Sunteți pe pagina 1din 76

Um CIO Essencial

Insights do Estudo Global com CIOs

A ilustrao na capa deste relatrio representa os mais de 3.000 CIOs que falaram com a IBM como parte deste estudo. Cada ponto representa aproximadamente 20 participantes e as cores representam os quatro Mandatos do CIO identificados em nossa anlise: Alavancar, Expandir, Transformar e Desbravar. Para obter mais detalhes, consulte a pgina 8.

Este estudo baseado na comunicao direta com mais de 3.000 CIOs no mundo inteiro.

Jeanette A. Horan Vice Presidente e CIO IBM Corporation

Carta do CIO

Uma mensagem aos colegas CIOs


Bem-vindos ao estudo bianual do IBM Global Chief Information Officer Study que reflete a comunicao direta com mais de 3.000 CIOs de organizaes de todos os tamanhos, setores e regies. Por meio destas conversas, obtivemos uma melhor percepo dos principais problemas que afetaram os CIOs nos dois anos desde nosso primeiro estudo. Uma das descobertas mais interessantes no estudo que os CIOs esto cada vez mais sintonizados com as principais prioridades dos CEOs. Uma prioridade com a qual ambos concordam em como essencial para as atuais organizaes derivarem o conhecimento dos enormes volumes de dados que as empresas de hoje em dia acumulam e transformar este conhecimento em vantagem competitiva, de forma a gerar benefcios tangveis para os negcios. Por outro lado, algumas idias antigas permanecem verdadeiras. Os CIOs ainda tem que buscar a excelncia em aspectos fundamentais como a utilizao de tecnologia da informao segura e confivel. De qualquer maneira, podem ser feitas distines entre as organizaes no sentido de compreender e classific-las de acordo com as prioridades estratgicas que os CIOs estabelecem para seus negcios. Na IBM, isto significa dar foco s solues de TI, solues que possibilitam o crescimento, aceleram o desempenho corporativo e transformam a maneira como as pessoas trabalham. Para alcanar estes objetivos, nossos Mandatos incluem:

Inovar por meio da Computao em Nuvem, Business Analytics, aquisies e outras iniciativas estratgicas. Automao e integrao dos processos de negcios na empresa. Execuo de uma estratgia de TI para suportar o local de trabalho do futuro, incluindo um sistema flexvel para suportar a mobilidade e a massificao de consumo de TI.

O CIO Essencial

Outro objetivo estratgico simplificar a IBM completamente. Pensando nisso, o foco eliminar, padronizar e automatizar tudo aquilo que inibe a integrao ou inclui complexidade. At 2015, planejamos cortar pela metade nosso nmero de aplicativos corporativos. Outros objetivos chave so otimizar os ciclos operacionais e reduzir custos das transaes na empresa com processos mais refinados e geis. Para administrar tudo isso, usamos painis para gerenciamento de resultados de negcios permitindo a visualizao em tempo real do status dos negcios, desde o aspecto financeiro at a infraestrutura. Como CIOs, temos a chance de ter uma viso de ponta a ponta de nossos negcios e somos a fora motriz por trs de muito do que necessrio para que nossas companhias trabalhem de maneira mais inteligente. Ns procuramos maneiras de inovar em um ambiente global cada vez mais complexo que promete ainda mais mudanas pela frente. Por meio deste mais recente estudo, compartilhamos nossa experincia e conhecimento coletivos sobre como fazer isso da melhor forma. Agradecemos a todos que nos receberam em seus escritrios. Suas respostas sinceras e conversas inteligentes nos permitiram articular como os CIOs de hoje podem fazer a diferena na organizao por meio da liderana tcnica e de negcios.

Jeanette A. Horan Vice Presidente e CIO IBM Corporation

ndice

Contedo
Resumo executivo Introduo Captulo Um Captulo Dois Captulo Trs Captulo Quatro A Agenda do CIO 6 11 21 31 41 53 63 66 72

Quem precisa de um CIO? Alavancar Expandir Transformar Desbravar Executando seu Mandato com excelncia
Como nossa pesquisa foi conduzida Para mais informaes

O CIO Essencial

Para alinhar prioridades de negcios e de TI, difcil escolher o que mais importante: presena de negcios nos projetos de TI ou presena de TI nos projetos de negcios. A arte est em formar equipes com colideranas verdadeiramente hbridas.
Sabine Everaet, CIO, Europe Group, The Coca-Cola Company

Resumo executivo
Como os lderes de tecnologia esto ajudando suas organizaes a se adaptarem s rpidas mudanas e complexidade observadas no atual ambiente econmico e competitivo? Para descobrir, conversamos pessoalmente com 3.018 CIOs de 71 pases e 18 segmentos de mercado. Este estudo faz parte de nossa srie de estudos com executivos C-level reunindo entrevistas com mais de 13.000 executivos ao longo dos ltimos seis anos. No estudo, CIOs dos setores pblico e privado descreveram tanto os desafios como as oportunidades deste ambiente de incrvel complexidade. Eles compartilharam como esto inovando ao utilizar a tecnologia para obter sucesso em suas organizaes. Essas conversas pessoais, juntamente com a anlise estatstica das respostas, ressaltam a funo cada vez mais vital do CIO. Uma das maiores descobertas foi a constatao de que o pensamento dos CIOs se assemelha mais ao dos CEOs hoje do que h dois anos. Em nosso ltimo CEO Study, os lderes nos disseram que a liderana criativa, os relacionamentos com novos clientes e a destreza operacional eram essenciais para o sucesso no sculo XXI.1 Hoje, os CIOs relatam como eles tm focado seus esforos e recursos nestes e em outros objetivos de negcios que tambm consideram essenciais. Os CIOs cada vez mais so a ferramenta essencial para que suas organizaes do setor pblico e privado lidem melhor com a complexidade por meio da simplificao das operaes, processos de negcios, produtos e dos servios. Para aumentar a competitividade, 83% dos CIOs dizem ter planos visionrios que incluem a adoo de solues relacionadas inteligncia de negcios e anlise, solues de mobilidade (74%) e virtualizao (68%). Desde Estudo Global com CIOs de 2009, a computao em nuvem cresceu na escala de prioridades, tem sido selecionada como estratgia por 45% mais CIOs do que antes e passando a empatar em 4 lugar com o gerenciamento de processos de negcios (60%).2

Resumo executivo

Tanto a computao em nuvem quanto a terceirizao so ferramentas essenciais para que os CIOs possam realocar recursos internos da manuteno de sistemas de rotina para tarefas mais valiosas para suas organizaes. Gerenciamento de dados principais, anlise de clientes, data warehousing e painis de controle com informaes visuais so as principais prioridades dos CIOs para transformar dados em conhecimento de valor agregado como substrato para decises de negcios mais assertivas e rpidas. O Mandato do CIO Embora as prioridades estratgicas sejam comuns maior parte da amostra global de CIOs, nosso estudo descobriu diferenas notveis entre eles. Usando estatstica e anlise textual de ltima gerao das respostas, foi possvel estabelecer padres de abordagens distintas sobre liderana de TI de acordo com diferentes necessidades e objetivos especficos de cada organizao. Embora praticamente todos os CIOs sejam responsveis pela entrega de servios essenciais gerenciamento de infraestrutura digital e aplicao de segurana, integridade de dados e disponibilidade do sistema nossa pesquisa identificou quatro diferentes Mandatos do CIO que se baseiam principalmente em como cada organizao enxerga a funo da rea de TI.

Expandir
Refine processos de negcios e otimize a colaborao

Alavancar
Aperfeioe operaes e aumente a efetividade organizacional

Desbravar
Transformar
Altere a cadeia de valor do segmento de mercado por meio de melhores relacionamentos Inove radicalmente produtos, mercados e modelos de negcios

O CIO Essencial

Alavancar
Essas organizaes visualizam a rea de TI como uma provedora de servios de tecnologia fundamental. Solicita-se aos CIOs que promovam a rea de TI para aperfeioar operaes a fim de obter maior eficincia organizacional.

Expandir
Este Mandatomuito comum inclui organizaes que esperam que os CIOs gerenciem um conjunto equilibrado de responsabilidades que variam de fundamentais a visionrias. Seus CIOs conduzem operaes de TI que ajudam a expandir capacidades organizacionais ao refinar processos de negcios e otimizar a colaborao em toda a empresa.

Transformar
Organizaes com este Mandato enxergam a rea de TI principalmente como provedora de solues especficas de segmento de mercado para alterar os negcios. Solicita-se que estes CIOs ajudem a transformar a cadeia de valor do segmento de mercado ao otimizar relacionamentos com clientes, cidados, parceiros e clientes internos.

Desbravar
Aqui, as organizaes visualizam a rea de TI predominantemente como um ativador essencial da viso organizacional/de negcios. Este grupo de CIOs convidado a ajudar a explorar ou radicalmente reinventar produtos, mercados e modelos de negcio.

Resumo executivo

A estrada frente dos CIOs Para serem bem-sucedidos, os CIOs devem compreender as necessidades e os objetivos de suas organizaes, agncias, divises ou unidades de negcio e entregar de acordo com seus Mandatos. vital se comunicar efetivamente com colegas executivos para obter a concordncia explcita de como a rea de TI pode suportar da melhor forma os objetivos de negcio. Assim como vital a propagao de tal concordncia para que os executivos do C-Level e outros participantes reconheam e suportem o foco principal da rea de TI. Contudo, estes Mandatos representam um momento especfico na linha do tempo da organizao. Eles podem alterar com mudanas nos ambientes econmico, competitivo ou tecnolgico. Quando os objetivos da organizao se alteram, o Mandato do CIO tambm pode se alterar. Os CIOs esto exclusivamente posicionados para ajudar suas organizaes a lidar com a volatilidade e complexidade do sculo XXI ao gerar conhecimento valioso de dados e servindo como catalisadores para a inovao.

10

O CIO Essencial

O valor mximo vir de estar apto a fornecer os dados certos para as pessoas certas de uma maneira segura e entregar operaes efetivas e estveis.
Birgitte Drewes, CIO, Lgemiddelstyrelsen, Danish Medicines Agency

Introduo

11

Quem precisa de um CIO?


Grandes avanos tecnolgicos esto remodelando empresas, governo e sociedade. A tecnologia se tornou onipresente e os dados esto se expandindo de maneira exponencial. Por sua vez, a funo do CIO est se tornando cada vez mais essencial para organizaes no mundo.

12

O CIO Essencial

Gerenciando a proliferao inevitvel dos dados A integrao global traz complexidade para a disposio dos diversos cubos de Rubik conectados e esta complexidade precisa ser gerenciada para alcanar o sucesso.
Rupinder Goel, CIO, Airtel Africa

Ns vivemos em um mundo profundamente infundido em dados. Vastas quantidades esto sendo geradas e capturadas enquanto os sistemas econmico e social se tornam mais instrumentados e interconectados. E estes mesmos sistemas esto se tornando cada vez mais conectados e complexos. Ao mesmo tempo, o ritmo da mudana no diminui. No momento, h mais do que um bilho de transistores por ser humano e eles so encontrados no somente em servidores, PCs, smartphones, tablets e reprodutores de MP3, mas tambm em dispositivos e automveis, power grids, estradas e ferrovias. Etiquetas e sensores RFID esto rastreando produtos nas cadeias de suprimento para tudo, desde produtos farmacuticos at rebanhos animais. O contedo digital global criado aumentar cerca de 30 vezes durante os prximos dez anos para 35 zettabytes (ou seja, um trilho de gigabytes, ou um 1 seguido por 21 zeros).3 Esta abundncia de dados e carga impacta cada funo dos empreendimentos e instituies, mas a responsabilidade mais pesada e as oportunidades mais promissoras dessa nova era de hiperinformao ficam na mesa do CIO. Mais do que nunca, eles so essenciais para capitalizar na complexidade e gerenciar o impacto das foras externas. Conforme a gerao, a coleta e a anlise de dados ganham importncia para as organizaes de todas as faixas, o mesmo ocorre com o papel do CIO.

Introduo

13

A agenda executiva compartilhada Conforme a habilidade de extrair informaes de dados estruturados e no estruturados passa a ter mais valor, os CIOs esto se aproximando mais do local exato de poder em suas organizaes. Portanto, no surpreende que haja um alinhamento mais forte no pensamento dos CEOs e dos CIOs. Quando solicitados a classificar o impacto das foras externas em suas organizaes, a classificao mais recente feita pelos CIOs esteve muito prxima daquela obtida dos CEOs no nosso estudo de 2010.4 Em 2010, os CEOs classificaram fatores tecnolgicos como a segunda mais importante fora externa, logo depois, fatores de mercado que poder impactar sua organizao nos prximos trs a cinco anos. Estes mesmos executivos nos disseram que operam em um mundo que substancialmente mais voltil, incerto e complexo do que no passado.
CIO 2009 CIO 2011 CEO 2010

Figura 1 Compartilhando a viso com o CEO A viso dos CIOs sobre as foras externas mais significativas que impactam suas organizaes est mais prxima da viso dos CEOs agora do que no passado.

1 2 3 4 5 6

1 2 3 4 5 6

Fatores de mercado Fatores tecnolgicos Fatores macroeconmicos Habilidades de pessoas Interesses regulamentares Globalizao

14

O CIO Essencial

Os CIOs demonstram atualmente um forte alinhamento com esta linha de pensamento e esto altamente focados em informaes, nos clientes e na qualificao das pessoas para gerenciar tal complexidade. Perguntados sobre onde iro focar a TI de forma a ajudar na estratgia de suas organizaes nos prximos trs a cinco anos, a vasta maioria dos CIOs apontou informao e inteligncia, aproximao com o cliente e habilidades de pessoas como suas trs principais prioridades, da mesma maneira que fizeram os CEOs.
Figura 2 Prioridades na sincronizao CIOs e CEOs juntos visam focar na informao e na inteligncia, na aproximao com clientes e nas habilidades das pessoas, num futuro prximo.
Foco do CEO nos prximos 5 anos Foco do CIO nos prximos 3 a 5 anos

1 2 3 4 5 6 7 8

1 2 3 4 5 6 7 8

Informao e inteligncia Proximidade com o cliente Habilidades de pessoas Colaborao e comunicao interna Gerenciamento de riscos Mudanas no modelo corporativo Mudanas de modelo de segmento de mercado Mudanas de modelo de receita

Acelerando a inteligncia Nossa pesquisa sugere que este novo alinhamento venha do fato de que os CEOs compreendam melhor a importncia da tecnologia. Eles confiam cada vez mais nos CIOs para transformar dados em informaes teis, informaes em inteligncia e inteligncia em melhores decises.

Introduo

15

Como resultado, os CIOs esto avaliando diversas maneiras de fazer melhor uso do armazenamento de dados que surgem rapidamente. Inteligncia de negcios e anlise so de mxima importncia de acordo com o plano visionrio dos principais CIOs para aumentar a competitividade ao longo dos prximos trs a cinco anos. Embora estivesse na lista de 2009, a computao em nuvem deu um salto gigante. Quando perguntados como convertero dados em inteligncia, os CIOs citaram gerenciamento de dados principais, anlise de clientes, data warehousing e Painis de controle com informaes visuais. Cada iniciativa foi citada por quase dois teros ou mais de nossa amostra.

Ns forneceremos a tecnologia apropriada para o ambiente de negcios em contnua evoluo e informaes mais adequadas para os negcios.
Zsolt Rasztovits, CIO, MKB Bank Zrt.

100% 90% 80%


68% 83%83% 74% 75% 68% 60% 64% 60% 71% 66% 58% 57% 54%55%

Figura 3 Os CIOs esto recalibrando seus conjuntos de ferramentas Embora as trs principais prioridades permaneam as mesmas, a mobilidade e a computao em nuvem tiveram o maior salto entre seus planos visionrios.
2009 2011

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%


33%

io

So

Co

er en

Po

rta

co de nf ris or c m os is id de ad au e to at en di m en to Co lab or a re de o so e cia l

ne g c

ad e

za

ve

ob i

de

rtu

em

ge re nc

iam en cia m

lid

ali

nu

to

es so

Vi

a o

de

Pr oc

es

lu

pu t

en

to

16

O CIO Essencial

Ns criaremos valor por meio da habilidade de gerenciar alm das linhas de responsabilidades e do cuidado com a construo de clientela na empresa.
Cezary Kosewski, CIO, Sklepy Komfort S.A.

Todos os CIOs da amostra expressaram um consenso notvel em relao ao que necessrio para implementar com sucesso suas estratgias de TI. Os CIOs identificaram os trs principais fatores de sucesso para iniciativas de TI, tais como possuir os talentos de TI/ negcios corretos, gerenciar alm da linha de responsabilidades e criar as condies antes mesmo de iniciar. Onde os caminhos divergem Talvez, a informao mais til resultante deste estudo, no o que torna os CIOs iguais, mas o que os faz diferentes. As principais diferenas entre o CIOs que entrevistamos est nas necessidades e objetivos de negcios de suas organizaes, e como eles podem alcanar tais objetivos promovendo os negcios e a tecnologia da informao. CIOs em toda parte gastam pelo menos uma parcela de seu tempo em itens essenciais de TI como o gerenciamento da infraestrutura digital de suas organizaes (configurando padres, determinando a arquitetura, selecionando fornecedores e reforando a segurana, a integridade dos dados e da disponibilidade de sistema). Alm de gerenciar estes pr-requisitos, nossa pesquisa identificou quatro diferentes Mandatos do CIO, com base em como cada organizao enxerga o papel da rea de TI: Alavancar, Expandir, Transformar e Desbravar. Estes Mandatos so derivados da anlise de cluster interativa, incluindo estatsticas e anlise textual de ltima gerao das milhares de respostas dos CIOs. Esta anlise revelou padres de resposta tpicos associados a cada Mandato. Cada padro indicou uma abordagem distinta para a liderana de TI derivada de necessidades organizacionais especficas.

Introduo

17

Mandato Expandir
Refine processos de negcios e otimize a colaborao

Mandato Alavancar
Aperfeioe operaes e aumente a efetividade organizacional

Figura 4 O Mandato do CIO CIOs efetivos conhecem e executam de acordo com o Mandato que definido pelos objetivos predominantes do negcio.

Mandato Transformar
Altere a cadeia de valor do segmento de mercado por meio de relacionamentos melhores

Mandato Desbravar
Inove radicalmente produtos, mercados e modelos de negcio

18

O CIO Essencial

Os lucros so baixos e, portanto, usar a tecnologia para aumentar a eficincia nas pessoas e processos cada vez mais importante.
Vimal Goel, Chief Manager, IT, HPCL Mittal Energy Ltd

Praticamente todos os CIOs tm algumas responsabilidades em cada uma das reas que definem o Mandato individual. Por exemplo, mesmo nas organizaes mais inovadoras, ainda espera-se que os CIOs gerenciem os fundamentos de alavancar a tecnologia para impulsionar a eficincia; ou mesmo que os CIOs que operam com um Mandato Alavancar gastem parte de seu tempo em iniciativas que permitam expandir a cadeia de valores e ajudem a reinventar a empresa. O Mandato no qual um CIO opera determinado pelas necessidades e expectativas da unidade de negcios, agncia ou corporao. Organizaes tm uma variedade de necessidades tecnolgicas e objetivos que so determinados com base em uma matriz de variveis. Estas variveis incluem segmento de mercado, regio, posicionamento competitivo, tamanho, maturidade, entre outros. O Mandato de CIO identificado em nossa anlise estabelece o foco principal do CIO, bem como as principais competncias exigidas da organizao de TI. por isso que extremamente importante que cada CIO tenha uma compreenso clara de seu Mandato. E a organizao inteira deve reconhec-la. O sucesso da funo de TI e, por extenso, da prpria empresa, depende verdadeiramente dela. Estes Mandatos representam um momento especfico da empresa. Todo Mandato pode ser alterado conforme as mudanas no ambiente econmico e da concorrncia ou quaisquer outros fatores que venham a resultar no estabelecimento novos objetivos organizacionais. Nossa anlise mostra que os quatro Mandatos existem em todos os segmentos de mercado e regies. Mas cada organizao possui uma viso dominante da rea de TI que confere poderes para o CIO alcanar seus objetivos.

Introduo

19

Cada Mandato fornece valor De maneira interessante, observamos pouca correlao entre desempenho financeiro e qualquer Mandato de CIO particular. Os CIOs podem fornecer valor de negcios real com cada tipo de Mandato. Entretanto, dentro de cada Mandato, observamos algumas diferenas notveis entre organizaes com alto desempenho e organizaes com baixo desempenho. Solicitamos que os entrevistados avaliassem a posio competitiva de suas organizaes. Aqueles que selecionaram segmento de mercado com alto desempenho foram identificados como sendo de alta performance, enquanto aqueles que selecionaram um pouco ou substancialmente pares de segmento de mercado com baixo desempenho foram agrupados como sendo de baixo desempenho. Nos captulos a seguir, destacaremos aquelas reas nas quais organizaes com alto desempenho descreveram planos substancialmente diferentes em comparao s organizaes com baixo desempenho. Estes Mandatos no so uma progresso ou continuidade das responsabilidades dos CIOs. Com qualquer Mandato, CIOs inteligentes devem estar alertas para oportunidades para alavancar valor aos negcios.

20

O CIO Essencial

Ns temos que otimizar a comunicao horizontal e integrar dados para remover as barreiras nos silos em minha empresa.
Masahiko Kon, Diretor Financeiro/TI/GA, Sumitomo 3M Limited

Nossa funo evoluir de um provedor de servios de TI para uma parte essencial dos principais negcios.
Bulychev Stanislav Yurievich, CIO, Glavstroy

Captulo um

21

Alavancar
Organizaes que demandam TI de alto desempenho precisam que os CIOs foquem no gerenciamento das atividades crticas de TI e na obteno de informaes para tomada de deciso mais rpida e assertiva.
A empresa espera que os CIOs que operam com o Mandato Alavancar concentrem cerca de metade de seus esforos nos itens fundamentais da entrega de servios de TI. Tais organizaes enfatizam o aperfeioamento e a simplificao da tecnologia para otimizar a eficcia organizacional.
Viso de negcios de TI
Provedor de servios crticos de tecnologia

52%

28%

Facilitador da eficincia do processo organizacional Provedor de solues especficas de segmento de mercado para suportar negcios Agentes crticos da viso de negcios/ da organizao

14%

6%

22

O CIO Essencial

Planejando a operao perfeita Muitos segmentos de mercado no mundo todo esto passando por mudanas rpidas e complexas. Contudo, uma fundao pequena, mas slida da economia consiste em setores relativamente maduros. Nestes segmentos de mercado, operaes eficientes so mais importantes para o crescimento do que alcanar a agilidade mxima. Os setores Aeroespacial e Defesa, Qumica e Petrleo e Produtos Industriais, por exemplo, requerem grandes investimentos de capital. Comparados a outros segmentos de mercado, CIOs destas indstrias tm menos liberdade para assumir os riscos associados adoo de novas tecnologias.
Figura 5 Segmentos de mercado maduros buscam o essencial Segmentos de mercado mais maduros que podem ser mais sensveis ao risco acolhem a mais alta concentrao de organizaes que adotam o Mandato Alavancar.
80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%
31%

28% 23% 23% 21% 21% 19%

16% 16%

14% 12%

9%

8%

7%

7%

7%

5%

4%

Ae ro es E pa du Q cia ca u m l e D o ic e a e fes Pe a tr le El et Go o Ci ve ro n el ci et rno as r Bi Pro A nic ol du ut os g o ic tos mo as I t e ndu ivo F s En Be arm tria er ac is gi ns u a e de t M Uti Co ica lid ns d ia ad um e En e P o tre b te lic a ni Tu m en ris to m o V e As Tr are an jo si st sp n Me or ci a rcad Se te M gu o d ic Fina ros a (P nc e ro ve iro do Te re le co Fina s) m n un as ic a e s

Alavancar

23

Para o setor pblico os avanos tecnolgicos, mais notavelmente a difuso da Internet, possibilitaram transaes eletrnicas (e-government) e vastas melhorias em como os governos distribuem os servios. Contudo, tais servios sade e segurana pblica, construo e manuteno de infraestrutura crtica, programas sociais e etc. so relativamente estveis a curto prazo. O maior desafio continua sendo o fornecimento de mais servios aos cidados a um menor custo. Aprimorar a eficincia e eficcia organizacional 14% dos CIOs entrevistados operam com o Mandato Alavancar. CIOs com este Mandato conduzem melhorias em governana e controles, procedimentos, colaborao interna e transparncia entre as reas de TI e de negcios. CIOs cujas respostas se correlacionam ao Mandato Alavancar esto continuamente revisando seu ambiente legado, com uma viso voltada ao controle do custo. Para manter os custos sob controle, suas principais ferramentas so voltadas para a racionalizao, renovao e consolidao de portflios de aplicativos e ambientes de hardware ao longo dos prximos trs a dez anos. Colaborao interna e interao com o cliente esto entre os principais objetivos dos CIOs que adotam o Mandato Alavancar. Aproximadamente trs entre quatro CIOs esperam que as mudanas em seus processos de colaborao interna tenham alto potencial transformador para suas organizaes. E quase todos enxergam mudanas nos processos de interao com o cliente como iniciativas de alto impacto. Ns precisamos lidar com a mudana comprometendo-nos com nossos clientes internos, afirmou um CIO do governo na Austrlia. A soluo parte estrutural e parte cultural.

O ROI de muitos projetos muito difcil de quantificar. Como voc mede o ROI de uma implementao de SOA de computao em nuvem e a flexibilidade cada vez maior que elas fornecem para a organizao?
Kalman Tiboldi, CIO, TVH Group Thermote & Vanhalst

24

O CIO Essencial

Figura 6 Colaborao e comunicao so essenciais Estes lderes de TI procuram por novas tecnologias para melhorar a maneira como trabalham com seus clientes.
Baixo potencial de transformao Potencial mdio de transformao Alto potencial de transformao

Altere processos de colaborao internos

8%

18%

74%

Altere processos de interao do cliente

10%

21%

69%

Um de nossos principais desafios localizar os recursos tcnicos necessrios para atender s demandas de nossos clientes.
Tito Otero, CIO, Ferreyros S.A.A.

Aprendendo com os planos das empresas que apresentam alto desempenho CIOs em organizaes que apresentam alto desempenho e que adotam o Mandato Alavancar possuem abordagens diferentes das de seus colegas com desempenho inferior. Aproximadamente dois teros destes CIOs identificaram o compartilhamento de mais informaes como uma iniciativa essencial para a melhoria do relacionamento com o cliente. Para isto, os CIOs esto fornecendo ferramentas que otimizam a comunicao interna, tais como troca de mensagens em tempo real, blogs corporativos e outros tipos de colaborao eletrnica e at remota. Outro fator de sucesso importante para os CIOs das empresas com alto desempenho que adotam o Mandato Alavancar ter os talentos de TI/ negcios corretos. Combinar a tecnologia certa com os funcionrios que possuem a qualificao mais adequada um objetivo de muitos. Ns precisamos que nossa equipe de TI seja mais voltada aos negcios para construir relacionamentos confiveis com nossas unidades de negcios, nos contou um CIO da rea de educao na Austrlia.

Alavancar

25

49%
Organizaes com alto desempenho adeptas do Mandato Alavancar Tenha a equipe correta de TI e negcios para conduzir o projeto

Figura 7 Organizaes com alto desempenho compartilham mais Organizaes com alto desempenho priorizam o compartilhamento de informaes internamente e o envolvimento das pessoas certas mais do que as organizaes com baixo desempenho.

30%

Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Alavancar

mais

45%
29%
Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Alavancar

mais

63%
42%
Organizao com alto desempenho adepta do Mandato Alavancar

Compartilhe mais informaes com clientes internos

26

O CIO Essencial

Recomendaes
Execuo de acordo com o Mandato Alavancar
Abra novos canais de comunicao Torne uma alta prioridade melhorar a comunicao e colaborao em toda a organizao, especialmente entre as reas de negcios e de TI. Envolva clientes internos mais ativamente nos processos chave de planejamento de TI e tomada de deciso. Envolva a equipe certa Combine cuidadosamente os talentos de TI e de negcios da sua equipe. Implemente programas rotativos para expor a equipe de TI a todas as operaes corporativas, incluindo posies de contato com o cliente. Padronize e consolide Padronize a infraestrutura de TI e os processos relacionados na empresa inteira. Avalie e consolide a rea de TI para tratar lacunas e sobreposies na arquitetura existente. Melhore o controle de TI. Implemente o gerenciamento bsico de processos de negcios. Atualize e renove Pense adiante para desenvolver planos prticos para renovar gradualmente sistemas e hardware legados. Introduza e teste novas tecnologias de maneira conservadora para alinhar com necessidades e prioridades organizacionais, alm de controlar custos legados. Descubra o painel de controle Estabelea painis de controle que utilizam dados coletados para avaliar mtricas chave de negcios e TI, incluindo: ROI e receita; nveis de satisfao e outras informaes do cliente; tempo de resposta/tempo de mercado; disponibilidade do sistema/tempo de inatividade; e satisfao de funcionrios.

Alavancar

27

AkzoNobel
Equilibrando a eficincia de TI com a agilidade comercial

Caso de referncia mais de


reduo no nmero de sistemas ERP

A AkzoNobel a maior empresa de tintas e revestimento do mundo e a principal produtora de produtos qumicos especiais, com presena em mais de 80 pases.5 Porm, a empresa tem planos ainda maiores. Ela deseja impulsionar suas receitas de 14,6 bilhes para 20 bilhes (US$ 20,4 bilhes para US$ 28 bilhes) nos prximos anos.6 A equipe de TI tem um papel importante a desempenhar para a realizao deste objetivo. Quando Pieter Schoehuijs assumiu como CIO em 2009, recebeu como uma de suas tarefas fortalecer o gerenciamento e controle da rea de TI, alm de alinhar a rea de TI da AkzoNobel com seus motivadores de negcio. A dvida era como otimizar o uso dos recursos de TI sem comprometer a flexibilidade das unidades de negcios. As reas de negcios de tintas, produtos qumicos especiais e revestimentos operam de maneira independente, o que as torna muito geis, mas impede uma infraestrutura completamente compartilhada. O departamento de TI focou na consolidao onde era possvel, sem restringir as unidades de negcios. Foram criados um ambiente de telecomunicaes, datacenters e aplicativos de negcios compartilhados, todos suportados por um hub de intercmbio de dados eletrnicos, uma plataforma de intranet e um sistema de compras corporativas. Tambm foram estabelecidos padres e reas de suporte compartilhados, bem como a integrao de funes administrativas dentro das unidades de negcios. O nmero de sistemas ERP que a AkzoNobel usa j foi cortado em cerca de 30%. A rea de negcios de tintas compartilhou sistemas de informaes de gerenciamento, tornando muito mais fcil comparar custos e receitas. E a satisfao do cliente interno aumentou. Mas o departamento de TI no est parando nesse ponto. Eles esto, por exemplo, implementando uma ferramenta para obter informaes financeiras em tempo real por meio de dispositivos remotos, desenvolvendo um conjunto de boas prticas de compras e ativamente fazendo sugestes para as unidades de negcios sobre como usar solues e processos padro de forma a economizar tempo e dinheiro.

30%

28

O CIO Essencial

Caso de referncia

Allied Beverage Group


Construindo uma arquitetura consolidada

A Allied Beverage Group a maior distribuidora de atacado de vinhos e bebidas alcolicas de Nova Jersey. Formada a partir de uma fuso de trs outras empresas no final dos anos 90, atualmente o grupo est entre os dez maiores distribuidores do setor nos Estados Unidos.7 Em um mercado de trabalho no qual o atendimento ao cliente superior uma diferenciao, a Allied precisava de tecnologia mais forte com a qual pudesse competir. Como as empresas anteriores formao da Allied trouxeram suas prprias tecnologias, isto contribuiu para fragmentar e desintegrar os sistemas de TI e a organizao. Desta forma, quando Brian Margolies foi contratado como o primeiro CIO da organizao em 2009, ele imediatamente lanou uma reviso de 90 dias para descobrir o que funcionava e o que no funcionava. Isto resultou em um plano de TI estratgico de trs anos e totalmente alinhado. Em apenas dois anos, com suporte do Conselho, ele alcanou praticamente todos os seus objetivos no perodo planejado e cumprindo com o oramento. Ele consolidou a maioria dos recursos e aplicativos de TI em um centro de servios compartilhado, revisou a infraestrutura de rede e injetou muito mais disciplina na funo de TI, reduzindo o tempo de inatividade dos sistemas de at uma hora por semana para uma disponibilidade de mais de 99%. Um novo portal de e-commerce de autoatendimento foi projetado para fazer a transio da equipe de vendas rumo venda consultiva e aumento de receita e at mesmo ganhou um prmio por inovao tcnica.8 O que vem a seguir? Margolies quer otimizar o mecanismo de e-commerce com recursos da Web 2.0 e contedo integrado til para parceiros da cadeia de fornecimento, avanar para prova de entrega eletrnica e usar anlise preditiva para gerenciar o inventrio da Allied.

Em nosso mercado,

o impacto das regulamentaes


significativo, impedindo diversas formas de competio que so comuns na maioria dos segmentos de mercado. Uma TI inovadora essencial para alcanar uma vantagem competitiva por meio de um excelente atendimento ao cliente B2B. Brian Margolies, CIO, Allied Beverage Group

Alavancar

29

Alavancar com excelncia


Voc essencial?
De que maneiras voc otimizar relacionamentos e aprimorar a comunicao em toda a organizao? Qual o seu plano para obter, manter e desenvolver pessoas com qualificaes de TI e negcios que sua equipe mais precisa? Quantas arquiteturas incompatveis sua organizao possui atualmente e por que isto acontece? Voc agressivo o suficiente na racionalizao do portflio de hardware e aplicativos como parte do controle de custos? Como seus painis medem o valor da rea de TI em termos de benefcios de negcios?
Leverage Expand Pioneer

Transform

30

O CIO Essencial

Solues de data warehouse e portais esto se tornando comuns. Estamos construindo nossos sistemas de funes administrativas para que eles sejam mais abertos e preparados para parcerias.
John Glanville, Diretor de TI, Ideal Stelrad Group

necessrio mais velocidade na simplificao dos processos de negcio para parceiros externos e tambm para os processos internos.
Hiroyuki Yoshimoto, Vice-presidente Executivo e CIO, Calsonic Kansei Corporation

Captulo dois

31

Expandir
Os CIOs focados no crescimento corporativo ajustam continuamente os processos de negcio e a colaborao interna para obter uma maior integrao.
Como todos os CIOs, aqueles que trabalham com um Mandato Expandir so responsveis pelos itens fundamentais uma infraestrutura digital com bom funcionamento que oferece segurana de dados, integridade e disponibilidade dos sistemas. Contudo, eles tambm devem refinar continuamente as operaes para otimizar a eficincia e procurar vantagens competitivas substanciais com a ajuda da rea de TI. Para isso, espera-se que eles criem eficincia ao aperfeioar processos de negcio e melhorar a colaborao em toda a empresa, possibilitando tomadas de deciso mais rpidas e efetivas.
Viso de negcios de TI
Provedor de servios crticos de tecnologia

27%

32%

Agente da eficincia do processo organizacional Provedor de solues especficas de segmento de mercado para suportar negcios Agente essenciais da viso de negcios/da organizao

27%

15%

32

O CIO Essencial

Facilitando o empreendimento ideal Reduza o custo dos negcios e redirecione o gasto para as atividades de melhoria dos negcios de alto volume.
Cheryle Jenkinson, CIO, Cmara Municipal de Ipswich, Austrlia

Os CIOs associados ao Mandato Expandir so solicitados a ajudar a reinventar suas organizaes, tornando-as mais rpidas, mais flexveis e melhor equipadas para transformar os dados em conhecimento. Metade dos CIOs com os quais falamos ofereceram respostas que se correlacionam com o Mandato Expandir. O nmero total classificado neste mandato representa mais do que o dobro de qualquer outro dos grupos identificados. Em resumo, isto significa que o mandato expandir dos CIOs o mais solicitado entre as organizaes de hoje em dia. CIOs que operam neste tipo de organizao possuem a combinao mais equilibrada de responsabilidades, alocando sua energia de maneira relativamente uniforme para projetos desde os mais fundamentais at os mais visionrios. A viso dominante da rea de TI nestas organizaes a de facilitador da eficincia do processo organizacional. Contudo, CIOs associados a este Mandato estimaram que gastam, em mdia, apenas um pouco menos de tempo fornecendo os servios de TI fundamentais e fornecendo solues especficas de segmento de mercado. Sua funo como agente essencial da viso da organizao menos exigente, embora esteja longe de ser insignificante.

Figura 8 O Mandato Expandir o Mandato mais comum dentro de todos os segmentos de mercado, exceto entre as organizaes de Mercado Financeiro, que empregam mais o Mandato Desbravar.

80% 70% 60% 50% 40%


29% 62%

60%

58% 58%

55% 53% 53% 52%

51% 51% 50%

46% 45% 45% 45% 44% 43%

30% 20% 10%

Ci

u ica tos I s e ndu Fa ia st r r e Ut ma iais ilid c ad uti Be c e Ae ns P a ro de bl ic es C pa on a cia su El l e mo et D Q roe efe u m letr sa ica n e icos Pe tr Au l to eo m Tu ot ris ivo m o Gov e er Tr an no sp or te Va re As Se jo sis gu t nc Fi ros ia na M n d ica Edu as M d (P ca ia ro e En ved o Te tret ore s) lec en i M om me nt er u ca nic o do a Fi e s na nc eir o En er g

cia s

Bi

ol

Pr od

Expandir

33

Parcerias para obter rentabilidade Itens como maior integrao de negcios e tecnologia so altas prioridades para os CIOs associados que adotam o Mandato Expandir. Uma melhor integrao permite que os CIOs foquem os recursos de TI nas necessidades mais essenciais dos negcios. Os CIOs esto liberando a equipe e os recursos para atender a estes objetivos cruciais ao atualizar os sistemas legados com uma viso voltada para a modernizao e terceirizao de funes de TI no essenciais. Os CIOs esto implementando novas ferramentas de comunicao interativa para estimular a colaborao e a transparncia, aprimorar a visibilidade dos dados da cadeia de suprimento e melhorar o gerenciamento dos processos de negcios.
Alternar a combinao de recursos, conhecimento e ativos dentro da organizao

O alinhamento de estratgia, estrutura e processos essencial e a rea de TI desempenha um papel surpreendentemente grande e importante nisso. Quando estes trs esto perfeitamente claros, o modelo de negcios simplificado e muitas coisas boas acontecero.
John McDermott, CIO, Xerox Corporation

Figura 9 Localizar parceiros confiveis vital Muitos CIOs adeptos do Mandato Expandir procuram por parceiros como uma fonte de novas habilidades e conhecimento
Mantenha a combinao atual Ambos

14%

20%

66%

Fazer tudo internamente versus o estabelecimento de parcerias

17%

18%

65%

Altere profundamente a combinao Fazer tudo internamente

De acordo com seu interesse na terceirizao, os CIOs nas organizaes que demonstram um Mandato Expandir esto desistindo da antiga abordagem de fazer tudo em casa o que uma vez caracterizou muitas compras de TI e ao invs disso, planejam estabelecer parcerias de maneira extensiva. Aproximadamente quatro vezes mais CIOs planejam estabelecer parcerias em relao aos que pretendem continuar a usar recursos apenas internos. Dois teros dos CIOs afirmam que iro alterar profundamente a combinao de recursos, conhecimento e ativos dentro de suas organizaes. Por outro lado, menos de um em cada cinco continuar preso ao status quo.

Ambos Estabelecer parcerias de maneira extensiva

34

O CIO Essencial

Simplificar, analisar e automatizar Tornar possvel o fornecimento das informaes para departamentos que promovem melhoria nos negcios e medir a melhoria dos negcios do departamento, por meio de indicadores, como a reduo do inventrio.
Masahiko Takenaka, Gerente Geral, Sistemas de Informaes, Furukawa-Sky Aluminum Corp.

Possivelmente o requisito mais crtico das organizaes que demonstram o Mandato Expandir possibilitar uma tomada de deciso mais assertiva. As organizaes procuram a rea de TI para levar as informaes mais adequadas, relevantes e corretas s mos dos lderes de negcio. por isso que a simplificao de processos e produtos juntamente com a anlise para conduzir a melhores tomadas de deciso em tempo real so as principais prioridades para CIOs adeptos do Mandato Expandir. Ferramentas de gerenciamento de processos de negcio avanadas podem ser essenciais na identificao de pontos de ineficincia e no mapeamento dos processos internos para necessidades dos clientes.
Simplificar os processos chave internos

Figura 10 Simplificar e conquistar CIOs com um Mandato Expandir aperfeioam processos de negcio e possibilita melhores decises ao liderar no uso da anlise.
Sem envolvimento Apoiar Liderar

2%

16%

82%

Conduzir melhores decises em tempo real

5%

23%

72%

Aproveitar a vantagem da anlise

5%

25%

71%

Expandir

35

Esmagadores 98% dos CIOs afirmou que poderiam liderar ou suportar esforos para simplificar processos chave internos, enquanto 95% afirmou que poderiam liderar ou suportar esforos para conduzir melhores decises em tempo real e aproveitar a anlise. Ns nos perguntamos Qual o resultado de negcios especfico a alcanar? e Quais so os processos e recursos necessrios? disse um CIO do segmento eletroeletrnico na Austrlia. Ento, ns simplificamos e automatizamos. Organizaes com alto desempenho colaboram e integram Para CIOs nas organizaes que apresentam alto desempenho e que adotam o Mandato Expandir, a colaborao e a integrao so especialmente importantes. Mais de dois teros destes CIOs afirmaram que focariam mais na colaborao e comunicao interna, comparados a menos da metade dos entrevistados em organizaes com baixo desempenho com um Mandato Expandir. Conjuntos avanados de colaborao que inclua funes como wikis, blogs, repositrios de arquivos, calendrios de eventos, quadros de discusses, galerias de imagens e vdeos, entre outros so essenciais para estes CIOs. Seu foco na integrao tambm diferencia as organizaes com alto desempenho daquelas com baixo desempenho. O nmero de CIOs de organizaes com alto desempenho que disseram possuir negcios e tecnologia integrados para inovao em uma grande extenso mais que o dobro em relao ao nmero de CIOs em organizaes com baixo desempenho. A colaborao interna um item obrigatrio, questes culturais devem ser abordadas e o conhecimento precisa ser compartilhado e utilizado, disse um CIO do segmento bancrio na ndia.

importante certificar-se de que ao nos tornarmos maiores, no fiquemos mais complexos, mas que escalemos de maneira eficiente.
John Murray, CIO, EMTS Etisalat Nigeria

36

O CIO Essencial

Um objetivo importante o cultivo contnuo da cultura de TI, nos contou um CIO do segmento bancrio na Malsia e ser um parceiro de negcios para criar valor aos clientes, organizao, funcionrios e parceiros.
Figura 11 Equipes de alto desempenho com negcios Mais CIOs em organizaes com alto desempenho que adotam o Mandato Expandir citaram a integrao e colaborao com os negcios como chave para inovao em relao ao que fizeram as organizaes com baixo desempenho.

71%
Organizaes com alto desempenho adeptas do Mandato Expandir Integrao de negcios e tecnologia para inovao

49%
Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Expandir

110% mais
29%
Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Expandir

mais

45%
61%
Organizaes com alto desempenho adeptas do Mandato Expandir

Colaborao e comunicao interna

Expandir

37

Recomendaes
Execute de acordo com o Mandato Expandir
Possibilite a colaborao de ltima gerao Avalie e adote novas ferramentas para fortalecer a colaborao corporativa e a troca de dados em tempo real. Explore e introduza sistema de mensagens unificado, solues de dados remotos, modelos com acessibilidade de qualquer momento/em qualquer lugar e virtualizao de desktop. Fortalea a integrao dos negcios e da tecnologia Aumente a transparncia ao envolver clientes internos no planejamento de TI e tomada de decises. Ajude a equipe de TI a focar em clientes externos importantes e aumento da receita, ao mesmo tempo em que encoraja os lderes de negcios a mirar a inovao. Foco no principal Conte com parceiros confiveis para tratar as funes de TI no estratgicas. Avalie os benefcios da terceirizao e da computao em nuvem. Realoque recursos internos para executar tarefas que so mais valiosas para a organizao. Simplifique, automatize e integre Implemente o gerenciamento de processos de negcios avanado. Alinhe processos de negcio com requisitos do cliente. Avance as mtricas Fornea painis de controle sofisticados por meio de mtodos mais avanados de anlise, incluindo: ROI e receita; economia de custos de TI; anlise de clientes avanada; tempo de resposta/tempo de mercado; satisfao do usurio final; e fatores de desempenho de TI para diferenciao.

38

O CIO Essencial

Caso de referncia

YES BANK
Capitalizando na terceirizao inteligente

9%

Mantendo custos de TI em
do total do gasto operacional

O YES BANK um dos bancos do setor privado com mais rpido crescimento da ndia. Fundado em 2004, ele se tornou um banco comercial de servios completos, com dois centros de operaes nacionais e 185 filiais em 149 cidades em apenas sete anos.9 A deciso de terceirizar tarefas de TI no crticas e de se concentrar em seus negcios bancrios principais estimulou muito esta expanso. A gerncia do YES BANK percebeu no incio de suas operaes que se o banco desejasse se sobressair em um setor repleto de competidores, seria necessrio oferecer uma proposta de valor diferente e que poderia ser fortalecida pelo uso da tecnologia. Mas ao invs de fazer tudo sozinho e incorrer em enormes custos de capital no processo, o banco escolheu terceirizar muitos de seus recursos de tecnologia, contou o presidente snior e CIO da empresa Umesh Jain. O YES BANK mantm o controle sobre todas as decises estratgicas, de governana e arquitetura de TI, mas conta com provedores externos cuidadosamente selecionados para ativos comoditizados e servios como gerenciamento de infraestrutura e desenvolvimento e manuteno de aplicativos. Na companhia, classificam-se estes fornecedores como estratgicos ou tticos, dependendo do tipo de produtos ou servios que fornecem e seu nvel de impacto nos negcios. Ento, monitoram-se os fornecedores estratgicos de maneira intensa, com revises regulares de seu desempenho. O banco tambm compra produtos e servios de prateleira sempre que possvel, adotando a filosofia de compra mais adequada necessidade ao invs de melhor da categoria. E o YES BANK estabelece parcerias extensivas com outras organizaes para participar da criao de valor, explicou Jain. A abordagem inteligente do YES BANK para terceirizar foi muito adequada. Ela foi bem-sucedida em manter seus custos de TI em 9% do gasto operacional total, enquanto a mdia do segmento de mercado de 15 a 22%. Alm disso, a infraestrutura de TI flexvel permanece capaz de suportar o crescimento futuro.

Expandir

39

Expanso com excelncia


Voc essencial?
Quais ferramentas de colaborao de ponta voc implementou em seu empreendimento para ajudar a integrar a tecnologia com negcios? Quo profundamente seus clientes internos esto envolvidos em seus processos chave de planejamento e tomada de deciso? Qual o seu plano para envolver parceiros e terceirizar funes de tecnologia da informao? Quais processos persistentemente ineficientes podem ser eliminados ou melhorados para aumentar a satisfao do cliente? Como voc trabalha com clientes internos para garantir que os painis de controle meam os indicadores chave de desempenho corporativo?
Transform Expand Pioneer Leverage

40

O CIO Essencial

Nosso foco encontrar formas de organizar alianas e parcerias para permanecer frente da concorrncia.
Jappe Blaauw, CIO, Air France-KLM

Ns queremos saber o mximo possvel sobre o cliente antes de ele entrar em contato conosco, para simplificar as interaes.
Mike Benson, Vice-presidente Executivo e CIO, DIRECTV

Captulo trs

41

Transformar
CIOs olham alm dos limites da empresa para simplificar processos de negcio e gerar informaes em tempo real em toda a cadeia de valor.
As organizaes que operam com um Mandato Transformar esperam que a rea de TI, mais do que qualquer outra, atue como uma provedora de solues corporativas para suportar seus negcios. Na mdia, espera-se que os CIOs adeptos do Mandato Transformar gastem mais de um tero de seu tempo ou oramento atendendo tal funo. Um pouco menos de sua energia dedicada tanto s responsabilidades visionrias quanto s melhorias de processo de negcio. Os CIOs com este Mandato normalmente so vistos como tendo os itens essenciais e gastam muito menos tempo em tais atividades.
Viso de negcios de TI
Provedor de servios crticos de tecnologia

14%

26%

Facilitador da eficincia de processos organizacionais Provedor de solues especficas de segmento de mercado para suportar negcios Agente essencial da viso dos negcios/ da organizao

34%

27%

42

O CIO Essencial

Simplificando os negcios sem fronteiras A frgil economia global e a competio cada vez mais feroz colocam nova presso nas cadeias de valor das organizaes. Aquelas que precisam olhar alm das quatro paredes da empresa empregam o que ns identificamos como um Mandato Transformar. Essas empresas solicitam que seus CIOs ajudem-nas a desafiar o status quo. Aproximadamente um quarto dos CIOs com os quais falamos suportam organizaes que operam com um Mandato Transformar, o que mais comum em Servios Financeiros incluindo Seguros, Bancos e Mercado Financeiro. O Mandato Transformar tambm mais concentrado do que a mdia nos segmentos de Telecomunicaes, Assistncia Mdica e Varejos, segmentos relativamente dinmicos que esto sendo pressionados a criar novas e mais fortes conexes com clientes finais e outros participantes chave das suas cadeias de valor para permanecerem competitivos.
Figura 12 Um Mandato Universal Embora no seja o Mandato dominante em nenhum setor, Transformar tem uma presena significativa em uma ampla variedade de segmentos de mercado de nossa amostra.
80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%
32% 32% 32%

30% 29% 28% 23% 22% 20% 19% 18% 17% 17% 17%

14% 14% 13% 13%

ica Fi es na M t n e nc ia rca S as do eg M d F u ica ina ros (P nce ro ve iro M d do ia re e s) En Tu Va ris tret re en jo m o i e me En er El Tran nto et gi a ro spo e e Ut let rte ilid rn ic Be ad ns e P os de b Q lic u m Con a ica su m e Pe o tr Au l to eo Ae m Ci ot ro n iv es cia pa Go o s cia ve Bi l e rno ol g De ica Ed fesa s e u Pr Far ca od m ac o ut os u In tica du st ria is As sis

Te le

co m

un

Transformar

43

Atingindo a parte externa da organizao Alm da entrega de servios bsicos de TI e melhorias no processo de negcio, os CIOs adeptos do Mandato Transformar esto ajudando suas organizaes dos setores pblico e privado a repensarem fundamentalmente a maneira como elas compreendem e interagem com clientes e parceiros. Um ponto essencial para estender o alcance do empreendimento o uso de Grandes Dados vasto volume de dados capturados por instrumentos como, por exemplo, sensores ou etiquetas RFID ou dados reunidos em tempo real de milhes de transaes baseadas na Web. E no apenas o volume dos dados que est explodindo, mas tambm a velocidade. Analisar os surpreendentes volumes atuais est alm das ferramentas de gerenciamento de banco de dados mais tradicionais. Para lidar com esse volume, dados em tempo real e anlise avanada so o foco principal das organizaes que possuem um Mandato Transformar. Para os negcios, ter feedback de dados em tempo real melhora a visibilidade e otimiza o gerenciamento dos negcios, afirmou um CIO do segmento eletroeletrnico em Taiwan. Capturando os insights Ento, como os CIOs revelaro os insights que suas organizaes esto precisando? A anlise e o gerenciamento de dados so decisivos para extrair maior valor dos dados. Ao longo dos prximos trs a cinco anos, a maioria dos CIOs adeptos do Mandato Transformar de nossa amostra focar em anlise do cliente, anlise de rentabilidade de produtos/ servios e gerenciamento de dados. Isto significa mover-se alm dos sistemas de gerenciamento tradicionais de banco de dados relacional para a prxima gerao de data warehouses integrado e ferramentas de anlise. Um CIO do segmento de Produtos de Consumo na Austrlia disse que Uma iniciativa de gerenciamento de dados ir limpar os dados corporativos, facilitando nossa habilidade de entregar ricas anlises do cliente para os negcios. Ns estaremos aptos a criar valor porque j temos o contedo e a viso para torn-lo apropriado para utilizao em vrios dispositivos. Nosso objetivo exatamente obter os dados, limp-los e torn-los onipresentes no dispositivo.
Kevin Dabney, Vice-presidente Executivo e CIO, Wells Fargo Wholesale Division

44

O CIO Essencial

Figura 13 Reunindo maiores informaes Transformar dados em informao e informao em inteligncia de negcios uma das principais prioridades para os CIOs adeptos do Mandato Transformar.
Anlise do cliente Anlise de rentabilidade de produtos/servios Gerenciamento de dados Anlise de utilizao de produtos/servios

70%

68%

65%

56%

Perguntados sobre onde iro focar a TI para ajudar na estratgia de suas organizaes nos prximos trs a cinco anos, a vasta maioria dos CIOs que identificamos com um Mandato Transformar citou alavancar melhores dados com forte anlise para criar insight e executar aes. Para criar valor, forneceremos informaes corretas de alta qualidade e para suportar decises de negcio, observou um CIO do segmento de Produtos de Consumo na Itlia.
Figura 14 Possibilitando a empresa inteligente A maioria dos CIOs adeptos do Mandato Transformar focaro em uma variedade de ferramentas para conduzir a melhores tomadas de decises nos prximos cinco anos.
Promoo de dados para criar insight

80%
Conduo de decises mais assertivas em tempo real Fornecimento de informaes de negcios com maior qualidade Aproveitamento da vantagem da anlise

75%

73%

69%

Transformar

45

Tornar os processos mais fceis para clientes e parceiros De acordo com o IBM CEO Study de 2010, aqueles que gerenciam a complexidade em prol de suas organizaes clientes e parceiros so os que tem o mais alto desempenho.10 Organizaes que operam com o Mandato Transformar do nfase substancial na simplificao dos processos internos e das interaes com cidados, clientes e parceiros externos. Esmagadores 99% dos CIOs adeptos do Mandato Transformar identificaram iniciativas para simplificar processos chave internos como uma atividade que eles liderariam ou suportariam, enquanto 96% afirmaram que encorajariam e participariam de esforos para simplificar processos para clientes. Mais da metade tambm planeja liderar iniciativas de simplificar para parceiros externos, enquanto uma parcela considervel apoiar tais esforos. Os desafios so cada vez mais difceis ao abrir uma loja em um novo pas. Isto exige que adaptemos nosso modelo de parceria e nossa tecnologia e que sejamos extremamente dinmicos para evitar a interrupo da evoluo dos negcios.
Eduardo Risso, CIO, MANGO

Simplifique os processos chave internos

Figura 15 Simplificar, simplificar, simplificar A maioria dos CIOs do Mandato Transformar esto liderando esforos para simplificar processos internos e externos para clientes e parceiros.

1%

15%

84%

Simplifique para os clientes

4%

22%

75%

Sem envolvimento Apoiar Liderar

Simplifique para os parceiros externos

10%

39%

51%

46

O CIO Essencial

Organizaes com alto desempenho priorizam ajudar o ato de negcios Entre os CIOs cujas respostas esto correlacionadas com este Mandato, mais de 20% daqueles que representam organizaes com alto desempenho esperam liderar ou suportar iniciativas de simplificao.
Figura 16 Organizaes com alto desempenho focam em parceiros Aproximadamente um quarto a mais das organizaes que adotam o Mandato Transformar focam na simplificao para parceiros na cadeia de valor em relao s organizaes com baixo desempenho.
Simplificao para parceiros externos

23%
mais 47%
Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Transformar

Ter feedback com dados em tempo real para os negcios melhora a visibilidade e propicia um melhor gerenciamento dos negcios.
Kenny Tsai, CIO, Inventec Appliances Corp.

58%
Organizaes com alto desempenho adeptas do Mandato Transformar

Possibilitar melhores decises um fator chave de sucesso para estes CIOs. Um tero a mais dos CIOs das organizaes com alto desempenho adeptos do Mandato Transformar planejam suportar ou liderar iniciativas para conduzir uma melhor tomada de deciso, em comparao com as empresas de baixo desempenho.

Transformar

47

Outro fator de sucesso o uso de painis visuais de controle. Menos da metade dos CIOs em organizaes com baixo desempenho planejam implementar painis visuais de controle para suportar a tomada de deciso, em comparao a aproximadamente dois teros dos CIOs em organizaes com alto desempenho. Um CIO do segmento de Assistncia Mdica nos Estados Unidos disse, Ns fazemos medies constantes em relao aos nossos objetivos iniciais que so facilmente quantificveis, tais como o ROI. Ento, exibimos estes resultados para a organizao inteira, para ter certeza de que somos completamente transparentes.
Uso de painis de controle visuais para suportar tomadas de deciso.

Figura 17 Organizaes com alto desempenho visualizam o sucesso Mais CIOs de empresas de alto desempenho e adeptas do Mandato Transformar esto priorizando painis de controle de informaes para alavancar tomadas de deciso mais assertivas do que as organizaes de baixo desempenho.

36%
mais 47%
Organizaes com baixo desempenho adeptas do Mandato Transformar

64%

Organizaes com alto desempenho adeptas do Mandato Transformar

48

O CIO Essencial

Recomendaes
Execute de acordo com o Mandato Transformar
Simplificar, simplificar, simplificar Torne sua organizao mais fcil para fazer negcios. Remova a complexidade desnecessria. Assuma a complexidade necessria em nome de seus clientes. Torne isto real Projete painis de controle com a coleta de dados em tempo real. Colete, analise e trabalhe os dados sob mtricas de negcio e de TI abrangendo toda a cadeia de valor, incluindo: nveis de satisfao do cliente; velocidade do sistema de cadeia de valor; ROI e receita; economias de custo de TI; economias de tempo do usurio final e reteno de talentos. Estenda a cadeia de valor Otimize e expanda a influncia ao longo da cadeia de valor. Aumente a transparncia e a colaborao para melhorar a comunicao entre clientes e parceiros. Aproveite mais dados em tempo real Gere informaes por meio da captao de feedback, anlise de opinies e conexo de CRM com redes sociais. Utilize a exploso de dados para desenvolver o relacionamento com todos os principais stakeholders. Analise! Mergulhe profundamente na anlise avanada para captar informaes do comportamento do cliente, dos relacionamentos da cadeia de valor e da inteligncia competitiva. Implemente a anlise de texto para reunir informaes de dados estruturados e no estruturados, incluindo blogs, registros de atendimento ao cliente e transaes na Web.

Transformar

49

Peterborough
Colocando a sustentabilidade no mapa

Caso de referncia

A maioria das pessoas reconhece que crucial tornar as cidades sustentveis e Peterborough, na regio leste da Inglaterra, est dando o exemplo. A Opportunity Peterborough, uma empresa sem fins lucrativos estabelecida em 2005, tem trabalhado junto cmara municipal para alavancar a regenerao e o crescimento da cidade de Peterborough, alm de transform-la na Capital do Meio ambiente do Reino Unido. Como parte deste projeto, a Opportunity Peterborough e a Cmara Municipal de Peterborough esto fazendo parcerias com organizaes pblicas e privadas para criar um Web site que ir monitorar e analisar as taxas de consumo de energia, consumo de gua, uso de transporte e de reciclagem da cidade. O trabalho j est em curso para colocar dados sobre o uso de energia e gua na plataforma, alm de outros dados ambientais a acompanhar. Os dados sero basicamente compilados para produzir um mapa em tempo real do desempenho ambiental de Peterborough.11 Os moradores podero efetuar logon no site e obter as informaes que precisam para tomar decises mais inteligentes sobre como usar os recursos, explicou Trevor Gibson, Diretor de Capital Ambiental da Opportunity Peterborough. Eles tambm podero obter ideias para reduzir seu consumo e fornecer feedback e sugestes. Ao mesmo tempo, os representantes oficiais da cidade podero trabalhar mais efetivamente com as empresas de utilidade pblica para planejar a infraestrutura necessria de energia e gua a longo prazo para garantir um futuro mais sustentvel. Ento, pela primeira vez, empresas de utilidade pblica, agncias governamentais e empresas locais estaro aptas a compartilhar informaes, criando uma viso abrangente do ecossistema da cidade, o que permitir que tomem decises em prol do meio ambiente.

primeira vez,
os segmentos de utilidade pblica, governo e negcios compartilharo informaes.

Pela

50

O CIO Essencial

Caso de referncia
Acompanhando nossas recentes

Wema Bank
Atingindo clientes de novas maneiras

inovaes,
Olayinka Oni, CIO, Wema Bank

nossos clientes viram que algo grande e inesperado estava acontecendo no banco. Eles ficaram ansiosos para ver o que faramos a seguir.

O Wema Bank o mais antigo banco nativo da Nigria, mas quando foi totalmente privatizado em meados de 2009, adquiriu uma reputao de ser um tanto antiquado. Concorrentes estrangeiros e nacionais tambm desgastaram sua liderana. Com isso, a nova equipe de gerenciamento se envolveu em um programa para revitalizar o banco, principalmente recapitalizando-o, injetando novos talentos e fortalecendo a marca para atrair clientes mais jovens e empreendedores em desenvolvimento.12 O Mandato de Olayinka Oni, ao assumir o cargo de CIO, era criar uma plataforma de TI slida e responsiva para facilitar o crescimento dos negcios. Os clientes do banco j haviam sinalizado que eram necessrios canais alternativos. Assim, uma das principais prioridades era fornecer suporte de TI para a implementao de mais de 100 caixas eletrnicos espalhados pelo pas. Uma segunda prioridade era o desenvolvimento de novos servios, como os servios bancrios remotos. Em junho de 2010, o Wema Bank lanou um servio cash on the go que permite que os correntistas transfiram fundos para outros correntistas e no clientes usando o telefone celular ou a rede de caixas eletrnicos. Oni tambm criou uma nova pgina do Facebook, reprojetou o Web site corporativo e equipou a mo de obra com melhores ferramentas de produtividade. E h muito mais em projeto, incluindo um aplicativo bancrio baseado na Web que possibilitar transaes bancrias de maneira mais fcil e acessvel. Os esforos do Wema Bank j renderam dividendos. O nmero de transaes mensais em caixas eletrnicos quadruplicou, a pgina do Facebook atraiu mais de 1.000 seguidores no perodo de trs meses e a classificao de segmento de mercado do Web site aumentou. Os funcionrios agora tambm podem gerenciar e compartilhar dados de maneira mais eficiente, bem como gastar mais tempo com atividades de vendas cruzadas.

Transformar

51

Transformao com excelncia


Voc essencial?
Quais so seus planos para simplificar a experincia do cliente? Quais so os produtos e servios para aumentar a funcionalidade, uso e satisfao do cliente? O seu desenho de painel de controle inclui mtricas em tempo real, tais como nveis de satisfao do cliente interno e externo, economias de tempo do usurio final e reteno de talentos? Voc est introduzindo recursos de mdia social e colaborao para clientes e parceiros, bem como clientes internos? Como voc aproveita a vantagem dos Grandes Dados e novos recursos de TI para obter informaes em tempo real? De quais maneiras voc est explorando aptides de anlise e tecnologia de ponta?
Expand Pioneer Leverage

Transform

52

O CIO Essencial

Ns temos um foco cada vez maior na tecnologia para obter valor: Ningum precisa do melhor e mais novo brinquedo.
Jeffrey Barbeau, Senior VP, M&T Bank Corporation

Estabilidade essencial j que a conectividade entre sistemas e regies significa que qualquer falha ter um impacto muito maior para o cliente do que teria se no houvesse integrao.
Dave Gledhill, O&T Head, DBS Bank

Captulo quatro

53

Desbravar
Estes CIOs demonstram um esprito empreendedor e possibilitam o novo desenho radical dos produtos, mercados e modelos de negcios.
Com um Mandato Desbravar, os CIOs so vistos como agentes essenciais da viso da organizao e geralmente gastam mais do que um quarto de seu tempo ou oramento na entrega de servios fundamentais de TI ou eficincia de processos de negcios. A viso dominante da rea de TI no Mandato Desbravar como um catalisador para mudanas, possibilitando tudo, desde novos produtos e novos fluxos de receita at novos mercados e modelos de negcios.
Viso de negcios de TI
Provedor de servios crticos de tecnologia

8%

14%

Facilitador da eficincia do processo organizacional Provedor de solues especficas de segmento de mercado para suportar negcios Agentes essenciais da viso de negcios/da organizao

26%

52%

54

O CIO Essencial

Guiando a empresa do futuro Quando ns melhoramos ou criamos novos processos, nos aproximamos do cliente e geramos novas fontes de renda.
Angelo Figaro, CIO, Renault do Brasil

Para uma grande quantidade de organizaes, deixou de ser suficiente manter ou at mesmo melhorar a eficincia operacional. Elas precisam se reinventar para manter o ritmo com os implacveis avanos na tecnologia e com as mudanas drsticas no comportamento dos consumidores. O segmento de mercado de Mdia e Entretenimento, por exemplo, passou por grandes mudanas. Novos concorrentes surgiram da criao de empresas ou entraram no mercado vindos de outros setores, enquanto a tecnologia mudou as formas de interao social e os padres de consumo de maneira irreversvel. De maneira semelhante, o setor de Telecomunicaes est passando por uma hiperevoluo medida que a revoluo wireless acontece e a convergncia da televiso a cabo, telefone e acesso Internet alteram o ambiente competitivo. As organizaes do Mercado Financeiro, por outro lado, esto enfrentando revises regulamentares importantes enquanto continuam a se consolidar por meio de fuses e aquisies. No surpresa que as organizaes que adotam o Mandato Desbravar participem de segmentos de mercado que frequentemente experimenta o mpeto das rpidas mudanas. A maioria dos CIOs (35%) com este Mandato pertence ao Mercado Financeiro. Dos segmentos de Telecomunicaes, Mdia e Entretenimento, 21% dos CIOs entrevistados trabalham com um Mandato Desbravar.

Desbravar

55

80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%


35%

Figura 18 O Mandato para a era das hipermudanas Embora exista em todos os segmentos de mercado em pequenas propores, o Mandato Desbravar mais comum naqueles segmentos sujeitos volatilidade no modelo de negcios.

21% 21% 20% 20%

18%

15%

13%

11% 10% 10% 9%

9%

9%

7%

6%

5%

3%

er ca d Te o F M lec ina d ia om nce u As ir e E nic o sis t Tur ntre a nc ism te es n ia M o e ime d nt Tr o ica an (P spo ro ve rte do Ci n r Fi es) cia na s n Bi ol Se as g gu ica ro s s e Fa Va rm re ac jo Au utic to a m ot ivo G ov e En Be Ed rno er ns uc gi de a a e Ut Co o ilid ns ad um Q u m eP o ica b Pr lic od e ut Pe a os tr le In E Ae let du o ro roe stri a es l pa etr is cia ni l e cos De fe sa

Alterar produtos, mercados e modelos de negcios Este grupo de CIOs classificou a anlise de rentabilidade de produtos/ servios e anlise de utilizao de produtos/servios como suas duas prioridades para transformar os dados em inteligncia utilizvel. O grupo citou ainda a incluso de novas fontes de renda como o maior impacto de TI em suas organizaes para os prximos trs a cinco anos. Aproximadamente metade tambm citou mudanas de modelo de receita como a rea principal de foco para TI no mesmo perodo.

56

O CIO Essencial

Os CIOs esto em uma posio exclusiva dentro de uma organizao. Eles ajudam a gerar e ter acesso a dados de preferncia do cliente, padres de cadeia de suprimentos, tendncias emergentes tanto nas organizaes quanto nos concorrentes padres de comportamento na Internet, e muito mais. Combinar estes dados com anlise de marketing pode revelar necessidades at ento no captadas e no atendidas. Este processo pode levar a inovaes de produto, mudana massivas nos processos, cooperao de cadeia de valor entre segmentos de mercado e outras sinergias entre os segmentos de mercado.
Figura 19 Transformao por meio de receita e lucro CIOs adeptos do Mandato Desbravar priorizam iniciativas que conduzem a novas receitas e impulsionam a rentabilidade.
Baixo potencial de transformao Potencial mdio de transformao Alto potencial de transformao Anlise de rentabilidade de produtos/servios

16%

15%

68%

Anlise de utilizao de produtos/servios

16%
Incluindo novas fontes de renda

24%

60%

21%
Mudanas de modelo de receita

22%

57%

27%

25%

47%

Ns planejamos aumentar a receita e a rentabilidade ao fornecer a plataforma certa para medir e analisar dados.
Jean-Daniel Renevey, Diretor de Servios de Informaes, APAC, Roche Diagnostics Asia Pacific Pte Ltd

Organizaes com alto desempenho procuram receita e lucros maiores Para CIOs com este Mandato, um foco no desenvolvimento de uma plataforma robusta para anlise de dados compensa. A diferena mais evidente entre CIOs adeptos do Mandato Desbravar em organizaes com alto e baixo desempenho como eles priorizam a anlise de rentabilidade. Aproximadamente duas vezes mais CIOs de organizaes de alto desempenho procuram incluir novas fontes de renda em relao queles com baixo desempenho.

Desbravar

57

Organizao com alto desempenho adepta do Mandato Desbravar

69%

Figura 20
Incluindo novas fontes de renda

54%
Organizao com baixo desempenho adepta do Mandato Desbravar

mais

94%
Organizao com baixo desempenho adepta do Mandato Desbravar

Organizaes com alto desempenho so produtores de receita Mais CIOs nas organizaes do Mandato Desbravar de alto desempenho enfatizam a anlise de rentabilidade e aproximadamente o dobro de foco em novas fontes de renda do que as organizaes com baixo desempenho.

31%

mais

28%
60%
Organizao com alto desempenho adepta do Mandato Desbravar

Anlise de rentabilidade de produtos/servios

Todos os canais pelos quais possvel alcanar e fornecer servio para o cliente final devem estar abertos.
Yavuz lken, CIO e COO, AXA Sigorta

Entre as principais tcnicas de anlise que os CIOs adeptos do Mandato Desbravar esto utilizando para avaliar e melhorar o desempenho est a anlise de redes sociais. Inacreditveis 193% mais CIOs de empresas de alto desempenho do Mandato Desbravar priorizam a anlise de redes sociais comparado queles com baixo desempenho.
Anlise de redes sociais

Figura 21 A proximidade com os clientes essencial Aproximadamente trs vezes mais CIOs em organizaes com alto desempenho que adotam o Mandato Desbravar enxergam a anlise de redes sociais como uma das principais prioridades em relao s empresas com baixo desempenho.

193%
mais 44%
Organizao com alto desempenho adepta do Mandato Desbravar

15%
Organizao com baixo desempenho adepta do Mandato Desbravar

58

O CIO Essencial

Recomendaes
Execute de acordo com o Mandato Desbravar
Inove acima de tudo Descubra novas fontes de renda por meio de invenes estimulantes. Execute planos visionrios que podem levar a novos produtos, servios, modelos de negcios ou novos mercados. Trabalhe na compreenso profunda do cliente Eleve a experincia do cliente a nveis inteiramente novos usando a anlise de redes sociais. Participe na criao e customize a experincia do cliente de maneiras sem precedentes. Exceda as expectativas Inove na rea de convergncia de tecnologia. V alm da cadeia de valor, permeie segmentos de mercado. Assuma a complexidade desnecessria pelos seus clientes. Faa o que no foi solicitado. Desenvolva uma cultura de anlise Crie recursos de inteligncia preditiva que podem alterar fundamentalmente os negcios. Encoraje a ampla aplicao da anlise para alavancar a inteligncia nos negcios. Entenda o que leva rentabilidade. Inclua indicadores em seus painis de controle Oferea painis de controle dinmicos usufruindo de dados em tempo real e aplique a anlise preditiva para fornecer mtricas situacionais, incluindo: monitoramento formal de casos de negcio; satisfao do cliente; motivao de funcionrios; alm de valor social e sustentabilidade.

Desbravar

59

MTN
Levando sistemas bancrios remotos at a frica

Caso de referncia

O MTN Group um dos provedores de telecomunicaes lderes na frica e no Oriente Mdio, com licenas mveis em 21 pases.13 Mas a carteira pioneira e servios mveis do grupo que tem sido recentemente premiada. O MTN MobileMoney permite que as pessoas transfiram fundos e paguem suas contas de servios de utilidade pblica facilmente, de maneira econmica e segura, usando seus telefones celulares. Este um enorme benefcio na frica, onde 80% das famlias no possuem contas bancrias.14 O MobileMoney agora est disponvel em 11 pases e atraiu mais de 4,3 milhes de assinantes desde seu lanamento em maro de 2009.15 A MTN planeja estender o servio para outros pases onde opera, mas h muito mais em projeto. Em maro de 2011, a empresa uniu foras com o grupo internacional de seguros Hollard Insurance para criar o projeto piloto mi-Life, o primeiro servio de seguro de vida remoto, em Gana.16 A MTN tambm pretende criar um servio bancrio completo para usurios de telefone celular, com um carto crdito opcional.17 Estamos mudando nosso foco de tecnologia para servios, explicou Jyoti Desai, CIO do MTN Group. Estamos concentrados em fornecer solues de baixo custo para comunidades rurais e nossa estratgia possibilitar o autoprovisionamento por meio de telefones celulares com diferentes interfaces para diferentes nveis de alfabetizao. Esta uma estratgia que tornou a MTN Africa uma marca superior.18

4,3 milhes
de assinantes em 11 pases

mais de

60

O CIO Essencial

Caso de referncia

University of Warwick
Fazendo conexes de maneira inteligente

O WMG (anteriormente Warwick Manufacturing Group), liderado pelo Professor Lord Kumar Bhattacharyya, um departamento acadmico da University of Warwick. Estabelecido em 1980, dedicado ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras e compartilhamento de conhecimento para a comunidade de negcios.19 Mas o WMG no apenas um local com intensa atividade intelectual; ao contrrio, ele est influenciando ativamente o cenrio econmico. O Dr. Jay Bal e sua equipe construram um sistema corporativo denominado West Midlands Collaborative Commerce Marketplace que combina compradores e fornecedores e promove a colaborao principalmente nas indstrias da engenharia. O sistema de perfis de competncia desenvolvido para o mercado de trabalho captura o que as empresas podem fazer, no apenas os que j fazem atualmente. Ele tem o objetivo de ajudar a transformar estas empresas de meros fornecedores de componentes em sistemas e as leva a fazer parte de novos setores de mercado. Ento, como isto funciona? O sistema automaticamente rene dados sobre novas oportunidades de negcio e cruza com uma variedade de ofertas. Ele combina estas informaes com um banco de dados que contm perfis detalhados de todas as empresas participantes, com base em suas qualificaes e competncias principais e alerta as empresas. Os membros podem usar um sistema de formao de parcerias inteligente para localizar parceiros capazes e compatveis para ajudar a ir ao encontro de uma oportunidade e colaborar em espaos on-line seguros. O mercado de comrcio colaborativo do Dr. Bal demonstrou ser um grande sucesso. Mais de 50.000 propostas por ano circulam pelo sistema e ele possui mais de 15.000 usurios de mais de 10.000 empresas membro. Em resumo, ele ajuda a gerar mais de 4 bilhes (US$ 5,67 bilhes) de novas receitas de negcios por ano para seus membros.20

15.000

mais de

usurios de mais de 10.000 empresas membro

Desbravar

61

Desbravar com excelncia


Voc essencial?
Quais canais voc pode utilizar para compartilhar ideias e cooperar na criao de novos produtos e servios que encantem seus clientes? Como voc utilizar a mdia social e a inteligncia de negcios para reconhecer tendncias que representam oportunidades e novos clientes? O que voc far para convergir tecnologias para o benefcio de sua organizao, clientes, cadeia de valor e alm? Como voc pode desenvolver o talento para aplicar inteligncia preditiva e alterar radicalmente seu modelo de negcios, produtos ou segmento de mercado? Como voc projetar painis dinmicos que utilizam dados em tempo real e anlise preditiva?
Expand Pioneer Leverage

Transform

62

O CIO Essencial

A funo do CIO no est mais sendo vista como um Mecnico Chefe de TI. Ele agora reconhecido como um meio de extrair valor da tecnologia e obter informaes de sistemas complexos.
Mark Hale, Diretor de IS for Food Retail, The Co-operative Group

Certifique-se de que voc compreenda a viso do caminho a seguir em seu negcio, tenha uma estratgia clara e execute.
Charlotte Jones, CIO, Reliance Petroleum

A Agenda do CIO

63

Exercendo seu Mandato com excelncia


Entregar de acordo com o Mandato do CIO a chave para o sucesso, sempre mantendo uma viso voltada para o futuro e encorajando a inovao.
Os Mandatos do CIO representam um momento. Um Mandato pode ser alterado quando as necessidades e objetivos de uma organizao mudam, em resposta a foras econmicas, competitivas ou tecnolgicas. Fuses e aquisies, por exemplo, sinalizam para os CIOs rapidamente revisitarem seus Mandatos com os executivos. Independentemente do Mandato, nosso estudo mostra que determinadas aes essenciais podem ser valiosas para os CIOs.

64

O CIO Essencial

O que vem pela frente para os CIOs H uma forte nfase nos clientes internos: Estamos conduzindo valor mensurvel para a organizao?
Pablo Vegas, Vice-presidente e CIO, American Electric Power

Claramente, a maioria dos CIOs bem-sucedidos ser aqueles que compreendem e entregam de acordo com seus Mandatos. Para serem efetivos, os CIOs devem obter a concordncia de colegas Executivos em relao aos objetivos da organizao e como a rea de TI pode melhor suportar e facilit-los. E estes acordos devem ser ampla e claramente propagados para que todas as partes dos negcios compreendam e aceitem o foco principal da rea de TI. Contudo, se uma organizao requer uma nfase na entrega de servios essenciais de TI ou desafia o CIO a explorar novas oportunidades, preciso inovar. Por conta das mudanas tecnolgicas em curso, a ofensiva aparentemente infinita dos dados e o ritmo cada vez mais frentico da mudana, fazer melhorias incrementais nas operaes pode j no ser mais o suficiente. O conceito dos Mandatos Tendo ganhado a confiana dos demais executivos, os CIOs esto mais equilibrados para liderar muito melhor do que antes. Para ser um agente transformador no suporte de seus prprios Mandatos, possvel se beneficiar dos resultados deste estudo.

CIO com Mandato Alavancar


Eu no tenho ideia de quantos aplicativos ns temos, milhares talvez, mas precisamos limpar essa baguna.

CIO com Mandato Expandir


Falando em termos gerais, os dados so subutilizados em nossa empresa. Ns realmente precisamos focar mais na visualizao holstica de dados versus uma abordagem shotgun.

CIO com Mandato Transformar


Agora todos esto interessados nos outros; ns vamos trocar grandes quantidades de informaes entre organizaes no ecossistema.

CIO com Mandato Desbravar


Ns acreditamos que temos algo a obter das redes sociais, mas ainda no estamos maduros o suficiente para saber o que e como.

A Agenda do CIO

65

Aes essenciais: Inicie aqui As entrevistas com os CIOs tambm revelaram algumas linhas comuns que permeiam segmentos de mercado e pases. Estes atributos comuns enfatizaram que no importa o Mandato, muito pode ser aprendido das experincias de outras pessoas. Ns encorajamos os CIOs a usar esta lista como um ponto de incio para o sucesso: Colabore alm do que imaginado atualmente Faa com que todos falem, atravs de novos canais, e com novas ferramentas. Ensine e possibilite que a empresa inteira se conecte o mais frequente e efetivamente possvel. Viva a simplificao como um objetivo dirio Estabelea uma cultura que recuse deixar a complexidade ser um peso. Seja implacvel na busca de maneiras mais fceis de realizar o trabalho. Solicite e trabalhe em ideias para eliminar burocracia e ineficincia, tanto internamente como na cadeia de valor. Adote o poder da anlise Eduque a si mesmo, sua equipe e sua organizao sobre a extrao de informaes de fontes de dados no estruturados, inteligncia preditiva, anlise e redes sociais e de opinies. Ajude a aumentar a rentabilidade e busque novas receitas Saiba o mximo que puder sobre seus clientes atuais e potenciais. Pense como um empreendedor todos os dias. Modele e mea reaes a mudanas em produtos, servios e modelos de negcios. Fornea conhecimento de TI sem precedentes Descubra exatamente o que seus clientes internos mais precisam, atualmente e no futuro. E ento, desenvolva ou adquira a qualificao necessria. Torne-se o especialista completo na compreenso e integrao das tecnologias mais recentes. Saiba mais sobre este assunto em ibm.com/br/theessentialcio Estamos procurando por ideias novas que melhoram a produtividade e antecipam as necessidades de nossos clientes, mas ainda temos que manter a mquina funcionando.
Kelly Carter, CIO, NASA

66

O CIO Essencial

Como nossa pesquisa foi conduzida


Este relatrio a segunda edio bienal de nosso estudo IBM Chief Information Officer (CIO) o mais recente na srie contnua de estudos de Executivos desenvolvido pelo IBM Institute for Business Value. Para melhor compreender os desafios e objetivos dos CIOs atuais, reunimos pessoalmente com 3.018 deles. Entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, entrevistamos este grupo, que representa diferentes tamanhos de organizaes em 71 pases e 18 segmentos de mercado.21 Em nosso CIO Study anterior, a anlise foi centralizada nos resultados do CIO em termos de desempenho financeiro. Ns observamos o crescimento de lucro antes de impostos (EBIT) para associar as organizaes a um dos seguintes trs nveis de crescimento: Alto, Mdio ou Baixo. Para este estudo, observamos como os entrevistados avaliaram a posio competitiva de suas organizaes. Isto nos mostrou quais eram as aspiraes dos CIOs em organizaes com mais alto desempenho. Aqueles que selecionaram segmento de mercado com alto desempenho foram identificados como sendo de alta performance, enquanto aqueles que selecionaram um pouco ou substancialmente com baixo desempenho foram agrupados como sendo de baixa performance. Alm destes critrios financeiros, ns tambm usamos anlise de cluster interativa, incluindo estatsticas e anlise textual de ltima gerao das respostas dos CIOs. Isto revelou padres de resposta tpicos para uma srie de quatro perguntas. Este procedimento nos levou descoberta dos denominados quatro Mandatos do CIO. Cada Mandato est associado a uma abordagem distinta para a liderana de TI e proveniente das necessidades e dos objetivos especficos de cada organizao em particular. Para simplificar a terminologia neste relatrio, nos referimos a estes Mandatos com base na expectativa principal que uma empresa tem para sua funo de TI: Alavancar Essas organizaes visualizam a rea de TI como uma provedora de servios de tecnologia fundamentais. Solicita-se aos CIOs que promovam a rea de TI para aperfeioar operaes a fim de obter maior eficincia organizacional.

Como nossa pesquisa foi conduzida

67

Expandir Este Mandato muito comum inclui organizaes que esperam que os CIOs gerenciem um conjunto equilibrado de responsabilidades que variam de fundamentais a visionrias. Seus CIOs conduzem operaes de TI que ajudam a expandir capacidades organizacionais ao refinar processos de negcio e otimizar a colaborao em toda a empresa. Transformar Organizaes com este Mandato enxergam a rea de TI principalmente como provedora de solues especficas para mudar os negcios. solicitado destes CIOs que ajudem a transformar a cadeia de valor do segmento de mercado otimizando o relacionamento com clientes, cidados, parceiros e clientes internos. Desbravar Aqui, as organizaes visualizam a rea de TI predominantemente como um agente essencial para alcanar a viso organizacional/de negcios. Este grupo de CIOs convidado a desbravar ou radicalmente reinventar produtos, mercados e modelos de negcios. Ao apresentar nossas descobertas em relao a estes Mandatos procuramos permitir aos CIOs considerar quais so as maiores necessidades da rea de TI de suas prprias organizaes para alcanar o maior sucesso.
Figura 22 Mais de 3.000 CIOs no mundo inteiro participaram deste estudo Nossa amostra diversificada foi o maior grupo de CIOs que a IBM entrevistou pessoalmente.

16%

15%

22%

43%

6%

26%
12%

35%

25%

6% Japo 16% Amrica do Norte

35% Europa 43% Mercados em crescimento

12% Comunicaes 15% Pblico 22% Servios Financeiros

25% Industrial 26% Distribuio

68

O CIO Essencial

Reconhecimentos
Gostaramos de agradecer aos 3.018 CIOs do mundo todo que generosamente compartilharam seu tempo e conhecimento conosco. Um reconhecimento especial dedicado aos CIOs que nos permitiram incluir exemplos de casos de referncia ou citaes de suas entrevistas para destacar os principais temas ao longo de todo este relatrio.
Tambm gostaramos de reconhecer as colaboraes da equipe da IBM que trabalhou neste Global CIO Study: Equipe do projeto: Peter Korsten (Lder Executivo do Estudo), Linda Ban (Diretora da Estudo), Stephen Ballou, Kristin Biron, Sumanta Deb, Rob Garretson, Nitin Girotra, Helen Kay, Mia Kovacs, Julie Inlow Munoz, Joonyoung Lee, Kathleen Martin, Joni McDonald, Dave McGovern, Shailesh Sinha, Vincent Trujillo, Vanessa van de Vliet, Erwin Verstraelen e Lisa Wearing. Equipe de Liderana: Robyn Bennett, Rebecca Butler, Ton Engbersen, Mark Ernest, Rich Esposito, Gregory Golden, KC Goodman, Kerrie Holley, Christine Kinser, Harvey Koeppel, Peter Korsten, Bevin Maguire, Matt Porta, Rod Smith, Patrick Toole e Mike Wing. E mais de 1.000 Lderes da IBM no mundo inteiro que conduziram entrevistas pessoais com os CIOs.

O parceiro certo para um mundo de mudanas

69

O parceiro certo para um mundo de mudanas


Na IBM, colaboramos com nossos clientes, buscando reunir conhecimento sobre negcios, pesquisa avanada e tecnologia para oferecer a eles uma vantagem diferenciada neste ambiente complexo e de mudanas constantes. Por meio de uma abordagem integrada para o planejamento e execuo dos negcios, ajudamos a transformar estratgias em ao. E com o conhecimento em 17 segmentos de mercado e recursos globais presentes em 170 pases, podemos ajudar os clientes a antecipar as mudanas e lucrar com novas oportunidades.

Sobre o IBM Institute for Business Value


O IBM Institute for Business Value, parte do IBM Global Business Services, desenvolve insights estratgicos baseados em fatos para executivos de negcios sobre problemas crticos especficos ou comuns a todos os segmentos de mercado. Este Global Chief Information Officer Study faz parte de nossa srie contnua de estudos com executivos.

70

O CIO Essencial

Notas e fontes
1 IBM Institute for Business Value. Capitalizing on Complexity: Insights from the Global Chief Executive Officer Study. Maio de 2010. ibm.com/br/ capitalizingoncomplexity IBM Institute for Business Value. The New Voice of the CIO: Insights from the Global Chief Information Officer Study. Setembro de 2009. ibm.com/br/voiceofthecio IDC Digital Universe Study, patrocinado por EMC. Maio de 2010. IBM Institute for Business Value. Capitalizing on Complexity: Insights from the Global Chief Executive Officer Study. Maio de 2010. ibm.com/br/ capitalizingoncomplexity About AkzoNobel, http://www.akzonobel.com/aboutus/ SRI Investor Update. AkzoNobel Roadshow. Paris, 16 de dezembro de 2010. http://www.akzonobel.com/system/images/AkzoNobel_Paris_SRI_roadshow_tcm955664.pdf Web site do Allied Beverage Group. http://www.alliedbeverage.com/ Press release de Strategic Business Systems. Strategic Business Systems wins the 2009 Power Systems Innovation Award: Best Web Solution from IBM and COMMON for PHP Web site on IBM Power System i. http://www.sbsusa.com/ news/PDFs/IBM-Power-System-i-Web-Solution-Award-from-Common-2009-forPHP-based-Website.pdf Web site do YES BANK. http://www.yesbank.in/index.jsp?navigationUrl=%2FYES+B ank+Repository%2Fen%2FAbout+us

2 3 4

5 6

7 8

10 IBM Institute for Business Value. Capitalizing on Complexity: Insights from the Global Chief Executive Officer Study. Maio de 2010. ibm.com/br/ capitalizingoncomplexity 11 Peterborough aims to become UKs sustainable capital. Click Green. 16 de maro de 2010. http://www.clickgreen.org.uk/news/national-news/121130-peterboroughaims-to-be-uks-sustainable-capital-with-ambitious-new-project.html 12 Brief Profile about WEMA Bank plc. http://www.wemabank.com/Pages/Content. aspx?id=JbIUKBc3g5J0RY1Ep3PAPg%3d%3d&ln=Gy7UlI4cSJE94Wa2qudbFQ%3d% 3d 13 Company Profile. http://www.mtn.com/

Notas e fontes

71

14 Kim, Gary. Mobile Banking in Africa: An Overview. Mobile Marketing and Technology. 7 de maro de 2011. http://www.mobilemarketingandtechnology. com/2011/toppost/mobile-banking-in-africa-an-overview/ 15 Pioneering the way. MTN Group Final Audited Results: Year Ended 31 December 2010, p. 4. 16 MTN Ghana launches mobile money insurance. totaltelecom. 23 de maro de 2011. http://www.totaltele.com/view.aspx?C=0&ID=463534 17 Kim, Gary. Mobile Banking in Africa: An Overview. Mobile Marketing and Technology. 7 de maro de 2011. http://www.mobilemarketingandtechnology. com/2011/toppost/mobile-banking-in-africa-an-overview/ 18 Butera, Saul. Africa: MTN Ranked Continents Top Brand. allAfrica.com. 23 de maro de 2011. http://allafrica.com/stories/201103230030.html 19 About WMG. http://www2.warwick.ac.uk/fac/sci/wmg/about/ 20 Nielsen, Beverley. Dr Jay Bal, The Digital Lab, Warwick University Virtual Enterprise Network delivers real returns. design and innovation west midlands. 17 de setembro de 2010. http://designandinnovationwm.blogspot.com/2010/09/ designtalk2-dr-jay-bal-digital-lab.html 21 CIOs entrevistados nos seguintes pases foram considerados como fazendo parte da categoria de Mercados em Crescimento: Argentina, Austrlia, Brasil, Bulgria, Chile, China, Colmbia, Crocia, Repblica Tcheca, Equador, Egito, Estnia, Hong Kong, Hungria, ndia, Indonsia, Cazaquisto, Qunia, Coreia, Macao, Malsia, Mxico, Nepal, Nova Zelndia, Nigria, Om, Paquisto, Peru, Filipinas, Polnia, Romnia, Rssia, Arbia Saudita, Srvia, Cingapura, Eslovquia, Eslovnia, frica do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Tanznia, Tailndia, Turquia, Uganda, Ucrnia, Emirados rabes Unidos, Uruguai, Venezuela e Vietn. A categoria Mercados Desenvolvidos inclui CIOs dos seguintes pases: ustria, Blgica, Canad, Chipre, Dinamarca, Finlndia, Frana, Alemanha, Grcia, Irlanda, Israel, Itlia, Japo, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Sucia, Sua, Reino Unido e Estados Unidos. Os CIOs entrevistados representaram cinco setores e 18 segmentos de mercado principais. O setor de Comunicaes inclui: mdia e entretenimento; telecomunicaes; e energia e utilidade pblica. O setor de Distribuio inclui: produtos de consumo; cincias biolgicas e farmacutica; varejo; e turismo e transporte. O setor Industrial inclui: aeroespacial e defesa; automotivo; qumica e petrleo; eletroeletrnico; e produtos industriais. O setor de Servios Financeiros inclui: bancos; mercado financeiro; e seguros. O setor Pblico inclui: educao; governo; e assistncia mdica.

72

O CIO Essencial

Para mais informaes


Para mais informaes sobre este estudo, envie um e-mail para o IBM Institute for Business Value no endereo iibv@us.ibm.com. Ns providenciaremos para que um especialista em segmento de mercado ou regional da IBM entre em contato.

ibm.com/br/theessentialcio

IBM Brasil Ltda. Rua Tutia, 1157 CEP 04007-900 So Paulo SP Brasil

IBM, o logotipo IBM e outras referncias de produtos e servios so marcas registradas da IBM Corporation nos Estados Unidos, em outros pises ou em ambos. Se estes ou outros termos de marca registrada da IBM estiverem marcados em sua primeira ocorrncia neste documento com um smbolo de marca registrada ( ou ), estes smbolos indicam marcas registradas ou de direito comum nos EUA de propriedade da IBM no momento da publicao destas informaes. Tais marcas registradas tambm podem ser marcas registradas ou de direito comum em outros pases. Uma lista atual das marcas registradas da IBM est disponvel no item Copyright and trademark information em: ibm.com/legal/copytrade.shtml Outros nomes de empresas, produtos e servios podem ser marcas comerciais ou registradas de terceiros. Referncias nesta publicao a produtos ou servios IBM no significam que a IBM pretende torn-los disponveis em todos os pases onde opera. A capa e o texto deste documento foram impressos em papel Mohawk Options PC White 100% reciclado. A eletricidade usada para fabricar este papel foi gerada por energia elica. Ele foi impresso por uma impressora que possui uma certificao florestal de cadeia de custdia usando tintas vegetais. Copyright IBM Corporation 2011 Todos os Direitos Reservados. CIE03073-BRPT-02

IBM Institute for Business Value

S-ar putea să vă placă și