Sunteți pe pagina 1din 7

TESTES E INSPEES CARDIOVASCULARES:

1) ANAMNESE Identificao: A identificao o incio do relacionamento com o paciente. Adquire-se o nome, idade, sexo, etnia, estado civil, profisso actual, profisso anterior, local de trabalho, naturalidade, nacionalidade, residncia actual e residncia anterior. Queixa principal (QP): Em poucas palavras, o fisioterapeuta registra a queixa principal, o motivo que levou o paciente a procurar ajuda. Histria da doena atual (HDA): No histrico da doena atual, registrado tudo que se relaciona quanto doena atual: sintomatologia, poca de incio, histria da evoluo da doena, entre outros. Em caso de dor, deve-se caracteriz-la por completo. Histria doena pregressa (HDP): Adquire-se informaes sobre toda a histria mdica do paciente, mesmo das condies que no estejam relacionadas com a doena atual. Histrico familiar (HF): Neste histrico perguntado ao paciente sobre sua famlia e suas condies de trabalho e vida. Procura-se alguma relao de hereditariedade das doenas. Histria pessoal e social: Procura-se a informao sobre a ocupao do paciente,como: onde trabalha, onde reside, se tabagista, alcoolista ou faz uso de outras drogas. Se viajou recentemente, se possui animais de estimao (para se determinar a exposio a agentes patognicos ambientais). Suas atividades recreativas, se faz uso de algum tipo de medicamentos (inclusive os da medicina alternativa),pois estas informaes so muito valiosas para o fisioterapeuta levantar hipteses de diagnstico. Reviso de sistemas: Esta reviso, tambm conhecida como interrogatrio sintomatolgico, anamnese especial ou Interrogatrio Sobre os Diversos Aparelhos (ISDA), consiste num interrogatrio de todos os sistemas do paciente, permitindo ao fisioterapeuta levantar hipteses de diagnsticos.

2) HDP: Histria da doena pregressa;

3) Antecedentes: HAS; DM; Sedentarismo; IAM prvio; DPOC; Tabagismo; Neurolgico; Cirrgico e Doenas associadas; 4) Exame fsico: Respirao; Amplitude respiratria; Tipo de respirao; Expansibilidade, Cirtometria; Cianose, Tiragens costais; Dispnia, Edema; Ausculta cardiolgica; Ausculta pulmonar; Tosse, Presena de secreo, Cirurgia, Inspeo.

5) Conduta fisioteraputica

6) Condies scio-economicas e culturais;

7) AUSCULTA CARDACA; Ausculta ou Auscultao Cardaca a parte da Semiologia mdica que estuda os sons gerados pelo ciclo cardaco e seu significado.Utiliza-se de um estetoscpio. O estetoscpio padro tem duas olivas, que se encaixam na orelha do examinador, um ou dois tubos condutores por onde o som conduzido, e uma campnula ou um diafragma, que colocado no corpo do examinando, para amplificar os sons corporais. A tcnica de ausculta cardaca, como ocorre com todo mtodo de propedutica clnica, deve, obrigatoriamente, envolver uma sequncia lgica e sistematizada de procedimentos direcionados no sentido de se obter o conjunto de informaes fisiolgicas que seja a mais abrangente possvel. Assim, o paciente deve ser examinado em ambiente silencioso e em posio confortvel. No obstante as reas clssicas de ausculta cardaca (artica: segundo espao intercostal direito; mitral: pice; pulmonar: segundo espao intercostal esquerdo; tricspide: quarto espao intercostal esquerdo, junto ao esterno) devam ser exploradas, rotineiramente, outras regies tambm devem ser avaliadas, como o mesocrdio, a regio paraesternal direita, o pescoo, a axila e a regio infraclavicular e interescapulovertebral. A seguir, pontos para Ausculta Cardaca:

8) SINAL DE CACIFO\ SINAL DE GODET:

Consiste na compresso da rea edemaciada com o polegar. Aps a retirada do polegar, a observao continua para verificar se o sinal de Godet desaparece: imediatamente (+++) (tecidos esponjosos, hipertrfico ou lipdico), rapidamente (++) (menos de 1 minuto: edema sistmico), lentamente (+) (menos de 5 minutos: flebedema, linfedema reversvel) ou persiste (0) (mais de 5 minutos: linfedema irreversvel). Na avaliao da consistncia do lquido que representa o edema, a palpao vai avaliar tambm o aspecto cutneo, podendo apresentar de forma flexvel, esponjosa, firme, granulosa, em casca de laranja ou espessada.

9) PRESSO ARTERIAL;

No existe uma combinao precisa de medidas para se dizer qual a presso normal, mas em termos gerais, diz-se que os valores 120/80 mmHg so valores considerados ideais. Contudo, medidas at 138 mmHg para a presso sistlica, e 88 mmHg para a diastlica, podem ser aceitas como normais. O local mais comum de verificao da presso arterial no brao, usando como ponto de ausculta a artria

braquial. O equipamento usado o esfigmomanmetro ou tensimetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar os batimentos, usa-se o estetoscpio. 10) FREQUNCIA CARDACA:

Frequncia cardaca ou ritmo cardaco o nmero de batimentos cardacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).

A frequncia cardaca pode ser mensurada, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsao arterial. Nestes locais existem artrias que transmitem o pulso para superfcie da pele. Podemos medir a frequncia da pulsao arterial pressionando estes locais com os dedos indicador e mdio e, frequentemente, as artrias tambm so comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos, por exemplo. Esta medio no deve ser efetuada com o dedo polegar, pois sua forte pulsao arterial pode interferir na correta percepo do pulso aferido. Como a unidade da frequncia cardaca bpm, a contagem da pulsao arterial deve ser realizada acompanhando e contanto os pulsos de um minuto completo. Outra forma de realizar a contagem acompanha-la por 30 segundos e multiplicar o resultado por 2, ou acompanhar a contagem por 15 segundos e multiplicar o resultado por 4, e assim por diante. Exemplo: acompanhando a pulsao arterial por 15 segundos contamos 21 pulsos, neste caso efetuamos o clculo de 21x4 e encontramos o valor de 84 bpm. Acompanhando a pulsao arterial por um tempo menor do que 1 minuto podemos multiplicar erros de contagem se, por exemplo, em vez de contarmos 21 pulsos tivssemos contado 2 pulsos a mais ou a menos, teramos uma diferena de 8 bpm. Este erro agrava-se quanto menor for o tempo de acompanhamento.

11) BAQUETEAMENTO DIGITAL:

O baqueteamento digital foi descrito h cerca de 2.400 anos, por Hipcrates, como hipocratismo digital associado doena pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar. A partir dessa apresentao, vem sendo descrito associado a

vrias doenas, como DPOC, cirrose heptica, cardiopatias congnitas cianticas, neoplasias malignas pulmonares, doenas inflamatrias intestinais, entre outras, podendo ser tambm de origem congnita. Caracteriza-se por aumento do dimetro das falanges distais e alteraes das unhas. classificado em cinco estgios: Grau I aumento e flutuao do leito ungueal; Grau II - perda do ngulo natural de 15 entre a unha e a cutcula; Grau III - acentuao da convexidade do leito ungueal; Grau IV aparncia de baqueta da extremidade digital; e Grau V - aumento da extremidade com espessamento da falange distal e estriaes longitudinais na unha. 12) TESTE ERGOMTRICO:

Serve para avaliar o condicionamento cardiovascular, prever uma possvel doena arterial coronariana e ainda por mtodos diretos e indiretos medir o consumo mximo de oxignio (VO). O mtodo direto feito em recinto equipado com cicloergmetro ou esteira ergomtrica com espirmetro adaptado que mede o ar inalado e exalado dos pulmes do avaliado. Basicamente so conhecidos dois tipos de ergmetros: a bicicleta ergomtrica e a esteira rolante. Vrios estudiosos criaram ao longo dos anos protocolos adequados a cada tipo de pessoa a ser avaliada. Todos comeam com exerccio de baixa intensidade e progressivamente aumentando o esforo.

INSPEO ;

No exame fsico podem ser observadas as alteraes da cor da extremidade, na parte mais distal do membro, como palidez e cianose. Deve ser comparativa entre um p e outro e tambm no prprio membro. Quando em posio horizontal no se detecta alterao da cor; algumas manobras para tornar mais evidente essas alteraes podem ser realizadas:

a) elevao das extremidades: os membros inferiores so elevados entre 45 e 60, podendo se recomendar flexo e extenso dos dedos dos ps. Nos indivduos normais as mos e os dedos sofrem discreta palidez; quando existe obstruo arterial o membro mais acometido torna-se mais plido do que o contralateral.

b) posio pendente. Quando aps a elevao do membros estes so colocados em posio pendente, existe uma hiperemia. No membro normal a volta da colorao leva at 10 segundos, para ocorrer tornando-se mais hipermico do que o normal. Quando

existe obstruo arterial, alm de um retardo na volta colorao inicial, a extremidade passa a apresentar uma colorao mais intensa ou eritrociantica.

Exemplos: Tcnica de avaliao indireta do pulso e da Presso Venosa Central (PVC) na veia Jugular; ondas da pulsao venosa jugular: ondas a, c, v; Avaliao indireta da presso venosa central: estase jugular a 45; Refluxo hepato-jugular; Pesquisa de varizes em membros inferiores; Pesquisa de sinais de trombose venosa profunda: Sinal de Holmans e Sinal da Bandeira.

Doenas relacionadas ao sistema cardiovalcular para inspeo:


precordialgia palpitao claudicao intermitente varizes hipertenso hipotenso teleangiectasia trombose venosa profunda cianose: um sinal fsico causando colorao azulada da pele e membranas mucosas. causada por uma falta de oxignio no sangue. Est associada com temperaturas frias, insuficincia cardaca , doenas pulmonares e extintor. Ele visto em bebs no nascimento como resultado de defeitos cardacos, sndrome do desconforto respiratrio , ou problemas pulmonares e respiratrios.

REFERNCIAS:

PAZIN FILHO A; SCHMIDT A & MACIEL BC. Ausculta cardaca: bases fisiolgicas - fisiopatolgicas. Medicina, Ribeiro Preto, 37: 208-226, jul./dez. 2004.

MACEDO, Alex Gonalves et al . Baqueteamento digital como manifestao inicial de neoplasia pulmonar. An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro, v. 79, n. 4, Aug. 2004 . MARTINELLO, M. Avaliao e interveno fisioteraputica ambulatorial em paciente portador de doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) e asma. Revista Digital. Buenos Aires, ao 14, n. 138, Nov. 2009

S-ar putea să vă placă și