Sunteți pe pagina 1din 7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

COMANDOS DE SUPERFCIE
Objetos bidimensionais so usados para criar modelos tridimensionais. possvel criar slidos 2D com o comando SOLID. Ou polilinhas amplas e crculos para fazer supercies horizontais ao se adicionar espessura. O comando SOLID til em 3D. possvel usar regies em desenhos 3D. Regies so objetos 2D e no podem receber uma espessura, mas ao usar o comando HIDE o Cad converte a regio em uma superfcie. Quando o desenho regenerado em um modelo de arame, a regio volta a ser um modelo de arame perdendo as propriedades de superfcie.

MALHA
Uma Malha representa a superfcie de um objeto utilizando faces planas. A densidade da malha, ou nmero de faces, definida em termos de uma matriz de vrtices M e N, como uma grade consistindo de colunas e linhas. M e N especificam a coluna e a linha, respectivamente, de qualquer vrtice determinado. Voc pode criar malhas em 2D e 3D, mas elas so basicamente utilizadas em 3D. Utilize malhas se precisar ocultar, aplicar cor e acabamento nos recursos que as estruturas de arame no fornecem. Elas no precisam das propriedades fsicas que os slidos fornecem (massa, peso, centro de gravidade, etc.). As malhas tambm so teis se voc quiser criar geometria com padres de malha no usuais, como o modelo topogrfico 3D de um terreno montanhoso. Uma malha pode ser aberta ou fechada. Ela aberta em uma determinada direo se suas arestas inicial e final no se tocam, como mostram as ilustraes a seguir.

Malhas abertas e fechadas


Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:1

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

1/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

O AutoCad oferece vrios mtodos para a criao de malhas. Alguns desses mtodos podem ser difceis de utilizar se os parmetros da malha forem inseridos manualmente. Malha de superfcie 3D predefinida Malha retangular Malha polifacetada Malha de superfcie regrada Malha de superfcie tabulada Malha de superfcie de revoluo Malha com elevao e espessura

Malha de superfcie 3D predefinida


Cria malhas planas atravs da definio de valores para M e N que determinam o nmero de linhas e colunas da malha. O M e N so similares a valores X e Y para o plano XY. Para criar uma malha predefinida Menu DRAW / SURFACES / 3D SURFACES / MESH Defina o primeiro ponto do corner da malha: Defina o primeiro ponto do corner da malha: Defina o primeiro ponto do corner da malha: Defina o primeiro ponto do corner da malha: Entre com um valor para M: Entre com um valor para N:

Acesso ao comando Comando: MESH

Menu: DRAW / SURFACE/ 3DSURFACES / MESH

Ferramentas:

Malha Retangular
Com o comando malha3D, possvel criar malhas de polgono abertas nas direes M e N (semelhante aos eixos X e Y de um plano XY). Podemos utilizar MALHA3D para construir superfcies muito irregulares.
Exemplo de aplicao de malha regular

Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:2

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

2/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

Acesso ao comando Comando: 3DMESH

Menu: DRAW / SURFACE/ 3DMESH

Ferramentas:

Para criar uma malha retangular: Menu DRAW / SURFACES / 3D SURFACES / 3D MESH Especifique o tamanho de M utilizando um nmero inteiro de 2 a 256 Especifique o tamanho de N utilizando um nmero inteiro de 2 a 256 Especifique os vrtices quando solicitado. Ao especificar o ltimo vrtice, a malha ser finalizada.

Exemplo:
Comando 3Dmesh Tamanho M da malha: 4 Tamanho N da malha: 3 Vrtice (0,0):10,1,3 Vrtice (0,1): 10,5,5 Vrtice (0,2): 10,10,3 Vrtice (1,0): 15,1,0 Vrtice (1,1): 15,5,0 Vrtice (1,2): 15,10,0 Vrtice: (2,0): 20,1,0 Vrtice (2,1): 20,5,-1 Vrtice (2,2): 20,10,0 Vrtice(3,0): 25,1,0 Vrtice (3,0): 25,5,0 Vrtice (3,2): 25,10,0

PFACE
Cria uma malha polifacetada, semelhante a criar uma malha retangular. Uma malha polifacetada semelhante a uma malha 3D. Cada malha construda vrtice por vrtice, o que permite criar formas irregulares de superfcie. Definimos uma malha polifacetada especificando cada vrtice e, em seguida, associando esses vrtices s faces da malha.

Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:3

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

3/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

para tornar a aresta invisvel, digite o nmero do vrtice como um valor negativo. Na ilustrao, a face 1 definida pelos vrtices 1,5,6 e 2. A face 2 definida pelos vrtices 1,4,3,2. A face 3 definida pelos vrtices 1,4,7,5 e a face 4 definida pelos vrtices 3,4,7 e 8. Para tornar a aresta invisvel, digite o nmero do vrtice como um valor negativo. No exemplo, para tornar invisvel a aresta entre os vrtices 5 e 7, digite: Face 3, vrtice 3: -7

Os prompts para PFACE esto divididos em duas fases: 1) Pergunta pelos vrtices; 2) Pede que voc especifique que vrtices formam cada face (ou plano); PFACE Especificar a localizao do vrtice 1: Especifique um ponto. Especidicar a localizao do vrtice 2 ou <definir faces>: Especifique um ponto ou pressione ENTER. Especificar a localizao do vrtice n ou <definir faces>: Especifique um ponto ou pressione ENTER.

3DFACE
3DFACE um comando verdadeiramente 3D, cria superfcies de trs ou quatro lados que podem aparecer em qualquer plano. possvel colocar superfcies juntas para formar uma superfcie de muitos lados. Defina a superfcie especificando os pontos que criam os cantos da superfcie. A face 3D no pode ter curvas; 3DFACE cria somente superfcies, no possvel adicionar espessura a uma face 3D. Porm possvel criar um slido 3D a partir de uma face 3D usando o comando EXTRUDE. Acesso ao comando Comando: 3DFACE

Menu: DRAW / SURFACES/ 3DFACE

Ferramentas:

Especificar o primeiro ponto ou [Invisvel]: Especificar um ponto(1) ou digitar i Especificar o segundo ponto ou [Invisvel]: Especifique um ponto(2) ou digite i Especificar o terceiro ponto ou [Invisvel] <sair>: Especifique um ponto (3), digite i ou pressione ENTER Especificar o quarto ponto ou [Invisvel] <criar uma face de trs lados>: Especifique um ponto (4), digite i ou pressione ENTER

Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:4

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

4/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares
1

Defina o 1, 2, 3 e 4 pontos. So especificados em sentido horrio ou anti-horrio, e no em zig-zag como no comando 2D SOLID. Aperte <enter> para criar a superfcie e <enter> para encerrar o comando.
Obs.: o AutoCad repete os prompts Terceiro ponto e Quarto ponto at que seja pressionada a tecla ENTER.

4 3

5 6

Bordas da Face 3D (internas)

A opo INVISIBLE controla quais arestas de uma face 3D ficaro visveis, o que permite uma modelagem precisa dos objetos com furos. Digitar i ou invisible antes do primeiro ponto de uma aresta torna-a invisvel.
Obs.: ver varivel que exibe ou oculta a SPLFRAME(0 ou1). Dentro do comando 3DFACE existe a opo INVISIBLE para ocultar ou exibir na hora da construo. Tambm podemos usar quando estivermos desenhando, clicar no boto direito e escolher INVISIBLE antes de cada borda. Depois especificar o prximo ponto. Pode ser difcil prever onde indicar a borda invisvel.

EDGE
Torna as bordas da face 3D visveis e invisveis. Escolha EDGE, selecione uma borda visveis que queira tornar invisvel. Aperte ENTER para tornar as bordas invisveis. Apesar de uma borda visvel pode se constituda por duas bordas pertencentes a duas faces 3D adjascentes, EDGE torna ambas invisveis. Para tornar as bordas invisveis, clique com o boto da direita e escolha a opo DISPLAY. Ser exibido todas as bordas em linhas tracejadas <enter> para exibir todas as bordas ou usar a opo SELECT para selecionar faces 3D. possvel ver as bordas da 3DFACE que deseja editar. Voc pode selecionar a borda que quer tornar visvel <enter> para encerrar o comando.

Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:5

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

5/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

SUPERFCIES REGRADAS
O comando RULESURF cria uma superfcie que se estende entre dois objetos. Os objetos podem ser linhas, polilinhas (2D ou 3D), crculos, elipse, arcos elpticos, spline ou pontos. Os dois objetos podem estar abertos ou fechados. A varivel SURFTAB1 controla o nmero de linhas da superfcie. Selecionar pontos diferentes nos objetos afeta a curva resultante. Selecion-los ambos no mesmo lado obter curvas cnicas, cilndricas, abertas. Se selecion-los em lados opostos, a curva intersecciona consigo mesma.

1 1

2 2 2
Acesso ao comando Comando: 3DFACE

Menu: DRAW / SURFACE/ RULED SURFACE 1 Desenhe dois objetos para superfcies regradas. 2 Escolha DRAW / SURFACE / RULED SURFACE. 3 Escolha um ponto no 1 objeto. 4 Escolha um ponto no 2 objeto.

Ferramentas:

SUPERFCIE TABULADA
Expandir quer dizer empurrar para fora. A expresso se refere a criao de um objeto 3D a partir de um objeto 2D. O comando TABSURF torna um perfil, ou contorno, ao qual chama de CURVA DE CAMINHO, e o expande ao longo de um VETOR que define a direo e distncia da expanso. TABSURF cria uma malha polilinha 3D. O tipo de superfcie criada chamada SUPERFCIE TABULADA. Ao selecionar o objeto vetor, seu ponto de seleo determina a direo da expanso. Comea-se a expanso a partir do final do vetor mais prximo ao ponto selecionado.
Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:6

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

6/7

10/10/12

(Microsoft Word - COMANDOS DE SUPERF\315CIES_2 - aula6)

Apostila AutoCad 2004 3D


Elaborado por: Elaine Tavares

1) Desenhe o objeto a ser expandido (uma linha, arco, crculo, polilinha, elipse ou arco elptico). Esta a CURVA DO CAMINHO. 2) Desenhe o vetor (linha). Se usar polilinha 2D ou 3D, usar uma linha imaginria a partir do ponto inicial at o ponto final para determinar o vetor. 3) Escolha TABULATED SURFACE 4) Selecione o objeto da curva do caminho. 5) Selecione a linha que est usando para o vector. .

SUPERFCIE REVOLVIDA
O comando REVSURF toma um objeto que define um contorno ou perfil (tambm recebe o nome de curva de caminho) e o gira em torno de um eixo, criando uma malha poligonal 3D. A curva de caminho deve ser um objeto (uma linha, arco, crculo, polilinha, elipse ou arco elptico). Podem ser abertos ou fechados. Uma curva de caminho fechada cria um modelo fechado na direo N.

ngulo de rotao
possvel iniciar o ngulo de rotao a partir de qualquer ngulo; ele no precisa comear no plano da curva de caminho. possvel girar a curva de caminho em qualquer ngulo. Girar a curva de caminho em 360 graus fechar o modelo (na direo M da malha). Ao girar a curva de caminho a menos de 360 graus preciso saber para que lado girar. Voc pode especificar um ngulo positivo (anti-horrio) ou negativo (horrio). O ponto no qual voc seleciona o eixo dos objetos de rotao afeta a direo positiva da rotao. Use a regra da mo direita para determinar para que lado a curva do caminho ir girar em torno do eixo. Aponte com polegar direito para o eixo na direo oposta do ponto final mais prximo de onde selecionou o eixo. A direo na qual seus outros dedos se enroscaram a direo positiva da rotao.

Aula 6: Comandos de Superfcies_Parte 2 Pg.:7

dc128.4shared.com/doc/WupvxchL/preview.html

7/7

S-ar putea să vă placă și