Sunteți pe pagina 1din 13

Autoridade e Submisso

O que autoridade?
De acordo com o dicionrio Michaellis

AUTORIDADE: 1-Direito ou poder de mandar, de ordenar 2-poder poltico, administrativo, representante do poder pblico 3-pessoa que tem grande conhecimento em determinado assunto. SUBMISSO: 1-Ato ou efeito de submeter-se 2-Disposio a obedecer 3Sujeio 4-Humilhao voluntria. A Autoridade poder delegado Os policiais que comandam o trfego nas horas de maior movimento apenas erguem o brao e os carros param. Estes homens no tm o poder fsico para parar os veculos, se os motoristas decidirem no obedecer. Mas, no de sua prpria fora que eles se utilizam para parar o trfego; eles so fortes na autoridade que lhes concedida pelo governo a que servem. As pessoas reconhecem essa autoridade e param seus carros. Bendito seja o Senhor, h uma autoridade que nos delegada pelo Senhor Jesus Cristo! Em Lucas 10:19, Jesus diz: 'Eis que vos dei AUTORIDADE para pisardes serpentes e escorpies, e sobre todo o PODER do inimigo, e nada absolutamente vos causar dano". Quando menciona "serpentes e escorpies," Jesus est falando do poder do diabo demnios, espritos malignos e todas as suas hostes responsveis por todo tipo de obra malguina. Precisamos tomar conscincia de que temos autoridade sobre eles! fundamental, essencial entendermos isso. Ok? Certa vez Uma mulher saiu de casa para esperar seu nibus (em um ponto de nibus que ficava em frente a sua casa) e seu cachorro veio correndo atrs dela. Ela disse: "Voc vai ter que voltar!" O cachorro no lhe deu a menor importncia. S abanou o rabinho e se enroscou nela carinhosamente. Ela disse: "Voc no pode vir agora!" O cachorrinho abanou o rabo e se enroscou nela novamente. Nesse momento o nibus chegou. Ento a mulher bateu o p no cho e gritou: "Pra casa!" O cachorro, colocando o rabo entre as pernas, obedeceu-a imediatamente. " assim que temos que fazer com o diabo!"

Assentados com Cristo


Mateus 28:18 diz: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra." Cristo transferiu Sua autoridade Igreja. 'Eis que vos dei AUTORIDADE para pisardes
serpentes e escorpies, e sobre todo o PODER do inimigo, e nada absolutamente vos causar dano".

Ele a cabea da igreja. Os crentes so a igreja que a mesma coisa que CORPO, chamados tbm de membros que compem o corpo de Cristo. A autoridade de Cristo perpetuada atravs do Seu Corpo que est sobre a terra. Ns, a igreja!

EFSIOS 1:18-23. 18. Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperana da sua vocao, e quais as riquezas da glria da sua herana nos santos; 19. E qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre ns, os que cremos, segundo a operao da fora do seu poder, 20. Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o sua direita nos cus, 21. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domnio, e de todo o nome que se nomeia, no s neste sculo, mas tambm no vindouro; 22. E sujeitou todas as coisas a seus ps, e sobre todas as coisas o constituiu como cabea da igreja, 23. Que o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. Cristo est assentado direita do Pai lugar de autoridade e estamos assentados com Ele. Se voc tem noes de Histria sabe que sentar-se ao lado direito do rei sinal de autoridade. EFSIOS 2:1-7 1. E vos vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados, 2. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. 3. Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros homens. 4. Mas Deus, que riqussimo em misericrdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5. Estando ns ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graa sois salvos), 6. E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7. Para mostrar nos sculos vindouros as abundantes riquezas da sua graa, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Em outras palavras, o ato de Deus que levantou a Cristo dentre os mortos tambm levantou o Seu corpo. Na mente de Deus, quando Jesus ressuscitou, ns tambm fomos ressuscitados dentre os mortos! No captulo 2: 5 e 6 lemos: "Estando ns mortos em nossos delitos, (Ele) nos deu vida juntamente com Cristo... e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" Esta passagem trata da concesso dessa autoridade. Note que a cabea (Cristo) e o corpo (a Igreja) foram ressuscitados juntos. Alm disso, esta autoridade no foi conferida somente Cabea, mas tambm ao Corpo, pois a Cabea e o Corpo so um. (Quando se pensa numa pessoa, pensa-se na cabea e no corpo como um todo.) Se ns como uma Igreja obtivermos a

revelao de que somos Cristo, nos ergueremos e faremos as obras de Cristo! At agora, as estamos fazendo somente de modo limitado. Quando percebermos que a autoridade que pertence a Cristo tambm pertence aos membros individuais do Corpo de Cristo e est disposio de todos ns, nossas vidas sero revolucionadas!

I) A autoridade espiritual
-O trono de Deus est estabelecido sobre autoridade. -A autoridade de Deus representa o prprio Deus. -Em todo o universo somente Deus autoridade e nada maior que a autoridade dEle. -Todas as outras autoridades so nomeadas, delegadas por Deus.

1) O princpio de Lcifer
Tanto Isaias 14:12-15 quanto Ezequiel 28:13-17 falam a respeito da queda de Satans. O princpio de Satans o princpio da auto-exaltao. Existem apenas dois caminhos no universo, o caminho de Satans e o caminho de Jesus. Satans, no sendo Deus, quis ser igual a Deus e disse consigo mesmo: subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo. Quis usurpar o trono de Deus e por isso foi lanado no mais profundo abismo. Como caste do cu, estrela da manh, filho da alva! Como foste lanado por terra, tu que debilitavas as naes! Tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregao me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo. Contudo, sers precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Is. 14:12-15. Jesus, sendo Deus, no usurpou o ser igual a Deus, antes esvaziou a si mesmo e assumiu a forma de servo morrendo morte de Cruz. Abandonou a sua glria, mas recebeu um nome acima de todo nome e um trono sobre todo o universo. Tende em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz. Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome. Fl. 2:5-9.

2) Se desejamos servir a Deus nunca podemos violar a questo da autoridade.


Porque faz-lo seguir o princpio de Satans. Na obra de Deus possvel estar com Satans em princpio e com Jesus em doutrina. Porque pregar o evangelho trazer as pessoas para debaixo da autoridade de Deus. Porque Satans no teme nossas palavras, mas teme a nossa submisso. Quando Jesus orou no Pai nosso para Deus livrar-nos do mal ele queria dizer o desejo de reino, poder e glria. Nosso servio a Deus no uma questo de sacrifcio ou de negar o ego. uma questo de fazer a vontade de Deus. No uma questo de fazer obras para Deus; mas uma questo de fazer a vontade de Deus. Somente aqueles que se submetem autoridade podem ser autoridade.

II) Exemplos de rebelio


1) A queda de Ado e Eva
Gn. 2:16-17 e 3:1-6; Rm. 5:19. Tanto na velha como na nova criao a ordem de precedncia a base de autoridade. Ado foi criado primeiro por isso Eva deveria submeter-se a ele. Eva tomou o encabeamento e pecou. Comeu do fruto sem consultar a Ado. a) Rebelar-se contra a autoridade representativa de Deus rebelar-se contra o prprio Deus. Sem submisso no h trabalho ou servio. Tudo o que fazemos por submisso e direo de Deus. Nada por nossa prpria iniciativa, tudo responsivo. Tudo iniciado por Deus, nada deve ser iniciado por ns. A primeira lio de um obreiro submeter-se a autoridade. Precisamos ver que h autoridade em todo lugar: em casa, na escola, no trabalho, na sociedade, etc. O problema que muitos vem a submisso como um castigo ou punio porque Deus disse que Eva deveria se submeter a Ado depois do pecado. Precisamos ver que a autoridade j existia antes e portanto a submisso tambm. Por outro lado ns vemos que Ado no soube exercer autoridade. Diante disso conclumos que trs coisas so vitais na questo de autoridade: Precisamos adquirir um esprito de submisso Precisamos ser treinados na submisso Precisamos aprender a ser uma autoridade representativa.

2) A rebelio de Co
Gn. 9:20-27. a) A falha do lder um teste de submisso dos liderados. No plano de Deus o pai a autoridade na famlia. Podemos dizer que No fora estabelecido como autoridade naqueles dias. Uma dia No se embriagou e ficou n em sua tenda. A carne gosta quando a autoridade falha porque sente que pode ficar livre da restrio da submisso. A atitude de Co foi de expor o Pai, mas a atitude de Sem e Jaf foi de encobrir a nudez do Pai. A falha de No tornou-se um teste para Sem, Co e Jaf. b) Co exps a nudez do lder. Expor falar, denegrir e espalhar. c) No mesmo estando errado se posicionou para zelar pelo princpio da autoridade. d) A conseqncia da rebelio maldio. Observe que o resultado da rebelio a maldio. Co foi amaldioado. Sem e Jaf por sua vez foram abenoados.

3) Nadabe Abi
Lv. 10:1-2 Deus no aceita fogo estranho. Fogo estranho aquele que tem origem em nossa presuno humana. Com relao submisso o pecado pode ser de dois tipos; presuno e desobedincia. Desobedincia quando Deus nos manda fazer algo e no fazemos; presuno por outro lado quando Deus no mandou e fazemos assim mesmo. a) O trabalho deve ser uma coordenao de autoridade Deus havia estabelecido Aro como sumo sacerdote e seus filhos sob a sua liderana. Observe que Levtico 8 e 9 falam o tempo todo de Aro e seus filhos. Quando os filhos resolveram oferecer sacrifcios fora da coordenao do Pai aquilo tornou-se fogo estranho.

b) O servio origina-se em Deus O princpio do fogo estranho fazer algo que Deus no mandou. Uma grande sinal de que estamos fazendo a vontade de Deus a satisfao e a vida. Se quanto mais trabalhamos mais nos sentimos cansados e extenuados pode ser uma evidncia de fogo estranho. Quando o trabalho de Deus nos sentimos alimentados como Jesus depois de pregar para a mulher samaritana. Fazer a vontade de Deus como alimento para ns. Nesse nterim, os discpulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come! Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vs no conheceis. Diziam, ento, os discpulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, algum trazido o que comer? Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Jo. 4:31-34 c) Fogo estranho produz morte A conseqncia imediata da rebeldia a morte. Qualquer que serve a Deus sem discernir a autoridade oferece fogo estranho.

4) Aro e Miri
Nm. 12:1-15 a) A autoridade dada por escolha de Deus Aro e Miri eram mais velhos que Moiss. Na famlia Moiss deveria estar submisso a eles, mas na obra de Deus Moiss era o cabea. Moiss tomou uma mulher etope. Era correto que eles tratassem da questo no mbito da famlia, mas falharam quando tocaram na autoridade de Deus. b) Rebeldia produz lepra Imediatamente Miri ficou leprosa. A lepra produz afastamento e perda da comunho. Observe como aqueles que andam em rebeldia normalmente so isolados. c) Rebeldia pra o mover de Deus A Palavra de Deus diz que a nvem parou e no se moveu enquanto no se resolveu a questo da rebeldia.

5) A rebelio de Dat, Cor e Abiro


O grupo de Cor era levita. Ele representa os espirituais. O grupo de Dat e Abiro era a tribo de Rben. Eles representam os lderes. Alm deles se levantaram outros 250 lderes do povo. Uma coisa a rebelio do povo, mas outra quando os lderes se rebelam. a) A rebelio procede do Hades Observe que a terra se abriu e devorou a todos eles vivos. Deus havia tolerado a dvida e a tentao, mas no pode suportar a rebelio. A rebelio castigada mais severamente. b) A rebelio contagiosa Em Nmeros 16 temos duas rebelies. Nos versos de 1 a 40 temos a rebelio dos lderes, e dos versos 41-50 temos a rebelio de todo o povo. O esprito de rebelio contagioso.

III) As autoridades estabelecidas por Deus


No universo Deus a fonte de toda autoridade. Toda autoridade humana estabelecida por ele. Como tal elas representam a autoridade de Deus.

1) No mundo
Rm. 13:1; I Pe. 2:13-14; Ex. 22:28. No existe tal coisa como submeter-se somente a Deus. Se rejeitamos a autoridade delegada rejeitamos o prprio Deus.

2) Na igreja.

I Ts. 5:12-13, I Tm. 5:17, I Pe. 5:5, I Cor. 16:15-16. Deus ordena que todos devem se submeter aos presbteros da Igreja. I Pe 5 mostra que a primazia depende da idade fsica, mas I Cor. 16:15-16 parece indicar que a idade espiritual mais importante.

3) Na famlia
Ef. 5:22-24; 6:1-3, Cl. 3:18, 20 e 22, I Cor. 11:3. Deus estabeleceu uma cadeia de autoridade na famlia. Primeiramente o pai, depois a me e s ento os filhos.

IV) Limites de obedincia a autoridade


Submisso uma questo de corao, mas obedincia uma questo de conduta. Devemos nos submeter sempre s autoridades, mas nem sempre temos de obedec-las. Somente Deus objeto de submisso ilimitada. A submisso ao homem sempre limitada. Se a autoridade representativa d uma ordem nitidamente contrria ordem de Deus deve ser desobedecida.

1) A hierarquia de autoridades
Existe uma hierarquia de autoridades que segue a seguinte ordem: A autoridade soberana de Deus. A autoridade da Bblia. A autoridade de nossas conscincias. Qualquer autoridade deve ser submissa a esses trs nveis mais elevados de autoridade. Qualquer autoridade, seja na famlia, no governo, na empresa ou na igreja que diz para fazermos algo que esteja em conflito com Deus, com a Bblia ou com nossas conscincias precisa ser desobedecida. Alm desses limites de nvel superior precisamos ainda observar os seguintes pontos: a) Toda autoridade delegada tem um limite O chefe somente pode dar ordens com respeito ao trabalho. Ele no pode determinar nada na minha casa. O mesmo se aplica na igreja. O pastor, o lder ou qualquer outra autoridade est limitado a aquilo para o que foi delegado ou designado. Um pastor no pode escolher com quem devo me casar ou interferir na minha vida profissional ou domstica. b) Nem toda autoridade permanente Existem autoridades a quem nos submetemos momentaneamente ou por fora de contrato ou tarefa conjunta. c) Existe uma autoridade na tradio e no costume Dentro dos limites da Palavra de Deus devemos nos sujeitar aos costumes e s tradies do lugar e da igreja onde vivemos. d) Existe uma autoridade que basicamente funcional Isto acontece por causa de quatro fatores: Aptido natural. Nos sujeitamos porque ele tem um dom natural. (Msica por exemplo). Treinamento ou instruo. Nos sujeitamos porque ele sabe mais que ns. Experincia. Nos submetemos porque ele fez antes de ns vrias vezes. Uno de Deus. Nos submetemos porque vemos a capacitao sobrenatural de Deus.

V) A arte de ser desobediente porm submisso


No estou sugerindo que algum deva ser rebelde, porque a rebeldia como o pecado de feitiaria ( I Sm. 15:23). Mas desejo enfatizar que na Palavra de Deus a obedincia sempre relativa. Com base nisso podemos dizer que um pai que probe um filho de ir igreja no deve ser obedecido, nem to pouco o marido que probe a esposa. Naturalmente no com desafio discusses ou gritarias, mas com sabedoria, direo e astcia fazendo a vontade de Deus.

1) Sifr e pu. Ex.1:15-17 e 21-22


Elas desobedeceram as ordens de Fara de matar as crianas e por isso foram recompensadas por Deus.

2) Raabe a prostituta

Raabe cometeu alta traio contra o seu pas. Alm disso ela mentiu para proteger os espias. Mas por tudo isso ela foi honrada por Deus e entrou na genealogia do prprio messias. (Hb. 11:3)

3) Samuel
Saul ainda era o rei, mas Samuel foi enviado para ungir outro rei no lugar dele (I Sm. 16:1-2). Tal atitude poderia ser vista por Saul como crime contra o estado, contra o rei.

4) Jnatas
Saul ordenou a Jnatas que matasse a Davi. Todos sabemos que os filhos devem obedecer aos pais, mas Jnatas no obedeceu a Saul.

5) Os trs jovens hebreus


Os trs jovens no adoraram a imagem de ouro do Rei. Eles desobedeceram a ordem contudo se submeteram fornalha.

6) Os apstolos
A ordem das autoridades era para que no se pregasse o evangelho de Jesus, mas os Apstolos responderam: importa primeiro obedecer a Deus que ao homem (At. 5:29)

VI) A arte de reclamar


Criou-se no meio evanglico a idia de que perguntar, dar sugestes ou mesmo reclamar seja automaticamente rebeldia. Isto tem produzido igrejas passivas onde o potencial e a criatividade dos membros so tolhidos e, conseqentemente, a obra perde em agilidade e alcance. a) Precisamos ser cuidadosos para no usar palavras injuriosas O grande problema da rebeldia so as palavras injuriosas. Desconsideramos a autoridade quando agimos desrespeitosamente e dai ofendemos a Deus Mas se no temos palavras erradas e reclamao, a crtica ou a sugesto podem ser dadas sem incorrer em pecado. O maior exemplo disso foi a forma como os Apstolos trataram a questo das vivas helenistas que estavam sendo esquecidas na distribuio da sexta. (At. 6:1-4). Outro exemplo Marta. Por vrias vezes ela reclamou a Jesus, mas em nenhuma o Senhor a repreendeu. Ela reclamou porque o Senhor no veio mais cedo para curar a Lzaro e tambm reclamou que ela trabalhava e Maria ficava aos ps do Senhor. Jo. (11:20-24, Lc:10:38-40).

b) Cuidado com atitudes do tipo: os outros esto dizendo, esto todos falando, etc. c) Cuidado com a atitude: algum me disse, mas no posso dizer quem... d) No reclame por reclamar, d sugestes vlidas e de bom senso.

VII) Sinais da pessoa submissa


Como sabemos se uma pessoa algum que se submete autoridade? Vamos dar alguns sinais. 1) Ela procura a autoridade onde quer que ela v. Quem tem revelao da importncia da autoridade no vive solta e sem restrio. Ela busca se submeter de corao e no apenas por obrigao. 2) Uma vez que algum conhece a autoridade ele se tornar mais brando e mais dependente. Isto acontece porque ele se torna temeroso de cometer erros. 3) Aqueles que conhecem autoridade no gostam de ser autoridade. No tm prazer em dar opinies ou controlar os outros. 4) Aqueles que conhecem a autoridade so tardios para falar. Mantm a boca fechada. 5) Quem conhece a autoridade torna-se muito sensvel a rebelies e iniqidades. Ele sabe o quanto a rebelio contamina. 6) Somente quem aprendeu a se submeter consegue levar os outros submisso.

O Abuso da Autoridade

Prticas no bblicas de autoridade e submisso ensinadas por alguns e abusos praticados por outros, tm causado uma tremenda ferida no meio do povo de Deus. Verdades bblicas podem ser levadas a extremos, e quando isso acontece, elas tm o poder de destruir vidas. No fomos chamados para manipular as ovelhas ou controlar as suas vidas. Precisamos, sim, exercer autoridade, mas com amor e dentro dos limites estabelecidos por Deus.

Os sete nveis de autoridade


A Palavra de Deus menciona sete nveis de autoridade. Os trs primeiros so prerrogativas exclusivas de Deus e os outros quatro so exercidos pelos seus ministros: 1. Autoridade soberana 2. Autoridade da Verdade (ou da Palavra de Deus). 3. Autoridade da conscincia 4. Autoridade delegada 5. Autoridade funcional 6. Autoridade dos costumes e tradies 7. Autoridade dos contratos Vamos ver cada um desses nveis de autoridade.

1. A Autoridade soberana

o maior nvel de autoridade. a autoridade imperial. Este nvel nunca questionado ou desafiado. absoluto e infalvel. o maior nvel de autoridade. Esta autoridade pertence somente a Deus. Todavia, algumas igrejas e denominaes se apropriam dessa autoridade soberana, mas no nenhuma base bblica para que qualquer ser humano exera essa autoridade.

a. Cristo recebeu a autoridade soberana


Essa era a ambio de Lcifer (Is. 14:12-14), mas Cristo recebeu a autoridade soberana (Ef. 1:16-22).

b. Cuidado com os que tomam o lugar de Cristo


Qualquer pessoa que coloca a sua uno num nvel de ser inquestionvel e infalvel est assumindo uma posio de anticristo. Ser anticristo no ser contra Cristo, mas tentar tomar o seu lugar. H pessoas que vem em nome de Cristo e se dizem com a mesma autoridade: Porque viro muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganaro a muitos. Mt. 24:5 No h nenhuma autoridade na Igreja a quem o cristo tenha que prestar obedincia inquestionvel, s a Deus.

2. A Autoridade da verdade
a autoridade daquilo que sempre verdadeiro sem qualquer sombra de dvida. Qualquer coisa que verdadeira possui autoridade pelo fato de ser verdadeira. inquestionvel. Porque nada podemos contra a verdade, seno em favor da prpria verdade. II Cor. 13:8

a. A verdade o prprio Deus


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. Jo. 14:6 Porque a lei foi dada por intermdio de Moiss; a graa e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Jo. 1:17 Este aquele que veio por meio de gua e sangue, Jesus Cristo; no somente com gua, mas tambm com a gua e com o sangue. E o Esprito o que d testemunho, porque o Esprito a verdade. I Jo. 5:6

b. A verdade o que Deus diz


A fim de serem julgados todos quantos no deram crdito verdade; antes, pelo contrrio, deleitaram-se com a injustia. II Ts. 2:12 Deus no homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, no o far? Ou, tendo falado, no o cumprir? Nm. 23:19 No violarei a minha aliana, nem modificarei o que os meus lbios proferiram. Sl. 89:34

c. A Bblia a verdade

A Bblia est colocada na terra com a autoridade da verdade. Ela a verdade. Ela foi inspirada pelo Esprito de Deus e inerrante (II Tm. 3:16). 16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; Assim, lembre-se Nada contrrio s Escrituras pode ser verdadeiro. Nada que seja acrescentado s Escrituras pode ser obrigatrio. Todo crente livre para pesquisar as Escrituras e checar a verdade. Os crentes de Beria so um bom exemplo (At. 17:10-11). Eles reconheceram que as Escrituras tinham maior autoridade que os Apstolos Eles examinaram as Escrituras para ver se o que os Apstolos diziam era verdade. A Bblia autoridade final de f e prtica. Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. Gl. 1:8

10

3. A Autoridade da Conscincia
Todo homem capaz de distinguir entre o certo e o errado, mesmo os incrdulos e mpios. Todos sabemos o que no queremos que os outros faam contra ns. Portanto, sabemos o que no devemos fazer com os outros. Chamamos isso de conscincia.

a. No devemos violar a conscincia dos outros


E deste modo, pecando contra os irmos, golpeando-lhes a conscincia fraca, contra Cristo que pecais. I Cor. 8:12 Mas aquele que tem dvidas condenado se comer, porque o que faz no provm de f; e tudo o que no provm de f pecado. Rm. 14:23

b. Devemos nos submeter a ela


Um faz diferena entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinio bem definida em sua prpria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque d graas a Deus; e quem no come para o Senhor no come e d graas a Deus. Rm. 14:5-6 No nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrrio, tomai o propsito de no pordes tropeo ou escndalo ao vosso irmo. Rm. 14:13 Se resolvemos ir contra a nossa conscincia a Palavra de Deus diz que pecamos. Homem algum tem o direito de exigir de outro algo que v contra a conscincia dele. Um marido no pode forar a sua esposa a prticas sexuais que ofendem a conscincia dela. Um pastor no pode impor uma prtica a uma ovelha se aquilo vai contra a conscincia dela. Desses trs tipos de autoridade podemos concluir que nenhum homem, seja a Igreja ou o Estado, tem o direito de ordenar que voc desobedea a Deus, Bblia e sua conscincia. Esses trs nveis de autoridade so prerrogativas exclusivas de Deus.

4. A Autoridade delegada
Os prximos quatro nveis de autoridade so reservados aos homens. Quando essa autoridade ou governo bem exercida o resultado ser o que est em Romanos 14:17: justia, paz e alegria.

Porque o reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no Esprito Santo. Rm. 14:17

11

a. Os lderes da Igreja possuem autoridade delegada


Somos seus embaixadores, seus representantes. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermdio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. II Cor. 5:20 I Pedro 5:3 diz que no devemos exercer autoridade como dominadores do rebanho. Nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. I Pe. 5:3 A nossa autoridade pertence a Deus e nos foi delegada. Se esperamos submisso do rebanho precisamos ter a atitude de Cristo: a de dar a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a vida pelas ovelhas. Jo. 10:11 A autoridade delegada no igual daquele que a delegou. Nossa autoridade limitada:

b. A autoridade delegada procede da responsabilidade


Pelo fato de ter responsabilidade pela minha esposa e filhos, ento tenho autoridade sobre eles. Eu no tenho autoridade na casa do vizinho porque no tenho responsabilidade por eles.

c. A Autoridade delegada nunca vai alm de sua responsabilidade


O limite de nossa autoridade , portanto, a nossa responsabilidade. Nunca vai alm dela. O inverso tambm verdadeiro: quando deixamos de assumir a responsabilidade perdemos a autoridade.

5. A Autoridade funcional
A autoridade funcional , muitas vezes, a base para estabelecermos a autoridade delegada.

a. Provm da habilidade
A autoridade funcional provm da habilidade, competncia, experincia e treinamento. Se algum no deseja obedecer a prescrio mdica no deveria fazer uma consulta. O mdico uma autoridade funcional e ignor-lo poderia se rebeldia. O pastor deveria se submeter dentro da igreja aos engenheiros na questo de construo, aos mdicos na questo de sade e assim por diante. No que os pastores deixem de ser autoridade, mas eles reconhecem a autoridade funcional. Assim como um marido e a esposa deveriam submeterem-se naquilo que habilidade de cada um.

6. A Autoridade dos costumes


A autoridade dos costumes e tradies se estabelece quando provou-se atravs dos anos que para o bem comum e aceita por todos. Paulo apela para a autoridade dos costumes quando fala da questo do vu. Contudo, se algum quer ser contencioso, saiba que ns no temos tal costume, nem as igrejas de Deus. I Cor. 11:16 Uma igreja ou liderana no pode ignorar os costumes de uma localidade ou comunidade. Se tal costume no inofensivo pode ser preservado. Todavia a autoridade dos costumes sujeita a todos os nveis anteriores de autoridade.

12

7. A Autoridade dos contratos


Esta a autoridade da lei. Ela pode ser observada nos contratos e acordos legais. A sociedade regida por esse nvel de autoridade. Apesar de ser algo natural sua origem divina. Paulo disse em Romanos 13 que essa autoridade foi tambm constituda por Deus e procede Dele. Todo homem esteja sujeito s autoridades superiores; porque no h autoridade que no proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele institudas. De modo que aquele que se ope autoridade resiste ordenao de Deus; e os que resistem traro sobre si mesmos condenao. Porque os magistrados no so para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu no temer a autoridade? Faze o bem e ters louvor dela, visto que a autoridade ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque no sem motivo que ela traz a espada; pois ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. necessrio que lhe estejais sujeitos, no somente por causa do temor da punio, mas tambm por dever de conscincia. Por esse motivo, tambm pagais tributos, porque so ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este servio. Rm. 13:1-6

Os problemas com a autoridade


Cada membro precisa ser submisso, mas tambm cada pastor precisa a aprender como exercer autoridade. Existem vrios problemas causados pelo extremismo e pela frouxido em exerc-la.

1. Quando exercemos a autoridade que pertence somente a Deus


Os maiores problemas surgem quando o pastor se julga inquestionvel. Toda sugesto ou crtica ser vista como rebeldia. Precisamos tolerar discordncias e perceber nossos limites.

2. Quando a autoridade delegada est em conflito com a Bblia


Um exemplo dessa situao est em Atos 23:1-5. Fitando Paulo os olhos no Sindrio, disse: Vares, irmos, tenho andado diante de Deus com toda a boa conscincia at ao dia de hoje. Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam perto dele que lhe batessem na boca. Ento, lhe disse Paulo: Deus h de ferir-te, parede branqueada! Tu ests a sentado para julgar-me segundo a lei e, contra a lei, mandas agredir-me? Os que estavam a seu lado disseram: Ests injuriando o sumo sacerdote de Deus? Respondeu Paulo: No sabia, irmos, que ele sumo sacerdote; porque est escrito: No falars mal de uma autoridade do teu povo. At. 23:1-5 Paulo agiu corretamente, mas cometeu um erro: tratou o sumo-sacerdote com um termo pejorativo. Quanto a resistir tudo aquilo que contrrio Palavra de Deus, Paulo estava certo., Podemos resistir qualquer autoridade que v contra a Palavra de Deus. Mas no podemos usar de termos depreciatiavos contra autoridades constitudas, principalmente dentro da igreja.

3. Quando os costumes e a tradio esto acima da Bblia


Jesus nos d um exemplo em Mt. 15:1-3 Ento, vieram de Jerusalm a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discpulos a tradio dos ancios? Pois no lavam as

mos, quando comem. Ele, porm, lhes respondeu: Por que transgredis vs tambm o mandamento de Deus, por causa da vossa tradio? Mt. 15:1-3 Os costumes e as tradies possuem valor somente se estiverem subordinados Palavra de Deus. Se forem anti-bblicos, no importa quantos sculos tenham, devem ser eliminados.

13

4. Quando tememos exercer a autoridade


Algumas vezes tememos exercer a autoridade porque pensamos que no estamos em condies espirituais. No no cai nesse engano. Mesmo depois de haver falhado ele exerceu disciplina sobre seu filho Co que falhou na submisso.

S-ar putea să vă placă și