Sunteți pe pagina 1din 3

Nilton Cinti Conselheiro O que estou perdendo, com tudo isto que estou ganhando?

? Recentemente entreguei meu TCC (Trabalho de concluso de Curso) de ps-graduao em Aconselhamento, da Faculdade Teolgica Batista , cujo tema envolve a morte, o morrer e o luto. A escolha deste mrbido tema foi motivada pela perda de dois queridos jovens amigos, Andr Irineu Cinti e Fabio Moraes, cujas mortes me colocaram despreparadamente diante de seus pais, sem consolo a lhes oferecer diante de to grande perda. Na elaborao deste TCC, aprendi que o luto pode entrar em nossas vidas por perdas de relacionamentos, materiais, fsicas, financeiras e profissionais. Vivemos dias de alta competitividade, e sabido , que mal acabamos de fazer uma ps-graduao, especializao ou MBA, criam-se outras graduaes e j nos sentimos em desvantagem no mercado, Envolvidos neste ambiente, onde h a necessidade de conhecimento, sabedoria e valorizao profissional constante, com uma exaustiva jornada de trabalho necessria ou imposto pelas empresas para cargos executivos de 12 a 16 horas de trabalho por dia, acabamos perdendo a verdadeira viso da vida, o porqu dos nossos talentos, quais so os nossos verdadeiros tesouros, qual o propsito de nossas vidas neste planeta e entretidos assim, no paramos para nos perguntar: o que estou perdendo, com tudo isto que estou buscando ou conquistando? Em minha experincia de Conselheiro, tenho me deparado com homens e mulheres, que entraram nesta roda viva, e hoje convive com sentimentos contrapostos de satisfao, decepo e culpa, uns por terem deixado de lado esposa e filhos, pois em seu planejamento existia uma atividade, l na frente em que haveria tempo para eles, e realmente alguns tm o tempo, mas no tm mais eles. Outros, principalmente as mulheres, que abriram mo de uma promissora carreira, para se dedicarem a famlia e a criao dos filhos, decepcionadas perceberam que no valeu pena tamanho sacrifcio, ou ao contrrio, deixaram tudo pelo trabalho promissor, mas na maioria dos casos, no conseguiram segurar nem um nem outro e muitas perderam os trs (o lar, o marido e os filhos). O que ser que saiu errado? O plano de nossas vidas foi mal elaborado? Difcil encontrar respostas abrangentes para estas questes, so situaes individuais e complexas, aonde as respostas podem ser satisfatria para alguns, mas no contemplam aos outros. verdade tambm, que alguns obtiveram xito e est feliz com suas escolhas, porem d para afirmar que so excees.

Se estivermos perdendo alguns destes tesouros, em troca de outras conquistas, poderemos estar enterrando bens, cuja restaurao ou recuperao ser muito difcil. Sei e reconheo que na maioria das vezes todos ns o fazemos por eles mesmos, mas isto me fez lembrar o filho que perguntou a seu pai quanto ele ganhava por hora, seu pai quis saber o motivo, ele respondeu que queria saber quantas mesadas ele teria que juntar para comprar algumas horas de seu amado e ausente pai. Voc percebe? Qual o valor de uma famlia? De um marido? De uma esposa? De um filho? De um pai? De uma me? De um lar? De um amigo? Quem os perdeu, sabe. Jesus Cristo, disse certa vez: onde est o tesouro de um homem, ai estar tambm o seu corao, ou seja, nossos tesouros se revelam pelo tempo que dedicamos a eles. Devemos refletir tambm que muitos nesta busca desenfreada de ultrapassar e vencer as demandas exigidas pelo mercado, acabam atropelando, desvalorizando ou enterrando verdadeiros tesouros, por uma viso exclusiva, egosta e enganosa do tal sucesso profissional, que o mercado coloca sempre um pouco mais a frente, nos faz andarilhos do saber, na busca de uma sabedoria e de conhecimentos terrenos que nos capacita profissionalmente, porem no so suficientes para programarmos nossas vidas de maneira sbia e equilibrada. Parece que a sabedoria humana conquistada em bancos universitrios no se mostra eficiente, quando o assunto planejamento de vidas, na verdade no necessitamos de auto-ajuda, mas sim da ajuda do Alto, de algo Maior, Superior e transcendente, ou seja, precisamos de uma sabedoria Divina, e por incrvel que parea ela no custa absolutamente nada, est gratuitamente oferecida pelo prprio Deus a quem quiser isto o que est escrito na Bblia em Tiago capitulo 1 verso 5, que diz assim: E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente, e o no lana em rosto, e ser-lhe- dada. Com absoluta certeza, de posse desta sabedoria Divina, teramos direo e equilbrio para tomarmos as mais difceis e complexas decises que a vida nos requer. E por fim, neste TCC considerei como referencial terico o livro intitulado On Death and Dying (Sobre a Morte e o Morrer), onde a autora uma mdica psiquitrica de Chicago, Elisabeth Kbler-Ross, entrevistou mais de 200 doentes em seus ltimos momentos de vida, d para ler nas entrelinhas, que estas pessoas, no pediram para ter perto delas, seus diplomas, MBAs, dinheiros, jias, chaves de carros, escrituras. Sabe qual a nica coisa que a maioria deles queria ou desejavam ter por perto antes de partirem? Os seus amados, principalmente aquele a quem eles mais amavam, ento seguravam fortemente sua mo, como que dizendo: no se v at que eu me v, para sempre. O amor foi o maior bem requisitado por eles, nesta hora derradeira. Tudo que valorizamos, no tem valor algum, as coisas voc no s carregar, nem seu prprio corpo, mas o Amor que dedicamos aos nossos filhos, esposa e amigos, ficar para sempre registrados em seus coraes.

Interessante, a Bblia diz tambm que Deus Amor. Por mais de trinta anos, realizando, freqentando palestras e pregaes nunca ouvi sequer uma nica mensagem que orientasse a nos questionar quando as coisas esto dando certo. Por natureza da alma humana s questionamos a ns ou a Deus, quando elas do errado. Seria bom que, mesmo conquistando altas posies dentro das empresas, contas invejveis, fama e sucesso, parssemos e refletssemos : o que estou perdendo, com tudo isto que estou ganhando? Qual o preo que estou pagando? Cada um encontrar a sua prpria resposta, no esperem que o tempo lhes responda. Sds, Nilton Cinti e-mail conselheiro@engerevest.com.br tel. 11 991.37.52.84

S-ar putea să vă placă și