Sunteți pe pagina 1din 6

EE Dep.

Gregrio Bezerra Projeto de leitura 6anos C,D, e F Professora Nilza Lagercrantz e professora Lucimar De repente nas profundezas do bosque - Ams Oz

No h apenas uma mensagem na histria, mas pelo menos duas principais: devemos preservar a natureza e aceitar as diferenas dos outros, aprendendo a conviver com elas, cultivando um mundo sem discriminao. Ams Oz

Resumo do livro Trata-se de uma fbula onde os animais no falam, mas fala-se deles e do seu desaparecimento do bosque numa noite de tempestade. Alguns habitantes mais antigos da aldeia afirmam terem visto quando a sombra de Nehi, o demnio, passou pelo bosque levando atrs de si muitas outras sombras, s quais se juntaram todos os animais: carneiros, raposas, tigres, jumentos, vacas, cobras, insetos, aves... Desde ento, paira sobre a aldeia a seguinte dvida: todos aqueles animais teriam mesmo existido ou seriam apenas lenda dos aldees mais velhos? Estes dizem aos mais jovens que perigoso entrar no bosque, pois o demnio Nehi poderia lev-los, assim como fez com todos os animais. A desconfiana e o medo so constantes na aldeia.

Porm, h duas crianas, Maia e Mati, destemidas e curiosas, que contrariam todos os conselhos e entram no bosque. Elas encontram pelo caminho um peixe dourado, Um homem assando batatas e at um menino da sua escola, que sofria humilhaes dos colegas por ser diferente de todos. As crianas avistam, finalmente, um lindo palcio, com um jardim todo enfeitado e iluminado pelos vaga-lumes, onde estavam todos os bichos que haviam desaparecido do bosque. Aquilo lembrava o paraso, onde reinava a paz e a tranqilidade, sem predadores, com todos os animais vivendo entre plantas, flores, gramas e rvores frutferas. Havia at um arbusto cujos frutos tinham sabor de carne, para os animais carnvoros. E o feiticeiro Nehi e todos os animais falavam a mesma lngua. Maia e Mati ouvem de Nehi que os bichos fugiram do bosque para escaparem dos maltrato e do extermnio a que estavam submetidos pelos humanos. Os cavalos eram chicoteados, os pssaros eram mortos a tiros, as vacas sofriam nos arados, os insetos eram envenenados. Nehi, ento, criou aquele palcio e aquele jardim para os animais viverem em segurana, longe do alcance dos homens.

No ptio

Justificativa: Esse projeto no apenas uma proposta de Lngua Portuguesa, apenas mais uma ferramenta para apoiar o professor que necessita ajustar a um nvel mais prximo do que se espera para cada ano escolar.

Portanto, deve ser uma prtica constante a fim de formar leitores competentes seja ele em classe ou extraclasse. sabido que por vrios fatores, muitos alunos no tm contata com a leitura de qualidade e nem costume de ler. Neste caso, a escola torna-se por muitas vezes o nico ambiente em que esses alunos podem interagir com textos de qualidade e diversificados. O projeto tem como finalidade minimizara grande parte de suas dificuldades encontradas na Proposta Curricular, que cada um faa a sua parte, dando oportunidade para que todos os eles possam viver em uma sociedade, onde gozem de seus direitos e cumpram is seus deveres e em assim; uma sociedade mais digna . Objetivos:Ampliar a competncia leitora e escritora dos estudantes, considerando a linguagem escrita como dimenso capacitadora que permeiam a aprendizagem dos contedos da proposta pedaggica do Governo da Estado de So Paulo, portanto compromisso de todos ns Oportunizar o contato do aluno com o livro, despertando o repertrio o interesse pela leitura e da interpretao de texto. Despertar o interesse pela leitura, pelo aprender, pois com a prtica o aluno compreender muito melhoras sua relao de conhecimento de mundo, fortalecendo assim sua identidade . Aprender a conviver com as diferenas evitando assim a discriminao e respeitando sua integrao com a natureza. Assumir o papel de editores de seus prprios textos. Apropriando - se dos instrumentos lingsticos necessrios para reformular os textos produzidos em todas as reas.

Leitura pelos grupos

Apresentao do projeto aos alunos Lev-los biblioteca da escola a fim de que possam conhecer a diversidade de temas, conhecendo e familiarizando com alguns autores. Apresentao do livro escolhido pela maioria dos alunos, Leituras em sala de aula, em duplas, grupo ou individual. Na sala de informtica. ( entrar em contato com o autor) na biblioteca, no ptio... Levantamento das ocorrncias populares que aparecem nos captulos . Explicaes dos grupos referentes ao assunto citado da tm a oportunidade de esclarecer dvida Apresentao dos captulos por um grupo de alunos( j sorteados no dia da apresentao.

Na biblioteca

Na informtica pesquisando a biografia do autor

Produto final Montagem de um painel da histria lida e apresentada pelos alunos; Painel de dobradura com a participao da professora de matemtica.

Sobre o Autor

Ams Oz, famoso escritor israelense muito conhecido no Brasil, nos apresenta uma fbula diferente, na qual o conceito tradicional de bom e mau adquire outras feies. O demnio, aqui representado pelo feiticeiro Nehi, assume no texto outras caractersticas, torna-se a imagem da bondade, daquele que estende a mo ao injustiado, daquele que salva. No h apenas uma mensagem na histria, mas pelo menos duas principais: devemos preservar a natureza e aceitar as diferenas dos outros, aprendendo a conviver com elas, cultivando um mundo sem discriminao.

S-ar putea să vă placă și