Sunteți pe pagina 1din 12

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS

FACULDADE DE EDUCAO E ESTUDOS SOCIAIS DE SO JOO DEL-REI

MAYRA LVIA VIANINI CHAVES

A SADE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM SOB A TICA DA GERNCIA

SO JOO DEL REI 2012

MAYRA LVIA VIANINI CHAVES

A SADE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM SOB A TICA DA GERNCIA

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Enfermagem da Fundao Presidente Antnio Carlos - FUPAC como requisito parcial da disciplina Monografia I sob a orientao da Prof. Vaneska Ribeiro Perfeito Santos.

SO JOO DEL REI 2012

Sumrio
INTRODUO..........................................................................................................................4 OBJETIVO GERAL...................................................................................................................5 OBJETIVOS ESPECFICOS......................................................................................................5 JUSTIFICATIVA.........................................................................................................................6 METODOLOGIA.......................................................................................................................7 REVISO BIBLIOGRFICA...................................................................................................8 CRONOGRAMA......................................................................................................................11 REFERNCIAS........................................................................................................................12

4 INTRODUO A equipe de enfermagem, composta por enfermeiros, tcnicos e auxiliares, tem como especificidade o cuidado ao ser humano individualmente, na famlia ou na comunidade. O enfermeiro o profissional de nvel superior da equipe, preparado para atuar na assistncia e na administrao de unidades e da equipe de enfermagem. (VENTURA, 2011, p. 10). O enfermeiro, ao assumir um trabalho em instituies, se depara com as mais diversas situaes que lhe exigem conhecimentos, habilidades, atitudes coerentes, precisas e imparciais para uma tomada de decises que venham ao encontro de seus valores pessoais e ticos e ao mesmo tempo em que atendam aos objetivos e metas da organizao. O gerenciamento em Enfermagem muito abrangente e multidimensional, compreende a necessidade de utilizar conceitos de varias teorias de administrao de modo a usa-la racionalmente no servio de enfermagem. (TEIXEIRA, 2009, p. 3). Sendo assim, este trabalho tem como foco identificar qual a funo de um administrador hospitalar, apontando os entraves da gerncia em educar e conscientizar os profissionais da rea de sade, a fim de garantir sua salubridade, elucidando os riscos ocupacionais que este profissional est exposto. Para construo deste trabalho foi utilizado um estudo bibliogrfico analtico e descritivo, baseado em literatura especializada, artigos cientficos, manuais, peridicos com a temtica em questo. Este estudo busca um conhecimento mais amplo acerca da administrao hospitalar, a partir do momento em que ir se estudar e analisar o profissional que atua no setor gerencial na questo sade ocupacional dos profissionais de enfermagem e, em virtude do mesmo, atuar significativamente nas empresas, onde existem buscas constantes para manuteno da competncia e qualidade, pois o profissional dos tempos atuais utiliza seus conhecimentos diversos para permitir um melhor aproveitamento das prticas do cotidiano. A relevncia da multidisciplinaridade na administrao hospitalar e suas disjunes conceituais elucidada em razo da presena do fator humano, que propicia um desvendamento do conhecimento cientfico atribudo a organizaes de ideias relacionadas ao conceito disciplinar, ressaltando que conhecimento adquirido aquele que detectado, apreendido, selecionado, processado e armazenado na memria do conhecedor. O tema proposto para o estudo importante para a tomada de decises do administrador hospitalar, onde vrias atitudes podem auxiliar no que diz respeito contribuio para solues de problemas pertinentes da rea. Surge assim o profissional que lidera equipes, administra e cuida da classe hospitalar, enaltecendo suas qualidades e suas disjunes conceituais.

5 OBJETIVO GERAL Este estudo tem por objetivo apontar as dificuldades da gerncia em educar e conscientizar o profissional de enfermagem a fim de garantir sua sade ocupacional. OBJETIVOS ESPECFICOS Citar fatores que ocasionam ou so responsveis pela dificuldade da prtica da gerncia. Identificar as atividades multidisciplinares que constituem a funo do administrador hospitalar no gerenciamento. Explanar sobre os riscos ocupacionais do profissional assistencial hospitalar. Apontar quais os entraves em educar e conscientizar os profissionais da rea de sade.

6 JUSTIFICATIVA O tema de administrao hospitalar foi escolhido com o propsito de buscar um conhecimento mais amplo, estudar e analisar o profissional que atua no setor gerencial na questo sade ocupacional dos profissionais de enfermagem e, em virtude do mesmo, atuar significativamente nas empresas, onde existem buscas constantes para manuteno da competncia e qualidade, pois o profissional dos tempos atuais utiliza seus conhecimentos diversos, os quais permitem um melhor aproveitamento para as prticas do cotidiano.

7 METODOLOGIA Foi utilizado na metodologia para construo desse trabalho, um estudo bibliogrfico analtico e descritivo, baseado em literatura especializada, artigos cientficos, manuais, peridicos com a temtica em questo. A resoluo 196/96 que dispe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos, afirma que a pesquisa de carter bibliogrfico no precisa de aprovao do Comit de tica.

8 REVISO BIBLIOGRFICA O referencial terico deste trabalho busca a explanao pertinente de autores em relao importncia da multidisciplinaridade na gesto hospitalar, explicando suas disjunes e disciplinaridades, relatando a ligao com seus principais conceitos desde a historicidade da rea. Sabemos que o papel gerencial tem importncia fundamental no processo de trabalho em sade. Rocha e Felli (2004, p.453) afirmam que a gerncia de enfermagem se configura como um meio para a efetivao da assistncia e atua como legitimadora e reprodutora do poder institucional. Com isso a gerencia de enfermagem tem seu saber voltado para ateno a sade e o conhecimento gerencial. Este exemplo influencia na organizao do trabalho e submetem os trabalhadores a cargas de trabalho e processos de desgaste. Segundo Carvalho e Kalinque (2008, p.83-84) cada vez mais as unidades de sade necessitam de desenvolvimento da capacidade de liderana e de coordenao dos enfermeiros, no sentido de prepar-los para tomada de decises nas unidades de cuidados, articular as exigncias da poltica institucional e os interesses da equipe que nela atuam, e elaborar, com competncia e clareza, projetos coerentes e adequados a realidade. O saber gerencial est concentrado na atuao da enfermeira e se destina a manter as condies para a assistncia, estabelecendo formalmente a diviso social e tcnica do trabalho. (ROCHA; FELLI, 2004, p.456). O que determina as condies de trabalho de enfermagem relaciona-se com a discrepncia de conhecimento tcnico, cientfico e organizacional existente entre os membros que compe a equipe de enfermagem. Normalmente a gerncia no tem muito acesso ao planejamento das aes em relao sade dos trabalhadores. Dessa forma, a avaliao de sade, feita pela gerente, se refere s condies de sade satisfatrias, para cumprir sua escala diria de trabalho e geralmente leva em considerao a leso. (ROCHA; FELLI, 2004, p.456). Muitas vezes o trabalhador no compreende normas e rotinas de trabalho, assim como as medidas de preveno de acidentes e doenas. Existem grandes dificuldades de compreenso, por parte dos trabalhadores em relacionar os agravos sade que acontecem a longo prazo, com a exposio s cargas de trabalho, em determinado momento da vida de trabalho. O enfermeiro assume tambm a administrao dos recursos humanos de enfermagem, realizando um trabalho muitas vezes fragmentado e repetitivo, centrado no cumprimento de normas e rotinas da organizao. (REIS, 1993, p.84).

9 De acordo com Rocha e Felli (2004, p.458),


[] A pouca participao dos trabalhadores nos processos decisrios, pela falta das informaes necessrias tomada de decises, comprometem a autonomia e a responsabilizao pelo trabalho, impondo cargas psquicas pela subordinao e promovendo desgaste. []

As prticas profissionais de enfermagem no Brasil, relacionadas ao processo de gerenciamento do trabalho, so muito recentes, o que gera alguns desafios e, porque no dizer, certos cuidados. Com a evoluo das instituies de sade, que cada vez mais sofrem com a instabilidade poltica, social e econmica, vem-se exigindo dos profissionais de enfermagem um perfil mais motivacional, voltado para a busca em novos conhecimentos, e com flexibilidade para enfrentar mudanas. O profissional de enfermagem moderno apresenta maior desenvoltura em tomar decises rpidas, demonstra mais agilidade, criatividade, inovao nos meios de cuidado, resultando em um profissional com maior capacidade para lidar com a empresa e com seus usurios. Portanto, preciso assumir uma posio diante dos desafios postos ao enfermeiro para enfrentar uma nova era, cujas tendncias exigem, do profissional do futuro, o perfil de uma pessoa capaz de investir no seu autoconhecimento, que seja gil e criativo na resoluo de problemas, que tenha conhecimento variado ecltico e com habilidades nas relaes humanas, (CARVALHO; KALINKE, 2008 apud ESPERIDIO; MUNAM; STACCIARINI, 2002). Com isto, o enfermeiro valoriza o cuidado, que realmente faz a diferena em seus clientes, eliminando aes que no produzem efeito algum. preciso adequar-se a esse novo perfil profissional que o mercado de trabalho vem exigindo. O trabalho tem um papel fundamental na insero dos indivduos no mundo, contribuindo para a formao de sua identidade a construo da subjetividade e permitindo que os mesmos participem da vida social, sendo elemento essencial para a sade.
Entretanto, na forma como esse trabalho est organizado e executado por um grande contingente de profissionais, na sociedade atual, so maximizados seus efeitos negativos, entre eles o adoecimento e a morte. (MENDES; DIAS, 1999 apud CAVALCANTE, 2006).

Sendo assim, o homem moderno sente dificuldades em dar sentido vida se no houver o trabalho. atravs deste trabalho que ele realiza seus sonhos e busca a cada dia melhorar seus conhecimentos atingindo as metas propostas para sua carreira. Contudo, este tipo de vida laboral gera riscos a sade, o que passa a ser fundamental nas relaes de sade e trabalho. Em nossa sociedade, o processo de trabalho est de tal modo fragmentado, burocratizado e

10 mecnico, imbudo de normas e rotinas, com exigncias, s vezes ultrapassadas ou exageradas, que inmeras vezes impedem o homem de transformar-se durante a sua realizao (MARTINS, 1999 apud CAVALCANTE, 2006). Risco profissional a possibilidade de um trabalhador sofrer um determinado dano provocado pelo trabalho. A sua qualificao depender do efeito conjugado da probabilidade de ocorrncia e da sua gravidade. Cada profissional da rea de sade est submetido a maiores ou menores riscos ocupacionais, de acordo com a organizao do processo de trabalho, ambiente de trabalho, as relaes institucionais, seu nvel de hierarquia e seu papel na instituio.

11 CRONOGRAMA

Perodo Etapas Seleo de material X FEVEREIRO MARO ABRIL MAIO JUNHO

Reviso de Literatura

Justificativa, objetivos, metodologia, referncias

Fechamento do trabalho (capa, folha de rosto) e entrega da verso final, com visto do orientador. X X (13/06/12) Seminrio para apresentao dos projetos

X (20 e 27/06/12)

12 REFERNCIAS ESPERIDIO; MUNAM; STACCIARINI, 2002 apud CARVALHO, D. R.; KALINKE, L. P. Perfil do enfermeiro quanto a motivao profissional e suas necessidades de desenvolvimento. Boletim de enfermagem, v.1, n.2, p.82-95, 2008. Disponvel em www.utp.br/enfermagem/boletim_2.../art7_perfildoenfermeiro.pdf Acessado em: 02/06/2012 FELLI, V. E. A.; ROCHA, A. M. A sade do trabalhador de enfermagem sob a tica da gerncia. Revista Brasileira de Enfermagem, Braslia (DF), n.57, p.1-6, 2004. Disponvel em www.scielo.br/pdf/reben/v57n4/v57n4a13.pdf Acessado em 30/05/2012 MARTINS, 1999 apud CAVALCANTE, Cleonice A. A et al. Riscos ocupacionais do trabalho em enfermagem: uma anlise contextual. Cincia, Cuidado e Sade, Maring, v.5, n.1, p.88-97, 2006. Disponvel em periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/5144 Acessado em: 04/06/2012 MENDES; DIAS, 1999 apud CAVALCANTE, Cleonice A. A et al. Riscos ocupacionais do trabalho em enfermagem: uma anlise contextual. Cincia, Cuidado e Sade, Maring, v.5, n.1, p.88-97, 2006. Disponvel em periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/5144 Acessado em: 04/06/2012 REIS, 1993 apud PASTI, M.J.; GIR, E.; DELA COLETA, J.A. Perfil motivacional do enfermeiro atuante em um hospital geral do interior paulista. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeiro Preto, v. 7, n. 5, p. 33-41, dezembro 1999. TEIXEIRA, Jeni R. Mestre em Cincias Sociais. Santo Andr, Gerenciamento do processo de trabalho em enfermagem, p. 1-167, 2009. Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/55561640/Apostila-Gerenciamento-Enfermagem-Completa-Prof-Jeni Acessado em 11/06/2012 VENTURA, Palloma F. E. V. Participao do Enfermeiro na Gesto de Recursos Hospitalares. Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao da UFMG, p. 1-69, 2011. Disponvel em www.enf.ufmg.br/site_novo/modules/.../files_4dcbe76bdb1e2.pdf Acessado em 12/06/2012

S-ar putea să vă placă și