Sunteți pe pagina 1din 10

www.quimica10.com.br AULA - 02 ESTUDO DAS SUBSTNCIAS E DAS MISTURAS.

SUBSTNCIAS PURAS A matria como vimos na aula anterior composta pela associao de tomos (molculas) de elementos qumicos variados. Essa associao define materiais com diferentes propriedades e utilidades os quais so denominados de substncias. Estas substncias so ditas puras quando possuem propriedades fsicas bem definidas e podem ser classificadas quanto ao nmero de elementos qumicos que as compem em dois grandes grupos a saber: Substncia Pura Simples: substncias formadas por um nico elemento qumico. Ex.: N2, Br2, Pb, C(grafite), Ca, etc. Substncia Pura Composta: Substncia formada por mais de um elemento qumico. Ex.: CO2, CH4, H2O, H2SO4, etc Mas como podemos identificar no cotidiano uma substncia pura? As principais caractersticas que identificam a substncias puras so: composio invarivel e propriedades fsicas definidas e constantes (densidade, temperatura de fuso e ebulio, solubilidade em gua). Atravs de o grfico a seguir, podemos observar que as mudanas de estados fsicos para uma substncia ocorrem em temperaturas constantes.

* grfico de mudana de estado fsico da gua pura com a elevao de temperatura.

www.quimica10.com.br

MISTURAS Na grande maioria das vezes os materiais que nos deparamos cotidianamente so formados por mais de uma substncia, sendo assim esses materiais so denominados de Misturas. Sendo assim pode-se dizer que as misturas so formadas pela unio de duas ou mais substncias. As misturas so classificadas quanto o nmero de aspectos visuais (fases) que ela apresenta, em: Homogneas: so aquelas que possuem uma nica fase e tambm apresentam em toda a sua extenso as mesmas caractersticas. Tambm recebem o nome de soluo. Ex.: Vinagre, lcool, ar filtrado, um pouco de sal em muita gua,etc. Heterogneas: so aquelas que apresentam duas ou mais fases. So conhecidas tambm pelo nome de suspenso grosseira. Ex.: gua e areia, leo e gua, etc. Observe as figuras a seguir:

As misturas A e C apresentam um nico aspecto visual, ou seja uma nica fase, sendo ento classificadas como homogneas, j as demais misturas apresentam mais de um aspecto visual, logo estas so ditas misturas heterogneas. IMPORTANTE.

www.quimica10.com.br As misturas em geral possuem propriedades fsicas variveis, no apresentando pontos de fuso e ebulio constantes. Exceto em duas misturas particulares, a euttica e azeotrpica.

* grfico de alterao de fase de agregao de uma mistura de gua e sal A mistura euttica possui temperatura de fuso constante e ebulio varivel.

www.quimica10.com.br A mistura azeotrpica possui temperatura de ebulio constante e fuso varivel.

IMPORTANTE SABER: Misturas eletrolticas so misturas que possuem a capacidade de conduzir corrente eltrica. So formadas por um eletrlito, substncia que em gua produz ons e portanto conduzem a eletricidade. EX.: gua e sal. Misturas no eletrolticas so misturas que no possuem a capacidade de conduzir corrente eltrica. So formadas por um no eletrlito, substncia que em gua no produz ons e portanto no conduzem a eletricidade. EX.: gua e acar. MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS ANLISE IMEDIATA. Como dissemos no incio da unidade, muitos materiais se apresentam na forma de misturas, sendo assim para termos em separado as substncias que compem uma mistura, devemos recorrer a tcnicas fsicas de separao denominadas como anlise imediata. As principais tcnicas so definidas a seguir: Tipo de mistura Heterognea Tcnica - Exemplo Catao EX.: Catar feijo Heterognea Heterognea Peneirao EX.: Peneirar areia Separao Magntica Desenvolvimento da tcnica os gros ou fragmentos de um dos

componentes so catados com as mos ou com uma pina usada quando os gros que formam os componentes tem tamanhos diferentes. passa-se pela mistura um im, se um dos possuir propriedades

EX.: Areia e limalha de componentes

www.quimica10.com.br Heterognea ferro. Decantao EX.: azeite e gua magnticas, ser atrado pelo im. Esse mtodo consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ao da fora da gravidade, formar a fase inferior e o menos denso ocupar a Heterognea Centrifugao fase superior Esse mtodo consiste em submeter a

EX.: separar glbulos mistura a um movimento de rotao intenso vermelhos do plasma de tal forma que o componente mais denso Heterognea sanguneo Filtrao EX.: gua e areia se deposite no fundo do recipiente. A mistura deve passar atravs de um filtro, que constitudo de um material poroso, e as partculas de maior dimetro ficam Homognea Evaporao EX.: gua e sal Homognea Destilao simples EX: obteno aguardente. retidas no filtro. A evaporao usada para separar

misturas - slido-lquido, quando apenas a fase slida de interesse. Consiste na separao dos componentes de de uma mistura homognea slido lquido atravs da diferena de ponto de ebulio entre eles. O destilador promove a ebulio do lquido com sua posterior condensao em outro recipiente. Consiste na separao dos componentes de

Homognea

Destilao Fracionada EX.: separao componentes petrleo.

dos uma mistura homognea lquido lquido do atravs da diferena de ponto de ebulio entre eles. O destilador promove em 1lugar a remoo do lquido de menor ponto de ebulio, o qual posterior condensado em outro recipiente.

PROPOSIES DE ATIVIDADES.

www.quimica10.com.br 01. (UFV) O grfico abaixo representa a variao de temperatura observada ao se aquecer uma substncia A durante cerca de 80 minutos.

a)

faixa

de

temperatura

em

que

substncia

permanece

slida

_________________. b) A faixa de temperatura em que a substncia A permanece lquida

___________________. c) A temperatura de ebulio da substncia A _____________. Resposta: a) 10C a 20C b) 20C a 40C c) 40C 02. (UFSM) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmao. ( ( ( ( ) O ouro 18 quilates classificado como soluo (mistura homognea). ) O ar atmosfrico com poeira constitui uma mistura homognea. ) O granito um exemplo de mistura heterognea. ) O sangue constitui uma mistura homognea.

A seqncia correta a) V - F - F - V. b) V - V - F - V. c) F - V - V - F.

www.quimica10.com.br d) V - F - V - F. e) F - V - F - F. Resposta: letra D 03. Faa a correspondncia correta entre as colunas a seguir, com relao s formas de separao das misturas. I - decantao II - destilao III - catao IV - fuso fracionada ( ( ( ( ) mistura de ferro, estanho, chumbo ) gua e barro ) gros de feijo e pedregulhos ) gua misturada com lcool

Resposta: de cima para baixo temos IV , I, III e II. 04. (Fuvest-SP) Bronze, "gelo seco"e diamante so, respectivamente, exemplos de: a) mistura, substncia simples e substncia composta. b) mistura, substncia composta e substncia simples. c) substncia composta, mistura e substncia simples. d) substncia composta, substncia simples e mistura. e) substncia simples, mistura e substncia composta. Resposta: letra B 05. (UFAL) Uma pessoa comprou um frasco de lcool anidro. Para se certificar de que o contedo do frasco no foi fraudado com a adio de gua, basta que ela determine, com exatido, I. a densidade II. o volume III. a temperatura de ebulio IV. a massa Dessas afirmaes, so corretas SOMENTE a) I e II

www.quimica10.com.br b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV Resposta: letra B 06. Indique se as afirmativas so verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F). ( ( ( ( ( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que aps algum tempo ) Fuso a passagem da gua do estado lquido para o estado gasoso. ) A gua mais importante para os seres vivos no estado gasoso. ) A passagem da gua do estado gasoso para o lquido se chama condensao. ) O ar que est a nossa volta sempre possui um pouco de gua no estado lquido: o elas secam. Nesse caso a gua mudou do estado lquido para o estado gasoso.

vapor d'gua, invisvel a nossos olhos. Resposta: de cima para baixo V F F V V 07. (Uel-PR) Sobre substncias simples so formuladas as seguintes proposies: I. so formadas por um nico elemento qumico; II. suas frmulas so representadas por dois smbolos qumicos; III. podem ocorrer na forma de variedades alotrpicas; IV. no podem formar misturas com substncias compostas. So INCORRETAS a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV Resposta: letra D 08. So dados trs sistemas: A: leo, gua e gelo; B: leo, gua gaseificada e gelo; C: leo, gua e granito.

www.quimica10.com.br O nmero de fases de cada sistema respectivamente: a) 3, 4 e 5; b) 3, 3 e 5; c) 3, 3 e 3; d) 3, 4 e 3; e) 3, 4 e 4. Resposta: A

09. Em um acampamento de vero na praia uma pessoa derrubou na areia todo sal de cozinha disponvel para suas refeies, como esta pessoa poderia recuperar praticamente todo sal derramado utilizando operaes de anlise imediata? Resposta: Coloca-se a mistura em um recipiente e adiciona-se gua e esta ira dissolver apenas o sal de cozinha e em seguida filtra-se separando a areia, que ficar retida no filtro. O sal de cozinha separado da gua por evaporao. 10. (Mackenzie-SP) caracterstica de substncia pura: a) ser solvel em gua. b) ter constantes fsicas definidas. c) ter ponto de fuso e ponto de ebulio variveis. d) sofrer combusto. e) ser slida temperatura ambiente. Resposta: letra B 11. Sabendo que a densidade de um certo material 23,5g/cm 3, determine a massa necessria para se preparar 0,01 litros desse material. Resposta: 235 g 12. NO poderamos citar, como propriedades gerais da matria: a) odor. b) extenso. c) impenetrabilidade.

www.quimica10.com.br d) indestrutibilidade. e) inrcia. Resposta: letra A 13. (Puc-MG) Nas condies ambiente (25C e 1 atm), assinale a opo cujos elementos so, respectivamente, gs, lquido e slido: a) hlio, csio, sdio. b) nitrognio, iodo, telrio. c) flor, cloro, enxofre. d) criptnio, bromo, selnio. e) oxignio, glio, silcio. Resposta: letra D 14. (UFAL) Uma pessoa comprou um frasco de lcool anidro. Para se certificar de que o contedo do frasco no foi fraudado com a adio de gua, basta que ela determine, com exatido, I. a densidade II. o volume III. a temperatura de ebulio IV. a massa Dessas afirmaes, so corretas SOMENTE a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV Resposta: letra B

S-ar putea să vă placă și