Sunteți pe pagina 1din 14

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 1 de 14

Photoshopus no suporta verses antigas do Internet Explorer. Atualize seu navegador ou baixe o navegador mais rpido e seguro: Firefox
Home Sobre Ns Contato Publicidade Ajuda Parcerias Blogosfera Delicious (607) Facebook StumbleUpon Float Reddit Mixx

1105
Os melhores tutoriais de Photoshop

Receba tutoriais por email:

Inscreva-se

Progresso de idade no Photoshop


Sob categoria: Efeito Fotogrfico

33

Este tutorial t o interessante que decidimos fazer uma exceo e traduz-lo do ingls ao portugus. Neste tutorial voc aprender como fazer com que uma pessoa envelhea 50 anos adicionando rugas, cabelos grisalhos e todos aqueles elementos que definem uma pessoa idosa. O sujeito nesse exemplo a atriz Kate Holmes. O autor deste tutorial j ganhou vrios concursos no site Worth 1000, sendo este tutorial um dos ganhadores. Realmente uma tima dica para todos aqueles que j se sentem bastante confortveis com o Photoshop e o usam profissionalmente. O nvel de dificuldade alto, mas sempre vale a pena tentar Homens e mulheres envelhecem de maneiras distintas mas j que eu somente envelheci celebridades femininas at agora, irei focar em mulheres neste tutorial. Usarei a imagem de Katie Holmes que usei para um concurso no Worth 100 como exemplo.

Primeiro passo: Escolhendo uma foto apropriada


Quando voc estiver disposto a retocar o rosto de uma celebridade, tente selecionar uma imagem menos retocada possvel, com a resoluo mais alta possvel.

Eu acho que fotografias tomadas por reprteres ou qualquer outra fotografia que no tenha sido tomada num studio so melhores porque geralmente a luz intensa revela maiores detalhes da pele, por exemplo sacolas debaixo dos olhos, rugas e ps-de-galinha . A presenca desses detalhes far com que possamos visualizar melhor como o sujeito ir envelhecer e lhe ajudar bastante no processo.

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 2 de 14

No caso de Katie, podemos ver linhas suaves em sua testa, linhas bem bvias debaixo de seus olhos e linhas definindo seu sorriso.

Passo 2: Coletando material de refer ncia


Material de referncia o aspecto mais importante em meu mtodo de envelhecimento. Mantendo em mente o rosto da Katie, busco por rostos de mulheres idosas na net que parecam com a Katie ou tenham a mesma expressao facial. Em nossa foto original Katie est sorrindo com seu rosto em um determinado ngulo e portanto tentei encontrar fotos com mulheres idosas com uma posio aproximada. Uma vez encontradas estas imagens, eu abro a imagem original da Katie no Photoshop e colo as outras imagens em camadas (layers) acima do original para uma fcil visualizao.

Outra referncia que eu prefiro usar mas que geralmente difcil de encontrar so imagens dos parentes dos sujeitos. Eu consegui encontrar algumas fotos da me da Katie e elas realmente me ajudaram a decidir se daria ou no um queixo duplo Katie. J que a me da Katie tem bastante pele abaixo de seu queixo, decidi aplicar o mesmo na Katie.

Passo 3: Diminuindo as sombrancelhas


Agora a diverso comea! A primeira coisa que gosto de fazer diminuir um pouco as sombrancelhas e os lcios do sujeito. Quanto mais velha uma pessoa se torna, mais fino se torna o cabelo - ou porque o cabelo cai e/ou porque ele resseca. Essa no uma regra geral mas se aplica maioria

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 3 de 14

Para faz-lo, gosto de usar a Clone Stamp Tool em 100% combinada com uma brush pequena, seu tamanho variando em proporo com o tamanho e resoluco da imagem. Eu selecionei um pouco da pele ao redor para reduzir a quantidade de cabelos nas sombrancelhas.

Passo 4: Moldando o rosto


Neste passo eu gosto de adicionar as distores bsicas causadas pelo envelhecimento pele. Para faz-lo eu utilizo o filtro Liquify . Da eu faco com que a pele caia nas bochechas, no maxilar e um pouco acima dos olhos, usando a ferramenta Push dentro do dilogo Liquify . Acima dos olhos este efeito deve ser bem sutil.

Do que eu aprendi sobre o processo de envelhecimento, sei que enquanto os ossos param de crescer (e na verdade encolhem), cartilagem continua a crescer. Como um resultado, a ponta do nariz pode parecer maior com a idade. Ainda com o filtro Liquify aberto, usei o Push Tool para extender o comprimento do nariz um pouquinho. Ento usei o Bloat Tool para aumentar a ponta do nariz, tomando o devido cuidado para no perder a personalidade do nariz. Um pouco de exagero e j perdemos a Katie

Passo 5: O queixo duplo

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 4 de 14

Baseado nas imagens de sua me, adicionei uma respeitvel quantidade de queixo duplo no pescoo. Inicialmente usei a Brush Tool com tracos bem largos, utilizando as cores que j estavam na rea do pescoco. Da trabalhei nos detalhes com uma brush mais fina. Lembre-se que eu tambm usei fotos de mulheres idosas como referncia para me guiar no processo.

Passo 6: Dando rugas e p s de galinhas aos olhos


Para mim, as partes mais importantes so os olhos. Eles so a base do projeto e podem influenci-lo de uma maneira positiva ou negativa. A imagem poder perder toda a identidade de Katie Holmes se eles forem feitos de uma maneira incorreta. Procurei as linhas em torno dos olhos e tentei imaginar como eles iriam progredir e tornar-se rugas. Ento extendi o comprimento e a largura proporcionalmente. O uso de imagens de mulheres idosas como referncia me ajudaram bastante neste processo.

Aqui usei uma combinao das ferramentas Stamp Tool e Brush Tool . Quizera poder explicar minha tcnica de uma maneira detalhada nesse ponto mas devo dizer que usei meus instintos artsticos. Eu destaquei as rugas em torno dos olhos fazendo que as linhas se tornassem mais largas e profundas, ao mesmo tempo aumentando o contraste escurecendo as fendas e clareando o relevo. Tambm extendi as rugas at onde as bochechas comeam abaixo dos olhos. Depois apliquei a mesma tcnica s linhas em torno dos lbios e na testa, criando rugas.

Passo 6: Reduzindo os lbios


Lbios tendem a contrar-se com a idade. Usando o Stamp Tool , usei a pele em torno dos lbios e os fiz mais finos.

Tambm adicionei algumas rugas verticais acima dos lbios. Este efeito deve ser bastante sutil e no devemos exagerar. Mas isso pode variar. Neste exemplo Katie est sorrindo, mas se no estivesse essas linhas seriam mais profundas.

Passo 7: Inclundo mais rugas

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 5 de 14

Aqui, numa camada (layer) separada, adicionei/destaquei rugas. fcil deixar-se levar no processo de criao de rugas, ento eu parei e decidi o que usaria na imagem final. Este um teste essencial para ver o que realmente funciona.

Passo 8: Retocando as rugas


Baseado no passo anterior, adicionei rugas nos lugares onde achei necessrio.

De um modo geral, achei que as rugas ainda estavam muito planas em relao s outras partes do rosto da Katie. Elas (as rugas) precisavam uma maior definio para que fossem mais evidentes. Por isso destaquei as extremidades das linhas individuais com a Brush Tool e com um tom mais claro para a pele.

Passo 9: Criando o buo


Mulheres geralmente adquirem um buo (bigode feminino) medida que envelhecem. Por algum motivo elas perdem cabelos nas sombrancelhas mas ganham na regio dos lbios. No quiz que a Katie fosse uma exceo, ento com uma brush bem fina criei cabelos acima de seu lbio superior.

Tentei faz-lo da maneira mais sutil possvel. Cabelos muito grossos ou demasiado escuros chamaria muita ateno. Tambm adicionei algumas poucas rugas abaixo dos cantos de seus labios.

Passo 10: Refinando o pescoo

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 6 de 14

Decidi que o pescoo estava muito suave para uma mulher com 75 anos de idade, ento adicionei rugas mais pronunciadas naquela rea. Tambm adicionei uma maior massa e peso em seu maxilar com a Brush Tool , incrementando as tonalidades para que houvesse uma maior contraste entre as direrentes superfcies (como nas setas do topo).

Passo 11: Adicionando manchas e pintas


Um aspecto importante no processo de envelhecimento de uma face a adio de pintas e manchas na pele.

Aqui, criei uma nova camada ( layer ) e mudei o Blending Mode da mesma camada para Multiply com 30% Opacity . Usando um dos tons mais escuros de sua pele, usei a Brush Tool para criar formas irregulares (pois no existem formas perfeitas para uma mancha na pele). Crie quantas voc achar apropriado, isso pode variar muito dependendo da imagem. Neste caso, decidi usar poucas.

Passo 12: Mais ajustes


Eu simplesmente parei de trabalhar na imagem e voltei ela mais tarde para que eu pudesse ter uma melhor perspectiva. Observando a imagem novamente, decidi que algumas reas precisavam de mais detalhes e refinamento. So nesses momentos que realmente vemos a importncia em trabalhar com imagens de alta resoluo j que podemos aumentar a imagem e trabalhar nos mnimos detalhes.

Com exceo de dentes expostos ao branqueamento regular, a maioria das pessoas tendem a adquirir dentes amarelados com a idade. Gengivas tambm se contraem, mostrando mais dos dentes. Eu usei um marromamarelado numa nova camada com sua Blending Mode igual a Multiply 30% opacity e com a Brush Tool pintei os dentes. Suas gengivas no estavam expostas da que no foi necessrio fazer nada com elas.

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 7 de 14

Passo 13: Preparando o cabelo

O toque final aqui mudar a cor do cabelo para branco/cinza. Comeei criando uma mscara definindo a rea do cabelo. Eu usei a Brush Tool para faz-lo e fiz o melhor possvel para definir a maior quantidade de mexas e cabelos soltos.

Com esta mscara selecionada, criei uma camada de ajuste ( Adjustment Layer ) Hue/Saturation e reduzi a saturao para -63.

Ento criei uma nova camada de ajuste baseada na mesma mscara e ajustei Brightness/Contrast para brightness +9 e contrast -36. Como resultado, as reas escuras ficaram muito plidas causando uma perda de profundidade. Para corrigir isso, selecionei a mscara e substra as partes escuras com uma brush de 5 pxeis e 50% opacity , para que as partes escuras pudessem voltar sua escurido original.

Passo 14: Perda de cabelos


O prximo passo foi diminuir a quantidade de cabelos, j que a perda de cabelo comum em ambos os sexos.

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 8 de 14

Aqui usei a mesma cor da pele imediatamente abaixo da linha onde os cabelos comeam e adicionei um pouco de pele entre o cabelo e a testa.

Passo 15: Fazendo os cabelos ainda mais brancos


Muitos detalhes do cabelo foram perdidos nos passos anteriores. Com uma brush bem fina com opacity 80%, pintei vrias linhas cinza-claras, de uma maneira aleatria, destacando mechas j pronunciadas pela fonte de luz.

Com bastante pacincia e bem devagar, adicionei mais fios de cabelos, linha por linha at ficar contente com a textura do cabelo.

Passo final: Retoques finais


Finalmente, voltei por todos os passos e fiz alguns pequenos retoques. Este foi o resultado final:

Passe o mouse na imagem acima para ver a imagem original comparada ao resultado. Aqueles visualizando este post atravs de um RSS feed podero ver as estas imagens no Photoshopus.com ou no site original do tutorial. Fonte original: Worth 1000

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 9 de 14

4 hr 00 min

14,442 cliques

Photoshopus

(72 votos)

Tags: avancado, blending mode, brush tool, clone stamp tool, layer mask, liquify, overlay, popular, tutoriais photoshop

Free UML Modeling Tool


Visually develop applicatons with UML 2, ERD, BPM, SysML & More! www.visual-paradigm.com

Digg
Se voc gostou deste tutorial, faa um bookmark!!

submit

Delicious

Facebook

StumbleUpon

Float

Reddit

Mixx

Voc pode acompanhar comentrios a esse artigo atravs do RSS 2.0. RSS uma maneira de se manter atualizado sobre artigos de um site automaticamente. Voc pode escrever um comentrio, ou trackback desde seu prprio site.

33 Comentrios para Progresso de idade no Photoshop


Andr Sugai
31.08.2008 s 6:43 pm

Oi Wallace! passei aqui para dizer que indiquei seu blog no BlogDay 2008 em um post l no ::Tutoriais Photoshop::, abrao!!!

Vera

01.09.2008 s 7:19 pm

Ol Wallace, gostaria de dizer que este foi o melhor tutorial de photoshop que eu j vi, muito legal, alm de incentivar o uso da criatividade individual posso saber o que cai primeiro com a idade, vou comear agora mesmo a me modificar, quero ter uma idia de como vou ficar daqui uns 40 anos Sou leitora assdua do Tutoriais Photoshop e no posso deixar de agradecer o Andr tambm. Beijos

Wallace Rodrigues
@ Andr:

02.09.2008 s 6:32 am

Valeu demais pela indicao Andr! Vou entrar em contato contigo hoje mais tarde. @ Vera: Fico feliz em saber que voc gostou do tutorial. Ele realmente foi uma exceo j que no nos concentramos em traduzir tutoriais. O maior foco Photoshopus indexar tutoriais, mas teremos vrias surpresas depois de minhas frias (entrarei de frias em alguns dias ) Um abrao

Victor

02.09.2008 s 2:55 pm

TUTORIAL MUITO BOM SOU UTILIZADOR RECENTE DO PHOTOSHOPUS E CURTI MUITO.

Daniel Bessa

02.09.2008 s 8:46 pm

Muito boa a dica, mto bom o blog, parabens!

Arthur

05.09.2008 s 4:01 pm

Bem explicado e detalhado vlw x)

Rebeca

09.09.2008 s 9:32 am

gostei muito do tutorial, mais no to conseguindo achar o liquify. seria porque meu photoshop em portugus?

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 10 de 14

Wallace Rodrigues

09.09.2008 s 10:39 am

Rebeca, o Liquify est logo abaixo da Galeria de Filtros, sob o menu Filtros . O atalho ao Liquify no CS3 Ctrl+Shift+X Boa sorte

vanessa

15.09.2008 s 1:03 pm

parabns estou fascinada !!!!!!!!!!!!

anderson

01.10.2008 s 9:20 pm

parabns esse tutorial demais !!!!! como eu fao para baixar ele?

Wallace Rodrigues
Oi Anderson,

02.10.2008 s 12:48 pm

Este tutorial original do Worth1000, e pelo visto no existe um PSD do resultado final l

Jhonny Moraes Silva


Ol Wallace!

03.10.2008 s 12:22 am

Recentemente postei este tutorial completo em meu blog sem fazer nenhuma alterao acreditando que no estava fazendo nada de errado, pois na verdade este tutorial de outro site (Worth1000), apenas traduzido por ti, por isso, no acredito ter feito um plgio. Mas irei retirar o post do meu, ok? que achei bastante interessante a forma abordada de ensinar esse passo a passo e pensei em republicar. Mas por via das dvidas, j retirei tudo bem? Admiro seu blog, abraos e boas postagens!! Att..

Jhonny Moraes Silva

03.10.2008 s 12:27 am

S uma observao. Essa cpia s fiz pois todo esse contedo j existe em um outro site. No seria plgio tambm? Abraos..

Wallace Rodrigues
Oi Jhonny,

03.10.2008 s 6:56 pm

Sim, o tutorial do Worth1000, mas a traduo minha. Isso significa que fui eu quem gastou trs dias em suas horas livres para fazer uma traduo aceitvel do tutorial. No existe uma etiqueta escrita em pedra quando se trata de como um contedo original deve ser apresentado em outras pginas. Como em qualquer jornal, revista ou publicao, um autor nunca copia um artigo de outro autor em sua ntegra, mas sim escreve a notcia com suas prprias palavras, algumas vezes mencionando trechos de outros artigos similares entre aspas e dando o autor original os devidos crditos. Acredito que essa regra tambm vlida entre ns blogueiros. isso que fao em todos os tutoriais publicados no Photoshopus. 90% do nosso contedo uma introduo sobre do que o tutorial/recurso se trata, escrito com minhas prprias palavras. Ento coloco o link ao tutorial original com os devidos crditos. Eu nunca publiquei tutoriais encontrados em outros sites em sua ntegra e nunca o farei. A nica coisa que fao preparar uma pequena imagem do resultado do tutorial em si, imagem esta situada no meu prprio servidor. Quando voc copiou o tutorial que traduzi no teu site, na ntegra, e ainda por cima utilizando as imagens do MEU servidor, rolou no s o plgio de minha traduo mas tambm uma carga a mais em MINHA banda, j que as imagens no tutorial publicado na tua pgina carregavam desde o meu servidor. Na prxima vez faa um comentrio sobre o tutorial, usando suas prprias palavras. claro que no h nada de errado em mencionar parte da traduo do tutorial - como disse, entre aspas e com os devidos crditos. Quanto s imagens, voc tem razo, elas no pertencem ao Photoshopus, voc pode fazer o que quizer com elas. Mas a BANDA que voc usou pertence ao Photoshopus, banda essa que paga.

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 11 de 14

Entre ns blogueiros tradues no so consideradas plgio, como em qualquer outra publicao. Na verdade autores geralmente apreciam ver seu artigo original traduzido em outras lnguas, com a condio que seus crditos estejam bem destacados na traduo. Em casos de publicaes comerciais, uma devida quantia deve retornar ao autor original. No caso de blogs, um link ao artigo original geralmente suficiente. Eu sei que voc no fez isto com m f, mas fica a o toque. Um abrao, Wallace

Jhonny Moraes Silva

07.10.2008 s 12:43 am

Beleza Wallace! Eu assumo mais uma vez que foi parania minha, nem pensei nisso..:) Te afirmo que no sou blogueiro que no gosta de gastar algumas horas criando uma postagem e fica plagiando contedos. Eu chego a ficar o dia inteiro criando postagens. que tenho amigos blogueiros e l de vez em quando compartilhamos postagens e comentamos em baixo, mas acho mais criativo elaborar a minha mesmo. Essas dicas para Photoshop so realmente muito boas pois detalham com fotos e me encantei, sss. Eu nunca vi na minha vida um contedo to procurado como tutoriais de Photoshop, todo mundo quer retocar imagens! Eu curso Design Grfico e queria ter mais tempo para elaborar postagens de Photoshop e Corel, mas t complicado. Mesmo assim, forte abrao cara! Mais uma vez, peo desculpas pelo descuido, no foi por maldade, foi impensado! Valeu! Sucesso..

Daniel

08.10.2008 s 10:35 pm

ol tudo bem .eu sou iniciante no photoshop.. cara esse site muito massa..tem quase tudo que preciso parabens..muito bom..mesmo!!!!

Juliana
Muito legal

11.10.2008 s 12:14 pm

Odair

12.10.2008 s 11:28 am

Noooooooosssa .adorei o resultado!!! parabns

Michele

18.10.2008 s 4:25 am

Parabns!!!!! realmente impressionante . At tentei envelhecer uma foto minha rsrs . desisti logo na rea do pescoo . Isso no pra amadores . rsrsrs . Sucesso!!!!!!!!!

MARCOS

22.10.2008 s 10:16 am

excelente, muito esclarecedor. timo, timo

Daniel Alvarenga

28.10.2008 s 3:24 pm

Cara show de bola , muitoi bom msmo na hora que estava precisando para um trabalho minucioso de envelhecimento eu fazia de outro jeito. muito bom msmo vlw qualquer coisa entre em contato

Junior

07.11.2008 s 12:02 am

Kara. . . tutorial muito interessante!!!! bastante detalhado gosteii vlw ^^

Pig Publicidade

25.11.2008 s 6:02 am

realmente impressionante os recursos obtidos neste programa. Tutorial super

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 12 de 14

elaborado e criativo.

neni e nanda

04.01.2009 s 7:59 pm

como baixar esse programa

Wallace Rodrigues

06.01.2009 s 4:39 pm

neni e nanda: http://www.photoshopus.com/ajuda/ olhem na seo esquina dos aflitos

Jos Fernando

07.01.2009 s 4:07 pm

ola pessoal sou fotografo e uso o photoshop mas tem um Sr. aki q quer q eu o torne mais novo!!e eu naum to conseguindo eu uso o photoshop CS3 e tbm tenho o photoshop CS!!Sera q alguem d vces poderiam me dar uma ajudinha to meio enrolado!!! desde ja agradeo a td aaa gostei mt desse tutorial mt bom msm e em ajudo meu e-mail j -f-mp@hotmail.com

Bo o km arks fo r En e ro 8 th fro m 12 :3 0 to 12 :5 9 | FACIL TUTORIALES 08.01.2009 s 8:17 am


[...] Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop - [...]

Rodrigo Rios

17.01.2009 s 4:02 am

Muito bom o tutorial. Consegui obter um resultado semelhante a esse! Belo trabalho na traduo! Estou comeando a acompanhar os tutoriais daqui a pouco tempo, e estou gostando. abraos!

jorge

24.01.2009 s 7:06 am

cara achei massa este blog e essa postagem melhor ainda agora to com um problema meu photoshop portugues e estou levando uma pisa pra achar as ferramentas! me ajuda ai!

junior

26.02.2009 s 11:32 am

cara que irado! ha tempos procurava tutoriais legais como esses valeu mesmo por publicar. brigadooo!!!

Rengaf

24.03.2009 s 11:00 am

Simplesmente maravilhoso este seu tutorial,eu que sou iniciante na area de photoshop to maravilhado com tanta coisa espetacular que ele pode fazer e seu tutorial nota 1000 ou at mais, Parabns. Obs:qualquer dica para iniciantes eu aceito bem como um photoshop bom para comear xD

Alex

27.03.2009 s 1:08 am

Carac ! Cara, muito show ! Gostei demais ! Confesso que fiquei um pouco perdido, devido ao fato de no sacar nada (quase) de ingls. kk O meu photoshop tbm em portugus. Mas, muito bom ! Depois mando alguns trabalhos e vc me diz o que acha, pode ser ? D alguns conselhos; kk Abrao cara ! Tudo de bom ! Voltarei em breve. Obrigado por tudo ! Abrao !

Michele

01.04.2009 s 8:49 am

Ola bom dia estava pesquisando sobre progresso de idade e cheguei at aqui, pelo que vi o site e do caramba, gostei muito e quero parabenizar pois at agora um dos melhores tutoriais que vi. bom ento queria saber qual programa de photoshop uso para fazer este tutorial Adobe photoshop CS3 ou sei la nehuma das opes, t muito curiosa, por favor entre em contato e em ajudara bastante, obrigado

Escreva um comentrio

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 13 de 14

Nome (*)

Categorias de Tutoriais
Design de Interfaces (6)

E-mail (*)

Efeito 3D (5) Efeito Abstrato (19)

Sua pgina pessoal.

Efeito de Texto (19) Efeito Fotogrfico (33)

Comentrio

Efeito Pintura (20) Texturas (7)

Anncios

Photoshopus O ndice para todos aqueles que usam o Photoshop: amadores e profissionais. Os melhores tutoriais - bem ilustrados e organizados. No busque mais por tutoriais de Photoshop na net, voc encontrou o melhor site brasileiro do gnero. Comece a aprender agora mesmo e convide seus amigos!
Copyright 2008 Dreamyguy.com - Todos os direitos reservados.

Nuvem de Tags
avancado bevel and emboss

blending
facil feather

mode brush tool burn tool clipping mask


colagem color balance color burn curves desaturate dodge tool drop shadow eraser tool

gaussian blur gradient gradient overlay


grunge hue saturation inner glow inner shadow

intermediario

lasso tool layer mask levels

lighting effects liquify motion blur noise outer glow

overlay pen tool popular


stroke stroke path tipografia

poster radial

gradient render clouds retro smudge tool soft light

tutoriais photoshop
Parceiros

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

Progresso de idade no Photoshop | Photoshopus | Tutoriais Photoshop

Pgina 14 de 14

Anncios

http://www.photoshopus.com/2008/08/31/progressao-de-idade-no-photoshop/

01/06/2009

S-ar putea să vă placă și