ofcios, mediao e o sistema consultivo. Negociaes Diretas O meio mais usado e o que tem maior acerto nas solues das lides entre os Estados so as negociaes diretas entre as partes, negociaes estas que tem uma variao quanto intensidade e gravidade de cada caso concreto. Se a lide no for de grande gravidade, basta apenas um entendimento verbal entre as partes. (... nos de somenos importncia basta na maioria dos casos um entendimento verbal entre a misso diplomtica e o ministrio das relaes exteriores local. Nos casos mais graves, a soluo poder ser alcanada mediante entendimentos entre altos funcionrios dos dois governos, os quais podem ser os prprios ministros das relaes exteriores.) Manual de direito internacional pblico Hildebrando Accioly, G. E. do Nascimento e Silva, Paulo Borba Casella, Editora saraiva, pag. 828, 2011. Algumas modalidades das negociaes diretas so: Desistncia a negociao resulta da renncia de um dos governos sua pretenso. Aquiescncia o reconhecimento de uma das partes pretenso da outra. Transao o acontecimento de concesses entre as partes. Ambos os Estados acordam entre si com concesses recprocas.

Congressos e Conferncias Normalmente, em mbito mundial ,temos assuntos que abrangem o interesse de diversos Estados e tambm h a necessidade da soluo de diversas questes divergentes. Sendo assim, se faz necessria a criao de Congressos e/ou Conferncias que tratam desses assuntos especficos, litigiosos ou no, buscando o conforto e a diplomacia dentro da comunidade internacional. Esses debates costumam ser abordados e solucionados na Assemblia Geral das Naes Unidas e quando a questo est no mbito latino-americano, se debate na Organizao dos Estados Americanos (OEA). Basicamente no h diferena entre Congresso e Conferncia. (... so reunies de representantes de Estados, devidamente autorizados, para a discusso de questes internacionais.) Manual de direito internacional pblico Hildebrando Accioly, G. E. do Nascimento e Silva, Paulo Borba Casella, Editora saraiva, pag. 829, 2011. A nica distino que se tem entre congresso e conferncia antiga, e dizia que o congresso ocorria quando acontecia a reunio de chefes de Estado e/ou soberanos, sendo uma reunio de maior importncia. As demais reunies se denominavam conferncias. Mas tudo isso era na antiguidade, hoje em dia no se v diferena material ou formal.

Bons ofcios uma tentativa de um terceiro estado ou de vrios estados, intervirem no litgio entre Estados, buscando por fim lide, promovendo o acordo. Estes estados interferentes no tomam parte nas negociaes e nem no provvel acordo que chegaro os litigantes. Apenas procuram harmonizar o conflito de interesses. (... sua interveno visa apenas pr em contato os litigantes ou coloc-los num terreno neutro, onde possam discutir livremente. Tanto o oferecimento quanto a recusa de bons ofcios no deixam de se caracterizarem como atos amistosos. A Comisso Interamericana da Paz exerce funes que se equiparam s funes de bons ofcios. Esta comisso est incumbida de velar permanentemente para que os estados entre os quais existe ou surja algum conflito, de qualquer natureza que seja, o resolvam com maior brevidade possvel e de sugerir para este fim, sem prejuzo das frmulas que as partes escolham ou dos processos em que as mesmas acordem, mtodos e iniciativas que conduzam aludida resoluo.

Mediao Se confunde com bons ofcios pelo fato de ser basicamente a interferncia de um terceiro estado em um conflito de interesses entre outros dois. Mas, a diferena bsica est no grau de interveno, em que na mediao, o terceiro participa diretamente nas negociaes entre os litigantes e os bons ofcios tenta apenas aproximar as partes para que as mesmas solucionem a lide. A mediao tambm diferencia da Interveno propriamente dita, no impondo sua vontade e procedendo com intuitos desinteressados. Assim como os bons ofcios, a mediao um ato amistoso e ao contrrio da Interveno propriamente dita, no se caracteriza pela coao.
Da mesma forma que os bons ofcios, a mediao pode ser oferecida ou ser solicitada; e o seu oferecimento ou a sua recusa no deve ser considerado ato inamistoso Manual de direito internacional pblico Hildebrando Accioly, G. E. do Nascimento e Silva, Paulo Borba Casella, Editora saraiva, pag. 830, 2011.

importante ressaltar que a Carta das Naes Unidas pode exercer funes mediadoras.

Sistema Consultivo As partes consultam-se mutuamente sobre seus desacordos, e o fazem no de improviso, mas porque previamente o haviam combinado.Direito internacional pblico Curso Elementar, J.F. Rezek, Editora Saraiva, 7ed. 1998, p. 343.

Esse sistema tem uso consagrado pelos pases americanos e raramente em outros Estados. Neste no h interveno substancial ou instrumental de terceiro. Na verdade, o sistema de consultas consiste em troca de opinies entre governos interessados na soluo do litgio no intuito de conseguirem a conciliao nesse conflito. Este sistema teve incio entre os pases americanos apenas como forma de resguardo da paz. Aps a conveno de lima, este sistema passou a abranger temas culturais, econmicos e vrios outros em que esteja em questo interesses comuns entre os Estados. (Tal como se acha hoje estabelecido, o sistema consultivo interamericano tem, assim, dois aspectos: o de mtodo para soluo pacfica de controvrsias e o deo processo para o estudo rpido, em conjunto, de problemas de natureza urgente e de interesse comum para os estadosmembros da OEA. Manual de direito internacional pblico Hildebrando Accioly, G. E. do Nascimento e Silva, Paulo Borba Casella, Editora saraiva, pag. 832, 2011.

S-ar putea să vă placă și