Sunteți pe pagina 1din 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANILISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NOME DO ALUNO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

SEU POLO 2012

NOME DO ALUNO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Trabalho de curso superior de tecnologia em anlise e desenvolvimento de sistemas apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de seminrios. Orientador: Prof. Everson Morais; Thiago Nunes Bazoli; Merris Mozer; Adriane Loper; Veronice de Freitas

SEU POLO 2012

SUMRIO

1 INTRODUO............................................................................................... 3 2.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO.................................................. 4 2.2 SISTEMA DE INFORMAO OPERACIONAL............................................ 4 2.2.1 SISTEMAS DE INFORMAO GERENCIAL............................................ 4 2.2.2 SISTEMA DE SUPORTE A DECISO...................................................... 5 2.2.3 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO..................................................... 5 2.2.4 SISTEMA DE INFORMAO ESTRATGICA......................................... 5 2.2.5 SISTEMAS DE AUTOMOO DE ESCRITRIO..................................... 5 2.2.6 SISTEMAS DE INFORMAO ESPECIALISTA....................................... 6 2.2.7 SISTEMAS DE INFORMAO PARA OPERAES............................... 6 2.2.8 ERP - ENTRERPRISE RESOURCE PLANNING...................................... 6 2.2.9 CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER................................... 6 2.2.9.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAO........................................................ 7 2.2.9.2 EVOLUO DAS TECNOLOGIAS.......................................................... 7 2.2.9.2.1 MODELOS WEB PARA LOCAO DE LIVROS................................. 8 3 CONCLUSO............................................................................................... 9 4 REFERNCIAS............................................................................................. 10

INTRODUO Neste trabalho, apresentarei os fundamentos do uso da informao. Aps essa abordagem inicial, mencionarei, o uso dos sistemas de informaes como uma ferramenta de apoio aos tomadores de deciso e sua importante tarefa dentro das organizaes. Abordarei, ainda, as tecnologias de informao disponveis no mercado, e a velocidade com que essas tecnologias evoluem. Apresentarei as atribuies e o campo de atuao dos profissionais das reas geradoras e gestoras de sistemas. O objetivo desse trabalho fornecer conhecimentos bsicos de sistemas de informao, atravs da fundamentao terica que proporcione compreenso e anlise dos conceitos e aplicaes de tecnologia da informao. Ao final pretende-se que possamos identificar e ter o discernimento correto para tomar a melhor deciso, utilizando a informao e as tecnologias nas organizaes, denominando os principais conceitos de sistemas de informao, sua importncia e aplicao nas organizaes, contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessrias ao profissional das reas geradoras e gestoras de sistemas e descrever o cenrio atual da rea de tecnologia da informao, promovendo estudo e reflexo frente s novas tendncias. CONCEITOS DE INFORMAO O valor da informao esta ligado diretamente maneira como ela ajuda os tomadores de deciso. A informao agrega valor aos produtos e servios de uma organizao. As informaes so sistematicamente valorizadas; por isso, necessrio conhec-las, selecion-las e saber us-las. As informaes personalizadas tm maior valor e contam, atualmente, com a utilizao das tecnologias de informao (Data Warehouse, Data Mining, Tecnologias Olap/Oltp etc.) Mas afinal o que informao?
De acordo com Batista (2006, p. 22), informao o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de algum ou de alguma coisa. A informao aumenta a consistncia e o contedo dos dados relaciona.

1.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO Sistemas de informao so mais que apenas computadores, para us-los efetivamente, preciso entender a organizao, a administrao e a tecnologia de informao que so as bases de sua configurao. Assim, importante definir que, por exemplo, no cenrio proposto de uma locadora de livros que contrata uma empresa de TI (Tecnologia da Informao) entenda que todos os sistemas de informao podem ser descritos como solues organizacionais e administrativas. 1.2 SISTEMA DE INFORMAO OPERACIONAL (SIO) Conhecidos na dcada de 1950 como Sistemas de Processamento de Transaes (Transaction Processing Systems). responsvel pelo processamento de operaes e transaes rotineiras e cotidianas, incluindo seus prprios procedimentos. Incumbido tambm por controlar os dados detalhados das operaes e funes organizacionais, garantindo o funcionamento harmnico da organizao, tambm auxilia a tomada de decises de corpo tcnico ou operacional das unidades departamentais. De forma simples, o papel do SIO processar transaes eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicaes, colaborao e atualizar bancos dedados da empresa (OBRIEN, 2004).

1.2.1 SISTEMA DE INFORMAO GERENCIAL (SIG) Sistema de Informao Gerencial (Management Information

Systems), so sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informao operacional, agrupam e apresentam em forma de relatrios e de informaes atualizadas sobre operaes bsicas da empresa em tempo hbil para tomada de deciso, Esses relatrios geralmente se referem a uma rea funcional especfica, no entanto, eles so um tipo importante de SI de rea funcional (Turbanet al., 2007).

1.2.2 SISTEMA DE SUPORTE DECISO (SSD) Sistema de suporte Deciso (Decision Support Systems), como eram conhecidos nas dcadas de 1970 e 1980, so sistemas avanados que possuem interatividade com as aes do usurio e oferecem modelos para ajudar na resoluo de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rpidas, auxiliam no apoio tomada de deciso. Ex.: a locadoras de livros utilizaria para adquirir informaes que auxiliariam, por exemplo, na construo de ou no de uma filial em determinada regio ou a edio de novos livros.

1.2.3 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) So sistemas que do suporte ao desenvolvimento do planejamento estratgico da organizao. Utilizam tecnologia avanada para a elaborao de grficos e relatrios. No so projetados para resolver problemas especficos e sim para auxiliar na definio dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Tambm se concentram em fornecer informaes de apoio gerencial. 1.2.4 SISTEMA DE INFORMAO ESTRATGICA (SIE) Visam auxiliar o processo de tomada de deciso da cpula administrativa; transformam os dados provenientes dos sistemas de informao gerencial, agrupando-os para facilitar a tomada de deciso. Geralmente oferecem informaes grficas. Tambm so conhecidos como sistemas baseados no conhecimento e fornecem conselho especializado e funcionam para os usurios como consultores e especialistas (OBRIEN, 2004).

1.2.5 SISTEMA DE AUTOMOO DE ESCRITRIO (SAE) Sistema de automao de escritrio tem como principal finalidade aumentar produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informaes de um escritrio, atravs do uso de pacotes de aplicativos-padro existentes no mercado, com, por exemplo, o pacote Office, da Microsoft.

1.2.6 SISTEMA DE INFORMAO ESPECIALISTA (SE) So sistemas ligados ao campo de inteligncia artificial para a definio de cenrios no processo de tomada de decises. Oferecem solues para problemas especficos em um dado domnio, no qual consigam aconselhar em um nvel comparvel ao aconselhamento de especialistas. Ex.: diagnstico mdico, aconselhamento financeiro e criao de produtos.

1.2.7 SISTEMA DE INFORMAO PARA OPERAES Consiste em analisar as operaes de uma organizao para saber que ferramenta usar em determinada situao. So sistemas de informao que auxiliam os processos e operaes, tornando-os mais rpidos, baratos, padronizados e rastreveis. 1.2.8 ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING O ERP considerado como o sistema macro da organizao, ele tem varias caractersticas e a principal delas que ela tem uma viso sistmica da empresa, ou seja, um sistema que interliga todos os departamentos da organizao em um nico banco de dados, possibilitando que a informao chegue mais rpido de um ponto ao outro, do emissor para o receptor da informao. 1.2.9 CRM COSTUMER RELATIONSHIP MANAGE Arquitetura de sistemas que pode acompanhar o ERP para combinar

os processos de negcios e tecnologias promovendo a minerao de dados que permitem conhecer profundamente as preferncias pessoais especificas de cada cliente Ex.: A empresa se relaciona com cliente levantado seu perfil de classe social, renda, preferncia etc. Para poder analisar melhor seu publico alvo e tomar as melhores decises. 1.2.9.1 Tecnologias da informao Batista (2006, p.59) define: tecnologia da informao todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade de tratar dados e/ou informaes tanto de forma sistmica como espordica, independentemente da maneira como aplicada. O autor fala, ainda, da importncia de saber a diferena entre conhecimento em informtica e conhecimento em sistema de informao. O conhecimento em informtica envolve em saber usar a tecnologia da informao (hardware, software, telecomunicaes e banco de dados) para desenvolver uma atividade. J o conhecimento em sistemas de informao envolve conhecimento e habilidade pratica com tecnologias da informao mais atuais, compreenso ampla da organizao e seus relacionamentos entre departamentos e recursos humanos, bem como capacidade de analisar e resolver problemas trabalhando na administrao que envolve processos, pessoas e tecnologias. 1.2.9.2 Evoluo de Tecnologias Ainda falando sobre tecnologia da informao gostaria de fazer uma breve comparao, para analisamos evoluo da tecnologia existente entre um computador no ano de 1995 e um computado nos dias atuais. Era basicamente composto dos mesmos itens de um computador atual, s que com uma configurao bem inferior, o top de linha na poca possua um processador K6 -2 36MB de RAM HD de 10GB e s, pode-se comparar hoje com a tecnologia de um celular razovel, que oferece recursos que ele nem sonhava em oferecer. E sem contar que pouqussimas pessoas poderiam ter acesso a essa tecnologia na poca geralmente s empresas possuam. Em quanto atualmente um computado bsico que qualquer pessoa pode adquirir por um preo baixo tem um processador, core

E3, E5, E7 logo chega o E8, RAM de 2,3,4, 8 GB, HD de 500 GB, 1 TB, 2 TB, isso tudo em um PC de casa, e por um preo razoavelmente baixo se comparado preo da tecnologia em 1995.

1.2.9.2.1 Modelos web para locao de livros Analisando os dois modelos web de locao de livros podemos notar um exemplo claro do (E-COMMERCE), ou seja, comercio eletrnico; basicamente qualquer forma de transao de negcios na qual as partes interagem eletronicamente, em vs de por meio de compras fsicas ou contato fsico direto. No exemplo proposto para este trabalho podemos observa que as funes para o se locar um livro no site, consiste em efetuar um cadastro o leitor escolhe um plano de servio, assina um contrato por um prazo mnimo de 6 meses, isso em um dos sites, paga um valor fixo mensal e com este valor, l tantos livros quanto desejar durante o perodo, trocando-os de acordo com o plano escolhido.

2 CONCLUSO Este trabalho mostrou uma viso geral sobre os fundamentos da informao, podemos perceber que conhecer os sistemas de informao essencial para os administradores, porque a maioria deles precisa dele para sobreviver e prosperar. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e servios, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho e, talvez, transformar radicalmente o modo como conduzem os negcios. E tambm vimos e conhecemos as caractersticas dos Sistemas de informao, a evoluo tecnolgica, a tecnologia da informao. Essa gama de conhecimento me props analisar melhor, qual o papel do profissional em ADS no mercado de trabalho, e, como Imprescindvel ao administrador ter conhecimento global sobre as tecnologias, pois isso facilitar saber que ferramentas so ideais para determinadas atividades, que resultados poder colher com a correta aplicao destas ferramentas e onde encontrar as informaes que necessita para tomadas de decises.

10

REFERNCIAS SANTANA, Denise Dias. Fundamentos da administrao da informao. Analise de desenvolvimento de sistemas/ Denise dias de Santana, Luiz Claudio Perini. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informao e Informtica. 3ed. So Paulo: Atlas, 2008 TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly e POTTER, Richard E. Jr. Introduo a Sistemas de Informao.Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_em presa Acessado em <17/04/2012> http://www.historiaseestoria.com.br/index.asp Acessado em <17/04/2012> http://www.slideshare.net/rafaeldesconsi/sistemas-de-informao Acessado em <17/04/2012>

S-ar putea să vă placă și