Sunteți pe pagina 1din 19

GT-10 Educao, Histria e memria

ENFERMEIRAS PIAUIENSES QUE CONTRIBURAM PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA: HISTRIA E MEMRIA DE EXPERINCIAS PROFISSIONAIS

Anneth Cardoso Baslio1

RESUMO

um estudo de natureza histrica que tem como propositura o restabelecimento e a preservao da histria e da memria do Ensino de Enfermagem no Piau. Utilizou-se como fontes de investigao, documentos escritos e depoimentos. A elucidao e a interpretao de fatos histricos ilumina e oportuniza o entendimento de lacunas e pontos obscuros que so evidenciados ao longo do tempo possibilitando processos reflexivos acerca da histria, memria e do ensino da Enfermagem

piauiense. A busca da reconstituio e da preservao da histria e memria do ensino de Enfermagem no Piau determinante e fundamental para a descoberta e a anlise de informaes acerca da evoluo e do desenvolvimento deste ensino. No decorrer da pesquisa, as fotografias foram essenciais como instrumentos da memria, pois de certa forma capturam a imagem daquele instante que atualmente passado mas desencadeia em quem as visualizam memrias at ento esquecidas, elucidando e contribuindo para a reconstituio de fatos e acontecimentos importantes. A histria oral,ento, nasceu como uma possibilidade de dar voz queles que calaram e ao historiador cabe enfatizar tais aspectos , ressaltando fatos que foram esquecidos e detalhes importantes, que devem permanecer para que a humanidade tenha acesso a informaes que no foram

Enfermeira. Especialista em Administrao Hospitalar e Sade Pblica. Mestranda em Educao-UFPI

2 esquecidas ao longo do tempo como relata Souza (2000,p.87) :Apenas o historiador ter o dom de atiar a centelha de esperana no passado, firmemente convencido de que nem os mortos estaro a salvo do inimigo,ou seja , do esquecimento, caso ele consiga realmente, vencer.... A identificao e anlise da contribuio de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evoluo do processo de ensino e aprendizagem, tornam-se primordiais no mbito histrico e profissional do ensino de Enfermagem no Estado do Piau.

Palavras-Chave: Educao. Histria. Enfermagem.

1 Introduo O conhecimento histrico da Enfermagem, alm de elucidar e esclarecer o carter evolutivo, fornece o significado para a sua cultura. A Histria no acontece apenas quando so observadas grandes experincias que trazem conseqncias para o crescimento e aperfeioamento ou involuo da humanidade, mas tambm quando perpassa as realidades daqueles que construram, edificaram, perderam, lutaram e que estiveram antes ou permanecem entre ns, silenciando ou versando a importncia dos fatos. Na realidade, para que Histria?
A construo de uma cincia (das) sociedades ( humanas) que seja ao mesmo tempo coerente, graas a um esquema terico slido , e comum, total, capaz de no deixar fora de sua jurisdio qualquer campo de anlise til, dinmica,pois na medida em que nenhuma estabilidade eterna , nada mais til de descobrir que o princpio das mudanas. (WARDE, 1988, p. 147-148)

um estudo de natureza histrica que tem como propositura o restabelecimento e a preservao da histria e da memria do Ensino de Enfermagem no Piau. Utilizou-se como fontes de investigao, documentos escritos e depoimentos. A elucidao e a interpretao de fatos histricos ilumina e oportuniza o entendimento de lacunas e pontos obscuros que so evidenciados ao longo do tempo possibilitando processos reflexivos acerca da piauiense. A busca da reconstituio e da preservao da histria e memria do ensino de Enfermagem no Piau determinante e fundamental para a descoberta e a anlise de informaes acerca da evoluo e do desenvolvimento deste ensino. histria, memria e do ensino da Enfermagem

3 No decorrer da pesquisa, as fotografias foram essenciais como instrumentos da memria, pois de certa forma capturam a imagem daquele instante que atualmente passado mas desencadeia em quem as visualizam memrias at ento esquecidas, elucidando e contribuindo para a reconstituio de fatos e acontecimentos importantes. Bom Mehy (1998) aborda que a histria oral veio servir aos annimos como abrigo de suas vozes, dando sentido s suas experincias vividas, fazendo com que estes se sintam sujeitos sociais, legtimos fazedores de Histria. Na pesquisa histrica, a investigao e a anlise de documentos e de outras fontes de dados, comportamentos ou eventos que ocorreram no passado, determinam a influncia da histria nas prticas atuais. Atualmente, a nfase dada mais na interpretao do que no prprio relato. A pesquisa historiogrfica possibilita o historiador vencer o esquecimento,preencher o silncio, recuperar as palavras, a expresso vencida pelo tempo.2 A identificao e anlise da contribuio de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evoluo do processo de ensino e aprendizagem, tornam-se primordiais no mbito histrico e profissional do ensino de Enfermagem no Estado do Piau. Torna-se fundamental quo importante a contribuio dos precursores desta histria, assim como a descrio de sua contribuio para o ensino de enfermagem, quais os direcionamentos e as condies de desenvoltura deste ensino, alm de fomentar reflexes para a observao criteriosa dos fatos que ocorreram no passado.

2 Metodologia

Trata-se, portanto, de um estudo de natureza histrica, fundamentado na nova histria cultural, atravs da utilizao de estudos das obras de Geovaninni (1996), Bom Meihy( 1996), Burke( 2000), Cortez ( 2000), Halbwachs ( 1990), e Le Goff (2003), dentre outros, abordando a metodologia da anlise documental e com nfase nos estudos de gnero .

REIS, Jos Carlos. Os Annales: a renovao terico-metodolgica e utpica da Histria pela reconstruo do tempo histrico. In: SANFELICE, Jos Lus. Histria e Histria da Educao. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998, p.38.

4 O tipo de pesquisa ser de natureza histrico-documental haja vista a possibilidade de sua realizao com base em anlises de documentos histricos tais como : registros, atas, anais, regulamentos, circulares, ofcios, memorandos, comunicaes informais, filmes, microfilmes, fotografias, cartas pessoais. Como fontes primrias de investigao, documentos escritos e iconogrficos( jornais, atas, ofcios , leis,normas, pareceres, fotografias) e orais atravs de depoimentos . Como fontes secundrias, artigos, dissertaes, teses e livros que abordam a histria da Enfermagem. Os entrevistados quando ensejam a construo de suas histrias de vida o fazem com liberdade, e s vezes, no se prendem a organizao cronolgica. Na verdade, quando recorremos histria oral no significa a ruptura com o uso de fontes documentais. Quando h o relato do passado, no podemos esquecer que h a transmisso de emoes, experincias, sentimentos que foram vivenciados e se tornaram , naquele momento, o mais importante elo entre o passado e o futuro, que devem ser partilhados para que no culminem no esquecimento.

3 HISTRIA E MEMRIA DE VIDAS QUE DIRECIONARAM EXPERINCIAS PROFISSIONAIS 3.1 A escolha pela profisso

AS

O ensino de Enfermagem no Brasil apesar de ter sido institucionalizado devido influncia sanitria, apenas tem a sua consolidao aps a modernizao e industrializao. Na dcada de 30, a questo da sade ganha novos aspectos dimensionais quando passa a ser uma das atribuies do Estado sustentadas nas evidncias da necessria fora de trabalho qualificado na rea de sade. Com a industrializao, inmeras transformaes foram necessrias inclusive nas reas profissionais. O Estado realiza a propositura de aumentar o nmero de escolas, fato este que tornou obrigatria, atravs da lei n 775 de 6 de agosto de 1949, a existncia do ensino de Enfermagem voltado para a rea hospitalar , em toda universidade ou sedes de faculdades de Medicina.
3

Tal lei exigia que as candidatas tivessem o curso

secundrio, mas estas exigncias no foram atendidas, pois havia a possibilidade de que
3

Fonte retirada do livro A trajetria dos Cursos de Graduao na Sade (1991-2004). Braslia: INEP, 2006. Ministrio da Educao e da Sade.

5 algumas alunas no pudessem realizar o curso de Enfermagem devido ao reduzido nmero de alunas na poca que tinham o curso secundrio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 4024 de 1961 estabeleceu como exigncia para qualquer carreira de nvel superior, o curso secundrio.4 No Estado do Piau na dcada de 40, algumas moas manifestaram o desejo de dedicar-se ao cuidar e estes desejos eram observados desde a infncia, era um dom que surgia e que era aperfeioado ao longo do tempo demonstrando o aspecto vocacional, como visualizamos no depoimento a seguir:
Quando pequena eu queria ser mdica e estudar em Belo Horizonte, mas quando eu estudava no Colgio das Irms, 5 eu passava por aquela rea que hoje o CCS (Centro de Cincias da Sade), antiga LBA (Instituio de carter assistencial ) e visualizava algo que fez com que eu seguisse a profisso de Enfermagem. As mes que no tinham aonde deixar os seus filhos e ento, deixavam l... E eu via o zelo, a dedicao, o cuidado que as atendentes tinham com as crianas... E eu pensei, eu no quero mais ser mdica, eu quero ser Enfermeira... (Eu sou Enfermeira por vocao). 6

Muitas pessoas observavam a doao e a dedicao com os cuidados aos doentes e mais carentes e tinham uma afinidade com aquela realizao funcional, havia o despertar de algo que as direcionavam, ainda que inconscientemente, aos primeiros passos para o caminho da profisso. Presentes nesta poca existiam os cuidados assistenciais de Enfermagem prestados pelas irms de caridade, tais cuidados eram realizados no Pavilho de tuberculosos, onde atualmente funciona o Hospital Infantil Lucdio Portela, como evidencia o depoimento que segue:
Quando eu cresci um pouco, fiquei encantada com o trabalho da Irm Teresa do Pavilho de tuberculosos, aonde hoje o Hospital Infantil Lucdio Portela. O afinco ao cuidar daquelas pessoas, em encontrar meios para a desenvoltura de trabalhos inseridos no ambiente do hospital como arte, pinturas, inclusive, at dramatizaes; Lembro-me de uma ocasio em que conseguimos o auditrio do Colgio da Irms ( As Irms cederam o espao e o evento realizou-se no turno da noite) para realizarmos um espetculo , vendemos ingressos e angariamos um bom dinheiro para ajudar no pavilho e aos doentes carentes . 7

Tanto as Irms de Caridade So Vicente de Paulo, que prestavam assistncia aos doentes nos Hospitais como aquelas que estavam envolvidas com o ensino eram
4

Fonte extrada do livro Os primrdios do Ensino da Enfermagem Moderna no Piau:Lutas e conquistas na Universidade ( 1973-1977) . NUNES, 2004, p.16 5 Colgio Sagrado Corao de Jesus, fundado em 1906, com a perspectiva de contrapor o ensino catlico com o ensino leigo, provavelmente foi criado como um espao para a absoro do alunado feminino oriundo das camadas abastadas de Teresina ou do interior do Estado.( QUEIROZ, 2008p.67) 6 Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008. 7 Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008

6 imbudas e permaneciam unidas no intuito de colaborar com a minimizao do sofrimento de pessoas carentes e que precisavam de auxlio por ocasio de suas doenas.
No prdio que hoje funciona o HILP 8, em baixo, ficavam as enfermarias dos portadores de tuberculose, eram grandes, o local era bem ventilado. A Irm de Caridade que ficava l, era a irm Teresa. No morava no Pavilho. Ela dormia e fazia as refeies na prpria comunidade. Depois eu fui falar com a Irm Teresa, falei do meu interesse e ela me deu os endereos das Escolas de Enfermagem, forneceu-me os locais aonde tinham as Irms de Caridade, naquela poca as Escolas, mesmo sendo das Universidades Federais, eram dirigidas pelas Irms. A Escola Carlos Chagas, em Belo Horizonte, aonde eu estudei, Nossa Senhora das Graas, em Pernambuco, no Recife, e So Vicente em Fortaleza, Cear.9

A Escola de Enfermagem Carlos Chagas foi inaugurada em julho de 1933. A organizao e a direo desta Escola foram realizadas pela Enfermeira Las Netto dos Reys.10 Foi a primeira Escola a diplomar religiosas no Brasil. A Histria, entretanto, obteve grande avano com a busca em se promover o registro e o exame social de realidades anteriores, significativas para o crescimento profissional, assim como, com a preocupao de reflexes e elucidaes de histrias locais. A importncia do trabalho e a sua unio com a memria enaltecem as experincias de vida e enfatizam o aperfeioamento da formao:
O trabalho de rememorao que rene as recordaes escala de uma vida apresenta-se como uma tentativa de articular-se s experincias contadas (...) e feito sob o percurso de formao ao longo da vida e de sua dinmica, evidenciando as prticas formativas inerentes a um itinerrio escolar, profissional e a outras aprendizagens organizadas, incluindo a as experincias de vida que deixaram a sua marca formadora. (JOSSO, 2004, p.45)

O curso de Enfermagem realizado pela enfermeira piauiense Maria dos Aflitos Miranda na Escola Carlos Chagas em Belo Horizonte teve incio em 1956 e finalizou em 1958, com a sua formatura. Em grade curricular disponibilizada pela referida enfermeira observamos a durao do curso, a carga horria e as disciplinas cursadas.11
8

Na sede que atualmente funciona o Hospital Infantil Lucdio Portela ( Hospital Infantil) funcionou o pavilho de tuberculosos. Neste pavilho as Irms de caridade tambm administravam os servios de Enfermagem. 9 Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008 10 Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem Anna Nery em julho de 1925. 11 No histrico so visualizadas as disciplinas de tcnica de Enfermagem, higiene individual, Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Histria da Enfermagem, Clnica mdica e cirrgica, Farmacologia e teraputica, Tisiologia, Clnica ortopdica, Fisioterapia e massagens, Enfermagem de

7 Tais aspectos so visualizados em depoimento que aduz a razo de seu estmulo e escolha pela profisso de Enfermagem:
O currculo do Curso de Enfermagem tinha a durao de dois anos e quatro meses, com diviso em cinco fases, a ltima reservada para a Especializao, havia a exigncia da Escola Normal como requisito para a realizao do curso, assim como a obrigatoriedade na prestao de oito horas dirias de servio ao hospital , com direito residncia mensal e duas meias folgas semanais.12

Em 1968, atravs da Reforma Universitria, houve a necessidade de se rever os currculos mnimos dos cursos, ocorrendo uma modernizao do Ensino Superior, isso foi reformulado e formalizado pelo parecer n 163/72 e Resoluo 4/72 do Conselho Federal de Educao13. Tais aspectos so visualizados em depoimento que aduz a razo de estmulo e escolha pela profisso de Enfermagem:
A escolha pela profisso foi feita no final dos anos sessenta. Naquela ocasio eu estava terminando o curso normal. O curso normal era dirigido formao de professores primrios e os preparava com alguns conhecimentos na rea de biologia, cincias naturais, e de fato, quando eu pensei em me definir, a Escola na qual eu estudava nos levou a Escola Paulista, e foi quando eu conheci o curso de Enfermagem e fiquei, realmente, encantada. Naquela poca existiam ainda incentivos governamentais para a manuteno de moas cursando Enfermagem, todas as grandes Escolas de Enfermagem tinham residncia. Assim era a USP, a Escola Paulista de Enfermagem, Escola Carlos Chagas, e eu fiquei encantada com a possibilidade de fazer o curso e aprender a cuidar. Por outro lado, hoje com um olhar mais crtico, teria que ser aquilo, porque a minha formao inicial, era a de professora primria e o vestibular era extremamente concorrido e se fosse para outra rea eu teria que fazer cursinho14

O ensino de Enfermagem com as determinaes da Reforma universitria direcionou-se formao de um maior nmero de Enfermeiros, devido a necessidade do mercado profissional e por isso instituiu esta reforma curricular que estava mais direcionada ao modelo biologicista, individualista e hospitalocntrico.( TEIXEIRA, 2006, p.144). A especializao estava inserida no curso de graduao em algumas universidades e isso possibilitava que o profissional de sade finalizasse o curso portando uma especializao.

psiquiatria, Clnica urolgica e ginecolgica, Socorros de Urgncias, Sociologia e tica. Enfermagem oftalmolgica e obsttrica, puericultura, Sade pblica, dentre outras perfazendo um total de quase cinqenta disciplinas. 12 Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido pesquisadora Anneth Cardoso Baslio em Junho de 2008. 13 Fonte extrada do livro A trajetria dos cursos de Graduao na Sade(1991-2004) 14 Lidya Tolstenko Nogueira. Depoimento concedido em Junho de 2008.

8 O empenho das Universidades tinha o objetivo de oportunizar o ensino e chamar a ateno de alunas para a rea da Enfermagem. Os profissionais Enfermeiros eram insuficientes para a demanda, e inclusive, a busca por profissionais qualificados que pudessem assumir de forma criteriosa a realizao de procedimentos assistenciais, fez-se necessria. Tais oportunidades foram bem aceitas, pois muitas estudantes viam este acesso como uma forma disponibilizada para o crescimento pessoal e profissional. Como o curso de Enfermagem na UFPI, s seria institudo em 1973 15, as alunas que tinham tal tendncia ao cuidar e assistncia, buscavam estes conhecimentos fora do Estado. Muitas Enfermeiras Piauienses trabalharam em Hospitais fora do Estado, residindo no prprio Hospital, realizavam capacitaes e treinamentos, caracterizando a importncia da assistncia e repassando os ensinamentos aos auxiliares de Enfermagem que eram pouqussimos na dcada de 60. Pela impossibilidade de realizar o curso de Enfermagem no Estado do Piau, algumas moas decidiam por estudar fora do Estado como o relato a seguir:
No perodo de 1966 e 1967, aps concluso do ensino mdio, eu queria muito cursar Enfermagem, mas no havia possibilidade, pois o mesmo ainda no existia no Estado do Piau. Em 1968, decidi ir fazer vestibular em So Lus, no Maranho, aonde fui aprovada para o curso de Enfermagem. Desde cedo, sempre estive envolvida com esse maravilhoso processo do cuidar... Ento, o curso foi realizado no perodo de 1968 a 1971, e posteriormente, comecei a trabalhar em Caxias, no Maranho, prestando a Assistncia de Enfermagem com dedicao, inclusive, residindo no prprio hospital... Lembro-me que trabalhvamos tempo integral e no tnhamos tempo para nada, sempre ramos chamadas para a realizao de procedimentos especficos e aprendamos muito. Realizvamos inmeros treinamentos com as parteiras da regio a fim de aperfeio-las profissionalmente, assim tambm como ministrvamos cursos para os auxiliares de Enfermagem que eram poucos.Para, ns, Enfermeiros, quase no havia cursos de aperfeioamento, mas participvamos ativamente dos congressos. Na poca de acadmica sempre fui envolvida com as atividades de Enfermagem, com dinamicidade, buscando aprimorar os meus conhecimentos, e este envolvimento, inclusive, levou-me a ser Presidente do Diretrio de Enfermagem. 16

O envolvimento com a Enfermagem e o seu carter interdisciplinar contribuiu para que estas profissionais descobrissem um mundo diversificado, com diferentes

15

Diferente das Escolas de Enfermagem fundadas em outros Estados antes e durante a dcada de 60, o curso de Enfermagem iniciou o seu funcionamento apenas em 1973, subordinado a um Departamento Mdico. 16 Inez Sampaio Nery. Depoimento concedido em Maio de 2008.

9 culturas, saberes e linguagens determinadas pela busca contnua do conhecimento, direcionando-as em viagem imensurvel ao saber. Esta busca de conhecimentos propicia trocas de experincias enriquecedoras e inesquecveis. O ensinar e o aprender esto interligados e tm base na cincia que une os laos culturais, intercala de hermenutica os eleitos lingsticos em cada cultura e permeia o aperfeioamento do ser em crescimento. A Enfermagem e a sua busca pelo contedo criterioso de uma assistncia qualificada e direcionada ao paciente so observadas em relatos de experincias profissionais, evidenciando a preocupao dos profissionais na poca em se manterem atualizados e abertos s transformaes que o ensino pudesse propiciar. Tais aspectos so demonstrados em depoimento de Enfermeira Piauiense que cursou Enfermagem na Escola Carlos Chagas, iniciando em 1956 e finalizando em 1958.
Iniciei o curso de Enfermagem pela Escola de Enfermagem Carlos Chagas, em 1956 e finalizei em 14 de dezembro de 1958, vou fazer 50 anos de formada. Uma dedicao ao cuidar e prpria categoria. Ao chegar Escola, fiquei muito empolgada quando vi a dedicao dos professores, realmente muito bons, dedicados, competentes, tinha uma parte das disciplinas como Anatomia, fisiologia que era lecionada pelo profissional de Medicina. A Enfermagem ministrava os cuidados e procedimentos de Enfermagem naquela clnica especfica. Mas algo me chamou ateno, uma Irm que realizava umas escalas de servios , nas quais ela colocava algumas atividades que no eram atividades do Enfermeiro, ento eu dizia , eu no sa do Piau para isto. Foi quando mudou a direo da Escola, e a Irm que nos foi direcionada foi uma pessoa muito determinada, com conhecimentos bastante amplos, havia feito cursos nos Estados Unidos, enfim, muito preparada... 17

A luta pelos direcionamentos da profisso j estavam presentes poca, os cuidados assistenciais da profisso eram vislumbrados e as alunas sabiam diferenciar, apesar da ausncia de gerenciamentos adequados, os seus aspectos funcionais e a caracterizao da profisso de Enfermagem.
A Irm que chegou, dinmica, diferente, centrada, conhecedora dos aspectos assistenciais fez uma reunio com todos os alunos para identificar as dificuldades pois j existiam alunos muito decepcionados e eu era uma ... Houve um perodo em que eu fui fazer um estgio, aonde a chefe da Clnica era uma Auxiliar de Enfermagem, por que era Irm... No existiam Enfermeiras disponveis e elas ( Irms) achavam que isto era possvel e que no haveria problemas(...) e eu ficava me questionando. Na poca eu tinha 16 anos. Esta outra Irm, ao chegar, aps uma reunio com o reitor da Universidade, fez diversas colocaes pertinentes a esta problemtica e exigiu que fossem colocadas Enfermeiras nas chefias das clnicas. A Irm
17

Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008.

10
suspendeu o estgio aonde no havia Enfermeiros at que fossem tomadas as devidas providncias. Ela era disciplinada e rigorosa.18

Como o educar antes est na alma e a transcende como dom, pode-se, em analogia, compar-lo natureza. Frtil, profundo, surpreendente, transformando-se a cada dia em algo novo e capaz de renovar sementes para um novo mundo. A Enfermagem teve grandes expoentes que a elevaram no decorrer do tempo, incentivando-a a crescer em sua verdadeira essncia e contedo, assim como uma preocupao com a preparao e o aperfeioamento do profissional e o rigor de sua postura. Vislumbramos estes detalhes quando observamos a carga horria de alguns cursos de Enfermagem e o depoimento de algumas alunas da poca.
O estgio era realizado desde o primeiro ano, a nossa carga horria perfazia quase cinco mil horas. Ns tnhamos oito horas (8 h) de atividades dirias, em trs anos, com frias em Julho e no final do ano. Pela manh, os estgios e tarde, as aulas. Os trs primeiros meses eram apenas tericos. Ns ficvamos em regime de internato, e era um atrativo na poca para conseguir um recrutamento para aumentar o nmero de Enfermeiros no Brasil. O nmero era insuficiente. O vestir era impecvel. Havia uma touca que era uma miniatura do chapu das irms. 19

A Enfermagem teve um sustentculo importante, vido por uma estrutura adequada de sistematizao. No se pode esquecer que as primeiras damas da lmpada como cita Oguisso(2005, p.65) foram visitantes em domiclio, padronizando o primeiro grupo organizado a visitar enfermos e prestar-lhes assistncia. Dentre os smbolos que foram adotados para a representao da Enfermagem, encontra-se a lmpada, com a chama acesa em seu centro, representando a viglia, a assistncia, a essncia e necessria importncia da visibilidade nos detalhes dos procedimentos. O smbolo da lmpada20 foi uma homenagem a Nightingale que
18 19

Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008. Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008.

20

O Conselho Federal de Enfermagem em reunio ordinria em 28 de abril de 1999 decide aprovar o regulamento anexo que decide sobre juramento a ser proferido nas solenidades de formatura , bem como a pedra, a cor , o braso e a marca que representar a Enfermagem. As simbologias aplicadas Enfermagem so diferentes para o curso superior e os cursos de nvel mdio. Para o nvel superior a representao a lmpada com a cobra e cruz com referncias cincia, o nvel mdio caracterizado pela lmpada e a seringa enfatizando a tcnica, cura, sade.

11 realizava supervises noturnas utilizando-a , caracterizando a importncia do cuidado e da assistncia criteriosa aos doentes. A lmpada que se tornou o smbolo da Enfermagem tem o formato daquela da histria de Aladim, mas a verdadeira lmpada que foi utilizada por Florence tinha uma forma diferente e sua rplica encontra-se em um Museu localizado em Londres. Importante enfatizar que este smbolo tornou-se parte histrica da profisso, pois nas formaturas antigas de Enfermagem eram realizadas solenidades com a dama da lmpada que era uma das alunas escolhidas da turma para entregar o smbolo outra turma que iria se formar ou realizar a oratria. A importncia da histria nos faz perceber a essncia dos documentos que a permeiam, assim, enfatizamos tal contedo em um diploma de 1958 da Escola de Enfermagem Carlos Chagas. A Escola de Enfermagem Carlos Chagas era anexa Escola de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A solenidade de formatura em Enfermagem pela Escola Carlos Chagas, da Enfermeira Piauiense Maria dos Aflitos do Vale Miranda, ocorreu na cidade de Belo Horizonte, em dezembro de 1958. A Diretora Irm Emlia Clarzia estava presente, assim como o reitor da Universidade , o Dr. Pedro Paulo Penido 21. Houve durante a solenidade de formatura, algo que marcou para sempre a vida da enfermeira, um evento inesquecvel, a entrega da lmpada como a continuidade da assistncia de Enfermagem. A lmpada era entregue como smbolo a uma das alunas da turma que estava iniciando.
Durante a minha formatura, com apenas 19 anos, eu j sentia o peso da responsabilidade. Eu visualizei tudo passar to rpido, to de repente, e l estava eu, Enfermeira, recebendo o diploma de Enfermagem das mos de um renomado e querido professor de Obstetrcia, que poca muito nos estimulou. Observei aquele lindo ritual da entrega da lmpada, o nosso smbolo, e pensei: no deixarei esta chama apagar... 22

A responsabilidade inserida na profisso caracterizava a tica e a prudncia repassada de forma criteriosa s alunas durante o curso de Enfermagem. Uma aluna era escolhida para a realizao do ritual da entrega da lmpada para a turma seguinte, simbologia esta que foi realizada durante muitos anos nas Escolas de Enfermagem em todo o pas, sendo este ritual tambm utilizado na primeira escola de Enfermagem de nvel mdio do Estado do Piau, Escola de Enfermagem Irm Maria
21 22

Informaes disponibilizadas no diploma do curso de Enfermagem da Enfermeira Miranda Maria dos Aflitos Miranda. Depoimento concedido em Junho de 2008

12 Antoinette Blanchot , criada e organizada pelas Irms de caridade, dirigida inicialmente pela Irm Abrahide Alvarenga, irm superiora e enfermeira formada pela Escola Anna Nery, para qualificar os atendentes de Enfermagem que atuavam na profisso em alguns hospitais da capital, mas que precisavam de um aperfeioamento de suas tcnicas procedimentais.
23

A turma de Enfermeiras que se formou em 1958, pela Escola Carlos Chagas em Belo Horizonte, denota o carter feminino da profisso poca e o rigor da solenidade como visualizado em fotografia disponibilizada pela Enfermeira Miranda. A possibilidade de olhar alm do presente atravs desta fonte caracteriza a importncia do passado e dos detalhes essenciais que podem ser vislumbrados

23

As Escolas de Enfermagem em todo o pas realizavam este ritual como forma simblica nas colaes de grau.

13
Foto 02 Formatura de Enfermagem na Escola de Enfermagem Carlos Chagas em 1958 Fonte: Arquivo particular da Enfermeira Miranda

O dom, as fortes razes e a essncia vocacional direcionando o ser humano ao profissionalismo. Tal ritual era freqente nas Escolas de Enfermagem da poca simbolizando a continuidade da assistncia que a profisso de Enfermagem estava apta a realizar. As alunas que finalizavam o curso entregavam a lmpada como smbolo turma que iniciava. Enquanto isso, vrias pessoas sentiram-se estimuladas a se

inserirem nesta profisso que aos poucos se direcionava, com afinco, a diretrizes cada vez mais qualificadas. 3.2 Enfermeiras expoentes do Estado do Piau

Muitas Enfermeiras Piauienses terminaram o seu curso em outro Estado, pois o ensino superior em Enfermagem no Piau somente seria institudo na dcada de 70. Alguns dons eram voltados para a rea da Medicina, mas ao dar incio ao curso de Enfermagem, com a observncia nos procedimentos especficos a profisso, o contato com o paciente, o desenvolvimento das disciplinas e a relao com o cuidar, a aluna encontrava uma aptido maior em cursar Enfermagem, como abordado em depoimento seguinte:
Eu iniciei o curso de Enfermagem em 1966, no Piau ainda no havia o curso (apenas iniciando em 1973), eu cursei Enfermagem na Universidade Federal Fluminense, fiz empolgada por causa de uma colega minha, que j estava cursando e isto me estimulou , eu queria inicialmente cursar Medicina, mas fiz o vestibular para Enfermagem e fiquei encantada logo de incio com o curso, gostei imensamente da estrutura do curso, dos professores...Iniciei as atividades e procedimentos no Hospital Universitrio Antonio Pedro ,pois o curso funcionava inserido na rede hospitalar e isto me oportunizou vrias experincias, as quais me fizeram conhecer um pouco da Enfermagem e assim descobri que era o que eu realmente queria, ser Enfermeira. Foi um perodo muito enriquecedor, tanto profissionalmente como pessoal, pois os estudantes tinham muito valor, existiam muitos movimentos estudantis, nos quais eu me inseri, fui presidente do C.A de Enfermagem e participei das conquistas da poca.24

Algumas Enfermeiras Piauienses foram exponenciais, no somente para o Estado, mas deixaram a dinmica e a realizao de seus trabalhos e a sua histria pelo pas. Como evidenciado em depoimento a seguir demonstrando a luta pela insero na
24

Aldi Lima de Sousa. Depoimento concedido em agosto de 2008

14 profisso na qual se acredita. Muitas profissionais cresceram pela fora de vontade, pelos conhecimentos adquiridos, pela fora, determinao e coragem.
Na minha historia de vida, por ser a primeira deficiente a cursar Enfermagem, ento, os professores achavam que eu no tinha condies de exercer a profisso e fizeram tudo para que eu fosse reprovada em Fundamentos de Enfermagem. Pediam para que eu transportasse as macas com os pacientes, buscasse balas de oxignio. Enfim, dificultavam ao mximo o meu trabalho, mas eu no desisti. Era o que eu realmente queria. Terminei o curso com muito respeito das colegas. Ento, uma paciente com distrbios mentais na poca pediu que eu realizasse o curativo dela pois as minhas mos, para ela, eram as nicas mos que no a faziam sentir dor. Os professores reconheceram o meu dom, o meu trabalho. 25

A importncia da essncia profissional fortalece os fatos quando estes precisam acontecer. As histrias detm uma fortaleza, estimulam as lutas, delineiam traos de vida e direcionam, atravs do tempo, as experincias. Muitas profissionais competentes, do nosso Estado, fizeram a sua histria em outros lugares, iluminaram outros espaos, aguerridas, determinadas, fortes. Outras, retornaram, vieram visualizar, de perto, a realidade, o crescimento do Estado do Piau.
Quando iniciou o curso de Enfermagem em Teresina, uma equipe foi em Belo Horizonte, buscar profissionais na UFMG. A Dra Isautina Goulart de Azevedo26 enfatizou que eles no precisariam de profissionais de Minas, pois eles tinham uma Enfermeira Piauiense muito competente que estava trabalhando com eles. Ento, eu recebi o convite. A UFMG realizou o mesmo convite para que eu permanecesse. Mas, so os desgnios de DEUS, houve o falecimento do meu irmo e eu tive que retornar s pressas para Teresina. Tive que tomar uma deciso. Encontramos uma carta de 31 de outubro de 1972 que eu nunca tinha recebido at ento, que citava e enfatizava o seguinte: 27

Querida Carlota,
...Como no incio de 1973, a Escola de Enfermagem da UFPI, vai funcionar com vinte vagas, naturalmente que precisar de professores... E voc, como Piauiense que , precisa participar do surto de desenvolvimento por que passamos , dando a sua parcela de contribuio e tentando lutar pela integrao de nossa gente (...) ns precisamos de nos juntarmos na luta que hoje se empreende no Estado do Piau...28

Antnio29

25 26

Carlota Lina Cardoso Melo. Depoimento concedido em maio de 2008 Isautina Goulart de Azevedo. Diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na poca da formatura da Enfermeira Piauiense Carlota Lina. 27 Depoimento de Carlota Lina de Sousa. Tal carta foi encontrada nos pertences da me da professora Carlota e que ela apenas teve a oportunidade de ler posteriormente ao falecimento do irmo. 28 Trecho da carta do irmo da professora Carlota Lina Cardoso Melo, datada de outubro de 1972. 29 Antnio Francisco Vieira Cardoso. Faleceu em acidente automobilstico, deixando trs filhas, uma delas com apenas vinte dias de nascida. Por este motivo, a professora retorna de Minas Gerais e permanece no Estado do Piau.

15 A professora Carlota Lina foi uma das mais importantes professoras da UFPI. Em sua homenagem, o auditrio do Departamento de Enfermagem recebeu o seu nome, pela sua exmia dedicao ao curso de Enfermagem, desde a sua instituio em 1973.

Foto 03 Enfermeira Carlota Lina recebendo o seu diploma de Enfermagem em Belo Horizonte em Minas Gerais na dcada de 60. Fonte: Acervo da Enfermeira Carlota Lina

A Enfermeira e professora Carlota Lina , no Estado do Piau, um grande exemplo de dedicao e dinamismo. Participou ativamente da luta percorrida pela primeira turma de Enfermagem da UFPI por ocasio da necessidade da organizao de grade curricular para a continuidade e estruturao do curso de Enfermagem. Engajou-se em vrios projetos na rea de Sade pblica e organizou setores hospitalares tanto para estgios na rea da Medicina como na rea de Enfermagem. Mesmo antes da insero do curso de Enfermagem na UFPI, j atuava como professora

16 vinculada ao departamento de Medicina. Homenageada, por vrias turmas de Enfermagem, pela sua coragem, luta e determinao pela profisso, tornou-se para a Histria do Ensino de Enfermagem no Piau um grande exponencial. 4 Concluses Finais

Os questionamentos, as crticas, as interpretaes, aos quais, se dedica um historiador parece-se com o aperfeioamento em arte de pinturas de um artista. As luzes, os tons, as sombras colaboram para as interpretaes, os diferentes olhares sobre a forma e as cores, em um entrelace contnuo na formao de eventos, pinturas e telas , corroboram para os detalhes minuciosos a serem traados na escrita da histria e na arte . Apesar do rduo, mas iluminado prazer da espera, os escritos so aguardados assim como as telas por todos aqueles que, verdadeiramente, tm a acrescentar com os seus dons e tons histria da humanidade. Catani (2002) aborda que raras so

as obras memorialsticas que interelacionam o desenvolvimento histrico, social e as relaes de gnero. A emoo, as lembranas, as vozes de dentro, o contedo, a interpretao, solidificam as histrias; E, tais memrias passam a construir os aspectos vivenciados, e esta anlise posterior pode implicar na redescoberta de detalhes esquecidos, no visualizados e que devem participar do presente, atravs do passado reverenciado. O que fomos, o que somos e o que nos tornamos parece um vo ao que pertencemos. Rumo s construes humanas de uma eternidade que no sabemos se existir, por tudo e portanto,precisamos descobrir a histria responsvel por ns. A identificao e anlise da contribuio de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evoluo do processo de ensino e aprendizagem, tornam-se primordiais no mbito histrico e profissional do ensino de Enfermagem no Estado do Piau. Torna-se fundamental quo importante a contribuio dos precursores desta histria, assim como a descrio de sua contribuio para o ensino de enfermagem, quais os direcionamentos e as condies de desenvoltura deste ensino, alm de fomentar reflexes para a observao criteriosa dos fatos que ocorreram no passado.

REFERNCIAS

17

ALFARO-LEFEVRE,R. A aplicao do processo de enfermagem: promoo do cuidado colaborativo. So Paulo: Artmed, 2005.

AZEVEDO, F. A Cultura Brasileira : introduo ao estudo da cultura no Brasil. Rio de Janeiro:escrituras,996.

BOM MEIHY,J.C.S. Manual de histria oral. 2 ed.So Paulo:edies Loyola,1996.

BURKE, P. A escrita da histria:novas perspectivas. So Paulo: UNESP,2000.

CATANI, D.B. et al. Docncia , memria e gnero : estudos sobre formao. So Paulo: escrituras, 2000.

CHARTIER, R. A histria cultural entre prticas e representaes.Rio de Janeiro:editora Bertrand Brasil, S.A, 1988.

CORTEZ, M.C. A escola e a memria. Editora da Universidade de So FranciscoEDUSF,2000. FONTINELE, k. tica e biotica em Enfermagem.2.ed. Goinia: AB, 2002.

GEOVANNINI, Telma . Histria da enfermagem: verses e interpretaes. 2.ed,Rio de Janeiro,REVINTER,2002

HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vertice,1990.

LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. 5 ed. Campinas, SP:UNICAMP, 2003.

LIMA, M. J.O que enfermagem?. So Paulo: Brasiliense,2006.

MIRANDA, Maria dos Aflitos. Enfermeira. Depoimento concedido pesquisadora Anneth Cardoso Baslio d a Silva para a dissertao do mestrado em Educao. Junho de 2008.

18 MENDES, A.M. A imagem da mulher na obra de Amlia Bevilqua.Rio de Janeiro: Caets,2004.

MELO, Carlota Lina Cardoso. Enfermeira . Depoimento concedido pesquisadora Anneth Cardoso Baslio da Silva para a dissertao do Mestrado em Educao. Junho de 2008.

NIGHTINGALE, F. Notas sobre enfermagem: o que e o que no . So Paulo: Cortez, 1989. . NOGUEIRA, Lidya Tolstenko. Doutora em Enfermagem. Depoimento concedido pesquisadora Anneth Cardoso Baslio da Silva. Junho de 2008.

NVOA, A. Vidas de professores. Rio de Janeiro: Porto, 1992.

OGUISSO, Taka. Trajetria histrica e legal da enfermagem. Barueri, So Paulo. Manole , 2005.

PAIXO,W.Histria da Enfermagem. 5 ed.Rio de Janeiro,1979.

ROMANELLI, O de O. Histria da educao no Brasil. 13 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991.

SOARES, Carmen. Pesquisas sobre o corpo: cincias humanas e educao.Campinas, SP: Autores associados,2007.

SOUSA, Aldi Lima . Doutora em Enfermagem. Depoimento concedido pesquisadora Anneth Cardoso Baslio da Silva para a dissertao do Mestrado em educao. Maio de 2008. VASCONCELOS E MAGALHES JNIOR(Org). Memrias no plural. Fortaleza, Ce:LCR,2001.

WALDOW,V.R . O cuidado na sade: as relaes entre o eu, o outro e o cosmos.Petrpolis,RJ:Vozes,2004.

19

S-ar putea să vă placă și