Sunteți pe pagina 1din 26

COLGIO PEDRO II DIRETORIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DO MAGISTRIO DO ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2009 PROVA PRELIMINAR

AR DE GEOGRAFIA Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instrues:

Esta prova contm 40 (quarenta) questes. Verifique se este caderno de questes est completo. A prova ter a durao mxima de 03 (trs) horas. O candidato somente poder retirar-se da sala onde se realiza a prova aps decorridos 60 (sessenta) minutos do incio da mesma. A interpretao dos enunciados faz parte da aferio de conhecimentos e da avaliao, no cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realizao da prova. Os trs ltimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecero em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do fiscal da sala. O fiscal lhe entregar o Carto Resposta, com seus dados nele impressos. Verifique se esto corretos e, em caso de dvida, dirija-se ao fiscal. As respostas das questes devero ser assinaladas no Carto Resposta, obrigatoriamente com caneta esferogrfica de tinta azul escura ou preta. Somente sero consideradas as respostas assinaladas no Carto Resposta. Qualquer tipo de rasura, marcao de mais de um item de resposta ou uso de corretivo no Carto Resposta invalidar a(s) questo(es). Em nenhuma hiptese, o Carto Resposta poder ser substitudo. Ao trmino da prova, entregue ao fiscal este caderno de questes e o Carto Resposta. Ser eliminado deste Concurso Pblico o candidato que: a) usar, durante a realizao da prova, mquina de calcular, rdios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, equipamentos eletrnicos ou fontes de consulta/comunicao de qualquer espcie; b) ausentar-se da sala sem assinar, diante do fiscal, a lista de presena.

AGUARDE AUTORIZAO PARA COMEAR A RESPONDER S QUESTES.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 1 Pode-se falar em idade de um lugar? A propsito desta ou daquela cidade nascida com a colonizao frequente ler que foi fundada em tal ou tal ano. Por exemplo, a cidade de Salvador da Bahia foi fundada em 1549 por Tom de Sousa, por ordem do rei de Portugal... Essa a sua data de nascimento jurdico e, da por diante, sua data cvica de aniversrio. Ser possvel falar da idade de um lugar segundo outro critrio? Por exemplo, ser possvel um critrio propriamente geogrfico? Os geomorflogos o fazem. A observao da incidncia local dos processos naturais lhes permite datar reas inteiras, segundo a disposio das camadas que revelam as fases da histria natural. Essa observao frequentemente ajudada pela abertura de cortes, que deixam perceber a natureza das diversas camadas, sua espessura e a ordem de sua superposio. Diante das paisagens elaboradas pelo homem, ser possvel encontrar um mtodo de observao que produza idntico resultado?
(SANTOS, M. A Natureza do Espao. So Paulo: Edusp, 2006.)

A perspectiva terico-metodolgica desenvolvida por Milton Santos tornou-se uma das mais importantes para a Geografia brasileira contempornea. Seus conceitos e referenciais trouxeram novos significados abordagem geogrfica. A citao acima lana um questionamento fundamental da obra desse autor, que conduz os gegrafos a: A) estudar o espao como acumulao de transformaes empreendidas pelos distintos povos, a partir da premissa de que a conscincia determina a existncia. B) assimilar a sociedade como o ser e o espao como a existncia, com base na superposio e justaposio de momentos histricos socialmente produzidos. C) compreender o espao a partir das representaes e da imaginao geogrfica hegemnica em cada sociedade, possibilitando a apreenso da diversidade do mundo. D) considerar trabalho e tcnicas como elementos que medeiam as relaes sociedade-natureza, definindo estruturas espaciais autnomas em relao a momentos histricos. Questo 2 A falta da constituio de um Estado nacional, a extrema diversidade entre vrios membros da Confederao Germnica, a ausncia de relaes durveis entre eles, a inexistncia de um centro organizador do espao, ou de um ponto de convergncia das relaes econmicas todos estes aspectos conferem discusso geogrfica uma relevncia especial para as classes dominantes da Alemanha, no incio do sculo XIX.
(MORAES, Antonio Carlos R. de. Geografia: pequena histria crtica. So Paulo: Annablume, 2003.)

At o sculo XVIII, vrios autores trabalharam de acordo com os princpios das cosmografias, como, por exemplo, Buache, Mnster e Enciso. Vrios problemas de base da cartografia, o clculo das latitudes e, sobretudo, o das longitudes, bem como os sistemas de projeo, foram amplamente tratados nestes estudos. Ao mesmo tempo, os fenmenos naturais e sobretudo climticos, ao fazer parte desta geografia, escapavam s interpretaes livres, religiosas ou mgicas da tradio medieval. As cosmografias esto, pois, na origem da tradio que define simultaneamente a escolha temtica e confere uma metodologia geral geografia. Estas duas preocupaes faziam parte do plano fundamental das cosmografias e sobreviveram na geografia cientfica. Foi atravs delas que a geografia considerou que era sua a tarefa de produzir imagens do mundo, de compreender sua organizao e de decifrar sua ordem; em suma, de veicular uma cosmoviso.
(GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1996. p.129)

As passagens acima transcritas, respectivamente, revelam: A) aspectos internalistas e externalistas da histria do pensamento geogrfico europeu. B) bases empricas e tericas oportunas para isolar um objeto de estudo para a Geografia. C) caractersticas histricas e metodolgicas da Geografia poca de sua institucionalizao.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

D) condies polticas e cientficas desencadeadoras do processo de sistematizao da Geografia. Questo 3 Uma caracterstica da atual revoluo tecnolgica a crescente convergncia de tecnologias especficas para um sistema altamente integrado, no qual trajetrias tecnolgicas antigas ficam literalmente impossveis de se distinguir em separado. Assim, a microeletrnica, as telecomunicaes, a optoeletrnica e os computadores so todos integrados nos sistemas de informao. Ainda existe, e existir por algum tempo, uma distino comercial entre fabricantes de chips e desenvolvedores de software, por exemplo. Mas at mesmo essa diferenciao fica indefinida com a crescente integrao de empresas em alianas estratgicas e projetos de cooperao.
(CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. So Paulo: Paz e Terra, 1996.)

A [recente] ampla adeso aos termos espaciais no foi insignificante, pois indicava uma crescente mudana na conscientizao e na familiaridade com a relevncia do espao e da geografia. Houve um auxlio das novas tecnologias da informtica, das comunicaes multimdia e da internet, especialmente devido existncia de termos to abrangentes e evocativos como ciberespao e o largo uso de Sistemas de Posicionamento Global, dos Sistemas de Informao Geogrfica e do Google Earth.
(SOJA, E. O Espao como Questo Pessoal. In: OLIVEIRA, M. de et al. (Orgs.).O Brasil, a Amrica Latina e o Mundo: espacialidades contemporneas volume 1. Rio de Janeiro: Lamparina/ Anpege/ Faperj, 2008.)

Os fragmentos acima transcritos permitem concluir que as redes atuais: A) se metamorfoseiam em modos efetivos de organizao espacial e se baseiam nas tecnologias para delimitar com preciso recortes locais e globais. B) proporcionam a ampliao da ao humana escala global e a reafirmao do espao como dimenso basilar da vida em sociedade. C) alteram as relaes entre escalas de abrangncia local/global e suprimem o tempo histrico como categoria fundamental das cincias humanas. D) se constituem nos sujeitos de aes capazes de redefinir padres de organizao do espao e reposicionar a geografia na teoria social crtica.

Questo 4 Vinde c, peixes, vs da margem direita que estais no rio Douro, e vs da margem esquerda que estais no rio Duero, vinde c todos e dizei-me que lngua que falais quando a embaixo cruzais as aquticas alfndegas, e se tambm l tendes passaportes e carimbos para entrar e sair. Aqui estou eu, olhando para vs do alto dessa barragem, e vs para mim, peixes que viveis nessas confundidas guas, que to depressa estais numa banda como da outra, em grande irmandade de peixes que uns aos outros s se comem por necessidades de fome e no por enfados de ptria. Dais-me vs, peixes, uma clara lio, oxal no v eu esquecer ao segundo passo dessa minha viagem a Portugal, convm a saber: que de terra em terra deverei dar muita ateno ao que for igual e ao que for diferente, embora ressalvando, como humano , e entre vs igualmente se pratica, as preferncias e as simpatias deste viajante, que no est ligado a obrigaes de amor universal, nem isso se lhe pediu. De vs, enfim, me despeo, peixes, at um dia, ide vossa vida enquanto por a no vm os pescadores, nadai felizes, e desejai-me boa viagem, adeus, adeus.
(SARAMAGO, Jos. Viagem a Portugal. So Paulo: Companhia das Letras, 1997.)

O fragmento acima, ao tratar de nao e nacionalismo, revela-se compatvel com: A) a demarcao de fronteiras a partir de acidentes naturais. B) o movimento emancipatrio de povos com identidade multicultural. C) a restrio mobilidade populacional dirigida a pases da Unio Europia.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

D) a idia de soberania compartilhada presente no projeto comunitrio europeu. Questo 5 (...) o objetivo da Cartografia, inicialmente, consiste na representao da superfcie terrestre ou parte dela, de forma grfica e bidimensional, que recebe o nome genrico de mapa ou carta. Atualmente, o conceito de Cartografia apresenta uma acentuada tendncia de alterar o significado inicial a ela atribudo.
(NOGUEIRA, R. Cartografia representao, comunicao e visualizao de dados espaciais. Florianpolis: UFSC, 2006.)

Olhar os mapas pode ser bastante esclarecedor. Olhar para eles de ngulos novos pode ser ainda esclarecedor. Mas, se voc quer libertar sua mente de todas as idias preconceituosas e preconcebidas que os planisfrios tendem a produzir, provavelmente s ter um remdio: arranje um globo e mantenha-o sempre rodando.
(Traduzido e adaptado de The Economist. Manchester, jan. 1985.)

Vrias so as razes que dificultam a tarefa de definir a cartografia e de se utilizar dos mapas como no passado. Uma delas est relacionada: A) ao esgotamento da linguagem cartogrfica tradicional voltada visualizao espacial. B) ao uso poltico distorcido da cartografia veiculada nos meios de comunicao e na propaganda. C) busca pela confeco de mapas em terceira dimenso capazes de retratar fielmente a realidade. D) substituio de dados georreferenciados pela estatstica descritiva a partir da era informacional.

Questo 6 Faamos um regresso muito breve ao comeo da histria humana, quando o homem em sociedade, relacionando-se diretamente com a natureza, constri a histria. Nesse comeo dos tempos, os laos entre territrio, poltica, economia, cultura e linguagem eram transparentes. Nas sociedades que os antroplogos europeus e norte-americanos orgulhosamente chamaram de primitivas, a relao entre setores da vida social tambm se dava diretamente. No havia praticamente intermediaes.
(SANTOS, M. Por Uma Outra Globalizao. Rio de Janeiro: Record, 1999.)

Considere o contexto enunciado e seu contraste em relao organizao do espao geogrfico atual. O autor faz referncia a um espao: A) compartimentado e anterior aos processos de fragmentao territorial. B) composto por territorialidades absolutas e fortemente mediado pela tcnica. C) caracterizado pela predominncia do meio natural e pela alienao territorial. D) marcado por lgicas reticulares e diferenciadas das predominantes lgicas territoriais atuais.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 7 O livro O mundo plano, de Thomas Friedman, centra suas anlises no desenvolvimento do processo de globalizao ao longo da histria. Defende que o mundo est cada vez mais plano na medida em que h a reduo das distncias em consequncia do desenvolvimento dos meios de comunicao e transportes, associado a uma reduo das diferenas e das distncias entre os povos. Ele identifica 10 foras responsveis por tornar o mundo plano, as quais vo desde a queda do Muro de Berlim, criao de servios de busca na internet, s novas tecnologias wireless e ao Voice Over Internet Protocol (VOIP), que ampliaram enormemente as possibilidades e facilidades de comunicao. No entanto, as coisas no so to simples como d a entender Friedman, pois muitos so os obstculos reconhecidos por outros autores que trabalham contra essa planificao do mundo. Dentre esses obstculos, possvel citar: A) permanncia de fronteiras nacionais fortalecidas pela presena de blocos regionais e combate ao terrorismo. B) atuao de grupos com pressupostos marxistas associados a Estados Nao e permeabilidade das fronteiras aos migrantes. C) barreiras culturais e polticas somadas existncia de parcelas significativas da populao mundial vivendo abaixo da linha de pobreza. D) entraves para a difuso de informaes via internet e baixo nvel educacional em regies do mundo subdesenvolvido como a China e a ndia. Questo 8 (...) Construindo um equilbrio de poder que favorea a liberdade, os Estados Unidos esto guiados pela convico de que todas as naes tm responsabilidades importantes. Naes que aproveitam liberdade devem ativamente lutar contra o terror. Naes que dependem de estabilidade internacional devem ajudar a evitar a distribuio de armas de destruio de massas. Naes que buscam ajuda internacional devem governar a si mesmas com inteligncia, para que a ajuda seja bem gasta. Pela liberdade de prosperar, responsabilidade deve ser esperada e exigida. Ns tambm somos guiados pela convico de que nenhuma nao sozinha pode construir um mundo mais seguro e melhor. Alianas e instituies multilaterais podem multiplicar a fora de naes que apreciam a liberdade. Os Estados Unidos esto comprometidos com instituies como as Naes Unidas, a Otan e outras alianas duradouras. Coalizes com interessados podem aumentar as instituies permanentes. Em todo caso, obrigaes internacionais devem ser levadas a srio. Elas no devem ser subestimadas simbolicamente para reunir apoio por um ideal sem ampliao de esforos (...)
(Introduo do documento A Estratgia de Segurana Nacional dos EUA, set. 2002 - www.whitehouse.gov/nsc/nss.html>)

Leia as afirmativas sobre a poltica de segurana nacional dos EUA. I. O internacionalismo tipicamente americano busca a construo de um mundo mais seguro, convocando a todos para a luta contra o terrorismo sem a possibilidade de neutralidade. II. A estabilidade e a segurana internacionais contemporneas enfrentam obstculos que incluem a proliferao de armas de destruio em massa, Estados Fracassados, o narcotrfico e a pobreza. III. Tem como pressuposto a importncia dos valores ligados paz, democracia e livre iniciativa, respeitando a autodeterminao dos povos em seus aspectos polticos, econmicos e culturais. Apresentam caractersticas da Doutrina Bush as afirmativas: A) I e II B) I e III C) II e III D) I, II e III

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 9 A China tem consolidado sua condio de potncia emergente num mundo cada vez mais competitivo, caracterizando-se por uma enorme diversificao econmica e por exportaes que invadem os mais diferentes mercados. Como nao mais populosa do mundo e com nmeros que assustam pela grandeza sem parmetro em outras regies, esse novo momento de sua histria marcado por submisso s regras internacionais, deixando para trs os anos de isolamento do ciclo maosta. O modelo de desenvolvimento chins pode ser caracterizado atualmente pelos seguintes aspectos: A) baixo custo de produo/ nfase na produo de bens de consumo de linha tradicional/ amplo mercado consumidor. B) intensa explorao da fora de trabalho/ produo voltada para o mercado externo/ papel complementar aos mercados norte-americano e europeu. C) uso da abundante e pouco qualificada fora de trabalho/ investimentos externos concentrados nas Zonas Econmicas Especiais (ZEE)/ baixa preocupao com a preservao ambiental. D) predomnio de produtos manufaturados/ fora de trabalho abundante/ uso da produo compartilhada associada a Japo, Coria, Taiwan numa clara poltica de ascenso pacfica.

Questo 10 O rpido avano dos processos de integrao sub-regional a partir da segunda metade dos anos 1990 permitiu uma recuperao do comrcio intrarregional que, junto com o desenvolvimento de novos marcos regulatrios para o investimento estrangeiro, permitiu uma exploso de investimentos diretos intrarregionais. No entanto, junto com este dinamismo se observam tambm evidentes limitaes que prejudicam os resultados deste processo: a perda progressiva de influncia dos organismos e instncias de maior alcance regional, agravada pelo carter eminentemente intergovernamental dos processos de integrao, os coloca vulnerveis aos interesses dos diferentes governos e conjunturas nacionais; as relaes recprocas ainda no so determinantes para a maioria dos pases da regio, assim como o enfoque predominantemente comercialista. Por outro lado, a aplicao de uma estratgia integradora na Amrica do Sul deve contemplar as evidentes assimetrias econmicas e o desenvolvimento humano, permitindo o desenho coerente de modalidades para o trato especial e diferenciado em favor das economias menores, assim como o desenvolvimento de uma infraestrutura regional adequada que permita aproveitar plenamente o potencial integrador.
(BRUCKMANN, M. Apresentao. In: MARTINS, C. et al. (Orgs.). Globalizao e Integrao das Amricas. Rio de Janeiro: Loyola, 2005.)

A passagem acima se refere genericamente a recentes aspectos quanto s iniciativas de integrao econmica no subcontinente sul-americano. No que diz respeito especificamente ao Mercosul, essa passagem pode ser interpretada de modo a afirmar que: A) os marcos regulatrios para o investimento estrangeiro referem-se a tentativas de se estabelecer uma tarifa externa comum entre pases-membros. B) o enfoque comercialista ressaltado diz respeito ao grande volume de protocolos e tratados multilaterais estabelecidos entre membros plenos do bloco. C) fluxos de mo de obra e acordos para cooperao no desenvolvimento de novas tecnologias predominam entre as estratgias integradoras postas em prtica na ltima dcada. D) o carter intergovernamental se constitui em entrave aos processos de integrao, na medida em que a proposta original do bloco previa estratgias de ao e tratados supranacionais.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 11 Observe o mapa.

(Adaptado de BONIFACE, P. e VDRINE, H. Atlas do Mundo Global. So Paulo: Estao Liberdade, 2009.)

A comunidade internacional, no incio do sculo XXI, defronta-se com o desafio poltico de redefinio das relaes de poder (sistema internacional) e de reorganizao das instituies e das regras que regulamentam as relaes internacionais (ordem internacional).
(OLIVEIRA, H. de. Introduo. In: OLIVEIRA, H de e LESSA, A. C. (Orgs.). Poltica Internacional Contempornea. So Paulo: Saraiva, 2006.)

O mapa e a citao fazem referncia, respectivamente: A) tripolaridade em sentido amplo/ aos pactos visando perpetuar os conflitos norte-sul. B) apolaridade do ponto de vista estritamente econmico/ s relaes multilaterais instveis. C) unipolaridade do ponto de vista poltico-militar/ ao cenrio de conteno de conflitos geopolticos. D) multipolaridade em sentido poltico-econmico/ s disputas no mbito de organizaes internacionais.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 12

Fbrica da Toyota - Japo

Sede da Ford Estados Unidos

As fotos acima apresentam dois cones do setor automobilstico: a Toyota, multinacional japonesa que est presente em todos os continentes com faturamento de bilhes de dlares, e a Ford, multinacional norte-americana que passa por uma srie de transformaes com o objetivo de adequar-se ao novo contexto de produo no setor. Ambas foram responsveis por mudanas que revolucionaram a indstria automobilstica, fazendo escola na forma de organizao da produo nesse setor. Leia as afirmativas abaixo. I. O toyotismo uma forma de racionalizao do trabalho que rompe com a padronizao do fordismo, atendendo s exigncias do mercado; a produo organizada a partir do consumo. II. O fordismo oferece modelos que atendem a mercados com restries de consumo, reduzindo custos a partir da racionalizao da produo; reduo do tempo com a mxima automatizao das fbricas. III. O toyotismo exige maior flexibilidade do trabalhador, optando por mquinas mais simples e confiveis que no requerem formao prvia do mesmo; reduo do desperdcio em operaes como o transporte e produo. Considerando as caractersticas do toyotismo e do fordismo, so corretas as opes: A) I e II B) I e III C) II e III D) I, II e III

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

Questo 13 BAIDOA, SOMLIA - Um pouco antes da aproximao para aterrissagem no aeroporto de Baidoa, o piloto, aps informar a temperatura e o horrio local, deixa claro para os passageiros que no existem registros de tiroteio nas imediaes nas ltimas duas horas.
(Opinio e Notcia. Somlia: a criao de um Estado falido. jul. 2009)

Depois de 2001, entretanto, a economia africana ressurgiu, acompanhando o novo ciclo de expanso da economia mundial. O crescimento mdio, que era de 2,4% em 1990, passou para 4,5%, entre 2000 e 2005, e alcanou as taxas de 5,3% e 5,5% em 2007 e 2008.
(Disponvel em <http://diplo.uol.com.br/2008-04,a2365>)

O primeiro e o segundo textos descrevem realidades bastante diversas dentro do continente africano, referindo-se a distintos grupos de pases. Sobre esses dois grupos, pode-se afirmar, respectivamente, que: A) o grupo sofre os efeitos da desagregao do bloco socialista e ainda hoje se articula ao mercado mundial atravs do comrcio de armas/ articula-se ao mundo globalizado pelo dinheiro enviado pelos migrantes aos seus locais de origem. B) refere-se ao que tem sido denominado de Estados Falidos devido presena de recorrentes catstrofes naturais associadas a ameaas no convencionais/ representa pases que tm se inserido na globalizao como reas de investimentos chineses e indianos. C) so Estados que sofrem os efeitos das fronteiras artificiais criadas pela colonizao, encontrando-se margem do processo de globalizao/ articula-se em torno da frica do Sul, beneficiando-se de propostas de desenvolvimento endgeno, centrados no mercado africano. D) so Estados Criminosos com intensos conflitos tribais/ so pases beneficiados pela estratgia do governo Clinton denominada de baixo teor - democracia e crescimento econmico, atravs da globalizao dos seus mercados nacionais.

Questo 14 Um festival de respostas positivas dos setores industriais nos Estados Unidos, China, zona do euro e Brasil levou nimo ao mercado financeiro no primeiro dia de junho - e da semana. Ontem, a interpretao dos investidores sobre dados da produo industrial foi de que a atividade econmica global apresenta sinais consistentes de recuperao, o que aqueceu os negcios e fez as principais bolsas de valores fecharem em forte alta. Resultados acima das expectativas dos economistas sobre a atividade industrial nos Estados Unidos agitaram os mercados. Segundo o Instituto para Gesto de Oferta (ISM, na sigla em ingls), o ndice industrial subiu para 42,8 pontos em maio, de 40,1 em abril.
(O Estado de So Paulo. Indstria mundial reage e bolsas tm dia de alta. 02 de junho de 2009.)

Notcias como a anterior, nas ltimas dcadas, foram capazes de interferir em investimentos produtivos voltados a atividades industriais que se apresentam espacialmente ordenados segundo: A) um padro concentrado em metrpoles que contm plantas industriais associadas ao setor tercirio. B) uma tendncia global de alvos mveis que intensifica a disperso multipolar da indstria. C) uma lgica de guerra entre lugares travada conforme a presena de mo de obra excedente. D) um modelo vinculado criao de distritos industriais e de zonas econmicas especiais.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

10

Questo 15 Veja o mapa a seguir, que demonstra aspectos da integrao fsica sul-americana.

(THRY, Herv e MELLO, N. de. Atlas do Brasil - disparidades e dinmicas do territrio. So Paulo: Edusp, 2005.)

Dentre as antigas e novas infraestruturas que concorrem para a integrao da Amrica do Sul, o eixo especfico de maior relevncia geoeconmica e geopoltica, com obras em fase de concluso, relativo : A) ligao rodoviria Manaus-Montevidu, integradora de zonas francas. B) hidrovia Caracas-Belm, captadora da Venezuela para o comrcio multilateral no Mercosul. C) ligao rodoviria Rio de Janeiro-Antofagasta, eixo tercirio e turstico de forte expressividade. D) hidrovia do Mercosul, de So Paulo e outras cidades do Centro-Sul brasileiro at Buenos Aires.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

11

Questo 16 Saskia Sassen, em seu livro As Cidades na Economia Mundial (So Paulo: Studio Nobel, 1998) apresenta a seguinte proposta de tipologia de cidades: cidades globais, megacidades, metrpoles, cidades marginais ou perifricas e as cidades satlites. A opo que relaciona o tipo de cidade e sua respectiva definio : A) metroples possuem servios avanados e facilidades das telecomunicaes, necessrios para a implementao e a conduo das operaes da economia mundial. B) megacidades definem-se pela sua grande dimenso e por apresentarem contrastes entre riqueza e pobreza, bem como a coexistncia entre modernidade e ps-modernidade. C) cidades perifricas definem-se pela falta de autonomia e por interligao a outras cidades no domnio do emprego e de servios, com risco de serem absorvidas por centros vizinhos. D) cidades globais possuem longa e reconhecida histria e patrimnio, guardando tradio poltica, cultural e econmica, revelando grande capacidade de adaptao modernidade e economia global.

Questo 17 A queda na taxa de natalidade dos pases desenvolvidos tem tirado o sono de muitos governantes que temem pela sustentabilidade de seus sistemas previdencirios. Atualmente esses pases tm em mdia quatro trabalhadores em idade ativa para cada pessoa com mais de 65 anos. No entanto, segundo a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), em 2050 a relao cair pela metade, ou seja, dois trabalhadores em idade ativa para cada aposentado. Na contramo desse processo, a Frana registrou em 2008 um mini baby boom. Esse ltimo fenmeno consequncia de: A) subsdios governamentais, preocupao com a alta natalidade dos imigrantes e presses da igreja catlica. B) aumento do dficit da previdncia, poltica de incentivo maternidade e restries poltica praborto. C) fatores culturais ligados influncia da igreja catlica, aumento do dficit da previdncia e preocupao com a alta natalidade dos imigrantes. D) poltica de incentivo maternidade, subsdios governamentais e difuso de imagens positivas das mulheres que conciliam trabalho com maternidade.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

12

Questo 18 Veja o grfico e leia atentamente a citao que o acompanha.

Em condies normais e estveis de biodiversidade, uma espcie dura de 1 milho a 10 milhes de anos, de acordo com estimativas dos paleontlogos. Mas, com a supremacia do homo sapiens, essa possibilidade foi enormemente perturbada e parece pouco provvel que os seres vivos possam se perpetuar por tanto tempo assim. Ao confundir a utilizao da natureza com sua predao, o homem destri os seres vivos cada vez mais rapidamente. As taxas atuais de extino so de cem a mil vezes superiores em relao s existentes nas eras geolgicas anteriores (...). Para cada dez rvores no mundo, por exemplo, s uma replantada. Os seres vivos esto se esgotando, sem que o homem se preocupe com o que deixar para seus descendentes.
(Adaptado de Le Monde Diplomatique. LAtlas Environnement. Paris: LMD, 2008.)

Com base em autores como Wagner Costa Ribeiro, Antnio Diegues, Dirce Suertegaray e Carlos Walter Gonalves, a viso de natureza e o principal marco histrico que a origina representados na anlise acima so: A) preservacionista / Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente 1992. B) utilitria / Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente 1972. C) conservacionista / publicao do Relatrio Brundtland 1987. D) desenvolvimentista / assinatura do Protocolo de Quioto 1997.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

13

Questo 19 Leia as estrofes a seguir: (...) Vou vendo o que o rio faz Quando o rio no faz nada Sigo os rastros que ele traz Numa sequncia arrastada Do que ficou para trs Vou vendo e vou meditando No bem no rio que passa Mas s no que estou pensando Pois o bem dele que faa No ver que j vai passando (...)
(PESSOA, Fernando. Na Ribeira Deste Rio. In: Antologia Potica. Lisboa: Ulisseia, 2006.)

As metforas utilizadas no poema so capazes de evocar situaes ligadas hidrografia e s relaes sociedade-natureza. Nesse sentido, os rastros que [o rio] traz/ numa sequncia arrastada/ do que ficou para trs e o bem dele que faa/ no ver que j vai passando so dois conjuntos de versos que de modo mais adequado retratam respectivamente: A) sedimentao transgressiva e mltiplos usos nas margens do canal fluvial. B) eroso em lenol e ausncia de intervenes humanas a jusante do ponto de observao. C) sedimentao regressiva e reduzida interferncia de origens antrpicas ao longo do curso. D) eroso diferencial e presena de modificaes antrpicas a montante do ponto de observao.

Questo 20 A gnese dos solos est ligada ao intemperismo. A desintegrao fsica e a decomposio qumica das rochas pela ao do calor e da umidade ou seja, a interao entre a atmosfera e a crosta formam o material inorgnico superficial. Esse o primeiro passo no processo de formao dos solos. O segundo realiza-se pela atividade fsica e qumico-biolgica dos organismos. Os solos da Terra so produto da complexa interao entre atmosfera, crosta e biosfera. As caractersticas do solo e seu processo de formao esto apontadas em: A) Tchernozion solo cido por conta da ausncia de um lenol fretico formado principalmente pela desagregao da rocha matriz, que apresenta extraordinria fertilidade devido ao contedo orgnico (hmus) em sua superfcie. B) Loess solo amarelo e de elevada fertilidade, constitudo por gros finssimos, originrios da fragmentao das rochas durante as glaciaes do perodo Tercirio, transportados pela ao fluvial para longas distncias. C) Massap solo rico em matria orgnica, de colorao escura, argiloso, extremamente frtil, formado pela decomposio de granitos, gnaisses e calcrios cretceos. D) Latossolos solos muito intemperizados, que evidenciam elevada perda de slica e lixiviao de bases, sendo, mesmo assim, rico em nutrientes com perfis rasos, heterogneos e de boa drenagem.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

14

Questo 21 Observe as variveis presentes no grfico:

(ODUM, E. Fundamentos de Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 1988.)

Temperatura, umidade, altitude e latitude esto envolvidas na caracterizao dos diferentes biomas. A leitura do grfico: A) sugere a presena de domnios de transio sem identific-los. B) demonstra que o bioma da tundra encontrado nas altas latitudes austrais. C) identifica os biomas a partir dos elementos do clima latitude e temperatura. D) demonstra que latitude e altitude esto diretamente associados exclusivamente a um bioma.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

15

Questo 22 Observe o mapa.

(MAGNOLI, D. O Corpo da Ptria. So Paulo: Unesp, 1997.)

Trata-se de documento cartogrfico voltado compreenso de aspectos do processo de horognese das fronteiras nacionais, desde o perodo colonial at o republicano, estudado por D. Magnoli e por historiadores. Dentre esses ltimos, S. Goes Filho afirma: O uti possidetis, princpio bsico das negociaes dos tratados coloniais, continuou a ser muito valioso para a diplomacia do Brasil independente. Com a doutrina estruturada em torno dele e da validade apenas supletiva do Tratado de Santo Ildefonso e, ademais, com a prtica homognea e contnua de um grupo de diplomatas de relevo, cujos atos eram acompanhados pessoalmente por D. Pedro II, conseguiu o Imprio assinar bons acordos de fronteiras com pases vizinhos. Na Repblica essa tradio foi renovada (...).
(GOES FILHO, S. Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas. So Paulo: Martins Fontes, 2001.)

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

16

O processo de formao das fronteiras nacionais associado ao povoamento indica que: A) do ponto de vista terico, a formao de fronteiras completou-se em meados do sculo XX com o fechamento da fronteira agrcola. B) do ponto de vista emprico, o processo de horognese completou-se no incio do sculo XX, acompanhando o auge da interiorizao. C) extenses significativas das fronteiras nacionais se tornaram vivas ao longo do sculo XX, por sua demarcao ter sido posterior delimitao. D) as fronteiras nacionais comearam a ser delimitadas conjuntamente com o incio do povoamento, quando o direito de posse de facto substituiu o uti possidetis jris.

Questo 23 A mobilidade foi um dos segredos da vitria portuguesa; sem ela no se explicaria ter um Portugal quase sem gente, um pessoalzinho ralo, insignificante em nmero sobejo de quanta epidemia, fome e sobretudo guerra afligiu a Pennsula na Idade Mdia conseguido salpicar virilmente do seu resto de sangue e de cultura populaes to diversas e a to grandes distncias uma das outras: na sia, na frica, na Amrica, em numerosas ilhas e arquiplagos. A escassez de capital-homem, supriram-na os portugueses com extremos de mobilidade e miscibilidade: dominando espaos enormes e onde quer que pousassem, na frica ou na Amrica.
(FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Record, 1933.)

O primeiro brasileiro consciente de si foi, talvez, o mameluco, esse brasilndio mestio na carne e no esprito que, no podendo identificar-se com os que foram seus ancestrais americanos (que ele desprezava), nem com os europeus (que o desprezavam), e sendo objeto de zombaria de nobres e nativos de Portugal, via-se condenado pretenso de ser o que no era nem existia: o brasileiro.
(RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro. So Paulo: Cia das Letras, 1995.)

Sobre a ao colonizadora portuguesa e o processo de povoamento no Brasil, pode-se afirmar que: A) a participao estatal no movimento colonizador foi indireta, ocasionando forte desequilbrio demogrfico entre o litoral e o interior. B) os agentes promotores da colonizao foram plurais, maximizando a diversidade polticoadministrativa, econmica e cultural pelo territrio. C) as aes privadas e estatais se revelaram difusas, originando um povoamento marcadamente litorneo e dirigido para eixos de interiorizao especficos. D) o povoamento foi integralmente promovido sob direo estatal, articulando o litoral ao interior a partir de eixos fluviais como o do Amazonas, o do So Francisco e o do Vale do Paraba.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

17

Questo 24 A modernizao tcnica tambm transformou o tradicional cultivo do caf no pas. Embora a exportao do caf funcionasse como uma importante fonte de receitas para o Brasil at meados do sculo XX, a organizao da atividade cafeeira no era considerada uma prioridade no pas. J a partir da criao da Associao Brasileira do Caf (Abic) em 1970, criado um selo de qualidade, que confere credibilidade ao caf brasileiro. Logo depois, criado o Comit Brasileiro do Caf, congregando, pela primeira vez na histria, produtores, empresas do setor de torrefao e moagem, a indstria de caf solvel e de exportao. Esse quadro permitiu que a produo de caf alcanasse outros estados brasileiros, que somado aos incentivos tcnicos e financeiros, favorecesse uma nova marcha do caf. A nova marcha do caf na atualidade apresenta: A) a possibilidade de adaptao dos cafezais no sul paranaense e no planalto catarinense, com a produo de sementes resistentes s geadas. B) novas reas produtoras com destaque para Rondnia e Esprito Santo, que possuem dificuldades de escoamento devido limitada capacidade de seus portos fluviais. C) a manuteno das tradicionais tcnicas agrcolas associadas ao aprimoramento gentico, permitindo que o caf pudesse ser cultivado em solos argilosos do cerrado mineiro. D) deslocamento da produo das reas tradicionais aps o emprego de aprimoradas tcnicas de cultivo, introduzidas nos estados da Bahia, Esprito Santo, Minas Gerais e Rondnia.

Questo 25 O Nordeste brasileiro tem-se caracterizado como uma rea de intensos fluxos emigratrios. As transformaes na estrutura produtiva brasileira e as novas configuraes do desenvolvimento regional que se delinearam a partir da dcada de 70 ambientaram importantes modificaes na dinmica migratria nordestina. Assim, o Censo Demogrfico 2000 confirmou os efeitos dessas modificaes: as migraes ou fluxo de retorno para o Nordeste. A alternativa que aponta a principal razo desse novo fenmeno migratrio : A) ampliao e modernizao do sistema de sade nos estados nordestinos. B) baixo custo de moradia, quando comparado s grandes metrpoles brasileiras. C) necessidade de retornar ao convvio familiar, aps muitos anos de distanciamento. D) interesse em aumentar o tempo de estudo, considerando os avanos da educao no nordeste.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

18

Questo 26 As mudanas de localizao de atividades industriais so s vezes precedidas de uma acirrada competio entre Estados e municpios pela instalao de novas fbricas e, mesmo, pela transferncia das j existentes. A indstria do automvel e das peas emblemtica de tal situao
(SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. So Paulo: Editora Record, 2001)

A citao acima se refere ao processo denominado guerra dos lugares. Esse processo est melhor caracterizado na afirmativa de que os lugares: A) so escolhidos e adquirem valor a partir das centralidades oferecidas e da proximidade de atividades semelhantes e complementares ao tipo de indstria que ir se instalar. B) apresentam infraestrutura de produo j organizada pelo acmulo de externalidades, as quais suprem as necessidades de comunicao e transportes da unidade produtiva. C) so chamados a colaborar na instalao da unidade produtiva organizando-se segundo sua lgica de produo, articulando diferentes esferas de poder no atendimento das necessidades da unidade produtiva. D) submetem-se s respectivas esferas de poder poltico-administrativo, definindo os benefcios regionais, visando a uma diversidade de produo industrial criadora de centralidades promotoras do desenvolvimento.

Questo 27 Os problemas e conflitos urbanos se agravam em toda parte, certo, sobretudo nas duas metrpoles nacionais So Paulo e Rio de Janeiro. exatamente nessas duas metrpoles que declinam as taxas de crescimento demogrfico de maneira acentuada, configurando um fenmeno que, na verdade, experimentado tambm pela maioria das metrpoles regionais, ainda que em menor grau. Embora esse decrscimo possa ser saudado como uma reduo da presso quantitativa, no fundo ele um indcio da existncia de srios problemas qualitativos.
(SOUZA, Marcelo Lopes de. Alguns aspectos da dinmica recente da urbanizao brasileira in: FERNANDES, Edsio e VALENA, Mrcio Moraes (orgs.). Brasil urbano. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.)

A citao acima se refere ao processo de desmetropolizao, tambm associado involuo urbana analisada por Milton Santos. So caractersticas desse processo: A) Reduo no tamanho dos centros metropolitanos tanto em termos absolutos quanto relativos, associado a um processo de interiorizao do emprego industrial. B) Crescimento relativamente menor das metrpoles nacionais devido reduo do seu poder de atrao associado a uma interiorizao da atividade econmica. C) Fenmeno de escala nacional fruto da estagnao econmica, que ocorreu nos anos 80 e 90, centrado nas duas metrpoles nacionais, associado ao rpido crescimento da populao. D) Emergncia de novas metrpoles que passam a crescer tanto quanto as metrpoles nacionais, associada perda da qualidade de vida em funo da crise do emprego das dcadas de 80 e 90.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

19

Questo 28 intil determinar se Zenbia deva ser classificada entre as cidades felizes ou infelizes. No faz sentido dividir as cidades nestas duas categorias, mas em outras duas: aquelas que continuam ao longo dos anos a dar forma concreta aos desejos de seus habitantes, e aquelas em que os desejos conseguem cancelar a cidade, ou pior, so cancelados por ela.
(CALVINO, talo. As Cidades Invisveis. So Paulo: Companhia das Letras, 1992.)

O autor faz referncia a uma cidade imaginria e pe em dvida a correspondncia entre suas formas e funes. No estudo da Geografia Urbana, a identificao das funes predominantes essencial para compreender a insero de um centro urbano em seu espao de entorno. Ao considerar os exemplos das destacadas funes em cidades brasileiras de mdio a grande porte, pode-se afirmar que: A) Petrpolis (RJ), So Lus (MA) e Campos do Jordo (SP) possuem funes tursticas com base na refuncionalizao de formas do passado. B) Cuiab (MT), Florianpolis (SC) e Palmas (TO) cresceram como sedes de poder polticoadministrativo com restritas funes industriais. C) Porto Velho (RO), Goinia (GO) e Teresina (PI) apresentam forte diversificao em seu setor tercirio com fraco grau de polarizao na rede urbana. D) Londrina (PR), Vila Velha (ES) e Uberlndia (MG) so centros interioranos que cresceram com funes de suporte para o comrcio e os servios ligados agropecuria.

Questo 29 As favelas fazem parte da paisagem carioca de forma marcante desde o final do sculo XIX. Ao longo de seu processo de crescimento e expanso, foram vrias as tentativas do poder pblico de lidar com a questo, sem que obtivessem sucesso. Dentre os motivos atuais que explicam a formao e a resistncia dessa forma urbana, possvel citar: A) valorizao imobiliria, insuficientes polticas pblicas de incluso social e crescimento da informalidade. B) alto ndice de desemprego, projetos de integrao do tipo favela-bairro e necessidade de morar prximo ao local de trabalho. C) fragilidade das normas urbansticas, alto custo dos terrenos na periferia e presena de rigorosa fiscalizao nos loteamentos perifricos. D) insuficientes polticas habitacionais voltadas para a populao de menor poder aquisitivo, alto custo dos imveis e maior fluidez populacional intraurbana.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

20

Questo 30 Uma nova diviso territorial do trabalho no campo no somente consolida o projeto do capital, dos grandes conglomerados transnacionais agroqumicos, industriais, financeiros, alimentcios, mas tambm fragiliza e pe em risco a existncia de comunidades inteiras de camponeses, do indigenato, dos demais povos, como pescadores artesanais, posseiros, extrativistas, quilombolas etc. Est em questo a disputa por projetos de sociedade ou a deslegitimao da cultura camponesa e dos povos originrios, em funo do empreendimento capitalista. Isto , da eficincia e da racionalidade dos ganhos de produtividade (...) na exclusividade do mercado capitalista, geograficamente configurado pela necessidade da dimenso intercontinental, em lugar da produo-circulao de ciclos curtos etc.
(THOMAZ JNIOR, A. Novos Arranjos Territoriais e Velhos Dilemas para o Trabalho no Campo no Brasil.In: OLIVEIRA, M. de et al. (Orgs.). O Brasil, A Amrica Latina e o Mundo: espacialidades contemporneas volume 2. Rio de Janeiro: Lamparina / Anpege / Faperj, 2008.)

A nova diviso territorial do trabalho no campo, a que se refere o autor, altera as relaes do mesmo com a cidade. A recente perspectiva desenvolvida por gegrafos, voltada a essas relaes, apresenta: A) retrica antagnica historiografia tradicional, devido retrao das atividades em tempo parcial e da pluriatividade na agricultura brasileira. B) discurso crtico ao aprofundamento das desigualdades, em funo do predomnio contnuo de relaes no capitalistas de produo em subespaos de grande lavoura. C) argumentao favorvel valorizao de singularidades locais, ao mesmo tempo que as atividades primrias voltaram a ampliar sua participao na ocupao da mo de obra. D) anlise dirigida superao da oposio entre campo e cidade, na medida em que contedos urbanos e rurais contraditoriamente se recriam nos variados recortes espaciais.

Questo 31 A expanso do plantio de algodo transgnico por agricultores familiares ameaa cultivo agroecolgico no semirido brasileiro. Como no caso de outras culturas transgnicas, o convvio com lavouras orgnicas e tradicionais impossvel. So muitas as presses, e de todos os tipos, sobre os trabalhadores rurais que adotam o cultivo agroecolgico nesses ambientes climticos. As situaes de presso destacadas no texto so relativas: A) necessidade de atender um mercado cada vez mais competitivo, baseado em prticas predominantemente conservacionistas. B) aos mesmos problemas vivenciados pelos rizicultores que adotam a agroecologia sob condies climticas semiridas similares no sul de Gois. C) aos problemas que atingem no s a agricultura do algodo, mas toda a agrobiodiversidade do pas, especialmente no semirido, rea rica em variedades silvestres. D) s tentativas de mudana no sistema de plantio, com ofertas dos produtores de sementes de transgnicos aos adeptos de modelos agroecolgicos, desprovidos de apoio governamental.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

21

Questo 32 A crise agrria muito mais que um problema do campo. A opo histrica pela grande propriedade e pela agropecuria patronal, que gerou o longo ciclo de xodo rural, o fundamento da concentrao da renda e da desastrosa dimenso da pobreza urbana e rural no pas. A crise agrria , tambm, uma crise da reforma agrria. Uma das principais consequncias dessa crise agrria no Brasil : A) completo reordenamento da estrutura fundiria, com a subdiviso de grandes propriedades produtivas ou improdutivas. B) manuteno dos nveis de emprego e subemprego na agropecuria brasileira, cada vez mais moderna do ponto de vista tecnolgico e econmico. C) desamparo da agricultura familiar, que sofre os efeitos da concorrncia globalizada, da subordinao aos oligoplios industriais e agroindustriais. D) adoo de programa correlato empregado pela Unio Europia Poltica Agrcola Comum (PAC) que foi destinado a controlar o xodo rural e assegurar o manejo da terra.

Questo 33 O Prolcool foi um programa bem-sucedido de substituio em larga escala dos derivados do petrleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependncia externa de divisas quando dos choques de preo do petrleo. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhes de automveis a lcool hidratado. Acrescido a isso, o Programa substituiu por uma frao de lcool anidro (entre 1,1% a 25%) um volume de gasolina pura consumida por uma frota superior a 10 milhes de veculos a gasolina, evitando, assim, nesse perodo, emisses de gs carbnico da ordem de 110 milhes de toneladas de carbono (contido no CO2), a importao de aproximadamente 550 milhes de barris de petrleo e, ainda, proporcionando uma economia de divisas da ordem de 11,5 bilhes de dlares.
(Disponvel em <www.biodieselbr.com/proalcol/pro-alcool.htm>)

Dentre as vrias fases pelas quais o Prolcool passou, o perodo entre 1986 e 1995 foi o mais marcante. Muitos acreditavam que o Programa, ao experimentar uma fase de estagnao, desapareceria em um futuro bem prximo. A alternativa que aponta as razes que levaram o Prolcool estagnao : A) a escassez de recursos pblicos para subsidiar os programas de estmulo aos energticos alternativos/ a oferta de lcool no pde acompanhar o crescimento da demanda. B) a oferta de lcool no pde acompanhar o crescimento descompassado da demanda/ a introduo no mercado da mistura metanol, etanol e gasolina, substituindo o lcool hidratado. C) a escassez de recursos pblicos para subsidiar os programas de estmulo aos energticos alternativos/ introduo da poltica de incentivos para o carro popular de at 1000 cilindradas desenvolvido para ser movido a lcool. D) os baixos preos pagos aos produtores de lcool a partir da abrupta queda dos preos internacionais do petrleo em 1985/ liberao das exportaes de veculos automotivos (produzidos, na sua origem, exclusivamente na verso gasolina e diesel).

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

22

Questo 34 Considerando o papel que o Nordeste exerce dentro do territrio brasileiro, podem ser identificadas, no momento atual, mudanas significativas na regio. Nas ltimas dcadas, a regio passa por um acelerado processo de urbanizao, marcado pela heterogeneidade e descontinuidade, fazendo surgir novas microrregies, novos centros dinmicos. A partir desse contexto de crescimento, a opo que melhor explica seus processos transformadores : A) as mudanas concentram-se no litoral, que absorve mais rapidamente as inovaes pelas facilidades de articulao no contexto nacional e global. B) o eixo central da regio especializado na pecuria e culturas alimentares alm do algodo, com inovaes voltadas modernizao desses setores. C) o oeste da regio apresenta taxas mais baixas de urbanizao, destacando-se os cerrados baianos na produo de gros para exportao com alta tecnologia. D) a fruticultura associada ao agronegcio vem obtendo recordes de produo, promovendo transformaes que alteram a histrica modernizao conservadora.

Questo 35 Terremoto na cidade de Carabas (Minas Gerais) surpreende gelogos O terremoto de 4,9 graus na escala Richter, no norte de Minas Gerais, o primeiro a registrar uma morte, segundo o Obsis (Observatrio Sismolgico de Braslia) da UnB (Universidade de Braslia). O tremor foi sentido na comunidade rural de Carabas, distante 35 km de Itacarambi (MG).
(Folha Online - 09/12/2007)

Tremor assusta moradores em ao menos 4 Estados; outros abalos podem ocorrer Durante seis segundos, So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e Santa Catarina foram afetados por um surpreendente tremor que atingiu 5,2 graus na escala Richter. O epicentro foi registrado a cerca de 215 km de So Vicente, no litoral sul de So Paulo, a aproximadamente 10 km de profundidade.
(Folha Online - 24/04/2008)

Os terremotos exemplificados acima ocorrem porque: A) a formao geomorfolgica brasileira data do Perodo Tercirio da Era Cenozica, possuindo um perfil topogrfico com grandes desgastes erosivos. B) no territrio brasileiro, encontramos dobramentos modernos, surgidos no interior da placa tectnica Sul-Americana e, portanto, ficando sujeitos a terremotos dessa magnitude. C) o tipo de contato ou limite tectnico que ocorre na Placa Sul-Americana, conhecido como conservativo, o responsvel pela ocorrncia de terremotos no territrio brasileiro. D) o territrio brasileiro, assentado no centro da placa Sul-Americana, cortado por falhas geolgicas sujeitas a tremores, podendo ser afetado por sismos que ocorrem na borda da placa.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

23

Questo 36 Observe o mapa Unidades do Relevo Brasileiro.

(Adaptado de ROSS, J. Os Fundamentos da Geografia da Natureza. In: ROSS, J. (Org.). Geografia do Brasil. So Paulo: Edusp, 1996.)

O mapa ilustra a mais utilizada classificao do relevo brasileiro desde o incio dos anos 90. Sua legenda foi retirada e todas as unidades nele classificadas esto numeradas e delimitadas. Ao projetar sobre essa base cartogrfica algumas dentre as bacias hidrogrficas do Brasil, pode-se afirmar que os maiores trechos dos rios principais das bacias do Paraguai, Secundrias do Leste, So Francisco e Parnaba, correm sobre as seguintes unidades do relevo brasileiro, respectivamente: A) 26 - 07 - 19 - 02 B) 03 - 28 - 20 - 24 C) 14 - 21 - 10 - 13 D) 15 - 27 - 08 - 06

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

24

Questo 37 As regies Nordeste e Norte do Brasil, que sofreram com fortes chuvas nas ltimas semanas, podem voltar a ser atingidas por temporais at meados de junho de 2009, segundo o Centro de Previso do Tempo de Estudos Climticos (CPTEC). As chuvas provocaram 18 mortes e 483 mil desalojados nos Estados do Amazonas, Par, Maranho, Piau e Cear, segundo os nmeros da Defesa Civil. No outro extremo do pas, o interior da regio Sul sofreu com a escassez de chuvas, comprometendo a pecuria, aumentando os incndios florestais e reduzindo a vazo dos audes que abastecem a populao de muitas cidades. A explicao para essas condies meteorolgicas : A) a ocorrncia simultnea do fenmeno La Nia, que elevou a temperatura da gua do Atlntico no Nordeste acima do normal, e da zona de convergncia intertropical (ZCIT) no hemisfrio sul. B) o fenmeno El Nio que provoca o enfraquecimento dos ventos alsios, soprando normalmente de oeste para leste pelo Pacfico, fazendo as massas de ar quentes e midas estacionarem na costa norte/nordeste. C) o fenmeno El Nio, que resfria as guas do Oceano Pacfico, levando as guas do Oceano Atlntico a sofrerem um leve aquecimento, intensificando as chuvas na maior parte das regies norte e nordeste. D) a rea de atuao da zona de convergncia intertropical (ZCIT), que vem se expandindo em decorrncia da simultaneidade anual dos fenmenos El Nio e La Nia, alcanando at os estados da regio sul.

Questo 38 Seca na Amaznia: alguma coisa est fora de ordem A Amaznia vive hoje a pior estiagem dos ltimos 50 anos. Fotos estampadas na mdia mostram cenrios desoladores na regio que detm mais de 20% da gua doce da Terra. So igaraps secos, barcos encalhados em bancos de areia de rios, mortandade de peixes, populaes isoladas sem ter como se locomover e sem ter o que comer. So mais de 250 mil pessoas atingidas nos estados do Amazonas e do Par.
(Disponvel em <www.brasiloeste.com.br/noticia/1654/seca-amazonia>, set. 2005)

Cautelosos, cientistas e pesquisadores falam na possibilidade de que o aumento do calor no planeta provocado pela emisso de gases de efeito estufa tenha comeado a potencializar eventos climticos extremos. No entanto, avaliam que ainda no possvel estabelecer uma relao direta com o aquecimento global. As evidncias vo se acumulando, como as grandes enchentes na China, furaces como o Katrina, dentre outros. No caso especfico da seca que castiga a Amaznia, no entanto, a comunidade acadmica concorda quanto a algumas ameaas que podero se concretizar no futuro. Essas ameaas esto melhor apontadas pela: A) ampliao na rea de atuao da massa de ar Tropical Continental (mTc), que atingiria a regio norte do Brasil. B) savanizao da maior floresta do mundo, causada pela perda de umidade e pelo aumento da temperatura do planeta em alguns graus centgrados. C) fumaa produzida pelas queimadas realizadas pelos produtores rurais na Amaznia, que podem dificultar a formao de nuvens, aumentando a pluviosidade na regio. D) mortalidade das pequenas rvores, responsveis pela manuteno da umidade da floresta, diminuindo sua capacidade de regenerao, e a existncia da serrapilheira.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

25

Questo 39 Desde a dcada de 80, a gesto ambiental do Paraba do Sul feita pelo Comit Executivo de Estudos Integrados da Bacia Hidrogrfica do Rio Paraba do Sul CEIVAP sendo revitalizada, posteriormente, com a aprovao da Lei n. 9433/97, da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, tornando o Paraba do Sul um rio de jurisdio federal, pois se estende por trs estados da Federao. No estado do Rio de Janeiro, o rio Paraba do Sul percorre 37 municpios, numa extenso de 500 km, quase metade do territrio do Estado, fazendo-se estratgico para a populao fluminense. Entretanto, na condio de usurio de jusante, se v sob o impacto dos usos conflitantes do rio Paraba do Sul. Observe a foto.

Rio Paraba do Sul em Resende RJ. (SOS Paraba do Sul - 2008).

A alternativa que aponta o uso conflitante dessa bacia afirma que o rio : A) responsvel pela produo de energia e gua potvel, mas sujeita poluio causada pelos efluentes domsticos e resduos slidos das cidades localizadas s margens do rio. B) inserido no sistema hidroenergtico de Furnas Centrais Eltricas e da Empresa Light, que se encontra seriamente comprometido pelos projetos de irrigao adotados pelo governo estadual. C) a nica fonte de abastecimento de gua para mais de 12 milhes de pessoas, incluindo 85% dos habitantes da Regio Metropolitana, mas padecendo com a grande poluio de suas guas gerada pela CSN (Cia. Siderrgica Nacional). D) integrante de bacia com condies fsicas que permitem a presena de uma densa malha rodoferroviria, atendendo s pequenas indstrias locais, mas fazendo-a sujeita a acidentes ambientais pelo intenso movimento de cargas perigosas.

COLGIO PEDRO II CONCURSO PBLICO PARA PROFESSORES - 2009 PROVA PRELIMINAR - GEOGRAFIA

26

Questo 40 As unidades de conservao ambiental constituem espaos territoriais protegidos com funes especficas para conservao e preservao do patrimnio natural brasileiro.
(ROSS, Jurandyr Luciano S. Ecogeografia do Brasil: subsdios para o planejamento ambiental. So Paulo: Oficina de Textos, 2006.)

Existem vrias categorias de reas protegidas definidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), coordenado no mbito do Ministrio do Meio Ambiente. Dentre elas, os parques nacionais e as estaes ecolgicas possuem as atribuies respectivamente de: A) proteger reas em estado natural com o mnimo de interferncia, destinadas realizao de pesquisas ecolgicas bsicas e aplicadas/ preservar a vegetao que protege o solo, as nascentes e as margens fluviais do risco de eroso acelerada. B) preservar a vegetao que protege o solo, as nascentes e as margens fluviais do risco de eroso acelerada/ contribuir para a manuteno da coeso social e cultural de populaes indgenas, ribeirinhas e rurais, veiculando prticas sustentveis. C) conciliar proteo integral da flora e da fauna, com sua utilizao para objetivos educacionais, recreativos e cientficos/ proteger reas em estado natural com o mnimo de interferncia destinadas realizao de pesquisas ecolgicas bsicas e aplicadas. D) contribuir para a manuteno da coeso social e cultural de populaes indgenas, ribeirinhas e rurais, veiculando prticas sustentveis/ conciliar proteo integral da flora e da fauna, com sua utilizao para objetivos educacionais, recreativos e cientficos.

S-ar putea să vă placă și