Sunteți pe pagina 1din 19

1.

Introduo
O prodigioso desenvolvimento dos meios de comunicao, ao longo do sculo XX, modificou todo o ambiente poltico. O contato entre lderes polticos e sua base, a relao dos cidados com o universo das questes pblicas e mesmo o processo de governo sentiram, e muito, o impacto da evoluo tecnolgica da mdia. J no comeo do sculo, fez-se notar a presena do rdio, secundado pelo cinema, que se mostrou um importante instrumento de propaganda. Os novos meios exigiam novos tipos de polticos, que soubessem como utiliz-los. Cada um sua maneira, Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos, e Hitler, na Alemanha, tornaram-se smbolos da poltica da era do rdio. Mas o meio dominante, desde que surgiu, e que por enquanto no parece ser desafiado pelas novas tecnologias, a televiso. Ela evolucionou nossa percepo do mundo, em especial do mundo social e, dentro dele, da atividade poltica. Ocupando uma posio cada vez mais destacada na vida de seus espectadores (sempre mais numerosos), como fonte de informao e de entretenimento, a televiso reorganizou os ritmos da vida cotidiana, os espaos domsticos e, tambm, as fronteiras entre diferentes esferas sociais. Conforme pesquisadores, a mdia eletrnica, sobretudo a TV, rompeu a segmentao de pblicos e contribuiu para redefinir as relaes entre mulheres e homens, crianas e adultos, leigos e especialistas. Aprofundou as transformaes no discurso poltico, de certa maneira unindo o sentimento de intimidade, transmitido pelo rdio, com o apelo imagtico prprio do cinema.

2. A Centralidade da Mdia
necessrio, em primeiro lugar, o reconhecimento de que a mdia um fator central da vida poltica contempornea e que no possvel mudar este fato. Ou seja, ocioso alimentar a nostalgia de tempos ureos da poltica, quando imperava o verdadeiro debate de ideias, sem a preocupao com a imagem ou a contaminao pelas tcnicas da publicidade comercial. Em primeiro lugar, porque um retorno ao passado implausvel. Mas tambm porque tal poca de ouro nunca existiu. Antes do advento da televiso, outros fatores viciavam o discurso poltico. Se hoje importante que o candidato tenha um rosto atraente, antes pesavam mais a tcnica retrica, o timbre de voz ou mesmo o talhe do corpo, j que indivduos altos e corpulentos se destacavam mais em meio multido ou no palanque. Em suma, mesmo que se possa lamentar a atual banalizao do discurso poltico, nunca houve nada parecido a um debate puro de ideias, desligadas daqueles que as enunciam. Ao mesmo tempo, os meios de comunicao de massa ampliam o acesso aos agentes polticos e a seus discursos, que ficam expostos, de forma mais permanente, aos olhos do grande pblico. Parte da nostalgia da poltica pr-miditica se deve ausncia atual de grandes lderes, isto se deve no falta de candidatos a esta posio, mas superabundncia de informaes sobre eles, isto , exposio de suas falhas, vacilaes e equvocos. Para quem sonha com o glamour de um mundo salpicado de grandes homens, isto mau. Do ponto de vista da prtica democrtica, porm, a desmitificao dos lderes polticos pode ser encarada como um progresso.

Da mesma forma, muitos criticam o efeito perigoso da mdia sobre a coeso social e a crena nas instituies polticas. A televiso, em primeiro lugar, insularia as pessoas em suas vidas privadas, minando a convivncia em comunidade, base da confiana interpessoal e da participao poltica. Alm disso, a mdia colocar-se-ia parte dos esforos nacionais, o que se traduziria em seu desrespeito at mesmo pelos segredos de guerra; a nfase do noticirio nos escndalos solaparia a credibilidade nos polticos; em suma, seria abalada a percepo de que o Estado o promotor do bem comum. Uma narrativa mais sofisticada atribui aos meios de comunicao o papel de deflagrador da espiral do cinismo: a imprensa l cinicamente a disputa poltica e os polticos se adaptam ao comportamento esperado, numa cadeia de alimentao mtua. O cientista poltico italiano Giovanni Sartori diagnostica dois problemas interligados: o controle excessivo dos governos pela opinio pblica, reduzindo o nvel de racionalidade e a possibilidade de planejamento a mdio-longo prazo das decises polticas e administrativas, e o controle desta mesma opinio pela mdia eletrnica. A responsabilidade seria da televiso enquanto tal, um meio que inibiria o raciocnio que, de acordo com o cientista, s a palavra escrita promove. No dada nenhuma importncia s formas de utilizao dos meios de comunicao eletrnicos ou aos interesses que os dirigem. Fica claro que parte dos problemas que a mdia coloca , na verdade, prpria da democracia de massas: uma juno heterognea, dividida por interesses contraditrios e, portanto sempre em estado de conflito potencial, e a necessidade, comum a todas as sociedades, de manter um mnimo de unidade entre seus integrantes.

3. Mdia e Representao Poltica

A representao poltica coloca uma srie de graves problemas para a organizao democrtica, como os que dizem respeito aos critrios de representatividade, vinculao entre os representantes e seus constituintes, ao risco de autonomizao dos representantes em relao ao conjunto da sociedade. Na medida em que a superao da necessidade de representao no est colocada no horizonte, o pensamento democrtico deve continuar lidando com estas questes e buscando solues, mesmo que sempre sejam provisrias. Os meios de comunicao so em si mesmos, uma esfera da representao poltica. A mdia nas sociedades contemporneas, o principal instrumento de difuso das vises de mundo e dos projetos polticos; dito de outra forma o local em que esto expostas as diversas representaes do mundo social, associadas aos diversos grupos e interesses presentes na sociedade. O problema que os discursos que ela veicula no esgotam a pluralidade de perspectivas e interesses presente na sociedade. As vozes que se fazem ouvir na mdia so representantes das vozes da sociedade, mas esta representao possui um vis. O resultado que os meios de comunicao reproduzem mal a diversidade social, o que acarreta consequncias significativas para o exerccio da democracia. A democratizao da esfera poltica implica, portanto, tornar mais equnime o acesso aos meios de difuso das representaes do mundo social. Isto significa, em primeiro lugar, dar espao na mdia s diferentes vozes presentes na sociedade, para que participem do debate poltico. Mas significa
4

tambm, e crucialmente, gerar espaos que permitam aos grupos sociais, em especial os dominados, formular suas prprias interpretaes sobre suas necessidades e seus interesses. Entre estas razes esto tendncia a monopolizao, que a concorrncia econmica gera, e a tendncia uniformizao dos produtos, ditada pela natural imitao das frmulas exitosas. Mas a principal delas , sem dvida, o fato de que todos os grandes rgos de mdia compartilham de uma mesma viso de mundo, que inclui em especial o compromisso com a ordem capitalista. O mercado da mdia est cada vez mais concentrado (e internacionalizado). As empresas que o dominam tm um peso crescente na economia como um todo. O fenmeno chamado de convergncia tecnolgica vem agrupando indstrias de informao e entretenimento, de aparelhos eletrnicos e de telefonia em mega conglomerados, que possui tambm participao em outros ramos de produo. Por fim, as empresas de mdia so em grande parte dependentes de outras grandes firmas capitalistas, suas anunciantes. Tal quadro deixa claro que os meios de comunicao, na forma em que existem hoje, dificilmente daro espao para a expresso ou a constituio de interesses que ameacem as estruturas bsicas do capitalismo. No entanto, mesmo numa sociedade hipottica que tenha abolido as desigualdades materiais e em que os meios de produo estejam sob controle social ou autogestionrio, o problema do acesso aos meios de comunicao estar presente. Afinal, uma das caractersticas definidoras da mdia a desigualdade entre emissores e receptores, ou seja, o fato de que os emissores formam um conjunto razoavelmente restrito em relao ao universo de receptores. Por

isso, importante entender a problemtica da mdia como afim problemtica da representao poltica, isto , como uma desigualdade que, embora influenciada por fatores econmicos, no se reduz a eles, sendo prpria da organizao poltica em sociedades populosas e complexas.

4. Campo Poltico e Mdia

O conceito de campo permite entender a interao entre mdia e poltica, duas esferas que se guiam por lgicas diferentes, mas que interferem uma na outra. O campo poltico o lugar em que se geram, na concorrncia entre os agentes que nele se acham envolvidos, produtos polticos, problemas, programas, anlises, comentrios, conceitos, acontecimentos, entre os quais os cidados comuns, reduzidos ao estatuto de consumidores, devem escolher. Todo campo se define pela imposio de critrios prprios de avaliao da realidade, em especial pela fixao de objetivos que se apresentam como naturais para aqueles que deles participam neste caso, a busca do poder poltico. Sobre a televiso trata da influncia que o campo jornalstico exerce tanto sobre a poltica quanto sobre o meio universitrio. No por acaso, pois os campos poltico, jornalstico e das cincias sociais tm uma meta comum, que impor a viso legtima do mundo social. Da forma como fica colocado, torna-se difcil entender a complexidade das relaes entre mdia e poltica. Tudo se reduz denncia de uma intromisso inadequada; inclui mdia dentro do campo poltico (na medida em que gera efeitos sobre este campo). No entanto a mdia e poltica formam dois campos diferentes, guardam certo grau de autonomia e a influncia de um sobre o outro no absoluta nem livre de resistncias; na verdade, trata-se de um processo de mo dupla.

A autonomia do campo da mdia permanentemente tensionada por sua insero no campo econmico. possvel dizer que uma empresa de comunicao um organismo bifronte. De um lado, obedece a seus imperativos profissionais especficos, que variam de acordo com o subcampo: a manuteno de determinados patamares de qualidade esttica, no caso de programas de carter ficcional ou cultural; fidelidade ao que percebido como a realidade ftica e busca da credibilidade, no jornalismo. De outro, a ampliao do faturamento e do lucro. Mesmo a luta pela audincia ambgua. Vista como um fim em si mesma por parte dos integrantes do campo miditico, que tm a popularidade por objetivo (e so esses muitas vezes os que transitam para o campo poltico), ela apenas um meio do ponto de vista da lgica econmica, que pode optar por sacrificar uma audincia maior em favor de outra que rena certas qualidades, em especial o poder de compra, que a tornem mais interessante. Em suma, necessrio reconhecer a persistncia de certa autonomia do campo da mdia, o que faz com que os padres de conduta compartilhados por seus integrantes sejam uma fora atuante dentro dele. No caso especfico do jornalismo, isto inclui um compromisso com a verdade e a objetividade que servem de critrio para determinar a competncia e a respeitabilidade pelos pares. A violao destas normas, notadamente em submisso a ditames econmicos ou polticos, frequente, mas impe nus que no podem ser ignorados.

5. Mdia e Capital Poltico


A influncia mais evidente dos meios de comunicao sobre o campo poltico est na formao do capital poltico. O capital delegado aquele ligado ocupao de um determinado cargo institucional, seja ele um mandato parlamentar ou executivo, uma funo de confiana num escalo

governamental ou uma posio de poder na estrutura partidria. O ex-ocupante do cargo beneficia-se do prestgio obtido em seu exerccio e pode continuar sua carreira poltica. J o capital transferido nasce da converso, para a poltica, de outro tipo de capital, obtido em campo diverso. o caso daqueles que fazem da notoriedade artstica ou profissional a alavanca para o sucesso nas urnas Agnaldo Timteo e Fernando Henrique Cardoso so exemplos propositalmente dspares. O que se observa que a visibilidade na mdia , cada vez mais, componente essencial da produo do capital poltico. A presena em noticirios e talk-shows parecem determinantes do sucesso ou fracasso de um mandato parlamentar ou do exerccio de um cargo executivo; isto , na medida em que deve acrescentar algo ao capital poltico prprio do ocupante. Da mesma maneira, a celebridade miditica tornou-se o ponto de partida mais seguro para quem deseja se lanar na vida poltica na forma, dependendo do perfil de cada um, de uma candidatura s eleies ou de um convite para uma funo governamental. Isto fica especialmente claro na grande quantidade de profissionais de mdia que ingressam na vida poltica, sobretudo ocupando cargos

parlamentares. So radialistas, reprteres de televiso, apresentadores de programas de variedades ou especialistas (sobretudo advogados e

psiclogos) com quadros naqueles programas. Os exemplos, s na poltica brasileira, so incontveis: Antnio Britto, Celso Russomano, Cidinha Campos, Ratinho, Marta Suplicy, Hlio Costa, Tiririca, entre outros. A representao proporcional favorece os portadores deste tipo de notoriedade, que encontra resistncia em parte significativa do eleitorado e, portanto, encontra maiores obstculos ao xito em sistemas majoritrios. Outro fator a ser considerado a fragilidade ou robustez dos partidos. Partidos fortes contam com uma estrutura interna poderosa, com interesses consolidados e capacidade de se opor ocupao de espao pelos novatos oriundos da exposio mdia. Alm disso, mesmo no caso brasileiro, no se pode ignorar a permanncia de uma grande massa de polticos que desenvolvem suas carreiras s margens dos meios de comunicao de massa. So, por exemplo, parlamentares ancorados em redes clientelistas ou representantes de interesses corporativos. Eles podem ter uma atuao apagada (do ponto de vista do grande pblico), mas garantem eleies tranquilas e a continuidade do mandato. Assim, correto dizer que a mdia adquiriu um forte peso na formao do capital poltico e mesmo que, em alguma medida, condiciona as trajetrias polticas.

10

6. Ciberpoltica

No incio do Sculo XX, a comunicao era baseada no modelo mecanicista, onde o ato de comunicar era o de fazer uma informao chegar de um polo a outro. O receptor era visto como um elemento passivo da informao, assumindo um papel de mero espectador. A sociedade contempornea ainda assiste a mdia de massa ocupando um espao privilegiado no universo da informao, um sendo, por exemplo, a televiso um dos veculos de comunicao com maior penetrabilidade no cotidiano do brasileiro. Entretanto, as limitaes deste cederam espao para a busca de outros instrumentos que, de maneira mais democrtica, permitissem a apropriao do poder de fala sociedade em geral. O incio do sculo XXI assistiu o crescimento extraordinrio da comunicao eletrnica, com o aperfeioamento e facilidades de

comercializao, que permitia o acesso de usurios a rede de informaes conhecida como Internet. A Web configura um novo espao dialgico, que de maneira ainda incipiente, busca demonstrar a conciliao entre interesses individuais e coletivos, a partir da constituio do que chamamos de esfera pblica virtual, bem como a penetrabilidade da informao no cotidiano de diversos atores sociais, multiplicando as vozes que disseminam a ideologia do poder. Segundo pesquisa do Comit Gestor da Internet hoje, uma fatia de 21% da populao brasileira tem acesso rede de informaes, o que representa um nmero significativo de usurios presentes na esfera pblica virtual. O

11

Brasil encontra-se no ranking de acesso a Internet em quinto lugar dos pases da Amrica Latina, ocupando o 65 lugar no mundo. O direito a informao sem fronteiras cabe, na sociedade

contempornea, ao acesso Internet que se revela como uma nova esfera pblica, constituindo-se como espao dialogal para diversos atores sociais. Embora ainda com grandes lacunas, a Internet vem proporcionar a desterritorializao e encurtamento dos espaos geogrficos que distanciam o mundo da conectividade e acesso informao. H muito que se empreender ainda para universalizao do acesso a rede, entretanto notvel a crescente relevncia do estudo da Web como ferramenta na disputa de poder.

6.1.

Surgimento da esfera pblica virtual

O conceito de esfera pblica ou espao pblico empreendido por pesquisadores se refere a todo espao onde so debatidos temas relativos s coletividades. Este espao se constitui a partir da convergncia e da divergncia de ideias que permeiam um debate ou embate de carter pblico capaz de promover a reflexo de uma sociedade. Neste espao se estabelece um debate racional com visibilidade pblica e tomada de opinio, produzindo desdobramentos no mbito polticosocial. Para que haja genuinidade na opinio pblica necessria existncia de uma esfera pblica. Os meios de comunicao tradicionais no disponibilizam este espao de debate, pois a maioria deles trabalha sob a lgica do agendamento, relacionada seleo do que ser noticiado e o enquadramento, que se refere do ponto de vista particular com que as notcias so transmitidas populao, de acordo com os interesses do veculo.

12

Na segunda metade do sculo XX a esfera pblica, de maneira incipiente, parecia surgir. No contexto de Guerra Fria, os EUA criou uma tecnologia capaz de produzir a computao interativa. As bases militares se ligavam ao Pentgono e ao departamento de pesquisa. Nos anos que se seguiram, a tecnologia foi liberada para fins acadmicos atravs de uma rede chamada Arpanet. Essa evoluo s chegou ao Brasil no final do sculo XX com a Rede Nacional de Pesquisa, uma operao acadmica subordinada ao Ministrio de Cincia e Tecnologia. Mas apenas em 1995, aps a Embratel ter feito experincias com a Internet, foi possvel a iniciativa do Ministrio das Telecomunicaes junto ao Ministrio de Cincia e Tecnologia de abertura ao setor privado da Internet para uso da populao. Deste modo, emergiu a Internet anunciando uma nova era: a era de uma nova esfera pblica, a virtual, capaz de promover (ao contrrio dos outros meios de comunicao) o encontro de informao atravs da interatividade. O sculo XXI, atravs da Internet, consagrou a comunicao com o avano tecnolgico e a circulao cada vez maior e mais rpida da informao. Isso permitiu que a comunicao ganhasse mais importncia no campo das relaes entre o indivduo e o meio. Por isso a busca por uma comunicao abrangente e a defesa por um territrio seguro para tomada de posio, tem se revelado numa tentativa de promoo de um espao pblico, fora das arenas formais do sistema poltico. Isso permitiu que, o fazer poltico no se restringisse aos representantes do povo, exclusivamente, mas que indivduos comuns, pudessem manifestar sua opinio num mesmo espao em que as autoridades polticas fossem confrontadas e criticadas atravs de argumento racional. Atores sociais diversos tm a liberdade de se expressar e se

13

posicionar politicamente. Ao mesmo tempo, esta liberdade apresenta-se como via de mo-dupla na medida em que os homens pblicos ganham mais visibilidade diante do poder o qual so investidos frente ao uso das novas Tecnologias da Comunicao e Informao. Os dados extrados do site Technorati, ferramenta capaz de monitorar o acesso aos blogs na Internet, apontam para o nmero de posts contendo informaes sobre o ex-presidente Lus Incio Lula da Silva. A constante referncia ao seu nome aumentou sua visibilidade na esfera pblica virtual, configurando, desta maneira, a publicao de sua imagem como homem pblico. No momento em que surgem diversos links apontando para o nome do poltico, isso significa que direta ou indiretamente ele est sendo citado por diversos portais na Internet, aumentando a sua visibilidade. Uma das caractersticas que diferem a esfera pblica virtual dos demais meios de comunicao tradicionais a capacidade, de modo

desterritorializado, de permitir a interao do indivduo em diversos lugares. A Internet revela contribuies singulares na tentativa de promover o debate democrtico acerca de questes polticas que concernem a esta esfera pblica. Ela tem se revelado como um espao conversacional diferenciado, frente s outras mdias de massa, onde a comunicao vertical, no existindo a reciprocidade dos atores. Nesta, a discusso se desdobra em outras que, por sua vez, se multiplicam rapidamente. As redes eletrnicas permitem que as pessoas interajam localmente ou ultrapassem a fronteira geogrfica, para trocar informao e compartilhar interesses comuns em fruns e blogs, em escala global.

14

Na esfera pblica virtual, atores polticos dialogam de igual para igual. Ao exercer o poder da fala para defesa de seus interesses ou mesmo difuso de suas ideologias, estas so colocadas em evidncia para julgamento de outrem que, constante ou eventualmente participe do debate popular. Neste espao a pragmtica da Internet se revela, desfazendo a polaridade entre um centro emissor ativo e receptor passivo, pois os atores atuam como emissorreceptores, simultaneamente. indiscutvel o potencial da Internet para expandir discusses polticas e sociais. Entretanto no h como dissociar esta reflexo do problema da falta de acesso, referindo-se no apenas ao baixo poder aquisitivo da populao, mas tambm a falta de idade escolar do usurio, j que para utilizao da tecnologia de rede, pressupe-se inteligibilidade para a explorao da ferramenta de comunicao. Segundo censo do IBGE de 2010, a escolaridade mdia do usurio de Internet de onze anos de estudo se contrapondo aos sete anos de estudo da populao como um todo.

6.2.

Pluralidade poltica na esfera virtual

No passado, homens pblicos e grandes lderes do seu tempo utilizaram os meios de comunicao para magnetizar e liderar as massas. Assim foi, no incio do sculo XX, que Hitler exerceu a sua influncia atravs do esforo em promover o partido Nazista. O carismtico lder poltico usou massivamente os meios de comunicao da poca para incutir nas massas a ideologia da raa pura ariana. Alm de utilizar o rdio e a televiso, Hitler criou um boletim (jornal do partido) e por meio deste foi conquistando milhares de seguidores. Sua figura

15

pblica se manteve em evidncia at a consolidao do poder. Assim como Hitler, outros homens pblicos surgiram do movimento elaborado pelas mdias da poca, pois os instrumentos de comunicao foram capazes de lhes assegurar o poder dando-lhes visibilidade frente a sua comunidade. Observamos na contemporaneidade que a prtica do uso miditico para fazer poltica recorrente. O homem pblico contemporneo se revela apropriando-se do veculo de comunicao em maior difuso do seu tempo como forma de constante aparecimento, sedimentando, desta maneira, sua imagem. Ao contrrio de outros momentos da histria em que a comunicao era utilizada para a tomada do poder e a fora fsica para a manuteno do mesmo, o poder conferido poltica contempornea se consolida pelo processo de comunicao contnua que se estabelece com os cidados comuns.

6.3.

A internet como ferramenta de disputa pelo poder

O acesso informao de carter poltico em nossa sociedade baseiase, sobretudo, em polticas de mdia que afetam o imaginrio popular, produzindo uma informao verticalizada com o objetivo de suscitar no cidado comum alguma ao ou reao a estas informaes. Neste momento, para preencher a ausncia da participao pblica no fazer poltico surge a Internet que, acaba assumindo papel de legitimao do poder quando esta cria novos canais de informao para o cidado. A Internet pe as pessoas em contato numa gora pblica, permitindo que atores polticos possam apresentar-se constantemente aos seus pares,

16

sem o filtro burocrtico da mdia formal, cristalizando sua imagem pblica e suas intenes polticas. Pode-se questionar: a socializao da informao na Internet possibilita o fazer poltico do indivduo comum? Para responder a essa pergunta, buscase antes o conceito primitivo de poltica. Por definio, poltica denomina-se a orientao ou atitude de um governo em relao a certos assuntos de interesse pblico: poltica financeira, poltica educacional, poltica social, etc.. O governo, ento, no a representao dos interesses do povo? Assim, pode-se afirmar que, em teoria, a poltica a atitude de um povo em relao a assuntos de interesses do mesmo. Deste modo, percebe-se que quando um ator social se manifesta no espao pblico virtual, aqui nos referindo a tomada de posio no blog de poltica, este cidado busca fazer poltica, exercer o seu poder de argumentao sobre interesses de assunto coletivo. O poder est presente tambm na capacidade que cada indivduo tem de modificar atitudes a partir de sua articulao na esfera pblica para produzir um efeito. Eis a outro significado para poder: produzir efeito.

17

7. Consideraes

A compreenso da relao entre o campo da mdia e o campo poltico fundamental para o entendimento do funcionamento da poltica

contempornea. Os meios de comunicao no so canais neutros que registram uma realidade que lhes externa. Tambm no so penetras que perturbam uma atividade poltica que, no fundamental, ocorre sem eles. Podese dizer que so agentes polticos plenos e, com a fora de sua influncia, reorganizaram todo o jogo poltico. Do reconhecimento do influxo da mdia sobre o campo poltico no se depreende a dominao da poltica pelos meios de comunicao. Os efeitos da mdia so variados, de acordo com as situaes especficas em que se inserem, e sofrem a ao de contratendncias e resistncias. H um processo permanentemente tensionado de embate entre as lgicas do campo miditico e do campo poltico, que necessita ser observado em detalhe e dentro de sua complexidade. Decretar que a poltica se curvou mdia to estril quando negar a influncia desta sobre a primeira. Desta maneira, podemos observar a relevncia poltico social no modo pelo qual o suporte tecnolgico da Internet configura de maneira peculiar as condies de comunicao, sem perder de vista o procedimento da comunicao democrtica, pois a Internet torna possvel que usurios se convertam, potencialmente, em produtores e emissores de informao.

18

8. Referncias Bibliogrficas

ALBUQUERQUE, Afonso. .A televiso nos estudos sobre a propaganda poltica na televiso. Revista Comunicao e Espao Pblico, Ano VI, n. 1 e 2, 2003. ALD, Alessandra. A construo da poltica: democracia, cidadania e meios de comunicao de massa. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2004. BRITTO, Rovilson Robbi. .Ciberespao e espaos pblicos de debate e embate. Artigo apresentado no NP 08, do XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. www.oglobo.com.br www.ibge.com.br www.scielo.br www.direitoacomunicacao.org.br

19

S-ar putea să vă placă și