Sunteți pe pagina 1din 5

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica

DIREITO CONSTITCIONAL - 2 Fase 2012.2 SIMULADO

Pea Prtica

Jlio Augusto, cidado brasileiro, casado, residente na cidade de Montes Limpos, votou nas ltimas eleies municipais no candidato Aurelius. Este foi eleito para o cargo de Prefeito em primeiro turno e com grande margem de votos em relao ao segundo candidato. No primeiro ano do mandato, Jlio teve conhecimento que Aurelius estava prestes a realizar uma grande obra faranica na cidade e totalmente desnecessria, avaliada em trinta milhes de reais. Para construir citada obra seria necessrio demolir um prdio de relevante valor histrico para aquele Municpio e tombado pelo Instituto Municipal do Patrimnio Histrico e, ainda, dentre os servios a serem contratados esto a pintura dos prdios pblicos nas cores que foram utilizadas e no formato do smbolo usado durante a campanha poltica. Destaque-se que j foi realizada a licitao e a empresa vencedora foi a Beta Construtora, cujo contrato j foi assinado. As obras esto na iminncia de serem iniciadas. Inconformado com tal situao, Jlio quer adotar medida para impedir a demolio do mencionado imvel e evitar a construo da grande obra faranica, e para tanto procura seus servios de advocacia. Em face da situao hipottica apresentada, como advogado(a) do cidado redija a pea jurdica constitucional mais adequada ao caso, atentando aos seguintes aspectos: - Competncia do rgo julgador; - legitimidade ativa e passiva; e requisitos formais da pea proposta.

Questo 01. Em determinado Estado da federao, vieram a pblico denncias de irregularidades praticadas em obra pblica, com graves indcios de desvio de dinheiro do Errio. Tcio, deputado estadual, pretende instalar Comisso Parlamentar de Inqurito para apurao das denncias, com base em previso constante da Constituio estadual.

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.2

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica

Considerando a situao acima descrita, responda aos questionamentos a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e apresentando a fundamentao legal pertinente ao caso. a) possvel que a Constituio Estadual preveja a criao da Comisso Parlamentar de Inqurito no plano estadual? b) possvel o ajuizamento de ao em que se questione a constitucionalidade de norma de Constituio Estadual perante a Constituio da Repblica, de modo a invalidar aquela? O Governador do Estado tem legitimidade para faz-lo?

Questo 02. Suponha que tramite perante a Cmara dos Deputados Proposta de Emenda Constituio da Repblica estabelecendo a obrigatoriedade de Estados, Municpios e Distrito Federal indexarem a remunerao de seus servidores de acordo com o salrio mnimo.

Considerando a situao hipottica, analise os itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso: a) a constitucionalidade da referida PEC; b) a possibilidade de provimento jurisdicional que avalie a constitucionalidade da PEC ainda no curso do processo legislativo.

Questo 03. Com o objetivo de incrementar a arrecadao tributria, projeto de lei estadual, de iniciativa parlamentar, cria uma gratificao de produtividade em favor dos Fiscais de Rendas que, no exerccio de suas atribuies, alcancem metas previamente estabelecidas. O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa e, em seguida, encaminhado ao Governador do Estado, que o sanciona. Com base no cenrio acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Indique a inconstitucionalidade formal que a lei apresenta e informe se a sano da Chefia do Poder Executivo teve o condo de san-la. b) Supondo que a lei seja questionada perante o STF por meio de ADI, de que forma poderia o Sindicato dos Fiscais de Rendas daquele Estado atuar no feito em defesa da lei? Teria legitimidade para interposio de embargos declaratrios contra a deciso final adotada na ADI?

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.2

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica

Questo 04. No incio de um ano eleitoral, o Congresso Nacional aprovou e promulgou uma emenda constitucional suprimindo a alnea a do inciso II do 1 do art. 14 da Constituio e alterando o 2 do mesmo dispositivo, que passaria a ter a seguinte redao: No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros, os analfabetos e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. Ocorre que, no intervalo entre o primeiro e o segundo turno de votao da proposta (PEC) no Senado Federal, o Presidente da Repblica havia decretado interveno federal num determinado Estado da federao. Diante da dvida generalizada a respeito do direito de voto dos analfabetos na eleio que ocorreria naquele ano, o Procurador-Geral da Repblica houve por bem ajuizar ADI contra a referida emenda constitucional. A esse respeito, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Uma emenda constitucional pode ser objeto de ADI? b) H inconstitucionalidade formal ou material na emenda em questo?

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.2

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica

Direito Constitucional Quesito avaliado Valor Mdia

1. Endereamento: Juiz de Direito da __ Vara Cvel de Montes Limpos - Local do dano. No h foro por prerrogativa de funo na ao popular (art. 5 da Lei 4717/65). 2. Legitimidade Ativa: Jlio Augusto, cidado Ttulo de Eleitor (art. 1, 3, da lei 4.717/65) 3. Legitimidade Passiva: Prefeito Aurelius responsvel pela prtica do ato. Beneficirio do ato Beta Construtora art. 6 da Lei n 4717/65. 4. Ao: Ao Popular, art. 5, inciso LXXIII da CF e Lei n 4717/65. 5. Fundamentos: art. 5, LXXIII da CF; Patrimnio Histrico e Cultural (art. 216 da CF) e Princpio da Moralidade administrativa (art. 37, caput e 1, da CF). 6. Concesso da medida liminar para suspenso do ato que determine a demolio do prdio histrico, bem com o incio da pintura dos prdios pblicos - Citao dos impetrados para contestar art. 7, inciso I, da Lei n 4717/65. -Intimao do Membro do Ministrio Pblico art. 6, 4 e 7, inciso I, a da Lei n 4717/65. juntada dos documentos. - julgar procedente o pedido para anular o contrato - condenao nas perdas e danos, bem como custas e honorrios advocatcios. - Colocar Valor da Causa: R$ 30.000.000,00 Direito Constitucional Questo 1 Quesito avaliado a) Sim, possvel a previso da Comisso Parlamentar de Inqurito na Constituio Estadual, em virtude da autonomia do Estado, ou seja, ao conferir poder de auto-organizao aos estados da Federao (art. 18 da CRFB), permitiu que editassem constituies prevendo formas de investigao, como a CPI (STF, ACO 730RJ), por fora do princpio da simetria federativa, tendo por base o artigo 58, 3, da CRFB. (Valor: 0,45). b) Sim, possvel Controle de Constitucionalidade por meio de Ao Direta de Inconstitucionalidade, nos termos do art. 102, I, a, da CRFB. As Constituies dos Estados devem observar os preceitos da Constituio Federal (art. 25 da CF). O Governador tem legitimidade para propor a ao, basta demonstrar a pertinncia temtica, pois legitimado especial (art. 103, V, da CF) (Valor: 0,80). Direito Constitucional - Questo 2 Quesito avaliado a) A PEC viola as limitaes materiais ao poder de reforma, estabelecidas no art. 60, 4, da CF/88 padece do vcio de inconstitucionalidade material. Ofensa do inciso I do 4 do art. 60 da CF/88 - vulnerao da autonomia dos entes federativos e, nesse sentido, em quebra do pacto federativo. Ressalte-se, ainda, o art. 7, inciso IV, da CF, que veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. (0,60);b) A jurisprudncia do STF pacfica em reconhecer a possibilidade de controle jurisdicional da PEC em tramitao. Legitimidade: deputados e senadores Mandado de Segurana - inobservncia do devido processo legislativo. Trata-se da

1,00

0,20 0.40

1,00 1,00

1,4

Valor

Mdia

1,25

Valor

Mdia

1,25

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.2

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica


situao em que o Poder Judicirio, excepcionalmente, realiza o controle de constitucionalidade preventivo (0,65). Direito Constitucional Questo 3 Quesito avaliado a) A inconstitucionalidade formal a violao de um procedimento para a confeco da norma previsto na Constituio do Estado. Na situao proposta, o projeto de lei de iniciativa parlamentar contraria a norma do artigo 61, 1, inciso II, alnea a da Constituio Federal de 1988 (de reproduo obrigatria pelas Constituies Estaduais). A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal pacfica em reconhecer que a sano do chefe o Poder Executivo no tem o condo de convalidar o vicio de iniciativa (0,65); b) O Sindicato poderia requerer a sua admisso no feito na qualidade de amicus curiae, nos termos do artigo 7, 2, da Lei 9.868/99, mas no poderia interpor recurso, conforme precedentes do Supremo Tribunal Federal (0,60). 1,25 Valor Mdia

Direito Constitucional Questo 4 Quesito avaliado a) Sim, pois a EC est sujeita observncia dos limites ao poder de reforma. (0,25); b) Inconstitucionalidade material violao ao art. 60, 4 CRFB. (0,50). Inconstitucionalidade formal violao ao art. 60, 1 CRFB , , (0,50). 1,25 Valor Mdia

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMSIO DE JESUS 2 Fase OAB EXAME 2012.2

S-ar putea să vă placă și