Sunteți pe pagina 1din 15

A PARDIA E O TEXTO HUMORSTICO: O TEATRO DA IDENTIDADE

Mary Stela SURDI Mestre Unochapec

Resumo: Este trabalho analisa a construo e constituio do sujeito discursivo no poema Ouvir Panelas, em 1926, escrito por Aparcio Torelly, o folclrico Baro de Itarar, publicado no jornal A Manh, do Rio de Janeiro, e que uma pardia do poema Ouvir estrelas, de Olavo Bilac. A anlise feita com base nos pressupostos da Anlise do Discurso da linha francesa, centrando-se sobre a questo da Pardia e da Stira: o teatro da identidade, como prope Eni Orlandi em Interpretao (1996) e da Teoria Semntica do Humor, baseada em scripts proposta por Victor Raskin em Linguistic Heuristics of

Humor: A Script-Based Semantic Approach (1987). O que se constata que a pardia auxilia na elaborao da identidade do sujeito que se poderia chamar de moderno, contrapondo-se ao sujeito parnasiano do texto original. Sua fala autorizada enquanto pardia, enquanto perverte outra fala. O que dito s pode ser dito atravs da pardia que busca o aparente descomprometimento, mas que num pano de fundo denuncia o que ocorre em seu tempo e que no pode ser dito literalmente. Palavras-chave: humor, pardia, sujeito, identidade.

Che scuit strella, n meia strella! Vuc st maluco! e io ti dir intanto, Chi pra iscuitalas moltas veiz livanto, I v d una spiada na gianella. (Ju Bananere)

1 INTRODUO

O objetivo deste trabalho analisar um texto humorstico produzido por Aparcio Torelly, jornalista, intelectual e poltico nas dcadas de 20, 30 e 40, mais conhecido como Baro de Itarar ou Aporelly. O humor do Baro se destaca e se diferencia do que era produzido em sua poca pela originalidade e criatividade, capazes de construir um humor anrquico e revolucionrio, no qual suas convices poltico-sociais denunciavam os

difceis tempos vividos durante a Repblica Velha (1889-1930) e o Estado Novo (19371945) O humor que se instala nesses textos envolve aspectos que podem ser abordados a partir de diferentes perspectivas, como a histrica, a sociolgica, a antropolgica e que no dizem respeito exclusivamente a uma abordagem lingstica. Porm, tendo em mente a necessidade de delimitar o campo de abrangncia, optamos pelo estudo dos aspectos lingsticos capazes de detonar o humor, provocando o riso e a denncia. interessante observar que a maioria dos textos humorsticos do Baro tinha um cunho de forte natureza social, preocupado sobretudo com a descrio, anlise e crtica da realidade circundante, objetivando desmoralizar o falso, o autoritrio e o hipcrita. Selecionamos como corpus para anlise um texto publicado em 1926, no jornal A Manh, do Rio de Janeiro, no qual o Baro trabalhou at fundar seu prprio jornal A Manha, nesse mesmo ano, que circulou tambm no Rio de Janeiro. Esse texto apresenta aspectos lingsticos e estilsticos que o caracterizam como um texto pardico: Ouvir panelas tem como texto-fonte Ouvir estrelas, de Olavo Bilac. A anlise tem como base terica os pressupostos da Anlise do Discurso da linha francesa, centrando-se sobre a questo da Pardia e da Stira: o teatro da identidade, como prope Eni Orlandi em Interpretao (1996), alm de algumas consideraes tericas a respeito da ironia, do humor, em particular da Teoria Semntica do Humor proposta por Victor Raskin em Linguistic Heuristics of Humor: A Script-Based Semantic Approach (1987) e da contextualizao histrica dos anos 20.

2 DISPOSITIVOS PARA INTERPRETAO

O trabalho de anlise que segue tem como orientao apontamentos acerca da interpretao, considerando os aspectos que dizem respeito ao trabalho com a pardia e s formas de constituio de sujeitos que nela se observam. Mas o que interpretao? Orlandi (1996) responde a essa questo mostrando que toda manifestao da linguagem pressupe interpretao. As diferentes linguagens, ao significarem de modos distintos, acionam diferentes gestos de interpretao, sendo estes necessrios para que os sentidos possam surgir.

Partindo desse princpio, a metfora colocada na base da significao: o lugar do sentido e o espao da ideologia, assim o dispositivo analtico a ser considerado no trabalho de/com/sobre interpretao est basilado na noo de efeito metafrico. Esse efeito situa a questo do funcionamento na relao do discurso com a lngua. M. Pcheux (apud Orlandi, l996, p.80) chama de efeito metafrico o fenmeno semntico produzido por uma substituio contextual, o deslizamento de sentidos. Alm do dispositivo analtico, considera-se tambm o dispositivo ideolgico de interpretao. Nessa instncia, afirma-se que o gesto de interpretao vem carregado de uma memria que aparece negada, como se o sentido surgisse ali mesmo. Esse dispositivo se produz no espao da relao linguagem/mundo, scio-historicamente determinada. A ideologia entendida, ento, como efeito da relao do sujeito com a lngua e com a histria de forma constitutiva. A interpretao oferece um lugar de observao dos processos de produo de sentidos e de constituio de sujeitos:

Todo sujeito, a dizer, produz o que chamo um gesto mnimo de interpretao que a inscrio de seu dizer no interdiscurso (no dizvel) para que ele faa sentido. A trabalha um efeito ideolgico elementar que est no fato de que todo discurso se liga a um discurso outro, por sua ausncia necessria. (Orlandi, 1996, p.115)

Na anlise que desenvolveremos, o gesto de interpretao constitudo na pardia e tem como um de seus efeitos a ironia e o humor. Seguem, ento, alguns apontamentos sobre pardia, ironia e humor visando a compreenso da forma textual utilizada por Itarar e dos efeitos de sentido que se evidenciam atravs dos gestos de interpretao. Considerando que o que nos interessa aqui verificar os processos de identificao em termos de sujeito e de histria, contextualizaremos adiante o perodo histrico que compreende cada texto (o original e a pardia), com apontamento das caractersticas do estilo literrio da poca. Essa contextualizao auxilia na visualizao dos sujeitos que se inscrevem nos poemas e na anlise que se faz do discurso de cada um deles.

2.1 A QUESTO DA PARDIA

A pardia um efeito de linguagem que est presente nas obras contemporneas. SantAnna (1995) aponta que existe uma consonncia entre pardia e modernidade. Desde que iniciaram os movimentos renovadores da arte ocidental na segunda metade do sculo

XIX tem-se observado que a pardia um efeito sintomtico de algo que ocorre com a arte. Porm, ressalta-se que a pardia no uma inveno moderna, ela j existia na Grcia, em Roma e na Idade Mdia. Os estudos acerca da pardia tm como referncia inicial os trabalhos de M. Bakhtin, que estava preocupado em caracterizar os efeitos cmicos de diversas obras literrias e de Iuri Tynianov, em ensaios sobre Dostoivski e Gogol. Partindo para sua significao, inicialmente pardia foi definida em termos de funcionalidade, sendo uma ode que perverte o sentido de outra ode. Em literatura, Shipley (apud SantAnna, 1995) discrimina trs tipos bsicos de pardia: a) verbal- com a alterao de uma ou de outra palavra do texto; b) formal- em que o estilo e os efeitos tcnicos de um escritor so usados como forma de zombaria; c) temtica- em que se faz a caricatura da forma e do esprito de um autor.

Ao se associar modernidade e pardia, cria-se tambm uma nova definio, na qual intervm o conceito de intertextualidade, porque a pardia se define atravs de um jogo intertextual. Para SantAnna (1995), certos traos podem ser apontados como caractersticos da pardia: uma descontinuidade: o autor liberta-se do cdigo e do sistema, estabelecendo novos padres das unidades; falar em pardia falar de intertextualidade das diferenas; o discurso em progresso; um efeito de deslocamento, no qual um elemento possui a memria de dois, o que implica em falar no carter contestador da pardia, pois nela busca-se a fala recalcada do outro; uma atitude contra-ideolgica, na faixa do contra-estilo: a mscara denuncia a duplicidade, a ambigidade e a contradio; tem uma funo catrtica: funcionando como uma nova maneira de ler o convencional. um processo de liberao do discurso e tomada de conscincia crtica; como uma lente: exagera os detalhes de tal modo que pode converter uma parte do elemento focado num elemento dominante, invertendo a parte pelo todo, como se faz na charge e na caricatura. O gesto inaugural da autoria e da individualidade se d pela busca das diferenas entre o texto original e a pardia;

os jogos estabelecidos na relao intertextual so um desvio total em relao a um original: deformam o texto original subvertendo sua estrutura ou sentido.

2.2 A IRONIA

O discurso irnico se caracteriza por ser disfarado e por ter efeitos de intencionalidade e uma avaliao negativa. A intencionalidade parte do pressuposto de que as estratgias elaboradas pelos ironistas so desenvolvidas a partir de objetivos ditados pelas circunstncias. O disfarce apia-se no uso do discurso indireto, tendo o significado literal substitudo por outro a partir das informaes fornecidas pelo contexto e pelo conjunto de condies compartilhadas entre ironista e audincia. Quanto avaliao negativa, deve-se considerar que o que dito ironicamente feito com o objetivo de refletir hostilidade, julgamento depreciativo ou indignao. Para localizar a ironia nos enunciados necessrio um conjunto de condies partilhadas entre ironista e leitores, tais como o uso de elementos lingsticos comuns, servindo como pista de clculo por parte da audincia, combinando o conhecimento de mundo e fatores pragmticos e, assim, apontando para a ironia; o uso de inferncias para estabelecer uma relao, no explcita no enunciado, entre dois elementos da mensagem, suprindo lacunas que representam descontinuidade de sentido; e o uso de fatores pragmticos que contribuem para o reconhecimento da ironia. da essncia da ironia suscitar a ambigidade. um fenmeno sutil que tem como funo ser um gesto dirigido a um destinatrio, gesto este agressivo, neutro ou defensivo. Para Burrendonner (apud Maingueneau, 1996), o interesse estratgico da ironia reside no fato de que ela permite ao locutor escapar s normas de coerncia que toda argumentao impe: o autor de uma enunciao irnica produz um enunciado que possui dois valores contraditrios. Isso pode ser identificado em Ouvir panelas: num primeiro plano est a pardia que retoma o poema parnasiano de modo descomprometido, caracterizado pelo humor/nonsense; num segundo plano a pardia revela o tom irnico/contestador que fundamentado atravs da leitura que se faz ao situar o poema na histria.

3 O HUMOR

interessante observar que a leitura humorstica que se prope para a pardia Ouvir panelas decorre do fato de que o poema foi publicado em uma sesso do Jornal A Manh destinada a textos humorsticos. Ocupando um espao demarcado para formao de sentidos, a pardia provoca o riso, sendo que as condies de produo que o norteiam auxiliam nessa definio. Provavelmente, o mesmo texto publicado em outra parte do jornal, analisado isoladamente ou veiculado de forma diferente, como num panfleto de protesto, no suscitaria o riso do mesmo modo que suscita ao ser encontrado entre outros textos humorsticos. O humor aparece, ento, como um dos primeiros efeitos de sentido que se observa na pardia considerando o seu processo e condies de produo. Raskin (1987), em relao ao texto humorstico, destaca o aspecto criativo usado para descobrir verdades ocultas e enxergar novos padres, possibilitando que se pense em dois campos de significao divergentes e que cria um terceiro campo, no qual ocorre o humor: 1 campo: realidade = modelo de sociedade no qual o humor pode operar. 2 campo: criatividade = mecanismos atravs dos quais o humor se realiza. 3 campo: humor = paradoxo lgico, lugar de conflito conceitual. O autor estabelece, tambm, as seguintes condies para que um texto seja humorstico: a) uma mudana do modo de comunicao confivel para o modo no-confivel da ao de fazer humor. b) o texto ser intencionalmente humorstico. c) dois scripts parcialmente sobrepostos e compatveis com o texto. d) uma relao de oposio entre os dois scripts. e) um gatilho, bvio ou implcito, fazendo a mudana de um script para o outro.

Segundo Possenti (1991, p. 493), a teoria de Raskin deixa claro que uma piada no se constitui apenas de elementos lingsticos, portanto lingstica cabe a descrio dos gatilhos, buscando o que caracteriza textualmente a piada. Perotti (1995) lista os mecanismos lingsticos que so responsveis pela mobilizao da ruptura da univocidade do sentido, determinando a possibilidade de outros sentidos e assim, instalando o humor: inferncia, aluso, pressuposio preenchimento, deslocamento, inverso, ambigidade, escopo mudana de script. Podemos apontar, tambm, alguns mecanismos de ordem estilstica, como a pardia e a ironia que

contribuem para a formao do sentido humorstico do texto. No decorrer da anlise tais mecanismos sero explicitados, quando verificada a sua ocorrncia. Tais mecanismos podem, tambm, ser listados a partir da utilizao de diferentes nveis, que tematizam problemas especficos: nvel fonolgico, morfolgico, semntico, lexical e sinttico. Quanto pardia, pode-se observar a preocupao de autores em preservar em seu texto aspectos de nvel fonolgico, mantendo o ritmo e a sonoridade do texto original e de nvel sinttico, mantendo estrutura sinttica semelhante. As alteraes mais proeminentes dizem respeito ao nvel semntico e lexical, uma vez que a pardia tem como uma de suas caractersticas marcantes o deslocamento que pode consistir na mudana de lxico e/ou na mudana de campo semntico.

4 LNGUA, LITERATURA E HISTRIA - CONTEXTUALIZANDO OS POEMAS

A caracterizao dos poemas, considerando o momento histrico e o estilo literrio das diferentes pocas de produo, mostra as diferentes formaes ideolgicas e discursivas que circunscrevem os sujeitos que neles se mostram. O texto de Olavo Bilac Ouvir estrelas foi produzido no perodo do Parnasianismo, que se caracteriza como manifestao potica do Realismo, embora

ideologicamente no mantenha todos os pontos de contato com os romancistas, realistas e naturalistas. uma esttica preocupada com a arte pela arte, com seus poetas margem das grandes transformaes do final do sculo XIX e incio do sculo XX. Caracteriza-se por ser uma poesia aristocrtica, com a retomada do rigor formal, linguagem cuidadosa, purismo, usando rimas raras e ricas, com riqueza vocabular, fazendo uma certa apologia da linguagem. Olavo Bilac (1865-1918), autor do poema Ouvir estrelas, foi um dos representantes desse movimento no Brasil. Sua obra caracteriza-se por cultivar o soneto, obedecendo rigidamente a sua estrutura mtrica, com rima rica e chave de ouro. Bilac no fugiu regra do Parnasianismo, colocando-se margem dos grandes acontecimentos polticos e sociais de seu tempo, expressando as tendncias conservadoras vigentes. Apesar de os poetas parnasianos serem considerados impassveis, objetivos e declaradamente anti-romnticos observam-se na potica do Bilac certos traos do Romantismo, que podem ser comprovados com Ouvir estrelas, no qual o lirismo, subjetivismo, fantasia, imaginao criadora e exaltao caracterizam este poema que se

configura como uma apoteose do sentimentalismo e no uma anatomia do carter, como gostariam os realistas. A pardia de Baro de Itarar Ouvir panelas encontra referncia no Modernismo que tem seu incio com a realizao da Semana de Arte Moderna em 1922. Idealizada por um grupo de artistas, a Semana pretendia colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo que pregava a tomada de conscincia da realidade brasileira. Alm de um movimento artstico, foi tambm um movimento poltico e social, compreendido pela situao scio-econmica do Brasil nas duas primeiras dcadas do sculo XX. O Brasil da dcada de 20 era um pas bastante diferenciado do perodo anterior: a urbanizao e a industrializao passaram a fazer parte de um cenrio social e economicamente, at ento, de predominncia agrria. Novos grupos sociais surgiam e questionavam o equilbrio da Repblica dominada pela oligarquia dos cafeicultores. Na dcada de 20 esta situao comeou a se reverter, pelo menos em parte. A economia, uma vez mais, se desestabilizava com a queda dos preos do caf no mercado internacional. A balana comercial se desequilibrava. O quadro se complicou com a eleio de Arthur Bernardes. A presso social foi tamanha que o presidente governou quase que todo o seu mandato sob estado de stio, o que aumentou ainda mais o descontentamento da populao. Movimentos de rebelio ocorreram em 1922, com o Levante do Forte de Copacabana, com a Revoluo de 1924 em So Paulo e com a Coluna Prestes em 1925. Em 1926, com a eleio de Washington Luiz e a suspenso do estado de stio, permitiu que partidos como o PCB (Partido Comunista Brasileiro) sassem da clandestinidade e passassem a divulgar suas idias. Esse perodo conhecido como Repblica Caf-com-leite. Quanto ao estilo modernista, passa-se valorizao do cotidiano, incorporao do presente e uso do humor: o poema-piada, resultante da utilizao do humor, caracteriza-se pela irreverncia e pela polmica que procura provocar. Aliado a isso est a pardia que aparece como tentativa de repensar a histria brasileira. O perodo que compreende 1922 a 1930 representa o perodo mais radical do movimento modernista, com o rompimento de todas as estruturas do passado. O carter anrquico, com sentido destruidor, procura o moderno, o original, o polmico e o nacionalismo. O nacionalismo aparece com postura crtica e consciente, com a denncia da realidade brasileira, identificado politicamente com as esquerdas de um lado e de outro aparece de forma ufanista, utpica e exagerada, identificado com a extrema direita. Ao

primeiro grupo, o esquerdista, identifica-se Baro de Itarar (1895-1976) e toda sua obra enquanto jornalista e poltico.

5.

ANLISE DO CORPUS

A partir do poema Ouvir estrelas, o Baro de Itarar cria a sua pardia: Texto original: Olavo Bilac em Ouvir estrelas Via Lctea XIII - Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto E abro as janelas, plido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via-lctea, como um plio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo cu deserto. Direis agora: -Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando esto contigo? E eu vos direi: - Amai para entend-las! Pois s quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas. (1888 in Poesias) Ora! - direis - ouvir panelas! Certo ficaste louco... E eu vos direi, no entanto, que muitas vezes paro, boquiaberto, para escut-las plido de espanto. Direis agora: - Mas meu louco amigo, que podero dizer umas panelas? O que que dizem quando esto contigo e que sentido tm frases delas? E direi mais: - Isso quanto ao sentido, S quem tem fome pode ter ouvido Capaz de ouvir e entender panelas. ( A Manh, 10/03/1926) Baro de Itarar em Ouvir panelas Pardia:

Os gestos de interpretao so verificveis atravs dos chamados efeitos metafricos (Orlandi, 1996, p. 116), os deslizamentos de sentidos produzidos pelos autores. No original aparecem 'estrelas' e 'ama' que so substitudos por 'panelas' e 'fome'. Estas palavras esto ligadas por um gesto de interpretao do qual procura-se captar os sentidos, traando seu processo de produo. Ento, o gesto de interpretao pode ser

entendido como lugar da relao do sujeito com a lngua, no qual esto as marcas da subjetividade. Ao se ver a relao entre a ordem da lngua e os efeitos que se inscrevem na histria, visveis na discursividade, percebe-se que o que se produz na pardia o discurso do modernismo que aparece sobreposto ao discurso parnasiano do original. Atravs dessa sobreposio de discursos ocorre o que Orlandi (1996) chama de migrao de sentidos: sentidos mutantes em um espao no bem definido- Moderno do sculo XX versus Parnasiano do sculo XIX. O sujeito que se mostra na pardia um sujeito moderno. Este sujeito que quer se constituir usa o discurso do sujeito parnasiano, negando e ativando-o na memria, ocorrendo o que Authier-Revuz (1990, p.33) chama de heterogeneidade mostrada, que inscreve o outro na seqncia do discurso. A presena do outro emerge no discurso nos pontos em que se quer quebrar a continuidade. Atravs da comparao entre o texto original e a pardia verifica-se um deslocamento, um processo de mudana de sentidos. Substitui-se estrelas por panelas, introduzindo uma crtica social. O que segue na pardia tem um efeito irnico e crtico, pois ao contrapor a esttica modernista esttica romntica, o Baro transforma o discurso da exaltao no discurso da denncia da misria. Em Ouvir estrelas e Ouvir panelas, a partir do ttulo se instala o nonsense. No texto original, o nonsense de ouvir estrelas passa a ter sentido quando se est apaixonado. O nonsense de ouvir panelas tem sentido ao se estar faminto. SantAnna (1995, p. 25) sugere que o inslito que se instaura em Ouvir panelas permite uma leitura em duas vozes: uma em presena (texto moderno-pardia) e outra em ausncia (texto parnasiano-original). Atravs desse jogo de presena e ausncia que o sujeito da pardia se mostra, remetendo e apoiando sua fala a partir da fala ausente do outro. A sua identidade aparece pela tomada do discurso do outro. A pardia , ento forma de elaborao da identidade. atravs do discurso que se pode observar a configurao da identidade, aliando lngua e histria. Ao se preocupar em preservar uma semelhana sonora e rtmica com o texto original, o Baro estabelece um dilogo entre os textos. Neste dilogo, pontos de vista se contrape, de onde emergem possveis interpretaes, tanto em forma de afirmao, como em forma de questionamento, como por exemplo:

(a) A partir do que dito e no-dito, o que ser moderno? Ou melhor, o que o texto reflete de seu momento histrico? Que relaes se pode estabelecer entre a materialidade do poema e a realidade que se circunscreve nele? Alm disso, o que (ou era) ser parnasiano? Que relaes a se estabeleciam ou se negligenciavam entre a histria e a poesia?

(b) Pode-se correlacionar a pardia ao momento social e histrico de sua produo, fazendo com que o que dito produza os sentidos que se quer produzir em sua enunciao: durante os anos 20, o Brasil passa por uma forte represso poltico-social e recesso econmica. A falta de alimentos, como po, carne e leite, so motivos de protesto entre a populao. As preocupaes do Parnasianismo so substitudas por preocupaes concretas e imediatas, impondo uma abordagem que pressupe outra historicidade sobre os fatos e os atos. A questo agora no mais morrer de amor, sim no morrer de fome. (c) O funcionamento discursivo da pardia ainda do outro: as palavras so tomadas e citadas, fazendo com que a remisso e a repetio caracterizem-na. A remisso e a citao mostram que o sujeito transita entre os ideais parnasianos e os ideais modernistas. Confronta-se o aqui (1926) com o l (1888) O sujeito do aqui retoma o de l pra denunciar. Enquanto o discurso de l exalta o amor, o discurso daqui fala de fome. L, o sujeito fala com as estrelas sobre o amor, aqui, o sujeito ouve e fala com a voz da fome, mostrando que o ouvido que aqui escuta no escuta como l. Ao mesmo tempo que se revela o que o ouvido parnasiano capaz de ouvir, mostra-se o que o ouvido moderno est ouvindo.

A sonoridade do poema mantida na pardia, usando em determinados momentos as mesmas palavras que esto no original, como entanto/espanto, amigo/contigo. Sob a forma de citao, alguns trechos da pardia so apresentados como remisso fiel ao original. Com este artifcio, procura-se dessacralizar a poesia, retirando um poema famoso da aura solene de objeto de museu, para rep-lo no uso imediato e essa mudana de um stio de significao para outro ocorre atravs do deslocamento de sentido que se evidencia pela substituio de uma palavra por outra. Assim, 'panelas' substitui 'estrelas' e a rima mantida: 'panelas/delas', 'certo/boquiaberto', 'sentido/ouvido'. O aparente nonsense faz com que o autor se detenha no sentido das palavras, pois cabero a elas estabelecer a conexo entre a realidade e o humor. sobre o sentido que o Baro pauta sua pardia, mostrando que o que dito por ele se legitima como discurso ao formar um sentido diferente daquele do original. , ento, atravs da formao de

sentidos, usando palavras que contextualizem e autorizem sua fala que o sujeito moderno quer falar, mostrando que o sentido do que dito se constitui a partir da fala do sujeito parnasiano. A pardia apresenta algumas das caractersticas ou condies propostas por Raskin (1987), que a tornam humorstica, como:

(a) intencionalidade em provocar o riso- a fala do Baro remete ao nonsense, a dissociao do contexto e momento histrico faz com que os sentidos que se criam a no tenham referencial. Essa dissociao aparente ativa os sentidos aps a associao dos trs campos de significao: 1 campo: realidade = modelo de sociedade no qual o humor pode operar - anos 20 2 campo: criatividade = mecanismos atravs dos quais o humor se realiza - pardia 3 campo: humor = paradoxo lgico, lugar de conflito conceitual - efeito da pardia Alguns pontos dessa proposta diferem do ponto de vista da Anlise do Discurso. Para a A.D. a intencionalidade a que Raskin (1987) se refere compreendida como efeito de ideologia, o riso surge como efeito ou no de uma atitude intencional. Os campos de significao apontados acima correspondem s condies de produo do discurso.

(b) sobreposio de scripts atravs do confronto entre o texto original e a pardia: as semelhanas e diferenas que so levantadas apontam para os diferentes modos de produo de cada texto, caracterizando as diferentes formaes discursivas perceptveis em cada um. Cada script veicula em seus enunciados um modo especfico de discurso: Bilac situa sua fala no Parnasianismo, o que ele diz circunda o script das idias da poca; Baro de Itarar situa seu dizer no Modernismo e sob influncia das idias do seu tempo retoma Bilac e prope uma releitura, usando para isso o recurso da pardia. A pardia pode ser entendida aqui como um mecanismo estilstico que ativa o humor. Assim, a desqualificao do srio aparece como forma de denncia.

(c) relao de oposio entre dois scripts pode ser observada pela oposio dos sujeitos que se mostram em cada texto: um ,diz respeito ao sujeito parnasiano (de l) e o outro diz respeito ao sujeito moderno (do aqui). Essa oposio situa cada sujeito na Histria e mostra as diferentes formas de constituio dos mesmos.

O discurso do outro usado, ao mesmo tempo, para mostrar atravs de marcas especficas em pontos escolhidos as zonas de aproximao e de distanciamento entre os textos e os sujeitos. O distanciamento caracterizado pela delimitao de fronteiras, limites entre os textos, operando na constituio de identidade. Assim, em determinados momentos, Itarar evita Bilac, como nos deslizamentos de sentido e assim se defende e tenta se excluir do mesmo grupo do qual Bilac faz parte e em outros momentos recorre a ele para constituir sua identidade, como nos trechos de citao. Existem pontos-chaves ou palavras-chaves que constituem vias de acesso ao dialogismo perceptvel na pardia. Essas chaves indicam a aproximao e o distanciamento de sujeitos. Conforme afirma Orlandi (1987), cada sujeito quando fala, fala de uma posio marcada por determinada formao discursiva e conseqentemente por uma formao ideolgica. Por formao discursiva entende-se o conjunto de enunciados marcados pelas mesmas regularidades. Ela determina o que pode e deve ser dito a partir de um lugar social, historicamente determinado, define-se pela sua relao com a formao ideolgica, isto , pela relao com um conjunto complexo de atitudes e representaes que dizem respeito s posies de classes em conflito. A constituio de sentido de cada poema se fundamenta nos processos discursivos envolvidos, usando a lngua enquanto pardia como lugar material para que esses sentidos apaream. Aliado formao discursiva, caracterizada na pardia pela fala modernista est a noo de condies de produo, entendida como a instncia verbal de produo de discurso, envolvendo o contexto histrico-social, os interlocutores, o lugar de onde falam, a imagem que fazem de si e do outro e do referente.

5 CONSIDERAES FINAIS

A pardia auxilia na elaborao da identidade do sujeito e o sujeito que se constitui o que se poderia chamar de moderno, contrapondo-se ao sujeito parnasiano do texto original. Sua fala autorizada enquanto pardia, enquanto perverte outra fala. O que dito s pode ser dito atravs da pardia que busca o aparente descomprometimento, mas que num pano de fundo denuncia o que ocorre em seu tempo e que no pode ser dito literalmente. Ela procura mostrar o sujeito moderno usando o espao do sujeito parnasiano. Esse espao que tomado mostra o movimento na Histria, pois a elaborao da identidade alia

histria e sociedade e os sentidos evidenciados ocupam espao na pardia/ironia. Est a o teatro das identidades. A respeito do sujeito que se mostra na pardia pode-se, a princpio, reconhecer este sujeito como indistinto. Essa suposta indistino decorre do fato da aparente flutuao de sentidos que permeiam a pardia. A constante remisso ao original e os momentos de distanciamento evidenciados mostram que o sujeito est falando de uma posio marcada no original e a partir dela se distancia para constituir sua prpria fala. Nesse momento, a indistino d lugar definio: cada texto expe seu sujeito em espaos demarcados. Pode-se, tambm, pensar a pardia enquanto uma forma no autorizada ou no legitimada de constituio de sujeito em decorrncia dessa indistino de sujeitos e flutuao de sentidos que se deflagra. Porm o que se percebe na pardia analisada que o sujeito encontra condies necessrias para sua constituio, aparecendo como uma forma legtima de constituio de sujeitos.

7 REFERNCIAS

ALTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cad. Est. Ling, 19, Campinas: IEL/Unicamp, 1990. BRANDO, H. Introduo Anlise do Discurso. Campinas: UNICAMP, 1991. FIGUEIREDO, C. As duas vidas de Aparcio Torelly: O Baro de Itarar. Rio de Janeiro: Record, 1988. FREUD, S. Os chistes e sua relao com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1977 HUTCMEON, L. Uma teoria da pardia. Lisboa: Edies 70, 1989. MAINGUENEAU, D. Elementos de lingstica para o texto literrio. So Paulo: Martins Fontes, 1996. ORLANDI, E. A Linguagem e seu Funcionamento: As formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987. ____________ .Interpretao; autoria, leitura e efeitos do trabalho simblico. Petrpolis: Vozes, 1996. PCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou acontecimento. (Trad. Eni P. Orlandi). Campinas: Pontes, 1990. PEROTTI, I. Uma tipologia do discurso de humor (o poltico do humor e o humor poltico) UFSC- dissertao de Mestrado, 1995.

POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. So Paulo: Martins Fontes, 1988. ___________ Perguntas em torno de quatro temas. Cad. Est. Ling., 19, Campinas: /IEL/Unicamp, 1990. ___________. Pelo humor na lingstica. D.E.L.T.A. 7, 2: 491-519, 1991. PROPP, V. Comicidade e riso. So Paulo: tica, 1992. RASKIN, V. Semantic Mechanisms of Humor. Dordrecht: D. Reidel, 1985. __________. Linguistic Heuristics of Humor: A Script-Based Semantic Approach. International Journal of the Sociology of Language, 65: 11-25, 1987. SANTANNA, A. Pardia, Parfrase e Cia. So Paulo: tica, 1995. TRAVAGLIA, L. C. Uma introduo ao estudo do humor na lingstica. D.E.L.T.A. 6, 1: 55-82, 1990. TRONCA, I. Revoluo de 1930: a dominao oculta. Tudo histria, 42, So Paulo: Brasiliense, 1990.

S-ar putea să vă placă și