Sunteți pe pagina 1din 9

Introduo

Informaes sobre o autor: Alcoro Sagrado, verso traduzida por Samir El Hayek; Otto Pierre Editores. Por se tratar de um livro sagrado, no existe um autor especfico, porm para sua traduo Samir El Hayek recorreu a vrias fontes, consultando vrias interpretaes antigas e modernas. Exemplos: ARRAZI, Abreu Bakr; As mximas do Alcoro. ALKURTUBI, Abu Abd Dilah; Coletnea de mximas do Alcoro. UAJDI, Mohamed Farid, O Alcoro explicado.

A Religio Islamismo
A palavra religio vem do latim: religio. A religio um vnculo, onde o mundo profano e o mundo sagrado so as partes vinculadas. Esse vnculo, na religio judaica, aparece quando Jeav indica ao povo o lugar onde deve habitar - a Terra Prometida - e o espao onde o templo dever ser edificado, para nele ser colocada a Arca da Aliana, smbolo do vnculo que une o povo e seu Deus. No cristianismo, a religio explicitada por um gesto de unio. O espao sagrado criado pela religio atravs de sacralizao e consagrao. Os cus o monte Olimpo (na Grcia), as montanhas do deserto (em Israel), templos e igrajas so santurios ou morada dos deuses. A religio no transmuta apenas com o espao. Tambm qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. A narrativa sagrada a histria sagrada que os gregos chamavam de mito, ou seja, uma maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma seu comeo e o de toda a sua realidade, inclusive o comeo do nascimento dos prprios deuses (teogonias). A histria sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe, e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses.

RITOS Os ritos so criados para explicar porque a religio liga humanos e divindade, porque organiza o espao e o tempo, os seres humanos precisam garantir que a ligao e a organizao se mantenham e sejam sempre propcias. Uma vez fixada a simbologia de um ritual, sua eficcia depender da repetio minuciosa e perfeita. O rito uma cerimnia na qual possvel adquirir o poder misterioso de presente: fixar o lao entre humanos e a divindade.

OS OBJETOS SIMBLICOS A religio no sacraliza apenas o espao e o tempo, mas tambm seres e objetos do mundo que se tornam smbolos de algum fato religioso. Sobre esse ser ou objeto recai a noo de tabu: um interdito, ou seja, no pode ser tocado nem manipulado por ningum que no esteja religiosamente autorizado para isso. No judasmo e no islamismo a carne de porco tabu ( impura), pois o tabu tambm pode se referir a seres impuros que devem permanecer afastados dos deuses e humanos.

MANIFESTAES E REVELAO Os deuses podem se manifestar atravs da iluminao, ou seja, dado a um humano a capacidade de ver o que um ser humano comum no pode. E atravs da revelao, onde o homem consegue ver a vontade de Deus, com vises e sonhos. No caso do islamismo, a viso dada pela revelao. A vontade divina pode tornar-se parcialmente conhecida dos humanos, sob a forma de leis. Ela pode se manifestar diretamente ou por intermedirios

MAOM O nome Maom (570 - 632) uma alterao hispnica de Muhammad, que significa digno de louvor. O Profeta nasce em Meca, numa famlia de mercadores. Comea sua pregao aos 40 anos, quando, segundo a tradio, tem uma viso do arcanjo Gabriel, que lhe revela a existncia de um Deus nico. Na poca, as religies da pennsula Arbica so o cristianismo bizantino, o judasmo e uma forma de politesmo que venera vrios deuses tribais. Maom passa a pregar sua mensagem monotesta e encontra grande oposio. Perseguido em Meca, obrigado a emigrar para Medina, em 622. Esse fato, chamado Hgira, o marco inicial do calendrio muulmano. Em Medina, ele reconhecido como profeta e legislador, assume a autoridade espiritual e temporal, vence a oposio judaica e

estabelece a paz entre as tribos rabes. Quase dez anos depois, Maom e seu exrcito ocupam Meca, sede de Caaba, centro de peregrinao dos muulmanos. Maom morre em 632 como lder de uma religio em expanso e de um Estado rabe em via de se organizar politicamente.

PRECEITOS RELIGIOSOS A vida religiosa do muulmano tem prticas bastante rigorosas. Ele deve cumprir os chamados pilares da religio. O primeiro a shadada ou profisso de f: No h deus e sim Deus. Maom o profeta de Deus. Ela deve ser recitada pelo menos uma vez na vida, em voz alta, com pleno entendimento de seu significado. O segundo pilar so as cinco oraes dirias comunitrias (slts), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direo a Meca. s sextas-feiras realiza-se um sermo a partir de um verso do Alcoro, de contedo moral, social ou poltico. O terceiro pilar uma taxa chamada zakat. nico tributo permanente ditado pelo Alcoro, pago anualmente em gros, gado ou dinheiro. Deve ser empregado para auxiliar os pobres, mas tambm para o pagamento de resgate de muulmanos presos em guerras. O quarto pilar consiste no jejum completo feito durante todo o ms do Ramad, do amanhecer ao pr-do-sol. Nesse perodo, em que se celebra a revelao do Alcoro a Maom, o fiel no pode comer, beber, fumar ou manter relaes sexuais. O quinto pilar o hajj ou a peregrinao a Meca, que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muulmano com condies fsicas e econmicas para tal. A esses cinco pilares, a seita khawarij adicionou o jihad. Traduzido comumente como guerra santa, significa batalha com a qual se atinge um dos objetivos do islamismo: reformar o mundo. permitido o uso dos Exrcitos nacionais como meio de difundir os princpios do isl. Segundo a doutrina muulmana, as guerras, porm, no podem visar a expanso territorial nem a converso forada de pessoas. Por isso, o jihad no aceito por toda a comunidade islmica.

FESTAS RELIGIOSAS As principais so Eid el Fitr, Eid el Adha, ano de Hgira e a comemorao do nascimento de Maom. Elas acontecem nessa ordem ao longo do ano e so definidas segundo o calendrio lunar, por isso tm datas mveis. Na Eid el Fitr comemorado o fim do Ramad, com oraes coletivas. Eid el Adha rememora o dia em que Abrao aceita a ordem divina de sacrificar um carneiro em lugar de seu filho, Ismael. Na poca de Eid el Adha tambm acontece a peregrinao a Meca. O ano de Hgira o Ano-Novo islmico, comemorado no dia 1 do ms Muharram. O ano (1998/1999) foi o 1.419 da Hrgia. O marco inicial o ano de 622, quando Maom deixa Meca.

DIVISES DO ISLAMISMO Os muulmanos se dividem em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Os sunitas subdividem-se em quatro grupos menores: hanafitas, malequitas, chafeitas e hambanitas. So os seguidores da tradio do Profeta, continuada por AllAbbas, seu tio. Calcula-se que 83% dos muulmanos sejam sunitas. Para eles, a autoridade espiritual pertence comunidade como um todo. Os xiitas (16% dos muulmanos) so partidrios de Ali, marido de Ftima, filha de Maom. Seus descendentes teriam a chave para interpretar os ensinamentos do Isl. So lderes da comunidade e continuadores da misso espiritual de Maom. A rivalidade com os sunitas exacerbada com a revoluo iraniana liderada por Ruhollah Khomeini.

Ir O fanatismo islmico
Com catorze anos de existncia, o Ir um dos pases que mais levou a srio o fundamentalismo islmico. Esse fenmeno tem pouco mais de duas dcadas e sua forma uma guerra santa cujo projeto tomar o poder, varrer a influencia ocidental e estabelecer o reino de Al na Terra. Muitos fiis aderiram a esse movimento. Esse fanatismo todo teve seu auge em 1979, com a criao da primeira repblica islmica. De l para c foi surgindo uma nova gerao, moderada e moderna, a qual tenta dar uma face humana ao regime dos aiatols. O sistema islmico aplica a lei do Alcoro a todos os aspectos da vida do povo, sendo que os aiatols se firmaram no papel de donos do aparelho de Estado, dos tribunais e dos canhes. Mas, finalmente, comeam a perder a luta pela alma do povo iraniano. Mais de 70 milhes de iranianos esto fartos do clero que manda no pas e em cada detalhe de suas vidas. Antigamente, o Ir era uma nao de costumes medievais, opresso poltica e furor mstico de meter medo at na superpotncia americana. Agora a contraprova de que o fanatismo islmico est perdendo flego. Dois em cada trs iranianos querem restabelecer a supremacia da lei civil sobre o direito cannico. Restaurar direitos triviais do cotidiano como namorar, vestir gravata e usar saia curta. Trata-se de um conceito aceito universalmente, mas para o clero iraniano mais que subversivo, beira a heresia. Num estado islmico perfeito, a nica lei a de Al e daqueles que governam em seu nome. A liberdade do homem pode ser vista como uma afronta nica lei legtima, a de Deus. O mundo muulmano adora fingir unidade mas um mundo onde se misturam povos e culturas totalmente diferentes uns dos outros. O momento contraditrio, pois o fundamentalismo armado, como a f e a cultura, passa por um vibrante processo de renascimento. A noo de que a

religio deve ter um papel importante na vida pblica tem razes profundas e no pode ser ignorada pelos governantes dos pases de populao muulmana. O Ir absolutamente teocrtico, ou seja, dirigido pelo clero muulmano a partir no de leis votadas em parlamento, e sim de regras citadas no Alcoro. Boa parte dos 23 pases rabes governada por presidentes com a preocupao religiosa apenas formal. Guardi dos lugares santos , a Famlia Real Saudita inventou a polcia da moralidade, que ajuda para que as leis sejam obedecidas: mulher que sai de casa sem vu apanha de chicote. Por invocarem os Versos da Espada, os islmicos fundamentalistas esto perdendo poder, ou seja, eles interpretam o Alcoro com apelo Guerra Santa. O fracasso da nica teocracia deu impulso a novas formulaes sobre o Estado islmico moderno. Muitas das discusses mais profundas dentro do islamismo esto ocorrendo no jornais, tribunas e salas de aula iranianas. Intelectuais esto colocando em dvida as bases do pensamento religioso sobre a qual construram a Repblica Islmica. A atual gerao est tentando devolver o poder poltico ao povo, sem precisar jogar Al pela janela.

Alcoro
De acordo com a histria da Pennsula Arbica, a idolatria era a religio dominante ente os rabes. A vida social da Pennsula sofria com os vrios costumes que a razo e a conscincia repugnavam. Os judeus e cristos, apesar de vrias tentativas no conseguiram unir os rabes em uma s nao. Diante desse caos, surge Maom com o Alcoro pregando a adorao de um s Deus, com um guia para os costumes, para o comportamento e para o carter da sociedade. A unio do Isl e o Alcoro contriburam para que os rabes construssem uma nao. Os versculos do Alcoro prendem a leitura, incitam a cultura e incentivam a pesquisa e a especulao. O livro base da lei e dos ritos islmicos. O Alcoro era e continua sendo o centro da cultura islmica, dos movimentos filosficos e de todas as suas atividades intelectuais. A palavra Alcoro literalmente significa leitura por excelncia ou recitao. O livro dirigido a toda a humanidade sem distino de rea, cor, religio ou tempo. Ainda mais, ele procura guiar a humanidade em todas as sendas da vida: espirituais, materiais, individuais e coletivas. Ele busca principalmente desenvolver a personalidade do indivduo. Para tal propsito, o Alcoro no somente fornece ordens, porm tenta ainda convencer. O Alcoro no um livro de censo comum, a coleo das palavras de Deus, reveladas de tempos em tempos, durante 23 anos.

Concluso
A religio est presente em todas as sociedades e tem grande influncia na cultura dos povos. Apesar dele se dirigir ao intelecto das pessoas, no explicado pela filosofia, nem pela cincia. A religio atinge as emoes, origina a f na lei divina, um sentimento to forte que pode ser a base de toda uma cultura. Os pensamentos se renovam e as culturas se proliferam; a vida evolui e a colheita intelectual da humanidade aumenta a cada dia. humanidade evolui, mais unida e mesclada fica. Os veculos de comunicao em muito ajudaram, como se quisessem colaborar com as palavras do Alcoro. humanos, em verdade, ns nos criamos homens e mulheres e nos dividimos em poucas tribos para que vos reconhecsseis uns aos outros. E quanto mais a

S-ar putea să vă placă și