Sunteți pe pagina 1din 19

REVISITANDO E REVITALIZANDO CONTEDOS SOBRE CATALOGAO:

um texto compartilhado com alunos de graduao


Elizete Vieira Vitorino1, Djuli Machado de Lucca 2, Marcela Reinhardt de Souza3 (1) Profa. Dra., do Curso de Biblioteconomia da UFSC (2) Aluna do Curso de Biblioteconomia da UFSC, monitora da disciplina Catalogao I (3) Aluna da disciplina Catalogao I, Curso de Biblioteconomia da UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianpolis, SC, Brasil

Sumrio
1 Introduo 2 Reviso de Literatura 3 Materiais e Mtodos 4 Resultados Parciais 5 Consideraes Parciais Referncias

Fonte da imagem: http://www.mmc.org/images/mmclibrary/flyinglady.gif

1 Introduo
Tratar da temtica catalogao principalmente no que se refere a aspectos tericos, histricos, conceituais e prtica de catalogao de livros numa disciplina de graduao no tarefa das mais fceis. Tomando-se esse contexto por base, este trabalho tem o propsito de iniciar uma

transformao da Disciplina Catalogao I (CIN 5006),


ofertada na 2. fase do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina,

principalmente no que se refere ao contedo e s estratgias de ensinoaprendizagem.

1 Introduo
Ao revisitar e revitalizar o contedo e as prticas didticas ser possvel garantir um

melhor aproveitamento do contedo e o alcance do conhecimento em catalogao foco importante da Competncia Informacional,

pois na dimenso tcnica da profisso o saber fazer associado

s demais dimenses - esttica (sensibilidade), tica (postura crtica) e poltica (o coletivo, o outro) que se alcanar uma formao profissional equilibrada e condizente com o atual cenrio (situaes complexas que demandam uma tomada de deciso igualmente complexa e no mais linear como se fazia no passado).

1 Introduo
O objetivo maior deste trabalho revisitar e, ao mesmo tempo, revitalizar contedos de uma disciplina de graduao de cunho tcnico, de modo a garantir o equilbrio da
formao profissional quanto s demais dimenses esttica, tica e poltica.

Para essa finalidade, alguns objetivos especficos foram lanados:

desenvolver uma atividade didtica que proporcionasse o envolvimento apresentar aos demais alunos
(compartilhar) os resultados alcanados,

dos alunos, a participao e o comprometimento na melhoria dos contedos da Disciplina Catalogao I,

identificar o aprendizado alcanado por meio das falas dos alunos


participantes da atividade e

divulgar os achados

em evento cientfico para possibilitar a troca de ideias e a melhoria dos contedos da disciplina.

2 Reviso de Literatura
Para dar conta desse cenrio, a competncia do professor redefine-se: mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender (PERRENEOUD, 2000, p.39). Declarao de Alexandria - Num dos eixos temticos do evento, Competncia Informacional e Aprendizado ao Longo da Vida, destacou-se que as prticas

pedaggicas devem ser ativas e voltadas ao aprendizado participativo, alm de que a Competncia
Informacional deve ser requisito necessrio educao (DUDZIAK, 2008). Portanto, a

Competncia Informacional e

profissional precisa ser desenvolvida no ambiente universitrio, com vistas a favorecer a aprendizagem do aluno para o mundo do trabalho.

2 Reviso de Literatura
A competncia comporta, sob este foco, o sentido de saber fazer bem o dever, ou seja, ela se refere sempre a um fazer que requer um conjunto de saberes e implica um posicionamento diante daquilo que se apresenta como desejvel e necessrio. Mas preciso saber bem, saber fazer bem (RIOS, 2004, p.47), porque o termo bem indicar tanto a dimenso tcnica de contedo e conhecimento quanto outras dimenses. Dimenso Dimenso Dimenso Dimenso tcnica esttica tica poltica

Rios (2006, p.88) refora: importante considerar-se o saber e o dever como elementos historicamente situados, construdos pelos sujeitos em sua prxis.

2 Reviso de Literatura
A Competncia Informacional pode compreendida como um processo ser

que, como tal, depende da internalizao de fundamentos conceituais, de fundamentos atitudinais, de valores e do desenvolvimento de habilidades necessrias compreenso do universo informacional estando a os recursos (fontes, instrumentos) informacionais com sua dinmica e evoluo para propiciar ao indivduo o aprendizado (minimizar dvidas, amenizar lacunas, resolver problemas e atender necessidades e oportunidades de informao), o que se caracteriza em ltima instncia pelo uso da informao para si ou para o outro, seja em benefcio prprio ou com a finalidade de comunicar a outras pessoas, indivduos e sociedade.

2 Reviso de Literatura
A definio de tcnica comporta uma habilidade ou forma requerida para a realizao de uma determinada ao ou para a execuo de um ofcio. Esse fazer humano - ou a modificao da natureza - provoca, constri e pe em movimento um outro afazer que consiste em produzir o que no est ao seu dispor na natureza (CALDAS, 1994).

3 Materiais e Mtodos
A pesquisa bibliogrfica e documental (SANTOS, 2000) foi oportuna para revisitar contedos. J, para concretizar a revitalizao, os alunos da referida disciplina foram convidados a participar, desenvolvendo uma atividade didtica de elaborao de texto compartilhado.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Reviso bibliogrfica sobre catalogao descritiva; elaborao de uma atividade didtica, constante do plano de ensino da disciplina e proposta aos alunos no primeiro dia de aula; distribuio dos textos lineares j utilizados na disciplina entre as equipes; leitura, pelas equipes dos textos da disciplina; atendimentos s equipes para discusso e apresentao de proposies professora da disciplina e sugestes de ajustes; elaborao da proposta de reavivar e revitalizar os textos da disciplina pelas equipes; disponibilizao das produes das equipes em ambiente virtual de aprendizagem para compartilhar antecipadamente com o grande grupo; apresentao oral das produes das equipes aos demais alunos e professora, em regime de seminrio; elaborao de texto reflexivo por parte dos alunos sobre a aprendizagem na atividade realizada; divulgao dos resultados do estudo em congresso cientfico sobre catalogao.

Participaram da atividade 25 (vinte e cinco) alunos matriculados no primeiro semestre do ano de 2012 na Disciplina CIN 5006 Catalogao I. Foram avaliados, no total, 13 (treze) textos da disciplina, distribudos em 7 (sete) equipe

Alexandre Amorim Amaral Soares, Ana Paula Antunes, Brbara Fontes da Cunha, Bruna Ferreira, Bruno Graciosa, Clesiana Reis de Almeida, Francine Soares Vieira, Gemma Serra Burgus, Gregore dos Santos Verginio, Hedilaine Carina Holanda Cavalcante, Jnio Tom Matias de vila, Jssica da Silveira, Juan Carlos Debali da Cunha Pereira, Kamilla Lima Wundervald, Larissa Velho Gomes, Marcela Reinhardt de Souza, Maristela Couto Rosa Souza Leite, Mayara Lacerda Leal, Paola Helena Carvalho Sporrer, Renan Guilherme Sefrin, Ricardo Santos de Freitas Noronha, Rocelle Gil Santos, Sandro Fontgalland Bittencourt, Simoni Cardoso, Taoana Cavalheiro.

4 Resultados Parciais
4.1 Resultados em termos de ensino fala professor!

Sabendo-se da importncia de ensinar os alunos para o mundo do trabalho e da vida e para darem conta de situaes complexas como o caso do fenmeno informacional, os resultados da atividade

realizada foram,
perspectiva,

em princpio, pequenos, mas sob outra animadores para novas empreitadas.

4 Resultados Parciais
4.2 Resultados em termos de aprendizagem fala aluno! Aluno 1 Ao realizar esta atividade aprendemos muitas coisas, no apenas o tema a ser pesquisado, mas sim de vrios outros temas, pois um tema est interligado ao outro de modo a enriquecer nosso conhecimento. Por exemplo, ao pesquisar para o nosso trabalho, entrei em vrios sites, abrindo diversos materiais, de forma a fixar novas ideias e formas que expressam o mesmo assunto (outros autores, por exemplo). Aluno 2 Com a vivncia do trabalho, posso dizer que ajudou a entender melhor essas tcnicas complicadas, pois foi quando eu estava buscando o contedo e o escrevendo detalhadamente que houve a percepo de cada coisa em seu lugar e podendo at melhorar a percepo do assunto [...] s consigo aprender quando eu mesma busco sobre o assunto e aprofundo mais sobre o texto.

5 Consideraes Parciais
Prtica reflexiva, profissionalizao, trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias e situaes de aprendizagem diferenciadas, sensibilidade relao com o saber (PERRENOUD, 2000): talvez essas tenham sido as molas propulsoras da atividade realizada com os alunos da disciplina Catalogao I.

A atividade prtica de revisitar e de revitalizar contedos didticos se mostrou significativa numa poca permeada por situaes complexas e fenmenos informacionais ambguos.

5 Consideraes Parciais
Os exerccios possibilitaram aos alunos uma nova forma de lidar com os textos propostos, ao invs de apenas l-los e realizar questionamentos individuais, que muitas vezes sequer so debatidos com os colegas. Os discentes puderam expor suas vises individuais aos colegas e professora, a fim de proporcionar o debate e a tornarem-se coautores dos textos obrigatrios da disciplina. Aps a anlise das reflexes dos alunos referentes aos seminrios, percebeu-se que o grupo sentiu-se mais prximo do processo de criao de textos cientficos e do prprio contedo desenvolvido na disciplina de Catalogao.

5 Consideraes Parciais
Tal atividade favoreceu, ainda, a elaborao de um projeto de pesquisa que ser apresentado ao Departamento de Cincia da Informao e ao Curso de Biblioteconomia da UFSC ainda no ano de 2012, com o propsito de revigorar os contedos, bem como propor mudanas ao programa e ao plano de ensino da referida disciplina.

Referncias
ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informao. Cincia da Informao, Braslia, v.29, n.2, n.2, p.7-15, maio/ago. 2000. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/247/215>. Acesso em: 17 ago. 2012. BAWDEN, David. Information and digital literacies: a review of concepts. Journal of Documentation, v.57, n.2, p. 218-259, mar. 2001. Disponvel em: <http://www.emeraldinsight.com/Insight/viewPDF.jsp?Filename=html/Output/Published/Emer aldAbstractOnlyArticle/Pdf/2780570203.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012. BRSEKE, Franz Josef. A tcnica e os riscos da modernidade. Florianpolis : Ed. da UFSC, 2001. CALDAS, Srgio. A teoria da Histria em Ortega Y Gasset a partir da razo histrica. Porto Alegre : EDIPUCRS, 1994. (Coleo Filosofia; 14) DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faris da sociedade da informao: uma anlise crtica sobre a situao da competncia em informao no Brasil. Informao & Sociedade: estudos.Joo Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponvel em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1704/2109>. Acesso em: 17 ago. 2012. IFLA - INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declarao de princpios internacionais de catalogao, 2009. Traduo do original em Lngua Inglesa para a Lngua Portuguesa sob a responsabilidade de Lidia Alvarenga, Mrcia Milton Vianna, Fernanda Maria Campos, Maria Ins Cordeiro, Rosa Maria Galvo. Disponvel em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar: convite viagem. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docncia de melhor qualidade. 6.ed. So Paulo: Cortez, 2006. RIOS, Terezinha Azerdo. tica e competncia. 14. ed. So Paulo: Cortez, 2004 (Coleo Questes da Nossa poca; v. 16). SANTOS, Antonio Raimundo. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.

Obrigada! elizete@cin.ufsc.br elizetevitorino@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și