Sunteți pe pagina 1din 5

Resistncia dos Materias

1. FLAMBAGEM
DEFINIO :A flambagem um fenmeno que ocorre quando uma carga de compresso atuando em um prisma, ocasiona uma flexo lateral ao redor do eixo com o mnimo raio de girao de sua seo transversal.

1.1. Raio de girao mnimo (rmin) A frmula geral para raio de girao a seguinte:

Frmula
Onde: I: momento de inrcia A: rea da seo transversal

Se na frmula acima for utilizado o momento de inrcia mnimo, ento ser obtido o raio de girao mnimo e se for utilizado o momento de inrcia mximo, ento ser obtido o momento de inrcia mximo. Ento, a frmula do raio de girao mnimo a seguinte: Frmula

1.2. Momento de Inrcia Mnimo (Imin) O momento de inrcia mnimo calculado em relao a um eixo que passa no centro da gravidade da seo transversal. Momentos de inrcia em relao ao centro de gravidade para uma seo transversal plana qualquer: exemplo Supondo para a figura acima os seguintes valores para momento de inrcia em relao a quatro eixos (x, y, z, t) que passam pelo CG:

Ix = 5 Iz = 12 Iy = 8 It = 3 Portanto, de acordo com os valores definidos acima, quais seriam o mximo e mnimo momento de inrcia? Imax = Iz = 12 Imin = It = 3

Pgina 1 de 5

Resistncia dos Materias

Em toda figura plana haver sempre um eixo que corresponde ao momento de inrcia mximo e outro eixo que corresponde ao momento de inrcia mnimo, qualquer que seja a forma da seo transversal. Pode-se observar na figura que estes dois eixos so perpendiculares entre si. Deve-se ressaltar ainda que este fato ir ocorrer sempre.

1.3. Frmulas Gerais para Figuras Planas Conhecidas Crculo - Momentos de inrcia mximo e mnimo: Pgina 2 de 5

I = Imin = Imax = Ix = Iy=pd4/64

Raios de girao mximo e mnimo: rmax = rmin = = = d/4

Retngulo - Momentos de inrcia mximo e mnimo:

Imax = Ix = bh3/12 Imin = Iy = hb3/12

Raios de girao mximo e mnimo: Imax = Ix = b.h3/12 Imin = Iy = h.b3/12 logo logo ou ou

Pgina 2 de 5

Resistncia dos Materias

1.4.Flambagem Pergunta: Qual das duas figuras abaixo representa o efeito correto da flambagem? Figura 1 Figura 2

Resposta: Figura 1, pois neste caso a flexo lateral ocorrer ao redor do eixo y que o eixo com o mnimo raio de girao.

2. NDICE DE ESBELTEZ (l)


DEFINIO O ndice de esbeltez mede o quo esbelto um pilar. Ele mede a facilidade ou a dificuldade que um pilar tem de flambar. IMPORTANTE Se o ndice de esbeltez pequeno, a probabilidade de o pilar flambar menor. Se o ndice de esbeltez grande, a probabilidade de o pilar flambar maior. Frmula

= Le/rmn
Onde: : ndice de esbeltez (adimensional) Le: comprimento de flambagem rmn: raio de girao mnimo

2.1. Comprimento de Flambagem (Le) O comprimento de flambagem um comprimento terico, e uma funo do apoio da barra em suas extremidades.

Pgina 3 de 5

Resistncia dos Materias

Ele calculado pelo comprimento da corda de um arco pleno que se forma no pilar aps o seu carregamento (carga de compresso). Barra bi-rotulada Le = l Barra bi-engastada Le = l/2 Barra engastada e livre Le = 2.l

2.2. ndice de Esbeltez Limite (llim) O ndice de esbeltez limite uma grandeza que varia de acordo com o material que constitui uma determinada barra e funo da tenso de proporcionalidade e do mdulo de elasticidade deste material. Frmula

lim =
Onde: lim: ndice de esbeltez limite (adimensional) E: mdulo de elasticidade do material (KN/cm2) p: tenso de proporcionalidade do material (KN/cm2)

Pgina 4 de 5

Resistncia dos Materias

3. PILAR CURTO
Um pilar dito curto quando o seu ndice de esbeltez (funo de suas caractersticas geomtricas) menor que o ndice de esbeltez limite (funo do material que o constitui).

< lim
Ou, pode-se dizer que um pilar curto quando no sofre o efeito de flambagem.

4. PILAR LONGO
Um pilar dito longo quando o seu ndice de esbeltez (funo de suas caractersticas geomtricas) maior ou no mximo igual ao ndice de esbeltez limite (funo do material que o constitui).

lim
Ou, pode-se dizer que um pilar longo quando pode sofrer o efeito da flambagem.

5. PILAR CURTO X PILAR LONGO


Pode-se determinar, preliminarmente, sem preciso nos resultados, se um pilar curto ou longo. Fazendo algumas analogias: No mundo da moda: qual manequim mais esbelta, uma alta e magra ou uma baixa e gorda. No desenho arquitetnico: o que mais fcil de flambar, um pequeno pedao de grafite 0,9mm ou um grande pedao de grafite 0,3mm.

CONCLUSO Pilar longo: esbelto e fcil de flambar, ou como a manequim alta e magra e o grafite grande e fino. Pilar curto: pouco esbelto e difcil de flambar, ou como a mulher baixa e gorda e o pedao de grafite grosso. Portanto, se um pilar bastante alto com uma pequena seo transversal, pode-se assumir que ele longo e se um pilar bem baixo com uma grande seo transversal, pode-se assumir que ele curto.

Pgina 5 de 5

S-ar putea să vă placă și