Sunteți pe pagina 1din 5

www.ericgozlan.com.

br

03
Os defeitos visuais e suas correes
Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia...esses termos so familiares, mas o que realmente significam? Em seguida, algumas definies simples para entend-los melhor. As trs ametropias (defeitos visuais) so a miopia, hipermetropia e o astigmatismo. A presbiopia (ou vista cansada) uma alterao natural da viso de perto e que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos.

A Miopia
O mope v mal de longe, mas enxerga bem de perto. O olho mope "demasiado longo" ou demasiado forte. A imagem se forma frente da retina, e o crebro recebe a imagem borrada.

Os sinais da miopia

A dificuldade para ver ao longe a queixa mais freqente. Voc franze os olhos para ver com nitidez de longe? O seu filho, ainda criana, escreve com o nariz colado no caderno? No enxerga as placas ao longe quando dirige? Podem ser sinais de miopia.

Correo

A miopia corrigida com uma lente cncava (negativa), que recoloca a imagem sobre a retina e restitui uma boa viso at o infinito.

Quanto maior a miopia, maior ser a espessura nas bordas das lentes e maior ser o peso. Mas hoje, graas alta tecnologia e aos materiais modernos, possvel oferecer lentes mais leves e finas, mesmo nestes casos.

01/05

www.ericgozlan.com.br

03
A Hipermetropia
O hipermetrope v em princpio melhor de longe do que de perto. Ao contrrio da miopia, o olho muito pequeno ou no suficientemente forte. A imagem se forma atrs da retina e o crebro recebe imagem borrada.

Os sinais

Fadiga ocular e dores de cabea podem ser sinais de hipermetropia sobretudo na atividades para perto. Uma hipermetropia baixa passa freqentemente desapercebida at os 40 anos, pois o olho se "acomoda" para estabelecer uma imagem ntida. Na criana, quando a hipermetropia forte, ela muitas vezes acompanhada de estrabismo, que deve ser rapidamente corrigido.

Correo

A hipermetropia corrigida com uma lente convexa (positiva), que recoloca a imagem sobre a retina.

Ao contrrio da miopia, as lentes para hipermetropes so mais espessas no centro do que nas bordas. A diferena de espessura tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia. Tambm existem materiais modernos que permitem lentes mais leves e finas para corrigir a hipermetropia.

02/05

www.ericgozlan.com.br

03
O astigmatismo
O astigmata tem uma viso imperfeita, tanto para perto como para longe. Tem uma viso deformada dos objetos e no percebe nitidamente os contrates entres as linhas horizontais, verticais e oblquas. O astigmatismo um defeito de curvatura da crnea (ou do cristalino). Pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia - vista cansada.

Os sinais
O astigmata confunde as letras de caractersticas prximas como o H, o M e o N, ou os nmeros como o 8 e o 0, ou ainda os sinais como + e o x.

Correo

O astigmatismo corrigido com uma lente trica (ou cilndrica), cujas curvas compensem as da crnea. A espessura da lente no a mesma em toda a sua superfcie e a diferena de espessura tanto maior quanto mais forte o astigmatismo.

Tambm existem materiais de alta tecnologia que permitem lentes mais leves e finas para corrigir o astigmatismo mesmo quando associado miopia, hipermetropia ou presbiopia.

03/05

www.ericgozlan.com.br

03
A Presbiopia
A presbiopia, chamada de vista cansada, uma alterao natural da viso que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos: o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodao para os objetos prximos, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto. Ela pode se combinar com os outros defeitos pticos do olho (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

Os primeiros sinais da presbiopia:


Os seus braos j no so suficientemente compridos para ler o jornal. No consegue enfiar um fio em uma agulha. Precisa de mais luz para ler. No consegue ler as pginas amarelas ou uma carta do trnsito.

Correo

Existem vrios tipos de lentes corretivas. Para lhe aconselhar sobre as lentes mais adequadas s suas expectativas e necessidades, Eric Gozlan e sua equipe prestam uma orientao em funo das suas atividades, tanto profissionais como de lazer, seus hbitos visuais, suas necessidades e seus gostos. Embora todas as lentes para presbiopia tenham por objetivo proporcionar a recuperao da viso de perto, nem todas possuem as mesmas caractersticas.

Lentes de leitura

Para ler o jornal, costurar, escrever, sem nunca olhar para alm dessa distncia, as lentes simples de leitura ou as "meia-luas" so adequadas. Mas quando voc levanta os olhos para ver o que est na viso intermediria e de longe, as imagens ficam desfocadas. Isso obriga a tirar e pr os culos continuamente ou a olhar por cima deles. Existem lentes especiais com rea de viso ampla para perto ideais para trabalho no computador, cozinhar, trabalho de preciso...

Lentes bifocais

As lentes bifocais permitem ver de perto e de longe, mas so caracterizadas por uma linha de separao visvel. Esta linha constitui um obstculo, pois os olhos passam bruscamente da viso de perto viso de longe, sem beneficiarem o campo de viso intermedirio, alm de revelar a idade do usurio.

Lentes progressivas

As lentes progressivas permitem ver nitidamente a todas as distncias, devido sua superfcie ptica sofisticada. O olhar passa suavemente da viso de perto para viso intermediria e depois viso de longe, sem qualquer esforo, naturalmente.

04/05

www.ericgozlan.com.br

03
Teste para saber se voc presbita Teste do Dr. Parinaud
Coloque este teste a 33 cm da sua tela. Se a parte no fica borrada, voc talvez presbita. No hesite em consultar seu oftalmologista. As diferentes partes do texto permitiram medir o seu grau de presbiopia.

1.Oferecer marcas exclusivas e diferenciadas, que se


2. destacam pelo design e no seguem a efmera gratuidade da moda.
3. culos desenhados no s para vestir bem no rosto, mas para vestir o estilo de cada um.
4. Este foi o objetivo do consultor ptico francs Eric Gozlan ao lanar um conceito nico de tica no Brasil: o da boutique de culos com produtos, espao e atendimento diferenciados.
5. Em 2002, inaugurou sua primeira boutique Eric Gozlan Lunettes no elegante bairro Batel em Curitiba (PR). Com o sucesso, um ano depois, abriu outra unidade em ponto chic da cidade, na alameda Dr. Carlos de Carvalho 1166.

05/05

S-ar putea să vă placă și