Sunteți pe pagina 1din 21

Assistente de Termodinmica (v2.15) 2004-9 Bruno M. S.

Santos
Nota introdutria
Este programa foi concebido para correr nas TI-89, TI-92+ (no sei se corre nas de primeira gerao), Voyage 200 e TI-89 Titanium... O Advanced Mathematics Software (AMS) instalado dever ser pelo menos o 2.08 nas TI-89 e TI-92; e salvo erro, o AMS 3.08 nas Voyage 200 e TI-89 Titanium. As figuras mostradas foram obtidas de uma TI-92P emulada. de notar que s se trata de um Assistente, no um faz tudo. S obtm os valores das tabelas e interpola os que faltarem. As tabelas que este programa utiliza foram extradas do livro "Fundamentals of Engineering Thermodynamics", 4 edio. Acho que mais vale ler/ver este breve manual de uma ponta outra para ficar a saber mais ou menos como que este programa funciona. de notar que os 120 ficheiros que compem este programa devero estar na pasta ASSTERMO. O programa todo ocupa sensivelmente 152kB de memria flash, e requer entre 10 a 100kB para funcionar, consoante as funcionalidades que executar. Aconselho tambm a terem a calculadora

por perto com o programa instalado para comear a treinar. Aviso tambm que quando a calculadora mostra o BUSY porque est a pensar, e quando est a pensar pode levar entre 2 a 10 segundos... isto s para avisar que quando parece que est a levar muito tempo, para estarem atentos ao facto que pode levar tempo a procurar, reunir e a calcular a informao pedida, mas tambm pode acontecer que pensam que ela est a trabalhar, quando na verdade est mas espera de um Enter!

Aguarde enquanto ele compila todos os programas e funes, por forma a todo o projecto correr em velocidade optimizada! 3 - j t pronto a correr! ASSTERMO\ASSTERMO() para correr o programa!

Instrues de instalao
Se fez o download deste programa da pgina http://asstermo.no.sapo.pt e transferiu para a calculadora utilizando o programa que vinha com ela (para aprender a utilizar esse programa, veja os manuais da calculadora!), trate de executar os seguintes passos: 1 - Arquivar os ficheiros todos na calculadora. Para tal, 2nd + para aceder ao Var-Link, v at pasta ASSTERMO e carregue no F4 quando a seleco estiver sobre o nome da pasta (ASSTERMO) e faa UNLOCK (carregue nas teclas F1 e depois 7). A seguir ARQUIVE (carregue nas teclas F1 e depois 8). Com os AMS e TI Connect mais recentes, talvez este passo no seja necessrio. Sei que com o TiLP2 no necessrio! Caso a transferncia pare a meio, verifique se a calculadora no est a perguntar qualquer coisa sobre garbage collection; carregue enter nna calculadora para continuar2 - corra o programa ASSTERMO\ZCOMPILE() (ainda no var-link, carregue no Z e deve calhar mesmo em cima do ZCOMPILE, e carregue em Enter e depois no )).

Instrues de transferncia/cpia para outra calculadora


Tem duas solues: ou utiliza o F3:Link\Send que est no Var-Link, ou ento utiliza o programa ASSTERMO\ZCOPIAR(). A primeira est explicada no manual da calculadora e aps a cpia feita, seguir os passos descritos acima (Instrues de instalao). A segunda tive eu um trabalho razovel a criar, para tornar o processo mais automatizado. Portanto... Como utilizar o ZCOPIAR: Execute o programa, indo ao Var-Link, de seguida carregue em Z trs vezes e deve estar l; carregue em Enter e depois ) e Enter de novo! A seguinte imagem aparece:

A seguir... basta seguir as instrues que esto l escritas!!! Lamento no completar esta parte do manual, mas eu tentei tornar o resto do programa de

1/21

transferncia o mais interactivo possvel, no necessitando assim de manual... espero. O que posso dizer que em caso de erro... o mais simples ESC para cancelar e arrancar com os programas de novo!

utilizado nos novos modelos. Felizmente (e de que eu saiba), o AMS 2.08/3.08 j tem uma opo directamente nas caixas de dilogo de ter o alpha on ou off... funcionalidade esta apenas disponvel a partir do Asstermo 1.90.

Instrues de utilizao do ASSTERMO


Correr o programa asstermo\asstermo(). Na figura possvel ver as seguintes hipteses disponveis:

Opo 1: gua
Na figura seguinte esto as opes disponveis para a gua.

lquido comprimido, lquido-vapor saturado e vapor sobreaquecido. 6: Proc. Por u e P - permite obter os valores a partir da energia interna e da presso, para lquido comprimido, lquido-vapor saturado e vapor sobreaquecido. 7:gua: Para Trs - volta para o menu principal. 8:ASSTermo: Sair - sai do programa. 9:Fazer umas contas - permite fazer contas sem se ter de sair do programa. A:Interpolaes permite fazer interpolaes. No entanto, no permite utilizar os valores directamente, ou seja, se se utilizar h em vez do valor efectivo de h, este vai resultar numa conta em que falta substituir o h; ou seja, ter uma equao dependente de h! NOTA: para conhecer os limites das tabelas, aconselho a ver as tabelas do livro ou a ver no Modo (T\V): Tabelas para a parte desejada, sob a opo 1:Proc. Por P e/ou T. 1:Proc Por P e/ou T - o menu seguinte apresentado:

1-5 d acesso s tabelas correspondentes 6 d acesso s frmulas qumicas, massas molares e R's das substncias listadas na tabela A-1. 7 d acesso aos calores especficos dos gases comuns (tabela A-20) 8 d acesso seco de clculos psicromtricos e diagrama psicromtrico numrico. 9 d acesso tabela do ar. A d acesso seco de Combusto B d acesso ... a sair do programa! C O usual about comum aos programas. NOTA: em relao ao antigo Auto Alpha Off, este j no estar na nova verso do Asstermo. O motivo pelo qual foi removido, foi porque o software que era utilizado podia brecar a calculadora, quando

1:Proc. Por P e/ou T permite obter os valores a partir da presso ou da temperatura, para lquido comprimido, lquido-vapor saturado e vapor sobreaquecido. 2: Proc. Por h e P - permite obter os valores a partir da entalpia e da presso, para lquido comprimido, lquido-vapor saturado e vapor sobreaquecido. 3: Proc. s e P (Tab) - permite obter os valores a partir da entropia e da presso, para lquido comprimido, lquido-vapor saturado e vapor sobreaquecido. 4: Proc. s e P(L.Sat) - obtm entalpia para uma determinada presso, a partir de uma outra entalpia e presso, e volume especfico. til para evolues isentrpicas em lquido comprimido. 5: Proc. Por v e P - permite obter os valores a partir do volume especfico e da presso, para

Os trs primeiros acedem as tabelas respectivas. 4 - no modo Valores, nas opes 1-3 introduz-se os valores e obtm-se os resultados. No modo Tabelas, essas mesmas opes permitem ver os valores que esto tabelados. 5 - volta para o menu inicial da gua 6 - sai do programa.

2/21

7 - permite fazer contas sem se ter de sair do programa. 8 Permite efectuar interpolaes rpidas, introduzindo os valores manualmente. A seguir possvel ver o que se sucede ao aceder opo 1:Liquido Comprimido, e aps escolher os valores. No esquecer que se pode escolher a unidade da presso. Quanto temperatura... se se souber como converter para C, s indicar a conta na entrada da temperatura, por exemplo: 300-273.15, para converter de Kelvin para Celsius, como est indicado nas figuras seguintes.

Agora, no modo Tabelas:

Pequena novidade: como est apresentado na figura seguinte, um aviso aparece ao lado do valor do ttulo, alertando para o facto que o valor no est dentro do intervalo permitido para o ttulo. ecrs:

Neste modo, a opo 1 acede aos seguintes

Como se pode ver na figura acima, os valores definidos como undef significam que no existem nas tabelas. J agora, a presso mnima que est na tabela A-5 de 25 bar. As seguintes 2 figuras so correspondentes opo 2:Liquido/Vapor Sat:

Abaixo, duas figuras que demonstram a opo 3:Vapor Sobreaquecid:

3/21

A opo 2 acede a esta parte: Na primeira no esquecer escolher ou a presso ou a temperatura e a partir de que valor listar, correspondentemente opo. Em ambos os ecrs possvel listar v, u, h e s.

s0 - entropia de referncia do ar pr - presso "relativa" do ar vr - volume "relativo" do ar l10k log10(k) para a combusto k o valor de K para a combusto; cp/cv para os calores especficos. h0f entalpia de formao Como esta opo existe em vrios menus diferentes, convm claro utilizar apenas na seco que lhe diz respeito, ou seja, as variveis que lhe so apresentadas! A:Interpolaes, estes so os ecrs mostrados. Na realidade o programa ainterpd que chamado, portanto se se quiser fazer interpolaes sem ter de se correr o programa asstermo, pode-se correr o ainterpd. Pequeno detalhe: por exemplo, para X1, X2 e x, pode-se escolher {1,5}, {2,6} e {3,7}, respectivamente, retorna {6,6}. Basicamente, pode-se escolher listas de valores, retornando assim uma lista de valores. til para obter uma interpolao de vrios valores, como por exemplo, obter uma linha inteira de valores interpolados para uma temperatura intermdia. Os ecrs so os seguintes (no esquecer carregar no boto alpha ao incio, para tirar do modo texto e se poder escrever nmeros... pelo menos na TI-89):

7:Fazer umas contas, estes so os ecrs mostrados. No primeiro, coloque a expresso pretendido!

Dicas Esta opo serve para fazer contas sem ter de sair do programa, como por exemplo, quando preciso calcular o calor produzido, uma vez que se tem as entalpias! Aqui se pode utilizar quase qualquer expresso que se ponha na "Home", excepto utilizar ":", "solve" e coisas do gnero. "Sin", "cos", "approx" e por a a fora j permitido. Contas que envolvam valores achados recentemente, como entalpia, entropia, temperatura e por a a fora, utilizar as letras correspondentes nas contas. Lista de variveis (unidades SI): T Temperatura (C em geral) p - presso (bar) v - volume especfico h - entalpia u - energia interna s - entropia pv - presso do vapor de gua do ar hmido (bar) pvsat - presso de saturao do vapor de gua (bar) w - humidade especfica HR - humidade relativa (no percentual, ou seja de 0 a 1)

4/21

Ou ainda:

Agora, voltando ao menu anterior... 2:Proc. Por h e P - Procurando por h e p (entalpia e presso), no esquecer escolher em que parte do diagrama procurar (liquido comprimido, gua saturada, vapor sobreaquecido):

5:Proc. Por v e P - Anlogo ao procurar por h e p, mas com v e p (volume especfico e presso). 6:Proc. Por u e P - Anlogo ao procurar por h e p, mas com u e p (energia interna e presso). NOTA: Para obter com base na temperatura, em vez da presso, pelo menos para a gua saturada, possvel obter estas ltimas opes, nomeadamente a 2, 3, 5 e 6, chegar aos pontos indirectamente. Ou seja, vai-se opo 1:Proc Por P e/ou T e procura-se por temperatura e um ttulo qualquer, e obtm-se a presso. No entanto, haver um erro pequeno, porque este modo vai pela tabela A-2 para achar apela temperatura, e pela A-3 para achar pela presso.

Claro que a utilizao mais consciente ser: 3:Proc. s e P (Tab) - Anlogo ao procurar por h e p, mas com s e p (entropia e presso). 4:s e P (Liq. Sat) - Permite obter a entalpia final, de uma evoluo a entropia constante, sabendo a entalpia, volume especfico e a presso iniciais; claro que tambm preciso a presso final.

5/21

Opes 2 a 5: Tabelas...
... Para a Amnia, o Refrigerante 22, o Refrigerante 134a e o Propano, anlogo gua.

cv tabelados. No entanto, ao interpolar, o valor de k no deve ser interpolado da mesma forma. No entanto, como pouco provvel que se execute uma procura por k, ento fica ao critrio do utilizador uma possvel procura iterativa do k desejado.

Opo 6: Massas Molares+Rs


Estes so os ecrs correspondentes a Massas Molares+Rs.

As opes 1 a 4 permitem procurar por cada uma das propriedades. A opo 5 permite ver a tabela. A 6 volta para o menu principal do Asstermo. E o resto j conhecido. Por exemplo, a opo 1 d acesso ao seguinte ecr:

Opo 8: Psicrometria
Como se pode observar pelas imagens seguintes, a parte de psicrometria permite fazer todas as contas associadas a essa matria, excepto calcular calores e trabalhos! D tambm acesso ao diagrama psicromtrico numrico, sendo este mais propriamente baseado nas tabelas, mas que permite qualquer presso para o ar hmido! Quanto ao diagrama: est restringido entre 0.01 e 70C; e anlogo ao diagrama em papel. ir adicionando os pontos, consoante a informao conhecida. Pode levar mais tempo que no papel, mas se no se tiver nenhum por perto, sempre ajuda. Eu comparei o diagrama psicromtrico numrico com outros diagramas: bate certo com o do livro, mas com outro mais antigo, j no batia certo para temperaturas superiores a 30C. Este o menu principal da psicrometria.

Aqui pode-se escolher a temperatura pretendida e o gs pretendido. Por exemplo, para uma temperatura de 354.89 K, e o gs CO2, apresentado o seguinte ecr:

Opo 7: Calor Especfico


Esta opo d acesso tabela A-20, a dos calores especficos para os gases comuns. A figura seguinte apresenta o menu de opes:

Como se pode observar, h duas razes de calor especfico cp/cv = k. Isto deve-se ao facto que a tabela tem os valores de k correspondentes aos cp e

A primeira opo permite escolher a presso do ar hmido. Este valor utilizado ao longo de todo a psicrometria. Este valor guardado na varivel b_par.

6/21

Este o menu atingido por aceder opo 4 do meu de psicrometria. A segunda opo acede a um segundo menu que permite obter a humidade especfica w (o smbolo normalmente utilizado ) a partir de um outro par de valores. Este o sub-menu atingido a partir da 3 opo do menu de psicrometria.

Os seguintes menus so atingidos atravs das opes 5 a 7 do menu de psicrometria. Os seguintes trs ecrs mostram o que cada uma das trs primeiras opes leva a: Estes so os ecrs correspondentes s 3 opes listadas.

7/21

7:Inform. dos pontos permite ver toda a informao correspondente a cada ponto. A informao mostrada : o nome do ponto, Temperatura, humidade especfica, Presso do vapor, Humidade Relativa e Entalpia. 8:Apagar Todos trata-se de apagar a lista dos pontos. A informao dos pontos fica registada nas variveis b_numpt e b_pontos. de notar que na caixa de dilogo que mostra os resultados, tambm mostra a frmula/equao utilizada! Este o sub-menu da opo 8 do menu de psicrometria, o menu do diagrama psicromtrico numrico. O modo de utilizar semelhante ao diagrama em papel... desenha-se o ponto no diagrama a partir de duas propriedades/valores. Para isso acede-se ao Adicionar pontos. Os 2 ecrs abaixo mostram o que se encontra quando se quer adicionar um ponto novo. O primeiro ecr permite definir o nome do ponto. O segundo ecr mostra o menu para adicionar um ponto. Permite adicionar o ponto a partir de qualquer par de propriedades.

Estes dois ecrs abaixo mostram os ecrs de alterar e de remover um ponto.

No esquecer que no menu principal possvel escolher a presso do ar hmido. possvel alterar ou remover um ponto do diagrama. 4:Intersectar rectas permite traar o cruzamento de duas rectas e obter o ponto de cruzamento, sendo as rectas geradas a partir de dois pontos cada. 5:Ver diagrama ... para ver o diagrama no grfico da calculadora!! 6:Obter hs e hl permite calcular as entalpias sensvel e latente a partir de dois pontos.

Os seguintes dois ecrs mostram um exemplo de como adicionar um ponto, a partir da humidade relativa e da temperatura. Os pontos ficam sempre definidos pela temperatura e pela massa especifica. Estes dois seguintes mostram a opo de criar e intersectar duas rectas de modo a obter a interseco.

8/21

Estes dois abaixo mostram o antes e o depois quando se escolhe a opo de obter a entalpia sensvel e latente.

Opo 9: Tabela do ar
A tabela do ar indica as seguintes propriedades: temperatura(T), volume(v), energia interna(u), entalpia(h), razo de presses(pr), razo de volume(vr). v, u, h so em valores especficos. Ao aceder a seco da tabela do ar, e possvel procurar com uma propriedade para obter as outras! E tambm possvel ver a tabela propriamente dita. Os ltimos dois desta opo, mostram o resultado de optar pela opo de obter a informao sobre os pontos. S possvel ver um de cada vez, mas pode-se escolher a partir de ambos os ecrs para ver a informao. O da esquerda s aparece quando se escolhe do menu; o da direita aparece sempre que se escolhe um ponto a partir de qualquer um deles. Este o menu da tabela do ar.

Estes dois seguintes: o da esquerda mostra o ecr de definir as opes para criar o grfico, seguindo cria-se o diagrama. O da direita mostra a opo de limpar ou manter o diagrama, ou antes, a informao para manter o grfico fora do programa.

As duas imagens a seguir mostram: a primeira mostra um exemplo de procurar por temperatura, mas qualquer outra procura na lista acima ter o mesmo interface. A imagem a seguir mostra um exemplo da informao mostrada em relao a cada procura.

9/21

Clculo das entalpias molares e totais dos Reagentes e dos Produtos! Este ltimo permite fazer iterao manual! 6 Sair deste Assistente, o de Combusto! 7 e 8 so j velhos conhecidos... 1 Prop. Gases Ideais Em modo Valores mostrado o seguinte:

Opo A: Assistente de Combusto


Este assistente vem completar a parte que faltava para a parte de Combusto. O menu seguinte o primeiro a ser apresentado: Os dois ecrs seguintes mostram como ver a tabela do ar e como mostrada. S so mostradas 8 entradas de cada vez, e preciso escolher se para ver a razo de presso ou a de volume. Esta limitao existe porque o software da TI-92 no permite ver mais que 38 caracteres numa linha, enquanto a TI-89 permite mostrar 42... e daria para mostrar tudo... MAS para manter compatibilidade... esta limitao existe. 1 acesso tabela das propriedades (T em K; h, u e s0, em kJ/kmol) dos gases ideais CO2, CO, H2O, N2 e O2. 2 acesso tabela das propriedades termoqumicas (h0f, gibbs, HHV, LHV...) de vrias molculas, a 298K e 1bar. 3 acesso tabela com os valores de Log10(K) para vrias equaes e vrias temperaturas. 4 muda entre modos de visualizao de tabelas: Valores procura e obtm os valores da tabela, e Tabela d acesso tabela. 5 Solver Qumico d acesso a outra parte da combusto: Contruo da Equao Qumica e clculos estequiomtricos e acerto de contas; e Basicamente, Escolhe-se: - o Gs? (CO2,CO,H2O,O2,N2) - Qual a propriedade? (T(K), h, u ou s0) - e o Valor correspondente propriedade escolhida! Obtm-se por exemplo:

Este ecr indica que est em clculos...

10/21

E este mostra os resultados encontrados! h0f a entalpia de formao! h(298K ref) o valor da entalpia total da molcula, com a referncia da temperatura em 298K! Em modo Tabelas mostra o seguinte: Notar o ttulo minsculo da caixa de dilogo... mostra o gs escolhido e a entalpia de formao! 2 Prop. TermoQuim. Este s tem um modo: Indica que est a preparar a caixa de dilogo de controlo do acesso tabela.

As seis primeiras linhas so as propriedades do que foi escolhido! Notar o ttulo que indica o nome e a molcula escolhidos! Permite ainda continuar a procurar valores, como se pode reparar nas trs opes da caixa de dilogo anterior! ESC sai deste acesso, OK continua a procurar! 3 Log10K Em modo Valores mostrado o seguinte:

Neste (imagem acima) escolhe-se o gs, a temperatura onde comea a listar e quantas entradas listar. Quantas menos listar, mais rpido o acesso! As temperaturas que se podem escolher so de intervalos de 6 em 6 (por exemplo:300,360,420, em vez de 300,310,320...410,420), por forma ao programa correr mais depressa. Uma vez escolhido, mostra o seguinte:

Qual lista? se para obter a listagem de resultados da opo Nomes ou Frmulas. Nomes: - escolha um dos nomes listados e carregue OK, se Qual lista? tiver escolhido Nome. Frmulas: - escolha uma das frmulas (molculas) listadas e carregue OK, se Qual lista? tiver escolhido Frmula. De seguida mostrado a seguinte imagem:

Escolha a Frmula pela qual quer procurar (no deu para apresentar toda a frmula neste acesso...), por qual propriedade pretende procurar (Temperatura, Log10(K) ou K) e escolher o valor para essa propriedade. Aps o OK, mostrado o seguinte:

Indica que est procura...

11/21

5 Solver Qumico1: Equao: R0 Como o nome d a entender, trata da parte de qumica. um asistente simples, adaptado especficamente apenas para combusto como eu consegui descobrir que existia, ou seja, no lida com todos os elementos da tabela peridica, s com os elementos mais utilizados, e sem minsculas (Cr, Cl, Ar, s, C, O, N, H). O menu seguinte mostrado: P0 O seguinte menu mostrado:

Uma vez encontrado, aqui (imagem acima) mostra os valores encontrados. No modo Tabelas mostrada a caixa de dilogo seguinte:

Aqui escolhe-se tambm a frmula, por qual temperatura comear e quantas entradas mostrar. Neste, ao contrrio das outras tabelas, permite ver 2x2 colunas ao mesmo tempo, logo permite at 16 entradas!

O || o separador central das 2x2 colunas. notar que no ttulo mostra a frmula completa! 5 Solver Qumico

1: Equao: R0 P0 - 0 reagentes e 0 produtos esto na equao! D acesso ao editor e solver de frmulas (equilibra as equaes qumicas); 2: Calc.Entalpias Tot calcula as entalpias dos reagentes e/ou produtos, das molculas (kJ/kmol) e de totais (kJ). 3: Calc.Temp.Intermed Calcular a temperatura intermdia... ou seja, interpolar a temperatura onde dever estar o equbrio qumico! 4: Ver EntalpListadas Permite aceder informao gravada das entalpias j calculadas. til para auxiliar nas iteraes manuais! 5: Apagar Entalpias Apaga todas as entalpias calculadas. Uma a uma dava muito trabalho, visto que h muita informao para ver!!! 6: SolverQ: Para trs voltar ao menu anterior 7: AssCombustao: Sair Sair do Assistente de combusto 8 e 9 so os j conhecidos, que andam por aqui porque nunca se sabe quando podero vir a serem necessrios.

1 - para adicionar molculas ao lado dos reagentes; 2 - para adicionar molculas ao lado dos produtos; 3 e 4 permitem alterar as caractersticas das molculas inseridas em cada um dos lados da equao; 5 e 6 permitem remover molculas de cada lado. 7 Ver se est tudo como est na folha que est vossa frente; 8 Resolver as incgnitas das equaes. 9 Apagar cada lado da equao por completo. A Sair do editor de equaes/frmulas qumicas. B j conhecido... Ao adicionar novos reagentes ou produtos, o seguinte processo tem que ocorrer:

12/21

Escolhe-se uma molcula (Molculas:), ou insere-se uma (Frmula Quim.:, mas deixa-se em vazio se se quiser que seja da lista), e indica-se o nmero de moles ou partes desta molcula. Este nmero pode se um valor (2, 3.5, 5/2) ou uma varivel (de preferncia um s caracter e minsculo. exemplo: a, b, c) ou ainda uma pequena funo: (1+z), 3.76*z, a+b. Se se deixar em vazio, assume que 1... ou pelo menos era suposto, e acho que acontece na TI-89, mas parece-me que na TI-92P assume que um espao, em vez de vazio, logo d problemas... Por isso o melhor indicar se 1 ou no!! Se a molcula for da lista, uma vez carregado no OK, leva um pouco a tratar de inserir a informao na equao (gravar a informao). Uma vez inserido, volta a mostrar a caixa de dilogo, por forma a inserir outra molcula. ESC para sair e voltar ao menu anterior. Se a molcula no for da lista, pedida a entalpia de formao desta molcula, com indicada na imagem abaixo:

adicionar o ar (O2 + 3.76N2) tem que ser adicionado por partes, O2 e 3.76N2, uma molcula de cada vez. NOTA 2: nos casos em que seja preciso obter os valores de x e y em CxHy, basta primeiro adicionar primeiro xC e yH, fazer solve, e depois reinserir a molcula como um todo, com os valores calculados! Na parte de Alterar Reagentes e Produtos, a caixa de dilogo seguinte mostrada:

Remover Reagentes e Produtos, mostra tambm a caixa de seleco e pergunta se quer mesmo apagar, como mostrada na imagem seguinte:

Uma vez OK ou ESC, volta a mostrar a caixa de seleco. Ver Equaes d acesso seguinte caixa de seleco:

Onde se escolhe a molcula a editar, carrega-se OK e ...

Aqui, se se carregar no ESC sem introduzir um valor, vai assumir que o valor introduzido... por isso cuidado com os dedos! No entanto, no clculo das entalpias no h grande problema... acho eu... no as calcula bem, mas azar! NOTA: no possvel adicionar equaes/molculas com parenteses. O programa vai fazer algo no antevisto com essa informao! Para

... pode-se redefinir ou at ver a quantidade de molculas que l existe! Notar que pode ser mais uma vez um caracter ou uma cena do gnero. No caso de ser uma molcula dada por si, pode-se tambm a seguir voltar a alterar a entalpia de formao da molcula (kJ/kmol)! De seguida, volta caixa de dilogo de seleco de molculas, onde se pode escolher outra e carregar OK, ou ESC para voltar ao menu anterior.

Onde Ver equaes permite escolher se se quer ver um dos lados s ou ambos da equao. Ver tambm... permite escolher se se quer ver as equaes com as incgnitas definidas (e valores para as que no tm incgnitas) ou se se quer ver com os valores calculados com o Solve (mostra as variveis quando ainda no foi calculado!). Em seguida ao OK mostrada uma caixa de dilogo semelhante seguinte:

13/21

Onde mostrada em cada linha a quantidade e a molcula por ordem de insero! Se no houver produtos ou reagentes, uma caixa como a seguinte mostrada:

Estes so os produtos. No solve, primeiro mostrada a imagem: E prontos, este exemplo j est demonstrado. Se pretender apagar as equaes, opo 9 do menu, as seguintes 2 caixas sero mostradas (uma de cada vez):

O Solve Incgnitas trata de resolver a equao. O seguinte exemplo demonstra o que h e o resultado de execuo:

A seguinte caixa de dilogo mostrada (imagem abaixo), permitindo escolher uma varivel que estar em excesso (n equaes, n+1 incgnitas) possa ser indicada como para resolver em funo dessa. til para o excesso de ar, por exemplo!

Estes so os reagentes.

Se ficar em vazio, o programa lida com o assunto com se houve n equaes n incgnitas, e trabalhar com o que o solve da calculadora fornecer! Continuando o exemplo, uma vez calculado, volta ao menu das equaes e por de trs est a dizer para ir ver as equaes. Os produtos calculados resultou no seguinte, ver imagem abaixo:

5 Solver Qumico2: Calc.Entalpias Tot Trata de calcular as entalpias totais... a caixa seguinte a primeira a ser mostrada:

14/21

Esta caixa acima no seria mostrada se se tivesse carregado no ESC, passando logo para a fase seguinte. A prxima fase tratar dos produtos:

Um vez escolhido quais (lados: Ambos, Reagentes ou Produtos) a calcular, a seguinte caixa mostrada (neste exemplo para ambos os lados): O procedimento idntico ao dos reagentes, como descrito acima, como se pode observar: Esta imagem mostrada enquanto est a calcular... Aqui escolhe-se a temperatura geral dos reagentes. Se se quiser uma especfica para um deles, carrega-se no ESC, caso contrrio, no OK vai tudo pela mesma temperatura. Caso ESC, a seguinte caixa mostrada: Uma vez calculadas as entalpias, mostrada a seguinte caixa de dilogo:

Onde se se carregar no OK, mostra a caixa seguinte: Uma vez escolhidas as temperaturas, o programa trata de calcular as entalpias. Se uma das molculas no tiver as entalpias sensveis em tabela, indicado tal, como a imagem seguinte demonstra para este exemplo:

15/21

OK para gravar... Uma vez isto feito, vai-se opo 3. O seguinte processo se decorrer: mostrada uma caixa de dilogo a explicar o procedimento (imagem abaixo)...

Aps as entalpias dos Produtos estarem calculadas, vem a seguinte pergunta:

OK grava a informao para futuras utilizaes. ESC ignora a informao gerada! Como se pode observar no exemplo, as entalpias totais no so iguais, e a dos produtos fixa. A que pode ajudar a opo 3: Calc.Temp.Intermed. Com a opo 2, calcula-se mais uma vez a parte dos reagentes para outra temperatura, e grava-se a informao, como demonstrado a seguir: ... e mostrada uma caixa em seguida a avisar a fase em curso. De seguida, Escolhe-se a 2 opo do Hreag (imagem abaixo):

16/21

OK para indicar que sim...

mostrada a informao relativa escolha (as 2 imagens seguintes...). OK e OK (ou ESC neste 2) para continuar.

...-se avisado que se vai passar para a segunda fase. Escolhe-se de seguida a 3 opo do Hreag, como na imagem abaixo:

A caixa de dilogo abaixo mostrada de seguida, pedindo se para calcular a temperatura intermdia com base nos reagentes ou nos produtos. Ou seja, Os produtos devem dar entalpia igual aos reagentes (Opo Produtos) ou vice versa (Reagentes)?

NOTA: Hreag(kJ/kmol) A imagem seguinte mostrada, a indicar a informao relevante. ESC salta a outra informao...

A imagem seguinte mostra a caixa seguinte:

A seguinte imagem permite indicar que o que foi escolhido o que ser quer como informao relativa primeira temperatura: NOTA: Hreag(kJ/kmol) Aqui a seguir (imagem abaixo) OK para seguir em frente... NOTA: Hreag(kJ/kmol) Aqui pede-se a que entalpia que a dos Reagentes ou os Produtos tem de ser igual a. Aqui pode-se inserir o valor pata (insere-se o valor e OK) ou ir buscar da mesma forma que a restante informao (ESC, independente do valor). Neste exemplo, ESC leva ao seguinte:

17/21

Como se pode observar... QUENTE... mas um mau exemplo! E esta temperatura no vem nas tabelas!!! Bem exemplo completo. O passo seguinte seria ir calcular as entalpias dos reagentes com esta temperatura e compara os resultados... e voltar a achar outra se fosse possvel... mas este exemplo tinha os dias contados desde o incio ;)

5 Solver Qumico4: Ver EntalpListadas Basicamente, este processo foi o que foi utilizado 3 vezes no exemplo anterior!! A imagem seguinte mostrada:

Aqui (imagem acima) escolhe-se a 2 opo do Hprod. Parece que isto poder ser um mau exemplo, face aos valores em questo, mas que se lixe, que s um exemplo... :) OK, OK, ESC e chega-se seguinte caixa mais uma vez:

Uma vez vista a informao, chega-se caixa inicial para se poder ver outras informaes. ESC volta ao menu de Solver Qumico!

Notas finais
Pode-se obter a informao que se pretende visualizar a partir de 4 vias possveis, o que convm escolher uma apenas. E tambm d uma forma de acesso rpido informao, ie, s entalpias totais de cada clculo. Uma vez escolhida uma das 4 opes e se se pretender ver Reagentes/Produtos ou Ambos, carrega-se no OK e v-se a informao correspondente. Por exemplo, Reagentes, opo 2 e ver Reagentes resulta nas seguintes duas imagens: Espero ter sido elucidativo quanto ao como utilizar este programa. Para mais informaes, email para wyldckat@gmail.com.

Uma vez OK, resulta no seguinte resultado:

Informao adicional
Data de projecto (+-1.00): Agosto-Setembro de 2004 Data de 1.07: Novembro de 2004 Data de 1.10: Dezembro de 2004 Data de 1.34, 1.36 e 1.48: Julho de 2005 Data de 1.80: Agosto de 2005 Data de 1.81: Dezembro de 2005

18/21

Data de 1.83: Julho de 2006 Data de 1.90, 1.94 e 2.00: Maio de 2009 Data de 2.15: Junho de 2009 Horas de trabalho (estimativa total): entre 205 a 220 horas Autor: Bruno M. S. Santos Contacto: wyldckat@gmail.com WebPage: http://asstermo.no.sapo.pt NOTA: Este programa/projecto foi desenvolvido com o mximo de cuidado, verificando sempre se as contas e os valores tabelados esto e do certo. No entanto, como sou apenas humano e fiz o projecto todo praticamente sozinho, s posso dar garantia deste programa ser QUASE 100% fivel. de notar desde j que o Diagrama Psicromtrico obtido com base nas tabelas de Lquido-vapor saturado da gua, portanto poder no coincidir exactamente com todos os diagramas psicromtricos face da terra!

Instituto Superior Tcnico! Aproveitem bem as 2h30 do exame!!! Ass.: Bruno M. S. Santos, 12/09/2004

Tabela 1: Ficheiros necessrios


ainterpd ajuda asscomb asscombq asspsicr asstermo cgcpv_xt comb_fd3 comb_fd7 comb_tb3 comb_tb7 comb_td comb_xt combof comper contas cpv_prop eliminar garbage gogogo h2o_fg h2o_fgt h2o_hsp h2o_hvp h2o_lc h2o_lct h2o_pt h2o_tdel h2o_tp h2o_tp2 h2o_vs h2o_vst h2o_xtc interpol mol_xt mostrahs o2n_prop o2n_prpt o2n_xt p2n_prpt p2o_fgt p2o_lct p2o_vst pak10k27 pak13410 pak13411 pak13412 pakamo13 pakamo14 pakamo15 pakar pakcga20 pakh2oa2 pakh2oa3 pakh2oa4 pakh2oa5 pakigp23 pakmmol pakpro16 pakpro17 pakpro18 pakr22a7 pakr22a8 pakr22a9 paktcp25 pbtagua pbtar pbtrfrg pconv pcpvprpt pefs_fgt pefs_vst pomb_tb3 pomb_tb7 prm_prpt ps_d_ht ps_d_hw ps_d_wt ps_h_tw ps_hr_tp ps_hr_tw ps_hrpvs ps_m_mav ps_m_maw ps_m_mma ps_m_mmv ps_m_mvw ps_m_mw ps_pv_w ps_pvhrt ps_w_hrt ps_w_mav ps_w_pv psscomb psscombq psspsicr psstermo pzcopiar pzxxz quimanlz recta_mb refs_fg refs_fgt refs_hsp refs_hvp refs_pt refs_tdl refs_tp refs_vs refs_vst refs_xtc tlimits.89l tlimitss.89l upper valideq xpak xupak zcompile zcompts zcopiar

"Necessidades" deste programa:


Este programa precisa de cerca de 10 a 100kB livres de RAM para correr e ocupa cerca de 152kB quando arquivado. Tem de estar obrigatoriamente na pasta ASSTERMO. Foi desenvolvido para correr numa TI-89 e foi testado para correr numa TI-92. Em principio tambm corre numa Voyage 200 e na TI98 Titanium. Os ficheiros necessrios so (120 no total) esto na Tabela 1. As variveis "b_par", "b_pontos" e "b_numpt" so as associadas psicrometria! Existem outras que podem aparecer quando se desenha o diagrama psicromtrico, mas como podem ser apagadas pelo prprio programa, eu no as indicarei aqui! Todas as outras variveis comeadas por b so variveis de armazenamento de informao relevante ou combusto ou a outra cena qualquer! E todas a comeadas por b sero arquivadas na pasta TERMOSAV!

O "Porqu" deste projecto:


Este programa "Assistente de Termodinmica", composto por cento e pouco ficheiros, que tem de estar obrigatoriamente na pasta "asstermo", foi desenvolvido por mim como resultado de ter sado extremamente chateado do segundo exame de Termodinmica II, que eu pensava que no ia passar... mas que acabei por passar com 12. No entanto, como a ideia j estava a ganhar razes na minha cabea, e andava a precisar de um escape a minha capacidade artstica... criativa... Bem, quando meto uma ideia na cabea, ela acaba por sair c para fora... a bem ou a mal! Espero que este programa vos seja til, visto que filo j no para mim propriamente dito, mas para amigos e colegas que passam e iram passar pelas cadeiras de Termodinmica I e II, pelo menos no

19/21

A.1 - Historial de desenvolvimento


v1.0 - A primeira edio do programa que eu desenvolvi sozinho. Cerca de 250kB ficavam comprimidos em 120kB! Projecto levou algures entre 90 a 100 Horas! v1.05 - Pequenos Bugs corrigidos, manual disponvel online em asstermo.no.sapo.pt, melhoramentos executados para optimizar a obteno de valores. Mais umas 5 horas em cima. 262/110kB. V1.07 Restringi toda a ajuda a este manual e assim o programa ocupa menos espao na calculadora! Mais umas 2h nisto. 231/93kB. V1.10 Bem, mais umas 3h para finalmente por c uma caixa de dilogo para interpolaes manuais, e ainda puz na gua, amnia, R22 e R134a procura por presso e volume especfico e presso e energia interna. Ainda mais uns retoques aqui e ali. o programa se muito aumentou 1kB, mas acho que nem isso. V1.11 Mais uma horita, para uns retoques... o programa ainterpd tinha um pequeno bug. E um pequeno retoque tambm quanto s presses, as que do hiptese de escolher as unidades, agora j no vai converter de MPa em bar vezes sem conta! V1.34 Bruto Upgrade: Assistente de Combusto desenvolvido e inserido. Feito presso em cerca de 5-6 dias de trabalho, num perodo em que o resto do pessoal estava em exames e eu de frias... mas eu bem que queria ter feito isto

logo antes do incio do semestre... enfim, t feito. 21/7/2005 lanamento desta verso do programa... no dia antes do 2 exame de Termo2!! cerca de 127kB comprimido, 300kB descomprimido!! V1.36 Umas pequenas correces, nada demais. No mesmo dia do lanamento da V1.34. Andei caa de um bug que houve numa voyage, mas no consigo reproduzir na TI-92P :( NOTA: esta verso no chegou net... problemas ao adicionar ao zip... esqueci-me! V1.48 Possivelmente a ltima verso que irei lanar, isto se no descobrirem bugs entretando. Vrios bugs foram corrigidos, optimizao de interaco ao utilizador foi melhorada, a tal ponto que ZCOPIAR permite copiar o programa de uma calculadora para outra, sem grandes problemas (espero eu). ZCOMPILE faz a compilao de todos os programas e funes deste projecto, por forma a optimizar a execuo de tudo! Os valores que forem guardados, sero guardados na pasta TERMOSAV, evitando assim confuses de ficheiros nas transferncias! Ocupa 137kB no arquivo da calculadora e originalmente (descomprimido) ocupava 301kB!! A tecnologia uma maravilha ;) V1.80 Bem, a verso 1.48 de ltima teve pouco... TIGCC entrou na guerra. Trs funes foram criadas por mim em C para as TIs, por forma a ter mais rpido: o clculo dos valores das tabelas (2 a 5 vezes mais rpido, pelo menos); criar as tabelas a partir dos valores tabelados muito mais rapidamente (10 vezes mais rpido!); o clculo da humidade especfica e da temperatura a partir da entalpia e da humidade relativa. 106 ficheiros no total, 137kB comprimido e 304kB descomprimido. Como claro... toneladas de bugs tirados!!! V1.81 Pequenos bugs corrigidos!

V1.83 Pequenos bugs corrigidos na parte da combusto. V1.90 Aps feedback atravs do frum de mecnica, http://lemist.18.forumer.com/index.php, avancei com algumas correces no Asstermo, principalmente em relao ao Auto-Alpha Off, que aparentemente eu j podia ter definido em 2006, porque a funo Request tem uma opo no documentada no manual, que permite definir o modo do alpha lock para cada Request independente! Adicionalmente, graas ao TiEmu, foi possvel executar alguns testes mais dedicados TI89 Titanium, que no passado no foi possvel executar. V1.94 Na altura da reviso anterior, surgiu-me a ideia que falta um manual tcnico do Asstermo. Durante a criao do rascunho desse manual, foram corrigidos alguns bugs que foram sendo encontrados ao longo do levantamento de informaes das funcionalidades do Asstermo. Assim, o Assistente Psicromtrico j tem operacional a parte de diagrama psicromtrico numrico operacional para AMS >= 3.0!! E ainda, um outro bug antigo, em relao componente de Fazer umas contas, que iria crashar o programa sempre que o texto de entrada e/ou resposta fosse mais longo que 38 caracteres. V2.00 Adicionei as tabelas A-16, 17 e 18, que so as do propano. Tive tambm de efectuar uma correco nas 2 primeiras tabelas da A-18. Mais algumas arrumaes foram efectuadas, nomeadamente em relao s variveis que o diagrama psicromtrico numrico. V2.15 Adicionei a tabela A-20, que a dos calores especficos para gases comuns. Reestruturei o programa, dividindo o TSSTERMO

20/21

em vrios subprogramas, permitindo assim uma pegada menor de RAM necessria para o seu funcionamento. No entanto, ainda falta fazer o anlogo para a psicrometria e a combusto. Para alm de reduzir a pegada, permitir a criao de uma nova variante para as TI-83/84, que ainda s est em estudo. Mais alguns bugs foram corrigidos. Agora so 120 ficheiros, aproximadamente 348kB descomprimidos, e 152kB comprimidos.

A.2 - Agradecimentos
- Quero agradecer mais que nunca aos meus pais por me terem proporcionado a vida que tenho, porque de outro modo... nem eu andaria por c, nem este programa seria alguma vez feito!! - Quero agradecer a todos os meus amigos (e talvez um pouco aos profs) por me terem apoiado neste projecto... ou pelo menos terem auxiliado a inspirar-me para o fazer ;) - Quero agradecer a Paul Froissart, que o criador dos programas xpak e xupak, que graas esses programas me permitiu tornar o meu programa mais compacto. Vejam http://www.genezis.fr.fm para mais informaes sobre estes programas. - Quero tambm agradecer a Kevin Kofler, que o autor do Auto Alpha Off (autoaoff) e do Event Hook Uninstaller (uninevhk). A ele devem dar graas por ter tido a pacincia por ter feito um programa que tira o ALPHA automtico nas caixas de dilogo nas TI-89! No entanto, lamento que acabou por no ser a melhor soluo.. ou pelo menos a mais segura. A partir do 1.90, estes programas j no fazem parte do Asstermo. - Quero agradecer tambm aos autores do TIGCC, que quando eu finalmente meti as mos ao trabalho, eles j tinham o programa avanado o suficiente para por o meu a bombar bem mais rpido!

- Quero agradecer aos autores do livro "Fundamentals of Engineering Thermodynamics" ... Moran e Shapiro se no me engano... por no me terem processado por utilizar os valores das tabelas que esto no anexo do livro, mas como eu tambm no ganho nada com este programa, pouco ou nada ganhavam eles em processar-me! - Last but not least, quero agradecer aos (ex)colegas que tm submetido as pequenas listas de bugs sobre o Asstermo. No vou escrever aqui os nomes deles, porque nem eu j no me lembro de muitos dos nomes, nem j tenho a certeza se muitos dos que me lembro, se realmente chegaram a contribuir... Enfim, se aqueles que contribuiram para este trabalho quiserem que os seus nomes sejam aqui listados, enviem-me um email a indicar que querem ;)

21/21

S-ar putea să vă placă și