Sunteți pe pagina 1din 57

Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais Aula1

Prof. Angela A. de Souza

CLASSIFICAO DAS CONSTRUES

EDIFICAES

OBRAS VIRIAS OBRAS HIDRULICAS SISTEMAS INDUSTRIAIS OBRAS URBANIZAO

OBRAS DE CONSTRUO CIVIL

Prof. Angela A. de Souza

ETAPAS DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS RESIDENCIAIS TERRENO O terreno o comeo de tudo, sem ele nada de obra. Assim, antes de compr-lo conveniente fazer um roteiro contendo localizao, rea a ser construda, zoneamento urbano.

Prof. Angela A. de Souza

PROJETO O ideal que se tenha a assessoria de profissionais especializados desde o primeiro momento em que se cogitou fazer uma obra. Um profissional de confiana para ajudar na escolha do terreno at a elaborao e execuo do projeto.
Prof. Angela A. de Souza

APROVAO DO PROJETO Verifique na Prefeitura (ou no CREA) quais so as exigncias para aprovar a planta e autorizar a construo com licena para iniciar a obra. (respeitando sempre os Planos diretores PDM ou PDU da cidade onde ser construda a casa).
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES "Servios Preliminares" so as atividades que veremos a seguir e compreendem: Topografia do terreno; Sondagem; Limpeza do terreno; Movimento de terra, necessrio para a obteno do nvel de terreno desejado para o edifcio; Verificao da disponibilidade de instalaes provisrias; Verificao das condies de vizinhana; As demolies, quando existem construes remanescentes no local em que ser construdo o edifcio; A retirada de resduos da demolio.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Topografia do Terreno Este levantamento ser utilizado para melhor posicionamento da sua casa, ir definir uma melhor conformao da casa em relao ao terreno. Distribuio, pavimentos, estrutura, etc.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Sondagem do Terreno O terreno aguenta? Depois de definido o terreno e o projeto dever ser feita a sondagem do terreno. Esta sondagem ir identificar a resistncia do solo, a existncia de lenis freticos e outras caractersticas. Devero ser indicados os pontos (pelo profissional habilitado) para serem realizados os testes ao longo do terreno e quantos furos sero necessrios.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Sondagem do Terreno O terreno aguenta? A sondagem proporciona valiosos subsdios sobre a natureza do terreno que ir receber a edificao, como: caractersticas do solo; espessuras das camadas; posio do nvel da gua. Alm de prover informaes sobre o tipo dos equipamentos a serem utilizados para a escavao e para retirada do solo, bem como, ajuda a definir qual o tipo de fundao que melhor
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Sondagem do Terreno O terreno aguenta? Se adaptar ao terreno, de acordo com as caractersticas da estrutura. Alm disso, atravs dos dados da sondagem possvel identificar, quando necessrio, o tipo de conteno mais adequada. Sem esta avaliao no h como realizar os clculos estruturais.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Sondagem do Terreno O terreno aguenta? Sem os clculos estruturais a estrutura de sua casa poder custar mais que o necessrio, ou ficar comprometida.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Limpeza do Terreno Com o projeto aprovado e com as autorizaes em mos, possvel comear efetivamente a obra. A limpeza do terreno ir prepar-lo para a chegada das mquinas e do pessoal da obra. Durante esta limpeza poder ocorrer a necessidade de supresso vegetal (retirada de rvores).

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Limpeza do Terreno Quando h demolies? Nem sempre, tcnica ou economicamente vivel a utilizao de construes existentes no terreno para aproveitamento, sendo muitas vezes necessria a sua completa remoo, antes mesmo da implantao do canteiro, caracterizando uma etapa de SERVIOS DE DEMOLIO. A demolio um servio perigoso na obra, pois comum mexer-se com edifcios bastante deteriorados e com perigo de desmoronamento. E no s isto, pois neste servio "as coisas caem, desabam".
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Limpeza do Terreno Quando h demolies O resduo originado de uma demolio pode ser bastante significativo exigindo o seu manuseio com equipamentos de grande porte e quando no for possvel sua utilizao dentro do prprio terreno dever se retirado.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Limpeza do Terreno Quando h demolies

Resduos gerados no servios de demolio de construes

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES

Terraplanagem
Com base na planta e levantamento topogrfico marcam-se os nveis da obra. Nesta fase so feitos os cortes no terreno e a movimentao de terra. Assim, feita a marcao do dimensionamento e nveis adequados ao projeto. muito importante a definio correta dos nveis.

Tipos de Movimento de Terra Quando for necessrio um movimento de terra possvel que se tenha uma das seguintes situaes:
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES a) CORTE; b) ATERRO; ou c) CORTE + ATERRO. A situao "a" geralmente a mais desejvel uma vez que minimiza os possveis problemas de recalque que o edifcio possa vir a sofrer. Por outro lado, quando se tem a situao C, no se faz necessria a retirada do solo para regies distantes, minimizando as atividades de transporte, uma vez que poder haver a compensao do corte com o aterro necessrio.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Nveis, cortes Nesta fase geralmente utiliza-se um trator para o trabalho pesado. Na movimentao de terra o ideal que haja uma compensao entre aterro e desaterro, tirando terra de um lado e passando para outro, para que no haja necessidade de retirar ou colocar terra extra no terreno. A rea de aterro formada dever ser compactada. A utilizao do trator geralmente computada por hora e devese planejar muito bem a atuao do tratorista para minimizar o tempo e o trabalho.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Equipamentos Usualmente Empregados na Escavao Podem-se empregar equipamentos manuais ou mecnicos. Os manuais constitudos, sobretudo pelas ps, enxadas e picaretas, so empregados quando se tem pequeno volume de solo a ser movimentado (at 100m). Para volumes superiores, recomenda-se a utilizao de equipamentos mecnicos que permitem maior produtividade, dentre os quais destacam-se, para uso em escavaes de edifcios:

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Equipamentos Usualmente Empregados na Escavao p-carregadeira (sobre pneus, sobre esteiras); escavo-carregadeira; retro-escavadeira; clam-shell; p-carregadeira de pequeno porte.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES

Escavo-carregadeira

Retroescavadeira

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES

Clam-Shell

p-carregadeira de pequeno porte

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO 1. Conceitos 2. Fases do canteiro 3. Elementos para projeto do canteiro 4. Segurana e Sade do Trabalhador 5. Gesto de resduos 6. Equipamentos e instalaes

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Canteiro - Segundo Norma Regulamentadora 18 - NR18 do Ministrio do Trabalho e Emprego: rea de trabalho fixa e temporria, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo de uma obra. Canteiro de obras - Segundo NBR12.284 - rea de vivncia em canteiros: Conjunto de reas destinadas execuo e apoio dos trabalhos da indstria da construo, dividindo-se em reas operacionais e reas de vivncia.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO A obra de construo de edifcios tem seu incio propriamente dito, com a implantao do canteiro de obras. Esta implantao requer um projeto especfico que deve ser cuidadosamente elaborado a partir das necessidades da obra e das condies do local. Porm, antes mesmo do incio da implantao do canteiro, algumas atividades prvias, comumente necessrias, podem estar a cargo do engenheiro de obras.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Tipos de servios que interferem na implantao do canteiro: Demolies Movimentos de terra Obras de conteno Obras de drenagem Fundaes

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Elementos Condicionantes para o projeto do canteiro: Sondagem e levantamento planialtimtrico: conhecer o terreno e o tipo de solo; Edificaes/construes do terreno e da vizinhana: acautelamento contra danos s edificaes existentes; Cdigo de obras e edificaes do municpio: adequar o canteiro s restries legais; Infraestrutura; Processos e mtodos construtivos.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Elementos de infraestrutura do canteiro instalaes provisrias: energia eltrica gua/esgoto armazenamento de materiais almoxarifado refeitrio sanitrios/vestirios

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Elementos de infraestrutura do canteiro: Alojamento Ambulatrio Armazenagem e manipulao de resduos Escritrio Garagem Oficina de manuteno rea de descanso/lazer
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Armazenamento de materiais Materiais perecveis - cimento/cal/gesso deve ter depsito especfico, isento e umidade, ventilado, empilhado sobre tablado de madeira elevado do solo. Em construes de grande porte, so armazenados em silos. Materiais especiais deterioram com facilidade, e so caros (tintas, ferragens, fiao, canalizao, madeira) armazenagem especfica.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Materiais de acabamento azulejos e peas sanitrias, podem ser armazenadas posteriormente (aps a vedao) em local apropriado. Armazenamento de materiais no perecveis - pedra e areia armazen-los em locais prprios, evitando evaso, desperdcio. Localizar prximos betoneira e ao preparo das argamassas. - tijolos empilhados por meio de amarrao (fiadas), rea de 0,25m para 250 unidades, altura de 1,65m.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO - blocos de concreto idem tijolos, empilhados em paletes. - madeira - para frmas e telhado, classificada por bitolas (rea de 6m de comprimento por 1m para cada m de madeira). - armaduras (barras de ao) rea de 15m x 0,50m para cada tonelada (prever rea para bancada para dobragem).

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Elementos relacionados produo: Central de concreto Central de argamassa Central de preparo de armaduras Central de produo de frmas

Central de produo de pr-moldados Oficina de montagem de instalaes

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Instalaes dada em funo do nmero de trabalhadores, evitando que sejam contguas obra. Escritrios posio que permita o controle visual da obra. Almoxarifados 0,20 a 0,60m2 por trabalhador, depende da obra. Carpintaria espao compatvel quando a tecnologia for concreto armado.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO Instalaes Vestirios, Sanitrios superfcie de 1 a 2m2 por trabalhador; e 1 a 2 sanitrios para cada 50 operrios. Oficinas de acordo com os componentes a serem produzidos (pr-moldados). Alojamentos indispensvel para obras fora do permetro urbano (aluguel de casas prxima obra)

Prof. Angela A. de Souza

Fluxograma de entrada de materiais na obra

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

O canteiro de obras x Sistema construtivo As inmeras solues que podem ser obtidas para determinada obra, levam a construtora a estudar, projetar e implantar o canteiro para atender o desenvolvimento pleno das obras, evitando a improvisao. O Sistema construtivo em metal, possibilita a organizao de um canteiro mais racional e limpo, resultando numa otimizao do trabalho da obra em geral.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

O mesmo ocorre quando se utiliza componentes prmoldados de concreto e outros materiais. O canteiro, por ser um lugar onde trabalham seres humanos, torna-se responsabilidade de todos aqueles participantes no processo de produo do edifcio, tornando-o local mais humano, dotado de Segurana e Sade do Trabalho.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Segurana do trabalhador necessrio um programa de necessidades para o projeto do canteiro de obras: PCMAT Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho ligado NR-18, especfico, obrigatrio para qualquer obra com mais de 20 operrios do total, independente de serem ou no da mesma empresa. Os riscos de acidentes dos trabalhadores acompanham esse processo, exigindo acompanhamento pontual e peridico, seguindo as Normas Reguladoras (NRs), estabelecidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Para atingir a eficcia da preveno de acidentes, alm das Normas, h necessidade que as construtoras implementem programas especficos como: PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais; e PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional que compreende as seguintes etapas: 1. Responsabilidade; 2. Treinamento;
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

3. Avaliao dos Riscos; 4. Comunicaes; 5. Monitoramento e Medies; 6. Requisitos Legais; 7. Atendimento s emergncias.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Verificao da disponibilidade de instalaes provisrias Para o incio e desenvolvimento das atividades de obra necessrio que o canteiro seja provido de instalaes eltricas e de instalaes hidrosanitrias, sem as quais, o trabalho a ser iniciado fica bastante prejudicado. Instalaes de Fora e Luz So muitos os equipamentos necessrios para o incio e o desenvolvimento das atividades de obra como, por exemplo, betoneiras, serras eltricas, guincho para funcionamento do elevador de obra, entre outros.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

No caso de no existir rede no local, deve-se fazer um pedido de estudo junto concessionria, para verificar a viabilidade de extenso da rede existente at a obra. Este procedimento, de modo geral, demora cerca de dois meses. Esta demora, na maioria das vezes, pode comprometer o incio da obra. Neste caso, possvel adotar-se uma soluo temporria e extrema como, por exemplo, optar-se pela energia gerada a diesel, na prpria obra, a qual, no entanto, apresenta-se mais cara que a energia eltrica.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Durante a implantao do canteiro, cuidado especial deve ser dado montagem do quadro provisrio de distribuio de energia, pois uma instalao mal realizada pode ser fonte de muitos riscos aos operrios.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Quadro de entrada de energia adequado

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Instalaes Hidrosanitrias So relativas s instalaes de gua fria e esgoto. A gua, alm de ser necessria para a higiene pessoal dos operrios, a matria prima para alguns materiais como concretos e argamassas. Assim, necessrio que se tenha quantidade suficiente e que a mesma apresente qualidade compatvel com as necessidades. Tanto para a higiene pessoal quanto para o uso no preparo dos materiais bsicos no canteiro, recomenda-se uso de gua da rede pblica, a qual apresenta qualidade garantida.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Instalaes Hidrosanitrias No caso de inexistncia da rede pblica de gua no local da obra, caso pouco comum, deve-se verificar a possibilidade de expanso da rede junto concessionria. Em casos onde no existe a rede e nem mesmo plano para a expanso da existente, tem-se como alternativa a perfurao de poos no local da obra ou ainda a compra da gua, que comumente entregue atravs de caminhes.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Vale observar que nos casos de obras de grande porte e longa durao, a gua de poo, desde que adequada s condies de uso, pode tornar-se uma alternativa economicamente mais vivel, ainda que exista a rede local. A figura apresenta uma soluo de racionalizao do uso da gua em obra, com a captao e reuso da gua de chuva.
Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

Ilustrao da captao de gua pluvial para reuso durante a obra.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES
LOCAO DO CANTEIRO DE OBRAS NO TERRENO

ALVAR DE DEMOLIO

DEMOLIO

SONDAGEM

MOVIMENTO DE TERRA

IMPLANTAO CANTEIRO OBRA

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana Uma importante etapa do incio da obra o registro das condies das edificaes vizinhas. Esta etapa, antigamente relegada a segundo plano, vem ganhando cada vez mais importncia, uma vez que permite maior segurana empresa que constri. A verificao prvia das condies da vizinhana permite que a empresa no tenha surpresa desagradvel durante a produo do empreendimento, seja com a ocorrncia de patologias diversas como

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana trincas excessivas ou mesmo chegando-se a situaes de desabamentos de residncias vizinhas. Por outro lado, permite, ainda, que se previna quanto s reclamaes infundadas de vizinhos. O registro deve ser feito em relatrio tcnico especfico contendo croqui com indicao das ocorrncias, relacionados a fotos devidamente datadas e relatos das observaes realizadas. O relatrio realizado dever ser registrado em Cartrio.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana Vistoria preventiva O relatrio ou laudo de vizinhana apura estado de conservao de imveis prximos ao canteiro de obras e atua como garantia a reclamaes por danos e prejuzos indevidos.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana Edificaes vizinhas que j apresentavam trincas na estrutura.

Prof. Angela A. de Souza

Registro fotogrfico feito nas edificaes vizinhas ao terreno onde dever ser iniciado um novo empreendimento antes do incio das obras.

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana No existe padronizao quanto abrangncia de imveis a serem vistoriados e anexados no laudo exceto num aspecto: que se realize a vistoria em todos os confrontantes diretos do terreno, no apenas uma, mas todas as edificaes prximas.

Prof. Angela A. de Souza

SERVIOS PRELIMINARES Verificao das condies de vizinhana O profissional deve descrever e registrar todas as caractersticas e indcios encontrados, mas o laudo no percia, logo, no apura causas ou responsabilidades dos problemas.

Prof. Angela A. de Souza

S-ar putea să vă placă și