Sunteți pe pagina 1din 6

Amostragem

AMOSTRA
Poro limita dado material tomada do conjunto(universo) selecionada de maneira a possuir as caractersticas essenciais do conjunto Amostra homognea minimiza os erros. Ex: amostra heterognea: caminho de laranjas; Amostra homognea: lote de suco de laranja.

AMOSTRAGEM
Conjunto de operaes com as quais se obtm do material em estudo, uma poro pequena, que represente todo o conjunto de amostras. Amostragem: processo de coleta de amostra International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) define plano de amostragem: Procedimento pr-determinado para a seleo, retirada (coleta), preservao, transporte e preparao das pores a serem removidas de um lote como amostras

Fatores que interferem na amostragem


Finalidade da inspeo: aceitao ou rejeio, avaliao da qualidade mdia, de terminao da uniformidade; Natureza do lote: tamanho, diviso em sub-lotes, granel ou embalado; Natureza do material em teste: homogeneidade, tamanho unitrio, histria prvia e custo; Procedimentos de teste: significncia, procedimento destrutivo ou no, tempo e custo da anlise.

Amostragem para anlise fiscal e de controle


As amostras coletadas para anlise fiscal devem ser divididas em trs lotes: o primeiro e o terceiro destinam-se ao laboratrio um para anlise e o outro para percia desempatadora, se necessrio. O segundo lote ser deixa do em poder do depositrio do produto para eventual contestao. A anlise de controle provar a conformidade do produto, com seu respectivo padro de identidade e qualidade.

Etapas da amostragem
Coleta da amostra bruta Reduo da amostra bruta Preparo da amostra para anlise

Coleta de amostra bruta


Registro/Documentao: Quem, o que, onde, porque e como? Passo importante para a rastreabilidade dos resultados Amostragem: 1 - Identificao do lote onde ser retirada a amostra bruta: -procedncia, -quantidade (tamanho) do lote -estado fsico -temperatura -homogeneidade 2 - Seleo e obteno de sub-amostras para preparao da amostra bruta. 3-Reduo da amostra bruta para amostra de laboratrio. Amostras fludas (lquidas e pastosas) homogneas Coletadas em frascos com o mesmo volume (alto, meio e fundo do recipiente), aps agitao e homogeneizao. Embalagens nicas ou pequenos lote todo o material pode ser recolhido. Lotes maiores 10 a 20% do n de embalagens ou 5 a 10% do peso total do alimento. Lotes muito grandes N = no de unidades ou quantidade coletadas. c = constante depende da amostra (c < 1 amostra homognea; c > 1 amostra heterognea. n = populao

Reduo da amostra bruta


Adequao da amostra s quantidades necessrias rotina do laboratrio: Ps ou gros secos Lquidos Semi-slidos (queijos duros, chocolates) midos (carnes, peixes, vegetais) Semiviscoso, pastoso ou slido em suspenso Emulses Frutos

Alimentos secos (em p ou granulares)


1. Manual: quarteamento

D G H DDXd 2. Equipamentos: fg Tipo Riffle; Tipo Boerner. srddd dddD AMOSTRADORES Redutor de tamanho DD

Jones Riffle Sampler

Boerner

Alimentos lquidos
Misturar bem o lquido no recipiente por agitao,por inverso e por repetida troca de recipientes. Retirar pores de lquido de diferentes partes do recipiente misturando as pores no final.

Alimentos semi-slidos
Queijos duros e chocolate As amostras devem ser raladas.

Alimentos midos
Carnes, peixes e vegetais A amostra deve ser picada ou moda e misturada. A estocagem deve ser sob refrigerao.

Alimentos semiviscosos e pastosos e alimentos lquidos contendo slidos


Pudins, molhos, etc..

Compotas de frutas, vegetais em salmoura e produtos enlatados em geral. As amostras devem ser picadas em liquidificador, misturadas e as alquotas retiradas para anlise.

Alimentos em emulso
Manteiga e margarina As amostras devem ser aquecidas a 35C num frasco com tampa, que depois agitado para homogeneizao.

Frutas
Frutas grandes: devem ser cortadas ao meio no sentido longitudinal e transversal, de modo a reparti-las em quatro partes. Duas partes opostas devem ser descartadas, e as outras duas devem ser juntadas e homogeneizadas em liquidificador. Frutas pequenas: podem ser simplesmente homogeneizadas inteiras no liquidificador

Preparao da amostra
Reduo da amostra bruta Mudana na composio da amostra durante o preparo Contaminaes Desintegrao mecnica: a moagem de alimentos secos Moinhos Alimentos midos Fatiadores, Moedores de carne, Almofarizes e pistilos eltricos ou manuais, Liquidificadores, Moinhos e vibradores snicos ou supersnicos. Desintegrao enzimtica Uso de enzimas como celulases, proteases, amiloglucosidases/amilases que so teis para solubilizar componentes de alto peso molecular. Desintegrao qumica Uso de agentes qumicos(detergentes sintticos, agentes redutores, agentes clarificantes, piridina, etc.) para disperso ou solubilizao dos componentes dos alimentos.

Preservao da amostra
Inativao enzimtica

Inativao de enzimas - branqueamento, secagem abaixas temperaturas, resfriamento/congelamento, envenenamento enzimtico por compostos orgnicos, modificaes do ph. Cuidados com modificaes lipdicas Resfriamento aps coleta e congelados para estoque; Material dessecado deve ser estocado sob N2 ou dissolvido em ter de petrleo; Adicionar antioxidante Abrigo da luz. Controle da oxidao e ataque microbiano Minimizar oxidao -N2 Recipientes fechados a 4C. Evitar ataque microbiano: resfriamento, congelamento, secagem, conservantes. Controle da contaminao microbiana Resfriamento, congelamento, secagem, conservantes.

Fatores a serem considerados na amostragem


Alimentos de origem vegetal Constituio gentica: variedade; Condies decrescimento: solo, clima, irrigao, fertilizao, temperatura e insolao; Estgio de maturao; Estocagem: tempo e condies; Parte do alimento: casca ou polpa. Alimentos de origem animal Contedo de gordura; Parte do animal; Alimentao do animal; Idade; Raa.

S-ar putea să vă placă și