Sunteți pe pagina 1din 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA IFMT UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Comunicado sobre o incio das atividades letivas de 2012/2 e a aula inaugural Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e Licenciatura em Qumica, da UAB/IFMT

Prezados Coordenadores de Polo da UAB e demais colaboradores,

O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso, por meio de sua Coordenao Geral da UAB e das coordenaes de curso, vem por meio deste divulgar a programao para o incio das aulas do semestre letivo de 2012/2 nos polos de apoio presencial de Cuiab, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Nova Xavantina, Ribeiro Cascalheira, So Felix do Araguaia, Juara, Guarant do Norte e Pontes e Lacerda. Data, hora, local e meio de transmisso. Dia 16/10/2012, tera-feira, das 19h s 20h30min, horrio de MT: Videoconferncia de abertura do semestre 2012/2 para os alunos do curso de Sistemas para Internet, transmitida pela internet a partir de Cuiab para os polos de Barra do Bugres, Primavera do Leste, Nova Xavantina, Ribeiro Cascalheira, So Felix do Araguaia, Juara, Guarant do Norte e Pontes e Lacerda. Para os alunos do polo de apoio presencial de Cuiab, a aula inaugural ocorrer na data e hora mencionados no IFMT Campus Cuiab, localizado na rua Zulmira Canavarros, 93, Centro, Cuiab, MT. Dia 17/10/2012, quarta-feira, das 19h s 20h30min, horrio de MT:

Videoconferncia de abertura do semestre 2012/2 para os alunos do curso de Licenciatura em Qumica, transmitida pela internet a partir de Cuiab para os polos de Barra do Bugres, Ribeiro Cascalheira e Pontes e Lacerda. Para os alunos do polo de apoio presencial de Cuiab, a aula inaugural ocorrer na data e hora mencionados no IFMT Campus Cuiab, localizado na rua Zulmira Canavarros, 93, Centro, Cuiab, MT. Procedimentos Operacionais para a videoconferncia A tecnologia da videoconferncia utilizada por diversas instituies de ensino entre outras organizaes para capacitao e comunicao em geral, em tempo real, por meio da rede internet. Ela ser adotada para esta cerimnia de abertura do semestre 2012/2 dos cursos da UAB/IFMT para atender uniformemente todos os polos, visto que o deslocamento para as cidades onde os polos esto localizados das equipes do IFMT para cumprir esta finalidade invivel e levaria at um ms para ser concludo. Na data e hora informadas, ser disponibilizado um link para transmisso da videoconferncia no site www.uab.ifmt.edu.br. Solicita que o polo disponha de: Sala ou outro espao que comporte cerca de 60 pessoas sentadas; Computador com acesso internet, cuja velocidade de acesso seja de, ao menos, 01 Gb/s; Projetor multimdia. Entre 15h e 16h, no horrio de MT, nas datas informadas para cada curso, ser realizada uma transmisso de teste para calibragem do sistema e demais ajustes, com vistas transmisso efetiva da cerimnia no horrio informado. Solicita ateno do polo neste momento para a conexo e demais procedimentos que visam assegurar a qualidade de transmisso do evento. Recomenda-se que, no horrio da aula inaugural, somente a videoconferncia possa utilizar a internet, para garantir boa qualidade de transmisso.

Sobre a aula inaugural A aula inaugural tem como objetivo recepcionar o aluno, que se deslocar at o polo para esta atividade, estabelecendo momento de cordialidade e de acolhida, bem como de interao inicial com seus colegas de curso. Visa, tambm, iniciar o processo de identificao e reconhecimento do polo e seus colaboradores, onde o aluno viver grande parte de seus momentos de estudos presenciais. Alm do aluno e dos colaboradores do polo, participaro da aula, tambm, as autoridades do IFMT, como o Reitor, Pr-Reitores, Diretores dos campi onde os cursos esto vinculados (Campus Cuiab e Campus Cuiab-Bela Vista) e a equipe da UAB/IFMT. De acordo com a agenda, as autoridades municipais tambm so convidadas a participar presencialmente nos polos. Caso os polos manifestem o interesse de convidar as autoridades municipais e estes confirmem, solicita-se que a lista de autoridades presentes em cada polo seja enviada para o e-mail da Coordenao Adjunta da UAB (coord-adj-uab@uab.ifmt.edu.br), para as devidas cerimnias. Tutores Presenciais O IFMT ainda estrutura o edital de seleo de tutores presenciais para atuarem nos cursos ofertados nos polos. Emergencialmente, sero deslocados profissionais para atender os polos de primeira oferta dos cursos nas datas das aulas inaugurais (So Felix do Araguaia, Nova Xavantina e Cuiab). Nos demais polos que j ofertam cursos distncia do IFMT, contaremos com os tutores presenciais dos mesmos para, de forma emergencial, atenderem os alunos no acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e demais procedimentos operacionais necessrios para que os alunos iniciem as aulas. Visita da Equipe dos cursos aos polos de apoio presenciais A partir do dia 20/10, sempre aos finais de semana, a equipe das coordenaes de curso far a visita inicial a todos os polos da UAB/IFMT, com vistas a atender os alunos em suas dvidas e palestrar sobre a dinmica curricular, o projeto pedaggico do curso, o manual do aluno e demais procedimentos operacionais do curso. Em breve, ser amplamente divulgado o calendrio dessas visitas para que os alunos e os polos se programem.

Colocamo-nos a disposio para dirimir quaisquer dvidas por meio dos canais habituais (telefone e e-mail). Por ltimo, caso o aluno no possa deslocar-se para o polo na data da aula inaugural do seu respectivo curso e caso ele tenha acesso internet, solicitamos que ele seja orientado a acompanhar o evento pela internet, acessando o link informado no portal da UAB/IFMT, no horrio O contedo deste comunicado seja reproduzido no portal da UAB/IFMT (www.uab.ifmt.edu.br).

Prof. Jos Masson Coord. Curso de Licenciatura em Qumica UAB/IFMT

Prof. Constantino Dias da Cruz Neto Coord. Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet UAB/IFMT

S-ar putea să vă placă și