Sunteți pe pagina 1din 4

QUESTIONRIO ERGONOMIA

TST- Elisngela Data: 18/08/2010

1. NOS ASPECTOS GERAIS, O QUE ERGONOMIA? QUAL O SEU PRINCIPAL OBJETIVO? uma cincia que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este ultimo compatvel com as caractersticas fsicas e psquicas do ser humano. Seu objetivo criar e aplicar medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho e prevenir doenas ocupacionais seja ela fsica ou psquica e proporcionar maior satisfao do trabalhador. 2. DESCREVA DUAS REAS DA ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO: Ergonomia na organizao do Trabalho: Trata-se de organizar o trabalho no sentido em que no haja excessos que possam proporcionar agresso fsica ou psquica ao trabalhador. Biomecnica aplicada ao Trabalho: Significa o estudo dos movimentos humanos sob a luz da mecnica, estudando a coluna vertebral humana e a preveno das lombalgias, as diversas posturas no trabalho e a preveno da fadiga e outras complicaes, a mecnica dos membros superiores e o que acontece com o ser humano quando trabalha na posio sentada. 3. PARA QUE UMA SOLUO SEJA CONSIDERADA ERGONOMICAMENTE CORRETA PRECISO QUE SEJAM ATENDIDOS OS 5 PR-REQUISITOS. EXPLIQUE-OS. Requisito Epidemiolgico: Ela deve ser capaz de reduzir a incidncia de problemas na coluna, de fadiga, de leses por traumas cumulativos e outros. Requisito Biomecnico: Estudando-se o trabalhador executando a sua tarefa na nova posio, percebe-se que a mecnica humana est funcionando melhor. Requisito Fisiolgico: Na nova situao o trabalhador se cansa menos. Requisito Psicofsico: O trabalhador aceita bem a nova soluo. Requisito de Produtividade: Na nova situao no ocorre nenhum prejuzo de produtividade, ou at a produtividade aumenta. 4. QUANDO NO PODEMOS ADOTAR REVEZAMENTOS, DE FORMA EFICAZ EM UMA ATIVIDADE, PARA QUE NO HAJA SOBRECARGA A UM GRUPAMENTO MUSCULAR OU PARTE DO CORPO, O QUE DEVEMOS FAZER? Adotar pausas, melhorias na organizao do sistema de trabalho; melhorias no mtodo de trabalho; pequenas melhorias nos postos de trabalho; projetos de melhoria ergonmica e orientao ao trabalhador sobre prticas corretas do trabalho. 5. O QUE COMIT DE ERGONOMIA? QUAIS SO SUAS ATIVIDADES E COMO OCORRE SUA ATUAO? um grupo de profissionais, da empresa, especializados em identifica e solucionar problemas ergonmicos. Suas atividades se dividem basicamente em Ergonomia de Concepo e Ergonomia corretiva. Sua atuao ocorre quando uma atividade est sendo projetada ou quando j est implantada. 6. O SEDENTARISMO UMA COMPLICAO GRAVE ADQUIRIDA PELO TRABALHO NA POSIO SENTADA. PARA QUE ISSO NO OCORRA, COMO DEVEMOS INTERVIR? Com pausas para realizao de ginsticas laborais; Com interveno de nutricionistas que possam orientar o trabalhador na sua alimentao..

7. O QUE SE ENTENDE POR BIOMECNICA? a cincia que estuda as relaes entre as partes do corpo em movimento ou mesmo em repouso. 8. O QUE DEVEMOS PROPORCIONAR PARA ASSEGURAR QUE O TRABALHADOR EXERA SUAS FUNES COM UMA BOA POSTURA? Posto de trabalho flexvel. 9. J QUE SABEMOS QUE ORGANIZAO DO TRABALHO COMO O TRABALHO ORGANIZADO E DESENVOLVIDO PELA EMPRESA E QUE CADA ATIVIDADE TEM SEUS RITUAIS PRPRIOS, O QUE DEVEMOS AVALIAR EM UMA ANLISE ERGONMICA, QUANDO TRATARMOS DESSE ASSUNTO? Devemos avaliar a relao entre os empregados, as relaes deles com gerentes, supervisores e subordinados, o ritmo de trabalho, as pausas para descanso, as metas a serem atingidas e outros aspectos, como durao de turnos e nmero de horas extras. 10. AS CONDIES AMBIENTAIS EM UM LOCAL DE TRABALHO DEVEM PROPORCIONAR AOS TRABALHADORES CONFORTO E BEM-ESTAR. SENDO ASSIM, RESPONDA: a) QUAL O NVEL MXIMO DE RUDO EXIGIDO PELA NORMA NR-17 PARA AMBIENTES QUE TENHA EXIGNCIA INTELECTUAL? E, POR QU? ndices de presso sonora inferiores a 65 dB (A). O rudo em excesso promove a desconcentrao, problema na audio, e causa fadiga mental e fsica. b) QUAL A VARIAO IDEAL DE TEMPERATURA EXIGIDA PELA NORMA NR-17? E, POR QU? ndice de temperatura efetiva entre 20C e 23C. Temperatura muito abaixo ou acima da ideal causa desconforto, irritabilidade, promove a desconcentrao e fadiga fsica e mental. 11. POR QUE TO IMPORTANTE QUE AS EMPRESAS FAAM ANLISE POSTURAL DOS SEUS TRABALHADORES? Para identificar incompatibilidades existentes entre o posto de trabalho e os limites do corpo humano. 12. O QUE SE ENTENDE POR NGULO NEUTRO/CONFORTO E NGULO LIMITE? ngulo neutro quando as articulaes no sofrem alterao nenhuma, ngulo de conforto um ngulo que se localiza entre o neutro e o limite, e o ngulo limite quando os ligamentos e tecidos so esticados excessivamente at o seu limite mximo. 13. O QUE SE ENTENDE POR ALCANCE VISUAL E ALCANCE MOTOR? Visual: Tudo aquilo que devemos ver e que, efetivamente, conseguimos ver e interpretar como informaes. Motor: o alcance por um segmento corporal a algum objeto. 14. O QUE SE ENTENDE POR ATIVIDADES MOTORAS? EXPLIQUE SUA CLASSIFICAO. So compreendidas como os movimentos que rearranjam os segmentos corporais entre uma postura e outra, sejam tais movimentos amplos ou reduzidos. So classificadas em gestos de observao que so aqueles utilizados para se captar informaes e sinais que chegam ao posto de trabalho; gestos de ao que so modos operatrios adotados pelo trabalhador neste mesmo posto; e gestos de comunicao que so compreendidos pela linguagem gestual usada pelos trabalhadores para transmitir alguma mensagem.

15. EM UM AMBIENTE DE TRABALHO, VRIOS SO OS FATORES QUE INFLUEM E, AT MESMO OBRIGAM O TRABALHADOR ADOTAR POSTURAS INADEQUADAS. COM ISSO, EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, APS LER A APOSTILA, O QUE SO ESSES FATORES. FATORES RELACIONADOS NATUREZA DA TAREFA: Dependendo da atividade, esta exigir posturas inadequadas. FATORES FSICOS AMBIENTAIS: Compreende a qualidade do ambiente e posto de trabalho oferecido pelo trabalhador. Se este, possuir rudo em excesso, mau iluminamento, baixa ou alta temperatura ento o mesmo implicar na adoo de postura inadequada. FATORES DIMENSIONAIS: A dimenso e localizao das ferramentas de um posto de trabalho implicam na adoo de posturas inadequadas. FATORES TEMPORAIS: Trabalhos sob presso de tempo causam agresses psquicas e exige do trabalhador mais esforo fsico e mental o que implica na adoo de posturas inadequadas. 16. DIGA QUAL A SITUAO QUE MAIS PODER CAUSAR DANOS SADE: UM TRABALHADOR QUE EXERCE SUAS ATIVIDADES DE P, COM O CORPO PARADO OU UM TRABALHADOR QUE EXERCE SUAS ATIVIDADES DE P, COM O CORPO EM MOVIMENTO? POR QU? De p com o corpo parado, pois no h contrao e relaxamento muscular nas pernas o que diminui a circulao do sangue oxigenado na regio, causando dores, inchaos, formigamentos, varizes e etc. 17. O QUE OCORRE QUANDO TRABALHAMOS NA POSIO SENTADA SEM UMA CADEIRA PERFEITAMENTE ADEQUADA S NOSSAS CARACTERSTICAS ANATOMICAS? Dores e desconforto. 18. O QUE SE ENTENDE POR SUPERFCIE DE TRABALHO? Superfcies de trabalho que se localizam geralmente frente de assentos de trabalho como tampos de mesa, bancadas, painis de controle, pranchetas de desenho e etc. 19. POR QUE ADOTAMOS, DIARIAMENTE, POSTURAS INADEQUADAS FORADAS QUANDO ESTAMOS TRABALHANDO SENTADOS? Em busca de conforto tentamos adequar nosso corpo a cadeira quando, na verdade, deveria ser o oposto. 20. O QUE SE ENTENDE POR POSTO DE TRABALHO? Local onde se desenvolve a atividade laboral. 21. O QUE SE ENTENDE POR SISTEMA HOMEM X MQUINA? Mecanismo de recebimento e emisso de informaes e atitudes. 22. DIFERENCIE: REA DE TRABALHO TIMA E REA DE TRABALHO MXIMA. rea de trabalho tima quando a localizao dos componentes da rea de trabalho est em tima localizao e mantm praticamente inalterada a postura do trabalhador e rea de Trabalho Mxima se refere mxima localizao possvel, que implica em deslocamentos posturais e desvios nos segmentos corporais, dentro de limites que no acarretem em leses, aplicvel a instrumentos pouco utilizados.

23. O QUE OCORRE QUANDO OS RESPONSVEIS PELOS PROJETOS DE CONSTRUO DE UMA FBRICA OU INDSTRIA NO LEVAM EM CONSIDERAO O FATOR HUMANO, ISTO NO CONSIDERAM AS DIMENSES DO ESPAO DE TRABALHO QUE CADA OPERRIO IR NECESSITAR? Geralmente resulta em acidentes de trabalho, com perdas materiais e humanas e visveis prejuzos, no s para a empresa, mas para a sociedade como um todo. 24. O QUE ANLISE COLETIVA DE TRABALHO ACT? E, QUAL A SUA IMPORTNCIA? um mtodo parecido com uma auditoria, que ir levantar informaes com a finalidade de diagnosticar os problemas ergonmicos pra que as solues sejam buscadas. Seu principal interesse melhorar o relacionamento entre a empresa e o trabalhador proporcionando a este conforto e melhores condies de trabalho. 25. DIFERENCIE ANATOMIA E FISIOLOGIA. A anatomia estuda a localizao dos rgos de nosso corpo e a Fisiologia estuda como funcionam os mesmos e qual a relao de interdependncia entre de cada rgo com os sistemas que compem o organismo humano. 26. O QUE CAUSA HRNIA DE DISCO? A hrnia de disco surge muitas vezes quando a pessoa carrega peso de forma errada com isso aumenta a presso e o disco se rompe. Ou ento quando a pessoa enfrenta muita oscilao no caso dos caminhoneiros, por exemplo, que esto sempre dirigindo. H tambm casos em que a pessoa j nasce com defeito no colgeno. A dona-de-casa, por exemplo, pode ter o problema, se carregar peso de forma errada: tirar uma cama do lugar, levantar um botijo de gs. Por isso, muito importante manter a postura correta ao carregar peso. 27. O QUE SE ENTENDE POR ANTROPOMETRIA? a cincia da qual faz uso da Ergonomia, relacionada s dimenses do corpo humano e a relao que exige entre os diversos segmentos corporais. 28. DIFERENCIE ANTROPOMETRIA ESTTICA DE ANTROPOMETRIA DINMICA. Antropometria Esttica: postura neutra e Antropometria Dinmica: segmentos corporais em movimento. 29. QUAL O OBJETIVO DE SE UTILIZAR A CINCIA DA ANTROPOMETRIA? Adequar o posto de trabalho ao trabalhador. 30. O QUE SE ENTENDE POR TRABALHO REPETITIVO OU REPETITIVIDADE? Falta de enriquecimento ou variedade das tarefas. 31. O QUE SO LERS? Leses por Esforos Repetitivos. 32. QUAIS AO OS EFEITOS DO TRABALHO REPETITIVO SOBRE A ATIVIDADE PSQUICA? Stress, fadiga mental...

S-ar putea să vă placă și