Sunteți pe pagina 1din 8

Escola EB 2,3 de Ribeiro (Sede)

ANO LECTIVO 2010/2011

Ficha de Trabalho

Janeiro 2011

Nome: ___________________________________________________ N.: ____ Turma: ___


9. Ano

Compilao de Exerccios de Exames Nacionais (EN) e de Testes Intermdios (TI)

Tema: Proporcionalidade Directa / Inversa


1 Existem vrios rectngulos, de dimenses diferentes, com 1.1. Completa a tabela que se segue, indicando, em diferentes (A, B e C), com
2

18 cm 2 de rea.

cm , o comprimento e a largura de trs rectngulos

18 cm de rea.

1.2. Qual dos grficos seguintes pode representar a relao entre a largura ( rectngulos com (A)

l ) e o comprimento ( c ) de
(D)

18 cm de rea?
(B) (C)

(EN 2005 1 Chamada)

2 Quando se vai praia, preciso ter cuidado com o tempo de exposio ao sol, para que no se forme eritema (vermelho na pele), devido a queimadura solar. O tempo mximo, t , em minutos, de exposio directa da pele ao sol sem formar eritema pode ser calculado atravs da frmula

t=
em que:

D i

i representa o ndice de radiao solar ultravioleta; D um valor constante para cada tipo de pele.
O grfico que se apresenta ao lado traduz essa relao para o tipo de pele da Ana. 2.1. A Ana foi praia numa altura em que o ndice de radiao solar ultravioleta era 5. Quantos minutos, no mximo, que ela poder ter a pele directamente exposta ao sol, sem ficar com eritema?

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

1/8

2.2. Na tabela ao lado, apresentam-se, para cada um dos principais tipos de pele da populao europeia, algumas das caractersticas fsicas que lhe esto associadas e o valor da constante D .

Qual a cor do cabelo da Ana? Explica como obtiveste a tua resposta.

(EN 2005 2 Chamada)

3 O pai da Ana foi contratado para vender um modelo de computadores, cujo preo unitrio de 600 euros. Por ms, ele recebe uma quantia fixa de 200 euros. Para alm deste valor, recebe ainda, por cada computador que vender, 12% do seu preo. Qual o nmero mnimo de computadores que ele ter de vender, num ms, para recebe mais do que 1500 euros, nesse ms? (EN 2005 2 Chamada) Apresenta todos os clculos que efectuares.

4 Muitos dos estudantes que usam mochilas transportam diariamente peso a mais para a sua idade. 4.1. Para evitar leses na coluna vertebral, o peso de uma mochila e o do material que se transporta dentro dela no devem ultrapassar 10% do peso do estudante que a transporta. A Marta pesou a sua mochila. Na balana da figura que ao lado, est indicado o peso dessa mochila vazia. Sabendo que a Marta pesa 45 kg, qual , em %, o peso mximo que ela poder transportar dentro da sua mochila, de forma a evitar leses na coluna vertebral? Apresenta todos os clculos que efectuares. 4.2. O grfico circular que se segue fornece informao sobre as zonas do corpo onde as leses provocadas por mochilas so mais frequentes.

A Marta e duas das suas amigas comearam a construir, cada uma, um grfico de barras que traduzisse a mesma informao deste grfico circular. Na figura que se segue, podes observar esses trs grficos.

Apenas um deles poder corresponder ao grfico circular apresentado. Qual? Para cada um dos outros dois grficos, indica uma razo que te leva a rejeit-lo.
(EN 2006 1 Chamada)

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

2/8

5 Como sabes, a Bandeira Nacional est dividida verticalmente em duas cores fundamentais, verde-escuro e escarlate (vermelho-vivo) e, sobreposta unio das cores, encontra-se a esfera armilar. 5.1. No ms de Junho de 2004, realizou-se, em Portugal, o Campeonato Europeu de Futebol, Euro 2004, e, em todo o pas, as janelas encheram-se de bandeiras portuguesas. L, com ateno, a tira de banda desenhada que se segue, publicada no jornal Dirio de Notcias, no dia 17 daquele ms.

Nesta banda desenhada, a informao relativa Bandeira Nacional est de acordo com a legislao (uma bandeira como deve ser). O Roberto fez, com a ajuda da sua me, uma bandeira portuguesa para colocar na janela do seu quarto. Na figura ao lado, est representado um esquema dessa bandeira, em tons de cinzento. O rectngulo que se encontra do lado esquerdo corresponde ao rectngulo de cor verde da Bandeira Nacional. Ser que, neste esquema, o rectngulo referido ocupa efectivamente

2 da rea total da bandeira? 5

Justifica a tua resposta, apresentando todas as medies e todos os clculos que efectuares.

5.2. De acordo com o Decreto n. 150, de 30 de Junho de 1911, o comprimento da Bandeira Nacional de vez e meia a sua altura. 5.2.1. Constri, no referencial desenhado ao lado, o grfico que traduz a relao entre a altura da Bandeira Nacional e o seu comprimento, para valores da altura compreendidos entre 10 e 60 cm (inclusive). 5.2.2. Qual das quatro equaes que se seguem permite calcular o permetro ( P ) de uma Bandeira Nacional, dada a sua altura ( a )? (A) P = 3a (C) P = 5a (B) P = 4a (D) P = 6a
(EN 2006 2 Chamada)

6 Uma empresa de vendas por catlogo decidiu apresentar duas promoes (A e B) sobre o preo de venda dos seus artigos. Promoo A: desconto de 25% na compra de um artigo escolha e desconto de 10% nos restantes artigos. Promoo B: desconto de 10 euros na compra de um artigo escolha e desconto de 20% nos restantes artigos. O Roberto vai encomendar umas calas no valor de 30 euros e um casaco no valor de 80 euros. Como que o Roberto poder gastar menos dinheiro no pagamento desta encomenda? Indica que promoo dever escolher e que desconto dever aplicar a cada artigo. Justifica a tua resposta, apresentando todos os clculos que efectuares.
(EN 2006 2 Chamada)

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

3/8

7 Por vezes, o comprimento da diagonal do ecr de um televisor indicado em polegadas. No grfico que se segue, podes ver a relao aproximada existente entre esta unidade de comprimento e o centmetro. Qual das quatro igualdades que se seguem permite calcular a diagonal do ecr de um televisor, em centmetros (c), dado o seu comprimento em polegadas (p)? (A)

c = 1, 27 p

(B)

c = 2, 54 p

(C)

c=

1 p 1, 27

(D)

c=

1 p 2, 54
(EN 2007 1 Chamada)

8 O Paulo e o seu amigo Joo foram comprar telemveis. O Paulo gostou de um modelo que custava 75 euros e comprou-o com um desconto de 20%. O Joo comprou um telemvel, de um outro modelo, que s tinha 15% de desconto. Mais tarde, descobriram que, apesar das percentagens de desconto terem sido diferentes, o valor dos dois descontos, em euros, foi igual. Quanto teria custado o telemvel do Joo sem o desconto de 15%? (EN 2007 2 Chamada) Apresenta todos os clculos que efectuares e, na tua resposta, indica a unidade monetria. 9 x e y so duas grandezas inversamente proporcionais. Das quatro afirmaes que se seguem, apenas uma sempre verdadeira. Qual? (A) Se x aumenta 2 unidades, ento y tambm aumenta 2 unidades. (B) Se x aumenta 2 unidades, ento y diminui 2 unidades. (C) Se x aumenta para o dobro, ento y tambm aumenta para o dobro. (D) Se x aumenta para o dobro, ento y diminui para metade. 10 Para efectuar chamadas do seu telemvel, para duas redes (A e B), o preo, em cntimos, que o Paulo tem a pagar por cada segundo de durao de uma chamada o seguinte: Rede A

(EN 2007 2 Chamada)

Preo por segundo


(em cntimos)

0,5

10.1. O Paulo tem 80 cntimos disponveis para efectuar chamadas do B 0,6 seu telemvel. Aps ter iniciado uma chamada para a rede A, o dinheiro disponvel foi diminuindo, at ser gasto na sua totalidade. Qual dos quatro grficos que se seguem representa esta situao? (A) (B) (C) (D)

10.2. Ontem, o Paulo s efectuou chamadas do seu telemvel para as redes A e B. A soma dos tempos de durao dessas chamadas foi de 60 segundos e, no total, o Paulo gastou 35 cntimos. Qual foi o tempo total de durao das chamadas efectuadas pelo Paulo, para a rede A? Apresenta todos os clculos que efectuares e, na tua resposta, indica a unidade. (EN 2007 2 Chamada) 11 Os convites de aniversrio da Maria tm a forma de um rectngulo com

100 cm 2 rea. 100 cm 2


de rea?

Qual dos grficos seguintes poder representar a relao entre a base e a altura de rectngulos com

(TI 9Ano - Janeiro 2008)

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

4/8

12 Algumas pessoas da classe de dana da Maria combinaram oferecer-lhe, em conjunto, uma prenda, dividindo igualmente o seu preo por todos. Inicialmente, apenas 3 pessoas quiseram participar nesta iniciativa. Cada uma delas contribua com 20 euros. 12.1. Passado algum tempo, o nmero de participantes duplicou. O valor com que cada pessoa ter de contribuir... (A) ... aumenta para o dobro. (B) ... aumenta 2 euros. (C) ... diminui para metade. (D) ... diminui 2 euros. 12.2. No final desta iniciativa, cada um dos participantes contribuiu com 7 euros e 50 cntimos. Quantas pessoas participaram na compra da prenda? (TI 9Ano - Janeiro 2008) Apresenta todos os clculos que efectuares.

13 Na tabela que se segue esto registados os preos, em euros, a pagar, por dia, num parque de campismo e os descontos especiais para os meses de Julho, Agosto e Setembro. O Martim e a sua irm Leonor foram acampar com os pais para este parque de campismo. O Martim tem 13 anos e a Leonor tem 10 anos. Levaram uma tenda que d para toda a famlia. Decidiram guardar o automvel dentro do parque de campismo. Chegaram ao parque no dia 2 de Setembro e s saram no dia 12 desse ms. Como partiram de madrugada, j no tiveram de pagar a estadia deste dia (12 de Setembro). Tendo em conta os descontos especiais, quanto que a famlia do Martim pagou pela sua estadia no parque de campismo? Apresenta todos os clculos que efectuares.
(TI 9Ano - Maio 2008)

14 Quando se coloca um objecto sobre a areia, ela fica marcada devido presso exercida por esse objecto. A tabela ao lado relaciona a presso, exercida por um tijolo sobre a areia, com a rea da face do tijolo que est assente na areia. 2 2 A presso est expressa em newton por metro quadrado (N/m ) e a rea em metro quadrado (m ). 14.1. A presso exercida pelo tijolo inversamente proporcional rea da face que est assente na areia. Qual o valor da constante de proporcionalidade inversa? Mostra como obtiveste a tua resposta. 14.2. Na figura ao lado, podes ver um tijolo. Na posio em que o tijolo se encontra, a presso que ele exerce sobre 2 a areia 4000 N/m . A face do tijolo que est assente na areia um rectngulo, em que o comprimento igual ao dobro da largura, tal como est assinalado na figura. De acordo com os dados da tabela, determina a largura, l, desse rectngulo. Apresenta todos os clculos que efectuares e, na tua resposta, indica a unidade de comprimento.
(TI 9Ano - Maio 2008)

15 Uma Associao de Estudantes vai organizar uma festa num recinto fechado e resolveu, por questes de segurana, que o nmero de bilhetes a imprimir deveria ser menos 20% do que o nmero mximo de pessoas que cabem no recinto. 15.1. A Associao de Estudantes decidiu organizar a festa no ginsio da escola onde cabem, no mximo, 300 pessoas. Quantos bilhetes deve a Associao de Estudantes mandar imprimir? Apresenta os clculos que efectuares. 15.2. Sendo n o nmero mximo de pessoas que cabem num recinto fechado, qual das seguintes expresses permite Associao de Estudantes calcular o nmero de bilhetes a imprimir? (A) n 0, 8 (B) n 0, 2 (C) n 0, 2 (D) n 0, 8
(EN 2008 1 Chamada)

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

5/8

16 Considera a seguinte representao grfica de uma funo. Qual a sua representao analtica?

40 x 40 (C) y = x
(A)

y=

(B) (D)

y = 40 x y = 40 x + 4
(EN 2008 2 Chamada)

17 A viagem aos Jogos Olmpicos vai custar ao clube desportivo 100 euros, mas o clube quer vender as rifas para a viagem de forma a ter 80 euros de lucro. As rifas sero todas vendidas e ao mesmo preo. A tabela seguinte representa a relao entre o nmero de rifas (n) que devem vender e o preo (p), em euros, de cada rifa.

17.1. Qual o nmero de rifas que deveriam ser vendidas para que o preo de cada uma fosse 1,5 euros? Mostra como chegaste tua resposta. 17.2. O nmero de rifas (n) inversamente proporcional ao preo (p), em euros, de cada rifa. Qual a constante de proporcionalidade inversa? 17.3. Qual das expresses seguintes pode traduzir a relao entre as variveis nmero de rifas

(n) e preo

(p), em euros, de cada rifa?


(A)

p = n 180

(B)

p = n + 180

(C)

p=

n 180

(D)

p=

180 n
(TI 9Ano - Fevereiro 2009)

18 Quatro amigas vo alugar um apartamento, no Algarve, para gozarem duas semanas de frias. O valor do aluguer ser dividido igualmente pelas raparigas. Cada uma delas pagar 400 euros. 18.1. Quanto pagar cada uma das amigas se ao grupo se juntar mais uma rapariga? Mostra como chegaste tua resposta. 18.2. Qual das equaes seguintes traduz a relao entre o nmero de amigas, n, e o valor a pagar, p, por cada uma delas? Escreve, na folha de respostas, a letra da alternativa correcta. (A)

p=

1600 n

(B)

p=

400 n

(C)

p = 400 + n

(D)

p = 1600 + n
(TI 9Ano - Maio 2009)

19 O Rui foi a Londres de 5 a 10 de Fevereiro. A figura 1 mostra o valor de 1 euro na moeda inglesa, a libra, durante os primeiros 15 dias do ms de Fevereiro. 19.1. Em que dias do ms de Fevereiro, 1 euro valia 0,90 libras? 19.2. No dia 4 de Fevereiro, vspera da partida para Londres, o Rui trocou 100 euros por libras. Quantas libras recebeu? 19.3. No dia seguinte sua chegada de viagem, 11 de Fevereiro, o Rui foi trocar as libras que lhe sobraram por euros. Qual das expresses seguintes permite determinar quanto recebeu em euros, lhe sobraram? Assinala a alternativa correcta. (A)

E, pela troca das libras, L, que 10 9L


(EN 2009 1 Chamada)

E=

9 L 10

(B)

E=

10 L 9

(C)

E=

9 10 L

(D)

E=

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

6/8

20 Em Moscovo, a Susana guardou alguns rublos, moeda russa, para comprar lembranas para os amigos. Decidiu que as lembranas teriam todas o mesmo preo. Verificou que o dinheiro que guardou chegava exactamente para comprar uma lembrana de 35 rublos para cada um de 18 amigos, mas ela queria comprar lembranas para 21 amigos. Qual o valor mximo que poderia pagar por cada lembrana, com o dinheiro que tinha? Mostra como chegaste tua resposta.
(EN 2009 1 Chamada)

21 A distncia de reaco a distncia percorrida por um automvel, desde que o condutor avista um obstculo at ao momento em que comea a travar. A distncia de reaco depende, entre outros factores, da velocidade a que o automvel circula. Em determinadas circunstncias, a relao entre distncia de reaco, d, em metros, e velocidade, v, em km/h, pode ser traduzida pelo grfico seguinte. 21.1. De acordo com o grfico, a que velocidade circula um automvel se a distncia de reaco for de 60 metros? 21.2. Qual das seguintes expresses representa a relao entre a distncia de reaco que um automvel circula (v), apresentada no grfico? Assinala a alternativa correcta. (A)

(d ) e a velocidade a

d=

10 v 3

(B)

d=

100 v 3

(C)

d=

3 v 100

(D)

d=

3 v 10
(EN 2009 2 Chamada)

22 A tabela seguinte relaciona o ngulo de viso com a velocidade de conduo.

Quanto maior a velocidade a que se conduz, mais reduzido o ngulo de viso. Justifica que a velocidade de conduo no inversamente proporcional ao ngulo de viso.
(EN 2009 2 Chamada)

23 A tabela seguinte mostra a relao entre o nmero de fatias

(n) em que o bolo de aniversrio do Jorge pode

ser dividido e a massa (p), em quilogramas, de cada uma das fatias do bolo. A massa (p) de cada uma das fatias de bolo inversamente proporcional ao nmero de fatias (n).

23.1. O que representa a constante de proporcionalidade inversa, no contexto do problema? 23.2. Escreve uma expresso que relacione o nmero de fatias (n

) e a respectiva massa (p).


(TI 9Ano - Fevereiro 2010)

24 O Carlos e o irmo, o Daniel, vo trabalhar num arraial, em bancas diferentes. Por essa tarefa, recebero uma certa quantia, que depende somente do tempo de trabalho. Na Figura 3, esto representadas graficamente duas funes que relacionam o tempo de trabalho, em horas, do Carlos e do Daniel com a quantia a receber por cada um deles, em euros. Um dos irmos vai receber de acordo com a proporcionalidade representada no grfico A, e o outro irmo vai receber de acordo com o grfico B. 24.1. Considera o irmo que vai receber de acordo com a proporcionalidade representada no grfico A. Que quantia receber, se trabalhar seis horas?

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

7/8

24.2. Se os dois irmos trabalharem trs horas, o Carlos receber mais do que o Daniel. Qual dos grficos (A ou B) representa a relao entre o tempo de trabalho do Carlos e a quantia que ele receber por esse trabalho?

24.3. A Laura tambm vai trabalhar no arraial. Como mora longe, receber 3 euros para o bilhete de autocarro, de ida e volta, e 1,5 euros por cada hora de trabalho. Constri, a lpis, no referencial da Figura 4, o grfico que estabelece a quantia a receber pela Laura, em funo do tempo de trabalho, para valores do tempo de trabalho compreendidos entre 1 hora e 4 horas (inclusive).
(EN 2010 1 Chamada)

25 Uma loja de um jardim zoolgico oferece, diariamente, Liga dos Animais do Zoo, 6% do seu lucro. No final de um certo dia, a Liga dos Animais do Zoo recebeu 15 euros dessa loja. Qual foi o lucro da loja nesse dia? Assinala a opo correcta. (A) 50 euros (B) 90 euros (C) 250 euros (D) 350 euros
(EN 2010 2 Chamada)

26 Administrou-se um medicamento a um chimpanz doente. Uma hora depois, mediu-se a massa, em miligramas, de medicamento existente no sangue do chimpanz. Repetiu-se, de meia em meia hora, essa medio. Cada um dos pontos representados no referencial da Figura 1 corresponde a uma medio. Observando esses pontos, podemos saber a massa, m, em miligramas, de medicamento existente no sangue do chimpanz, em cada um dos instantes em que as medies foram feitas. No referencial, t designa o tempo, em horas, decorrido desde o instante em que se administrou o medicamento. 26.1. Qual a massa, em miligramas, de medicamento no sangue do chimpanz, uma hora e meia depois da sua administrao? 26.2. Tal como os valores obtidos nas medies sugerem, tem-se que, para 1 t 3 , a massa de medicamento existente no sangue do chimpanz e o tempo so grandezas inversamente proporcionais. Qual , nestas condies, a constante de proporcionalidade? 26.3. Qual das expresses seguintes relaciona, para 1 t Assinala a opo correcta. (A)

3 , as variveis m e t ?
m = 60t
(D)

m=

60 t

(B)

m=

120 t

(C)

m = 120t
(EN 2010 2 Chamada)

Bom trabalho! Solues brevemente em http://portalmath.wordpress.com

Exerccios de Exame + TI (9 Ano) Proporcionalidade Directa / Inversa

8/8

S-ar putea să vă placă și