Sunteți pe pagina 1din 3

PRIMEIRA GERRA MUNDIAL

Ao iniciar o sculo XX, o avano do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as naes europias. A disputa por novas reas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial. POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha. b) Revanchismo francs A Frana desejava recuperar os territrios Alscia-Lorena, perdidos em 1871, na Guerra Franco-prussiana. c) Os Incidentes nos Blcs A ustria anexou as provncias turcas da Bsnia e da Herzegovina, provocando reao da Rssia e da Srvia. d) Os Incidentes no Marrocos O Marrocos, pas semibrbaro governado por um sulto, era cobiado pela Frana que j conquistara a Arglia. Assinou acordo com a Inglaterra, dona de Gibraltar, e com a Espanha, que dominava algumas praas ao Norte de Marrocos. O kaiser Guilherme II impediu a penetrao francesa, proclamando a liberdade do Marrocos. A Alemanha acabou reconhecendo o direito dos franceses de estabelecer seu protetorado ao Marrocos. Franceses e alemes estavam descontentes com a situao. e) Causa imediata (estopim) O Assassinato do Prncipe Francisco Ferdinando (28/06/1914) herdeiro do trono austraco. Foi assassinado por um fantico estudante bosnano, Gravilo Princip, na cidade de Serajevo. A ustria -Hungria exigiu uma satisfao da Srvia, onde o crime fora tramado, por meio de um ultimato. A Rssia, decidida a no admitir uma humilhao Srvia, rejeitou as propostas conciliatrias da Alemanha e decretou a mobilizao geral. A Alemanha, aliada da ustria, declarou guerra Rssia no dia 1.o de agosto e, dois dias depois, Frana. Tinha inicio a Primeira Guerra Mundial. POLTICA DE ALIANAS Foi celebrada uma aliana defensiva entre a Alemanha e o Imprio Austro-hngaro em 1879. Com a entrada da Itlia em 1882, surgiu a Trplice Aliana.

1907, formou-se a Triple Entente, constituda pela Inglaterra, Rssia e Frana. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econmico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alem, que ameaava sua soberania martima. A Triple Entente, assinada por Eduardo VII, da Inglaterra, iniciou a poltica de cerco Alemanha. PAZ ARMADA Desde o fim do sculo XIX at 1914, as naes europias fortaleceram-se, aumentando seu poderio blico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os pases. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforando-se, armando-se para o grande conflito. FASES DA GUERRA a) Guerra do Movimento (1914) Os alemes comearam a luta com um ataque Blgica, neutra, marchando depois rumo a Paris. O plano francs era invadir Alscia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemes atacaram Lige. Na batalha do Marne os alemes foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a Frana. Mas os alemes, no podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da Frana, abrindo trincheiras, como o fizeram tambm os franceses, os ingleses e os belgas. b) Guerra de Trincheiras (1915-1917) Abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento areo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram. Em 1916, os alemes atacaram Verdun, defendida pelo general Ptain. Foi um insucesso dos alemes. Morreram cerca de 600 mil homens. Na batalha naval da Jutlndia, os ingleses foram os vencedores. c) Sada da Rssia Com o triunfo da Revoluo Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que imps duras condies para a Rssia. d) Entrada dos Estados Unidos Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e Frana). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio Lusitnia, que conduzia passageiros norte-americanos. e) Participao do Brasil Os alemes, diante da superioridade naval da Inglaterra, resolveram empreender uma guerra submarina sem restries. Na noite de 3 de abril de 1917, o navio brasileiro Paran foi atacado pelos submarinos alemes perto de Barfleur, na Frana. O Brasil, presidido por Wenceslau Brs, rompeu as relaes com Berlim e revogou sua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foram afundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticia do afundamento do navio Macau, o Brasil declarou guerra Alemanha. Enviou auxilio esquadra inglesa no policiamento do Atlntico e uma misso mdica.

CONSEQNCIAS DA GUERRA a) O aparecimento de novas naes. b) Desmembramento do imprio Austro- Hngaro. c) A hegemonia do militarismo francs, em decorrncia do desarmamento alemo. d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia martima com os Estados Unidos. e) O enriquecimento dos Estados Unidos. f) A depreciao do marco alemo, que baixou milionsima parte do valor, e a baixa do franco e do dlar. g) A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia com medidas severas. h) O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dvidas por meio de exportao. i) O encarecimento do custo de vida. TRATADO DE VERSALHES (1919) Em Versalhes, em 1919, reuniu-se a Conferncia da Paz, sob a liderana dos 4 grandes: Clemenceau, representante da Frana; Lloyd George, representante da Inglaterra; Woodrow Wilson, representante dos Estados Unidos; e Orlando, representante da Itlia. Este tratado imps duras determinaes aos alemes. LIGA DAS NAES Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, lanou a idia de abolir a diplomacia em segredo e de unir os povos com o intuito de evitar uma nova guerra, numa Liga das Naes que tinha os seguintes princpios fundamentais: a) Autonomia dos povos. b) Renncia poltica de alianas. c) Governo de acordo com os governados. d) Liberdade dos mares. e) Desarmamento geral. Genebra passava a ser a sede da Liga das Naes.

S-ar putea să vă placă și