Sunteți pe pagina 1din 4

Visita de estudo ao Mosteiro da Batalha passando pela Nazar

Introduo Em Maio de 2004, duas professoras da Escola de S. Jos de Lisboa, de acordo com o seu Projecto Curricular de Turma, realizaram com as suas turmas do 3. ano uma visita de estudo ao Mosteiro da Batalha, passando pela Nazar. Objectivos da visita Com esta visita pretendia-se alcanar vrios objectivos: Conhecer algumas costumes e usos da regio da Nazar Observar aspectos da costa daquela regio (praias, arribas, cabos...) Conhecer os principais aspectos relacionados com a construo do Mosteiro da Batalha (acontecimentos e personagens histricos, arquitectura...)

Papel das Tecnologias da Informao e Comunicao As professoras utilizaram o computador como ferramenta de trabalho para pesquisa de informao, preparao de guies de visitas virtuais e construo de materiais de apoio para os alunos. Os alunos utilizaram o computadores para a realizao de algumas visitas virtuais na Internet, que antecederam a visita real, e para a produo de textos e desenhos na sequncia da explorao dos temas em estudo.

Antes
Professoras prepararam a visita As duas professoras comearam por fazer o levantamento de sites relacionados com a visita de estudo e que poderiam auxiliar na sua preparao. Foi atravs da Internet que, por exemplo, tomaram conhecimento de locais de interesse a visitar no Stio da Nazar e obtiveram contactos dos servios locais atravs dos quais marcaram as visitas a alguns monumentos e ao Museu Etnogrfico da regio. Tambm obtiveram informaes relacionadas com os aspectos logsticos da visita: estacionamento das camionetas, stio para fazer o piquenique, local das casas de banho pblicas... Quase enganadas pela Net... Convencidas que no Mosteiro da Batalha no existiam visitas guiadas para as escolas (segundo informao obtida num dos sites consultados), no fim-de-semana anterior realizao da visita, as

professoras decidiram fazer uma visita prvia aos locais a visitar a fim de melhor se documentarem para a conduo da visita com os alunos. J no local, descobriram que afinal existia um servio educativo do Mosteiro em funcionamento e, graas boa vontade dos seus funcionrios, ainda foi possvel fazer a marcao da visita guiada. Esta visita prvia foi muito til, pois foi possvel registar o tempo gasto em deslocaes entre os vrios locais e testar os guies de explorao que iriam ser distribudos aos alunos (construdos a partir da Net). Aviso aos Pais A realizao da visita j tinha sido comunicada numa reunio de pais mas, alguns dias antes, os alunos levaram para casa um aviso para relembrar os preparativos da visita. Visita virtual dos alunos Nos dias que antecederam a visita, os alunos realizaram duas visitas virtuais na Net. Os primeiros contactos com a Nazar e com o Mosteiro da Batalha foram feitos a partir de guies de explorao de sites que eles tinham que explorar para responder a vrias perguntas constantes das fichas de trabalho. Exploraes curriculares Lngua Portuguesa Foram estudadas duas lendas relacionadas com as visitas A lenda da Nossa Senhora da Nazar Leitura e interpretao de texto Consulta de palavras no dicionrio (vocabulrio desconhecido) Explorao de sinnimos e antnimos Escrita de um texto resumo da lenda Ilustrao da lenda A lenda da Padeira de Aljubarrota Leitura e comentrio oral sobre a lenda Histria de Portugal Referncia a acontecimentos histricos e a personagens envolvidos na construo do Mosteiro da Batalha, assim como aspectos relacionados com a sua arquitectura (distribuio de um guio informativo aos alunos e de uma lista dos reis de Portugal ).

Registo na linha do tempo (no placard da sala de aula) das principais datas relativas a acontecimentos histricos. Elaborao de snteses e esquemas relacionados com os factos histricos abordados. Geografia Localizao no mapa de Portugal dos locais a visitar e dos percursos a seguir. Estudo de aspectos fsicos relacionados com as zonas a visitar: litoral, costa, planalto, plancie... Matemtica Realizao de situaes problemticas envolvendo:: Distncias e percursos (a partir da anlise do mapa de Portugal) Datas de personagens e acontecimentos

Durante

A chegada ao Stio (Nazar)

Vista do promontrio referncia lenda da Nossa Senhora da Nazar

Visita ao Museu de Etnografia da Nazar

Piquenique no pinhal

Descida de funicular

Antes de entrar no Mosteiro da Batalha

Visita guiada ao Mosteiro da Batalha

Depois
Aps a visita, novamente na sala de aula, os alunos elaboraram os seus relatrios e fizeram a avaliao desta visita. Foram feitas diversas actividades colectivas visando a sistematizao das aprendizagens e dos contedos abordados.

S-ar putea să vă placă și