Sunteți pe pagina 1din 8

Ficha de Critrios de Evidncia

Nome Ncleo Gerador Competncias


Tecnologias de Informao e Comunicao

Grupo Tema Comunicaes Rdio Utilizao pessoal do computador Critrios de Evidncia


I Identifico diferentes usos sociais das funcionalidades dos computadores, por exemplo, consoante as idades dos indivduos Compreendo a utilizao dos computadores de forma diferenciada dependendo da profisso e do grau de escolaridade Exploro as diferentes funcionalidades de um computador consoante a actividade a que me proponho realizar Reconheo a tecnologia como facilitadora da vida domstica e profissional Compreendo os impactos da tecnologia em geral e do computador em particular Relaciono o desenvolvimento tecnolgico com existncia de diferentes alternativas ao nvel da possibilidade da compra de computador, de acordo com as caractersticas desejadas por cada indivduo Reconheo a existncia de alternativas de baixo custo para as comunicaes, utilizveis atravs do computador Compreendo as razes para a existncia de alternativas de baixo custo para as comunicaes, utilizveis atravs do computador Relaciono as alternativas de baixo custo para as comunicaes com a existncia de concorrncia no mercado

Nvel Secundrio Contexto Privado Situaes de Vida

Domnio de Referncia S P N

Descrio
Actuo no quadro das predisposies para os usos e explorao de novas funcionalidades em objectos tecnologicamente avanados que fazem recurso s comunicaes rdio, relacionando-os com os perfis sociais dos indivduos. Actuo em situaes da vida domstica na resoluo de problemas relacionados com as comunicaes a distncia (rdio, televiso, telemvel, telefone fixo, etc.). Actuo na utilizao das TIC na vida privada com conhecimento dos elementos bsicos cientficos nas comunicaes rdio: ondas electromagnticas, electrnica, etc.

Sociedade

II

III

Tecnologia

Entendo a utilizao das comunicaes rdio em diversos contextos familiares e sociais

I II

DR1

III

I II III

Cincia

Dificuldades que encontro


I

O que preciso de melhorar

Sociedade Tecnologia Cincia

II

III

II

III

II

III

Ficha de Critrios de Evidncia


Nome Ncleo Gerador Competncias Tecnologias de Informao e Comunicao Descrio
Actuo em novas formas de aquisio de competncias face s TIC, compreendendo os seus usos nas organizaes e relacionando-os com as literacias e qualificaes exigidas aos profissionais na sociedade da informao.

Grupo Tema Micro e Macro Electrnica Tecnologia e profisso Critrios de Evidncia


I II
Identifico diferentes prticas sociais relativamente ao computador em contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso consoante as profisses). Relaciono os usos dos computadores com os perfis de literacia e os perfis sociais da populao portuguesa (por exemplo: compreender as diferenas de utilizao entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades). Exploro mecanismos formais e informais de aquisio de competncias em TIC como forma de insero ou reconverso profissional (por exemplo, autoformao, apoio de familiares e colegas de trabalho, aces de formao profissional em TIC, cursos ps--laborais, ensino recorrente para adultos). Identifico vrias aplicaes informticas e diferentes sistemas operativos (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, Linux e nas aplicaes informticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, etc.). Compreendo as vantagens e desvantagens de vrios programas e sistemas operativos para a realizao de determinadas funes (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e no o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criao de documentos com elevada portabilidade, etc.). Relaciono a produtividade informtica com a evoluo tecnolgica das aplicaes e a crescente capacidade de clculo, memria e armazenamento em disco (por exemplo, a gravao vdeo com qualidade, a manipulao de som digital, etc.).

Nvel Secundrio Contexto Profissional Situaes de Vida

Domnio de Referncia S P N

Tecnologia

Percebo a interaco entre a evoluo tecnolgica e as mudanas nos contextos e qualificaes profissionais

Sociedade

III

I
Actuo na esfera da vida profissional promovendo o recurso s tecnologias de suporte s TIC (micro electrnica, ecrs, etc.).

II

DR2
Actuo na vida profissional, com conhecimentos cientficos bsicos de funcionamento dos equipamentos de suporte s TIC (por exemplo, o computador, o monitor de cristais lquidos, a aritmtica binria, etc.).

III

I II

Identifico os pases onde o desenvolvimento das tecnologias mais evidente Percebo como o desenvolvimento das tecnologias e da sociedade de informao est relacionado com o desenvolvimento das actividades produtivas e com o crescimento econmico Pondero sobre solues tecnolgicas sustentveis, a nvel organizacional, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens

Cincia

III

Dificuldades que encontro


I

O que preciso de melhorar

Sociedade Tecnologia Cincia

II

III

II

III

II

III

Ficha de Critrios de Evidncia


Nome Ncleo Gerador Competncias Sociedade Tecnologias de Informao e Comunicao Descrio
Actuo recorrendo aos meios de comunicao de massas, compreendendo os diversos actores e interesses envolvidos na sua produo e o poder da informao nas sociedades modernas. Actuo em relao tecnologia de suporte aos meios de comunicao e disseminao de informao (por exemplo, as estaes de televiso, estaes de rdio, as agncias de informao, os satlites, etc.).

Grupo Tema Media e informao A internet e a opinio pblica Critrios de Evidncia


I II Identifico os principais meios de comunicao de massas nas sociedades contemporneas, nos quais insere a internet Compreendo como os mass media combinam, geralmente, uma cultura jornalstica de objectivao e iseno com estratgias de cariz empresarial e/ou poltico. Exploro oportunidades de (e desigualdades na) participao proporcionada pelos mass media, equacionando o seu papel na construo da opinio pblica e da sociedade democrtica. Identifico a histria da internet
Reconheo a evoluo da internet face aos objectivos que lhe deram origem e forma como utilizada actualmente

Nvel Secundrio Contexto Institucional Situaes de Vida

Domnio de Referncia S P N

Discuto o impacto dos media na construo da opinio pblica

III I

Tecnologia

II

Compreendo a existncia de diferentes suportes e caractersticas da internet Exploro as potencialidades da internet como meio de comunicao de massas e veculo de opinio pblica Identifico o papel da internet como um meio especfico de divulgao de produtos publicitrios nos media, tendo em conta os diferentes pblicos-alvo Compreendo os factores que optimizam a produo de uma campanha publicitria atravs da internet, tendo em conta, por exemplo, os princpios da anlise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaas). Exploro modos de constrangimento e regulao da promoo publicitria de determinados produtos em funo de determinados problemas sociais ou de sade ou pblicos-alvo (ex: tabagismo, obesidade, medicamentos, pblico infantil, mulheres, entre outros).

DR3

III

Actuo tendo em conta a evoluo dos meios de informao e comunicao de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos cientficos utilizados na produo de informao.

Cincia

II

III

Dificuldades que encontro


I

O que preciso de melhorar

Sociedade Tecnologia Cincia

II

III

II

III

II

III

Ficha de Critrios de Evidncia


Nome Ncleo Gerador Competncias Tecnologias de Informao e Comunicao Descrio
Actuo na sociedade da informao, identificando novas oportunidades de participao, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulao entre redes tecnolgicas e redes sociais. Actuo tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmisso de informao ao longo da Histria, relacionando-o com a evoluo das estruturas sociais, a ocupao do territrio, etc. (por exemplo, a rede de televiso, a internet, etc.). Actuo em relao evoluo dos conhecimentos cientficos na construo das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemveis, o uso da base binria na internet).

Grupo Tema Redes e Tecnologias A Internet e a cidadania Critrios de Evidncia


I II Explico o papel da sociedade de informao na transformao de algumas prticas sociais Compreendo a importncia da tecnologia no desenvolvimento da cidadania
Actuo na sociedade da informao, identificando a importncia desta no desenvolvimento da cidadania

Nvel Secundrio Contexto Macro Estrutural Situaes de Vida

Domnio de Referncia S P N

Sociedade

Relaciono a evoluo das redes tecnolgicas com as redes sociais

III

I II

Tecnologia

Identifico a possibilidade de utilizao da internet como ferramenta para procura de emprego Compreendo a existncia de novos tipos de trabalhos associados evoluo da internet e das tecnologias (nomeadamente o teletrabalho) Procuro na internet as diferentes formas de me manter informado sobre questes ligadas cidadania e empregabilidade Identifico as redes sociais como um meio de comunicao com outros indivduos com interesses comuns
Compreendo o desenvolvimento dos modos de transmisso de informao ao longo do tempo

DR4

III

I II III

Cincia

Reflicto nas vantagens e desvantagens e no risco associado comunicao em redes sociais

Dificuldades que encontro


I

O que preciso de melhorar

Sociedade Tecnologia Cincia

II

III

II

III

II

III

S-ar putea să vă placă și