Sunteți pe pagina 1din 2

Direito Constitucional - Assembleia da Repblica

Competncia A Assembleia da Repblica tem competncia poltica e legislativa, de fiscalizao e ainda outras relativamente a outros rgos. Competncia Legislativa: A Assembleia pode legislar sobre todas as matrias excepto aquelas que se referem organizao e funcionamento do Governo. H matrias sobre as quais s a Assembleia pode legislar. So as matrias de reserva absoluta, por exemplo, sobre eleies, partidos polticos, oramento do Estado, referendo, bases gerais do ensino e defesa nacional. H outras matrias que so da competncia exclusiva da Assembleia da Repblica mas sobre as quais o Governo pode legislar mediante uma autorizao legislativa da Assembleia. Por exemplo, sobre direitos liberdades e garantias, definio de crimes e medidas de segurana, impostos e sistema fiscal, poltica agrcola e monetria, arrendamento rural e urbano, competncia dos tribunais, servios de informao. Os diplomas aprovados pela Assembleia designam-se por decretos que, aps promulgao e referenda, so publicados como Leis. So votados, em regra, por maioria simples. Algumas Leis, designadas por Leis orgnicas, tm de ser aprovadas por maioria absoluta dos Deputados em funes (referem-se, por exemplo, s eleies para a Assembleia da Repblica e Presidncia da Repblica, ao referendo, defesa nacional). As Leis que aprovam alteraes Constituio chamam-se Leis Constitucionais e tm de ser aprovadas por maioria de 2/3 dos Deputados em funes. As restantes deliberaes da Assembleia tm a forma de Resoluo. Competncia de Fiscalizao: Assembleia compete vigiar pelo cumprimento da Constituio e das leis e apreciar os actos do Governo e da Administrao. O Governo constitudo tendo em conta o resultado das eleies legislativas (assim se designam as eleies para a Assembleia da Repblica). A seguir tomada de posse, o Governo apresenta o seu Programa Assembleia da Repblica que o aprecia num perodo mximo de trs reunies plenrias. Durante o debate do Programa do Governo qualquer grupo parlamentar da oposio pode propor a rejeio do Programa do Governo ou o Governo solicitar a aprovao de um voto de confiana. Em qualquer momento, e sobre assuntos de relevante interesse nacional, o Governo poder solicitar a aprovao de uma moo de confiana. De igual modo, qualquer grupo parlamentar

poder apresentar uma moo de censura ao Governo. A aprovao de uma moo de censura pela maioria absoluta dos Deputados em funes ou a rejeio de uma moo de confiana pela maioria simples dos Deputados presentes provocaro a demisso do Governo. Cada Grupo Parlamentar pode propor a abertura de dois debates, em cada sesso legislativa (ano parlamentar), sobre assuntos de poltica geral ou sectorial. A este tipo de iniciativa chamase interpelao ao Governo. O Primeiro-Ministro deve ainda comparecer quinzenalmente perante o Plenrio para uma sesso de perguntas dos Deputados. Estes podem tambm apresentar questes escritas ao Governo, designadas por requerimentos. Qualquer matria de interesse pblico relevante relacionada com o cumprimento das leis ou dos actos do Governo e da Administrao Pblica pode ser objecto de inqurito parlamentar. A Assembleia constituir, ento, uma comisso eventual para cada caso. Os Deputados podem, requerer a apreciao dos decretos-lei que o Governo aprova excepto se estes disserem respeito competncia exclusiva do Governo. A Assembleia pode suspender, total ou parcialmente, a vigncia de um decreto-lei at publicao da lei que o vier a alterar.

Competncia Relativamente a outros rgos: O Presidente da Repblica toma posse perante a Assembleia da Repblica. O Presidente da Repblica no pode ausentar-se do pas sem o consentimento da A.R., excepto no caso de viagem particular de durao no superior a cinco dias. Compete Assembleia da Repblica aprovar os estatutos poltico-administrativos e as leis eleitorais das Regies Autnomas, pronunciar-se sobre a dissoluo dos seus rgos de governo prprio e conceder s respectivas Assembleias Legislativas Regionais autorizao para legislar sobre determinadas matrias. A Assembleia da Repblica intervm na eleio dos titulares de certos rgos externos (total ou parcialmente), nomeadamente do Provedor de Justia, do Presidente do Conselho Econmico e Social, dos juzes do Tribunal Constitucional, do Conselho Superior de Magistratura, da Comisso Nacional de Eleies, do Conselho de Fiscalizao dos Servios de Informao, etc.

S-ar putea să vă placă și