Sunteți pe pagina 1din 7

BIOLOGIA 12ano Parte I Reproduo Humana Mitose / Meiose

Mitose Processo que decorre na diviso do ncleo das clulas eucariticas, pelo que se formam ncleos com o mesmo nmero de cromossomas do ncleo inicial. Meiose ncleos haplides. FIG. 1 Processo de diviso nuclear atravs do qual um ncleo diplide origina quatro FIG. 2

Figura 1 Esquema representativo de um cromossoma. Figura 2 Esquema representativo da mitose e da meiose, indicando o contedo cromossomtico de cada uma delas.

A estrutura anatmica reprodutiva do homem


FIG. 3

Figura 3 - Sistema reprodutor masculino: (A) corte transversal; (B) perspectiva frontal.

Gnadas Testculos Gmetas Espermatozides rgo copulador Pnis Vias genitais Epiddimos, Canais deferentes e Uretra. Glndulas anexas Vescula seminal, Prstata e Glndula bulbo-uretal (Cowper) rgos externos Testculos e Pnis.

Funes do sistema reprodutor masculino

Testculo Clulas germinativas Continuamente em espermatognese. A espermatognese efectua-se a partir dos tubos seminferos. Os espermatozides formam-se da periferia para o centro do tubo e libertam-se no lmen. Clulas de Sertoli Muito volumosas. Ocupam o espao entre a periferia do tubo seminfero e o lmen. Sustentam e nutrem as clulas germinativas. Coordenam a formao de espermatozides. Segregam lquido que assegura o transporte dos espermatozides at ao epiddimo. Fagocitam o excesso de citoplasma dos espermatozides. Facilitam compostos que podem afectar a espermatognese. Produzem a inibina, uma hormona que actua no processo de espermatognese. Clulas de Leydig Conjuntos situados entre os tubos seminferos agregados em torno de capilares sanguneos. Funo hormonal; produo de testosterona. Epiddimo Responsabilizam-se pela resistncia dos espermatozides a meios diferentes (pH, temperatura,...). Armazenam os espermatozides. Fornecem aos espermatozides capacidade de locomoo. Fornecem aos espermatozides capacidade de reconhecimento da clula a fecundar (gmeta feminino). Canal deferente Transportam os espermatozides do epiddimo at uretra. Ducto ejaculatrio Controla a passagem de urina e de espermatozides para a uretra atravs de vlvulas. Uretra Conduz os espermatozides (assim como a urina) at ao exterior do organismo. Glande e prepcio Situados no pnis. A glande um tecido fino e sensvel responsvel pelo estmulo e pelo prazer sexual. O prepcio uma dobra de pele que cobre a glande. Glndulas anexas Vescula seminal Facilita a deslocao dos espermatozides, produzindo um lquido. Produz um muco composto de lactose e que alimenta os espermatozides. Prstata Facilita a deslocao dos espermatozides, produzindo um lquido. Protege os espermatozides at fecundao. Neutraliza a acidez vaginal. Produz uma enzima que transforma a lactose da vescula seminal em massa gelatinosa. Possui um sistema de vlvulas que controla a passagem da urina ou do esperma atravs da uretra. Glndulas de Cowper Neutraliza a acidez da uretra, efectuando a sua limpeza. Lubrifica a glande. 1. As funes da glndula de Cowper so anteriores passagem do esperma. 2. O esperma composto por espermatozides, lquido seminal e lquido prosttico.

A estrutura dos testculos


1. Os testculos so constitudos por tubos seminferos. Estes tubos esto muito achatados, sendo que esticados atingem comprimentos colossais. 2. Dentro dos tubos seminferos existem: clulas germinativas, clulas de Sertoli e o lmen. 3. As espermatognias j se encontram presentes nos testculos durante o desenvolvimento embrionrio. na puberdade que as espermatognias se comeam a dividir por mitose, iniciando-se a espermatognese. FIG. 4

Lmen Clulas germinativas Clulas de Sertoli Espermatozides Figura 4 Estrutura de dois tubos seminferos.

4. Os testculos esto revestidos por uma camada de pele que se chama escroto.

A espermatognese
1. A espermatognese constituda pelas seguintes fases: Fase Multiplicao Crescimento Maturao Diferenciao Fenmeno Mitose
Aumento de volume

TAB. 1 Contedo cromossomtico 2n 2n n n n Nmero de clulas (exemplo) 3 3 6 12 12

Nome da clula Espermatognias Espermatcito I Espermatcito II Espermatdeo Espermatozide

Meiose I Meiose II Espermiognese

Tabela 1 O processo de formao de espermatozides A espermatognese.

2. A espcie humana um ser diplide que possui 23 pares de cromossomas. (46 cromossomas) 3. A espermatognese pode ser identificada pelo seguinte esquema: FIG. 5

Figura 5 O processo de formao de espermatozides A espermatognese.

A espermiognese
1. A espermiognese corresponde parte de diferenciao da espermatognese. 2. neste parte que o espermatozide adquire o formato que lhe dar uma maior facilidade na sua funo.

3. O espermatozide constitudo por trs partes: a cabea corresponde parte superior onde est contido o ncleo com a informao gentica; a pea intermdia corresponde parte mdia que fica entre a cabea e o flagelo; o flagelo / cauda corresponde cauda do espermatozide que o facilitar na deslocao. 4. O espermatozide ficar com: o acrossoma o acrossoma formado atravs do complexo de Golgi. Possui enzimas que iro perfurar a camada protectora do ocito II; as mitocndrias responsveis pela produo de energia vo-se concentrar na pea intermdia para que o espermatozide tenha energia necessria para se mover. os centrolos situados na pea intermdia, so eles que contm as protenas que ajudam a formar a cauda do espermatozide. 5. A maior parte dos complexos celulares desaparecem porque no fazem falta no espermatozide.

FIG. 6

Figura 6 O processo de diferenciao dos espermatozides A espermiognese.

A ereco do pnis
1. o sistema nervoso que provoca a ereco do pnis. 2. Os vasos sanguneos que transportam o sangue para o pnis dilatam-se e o fluxo sanguneo aumenta. 3. Assim, o tecido esponjoso enche-se e expande-se. Isto facilita a penetrao na vagina. 4. O esperma impulsionado em duas etapas a emisso e a ejaculao. Emisso As contraces dos msculos dos canais movem os espermatozides at uretra. Ejaculao As contraces dos msculos perto do pnis fazem com que o esperma saia. 5. Aps a ejaculao, o sistema nervoso diminui o fluxo de sangue para o pnis, deixando o pnis de ficar erecto.

A estrutura anatmica reprodutiva da mulher


FIG. 7

Figura 7 - Sistema reprodutor feminino.

Gnadas Ovrios Gmetas Ocito II vulo Vias genitais Vagina, tero e Trompas de falpio. rgos externos Vulva (Lbios grossos e finos e clitris)

Funes do sistema reprodutor feminino


Ovrios Produo de clulas germinativas. Produo de progesterona e estrognio. Armazenamento dos gmetas femininos. Trompas de falpio (Oviductos) Transportam os gmetas femininos dos ovrios at ao tero. Tm uma ligao directa ao tero mas no ao ovrio, apresentando fmbrias que os circulam. tero rgo bastante musculoso. A sua parede tem o nome de endomtrio e o msculo de miomtrio. Tem a funo de acolher o vulo se houver fecundao. A terminao do tero que contacta com a vagina chama-se colo do tero ou crvix. Vagina rgo bastante musculoso. Segrega um lquido durante a estimulao sexual que actua como lubrificante. A abertura da vagina constituda por uma membrana o hmen. A vagina o rgo que acolhe o pnis. Vulva Lbios grossos e finos Circundam e protegem a abertura da vagina e da uretra. Clitris rgo anatomicamente homlogo ao pnis. constitudo por tecido erctil que responsvel pelo prazer sexual.

A oognese
1. A oognese constituda pelas seguintes fases: Fase Multiplicao Crescimento Maturao Fenmeno Mitose
Aumento de volume

Nome da clula Oognias Ocito I Ocito II vulo

Meiose I Meiose II

Contedo cromossomtico 2n 2n n n

Nmero de clulas (exemplo) 3 3 3 3

TAB. 2

Tabela 2 O processo de formao de ocitos II A oognese.

2. A oognese s possui trs fases, sendo que a meiose II s ocorre se houver fecundao. 3. Na meiose I forma-se o ocito II e o 1 glbulo polar. O ocito II contm n cromossomas embora seja uma clula muito maior, pois precisa de energia e nutrio. O glbulo polar acaba por degenerar. 4. Na meiose II forma-se o vulo e o 2 glbulo polar. Acontece aqui o mesmo do que na meiose I. O glbulo polar tambm degenera. 5. A meiose I ocorre nos ovrios. Depois da puberdade, todos os meses, 6 a 12 folculos iniciam este processo. 6. A meiose II ocorre nas trompas de falpio. 7. Os ocitos I j nascem com a criana. No entanto, a fase de maturao fica interrompa na profase I at puberdade.

A formao de folculos e a ovulao


1. O folculo primrio corresponde ao ocito I que comear a sofrer meiose. 2. O folculo primrio vai evoluindo at formar o folculo de Graaf. Este folculo tem uma legenda do seguinte tipo: 1. Clulas granulosas; 2. Cavidade folicular; 3. Corona radiata; 4. Zona pelcida; 5. Ocito; 6. Teca. FIG. 8

Figura 8 Folculo de Graaf

3. Cerca do 14 dia depois de comear a formao deste folculo, ocorre a ovulao que se d por um rompimento do folculo devido a enzimas e concentrao das hormonas. 4. O resto do folculo d origem a um corpo amarelo ou corpo lteo. 5. Se houver fecundao o corpo amarelo ou corpo lteo permanece no ovrio de modo a evitar a formao de mais ocitos II. Se no houver fecundao o corpo lteo degenera e o ciclo recomea.

Ciclo ovrico e ciclo uterino


1. O ciclo ovrico est directamente relacionado com o ciclo uterino. 2. Existe uma correspondncia de fases entre os dois ciclos: TAB. 3 Ciclo ovrico Ciclo uterino FASE MENSTRUAL (1-4 dias)
Desabamento das paredes do endomtro / Menstruao

FIG. 9

FASE FOLICULAR (1-14 dias)


Formao dos folculos / Transformao de ocitos I em ocitos II

& FASE PROLIFERATIVA (5-14 dias)


Incio do desenvolvimento das paredes do endomtrio.

FASE LUTENICA (14-28 dias)


Degenerao do corpo amarelo

FASE SECRETORA (14-28 dias)


Desenvolvimento das paredes do endomtrio: Aumento da espessura; Grande vascularizao; Glndulas segregam glicognio;

3. Na altura da ovulao, existe uma elevada produo de estrognios o que faz com que a produo de LH e FSH tambm aumente. Assim, d-se o rompimento do folculo.
Tabela 3 Comparao entre as fases do ciclo ovrico e do cilco uterino. Figura 9 Variaes hormonais nos ciclos uterino e ovrico.

As hormonas sexuais
1. o complexo hipotlamo-hipfise que controla a produo de hormonas sexuais.

2. O hipotlamo produz GnRH (hormonas libertadoras de gonadatrofinas) que actuaro na hipfise e que a faro produzir as gonadatrofinas que so: FSH e LH (hormonas folculoestimulantes e hormonas luteinizantes). So estas duas ltimas que faro o controle da produo de: testosterona e inibina no homem; progesterona e estrognio na mulher. 3. Assim, existem dois mecanismos: Mecanismo de feedback negativo ou retroalimentao negativa; Quando o estrognio ou a progesterona tm nveis elevados, a produo de gonadatrofinas diminui, fazendo com que o estrognio ou a progesterona tambm diminuam. (MULHERES) Quando a inibina ou a testosterona tm nveis elevados, a produo de gonadatrofinas diminui, fazendo com que a inibina ou a testosterona tambm diminuam. (HOMENS) Mecanismo de feedback positivo ou retroalimentao positiva; Quando o estrognio ou a progesterona tm nveis elevadssimos, a produo de gonadatrofinas aumenta. (MULHERES) 4. O mecanismo de feedback positivo s existe nas mulheres.

A variabilidade gentica
Crossing-over Meiose I Profase Troca de informaes cromossomtica que faz com que haja variabilidade gentica. Combinao de cromossomas homlogos Meiose I Anafase A ascenso de cromossomas aos plos de cada uma das novas clulas, faz com que tambm haja variabilidade gentica. Fecundao A fecundao, indirectamente, escolhe o espermatozides que tem combinaes genticas diferentes de todos os outros.

A fecundao e condies necessrias


1. O aumento da concentrao de estrognios na mulher perto da altura da ovulao, faz com que o crvix produza um muco que ajuda os espermatozides na sua deslocao. 2. A reaco acrossmica uma srie de eventos em que o acrossoma degrada a parede do ocito II permitindo a fecundao. 3. Durante a reaco acrossmica o espermatozide sofre alteraes, nomeadamente, perde enzimas que vo ajudar na degradao da parede do ocito II. 4. Para alm disso, a nova forma que o espermatozide toma facilita a sua entrada no ocito II. FIG. 11

FIG. 10

Figura 10 Reaco acrossmica. Figura 11 Fuses da membrana externa do acrossoma, expondo as enzimas hidrolticas.

S-ar putea să vă placă și