Sunteți pe pagina 1din 11

5

INTRODUO

O presente trabalho tem a finalidade de trazer a discusso sobre a existncia ou no da funo social da empresa e seus verdadeiros impactos e aplicabilidade na sociedade brasileira, em obedincia s regras constitucionais. A relevncia do assunto contempornea, visto que o Estado tem delegado iniciativa privada, por meio de transaes e preceitos legais, o atendimento s deficincias bsicas e mnimas para assegurar a dignidade humana, estabelecida como princpio pela Constituio Federal. Impende analisar os aspectos econmicos e de direito que refletiram na transio de responsabilidades outrora do Estado, na medida em que tem transferido iniciativa privada funes que impactam na dignidade e bem-estar do cidado.

A expresso funo social da empresa tem merecido toda sorte de anlises e interpretaes carregadas de contedo ideolgico. Pinada do texto legal no qual veiculada e s vezes deslocada do contexto essencialmente empresarial no qual se insere a funo social da empresa cada vez mais se distancia da realidade concreta das empresas, que se presta mais manuteno da atual situao de extremo poderio empresarial incontrolado que efetiva atuao da empresa no alcance do bem estar coletivo.

1 FUNO SOCIAL DA EMPRESA

Juridicamente, podemos entender a funo como um conjunto de incumbncias, direito e deveres, que gravam a atividade a que esto atrelados, como por exemplo, o exerccio da propriedade, de cargo pblico, o contrato, a empresa, entre outros, e impem um poder-dever ao exercer da referida atividade, o proprietrio ou possuidor, o servidor pblico, os contratantes e o empresrio.

Entretanto, no se deve entender esse poder-dever no sentido negativo, de respeito a certos limites estabelecidos em lei para o exerccio da atividade, mas na acepo positiva, de algo que deve ser feito.

nesse contexto que se insere o instituto da Funo Social, caracterizando-se como o poderdever do titular da atividade, de exerc-la de acordo com os interesses e necessidades da sociedade, visando a uma sociedade livre, justa e solidria.

Com relao Funo Social, a Constituio da Repblica Federativa do Brasil expressamente reconheceu o Princpio da Funo Social da Propriedade, trouxe tambm, uma nova viso com relao aos contratos, devendo eles atenderem aos Princpios Gerais da Atividade econmica, assim implicitamente reconhecendo a existncia do Princpio da Funo Social dos Contratos.

O carter social da Constituio de 1988 mudou a viso do direito, do capital, da propriedade e da sociedade. Assim ficou consignada na carta magna a viso de que o capital, a propriedade e seus acessrios deveriam trabalhar para o bem da sociedade e no o contrrio.

No mesmo sentido, em 2002, o novo Cdigo Civil, trouxe expressamente o princpio da Funo Social dos Contratos, e implicitamente o princpio da Funo Social da Propriedade.

Inicialmente deve-se esclarecer que a Funo Social da Propriedade no se confunde com as limitaes ao exerccio do direito de propriedade, decorrentes do direito de vizinhana, de normas urbansticas e administrativas, dos Cdigos de Minas, de Caa, de Pesca e Florestal, entre outras, ela um poder-dever, uma obrigao positiva imposta ao titular do direito de propriedade, na qual deve ele exercer seu direito em harmonia com os fins legtimos da sociedade.

O renomado jurista Celso Ribeiro Bastos, afirma que a propriedade como direito fundamental no poderia deixar de se compatibilizar com a sua destinao social; por conseguinte, tem necessidade de harmonizar-se com os fins legtimos da sociedade.

Ainda segundo Jos Afonso da Silva, o princpio da funo social da propriedade transforma a propriedade capitalista, sem socializ-la, constituindo-se como um princpio ordenador da propriedade e incidindo sobre seu prprio contedo.

Assim, parece-nos claro que sobre o poder de controle empresarial aplique-se o princpio da funo social da propriedade, nascendo assim o instituto da Funo Social da Empresa.

O princpio da funo social da empresa, tal quais os princpios da funo social da propriedade urbana e da funo social da propriedade rural, decorrente do princpio constitucional da funo social da propriedade, e a ele est intimamente vinculado.

Assevera Jos Afonso da Silva, que o princpio constitucional da funo social da propriedade ultrapassa o simples sentido de elemento conformador de uma nova concepo de propriedade como manifestao de direito individual, que ela, pelo visto, j no o apenas, porque interfere com a chamada propriedade empresarial e conclui que o direito de propriedade (dos meios de produo principalmente) no pode mais ser tido como um direito individual, devendo ele atender primariamente s necessidades da sociedade, isto , sua funo social.

Para tratarmos de funo social da empresa necessrio retornamos ao conceito triplo de empresa, a qual formada pelo empresrio (sujeito de direito, pessoa fsica ou jurdica), pelo estabelecimento e pelo fundo de comrcio.

A funo social da empresa reside no em aes humanitrias efetuadas pela empresa, mas sim no pleno exerccio da atividade empresarial, ou seja, na organizao dos fatores de produo (natureza, capital e trabalho) para criao ou circulao de bens e servios.

A funo social da empresa encontra-se na gerao de riquezas, manuteno de empregos, pagamento de impostos, desenvolvimentos tecnolgicos, movimentao do mercado econmico, entre outros fatores, sem esquecer o papel importante do lucro, que deve ser o responsvel pela gerao de reinvestimentos que impulsionam a complementao do ciclo econmico realimentando o processo de novos empregos, novos investimentos, sucessivamente.

Nesse sentido, atinge ela somente Empresa e ao Estabelecimento Comercial, separando-se o Empresrio, uma vez que ele somente o titular do direito de propriedade gravado pela funo social, sujeito de direitos ao qual se impe o poder-dever de exerc-lo de acordo com os interesses e necessidades da sociedade, procurando assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, sem, no entanto perder a noo de seus interesses privados.

2 CONCEITOS E PRINCPIOS DA FUNO SOCIAL DA EMPRESA

O conceito de funo social no faz a distino necessria entre a definio de um direito e a subordinao de um bem. Os bens de uso pessoal do indivduo, obviamente, no tm funo

social, sob pena de destruir-se o prprio direito subjetivo de ser proprietrio destes bens, tendo em vista a impossibilidade de acumular ao mesmo tempo um direito com o atendimento de uma funo social.

Tambm, verifica-se a dificuldade de determinar o contedo dos deveres positivos, decorrentes da funo social do instituto jurdico. Porm, sob o ponto de vista jurdico, o exerccio de acordo com o bem comum insuficiente para a caracterizao da funo social.

As modernas idias sobre a funo social procuram responder a essas contradies existentes no conceito de funo social. A doutrina tradicional faz a distino entre bens mveis e imveis. Esta distino teria origem medieval e refletiria a organizao vigente na Europa naquela poca, em que os bens imveis conferiam poder poltico. A classificao mais importante atualmente a de bens de consumo e bens de produo, que se finda no na sua natureza ou consistncia, mas na destinao que se lhes d. Apenas os bens de produo deveriam exercer uma funo social, que consiste no poder-dever de vincular a coisa a um objetivo determinado pelo interesse coletivo.

Essa concepo mais razovel. Os bens de produo so as fontes de riqueza de uma sociedade, enquanto os bens de consumo so destinados para o uso do seu proprietrio. No h como exigir desses bens o atendimento de funo social. No produzem riquezas. Alm disso, segundo a psicologia moderna, os bens de uma pessoa constituem a sua identidade.

A funo social da propriedade coincide com a funo social da empresa. A, incidindo pronunciadamente sobre a propriedade dos bens de produo, que se realiza a funo social da propriedade. Por isso se expressa, em regra, j que os bens de produo so postos em dinamismo, no capitalismo, em regime de empresa, como funo social da empresa.

O Novo Cdigo Civil, como j o fazia a Constituio Federal, instituiu clusulas gerais, em formulaes legais de carter genrico e abstrato, com natureza de diretriz, cabendo ao Juiz, na

10

anlise do caso concreto, seu preenchimento. Tais dispositivos tm a funo de dotar o Cdigo de maior mobilidade, mitigando regras mais rgidas.

Na CF/88 patente o carter social. O art. 5, em seu inciso XXIII, prescreve o princpio da funo social da propriedade, funo esta reafirmada no pargrafo primeiro do artigo 1228. Ainda na Carta Magna, os artigos 182 a 186, tratam, de modo especfico a questo da propriedade, destacando a funo social desta.

No tocante especificamente s empresas, o principal dispositivo a expressar a moderna viso do papel das empresas o artigo 170 da Constituio, que assim dispe:

Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios:

(...) II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V defesa do consumidor; (...) VII - reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; (...) Verifica-se, portanto, que citado artigo estabelece claramente que a ordem econmica dever se pautar na justia social e garantir a satisfao de uma vida digna, realizando a busca do pleno emprego, e reduzindo as desigualdades sociais.

11

Infere-se do art. 170, ainda, que a ordem econmica baseada na livre iniciativa, valorizando o regime capitalista, desde que cumprida a funo social. Em outras palavras, depreende-se que a funo das empresas atender, prioritariamente, s necessidades bsicas das pessoas, garantida a propriedade privada. Desta feita, a atividade econmica s se legitima e cumpre seu papel quando gera empregos, fomenta a sociedade, e garante uma existncia digna s pessoas.

Encontra-se totalmente superada a afirmativa de que a misso precpua das organizaes econmicas gerar lucro aos investidores. Hoje a empresa vista como um agente da sociedade criado com a finalidade de satisfazer necessidades sociais. valorizada pela sociedade a criao de empresas porque estas so consideradas benficas sociedade como um todo, uma vez que tm como misso produzir e distribuir bens e servios, gerando empregos. Continua prevalecendo o regime da livre iniciativa e a competio econmica. Entretanto, o lucro s ser aceito como legtimo e reconhecido pela sociedade como justa recompensa a ser recebida pelos investidores se obtido sem causar prejuzos aquela.

A funo social da empresa estar cumprida se seus bens de produo tiverem uma destinao compatvel com os interesses da coletividade, realizando a produo e distribuindo estes bens comunidade, fazendo circular riquezas e gerando empregos.

A misso precpua de uma empresa propiciar o crescimento de todos, scios e sociedade, atravs da criao de empregos, gerao de renda, produo e distribuio de bens. A funo lucro um plus que ser alcanado como conseqncia, uma vez que o princpio da funo social demonstrado no interesse pela coletividade atravs da possibilidade de vida digna aos seus funcionrios, respeito ao meio-ambiente, circulao de riquezas, gera uma posio de reconhecimento de toda a sociedade, acarretando maior lucro para a empresa. Assim, a empresa, ao realizar a sua funo social, otimiza seus lucros, aumenta sua rentabilidade.

Fica fcil visualizar o cumprimento da funo social de qualquer instituio atravs da aplicao da Teoria da Eficincia de Paretto, atravs da qual reputa-se cumprida a funo social se no desenvolvimento da atividade nenhuma das partes ou terceiros incorrer em prejuzo.

12

Nesse diapaso, pode-se afirmar que a empresa cumpre sua funo social se gera crescimento, desenvolvimento, sem causar prejuzos a fornecedores, consumidores, ou sociedade em geral. No causando prejuzos, a empresa estar protegendo o meio-ambiente, gerando emprego e renda, dando lucro, garantindo, assim, retorno a seus acionistas.

O princpio da funo social da empresa garante to somente que esta no pode ser utilizada para prticas abusivas, que causem prejuzos a quem quer que seja. No h, portanto, nesse princpio, qualquer ofensa liberdade na gerncia e contratao das empresas, apenas uma garantia que as empresas devero desenvolver suas atividades sem qualquer prejuzo a outrem, sem, com isso, afastar o cunho econmico ou o objetivo lucro daquelas.

Encontra-se citado princpio em consonncia com art. 187 do Cdigo Civil que preceitua que comete ato ilcito aquele que ao exercer seu direito extrapola os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Os interesses individuais, de acordo com os ditames constitucionais e do Novo Cdigo Civil, devero ser exercidos em conformidade com os interesses sociais. Havendo conflito, a situao dever ser adequada de forma a atender os interesses sociais. Tal regra tem validade tanto para as empresas quanto para os contratos, aplicando-se em todas as situaes, conforme se infere das disposies legais. A funo social da empresa , para muitos, difcil de identificar e de se verificar. Entretanto, tal dificuldade no existe. A verificao da funo social da empresa se faz de forma simples e direta. Para se averiguar se uma empresa atingiu sua funo social, como j mencionado anteriormente, dever se aplicar a Teoria da Eficincia de Paretto. De acordo com referida teoria, necessrio observar se a empresa atingiu seus objetivos, e promoveu o aumento ou a manuteno de riqueza em seu entorno, sem prejuzo a quem quer que seja. No se pode dizer que uma empresa cumpriu a funo social quando gerou prejuzo a ela, a terceiros ou sociedade.

13

O princpio da funo social da empresa influi diretamente no princpio da preservao da empresa, que determina a continuidade das atividades de produo de riquezas como um valor a ser protegido, e reconhece os efeitos negativos da extino de uma atividade empresarial, que acarreta prejuzos no s aos investidores como a toda a sociedade.

A importncia social das empresas para a comunidade tamanha, que o Estado deve envidar todos os esforos para preservar a sade financeira delas.

Incontestavelmente, elas contribuem fundamentalmente para que os cidados realizem suas melhores expectativas de vida, seja pela colocao no mercado de bens e servios que facilitam a vida das pessoas, pela produo de um medicamento, ou pela gerao de empregos renda.

O desenvolvimento da sociedade depende do fortalecimento de sua economia, onde a empresa a principal responsvel, uma vez que realiza a produo e circulao de bens e riquezas. Clara, portanto, a funo social da empresa.

As empresas objetivam a circulao de riquezas. Entretanto, no se pode permitir o enriquecimento de uns em detrimento de outros ou da sociedade. Quando ocorrer tal situao, no estar a empresa cumprindo sua funo social. CONCLUSO

Conclui-se que a funo social da empresa equivalente funo social da propriedade dos bens de produo, estando ela afeta somente empresa, enquanto atividade que deve se exercida observando-se sua funo social; ao estabelecimento comercial, que deve ser utilizado para o exerccio da atividade empresarial com observncia funo social; restando separado

14

o empresrio, como o sujeito de direito que deve exercer a atividade empresarial de acordo com a sua funo social.

Descumpre, assim, a funo social da empresa aquele empresrio que faz uso da prtica da concorrncia desleal, que exerce sua atividade de modo gravoso ao meio ambiente, aquele que no observa a segurana e a sade de seus funcionrios e clientes, aquele que sonega ou deixa de recolher os impostos e direitos trabalhistas, aquele que pratica atos de ingerncia, entre outros tantos motivos.

O princpio da funo social da empresa dita que esta dever realizar suas funes de forma a satisfazer no s o interesse dos scios, mas, acima de tudo, objetivando o interesse da sociedade. Tal posicionamento no afasta o objetivo lucro das empresas. Nos dias atuais muito valorizada a empresa que atende e respeita a sociedade e o meio-ambiente. O simples respeito aos funcionrios, meio-ambiente e sociedade gera um reconhecimento para a empresa, e aumenta seus lucros. Assim, o lucro no incompatvel com a funo social, e sim, representa uma conseqncia para a empresa que cumpre sua funo.

Cumprir a funo social a instituio que ao realizar suas atividades no acarretar prejuzos a quem quer que seja. No se pode admitir o lucro de uns que pressuponha prejuzo a algum. Assim, a funo social estar cumprida quando a empresa observa a solidariedade, promove a livre iniciativa e a justia social, realiza a busca do pleno emprego com a conseqente reduo das desigualdades sociais, alm de preservar o meio-ambiente.

REFERNCIAS

Funo Social da Empresa http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/a-funcao-social-da-empresa http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF-D13-03.pdf http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1988/Funcao-social-da-empresa 02/10/2012 s 16h41min

15

A Empresa e sua Funo Social http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo 02/10/2012 s 17h01min

S-ar putea să vă placă și