Sunteți pe pagina 1din 2

1. Um objeto real de altura 5 cm est a 3 m diante de um espelho esfrico cncavo, de distncia focal 1 m. (a) Determine, graficamente, as caractersticas da imagem.

(b) Determine, analiticamente, a posio e o tamanho da imagem. 2.Diante de um espelho esfrico convexo, de raio de curvatura de 60 cm, colocado, perpendicularmente ao eixo principal do mesmo, um objeto de 2 cm de altura. O objeto dista 40 cm do espelho. Determine: (a) a posio da imagem; (b) o tamanho da imagem. 3.Mediante a utilizao de um espelho esfrico cncavo, de distncia focal 20 cm, quer se projetar sobre um anteparo uma imagem trs vezes maior que o objeto. Determine: (a) a posio do objeto; (b) a posio da imagem. 4.Um espelho esfrico fornece, de um objeto real, uma imagem virtual e duas vezes menor do que o objeto. Sabendo que a distncia do objeto ao espelho de 60 cm, determine: (a) a posio da imagem; (b) a distncia focal do espelho. 5.Deseja-se obter a imagem de uma lmpada, ampliada 5 vezes, sobre uma parede situada a 12 cm de distncia. Quais as caractersticas e a posio do espelho esfrico que se pode utilizar ? Ele dever ser: (a) convexo, com 5 cm de raio, a 3 cm da lmpada; (b) cncavo, com 5 cm de raio, a 3 cm da lmpada; (c) convexo, com 24 cm de raio, a 2 cm da lmpada; (d) cncavo, com 6 cm de raio, a 4 cm da lmpada; (e) convexo, com 6 cm de raio, a 4 cm da lmpada; 6.Passando do vcuo para o interior de um certo meio transparente, o valor da velocidade de propagao de uma luz monocromtica diminui de 20 %. Determine o ndice de refrao absoluto do meio para essa luz monocromtica. 7. A velocidade de propagao da luz em certo lquido mede 1/2 da velocidade de propagao da luz no vcuo. Determine o ndice de refrao absoluto do lquido. 8. O ndice de refrao absoluto da gua 4/3 e o vidro 3/2. Determine: (a) o ndice de refrao da gua em relao ao vidro; (b) a relao entre a velocidade de propagao da luz no vidro e a velocidade de propagao da luz na gua;

9. Considere a refrao da luz, ao passar do ar para um lquido X, conforme o esquema seguinte e determine o ndice de refrao absoluto do lquido X.

10.Um raio de luz monocromtica incide numa placa de vidro imersa no ar, como mostra a figura. Determine o ngulo que o raio emergente da placa forma com a superfcie desta.

11.Sob um ngulo de incidncia de 60, faz-se incidir sobre uma superfcie de um material transparente um raio de luz monocromtica. Observa-se que o raio refratado perpendicular ao raio refletido. Qual o ndice de refrao do material? (O 1 meio onde a luz se propaga o ar) 12. Um raio de luz monocromtica passa de um meio A para um meio B conforme a figura: (a) Qual o meio mais refringente ? Justifique. (b) Em que meio a luz possui maior velocidade ? Justifique.

13.Um raio luminoso que se propaga no ar "n(ar) =1" incide obliquamente sobre um meio transparente de ndice de refrao n, fazendo um ngulo de 60 com a normal. Nessa situao, verifica-se que o raio refletido perpendicular ao raio refratado, como ilustra a figura. Calcule o ndice de refrao n do meio.

14.A figura a seguir indica a trajetria de um raio de luz que passa de uma regio semicircular que contm ar para outra de vidro, ambas de mesmo tamanho e perfeitamente justapostas. Determine, numericamente, o ndice de refrao do vidro em relao ao ar.

15.Como ilustrado na figura, a luz colimada de uma fonte F incide no espelho E, no ar, e refletida para a face maior do prisma reto P. A luz emerge da face horizontal do prisma, formando com ela um ngulo reto. O espelho E perpendicular face maior do prisma. Sabendo que a luz incide na direo horizontal e que a =30,calcule o ndice de refrao do prisma. Dado: n(ar) =1,0.

16. Na figura adiante, um raio de luz monocromtico se propaga pelo meio A, de ndice de refrao 2,0. Dados: sen 37 = 0,60 sen 53 = 0,80. Devemos concluir que o ndice de refrao do meio B : a) 0,5 b) 1,0 c) 1,2 d) 1,5 e) 2,0

S-ar putea să vă placă și