Sunteți pe pagina 1din 32

CHARLES BUKOWSKI

POEMAS
TRADUO DE ALICE DIAS

MELANCOLIA A histria da melancolia inclui todos ns. a mim, eu me contoro em sujos lenis enquanto observo as paredes azuis e o nada. acostumei-me tanto melancolia que a cumprimento como uma velha amiga. Ficarei de luto por 15 minutos por ter perdido aquela ruiva, digo isso aos deuses. eu fao isso e me sinto completamente mal. completamente triste, ento me levanto LIMPO embora nada tenha sido resolvido. isso que consigo por chutar a bunda da religio. eu deveria ter chutado a bunda da ruiva onde seus miolos, seu po e sua manteiga esto no Mas, no, eu tenho me sentido triste por tudo isso: ter perdido a ruiva foi, somente, outra porrada que foi dada numa vida inteira fracassada escuto os tambores no radio agora e foro um sorriso. alm da melancolia h algo de errado comigo.

CANTEM COMIGO cantem comigo, todas as tristes coisas loucos em casas de pedra sem portas e janelas leprosos fumegando o amor e o cantar um sapo a tentar o cu alcanar; cantem comigo, todas as tristes coisas dedos fendidos numa forja a velha idade como uma almoo envolto numa couraa livros usados, pessoas usadas flores usadas, amores usados de ti preciso de ti preciso de ti preciso: que fugiu como um cavalo ou um cachorro perdido ou morto sentimento de fato implacvel inexorvel.

A RETIRADA este momento acabou comigo. sinto-me como as tropas alems batidas pela neve e pelos comunistas andando inclinado com jornais enfiados em rotos sapatos. meu empenho dificilmente terrvel talvez mais que difcil. a vitria estava to perto a vitria estava l. como se estivesse estacada em frente ao meu espelho mais jovem e mais bela que qualquer donzela que j vi combinando jardas e jardas de cabelos fogosos enquanto na direo dela eu mirava meus olhos. e quando ela para a cama veio estava mais bonita que nunca e o amor foi muito muito bom. onze meses agora ela se foi partiu como chegou. este momento acabou comigo. uma longa estrada que leva de volta de volta pra onde? o cara minha frente cai. nele piso. ela tambm o pegou?

UM CORTE DURANTE O BARBEAR nunca completamente certo, ele disse, o modo de como as pessoas olham, a maneira de como a msica soa, o jeito de como as palavras so escritas. nunca completamente certo, ele disse, todas as coisas que ensinamos, todos os amores pelo qual optamos, todos as mortes que morremos, e todas as vidas que vivemos uma atrs de outra, acumuladas como a Histria, o desperdcio das espcies, o cessar da luz e dos caminhos que aparecem no completamente certo, difcil que tudo seja certo, ele disse. eu no sabia disso? respondi. Distanciei-me do espelho. era manh, era tarde, era noite. nada mudou estava trancado no lugar. alguma coisa se queimou, alguma coisa se quebrou, alguma coisa restou. Eu desci pela escadaria e entrei.

CAUSA E EFEITO os melhores, frequentemente, morrem pelas suas prprias mos apenas para escapar, e aqueles que so deixados para trs nunca completamente entendem que algum possa querer deles se afastar.

POEMA PARA O MEU QUADRAGSIMO TERCEIRO ANIVERSRIO acabar solitrio na sepultura dum quarto sem cigarro ou vinho apenas uma lmpada e uma pana cinza e peluda e feliz por estar numa espelunca. pela manh eles esto l fora ganhando grana: juzes, carpinteiros encanadores, doutores jornalistas, policiais, barbeiros, lavadores de carro, dentistas, floristas, garonetes, cozinheiros, taxistas e voc se vira para o lado para que o sol que vai de encontro aos seus olhos seja desviado para que voc sinta a luz solar nas suas costas repousar.

S RAPOSAS no sinta pena de mim, sou um competente e satisfeito ser humano. sinta pena de outros que irritados reclamam que constantemente rearranjam suas vidas como fazem com as moblias.

falseando atitudes e amigos a confuso deles constante e ela atingir todos aqueles que eles encostarem. com eles, cuidado: uma de suas palavras favoritas amor. e cuidado com aqueles que apenas tomam instrues de seu Senhor. por eles terem falhado completamente em suas prprias vidas. no sinta pena de mim porque sou solitrio. e nos mais terrveis momentos o humor meu companheiro

inseparvel. Sou um cachorro andando para trs Sou um banjo quebrado Sou um fio de telefone cortado que liga Toledo e Ohio Sou apenas um homem jantando nesta noite de setembro.

MEU PAI era de fato um homem fantstico ele fingia ser rico embora vivesse comendo mingau e feijo, ramos fodidos quando sentvamos mesa para comer, ele dizia: no todo mundo que come uma comida dessas. e porque ele queria ser rico ou porque ele na verdade pensava que era rico sempre votou nos Republicanos e votou em Hoover contra Roosevelt e perdeu ento votou em Alf Landon contra Roosevelt e perdeu de novo dizendo, no sei no que este mundo vai se transformar, agora temos os malditos vermelhos l de novo e os russos esto daqui a pouco no quintal conosco! eu acho que foi meu pai que me fez tomar a deciso de ser um vagabundo. eu decidi que se um homem como ele queria ser rico ento eu iria querer ser pobre. e me tornei um vagabundo eu vivi contando os centavos dormindo em quartos baratos e em cima dos passeios eu pensava que talvez os vagabundos soubessem de algo. mas vi que todos os vagabundos queriam tambm ser ricos. mas eles apenas falharam nisso. ento pego entre meu pai e os vagabundos eu no tinha para onde ir e fui para l correndo e devagar. nunca votei nos Republicanos. nunca votei. enterrei-o como uma coisa estranha da terra como centenas de coisas estranhas como milhes de outras coisas estranhas desperdiadas.

METAMORFOSE uma namorada entrou fez minha cama o cho da cozinha ela lavou e encerou limpou as paredes aspirou limpou o toalete a banheira esfregou o cho do banheiro cortou as unhas do meu p meu cabelo. ento no mesmo dia veio o encanador que arrumou a torneira da pia consertou tambm a do banheiro outro cara consertou o aquecedor a veio outro e o telefone ele arrumou agora estou sentando no meio dessa perfeio tudo silencioso. com minhas namoradas terminara melhor me sentia quando a baguna imperava. levarei alguns meses para tudo voltar ao normal: no posso nem mesmo achar uma barata para conversar. perdi meu ritmo no posso comer no posso dormir a minha sujeira roubaram de mim.

SHOW BIZZ eu no posso ter isso voc no pode ter isso e ns no alcanaremos isso ento no aposte isso e nem mesmo pense sobre isso levante-se da cama toda manh lave-se barbeie-se vista-se e saia para fora disso porque fora disso o que sobra loucura e suicdio ento no espere o bastante voc no deve nem mesmo esperar ento o que voc faz trabalhar a partir duma base mnima como quando voce sai e durante o voltar fica feliz pela possibilidade de seu carro estar no mesmo lugar isso se os pneus no estiverem carecas a voc entra

e se conseguir dar a partida voc d a partida. e isso o filme mais imbecil que voc j viu porque dele voc participa. salrio baixo e 4 bilhes de crticos com a mais longa estrada que voc jamais esperou acerca disso um dia.

VIAGEM INTERROMPIDA fazer amor sob sol, sob o sol da manh num quarto de hotel em cima duma beco onde homens pobres juntam garrafas; fazer amor sob o sol da manh fazer amor em cima dum carpete mais vermelho que nosso sangue, fazer amor enquanto garotos vendem jornais e Cadillacs, fazer amor vendo uma foto de Paris abrindo um mao de cigarros fazer amor enquanto homens pobres trabalham. Daquele momento para este talvez sejam atravs de anos que eles os medem mas apenas uma sentena volta minha mente h tantos dias quando a vida para, levanta-se e senta-se e espera como um trem nos trilhos. passo no hotel s 8 e s cinco; h gatos nos becos, garrafas e vadios, olho para janela e reflito, Eu no mais sei onde voc est, e ando e maravilho-me como a vida vai, corre, prossegue e eu ainda penso em tudo isso.

OS GNIOS DA MUTIDO h traio, dio, absurda violncia nos seres humanos normais que podem alimentar qualquer exercito por todos os dias e os melhores entre os assassinos so os que rezam contra o homicdio os que mais odeiam so aqueles que pregam o amor e os que mais guerreiam so os que pregam a paz do Senhor cuidado com os pregadores cuidado com os sbios cuidado com aqueles que esto sempre a ler os livros cuidado com os que ao mesmo tempo que odeiam a pobreza com orgulho festeja-a cuidado com os afoitos bajuladores que precisam de elogios recprocos cuidado com aqueles que adoram rapidamente censurar eles tem medo do que no sabem pensar cuidado com os que procuram constantemente multides porque tem medo de ficarem ss cuidado com os homens e as mulheres normais cuidado com seus amores normais que exigem normalidade mas h talento no dio deles suficiente para matar vocs matar qualquer um no querendo solido no entendendo a solido eles tentaro destruir qualquer coisa que deles se difere no sendo capazes da arte criar no podem entend-la consideram sua falha como criadores como uma falha do mundo inteiro no so capazes de se entregarem ao amor eles acreditam que o amor doutros incompleto eles ento vo te odiar e o dio deles ser perfeito como um diamante brilhante como uma lmina como uma montanha como um tigre como venenosa planta o dio para eles a mais nobre arte

OS ALIENS talvez voc no acredite mas h pessoas que passam a vida sem o menor atrito ou agonia eles se vestem bem, comem bem, dormem bem esto satisfeitos com a vida em famlia. eles tm momentos de melancolia mas no geral no so incomodados e, frequentemente, sentem-se muito bem quando morrem uma morte fcil, geralmente, dormem. talvez voc no acredite porm essas pessoas existem. mas eu no sou uma delas ah no, eu no sou uma delas eu nem chego perto de ser uma delas mas elas esto l e eu estou c!

SAPATOS quando voc jovem um par de sapatos saltos altos femininos apenas sentados bem perto ao teu lado sozinhos podem incendiar seus ossos; quando voce velho eles so somente um par de sapatos vazios e isso.

ELOGIO A UMA NOBRE MULHER DOS INFERNOS alguns cachorros quando dormem noite devem sonhar com ossos eu me lembro dos seus ossos na sua carne ficavam timos naquele vestido verde escuro naquele seu salto-alto turvo, e voce sempre me amaldioava quando bebia seu cabelo para baixo escorria enquanto voc parecia que explodia mas o que te segurava: podres memrias dum podre passado, e quando voc morreu deixou meu presente roto e desde que partiu da minha mente h 28 anos no saiu. voc era a nica que entendia a futilidade dos preparativos da vida; todos os outros estavam apenas descontentes com suas triviais existncias reclamando sem sentido sobre o que no faz sentido; Jane, voc foi assassinada por saber demais aqui vai um brinde ao seu esqueleto que dos sonhos deste cachorro fazem parte por inteiro.

QUAL A ULTILIDADE DE UM TITULO eles no fazem isso os belos morrem em chamas comprimidos fatais, veneno de rato, uma corda com um lao que seja eles, as armas descansam das janelas se lanam empurram para fora das rbitas os olhos rejeitam o amor rejeitam o dio rejeitam, rejeitam. eles no podem fazer isso os belos no podem resistir eles so borboletas so pombas so papagaios eles no fazem isso um cara desencadeia uma chama enquanto um velho, num parque, joga damas uma chama, uma boa chama enquanto um velho, num parque ensolarado, joga damas. os belos so encontrados margem dum quarto picados por aranhas, por agulhas e pelo silncio nunca entenderemos por que eles partiram, eram to belos. eles no fazem isso, os belos morrem jovens e deixam os feios com suas vidas feias. brilhante e amvel: a vida, a morte e o suicdio enquanto o homem, num parque ensolarado, joga damas.

PEQUENO CONVITE levei minha namorada para ouvir voc ler seus poemas, ela disse. sim, sim? eu perguntei. ela jovem e bonita, ela disse. e? eu perguntei. ela odeia sua barriga. ento esparramou-se no sof tirou as botas e falou: no tenho pernas muito boas. tudo bem, pensei, minhas poesias tambm no so grandes coisas; ela no tinha pernas muito boas. segundo round.

ISTO, ENTO o mesmo de antes o mesmo doutro tempo ou do tempo antes desse outro tempo eis um pau eis uma boceta e eis o problema. por uma momento voc pensa sim, aprendi: deixarei-a fazer aquilo e farei isto, no vou mais querer tudo apenas o suficiente para viver confortavelmente sexo de vez em quando e apenas um pouco de amor. agora estou esperando novamente e anos escoam rapidamente. tenho meu rdio as paredes da cozinha so amarelas prossigo jogando fora as garrafas e ouvindo os passos espero que a morte seja mais leve do que isso.

PUXE UMA CORDA, UMA MARIONETE SE MEXE cada homem precisa perceber que tudo pode, subitamente, desaparecer: o gato, o pneu dianteiro, o trabalho, a cama, a mulher, o quarto; todas suas necessidades incluindo o amor, descanse num alicerce de areia e em qualquer causa alheia, no se importe com a grandeza: a morte dum garoto em Hong Kong ou uma nevasca em Omaha podem servir como sua runa. todas quinquilharias da China indo dencontro ao cho, sua namorada entrar e bbado voc estar e ela perguntar: meu deus, o que foi que aconteceu? e voc dir: no sei, eu no sei

UM DESAFIO ESCURIDO atire no olho atire no crebro atire no cu atire como uma flor numa dana fantstico como a morte ganha to facilmente fantstico como muito crdito dado para formas de vida idiotas fantstico como a risada tem sido silenciada. fantstico como a crueldade tem sido constantemente propagada. preciso logo declarar minha guerra guerra deles preciso segurar meu pedao de cho preciso proteger o pequeno lugar onde fiz que minha vida fosse permitida minha vida no morte deles minha morte no morte deles

DORMIR ela era uma daquelas pequenas estava gorda, mas antes era bela e vinho, ela bebia bebia vinho na cama falando, gritando e me amaldioando eu me virava para ela e dizia por favor, me deixe dormir. dormir? dormir? sim seu filho da puta, sim, voc nunca dorme, voc no precisa de dormir! enterrei-a numa certa manh carreguei-a pelas montanhas de Hollywood arbustos, coelhos e pedras passando em minha frente cavei um buraco enterrei-a de barriga para baixo e coloquei a sujeira de volta no carro o sol j havia nascido um calor estava me invadindo as moscas zanzando preguiosamente eu no conseguia enxergar um palmo sequer em minha frente tudo estava amarelo e quente. dirigi de volta para casa e me joguei na cama dormi por 5 dias e 4 noites.

O FECHAR DE CORTINAS o descer das cortinas de um dos mais longos musicais j feitos, algumas pessoas bradam que j assistiram-no uma centena de vezes. eu o vi na jornal da tv, aquele fechar de cortinas: flores, lgrimas, gritos, um estrondoso elogio. eu no vi esse musical mas tenho certeza que no suportaria ver algo que, com certeza, me faria adoecer. creia no que vou te falar, o mundo e suas pessoas com seus engenhosos espetculos tem feito pouco por mim, apenas para mim. deixa-as aproveitar mais um show, isso as deixar longe de mim e assim, vai aqui meu meu estrondoso elogio.

AGORA sento-me aqui no segundo andar arqueado com um pijama amarelo trajado ainda tentando ser um escritor. alguma maldita tristeza no 71, meus neurnios devorados pela vida. pilhas de livros atrs de mim, coo meus parcos cabelos tentando encontrar o vocbulo certeiro.

E A LUA E AS ESTRELAS E O MUNDO Longas caminhadas pela madrugada que o bom para a alma: espionar as janelas olhando donas de casas cansadas tentando combater seus bbados e loucos maridos.

SOLUCIONANDO Van Gogh cortou a prpria orelha e a deu para uma prostituta que com nojo extremo atirou-a ao vento. Van, putas no querem orelhas elas querem dinheiro. Acho que agora sei por que voc foi um grande pintor: voc no compreendia as outras coisas da vida.

LIBERDADE no dia 28 ele bebeu vinho a noite inteira, mas continuava pensando nela: o modo de como caminhava e amava de como lhe contou coisas que pareciam verdadeiras mas que no eram, a cor de cada um dos seus vestidos; dos sapatos ele sabia como eram as curvas e as madeiras de cada salto como forma das pernas que dos calados se erguiam. e ela sara novamente quando em casa ele chegou ela voltou com aquele cheiro diferente veio s 3 da manh suja como porco comendo estrume ele pegou uma faca de aougueiro ela gritou indo de encontro a parede da penso continuava linda de alguma forma no dio de seu ptrido amor ele terminou o copo de vinho. aquele vestido amarelo seu favorito ela deu outro grito. ele pegou a faca desatou o cinto e diante dela rasgou a roupa e cortou as bolas. carregou-as em suas mos como damascos jogou-as na privada e deu descarga ela continuava a gritar enquanto o quarto estava de vermelho a ficar DEUS OH DEUS! O QUE VOC FEZ? ele se sentou ali segurando 3 toalhas entre as pernas no ligando agora se ela sairia ou se em casa ficaria vestindo amarelo ou verde ou qualquer outro enfeite. uma mo segurava a outra mo era usada para na taa mais vinho despejar.

SIM SIM quando Deus criou o amor Ele no ajudou a todos quando Deus criou os cachorros Ele no ajudou os cachorros quando Deus criou as plantas foi normal quando Deus criou o dio ns tivemos uma utilidade aceitvel quando Deus me criou Ele me criou quando Deus criou o macaco ele estava adormecido quando Ele criou a girafa estava bbado quando Ele criou os narcticos Ele estava doido e quando Ele criou o suicdio Ele estava deprimido quando Ele criou voc deitado no colcho Ele sabia o que estava fazendo Ele estava chapado e doido e Ele criou as montanhas, os oceanos e o fogo todos no mesmo estouro. Ele cometeu alguns erros mas quando ele criou voc deitado no colcho, com a cabea no travesseiro Ele gozou em cima de Seu abenoado Universo inteiro.

VACAS NA AULA DE ARTE um bom tempo como boas mulheres no sempre que acontece e quando surge ele urge. o homem mais estvel: se ele est mau h mais chances que ele prossiga nesse caminhar e se ele est bem com certeza isso logo se interromper, mas uma mulher modifica-se pelos filhos pela idade pelas dietas conversas pelo sexo luar pela falta da luz solar ou de bons momentos. uma mulher deve ser mantida pelo amor onde um homem pode tornar-se mais forte ou ser alvo de rancor.

O QUE PODEMOS FAZER? no fundo, h nobreza na Humanidade. algum entendimento e, s vezes, atos de coragem. mas de modo geral, a Humanidade no parece contar com muito disso. Isso como um enorme animal dormindo e quase nada pode fazer com que ele desperte. quando ativado ele o melhor em brutalidade, egosmo, julgamentos injustos, assassinatos. o que podemos fazer em relao a isso, Humanidade? nada. evitar a coisa o quanto for possvel trat-la como algo venenoso e viciante mas tenha cuidado. leis foram decretadas para proteger essas disparidades. isso pode matar voc sem uma causa e para escapar disso voc deve ser sutil. pois poucos escapam. voc tem que traar um plano. nunca conheci algum que escapasse. conheci alguns grandes e famosos, porm eles no escaparam, pois eles se tornaram grandes e famosos seguindo os passos de grande parte da Humanidade. eu no escapei, mas eu no falhei em tentar de novo e sempre. antes de minha morte, espero conseguir ter de volta o meu viver.

Fonte: http://www.literaturaemfoco.com/?tag=charles-bukowski

S-ar putea să vă placă și