Sunteți pe pagina 1din 10

A Entrevista Psicolgica Rogeriana

Lourdes Aparecida Vigatto Rocha1

Resumo: Este artigo pretende mostrar a entrevista enquanto tcnica que permite o acesso s representaes mais pessoais dos clientes: histria, conflitos, representaes, crenas, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc. um instrumento insubstituvel no domnio das cincias humanas e ainda no domnio da Psicologia, em que h de tentar compreender a origem de diferentes psicopatologias. Com efeito, s o cliente nos pode dizer onde e como sofre; h, portanto, que escut-lo. Desta forma existira em cada entrevista uma tendncia natural de vida que o desejo de pleno desenvolvimento: so foras construtivas que o terapeuta pe em evidncia para desenvolver as capacidades de expresso, melhorar as relaes do sujeito e as suas comunicaes interpessoais.

Palavras Chaves: Entrevista, Entrevista Psicolgica, Entrevistador.

Abstract: This article intents to show the technical interview which allow the access to the patients more personal representations: history, conflicts, representations, faiths, dreams, ghosts, lived things, etc. It is an irreplaceable instrument in the human sciences domain, and in the Psychology domain, in which it has to try to understand the psychopathologies different origins. In fact, only the patient may tell us where and how suffers; so we must listen to he/she.
1

Discente da Universidade Autnoma de Lisboa Mestrado em Psicologia Clnica e do Aconselhamento Unidade Curricular Avaliao e Interveno Psicolgica Docente: Dra. Paula Pires
2

Then, in the interview, there will be , in each patient, a natural tendency of life which is the desire of the absolute development: this is constructive power which the therapist makes clear to develop the expression abilities, making better the subjects relations and his/her interpersonal communications.

Key Words: Interview, Psychologic Interview, Interviewer

A FUNDAMENTAO TERICA DA ENTREVISTA PSICOLGICA ATRAVS DO OLHAR ROGERIANO

Introduo A entrevista uma tcnica de investigao cientfica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do mtodo clnico. Bleger (1987) diz a entrevista psicolgica uma relao, com caractersticas particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O especfico ou particular dessa relao reside em que um dos integrantes um tcnico da psicologia que deve atuar nesse papel, e o outro ou os outros, necessitam de sua interveno tcnica. Porm, isso um ponto fundamental, o tcnico no s utilizam em entrevista seus conhecimentos psicolgicos para aplic-los ao entrevistado, como tambm esta aplicao se produz precisamente atravs de seu prprio comportamento no decorrer da entrevista. Para sublinhar o aspecto fundamental da entrevista poder-se-ia dizer, de outra maneira, que ela consiste em uma relao humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que est acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento. A realizao dos objetivos possveis da entrevista (investigao, diagnstico, orientao, etc.) depende desse saber e da atuao e acordo com esse saber (Bleger, 1987, p.12). 1. A Entrevista Humanistafenomenolgica-Existencial Abordar o tema em questo a entrevista implica esclarecer de forma breve a viso de homem e os fundamentos filosficos norteadores do referencial humanista fenomenolgicoexistencial, uma vez que estes iro permear todo o trabalho realizado

atravs das entrevistas em psicoterapia, sendo de suma importncia para compreender as atitudes do entrevistador e as intervenes por ele utilizadas. O humanismo compreende a pessoa saudvel como uma gestalt integrada: um ser nico, voltado para a conscincia, digno de confiana, autorregulado e auto apoiado num constante vir-a-ser integrado ao contexto. 2 Entretanto sabemos que a percepo o ponto de partida e tambm um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepo levaram os tericos da Gestalt ao questionamento de um princpio implcito na teoria behaviorista que h relao de causa e efeito entre estmulo e a resposta porque, para os gestaltilistas, entre o estmulo que o meio fornece e a resposta do individuo, encontra-se o processo de percepo. O que o individuo percebe e como percebe so dados importantes para a compreenso de uma entrevista clnica. Na psicoterapia, seu propsito o de facilitar a auto-realizao, reconhecendo o poder do homem sobre si e usando como mtodo abordagens compreensivas no lugar de abordagens explicativas ou interpretativas (MATSON, 1985; RIBEIRO, 1999). Os alicerces filosficos da abordagem encontram-se sedimentados nas perspectivas fenomenolgicas e existenciais. A fenomenologia, sistematizada no incio do sculo XX por Edmund Husserl, autor de grande influncia na filosofia contempornea, valida o estudo da experincia humana, atravs da observao dos dados trazidos pela conscincia no aqui e agora, consistindo num exame disciplinado da experincia subjetiva. J a filosofia existencialista concebe a pessoa como capaz de escolher seu destino. Para ela, o homem saudvel singular, livre e consciente. Na psicoterapia, sua influncia se d no sentido de resgatar a questo antropolgica, situando a pessoa existencialmente no curso de sua histria. Seu originador foi Kierkegaard, sendo que Martin Burber, Gabriel Marcel e
2

Geltalt um termo alemo de difcil traduo. O termo mais prximo em portugus seria forma ou configurao, que no utilizado, por no corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.

Merleau-Ponty tiveram especial influncia, dada sua viso positiva do homem; Sartre e Nietzsche, pensadores que escreveram no ps-guerra e que tinham uma viso menos otimista da existncia humana, compareceram com menor peso. As principais teorias psicolgicas surgidas a partir da Psicologia Humanista, nas dcadas de 40 e 50, foram a Logoterapia (Victor Frankl), a Abordagem Centrada na Pessoa (Carl Rogers) e a Gestaltterapia (Fritz e Laura Perls). Em que pese cada uma dessas escolas possuir teorias prprias e especificidades quanto aos procedimentos psicoterpicos, todas elas esto aliceradas nas bases filosficas j referidas. Nosso propsito neste captulo enfocar a entrevista clnica a partir da Abordagem Centrada na Pessoa e da Gestalt-terapia. (ENGELMANN,2002). 2. A entrevista clnica na Abordagem Centrada na Pessoa Carl Rogers foi sem dvida uma das maiores expresses da Psicologia Humanista. Desenvolveu sua teoria sob a noo central da tendncia atualizao, ou seja, a idia de que as pessoas vo se mover no sentido da sade, quando as condies para o crescimento so criadas e restauradas. A psicoterapia Centrada na Pessoa devolve ao homem o poder sobre si mesmo, recriando, atravs da relao terapeutacliente, as condies necessrias para a retomada do desenvolvimento e do fortalecimento da tendncia atualizante, com abordagens compreensivas baseada no mtodo fenomenolgico. Este tipo de psicoterapia requer o desenvolvimento de algumas atitudes essenciais ao psicoterapeuta:

Empatia: perceber como se fosse a outra pessoa. Requer sensibilidade para perceber o outro tal qual se percebe. Contato interno do psicoterapeuta para ser permevel aos sinais que o cliente lhe passa, deixando-se entre parnteses. Abertura experincia e capacidade de sintonia.

Aceitao positiva incondicional: significa considerar, acolher, atentar para o fluxo da energia que h no cliente e em si mesmo sem julgar. No concordar com tudo que a pessoa faz, mas acolh-la na sua experincia.

Congruncia: a capacidade de estar totalmente presente e ser autntico verdadeiro e honesto na relao. Para isso importante que o psicoterapeuta perceba-se, sinta-se na relao e permita-se comunicar ao cliente seus sentimentos, quando pertinentes ao contexto. A partir desta viso indispensvel que o psicoterapeuta tenha tais atitudes e saiba

transmiti-las ao cliente, impregnando a estrutura e o contedo de suas respostas. O psicoterapeuta uma caixa de ressonncia e um amplificador da experincia do cliente. Percebe-o como um todo, no julga, no interroga, no tranquiliza nem interpreta. Seu objetivo acompanhar as descobertas do cliente na forma como ele as vai experienciando. A interveno caracterstica da Terapia Centrada na Pessoa conhecida como resposta reflexo, consistindo esta em acentuar a comunicao manifesta pelo cliente. Este tipo de interveno pode parecer simples, mas no , pois exige do psicoterapeuta grande habilidade em acompanhar o cliente sem apress-lo, ou, ento, abandon-lo. um exerccio de sintonia emptica e presena permanente, com o objetivo de ampliar a conscincia. (ROGERS, KINGET,1977). As respostas reflexos podem ser:

Reiterao ou reflexo simples: refere-se apenas ao contedo da comunicao, devendo ser feita de forma breve, resumida e no necessariamente com as palavras da pessoa, desde que no se introduzam elementos novos ao campo. Este tipo de interveno vai preparando o terreno para que o prprio cliente tome conscincia cada vez maior de si.

Sendo ainda que o reflexo simples emprega-se quando a atividade deste cliente descritiva, desta forma , quando carece de sustncia emocional. Sabemos que na Abordagem Centrada na Pessoa na utilizamos a palavra cliente para a psicoterapia em vez de paciente como conhecido tradicionalmente Quando o sentimento est a tal ponto inerente ao contedo material que o terapeuta demonstre uma atitude investigadora, analtica, contrria s suas intenes, se procurasse deduzir da alguma significao implcita atravs da reiterao que se estabelece no campo teraputico um clima de segurana emocional, de forma que a pessoa se sente compreendida e respeitada. (ROGERS, 1987).

Reflexo de sentimento: procura apreender o que est implcito ao discurso, o que est por trs das palavras. O objetivo a tomada de conscincia dos sentimentos subjacentes na verbalizao. Enquanto o reflexo simples estabiliza a figura, o reflexo do sentimento a amplia.

Elucidao: capta e cristaliza certos elementos que no esto fazendo parte do campo fenomenolgico, ou seja, sentimentos e/ou atitudes que no foram explicitados pelo cliente, mas que esto impregnando o seu campo perceptual. um tipo de resposta mais intelectualizada, que parte de uma deduo do terapeuta, sendo assim mais suscetvel de conter elementos estranhos ao cliente e podendo no ser reconhecida por ele. Aconselha-se, ao formular tal interveno, que esta seja acompanhada de expresses como Deixe-me ver se compreendo..., Fale-me se eu estiver enganado..., Me parece que o que tu ests me dizendo ..., pois estas asseguram ao cliente que o seu discurso ser entendido sob o seu ponto de vista, e no sob o do terapeuta.

Impresso Integrativa: um tipo de resposta intuitiva, que reflete sentimentos e que visa integrar informaes, fragmentos da experincia do cliente e devolv-las a ele de
7

forma que o ajude a organizar sua experincia num novo nvel de conscincia. Esta modalidade de resposta foi mencionada por Rogers mais tarde na sua teoria, no que ele denominou primeiramente de empatia sensitiva (ROGERS, 1987); portanto, no est descrita no rol das intervenes publicadas nos seus primeiros trabalhos. 3. Principais pontos a serem estruturados na entrevista psicolgica Estrutura de uma Entrevista

Objetivo: Dar uma organizao entrevista e ajudar a definir os objetivos especficos do entrevistador e do cliente.

Vantagem: Uma vez definida uma estrutura base onde se possam aplicar as competncias apreendidas, esta pode ser usada e adaptada em diferentes reas das relaes interpessoais e profissionais.

Proposta a seguir uma entrevista 1. Estabelecimento de uma relao Objetivos:

Criar uma aliana teraputica com o cliente e fazer com que este se sinta vontade com o Psiclogo. Explicar o propsito da entrevista e definir com o cliente aquilo que esperado dele, e o que este pode esperar da parte do Psiclogo. Competncias mais usadas:

Atendimento no verbal e verbal Competncias de influncia: Informao e Instruo 2. Recolha de Informao Identificao do problema Objetivos:

Descobrir porque que o cliente veio entrevista e como que este v o seu problema. (O foco na definio do problema, evitando a explorao de assuntos sem importncia).

Competncias mais usadas (todas as competncias de atendimento):

Questes abertas e fechadas ajudam a definir o problema tal como o cliente o v. Encorajamentos e Reflexes de contedo trazem maior clarificao e oportunidade de verificar se estamos a ouvir corretamente o cliente. Reflexes de sentimento ajudam a compreender como que o cliente normalmente funciona e como est o nvel emocional. Sumarizaes ajudam a pr em ordem as ideias do cliente Algumas competncias de influncia (essencialmente a focalizao). 3. Definio de Objetivos (Metas a atingir) Objetivos:

Descobrir aquilo que o cliente pretende (o mundo ideal do cliente): como que gostaria que as coisas fossem; qual a direo que deseja tomar. (ROGERS, 1987) 4. Consideraes Finais Finalizo este artigo refletindo alguns pontos importantes. A partir do momento que algum se prope a iniciar uma entrevista dentro de um olhar rogeriano ela se propiciara de uma atmosfera para que se desenvolvam, dentro do setting teraputico, algumas possibilidades onde o ajustamento criativo apresentado pelos clientes apenas uma maneira encontrada de estar no mundo. Assim acaba por aparecer um ser mais inteiro, com infinitas potencialidades e recursos para enfrentar de forma mais sadia a vida. Atender em psicoterapia encontrar um modo de estar ao lado do cliente, buscar uma compreenso de seu universo, esclarecer o seu mundo, as suas dificuldades, reconhecer com ele os modos habituais, as estratgias conhecidas, descrever o processo formativo, o que no
9

d mais conta dos acontecimentos, o que est em vias de surgir, as transies em andamento e ajud-lo a buscar novos modos de viver, criando novas experincias, gerenciando formas, matrizes de novos comportamentos. 4. Referncias Bibliogrficas BLEGER, J. (1987). Temas de Psicologia: Entrevista e Grupos. So Paulo, Martins Fontes COSTA, C. M. ( 1989). O Despertar para o Outro. So Paulo, Ed. Summus. CURY, Y.E. (1993). Abordagem Centrada na Pessoa: Um estudo sobre as implicaes dos trabalhos com grupos intensivos para a terapia centrada no cliente, Tese de Doutorado, Faculdade de Cincias Mdicas, UNICAMP. ENGELMANN, A. (2002). A psicologia da gestalt e a cincia emprica contempornea. Psicologia Teoria e Pesquisa, vol.18, n.1,p.1-16 ISSN 0102-3772. MATSON, Floyd W. Teoria Humanista: A terceira revoluo em Psicologia In: GREENING, Thomas C. (org). Psicologia Existencial-Humanista. Rio de Janeiro: Zahar, (s/d). p.67/82 PELLIZARI, P.C; RODRIGUEZ.R .J. (2005). Salud, Escucha y Creatividad, Musicoterapia Preventiva Psicosocial, Buenos Aires, Argentina, Ed. Ediciones Universidad Del Salvador (EUS). REID, C.A. (2008). Maslows Theory of Motivation and Hierarchy of Human Needs: A Critical Analysis. PhD Qualifying Examination School of Social Welfare University of California Berkeley RIBEIRO, J.P. (1994). Gestlat-terapia: o processo grupal: uma abordagem fenomenolgica da teoria do campo e holstica. So Paulo, Ed. Summus.

10

ROGERS, C. R. KINGET, M. (1977). Psicoterapia e Relaes Humanas: Teoria e Prtica da Terapia No-Diretiva. Vol. 1 Belo Horizonte: Interlivros ROGERS, C. (1987). Psicoterapia e consulta psicolgica. So Paulo: Martins Fontes. ROGERS, C. (2000). Manual de Counselling. Fanhes: Encontro.(original publicado em 1946) ROGERS, C. (1977). Torna-se Pessoa. So Paulo, Livraria Martins Fontes RUUD, E. (1990). Caminhos da Musicoterapia, So Paulo, Ed. Summus. SANTOS, A. M.; ROGERS, C.R.; BOWER, M.C.VB. (1987). Quando fala o corao: a essncia da psicoterapia centrada na pessoa. Porto Alegre, Artes Mdicas. SMITH, M. (1999). Musicoterapia e Identidade Humana A Concretizao de um Projeto de Vida Emancipado: Dados Histricos e Historicidade da Musicoterapia (Dissertao), Universidade So Marcos, So Paulo, SP. STEVENS, O. J. (1988). Tornar-se presente, experimentos de crescimento em gestaltterapia. So Paulo, Ed. Summus, 11 Edio. SEBER, M.M; ANDRADE, M.L; BELATINI, J.M; GRAET, C.F; CURY, V. E; AMATUZZI, M. M. (2002). Ver. Estudos de Psicologia, PUC- Campinas, v. 19, n. 2, p. 5-16, maio/agosto A Atitude de Boa Vontade e a Abordagem Centrada na Pessoa

11

S-ar putea să vă placă și