Sunteți pe pagina 1din 3

A Expanso Martima Europia

mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena.

Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu. Fernando Pessoa Mar Portugus

Portugal sai na frente: interesses e possibilidades Interesses: Monarquia - desejava fortalecer seu poder e construir um imprio atravs da conquista de novas terras e do controle de vasta rede comercial. Nobreza - desejava, atravs da expanso territorial, conquistar terras, riquezas, ttulos e mais prestgio. Igreja - desejava expandir a f catlica e aumentar o nmero de fiis. Burguesia - desejava, atravs da expanso territorial e do contato com outros povos, aumentar as atividades comerciais e os lucros. 'Povo Mido' - desejava novas possibilidades de trabalho, ascenso social, aventuras e enriquecimento rpido.

Possibilidades: Favorvel posio geogrfica, sendo Portugal o reino mais ocidental da Europa; Transferncia das rotas comerciais terrestres, pelo interior do continente, ligando o Mediterrneo ao norte da Europa, para o Atlntico, transformando Portugal em importante entreposto comercial; Grande difuso de idias mais avanadas a respeito de navegao; Larga difuso, no litoral portugus, da atividade pesqueira, que possibilitou uma maior familiarizao com o Oceano Atlntico, conhecido at ento como Mar Tenebroso; Existncia de um poder centralizado e de um Estado unificado, sem dissenses internas; Ascenso social da burguesia mercantil, beneficiada por alianas e acordos de interesse mtuo estabelecidos com a coroa portuguesa. A Conquista de Ceuta Importante entreposto comercial e militar, a conquista de Ceuta, dominada por mulumanos, alm de dar a Portugal o controle da passagem entre o Mediterrneo e o Atlntico, rendeu ao infante dom Henrique o ttulo de gro-mestre da Ordem de Cristo. Esta instituio religiosa tinha como principal objetivo combater os infiis em qualquer lugar do mundo e financiou parte da conquista da costa oeste da frica, planejada por dom Henrique aps obter, em Ceuta, notcias a respeito da existncia de ouro ao sul do Saara, no reino do Mali. A Escola de Sagres e as inovaes tecnolgicas Logo aps a conquista de Ceuta, dom Henrique se transferiu para os arredores de Sagres, a vila mais ocidental da Europa, onde reuniu cartgrafos, astrnomos, matemticos e navegadores. Juntos, passaram a estudar o legado nutico deixado por grandes povos do passado. Embora no tenha chegado a formar uma instituio educacional permanente, os encontros desse grupo de especialistas ficaram conhecidos como a Escola de Sagres. Como resultado de suas atividades, foram desenvolvidas cartas martimas (mapas) e criados, ou aperfeioados, diversos instrumentos de navegao. As principais inovaes tecnolgicas que proporcionaram a expanso martima foram, por um lado, a bssola, o astrolbio e a caravela, que possibilitaram aos europeus ir mais longe em mares desconhecidos, e, por outro, os canhes e a plvora, que possibilitaram a conquista de terras em outros continentes. Embora, muitos desses equipamentos j fossem utilizados por outros povos, foram aperfeioados e adaptados pelos portugueses navegao martima. A Conquista da Costa Africana

1415 -

Ceuta

1420 - 1428 - Conquista e colonizao das ilhas atlnticas da Madeira e dos Aores, onde os portugueses introduziram o cultivo de trigo, uvas e cana-de-acar, e que depois serviram de modelo para a colonizao das possesses portuguesas na Amrica. 1434 Aps muitas tentativas e vrias embarcaes afundadas ou danificadas nos pontiagudos arrecifes da regio, uma expedio capitaneada por Gil Eanes, afastando-se da costa africana, conseguiu finalmente ultrapassar o temido Cabo Bojador e chegou Guin. 1444 Dez anos aps alcanar a frica Subsaariana, chegam a Portugal cerca de duzentos africanos aprisionados e depois vendidos como escravos. Esse foi o primeiro lote de venda pblica de escravos no Reino. Logo depois, uma bula do papa Eugnio IV deu a Portugal o monoplio comercial no continente africano e o direito de capturar e submeter escravido perptua todo sarraceno, pago ou qualquer outro incrdulo ou inimigo de Cristo. 1453 A tomada da cidade de Constantinopla pelos turco-otomanos encareceu ainda mais as mercadorias vindas do oriente e levou Portugal a definir seu mais ambicioso projeto, que foi o de encontrar um novo caminho para as ndias, contornando a frica. 1456 - 1485 - Ao longo deste perodo, Portugal inicia a colonizao de Cabo Verde e chega mais ao sul do continente africano, na regio do Congo. 1487 Setenta e dois anos aps a conquista de Ceuta toda a costa oeste da frica havia sido desbravada e a extremidade sul do continente foi ultrapassada por Bartolomeu Dias, que a nomeou cabo das Tormentas. Logo depois, o rei dom Joo II rebatizou este ponto de cabo da Boa Esperana. A Espanha e a Amrica As conquistas portuguesas despertaram em outros navegadores o interesse em encontrar um caminho alternativo para as ndias. Um novo projeto foi apresentado a dom Joo II pelo genovs Cristvo Colombo. Este acreditava na esfericidade da Terra e que o caminho mais curto entre a Europa e as ndias seria pelo oceano Atlntico, navegando sempre em direo ao oeste. Diante da recusa do rei portugus em financiar a expedio, Colombo dirigiu-se aos monarcas espanhis. Aps a expulso definitiva dos muulmanos da pennsula Ibrica, em 1492, a Espanha encontrava-se em condies de iniciar de forma efetiva sua expanso martima e comercial. Em agosto do mesmo ano, Colombo, financiado pela coroa espanhola, partiu ruma s ndias no comando das caravelas Santa Maria, Pinta e Nia.

Dois meses aps ter zarpado do porto de Palos, Colombo atingiu algumas ilhas na regio do Caribe, e por acreditar ter chegado s ndias chamou os nativos encontrados de ndios. At 1502 retornou Amrica trs vezes, e morreu sem saber que havia chegado a um continente at ento desconhecido pelos europeus.

O Tratado de Tordesilhas

Aps o feito de Colombo, Portugal, temendo perder a supremacia sobre o Atlntico e sobre a costa africana, exige um acordo no qual seus direitos sejam reafirmados. Aps algumas negociaes intermediadas pela Igreja, como a bula papal Inter Coetera, chegou-se a uma soluo definitiva em 1494, o Tratado de Tordesilhas. Enquanto a bula Inter Coetera, impunha uma linha divisria do mundo localizada 100 lguas a oeste das ilhas de Aores e Cabo Verde, com o Tratado de Tordesilhas Portugal consegue empurrar tal linha para 370 lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Mesmo tendo sido assinado seis anos antes de os portugueses tomarem posse, oficialmente, das terras a oeste do Atlntico (atual litoral brasileiro), o Tratado assinado com a Espanha deu aos lusitanos o controle absoluto do Atlntico Sul. As ndias e a Ilha de Vera Cruz Onze anos aps Bartolomeu Dias, Vasco da Gama ultrapassou o cabo da Boa Esperana, desbravou a costa leste africana e, finalmente, alcanou as ndias, de onde retornou com especiarias que renderam a Portugal lucros de 6000 %. Tendo feito uma rota pelo Atlntico na qual se distanciou da costa africana, Vasco da Gama teria avistado algumas aves, indcio de que haveria terras prximas. Em 1500, coube a Pedro lvares Cabral empreender viagem ndia, porm no sem antes navegar rumo s terras existentes no sudoeste do Atlntico, s quais, acreditando ser uma ilha, batiza de Vera Cruz antes de rumar ao Oriente pelo caminho percorrido por Vasco da Gama dois anos antes. No ano seguinte, o florentino Amrico Vespcio, a servio do rei de Portugal, mapeou essas terras, chegando concluso de que no faziam parte das ndias, como acreditava Cristvo Colombo, mas sim de um novo continente que, em sua homenagem, passou a ser chamado de Amrica. J a esfericidade da Terra foi comprovada pelo portugus Ferno de Magalhes que, a servio da coroa espanhola, zarpa em 1519 a frente daquela que viria a ser a primeira viagem de circunavegao do globo terrestre. Embora Magalhes, que deu nome ao Estreito localizado ao sul da Amrica, tenha morrido em 1521, numa ilha do Pacfico, a expedio, agora sob o comando de Sebastio Elcano, concluiu sua misso e retornou Espanha em 1522. Esta seria a ltima etapa de um processo iniciado a pouco mais de um sculo e que afetaria diretamente sociedades de todo o mundo.

S-ar putea să vă placă și