Sunteți pe pagina 1din 2

Homenagem e Saudade Todo o ser humano provido de mltiplas facetas, umas admirveis, outras aceitveis e, outras ainda, detestveis.

. Ele cinzelado pelo desequilbrio quantitativo com que essas caractersticas se conjugam na sua formao e na sua vivncia. Ora, como no coabitamos nem convivemos em plenitude com ningum, e, como ns prprios, enquanto julgadores, tambm somos multifacetados, torna-se de grande complexidade fazer um juzo verdadeiro e isento seja de quem for. Por isso, um homem avisado deve abster-se de destapar as suas reflexes sobre outrem, sob risco de ser mal-entendido. O problema que, mesmo o homem avisado se move por emoes, o que, por vezes, implica discorrer sobre algum. No conheci intimamente o insigne advogado e meu mui ilustre Amigo e Companheiro Rotrio Afonso Fernando, mas, o que me foi dado discernir durante os vinte e um anos de convvio rotrio semanal foram to s, facetas admirveis. De tal forma as considero, que decidi, num exerccio de saudade e de respeito, lembr-las. Em primeiro lugar, quero desde logo realar que me sinto e lhe sou muito devedor, o que significa que lhe fiquei grato. Na sua forma algo desinteressada, dentro de uma ironia mordaz, mas sobretudo notavelmente argumentativa e oportuna com que intervinha nas reunies rotrias, sobressaam aspectos que surpreendiam muito positivamente os ouvintes. Notava-se pela sua oratria, para alm de uma invejvel e imensa cultura, que era uma pessoa muito bem formada, uma pessoa pensante, enfim um ser livre. Via-se que o Dr. Afonso Fernando soube escolher os bons valores que devem qualificar a humanidade. Amava a liberdade e fazia questo de ir mais alm da dotao gentica que a todos nos afecta. Enfatizava a intelectualidade e colocava dignidade racional em todas as comunicaes. Para os menos atentos, parecia estar sempre no contra, dada a ironia disciplinada e o desassossego perturbador que impunha no discurso. No entanto, o que ele fazia era questionar com pertinncia e sabedoria muitas das afirmaes tomadas como verdadeiras, que iam sendo expelidas por todos ns nas sucessivas reunies rotrias, no perodo das actualidades e comunicaes. Amante da arte, enquanto actividade eminentemente humana, era sobretudo um grande humanista, defensor de uma sociedade mais justa. Por isso, nos seus agradveis 1

dizeres e nas interessantes tertlias do Rotary Club, salvaguardava sempre a liberdade do ser humano poder escolher e a importncia da cultura para a segurana desse notvel valor. Afonso Fernando, fundou e conviveu no Rotary Club da Pvoa de Varzim para demonstrar a importncia do ser social, destacar o interesse da tica na cidadania, considerar o valor da liberdade na edificao do ser humano. Sejamos, no futuro do nosso Clube, merecedores desse mestre e garante da utilidade do seu mrito. Com ele tanto aprendi, com ele tanto aprendemos. Quantas saudades sentiremos das suas facetas admirveis. Bem haja Companheiro Afonso Fernando.

Pvoa de Varzim, 18 de Outubro de 2012 Afonso Pinho Ferreira

S-ar putea să vă placă și