Sunteți pe pagina 1din 6

CST/CSOSN - Cdigos de ICMS para Utilizao pelo Simples Nacional na NF-e

Matria elaborada com base na Legislao vigente em 22.02.2011.

SUMRIO: 1 - INTRODUO 2 - NOTA FISCAL, MODELO 1 OU 1-A 3 - NOTA FISCAL ELETRNICA 4 - TABELA DE CORRELAO 1 - INTRODUO
As empresas optantes pelo Simples Nacional devem observar regras especficas em relao ao CST - Cdigo de Situao Tributria e ao CSOSN - Cdigo de Situao da Operao - Simples Nacional, a serem utilizados quando da emisso da Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, ou da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e).
2.1 - CSTs que No So Utilizados Por Empresas Optantes Pelo Simples Nacional 3.1 - NF-e Emitida de Acordo com a Verso 3.0 do Manual de Integrao da NF-e 3.2 - NF-e Emitida de Acordo com a Verso 4.0.1 do Manual de Integrao da NF-e

2 - NOTA FISCAL, MODELO 1 OU 1-A


No caso de a empresa optante pelo Simples Nacional documentar suas operaes por meio de emisso de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, dever utilizar o CST normal do ICMS, ou seja, dever utilizar os CSTs relacionados no Anexo 10 do RICMS-SC/01 (RICMS-SC/01, Anexo 5, art. 36, inciso IV, alnea d). Esses CSTs so compostos por trs dgitos, na forma ABB, sendo que o primeiro dgito A informa a origem da mercadoria, ou servio, sujeito ao ICMS (se nacional ou estrangeiro, ou ainda, estrangeiro adquirido no Brasil), ao passo que outros dgitos BB informam a tributao pelo ICMS: Tabela A - Origem da Mercadoria ou Servio:
0 - Nacional 1 - Estrangeira - Importao direta 2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno

Tabela B - Tributao pelo ICMS:


00 - Tributada integralmente 10 - Tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 20 - Com reduo de base de clculo 30 - Isenta ou no tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria 40 - Isenta 41 - No tributada 50 - Suspenso

51 - Diferimento 60 - ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria 70 - Com reduo de base de clculo e cobrana do ICMS por substituio tributria 90 - Outras

Por exemplo, suponhamos que uma empresa optante pelo Simples Nacional, que seja contribuinte substitudo em relao a operaes com mercadorias sujeitas substituio tributria, efetue a revenda interna, em SC, de mercadorias de origem brasileira, sujeitas ao regime de substituio tributria, e com o ICMS da substituio tributria j tendo sido anteriormente recolhido para Santa Catarina pelo fornecedor. Portanto, nessa revenda interna, o CST do ICMS a ser utilizado o 060, sendo que o primeiro dgito, o 0, informa que a mercadoria de origem nacional, e os outros dois dgitos, o 60, informam que se trata de operao com ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria. 2.1 - CSTs que No So Utilizados Por Empresas Optantes Pelo Simples Nacional As empresas optantes pelo Simples Nacional, localizadas em Santa Catarina, no possuem benefcio de iseno, suspenso, ou de reduo da base de clculo do ICMS da operao prpria, que seja voltado especificamente para elas, e, portanto, no podem utilizar esses benefcios fiscais em relao ao ICMS da operao prpria, devido dentro da tabela do Simples Nacional, tendo em vista que esses benefcios fiscais, relacionados no Anexo 2 do RICMS-SC/01 (Regulamento do ICMS de Santa Catarina - Decreto estadual n 2.870/01), so voltados apenas para empresas no-optantes pelo Simples Nacional. Isso significa que as empresas optantes pelo Simples Nacional, na emisso de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, no iro utilizar os seguintes CSTs (da tabela B do item 2 acima):
20 - Com reduo de base de clculo; 40 - Isenta; e 50 - Suspenso.

3 - NOTA FISCAL ELETRNICA


No caso de Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) emitida por empresa optante pelo Simples Nacional, deve-se utilizar o CST do ICMS, ou seno, no lugar do CST do ICMS, o CSOSN, conforme o disposto abaixo. 3.1 - NF-e Emitida de Acordo com a Verso 3.0 do Manual de Integrao da NF-e Enquanto a empresa optante pelo Simples Nacional emitir a NF-e com a utilizao do leiaute contido na verso 3.0 do Manual de Integrao da NF-e (disponvel no site do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrnica - www.nfe.fazenda.gov.br), ento, em relao aos CSTs do ICMS, dever observar o disposto na Nota Tcnica n 2009/004, divulgada em setembro de 2009 (que tambm consta no Portal Nacional da NF-e), segundo a qual a empresa optante pelo Simples Nacional, quando da emisso da NF-e, dever utilizar um dos CSTs abaixo relacionados:

I - CST 41 - No Tributada, no caso de:


a) emisso de NF-e em operao tributada normalmente pelo ICMS no Simples Nacional (com a incluso do percentual do ICMS na tabela do Simples Nacional); e b) emisso de NF-e na devoluo de mercadorias para contribuinte no optante pelo Simples Nacional;

II - CST 30 - Isenta ou no tributada e com cobrana do ICMS por substituio tributria, no caso de operaes com mercadorias sujeitas substituio tributria, com a emisso de NF-e por parte de contribuinte do ICMS que se enquadre na condio de contribuinte substituto, que aquele que obrigado a recolher o ICMS por substituio tributria para SC, tal como o fabricante, o importador, ou o fornecedor de outro Estado (RICMS-SC/01, Anexo 3, art. 11); III - CST 60 - ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria, no caso de operaes com mercadorias sujeitas substituio tributria, com a emisso de NF-e por parte de contribuinte do ICMS que se enquadre na condio de contribuinte substitudo, que aquele que adquire a mercadoria, sujeita substituio tributria em SC, do contribuinte substituto, para revenda interna em SC (RICMS-SC/01, Anexo 3, art. 29). IV - No caso de emisso de NF-e por estabelecimento impedido de recolher o ICMS por ultrapassagem do sublimite estadual de receita, no caso de Estado que tenha estabelecido esse sublimite, os campos de CST devero ser preenchidos como se o emitente no fosse optante pelo Simples Nacional, isto , com os cdigos aplicveis operao (ou seja, com os CSTs 00, 10, 30, 41, 51, 60, 70, ou 90, conforme o caso). O disposto no inciso IV acima no se aplica em SC, visto que o Estado de SC no estabeleceu sublimite estadual de receita para fins de enquadramento no Simples Nacional (Resoluo CGSN n 79/10, art. 2). A emisso de Notas Fiscais Eletrnicas com a utilizao da verso 3.0 do Manual de Integrao da NF-e poder ser efetuada at o dia 31.03.2011 (Atos COTEPE ns 49/2009, 12/2010 e 36/2010). 3.2 - NF-es Emitidas de Acordo com a Verso 4.0.1 do Manual de Integrao da NFe A partir do dia 1 de abril de 2011, ser obrigatria a emisso das Notas Fiscais Eletrnicas de acordo com o leiaute previsto na verso 4.0.1 do Manual de Integrao da NF-e, caso em que as empresas optantes pelo Simples Nacional, no lugar dos CSTs do ICMS, devero utilizar o CRT e o CSOSN (Atos COTEPE ns 49/2009, 12/2010 e 36/2010; Manual de Integrao da NF-e, verso 4.0.1). O CRT - Cdigo de Regime Tributrio, informa o regime tributrio da empresa emitente da NF-e, sendo que dever ser preenchido com uma das seguintes opes:
1 - Simples Nacional; 2 - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta;

3 - Regime Normal.

Caso no campo do CRT seja utilizada a opo 1 - Simples Nacional, ento, no lugar dos CSTs do ICMS, relacionados nos itens 2 e 3.1 acima, deve-se utilizar o CSOSN Cdigo de Situao da Operao - Simples Nacional, sendo que os CSOSNs a serem utilizados so os abaixo relacionados: 101 - "Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito": utilizado, por exemplo, no caso de venda de mercadorias no sujeitas substituio tributria, em relao s quais o adquirente possa se creditar do crdito do ICMS da tabela do Simples Nacional. 102 - "Tributada pelo Simples Nacional sem permisso de crdito": utilizado, por exemplo, no caso de venda de mercadorias no sujeitas substituio tributria, em relao s quais o adquirente "no" possa se creditar do crdito do ICMS da tabela do Simples Nacional, caso, por exemplo, compre as mercadorias para utilizao como imobilizado, ou como material de uso e consumo. 103 - "Iseno do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita": utilizado, por exemplo, no caso de o Fisco estadual criar algum benefcio de iseno do ICMS, que seja especificamente voltado para empresa do Simples Nacional. Vale mencionar que isso no ocorre em SC (Resoluo CGSN n 51/08, art. 13). 201 - "Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito e com cobrana do ICMS por substituio tributria": utilizado, por exemplo, no caso de a empresa do Simples Nacional ser "contribuinte substituto", e recolher o ICMS da substituio tributria sobre a mercadoria, e vender a mercadoria para adquirente que possa se creditar do ICMS, por, a ttulo de exemplo, se enquadrar em uma das hipteses de poder se creditar do ICMS da tabela do Simples Nacional e do ICMS ST, previstas no artigo 22 do Anexo 6 do RICMS-SC/01. 202 - "Tributada pelo Simples Nacional sem permisso de crdito e com cobrana do ICMS por substituio tributria": utilizado, por exemplo, no caso de a empresa do Simples Nacional ser "contribuinte substituto", e recolher o ICMS da substituio tributria sobre a mercadoria, e vender a mercadoria para adquirente que "no" possa se creditar do ICMS, caso, por exemplo, compre a mercadoria, sujeita ST em SC, para revenda interna em SC (RICMS-SC/01, art. 34, inciso II). 203 - "Iseno do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrana do ICMS por substituio tributria": utilizado, por exemplo, no caso de o Fisco estadual criar algum benefcio de iseno do ICMS da operao prpria, que seja especificamente voltado para empresa do Simples Nacional, mas em relao a cuja mercadoria a empresa do Simples Nacional tenha que recolher o ICMS da substituio tributria, como "contribuinte substituto". Vale mencionar que isso no ocorre em SC (Resoluo CGSN n 51/08, art. 13). 300 - "Imune": utilizado, por exemplo, nas operaes que possuem o benefcio de imunidade constitucional do ICMS, por exemplo, nas vendas de livros, jornais, revistas e peridicos, e nas exportaes de qualquer tipo de mercadoria (CF/1988, arts. 150, inciso VI, alnea "d", e 156, 2, inciso X, alnea "a").

400 - "No tributada pelo Simples Nacional": utilizado, por exemplo, nas operaes que no constituem receita, como, por exemplo, remessas em geral; 500 - "ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria (substitudo) ou por antecipao": utilizado no caso de revenda interma em SC, de mercadorias sujeitas substituio tributria, efetuadas por "contribuinte substitudo" (RICMS-SC/01, Anexo 3, art. 29); 900 - "Outros": utilizado quando o CSOSN no se enquadrar em nenhum dos CSOSNs anteriores.

4 - TABELA DE CORRELAO
Abaixo consta uma tabela de correlao, a ser observada pela empresas optantes pelo Simples Nacional, localizadas em SC, entre os CSTs de ICMS a serem utilizados para a emisso da Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, ou da NF-e emitida de acordo com a verso 3.0 do Manual de Integrao da NF-e, e os CSOSNs a serem utilizados para a emisso de NF-e de acordo com a verso 4.0.1 do Manual de Integrao da NF-e.

CSTs para Emisso de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A


00 - Tributada integralmente

CSTs para Emisso de NF-e Conforme Verso 3.0 do Manual de Integrao


41 - No tributada

101 - Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito; ou

CSOSNs para Emisso de NF-e Conforme Verso 4.0.1 do Manual de Integrao

102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permisso de crdito 201 - Tributada pelo Simples Nacional com permisso de crdito e com cobrana do ICMS por 30 - Isenta ou no tributada substituio tributria; ou 10 - Tributada e com e com cobrana do ICMS cobrana do ICMS por por substituio tributria 202 - Tributada pelo substituio tributria Simples Nacional sem permisso de crdito e com cobrana do ICMS por substituio tributria 30 - Isenta ou no tributada e com cobrana 30 - Isenta ou no tributada 900 - Outros do ICMS por substituio e com cobrana do ICMS por substituio tributria tributria 300 - Imune; ou 41 - No tributada 41 - No tributada 400 - No tributada pelo Simples Nacional

51 - Diferimento 60 - ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria 70 - Com reduo de base de clculo e cobrana do ICMS por substituio tributria 90 - Outras

41 - No tributada 60 - ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria

900 - Outros 500 - ICMS cobrado anteriormente por substituio tributria (substitudo) ou por antecipao

30 - Isenta ou no tributada 900 - Outros e com cobrana do ICMS por substituio tributria 41 - No tributada 900 - Outros

S-ar putea să vă placă și