Sunteți pe pagina 1din 36

Direito das Obrigaes II 1. Gesto de negcios Noo (art.

464) d-se a gesto de negcios, quando uma pessoa assume a direco de negcio alheio e por conta do respectivo dono, sem para tal estar autorizada. A gesto de negcios uma figura de criao romana sendo posteriormente acolhida nos Direitos das famlias pandectstica e napolenica. A gesto de negcios no considerada como fonte de contratos nem de delitos; aparece fortemente ligada ao dito do pretor. Apesar de estar relacionada com algumas prticas de costume baseadas na boa f, considerada uma criao tcnica e humana. Requisitos h gesto de negcios quando: Uma pessoa assume a direco de um negcio sem para tal estar autorizada; Existe prtica de actos materiais e jurdicos relativos a matria alheia; H falta de mandato ou relao semelhante; H inteno de agir por conta do ausente; Se trate de uma actuao til sem o intuito de causar danos.

A partir da gesto de negcios surgem as aces que tanto podem ser feitas pelo dono do negcio (titular dos interesses que esto a ser dirigidos) contra o gestor ou por este contra aquele. Ao dono do negcio atribuda a ratio adicio, isto , um conjunto de trs elementos que o levaro a decidir o desfecho da gesto no autorizada: Ratificao convalida e aprova a gesto de negcios; Confirmao (art. 288) confirma o negcio nulo ou anulado; Sanao corrige os vcios do negcio.

Por esta ordem de ideias, o dono do negcio poder, em primeiro lugar, aprovar a gesto, ou, em alternativa, apropriar-se dos actos do gestor quando no considerar nulo ou anulado o negcio resultante da gesto no autorizada. Com a queda do Imprio Romano, a figura da gesto de negcios foi aproximada dos quasecontratos, patamar onde se colocava o mandato. A partir desta classificao, o instituto construdo em torno dos direitos do gestor e no dos do dono do negcio. O Direito francs vem afirmar que a gesto de negcios atende solidariedade humana mas o Cdigo Napoleo trata, mais uma vez, esta figura como um quase-contrato. Isto porque, no Direito francs, a representao (mandato) no est autonomizada mas, pelo contrrio, muito formalizada; por outro lado, tambm no se conhecia o enriquecimento sem causa. A gesto de negcios vem colmatar as falhas de ambos: atenua a exigncia de formalidades que acompanham o mandato e assume a fonte de responsabilidades que provm do enriquecimento sem causa. Apesar de o Cdigo Napoleo classificar a gesto de negcios como um quase-contrato, o BGB no vai pelo mesmo caminho: coloca-a no meio dos diversos contratos existentes no cerne das fontes das obrigaes em geral, uma vez que , efectivamente, a concluso de um negcio sem mandato e uma relao jurdica obrigacional especial. O Direito alemo mais tcnico que o francs por no ter um carcter ideolgico, isto , d-se a objectivao da gesto de negcios por no se focar em torno da solidariedade humana; antes da autonomia da sua fonte como uma verdadeira obrigao. A grande problematizao da gesto de negcios o seu posicionamento no Cdigo Civil, uma vez que se desdobra numa figura que demonstra a gesto lcita de assuntos alheios sem contratao anterior. O Cdigo Vaz Serra adopta o BGB, instaurando no seu 464 artigo a gesto de negcios como uma das fontes das obrigaes em geral.

Dogmtica geral A gesto de negcios uma figura que representa um incidente histrico-cultural originrio do Direito romano. um servio, uma actuao livre de uma pessoa que se faz passar por gestor de um negcio que no seu. Em sentido estrito, uma actuao no autorizada. A gesto de negcios pode ser: Uma actividade puramente material; Uma actividade jurdica (celebrao de um acto jurdico como um contrato); Uma actividade instantnea; Uma actividade contnua; De carcter patrimonial ou no-patrimonial; Profissional (o gestor envolve o acto na sua profisso) ou no profissional; Comum ou diligente (de carcter necessrio); Prpria (com inteno de ajudar o dono) ou imprpria (em beneficio prprio); Em erro (o gestor age em relao a negcio alheio pensado que era prprio); Representativa (em nome do dono) ou no representativa (em nome do gestor); Legtima (actua conforme os pressupostos da gesto) ou ilegtima; Lcita (o gestor actua conforme a lei) ou ilcita; Conhecida ou no conhecida pelo dono do negcio; Meramente presumvel pelo dono do negcio; Conforme ou no conforme a vontade do dono do negcio; Aprovada (o dono est de acordo com a gesto); No aprovada (o dono no est de acordo com a gesto mas pode ratific-la); Proveitosa (til para o dono); Desastrosa (danosa para o dono).

Figuras afins a) Contrato de mandato (art. 1157 e SS.) desta figura resulta uma actividade jurdica praticada por conta de outrem atravs de um contrato. Ao contrrio do mandato, a gesto de negcios pode no ser uma actividade jurdica e no tem qualquer contrato precedente sua formao; da a gesto no ser autorizada. Nesta no existe uma prestao de servio (art. 1154). b) Poder parental (responsabilidades parentais) o exerccio do poder paternal efectuado pelos pais no total interesse dos filhos. A gesto de negcios inteiramente livre, ao passo que o poder paternal est constitucionalmente institudo. um poderdever e no um acto totalmente espontneo. Para haver representao tm que se verificar trs pressupostos: Actuao do representante em nome do representado (contemplatio domini); Actuao do representante por conta do representado; Com poderes de representao.

O gestor no tem poderes de representao, apenas actua por conta do dono do negcio; quando a gesto representativa, a, actuar, tambm, em nome do dono do negcio. A gesto de negcios pode envolver uma actividade jurdica quando o gestor se relaciona com terceiros, o que no quer dizer que nasa um contrato a favor de terceiro, justamente porque a prpria gesto de negcios no um contrato; quanto muito, podero surgir direitos e deveres na esfera do terceiro envolvido.

Na gesto de negcios o Direito preocupa-se com a actuao do gestor uma vez que, quando esta for ilcita e danosa, pode gerar responsabilidade civil aquiliana (483 e SS.), enquanto no enriquecimento sem causa, o Direito ocupa-se de desfazer o enriquecimento. O gestor pode, ainda, actuar em estado de necessidade na iminncia de perigo embora este no seja um dos pressupostos de existncia da gesto de negcios. Funes da gesto de negcios Solidariedade espontnea no se pode concluir indubitavelmente que uma das funes da gesto de negcios j que a maior parte ilcita, isto , o gestor age por interesse prprio e no para proveito do dono do negcio; por outro lado, a ideia de solidariedade no pode ser, de todo, posta de lado, uma vez que a gesto de negcios um quase-contrato e, por isso, no tem um carcter auto-justificativo da sua existncia; puramente livre atenua exigncias burocrticas e falhas do mercado; pode ter uma natureza distributiva no que concerne, por exemplo, diviso do risco dentro de uma sociedade. Tem, assim, uma funo justificada e legtima.

Requisitos da gesto de negcios a) Direco do negcio por direco entenda-se o controlo do negcio por parte do gestor. A direco pode ser directa (feita pelo prprio gestor) ou indirecta (feita atravs de um representante ou auxiliar) e pode, ainda, ser feita por uma pessoa colectiva atravs dos seus administradores. A direco pode indicar uma actuao positiva (facere/dare) ou apenas uma mera absteno por parte do gestor (non facere). Por negcio compreenda-se um acto jurdico, um conjunto de negcios ou um acto puramente material; b) Alienedade do negcio (art. 464) o negcio claramente alheio quando o gestor exerce um direito. Trata-se de alienedade objectiva. A questo coloca-se em relao ao exerccio de uma liberdade: j alienedade? Esta subjectiva porque recai na dvida de saber se prpria ou alheia. Por exemplo, a compra de insecticida para combater uma praga no prdio do vizinho representa uma aco humana com uma finalidade. A alienedade no pode ser levada letra: implica a determinao da aco do gestor em relao esfera do dono. c) Actuao por conta do dono (art. 1157) o gestor age com o intuito de produzir efeitos na esfera jurdica do dono do negcio. A actuao por conta do dono pode derivar da prpria alienedade (teoria objectiva) ou o gestor actua por conta do dono por ter inteno de agir em relao a este (teoria subjectiva). d) Por interesse do dono para haver gesto de negcios, o gestor tem de se conformar com o interesse do dono. Interesse aparece em vrias vertentes. Em sentido objectivo, interesse a susceptibilidade que algo tem para satisfazer necessidades do sujeito; em sentido subjectivo, representa uma relao de apetncia que se constitui entre a pessoa e algo que ela deseje. Por fim, em sentido tcnico-jurdico, o interesse um conjunto de valores protegidos pelo Direito que, quando violados, podem dar lugar a um dano. Para haver gesto de negcios, o gestor tem de actuar objectivamente no interesse do dono do negcio, segundo o prof. Menezes Cordeiro. e) Falta de autorizao (art. 464, ltima parte) em sentido tcnico, traduz-se num acto jurdico unilateral requerido para a perfeio de determinado negcio.

No caso da gesto de negcios, o gestor age fora de qualquer relao quer permita a sua legitimao, isto , sem autorizao, atravs de: Regime Deveres do gestor (art. 465) 465/a) Respeitar o interesse objectivo do dono, o que delimita negativamente a aco do gestor porque o interesse est protegido pela ordem jurdica (interesse em sentido tcnico-jurdico). A relao jurdica entre o gestor e o dono do negcio cria um dever acessrio, j que a gesto de negcios caracteriza-se por uma obrigao sem dever de prestar; Para alm de ter de respeitar o interesse objectivo (til) do dono, o gestor tem, igualmente, de respeitar a sua vontade conhecida, real ou presumvel (no hipottica, alegada). Quando o interesse do dono no coincida com a vontade, o gestor no deve agir; no entanto, o gestor inteiramente livre em relao sua gesto: quando a vontade do dono conhecida, o gestor tem que a respeitar, a no ser que seja contrria lei ou ordem pblica. Quando no exista vontade, a aco do gestor discricionria, embora este tenha que respeitar o interesse do dono do negcio. 465/b) / 1161 dever de aviso por parte do gestor ao dono do negcio; 465/c) prestao de contas; 465/d) dever de informao, imediatamente a seguir ao aviso; 465/e) dever de entrega (coisas moveis transmisso/direitos transferncia); 466 Responsabilidade do gestor: dever de continuar a gesto o gestor no pode interromper a gesto injustificadamente, embora esta no tenha que a manter interminavelmente. A gesto no continuada no pode causar danos ao dono uma vez que ainda esto em jogo deveres acessrios. A actuao injustificada, em termos de responsabilidade, trata-se de responsabilidade civil aquiliana, extra-contratual, porque no h contrato nem obrigao de prestao principal (483), podendo, apenas, causar um dano. Em relao aos deveres acessrios, a responsabilidade civil obrigacional, isto , contratual (798) porque est em causa o no cumprimento de uma obrigao. Mandato ou relao semelhante; Procurao; Status (situao que permita o gestor agir, por exemplo o poder parental); Normas habilitantes (legtima defesa, aco directa).

Obrigaes do dono do negcio 468 Reembolso das despesas do gestor o dono ter que reembolsar o gestor quando o prejuzo criado seja fundadamente considerado indispensvel para a gesto do negcio. O dono no pode fazer um juzo de mrito em relao aco do gestor, uma vez que no existe obrigao principal e, por isso, o contedo da gesto discricionrio. Poder-se- fazer um juzo legal da gesto. 470 Remunerao do gestor apenas tem lugar se o exerccio corresponder actividade profissional do gestor. Para atenuar esta regra, o esforo do gestor tem de ser compensado.

Direitos do dono do negcio 465 a contrario;

Direitos potestativos aprovar a gesto (concordncia da iniciativa do gestor, o que traduz a renncia da indemnizao 469) e ratificar a gesto (os actos do gestor feitos em nome do dono do negcio passam para a sua esfera jurdica).

A aprovao da gesto feita pelo dono do negcio tem como efeito jurdico a renncia pela indemnizao dos danos causados e a ratificao, que diz respeito aos diversos actos do gestor, tem como consequncia a apropriao dos mesmos actos pelo dono do negcio, transferindo-os para a sua esfera jurdica. Terceiros h que ter em conta que os efeitos relativamente a terceiros produzem-se conforme a sua ndole, isto , se os terceiros so completamente estranhos gesto de negcios, e a apenas relevam os direitos acessrios que acompanham todas as obrigaes, ou se so terceiros interessados e que contratam com o gestor. Nesta segunda hiptese h que distinguir a actividade do gestor: Se for em nome do dono do negcio, trata-se de uma gesto representativa (contemplatio domini) aplicado o regime da representao sem poderes (268), que exige a ratificao dos actos para a produo de efeitos na esfera jurdica do dono; Se for em nome prprio, os efeitos da gesto produzem-se na esfera jurdica do gestor, aplicando-se o regime do mandato sem representao (461), tendo o gestor que transferir os efeitos para a esfera jurdica do dono do negcio; se no o fizer, pode dar lugar execuo especfica, como defende o prof. Menezes Cordeiro, e no apenas a uma simples indemnizao.

Aplicao prtica Em 45 anos de vigncia do Cdigo Civil, apenas foram proferidas 30 decises judiciais de gesto de negcios. Esta figura no se pauta pela solidariedade que a sua actividade prope, uma vez que, nas situaes em que se verificou a sua existncia, se conclui que no tiveram um papel til: a maior parte fora ilcita. Natureza da gesto de negcios Qual a natureza da gesto de negcios? Ter natureza contratual? Este instituto segrega uma linguagem prpria, tendo uma autonomia de raiz. A gesto de negcios um espao de autodeterminao do gestor, isto , a lei apenas o limita no seu campo de actuao, inserido num conjunto de deveres instrumentais (informao, aviso, prestao de contas, entrega), pautado por vrios direitos que lhes correspondem (direito de informao, aviso, prestao de contas, entrega, indemnizao pelos danos causados, ). A gesto de negcios um acto jurdico em sentido estrito porque resulta numa relao jurdica complexa, sem obrigao de dever de prestar principal; no um contrato, nem se qualifica como um quase-contrato. , evidentemente, uma das fontes das obrigaes, autnoma e sem natureza contratual e, tambm, no se relaciona com a responsabilidade civil. 2. Enriquecimento sem causa Noo (art. 473) aquele que, sem causa justificativa, enriquecer custa de outrem obrigado a restituir aquilo com que injustificadamente se locupletou. O enriquecimento sem causa situa-se entre a gesto de negcios e a responsabilidade civil, sendo uma fonte de obrigaes. uma figura que se dinamiza no Direito Romano, sendo mais tarde estudado por Savigny, autor que vai enquadrar este instituto no Direito Alemo da Pandectstica. Este instituto nasce com o Direito Romano, como uma condictione 5

(enriquecimento sem causa), e no como uma condicione (condio), levada a cabo por aces. A actio per condictione representava uma notificao feita ao devedor para este entregar qualquer coisa que, injustamente, estava em seu poder. As aces foram tipificadas, ao longo do tempo, pelo pretor, j que a aco per condictione cobria uma grande variedade de situaes, apresentando-se como abstracta. Foram fixados cinco grandes tipos de condictiones: a) Condictio indebiti cumprimento de uma obrigao inexistente; b) Condictio causa data causa non secuta prestao efectuada que vise um resultado que no chegue a ocorrer; c) Condictio ob turpem vel iniustam causam pagamentos para fins contrrios ou vedados ao Direito; d) Condictio furtiva reage subtraco irregular de uma coisa cuja restituio seja pedida; e) Condictio sine causa mantm-se como residual, abrangendo uma serie de situaes em que a causa, inicialmente existente ou, pelo menos aparentemente inexistente, se viesse a revelar como em falta: a causa finita. Devido grande evoluo que esta figura acarretou, podem retirar-se vrias concluses: Densidade de matria tcnica; Ideia de restituio independentemente da condictio que fica em causa; Matria residual, estanque e definida ao essencial; Concesso de novas aces: actio in rem verso coisa que deve ser retrovertida; Princpio geral de equidade, com relevo para Pompnio Iure naturae aequum neninem cum alterius detrimento et iniuria fieri locupletioem (pelo Direito natural equ que ningum enriquea custa de outrem).

Numa evoluo subsequente, este instituto retomado pelo Humanismo ao analisar o Direito Romano clssico; com o Iluminismo d-se, por outro lado, o alargamento das condictiones. No Direito Romano h um extremo tecnicismo enquanto na pr-codificao francesa o pndulo de extremo idealismo, onde o enriquecimento sem causa apenas existe para a restituio do enriquecimento injustificado, sem especificar quaisquer condictiones. Tambm o Common Law descobre esta figura num perodo tardio, j no sculo XX: o grande tecnicismo que ronda esta figura faz com que seja ignorada por estes dois sistemas. O enriquecimento sem causa foi inserido na pandectstica e aplicada no Direito Alemo atravs de Savigny, contrariamente ao Cdigo Napoleo, que no faz referncia a esta figura, integrando-se apenas pela jurisprudncia, e ao Common Law. Grandes Sistemas europeus do enriquecimento sem causa i. Francs no Direito francs, os antecedentes ao Cdigo Napoleo no so favorveis figura do enriquecimento sem causa. O mesmo cdigo no o refere, tendo apenas algumas consagraes diversas a favor de outros institutos. Por outro lado, aparece a figura da repetio do indevido atravs da utilizao da actio in rem verso. O enriquecimento sem causa aparece, mais tarde, por via jurisprudencial (apesar de esta comear por o negar); s a partir do sc. XX que este instituto foi aplicado, in fine, com base na equidade.

Requisitos prprios do enriquecimento sem causa (consagrados pelo Direito francs por referncia figura da repetio do indevido a prpria actio in rem verso): 6

ii.

Empobrecimento e enriquecimento co-relativos; O empobrecido no tenha cometido nenhum acto ilcito; Da parte do empobrecido no pode haver nenhum interesse particular; Falta de causa; Matria subsidiria em caso de no existir outra soluo na lei. Alemo as condictiones romanas so introduzidas na pandectstica por Savigny, depois de um re-estudo intenso feito pelo autor, com o intuito de se aplicar Direito Romano actual. H uma nova arrumao das figuras que vai desembocar no enriquecimento sem causa, consagrado no BGB.

Neste sistema, a figura do enriquecimento sem causa no foi considerada matria subsidiria, podendo ser invocada ainda que esteja presente um instituto concorrente. Para alm da referncia que o BGB introduz no Direito civil alemo, comea por caracterizar o instituto como unitrio; mais tarde, vem-se a distinguir modalidades de enriquecimento sem causa: de prestao no tem razo para prestar e de interveno no tem razo para intervir na esfera jurdica de terceiro. Esta diviso feita a propsito do preceito do BGB que consagra o enriquecimento sem causa: Aquele que por prestao, ou outro modo (). Depois desta evoluo, retorna-se ideia inicial de que o enriquecimento sem causa uma figura unitria, para, depois, se voltar concepo que, finalmente, vinga: a diferenciao de modalidades dentro do mesmo instituto. A questo que se coloca se convm a abstraco, ou no, do instituto, ou a sua separao para a resoluo do caso concreto. iii. Anglosaxnico o Direito ingls no faz referncia ao enriquecimento sem causa at ao sc. XX, criando um instituto muito diferente do criado pelo Direito alemo. Os Estados Unidos reconhecem primeiro esta figura.

Referncia ao Direito Europeu na Europa h vrios tipos de consagraes do enriquecimento sem causa: iv. Expressas (Direito alemo); Jurisprudenciais (Direito francs); Inexistentes (Direito ingls); Subsidirias (Direito francs); Com vrias modalidades (Direito alemo); Com apenas uma vertente (Direito francs actio in rem verso). Lusfono em Portugal consagrada, em primeiro lugar, a figura da repetio do indevido a propsito do cumprimento. o prof. Guilherme Moreira que introduz o ensino da pandectstica por tradio cientfica: a partir deste momento a doutrina portuguesa refere o enriquecimento sem causa, deixando de aludir a actio in rem verso.

Na prtica, estas modificaes vm solucionar os casos de mtuo com falta de forma (art. 1143) se no houver um escrito assinado, no se pode provar o emprstimo feito. Estas situaes foram solucionadas atravs de um princpio geral: ningum pode enriquecer por causa alheia recorre-se quando no haja outra soluo em situao de lacuna ou por analogia, desenhando-se, infelizmente, a subsidiariedade deste instituto. A partir de 1944 foi feito o projecto do Cdigo Civil de Vaz Serra, sendo feita a recepo do enriquecimento sem causa sem natureza subsidiria por influncia da pandectstica; por outro lado, h uma certa autonomia da repetio do indevido. Na verso actual do cdigo, esta figura vem disposta nos artigos 473 a 482 e aparece em outros 17 artigos dispersos, integrados em vrios institutos diferenciados.

Por isto, tem de se ter em conta se, na resoluo de uma situao concreta, se utiliza o regime do enriquecimento sem causa ou se este integrado nos outros institutos dispersos. O sistema portugus tem uma recepo do Direito alemo e do Direito francs mas torna-se num sistema hbrido porque tem um princpio geral art. 473 e dentro do enriquecimento sem causa aparece, autonomamente, a repetio do indivduo. Dogmtica geral Modalidades do enriquecimento sem causa segundo o art. 473, atribudo um carcter unitrio ao instituto. Apesar disso, por via doutrinria, existem vrias modalidades autnomas por prestao e por interveno. O enriquecimento sem causa tambm pode ser: Directo deslocao do empobrecido para o enriquecido ou indirecto quando h um terceiro intermedirio entre os dois; Voluntrio h assentimento do enriquecido ou forado quando no h assentimento do enriquecido, isto , no tem conhecimento do enriquecimento; Isolado quando aplicado o regime dos arts. 473 e SS. integrado quando faz parte do regime de outros institutos que o referenciam.

O enriquecimento sem causa uma fonte de obrigaes que no nasce da vontade das partes mas de um facto jurdico, que se reporta a uma deslocao patrimonial, ao qual o Direito atribui efeitos. O crebro da anlise jurdica tem em conta esta deslocao patrimonial, constatando-se que houve uma massa que se deslocou sem causa. Este instituto tem o objectivo de a desfazer. O sistema portugus de carcter hbrido, isto , comporta um princpio geral do enriquecimento sem causa e figuras herdeiras das condictiones que se articulam entre si. O enriquecimento sem causa em sentido amplo abrange duas ordens de pressupostos: Enriquecimento sem causa stricto sensu, consagrado no art. 473/1, pactuando o princpio geral com o n2 do mesmo preceito (especificaes herdeiras de condictiones romanas).

Em sentido estrito, o enriquecimento sem causa pode ser feito por prestao deslocao patrimonial sem causa, sendo dinheiro, no devido, transferido, atravs de uma conduta humana (da dizer-se que h uma prestao) ou por interveno no se trata de uma conduta realizada a favor de terceira: , antes, uma interferncia que valoriza/enriquece determinado patrimnio. Em ambos os casos, o patrimnio de algum cresce por ser beneficiado pelo enriquecimento sem causa. Existncia de uma figura autnoma apresentada nos artigos 476 a 478 repetio do indevido (condictio indebiti).

Requisitos do enriquecimento sem causa a) Haver um enriquecimento/benefcio tem em conta o aumento do patrimnio, seja no aumento do activo ou na diminuio do passivo. A deslocao no obrigatoriamente patrimonial: pode-se tratar de um direito pessoal. b) Haver um empobrecimento h um dano. O dano, no sentido do enriquecimento sem causa, tem em conta o empobrecimento de algum e no em sentido tcnico (supresso de uma vantagem protegida pelo Direito), seno haveria lugar responsabilidade civil. Por exemplo, um cavalo est num prado e A d uma volta nele, no sabendo que o cavalo de B. Aqui, h que ter em conta a teoria do contedo da destinao que defende o 8

empobrecimento de B, neste caso. Do ponto de vista da destinao jurdica dos bens, quem os utiliza o seu proprietrio e no um terceiro, sendo o patrimnio de uma pessoa empobrecido por outrem. Tambm constitui empobrecimento o desvio de utilidades de um patrimnio para outro. A questo coloca-se quando se pretende determinar o clculo do valor, quer do enriquecimento, quer do empobrecimento, sendo correspectivos um do outro: Abstracto corresponde ao valor da deslocao patrimonial; Concreto equivale diferena no patrimnio, antes e depois da deslocao.

Por exemplo, A tem uma bicicleta, sem pneus, que vale 50; com pneus, vale 200. Os pneus custaram 30 a B, que ps uns pneus novos na bicicleta. A diferena est inerente situao concreta do patrimnio, isto , como estava antes e como ficou depois da deslocao patrimonial feita por B, podendo ser superior que o valor abstracto. A bicicleta valorizou-se em 150 apesar de B apenas ter gasto 30 nos pneus novos. c) custa de outrem comporta uma relao de causalidade entre o enriquecimento e o empobrecimento. O enriquecimento tem de ser, inevitavelmente, custa de outrem; algum tem que ficar empobrecimento e algum tem que beneficiar disso, devido posterior obrigao de restituir. d) Imediao no abrange uma relao directa entre o empobrecido e o enriquecido. Podem existir mais intervenientes no enriquecimento sem causa que representam uma placa giratria representativa entre quem realmente enriquecido e empobrecido; tem de haver uma deslocao patrimonial entre dois patrimnios, ainda que tenha havido interveno de vrias pessoas, podendo no haver uma relao directa entre o enriquecido e o empobrecido. e) Falta de causa. Consequncia do enriquecimento sem causa (art. 479) o grande efeito surtido por este instituto a obrigao (porque o enriquecimento sem causa uma fonte de obrigaes) de restituir, em espcie, isto , o objecto que criou o enriquecimento. Muitas vezes j no possvel reconstituir a situao anterior do empobrecido, tendo que se calcular um valor correspondente sua perda, aplicando-se a teoria do triplo limite. Esta vem estabelecer que o enriquecido tem que restituir o enriquecimento em concreto at ao maior dos limites: h que ter em conta o valor do empobrecimento tanto em concreto, como em abstracto. Por exemplo, no caso da bicicleta, o enriquecimento de A, em concreto, foi de 150 e, em abstracto, foi de 30, porque cada pneu valia 15. B empobreceu-se em 30, sendo o empobrecimento abstracto igual ao concreto, que tem o valor de 30. Num segundo exemplo, B pensava que ia receber um violino, que valia 500, como deixa testamentria, portanto restaurou-o. A restaurao custou 1500 a B mas valorizou o violino em 300, valendo este, agora, 800. No entanto, no B que recebe o violino, mas a sua irm C; embora B tenha gasto 1500 no restauro, o enriquecimento, em concreto, de C, de 300. Casos de enriquecimento sem causa stricto sensu (473/1 princpio geral) a) Enriquecimento por causa finita, isto , pagamento de uma prestao que deixou de existir. Por exemplo, uma pessoa que pague a pronto um curso de ballet e, que por motivos de doena, no pode voltar a danar. Dado que pagou uma parcela a mais, tem direito a reaver uma contra-prestao que equivale ao perodo no usufrudo; b) Pagamento de uma prestao destinada a efeitos que no se verifiquem. Por exemplo, o administrador do condomnio que precisa de dinheiro para obras no prdio 9

pede o dinheiro aos condminos, sendo que trs no pagam. Por isto, o administrador ter que devolver o dinheiro aos condminos que pagaram. O ordenamento jurdico portugus consagra a subsidiariedade do instituto do enriquecimento sem causa (474), tendo que se fazer uma interpretao restritiva do preceito. O enriquecimento sem causa bastante difcil de se aplicar na prtica, da o seu carcter subsidirio. prefervel que o empobrecido seja restitudo por exemplo, atravs de responsabilidade civil porque o enriquecimento sem causa -lhe menos favorvel. O prof. MENEZES CORDEIRO entende que deve ser o sujeito a escolher a soluo mais adequada ao caso, tendo em conta a subsidiariedade do instituto. Se o regime imperativo, como a responsabilidade civil, resolver o problema mas restar uma parcela compatvel com o enriquecimento sem causa, a, aplica-se o seu regime. Isto no acontece quando se verifica a caducidade do instituto imperativo: por exemplo, numa situao em que o empobrecido deixa passar o prazo para proceder contra o enriquecido atravs de responsabilidade, entra a resoluo atravs do enriquecimento sem causa. Esta figura no muito simptica para o empobrecido; h que permitir solues justas sempre que possvel. c) Restituio por perecimento ou deteriorao culposa da coisa, a partir do momento em que o enriquecido sabe que enriqueceu sem causa (480) por exemplo, A tem vacas e estas comem a palha de B; as vacas engordam e aumentam de valor em funo da palha de B. Aqui, B tem uma pretenso contra A no montante das palhas (480/a). Situao diferente se, por exemplo, os empregados de A confundem a sua palha, por erro desculpvel, com a de B, mas esta perece antes de as vacas a comerem. Se A no sabia da situao, ento no tem que restituir em espcie a B, uma vez que a palha fora destruda; se A soubesse que a palha era de B e depois estragou-se, A vai ter que restituir o valor da palha data em que teve conhecimento de que se enriqueceu (480/b). Prescrio do enriquecimento sem causa (art. 482) para alm da prescrio ordinria de 20 anos, que se contam desde o momento do enriquecimento, o empobrecido tem 3 anos para pedir a restituio ao enriquecido, dentro dos 20 anos, contados a partir da data em que teve conhecimento do seu direito. Ratio do enriquecimento sem causa este instituto tem duas funes principais: Proteco do contrato pretende que no haja deslocaes patrimoniais que no correspondam vontade das pessoas. Estas devem enriquecer/empobrecer atravs de, por exemplo, um contrato e no custa de outrem; Proteco da propriedade relacionada com a teoria do contedo da destinao que defende a forma de distribuio e gozo dos bens, ou seja, o proprietrio que deve gozar os seus bens, e no um terceiro sem causa.

O enriquecimento sem causa destina-se, particularmente, a prevenir uma deslocao patrimonial despropositada de bens. H uma proteco de retaguarda, uma vez que so situaes que o prprio legislador pretende que no aconteam, da a letra da lei ser, por vezes, rude: custa de outrem, injustamente se locupletou, sem causa. Este instituto caracteriza-se por uma ilicitude imperfeita porque, na maior parte dos casos, no desejado mas tambm no ilcito, uma vez que no h culpa. Casos de enriquecimento sem causa especiais (476-478) A repetio do indevido uma figura autnoma dentro do enriquecimento sem causa lato senso. Esta figura baseia-se sempre num caso de enriquecimento sem causa de prestao porque h um acto voluntrio do empobrecido em querer cumprir uma obrigao que no existe (animus solvendi). Se no existir animus solvendi no se est perante um caso de repetio do indevido 10

mas de enriquecimento sem causa em sentido estrito. O regime das obrigaes naturais prevalece sobre este, uma vez que subsidirio. Por exemplo, o credor natural no tem que repetir (restituir) a prestao paga pelo devedor. Consequncia da repetio do indevido o enriquecido tem que devolver o valor do enriquecimento. A diferena para o regime do princpio geral que o pagamento da obrigao que no existia devolvido, uma vez que esta diz respeito a uma prestao. a) Repetio do indevido: i. ii. 476/1 Cumprimento voluntrio de prestao inexistente; 476/2 Caso em que o credor ratifica a prestao e o devedor no tem que a repetir, exonerando-se do seu pagamento. Por exemplo, A deve 100 a C mas d-os a B para este, consequentemente, os entregar a C. Se C ratificar os 100 de B, a obrigao extingue-se; se C exigir os 100 ao verdadeiro devedor que A, este ter que exigir os 100 a B. 476/3 Prestao feita por erro desculpvel do devedor sem decurso do tempo da obrigao. Nesta situao, o credor s se enriquece porque o devedor pagou a dvida antecipadamente. Por exemplo, A deve 200 a B, tendo que pagar no dia 31 de Maro. A fica muito doente e baralhado com o tempo, pensando que, quando acorda, j fim do ms e paga os 200 a B, sendo verdadeiramente dia 10 de Maro.

iii.

b) Cumprimento de obrigao alheia na convico de que prpria por erro desculpvel do devedor tendo este direito restituio da prestao (477); c) Cumprimento de obrigao alheia na convico de estar obrigado a cumpri-la (478) h equilbrio entre os interesses do credor, do verdadeiro enriquecido que o devedor, e o terceiro que se confunde. Se o credor tiver conhecimento do erro aplica-se o enriquecimento sem causa em sentido estrito. Invalidade dos negcios jurdicos No caso de um negcio jurdico ser nulo ou anulvel, haver, em princpio, enriquecimento sem causa, uma vez que existe uma causa finita. No entanto, na medida do art. 289, no h lugar para a aplicao deste regime supletivo. 3. Responsabilidade civil A figura da responsabilidade civil remonta poca clssica romana. Na distino de Gaio, as obrigaes nascem ou de um contrato (acordo por mtuo consentimento que exige o respeito pela palavra) ou de um delito (dano com necessidade jurdica e/ou moral associada de o ressarcir). O contrato representa um encontro de vontades e , por isso, uma rea criativa baseada na ideia de circulao de riqueza; j o delito, por resultar da lei, uma rea de defesa e concentrao que constitui a distribuio de danos. O contrato tem como base a tcnica de consentimento, ao passo que a responsabilidade civil actua por uma tcnica de indemnizao pela prtica de delitos ou pelo risco (mesmo que no se tenha violado uma regra de Direito responsabilidade civil objectiva), por exemplo, os acidentes de trabalho. A responsabilidade civil no aparece como um instituto autnomo porque uma das fontes das obrigaes e a matria surge nesta disciplina por razoes de ordem histrica.

11

Este figura tem uma expresso muito prpria, aparecendo no nosso idioma em meados do sc. XX, sendo tratado como o instituto em si, e tambm como fonte de obrigaes o agente fica obrigado a uma adstrio (indemnizao) para com o lesado. A responsabilidade civil surge em dois termos distintos: Responsabilidade civil por factos ilcitos ou delitos (483-498); Responsabilidade civil contratual pela violao de um contrato (798 e SS.).

No primeiro caso trata-se de responsabilidade civil aquiliana que diz respeito a situaes no obrigacionais; j o segundo diz respeito a situaes obrigacionais resultantes da violao de um contrato. Diferente da responsabilidade civil aquiliana (por factos ilcitos) a responsabilidade civil por actos lcitos que representa uma responsabilidade pelo sacrifcio. A figura da responsabilidade civil por excelncia o dano supresso de uma vantagem tutelada pelo Direito (noo normativa que corresponde necessidade sugerida pelo prprio instituto). Como ponto de partida, na poca clssica romana, os delitos comearam por ser ajustados por vingana do lesado; com inteno de harmonizar este conflito, a Lei das XII Tbuas veio introduzir uma moderao no ajuste de contas: isto , os delitos eram coerentes com a forma com que era praticados. Por exemplo, o agente que partisse um brao ao lesado iria, igualmente, ver o seu brao partido por obra do (agente) ofendido. Esta foi a soluo dada pela Lei de Talio. Admitia-se igualmente, em alternativa ao Talio, uma soluo pecuniria em termos de eficincia econmica til. Na Lei das XII Tbuas no estava diferenciado o campo civil e o penal dos delitos, ou seja, a indemnizao e a pena mas havia uma tipificao dos mesmos, o que acabaria por se revelar vantajoso, uma vez que desvantagem estava associada uma desvantagem correspondente. No ano 283 A.C. aparece a Lex Aquilia de damno que vem impor a indemnizao por parte de quem matar um escravo ou um animal, generalizando-se esta compensao a todos os delitos. Esta lei tem como pressuposto a ilicitude (iniuria) da aco humana como voluntria para causar um dano, para haver obrigao de indemnizar; apenas a dois grupos de pessoas no era imputada a responsabilidade civil aquiliana: s crianas e aos dementes. Por outro lado, na III tbua estava instituda a responsabilidade do devedor que no cumprisse com a sua obrigao: daqui nasce a Lex Poetelia Papiria Denexis que extingue a anterior que autorizava a morte ou escravido do devedor que no conseguisse pagar a sua dvida; a lei institui, portanto, a responsabilidade pelo patrimnio e no pela pessoa do devedor. Como os delicta estavam tipificados na Lei das XII Tbuas, era relativamente fcil atribuir uma indemnizao pelo dano causado, por um nexo de causalidade. Ao longo da evoluo da figura da responsabilidade civil h uma certa tendncia para a conformidade entre as duas formas que dela resultam principalmente por causa dos seus pressupostos, como por exemplo a culpa. Na era ps-clssica, a noo de responsabilidade civil aquiliana direccionada para a culpa e para o dano, no sentido de forma mais grave de culpa. Com a influncia do Direito Cannico, a ideia de culpa passa a ganhar um sentido ligado ao pecatum (maleficium no Direito Romano); j no perodo do Humanismo h uma aproximao ao Direito Romano, atribuindo-se um sentido subjectivo ao delictum e, na poca posterior, de jus-naturalismo, desenvolvem-se as causas de justificao para o aperfeioamento da figura da ilicitude. No perodo da codificao, o sistema continental bifurcou. Os sistemas continentais I. Sistema francs a necessidade de legislar a matria da responsabilidade civil na prpria lngua deu azo a alguns problemas por a traduo no coincidir com o latim. usada a expresso faute no sentido de dano e no de falta. A responsabilidade civil francesa assenta num pressuposto nico precisamente, a faute que passa para o Cdigo Napoleo, no sendo uma noo clara. um sistema monista por ter apenas um pressuposto de actuao e tem um carcter muito amplo por se reconduzir facilmente obrigao de indemnizar, prpria da responsabilidade civil aquiliana (da ser um sistema especial ao delitual); 12

II.

Sistema alemo na pandectstica aparece um pretexto unificado entre a culpa e a ilicitude mas Jhering vem chamar a ateno para situaes de ilicitude que no pressuponham culpa porque o agente age de boa f, no havendo lugar a responsabilidade civil; para alm de a aco violar a lei, tem que haver culpa (censura do agente), podendo esta ser graduada, ou seja, culpa em sentido estrito ou dolo. Este sistema dualista ou analtico porque consagra a culpa e a ilicitude como pressupostos da responsabilidade civil; para alm de ser um sistema mais restritivo, especial ao contratual. No BGB aceite o esquema de Jhering em casos de violao de um direito subjectivo absoluto, de norma de proteco ou de uma situao contrria aos bons costumes.

O modelo anglosaxnico modelo anglosaxnico veicula-se por um caminho muito diferente. A responsabilidade civil estudada a partir dos torts por influncia dos delitos do perodo romano, no havendo diferenciao de pressupostos para a sua actuao. A experincia lusfona: pr-codificao e Cdigo de Seabra Em Portugal, ainda na poca das Ordenaes, a figura da responsabilidade civil comea por actuar na ordem de um pressuposto nico, a culpa, como acontece no sistema continental francs; por outro lado, no Cdigo de Seabra instituda a ilicitude e no a culpa como pressuposto desta figura. J no sc. XX, o prof. Guilherme Moreira comea a ensinar a responsabilidade civil contrapondo culpa ilicitude, caminho resultante do sistema alemo, especial ao contratual. A responsabilidade civil corresponde imputao de um dano a uma esfera jurdica diferente daquela em que ocorreu. O dano ocorre, aqui, como a diminuio ou supresso de uma vantagem juridicamente tutelada pelo Direito; assim, a responsabilidade civil a transferncia do dano da esfera jurdica do lesado para a do agente, sendo contrria regra geral de que a imputao de danos feita na esfera jurdica onde estes se do. Tipos de responsabilidade civil (no constituem uma classificao em rigor, no existindo um critrio lgico entre os vrios tipos de responsabilidade civil):

Responsabilidade civil

Extra-obrigacional

Obrigacional

delitual/aquiliana (483)

pelo risco (499)

pelo sacrifcio (339/2)

pelo no cumprimento (798)

pelo risco

pelo sacrifcio

Do ponto de vista histrico, o ordenamento jurdico portugus virou-se para a pandectstica atravs do ensino do prof. Guilherme Moreira, porque o Cdigo de Seabra apenas referia a ilicitude mas no mencionava a culpa (como comportamento censurvel do agente). Os requisitos do BGB foram integrados na doutrina nacional, exigindo-se, agora, dois requisitos de responsabilidade civil a ilicitude e a culpa adaptando-se o sistema germnico da responsabilidade civil, que tambm foi aceite pela jurisprudncia. O Cdigo Vaz Serra , portanto, um cdigo hbrido: A responsabilidade civil extra-obrigacional tem quatro requisitos, sendo que dois (a ilicitude e a culpa) so autnomos um do outro porque pode haver ilicitude sem culpa e vice-versa, dominando a filosofia germnica; 13

A responsabilidade civil obrigacional , por sua vez, de filiao napolenica porque a culpa no discriminada da ilicitude, valendo como um pressuposto nico de actuao deste subsistema.

Porm, os dois subsistemas podem cruzar-se porque num ou noutro a culpa pode extravasar o seu tipo (culpa como faute ou diferente de ilicitude). O prof. Canaris sugere, ainda, as circunstncias em que a ilicitude visa proteger algum, isto , quando h a violao de uma norma jurdica, a ilicitude procurada determina quem vai ser protegido; por sua vez, a culpa vai determinar quem vai ser obrigado a indemnizar, por ter uma conduta contrria quela que lhe seria legalmente exigida. Por terem pressupostos distintos, os sistemas germano e francs traduzem, igualmente, resultados diferentes: mais difcil provar a culpa e a ilicitude quando estes so autnomos um do outro; mais fcil provar quando o pressuposto nico. Responsabilidade civil extra-obrigacional O lesado tem que provar a culpa do agente; A responsabilidade subsidiria quando h mais do que um devedor; A prescrio de 3 anos (498); Responsabilidade do comitente (500); Se o dano foi causado apenas por negligncia pode-se aplicar o art. 494; O credor/lesado no pode renunciar aos seus direitos (809).

Responsabilidade civil obrigacional O agente tem de provar que no tem culpa; A responsabilidade parciria quando h mais do que um devedor; A prescrio de 20 anos (prazo geral 309); Responsabilidade por actos do representante legal (800); No h atenuao do regime, independentemente de dolo ou culpa; Pode-se estabelecer clusulas penais (810).

A responsabilidade civil obrigacional mais rigorosa para o devedor, ao contrrio do que acontece com a responsabilidade civil aquiliana, por violao de um dever especfico. No obstante as diferenas, os subsistemas podem relacionar-se: por exemplo, a obrigao de indemnizar comum a ambos. O que fazer quando um caso preenche as duas figuras? Esse caso no o caso de no cumprimento do contrato porque a responsabilidade civil obrigacional especial extra-obrigacional. Na concorrncia de regimes, deve o lesado escolher o que lhe mais favorvel (tem pretenses jurdicas a vrios ttulos). Terceira via da responsabilidade civil O 3 sistema de responsabilidade civil, encaixado entre os dois subsistemas extra-obrigacional e obrigacional, comeou por ser estudado na Alemanha quando surgiram casos em que no havia um contrato mas uma grande proximidade negocial entre as partes (culpa in contrahendo ou obrigao sem dever de prestar principal). O nosso sistema da responsabilidade civil suficientemente amplo desde 1966: nunca foi necessria a 3 via, ou porque existem artigos expressos na lei que resolvam estes casos (227), ou existem artigos dispersos bastante densos que possam solucionar estas situaes. Por isso, a 3 via no foi acolhida no nosso ordenamento jurdico. Estando a expresso 3 via livre, usada para designar outra realidade, proposta pelo prof. MENEZES CORDEIRO: em matria de responsabilidade civil extra-obrigacional existem determinados deveres especficos. Por exemplo, h presuno de culpa se o dono de um co no tomar conta dele e se morder uma pessoa; por outro lado, o dono pode ter adoptado todas as diligncias necessrias mas o co mordeu mesma. Os casos dos arts. 491-493 so de 3 via da responsabilidade civil mas esto enxertados com normas especficas da responsabilidade 14

civil obrigacional (deveres especficos no trfego jurdico). A 3 via representa uma situao mista, embora com mais semelhanas responsabilidade civil aquiliana. Figuras afins Enriquecimento sem causa com a responsabilidade civil no se pretende empobrecer ou enriquecer sem causa; apenas ressarcir um dano; Responsabilidade patrimonial um princpio geral de Direito, aplicado a todo o Direito privado: pelas violaes cometidas por uma pessoa responde apenas o seu patrimnio (601 e SS.).

Objectivos da responsabilidade civil Ressarcir danos (escopo tradicional); Realizao das obrigaes, no que toca responsabilidade civil obrigacional; Preveno uma pessoa que sabe de antemo que pode ser sujeita a indemnizar, tende a ser mais diligente; Retribuir o dano ao agente que o causou.

Estes objectivos so mais difceis de se projectarem na prtica no que toca responsabilidade civil pelo risco, uma vez que se prescinde da culpa. O objectivo da responsabilidade civil neste caso a socializao do risco: por exemplo, a sinistralidade rodoviria em Portugal elevada, havendo riscos cuja suportao , igualmente, avultada. Cria-se a responsabilidade civil sobre o risco para ser mais fcil as seguradoras pagarem os sinistros. Importncia da responsabilidade civil A responsabilidade civil assenta em valores culturais do ocidente, tendo um especial afecto relativo pessoa. Esta figura individual e implica culpa, acompanhada de um juzo de censura, distinguindo o que permitido do que no permitido (condio da liberdade e da segurana das pessoas). A responsabilidade civil apela para uma maior solidariedade da sociedade civil e no para a formao de um direito egosta que se reduz a um contrato (universo de dois). Fenmeno da socializao do risco O dano imputado no crculo diferente de onde ele ocorre, sendo reportado da esfera jurdica que inicialmente o sofreu; Os danos praticados por uma pessoa colectiva so imputados na sua esfera jurdica e no na do titular do rgo que o pratica, havendo socializao do risco no sentido da sua expanso; Imputao objectiva independente de culpa. Por exemplo, a entidade empregadora suporta acidentes de trabalho ( um seguro obrigatrio).

Pressupostos da responsabilidade civil delitual (aqiliana) i. Facto como um acto humano para efeitos da responsabilidade civil. O acto uma aco humana que tem um sentido, sendo uma aco final; distingue-se do facto natural porque no tem em conta uma causa-efeito.

15

A aco abrange, tambm, omisses (no fazer) porque se alcanam os mesmos efeitos que uma aco. A omisso (art. 486) pode ser condio de responsabilidade civil quando, por fora da lei, se deveria praticar o acto omitido (deveres de trfego evitam a produo de danos e deveres de diligncia) neste caso, por lei, porque do negcio jurdico traduz-se o incumprimento que cabe na responsabilidade civil obrigacional. Assim, o finalismo no central porque atravs de uma omisso no possvel delimitar-se o seu fim. No facto est em causa a conduta ou o resultado? O que preocupa ao legislador o dano, ao passo que para o Direito penal vale a conduta. No se abdica totalmente da conduta no Direito civil, sobretudo em situaes de prtica de deveres de trfego. Os factos humanos presumem-se inimputveis quando h falta de capacidade de entender e h falta de capacidade de querer (488). O Direito no se pode compadecer com as estas limitaes, tratando as pessoas de igual forma, presumindo que estas so livres (a no ser que estejam em causa condutas que no so voluntrias). possvel distinguir ou separar o facto da ilicitude? , para efeitos de anlise, mas o facto ilcito uma realidade unida que no deve ser desdobrada, para efeitos de responsabilidade civil porque a ilicitude que permite determinar o facto em causa. ii. Ilicitude (483) traduz-se na violao ou inobservncia de regras jurdicas. Aquele que violar o direito de outrem ou qualquer disposio legal h aqui uma repetio porque na violao de um direito de outrem tambm se viola uma norma jurdica que permite a sua existncia; para alm de se violar um direito, este tambm se viola ilicitamente porque no h causa de justificao que legitime o facto em questo.

A ilicitude pode desdobrar-se em duas hipteses: primeira, em relao a direitos subjectivos, onde est implcita a culpa, afastando-se, desde j, as expectativas e a proteco dos direitos programticos; segunda, em relao a disposio legal destinada a proteger interesses alheios (normas de proteco). Estas normas de proteco visam valores protegidos pelo Direito que, uma vez suprimidos, causam um dano; quando a conduta do agente contrria a uma norma de proteco, atingindo os interesses da norma violada, est a produzir um dano. Por exemplo, as normas de regulamentao e do funcionamento dos elevadores determinam que a porta s se deve abrir quando o ascensor estiver no piso correspondente, para no se por em causa a segurana das pessoas. Nestes casos, de violao de uma norma de proteco, mais difcil determinar a culpa do agente. Em bom rigor, os pressupostos da ilicitude no so os mesmos quando h violao destas duas situaes, para efeitos de responsabilidade civil. Natureza da ilicitude a ilicitude subjectiva, isto , tem em conta um facto humano voluntrio. Por exemplo, se algum aponta uma arma a outrem, tem que se saber qual o fim desse acto (brincar, matar, ter legitimidade para a usar, etc.). iii. Culpa um requisito muito importante para legitimar o uso deste instituto. De acordo com os artigos que se referenciam a culpa, no Cdigo Civil, existem oito possveis sentidos diferentes para a mesma; diferem porque no enquadram no mesmo contexto. J na responsabilidade civil, culpa pode ter dois significados 483 e 798.

Natureza da culpa Acepo psicolgica imputao psicolgica do facto ao agente. Esta acepo regrediu, na medida em que o fundamento para o facto jurdico humano no meramente objectivo, isto , tem uma conduta voluntria; Acepo tico-normativa a culpa um juzo de censura que o Direito faz, relativamente a algum que tenha violado a lei. A culpa tem em conta uma instncia de controlo autnoma, ou seja, um juzo de censura que pode ser mais grave (dolo) ou menos grave (negligncia). 16

A culpa tem de ser uma questo de Direito para se poder recorrer ao tribunal. A partir do momento em que a culpa convertida num juzo de censura, esta relevante para o Direito porque um juzo jurdico que implica bitolas de valor. Modalidade de culpa Dolo juzo de censura sobre o agente que directa (porque ele pretende), necessria (no pretende violar a regra directamente) ou eventualmente (o agente tem um plano que pode envolver a violao de uma norma jurdica, caindo em dolo se a violar); Mera culpa (negligncia) juzo de censura feito ao agente que violar um dever de cuidado. H negligncia grosseira quando o acto consciente, isto , o agente tem conhecimento da existncia dos deveres de cuidado. Em relao prova da culpa, o art. 487/1 alude que ao lesado que cabe provar o acto (e no a culpa); o n 2 do preceito tem em conta a prova da negligncia, acentuada por critrios de um bom pai de famlia.

Relevncia da culpa no Direito Civil Art. 494 No caso de mera culpa (negligncia), o autor do dano obrigado a indemnizar o lesado. H que ter em conta que a mera culpa actua atravs de pressupostos que se aplicam apenas no contexto: por exemplo, o mendigo que actua com negligncia no ter, com certeza, a mesma penalizao pela actuao negligenciada por um homem muito rico. Presuno de culpa A presuno de culpa recai no dolo quando se prova que no h dolo, a presuno de culpa recai na negligncia. Mesmo quando a actuao seja culpa por negligncia, necessrio que o agente tenha conscincia da violao da lei? A ignorncia da lei, geralmente, no aproveita a ningum, mas o juzo de censura mais grave para o agente que tenha conhecimento da ilicitude da sua actuao. A teoria do dolo defende que o agente tem que ter conscincia da ilicitude: para o prof. MENEZES CORDEIRO no, uma vez que o dolo o juzo de censura sobre o agente que viole regras jurdicas. iv. v. Ausncia de causa de justificao para haver responsabilidade civil, o agente tem que violar ilicitamente as normas jurdicas. So causas de justificao: Coliso de direitos (335), devendo ser reduzido aquele que cause menos danos; Aco directa (336); Legtima defesa (337); Estado de necessidade (339); Consentimento do lesado (340) em relao a direitos disponveis. Causas de excusa

Pode-se apresentar como causa de excusa todo o facto que, apesar de no integrar propriamente a impossibilidade de entender e querer, consubstanciadora de inimputabilidade, conduz, no entanto, a uma tal perturbao da vontade do agente que evita o juzo de desvalor, integrante da ideia de culpabilidade, isto : havendo causa de excusa, no h culpa. O erro desculpvel; Medo invencvel; A desculpabilidade.

17

Por erro desculpvel deve entender-se o falso entendimento, por parte do agente, dos elementos condicionantes que ditaram a sua atitude objectivamente contrria norma, quando no existisse nenhum dever de cautela, em ordem a evitar o engano. O erro deve, desta forma, recair sobre factores determinantes da conduta essencialmente e no deve ser, ele prprio, fruto de violao de deveres de cuidado desculpabilidade. O medo invencvel tambm exclui a reprovao do agente, pela afectao que acarreta sua vontade que se pretende livre e esclarecida. Necessrio , no entanto, que o medo recaia em aspectos verdadeiramente condicionantes do comportamento do agente essencialidade e que seja de molde a, em termos de normalidade, explicar o desvio da vontade invencibilidade. A desculpabilidade surge como factor de tal natureza que, face ao sentir geral, impede a reprovao do Direito, com referncia a uma conduta. vi. O dano

Ideia geral; dano real e dano de clculo O dano a supresso ou diminuio de uma situao favorvel: uma noo natural de dano, a confrontar com o correspondente conceito jurdico. O nvel axiolgico do dano pode advir de uma de duas situaes: Ou a de existir um bem atribudo, em termos permissivos, a uma pessoa isto, um direito subjectivo. Por exemplo, existe dano se for destruda uma coisa, objecto de um direito de propriedade de A; Ou a de vingar, simplesmente, uma vantagem garantida pelo Direito, mas que ou por no corporizar um bem, ou por no assumir a forma de uma permisso especfica, surge, simplesmente, como interesse protegido. Por exemplo, existe dano se B for impedido de contratar.

A noo de dano defendida encontra apoio directo no art. 483/1 do Cdigo Civil. O dano real o prejuzo correspondente s efectivas vantagens materiais ou espirituais que forma desviadas do seu destinatrio jurdico; o dano de clculo a expresso monetria do dano real. Danos patrimoniais e danos morais Um dano patrimonial quando a situao vantajosa prejudicada tenha natureza econmica; quando assuma, simplesmente natureza espiritual, o dano diz-se no patrimonial ou moral. O dano moral reporta-se a vantagens que o Direito no admita que possam ser trocadas por dinheiro, embora sejam compensveis, naturalmente, em sede de responsabilidade civil. A tendncia actual vai, inequivocamente, no sentido de admitir o dano moral como dano proprio sensu. Para tanto, constata-se que a responsabilidade civil no tem exclusiva funo reconstitutiva, podendo-se contentar com simples papel compensatrio. Nem , para tanto, necessrio recorrer possibilidade de reparar danos morais: um dano patrimonial que, por qualquer razo, no seja reparvel em espcie induz, na vtima, meras pretenses compensatrias. Assim sendo, fcil se torna defender que, se por definio o dano moral no redutvel a dinheiro, ele , no obstante, compensvel patrimonialmente. No se trata, naturalmente, de uma compensao perfeita. O Cdigo Vaz Serra acolhe a ideia de dano no patrimonial, no seu art. 496/1, nos termos seguintes: na fixao de indemnizao deve atenderse aos danos no patrimoniais que, pela sua gravidade, meream a tutela do direito. A natureza do dano Define-se oportunamente o dano como a diminuio de uma qualquer vantagem tutelada pelo Direito. Fundamentalmente, degladiam-se, neste ponto, duas orientaes: a do dano abstracto e a do dano concreto. 18

Segundo esta contraposio, a teoria do dano abstracto diria que o dano consistiria na diferena de valores existentes no patrimnio, antes ou depois da leso ou, se se quiser, na diferena entre o valor real do patrimnio com a leso e o seu valor hipottico se leso alguma tivesse ocorrido. Pelo contrrio, a teoria do dano concreto defende, simplesmente, que o mesmo se traduz na leso de um determinado bem. Insatisfeito com a dicotomia das teses, o prof. CASTRO MENDES props a seguinte sistematizao para as teorias explicativas da natureza do dano: Subjectivas o dano teria por objecto a pessoa ou algo que se define em funo a ela. A sua principal modalidade explicit-lo-ia como uma leso a um interesse; Objectivas o dano implicaria a perda de valor de um patrimnio ou a leso de uma coisa ou de um interesse (objectivo); Intermdias as que misturam elementos objectivos e subjectivos; as que constroem dois conceitos de dano, um objectivo e outro subjectivo; as que apresentam o objecto do dano como algo de intermdio entre a pessoa e o bem.

Finda esta anlise, mantm-se a noo do dano primeiro apontada a qual indicia a sua natureza isto , o dano como diminuio de uma vantagem tutelada pelo Direito. vii. O nexo de causalidade

Problemtica geral Entre a violao ilcita e culposa de um direito subjectivo ou de uma norma de proteco e o dano ocorrido, deve haver uma certa relao. Tem merecido o apoio generalizado dos autores a doutrina da causa adequada: esta orientao parte da ideia de conditio sine qua non: o nexo causal de determinado dano estabelece-se, naturalmente, sempre em relao a um evento que, a no ter ocorrido, levaria inexistncia de dano. Isto : se mesmo sem evento, houvesse dano, haveria que procurar a sua causa em nvel diferente. Simplesmente, como existiro, fatalmente, vrios eventos nessa situao, trata-se de determinar qual deles, em termos de normalidade social, adequado a produzir um dano, assim, se uma pessoa ligeiramente ferida, numa agresso e morre, depois, por acidente ocorrido quando ia receber tratamento, no pode, ao agressor, ser atribuda a morte: uma pequena ofensa corporal no a causa adequada de morte. Posio adoptada No tocante ao nexo de causalidade requerido pela responsabilidade civil aqiliana, cumpre, deixar explcito que no existem, no estado actual da Cincia do Direito, frmulas universais vlidas. O art. 563 do Cdigo Civil, a propsito da obrigao de indemnizao dispe: a obrigao de indemnizao s existe em relao aos danos que o lesado provavelmente no teria sofrido se no fosse a leso. No domnio da causalidade, pode-se distinguir dois planos para efeitos de anlise: A causalidade enquanto pressuposto de responsabilidade civil; A causalidade como bitola de indemnizao.

No primeiro plano opera como filtro negativo a conditio sine qua non: se o facto ilcito foi indiferente para a produo do dano, no h como imput-lo ao agente. Mas no chega: pela positiva, haver que formular um juzo humano de implicao: dadas as condies existentes, era compaginvel, para a pessoa normal, colocada na situao do agente, que a conduta deste teria como resultado razoavelmente provvel ou, simplesmente, possvel, a produo do dano. A pessoa normal uma pessoa social, integrada no meio onde o problema se ponha.

19

Em sntese, pode-se afirmar que a causalidade, enquanto pressuposto de responsabilidade civil, se desenvolve em quatro tempos: Conditio sine qua non todas as condies retiradas (se no acontecesse o dano) so equiparadas. Por exemplo se uma vaca vendida com uma bactria a um talho e o filho de um cliente morre. No limite, responsabilizado o produtor; Adequada, em termos de normalidade social a violao do direito constitui uma causa adequada produo do dano; ou Provocada pelo agente para obter o seu fim; Consoante com os valores tutelados pela norma violada no faz sentido ser a ultima condio a que contribui para o dano. Por exemplo, uma pessoa atropelada e no socorrida: a culpa no do hospital mas do sujeito que atropelou. Ento e quanto se tem em conta circunstncias anormais aptas para provocar o dano? A causa adequada. Por exemplo, o cardaco que morre porque lhe pregam um susto normal; mas pregar um susto a uma pessoa que no tenha este problema, no normal que morra.

Enquanto bitola de indemnizao, a causalidade vai permitir responder a questes deste tipo: h que cotar com os danos indirectos ou apenas com os directos? Como conjugar concursos de causas ou, mais latamente, de imputaes? Para o prof. MENEZES CORDEIRO, no h nenhum critrio de imputao do nexo causal no Cdigo Civil, no que respeita noo de responsabilidade civil subjectiva do art. 483. A responsabilidade pelo risco As origens A responsabilidade pelo risco, tambm dita responsabilidade objectiva, imputao objectiva ou imputao sem culpa, a situao na qual uma pessoa o imputado ou respondente fica adstrita a ressarcir outra, por um determinado dano, independentemente de, ilicitamente e com culpa, o ter originado. Trata-se de uma figura delicada, uma vez que prescinde de culpa: quer como elemento individualizador da pessoa que ir ficar obrigada a indemnizar, quer como factor significativo-ideolgico justificante da prpria situao de responsabilidade. A responsabilidade pelo risco desenvolveu-se como um reflexo da imputao delitual: certas actividades perigosas deveriam, havendo danos, dar azo a deveres de indemnizar. Implicaes dogmticas Numa leitura simplista poder-se-ia afigurar que a responsabilidade pelo risco, nas suas vrias concretizaes, se reconduziria a uma responsabilidade delitual, mas sem os requisitos da culpa e da ilicitude mas no assim. As diferenas dogmticas entre a responsabilidade comum, de tipo delitual e os diversos casos de responsabilidade pelo risco so tidas em conta pelo art. 499: Na parte aplicvel: no operam as regras atinentes ao facto, imputabilidade, ilicitude, culpa e ao prprio nexo de causalidade; o facto-risco ter de ser reconstitudo, caso a caso, outro tanto sucedendo com a causalidade; Na falta de preceitos legais em contrrio: por preceitos legais deve entender-se, em geral, o Direito especialmente aplicvel, envolvendo normas, princpios e interconexes que entre eles se estabeleam.

20

A responsabilidade do comitente Seguindo a ordem do Cdigo Civil, a responsabilidade do comitente a primeira hiptese nele prevista, de responsabilidade pelo risco. Ela surge assim apresentada (500/1): aquele que encarrega outrem de qualquer comisso responde, independentemente de culpa, pelos danos que o comissrio causar, desde que sobre este recaia tambm a obrigao de indemnizar. Os pressupostos a) A comisso o primeiro pressuposto inserido no art. 500/1, para a responsabilidade do comitente, e a situao de algum encarregar outrem de uma comisso ou o acto e o efeito de comitir; b) Danos, causalidade e imputao ao comissrio havendo comisso, o art. 500/1 depende, ainda, dos pressupostos seguintes: A ocorrncia de danos; Causados pelo comissrio; Desde que sobre este recaia tambm a obrigao de indemnizar.

A ocorrncia de danos o ponto de arranque de qualquer situao de responsabilidade civil. O art. 500/1 no especifica pelo que, nos termos gerais, esto includos todos os tipos de danos, assim como os morais. Todavia, s sero de relevar os danos que ocorram no mbito da comisso em jogo, causados pelo prprio comissrio. c) No exerccio da funo o art. 500/2 faz a seguinte preciso, relativamente responsabilidade do comitente: a responsabilidade do comitente s existe se o facto danoso for praticado pelo comissrio, ainda que intencionalmente ou contra as instrues daquele, no exerccio da funo que lhe foi confiada. A ideia do legislador a de delimitar o mbito do risco que vai repercutir no comitente. Mas at onde vai a fronteira? H que ter em conta uma orientao extensiva: basta que os danos sejam causados o exerccio da funo e no por causa desse exerccio. A responsabilidade pelo sacrifcio Aspectos gerais h responsabilidade pelo sacrifcio sempre que o Direito admita, como lcita, a prtica de determinados danos mas, no obstante, confira ao lesado o direito a uma indemnizao. Por isso fala-se, tambm, por responsabilidade por actos lcitos. A ideia de base simples: o Direito, de acordo com critrios normalmente enformados pelo interesse pblico exige, em certos casos, sacrifcios selectivos que envolve a supresso ou a compreenso de direito privados ou o postergar de interesses seus legitimamente protegidos. Quando tal suceda, impe-se compensar o atingido. O Direito privado; a tipicidade Procurando fixar directrizes de ordem geral, encontram-se dois requisitos: A permisso de causar um dano, atravs da inobservncia de direitos subjectivos ou de interesses juridicamente tutelados e a imposio de um dever de indemnizar.

A permisso de causar um dano , seguramente, excepcional. Uma autorizao geral para lesar as pessoas, em reas de tutela jurdica, no surge compaginvel com uma ideia consistente de ordenamento civil. Pode-se, por isso, falar de uma tipicidade de situaes de possvel imputao pelo sacrifcio, que se infere do art. 483/2. 21

As previses do sacrifcio No CC h diversas previses de imputao do sacrifcio. Podemos agrup-las em trs blocos: o estado de necessidade (339), a leso ao direito de propriedade e o incumprimento de contratos. O estado de necessidade permite destruir ou danificar coisa alheia com o fim de remover o perigo actual de um dano manifestamente superior, do agente do de terceiro. Quanto indemnizao, a lei muito lata: ela integral e recai sobre o agente quando o perigo for provocado por sua culpa exclusiva (como qualquer circunstancialismo que lhe seja imputvel); ou ela pode ser equitativa, cabendo ao agente e, ainda, aos que tiraram proveito do acto ou contriburam para o estado de necessidade. No domnio dos direitos reais, encontramos situaes de sacrifcio previstas quanto ao direito de propriedade e aplicveis na presena de direitos reais de gozo (ou do prprio arrendamento) de contedo equivalente. Assim, por exemplo, o proprietrio de prdio onde sejam construdas ou mantidas obras, instalaes ou depsitos de substncias corrosivas ou perigosas, mesmo quando lcitas, deve indemnizar os vizinhos pelos danos sofridos (1347/3). Neste caso, o saber se se est perante uma imputao pelo risco ou uma imputao pelo sacrifcio depende de determinar se, imaginando que os danos fossem previsveis, lcito ou no provoc-los. No primeiro h sacrifcio; no segundo, risco (na falta de culpa). Com uma importante consequncia prtica: os danos podem ser proibidos sempre que no se esteja perante uma previso de sacrifcio. A responsabilidade pelo sacrifcio ocorre, ainda, em casos nos quais seja permitido o nocumprimento de um contrato. Ter, ento, natureza obrigacional. Por exemplo, o dono da obra pode desistir da empreitada a todo o tempo, contanto que indemnize o empreiteiro dos seus gastos e trabalho e dos proveitos que poderia ter tido (1229). Regime geral e natureza Por opo do legislador, no h um regime geral para a responsabilidade pelo sacrifcio. A possibilidade de causar licitamente danos na esfera alheia um privilgio que deve ser visto com cuidado uma vez que tem natureza excepcional. uma responsabilidade sem ilicitude e sem culpa mas da no se pode inferir que, para o Direito, seja indiferente a ocorrncia dos danos a que ela conduza. O dever de indemnizar Generalidades Etimologicamente, indemnizao a causa ou o efeito de indemnizar, isto , de tomar indemne (in+damno) ou seja, sem dano. Dentro do sistema da responsabilidade civil, a indemnizao pode traduzir: A obrigao de indemnizar (562-572); O objecto da obrigao de indemnizao, isto , a sua prestao; A situao jurdica que compreende um fenmeno de responsabilidade civil.

A obrigao de indemnizar surge como um vnculo estruturalmente creditcio. Apresenta, no entanto, caractersticas prprias que tm justificado a sua autonomizao: Tem, como fonte, um simples facto jurdico que integra qualquer imputao; Tem, como sujeitos, o lesado (credor) e o imputado (devedor); Tem, como contedo, uma prestao que se traduz na supresso do dano; Tem, por escopo, a aludida supresso. 22

Modalidades; em especial: especfica e pecuniria A indemnizao, enquanto vnculo obrigacional, pode ser classificada em vrias modalidades, de acordo com diversos critrios. Salientam-se: O dos sujeitos; O do tipo de imputao; O da espcie de dano; O do contedo; O do escopo.

Quanto aos sujeitos, pode-se considerar a indemnizao como plural ou singular, consoante se verifique, ou no, um fenmeno de complexidade subjectiva. Quando ao tipo de imputao, a indemnizao delitual, pelo risco ou pelo sacrifcio; esta classificao no se confunde com a que opera consoante a espcie de dano a ressarcir e que permite obter indemnizao por danos morais ou por danos patrimoniais. Por exemplo, da imputao pelo risco derivada de uma coliso de veculos pode resultar uma obrigao de indemnizar danos morais e danos patrimoniais, assim como a violao de um direito real pode conduzir ao dever de indemnizar, tambm de danos patrimoniais e danos morais. Quanto ao contedo, a indemnizao pode ser especfica ou genrica. Diz-se especfica quando a respectiva prestao implique a entrega, ao lesado, de um bem igual ao prejudicado; pecuniria quando haja, apenas, lugar restituio do valor correspondente ao da leso, normalmente atravs de uma entrega em dinheiro. Como referncia distino entre esta modalidade de indemnizao cumpre ter em conta o art. 566/1. Resulta, deste preceito uma ntida preferncia pela indemnizao especfica, considerada mais perfeita do ponto de vista da reparao do dano. Em princpio, esta ter lugar como regra, s no se aplicando: Quando no seja possvel; Quando no repare integralmente os danos; Quando seja excessivamente onerosa para o devedor.

A indemnizao especfica no , de um modo geral, possvel, sempre que o bem lesado no seja fungvel. o que sucede com os danos morais. A hiptese de, atravs de uma entrega especfica, no se conseguir uma reparao integral de danos deriva de que, muitas vezes, as leso de um bem provoca danos conexos com a prpria leso em si, os quais, naturalmente, no desaparecem retroactivamente, com a substituio do bem lesado. No deve concluir-se da letra da lei, que em tal eventualidade, toda a indemnizao deva ser paga em dinheiro. Finalmente, pode acontecer que a indemnizao especfica, sendo possvel, acarrete, para o obrigado a indemnizar, um esforo que no tenha qualquer equivalncia com a vantagem do lesado. Posto o que se pode, ento, recorrer indemnizao pecuniria. Delimitaes; compensatio lucri cum damno; culpa do lesado A regra geral no tocante determinao a da equivalncia ao montante do dano imputado. Existem, no entanto, diversas excepes a esse princpio que, operando como autenticas delimitaes ao princpio fundamental referido, conduzem a que a indemnizao seja inferior aos danos verificados. Na imputao delitual, normalmente, no h quaisquer limitaes: a indemnizao deve cobrir integralmente todos os danos imputados. O nico desvio deriva do art. 494: quando a imputao se faa a ttulo de mera negligncia. Ao contrrio do que sucede na imputao subjectiva, frequente, na imputao objectiva, nomeadamente pelo risco, a existncia de limites s indemnizaes, que, dessa forma, podem ficar aqum dos danos. Assim, no caso das indemnizaes assacadas a inimputveis, nos termos do art. 489/2, devem as mesmas ser calculadas () de forma a no privar a pessoa no imputvel dos alimentos 23

necessrios, conforme o seu estado e condio, nem dos meios indispensveis para cumprir os seus deveres legais de alimentos. A contraposio entre a responsabilidade civil ilimitada e a responsabilidade objectiva limitada oferece um mximo de interesse, no tocante aos danos provocados por veculos: quando haja ilicitude, todos os danos provocados devem ser ressarcidos; pelo contrrio, quando se verifique a mera aplicao dos esquemas de imputao delitual, aplicam-se os limites do art. 508. Sujeitos da indemnizao; complexidade subjectiva; terceiro violador da obrigao Em princpio, so sujeitos da indemnizao o lesado e a pessoa a quem os danos sejam imputados. Por isso, se a determinao do titular da indemnizao , normalmente, de apreenso imediata, s atravs da aplicao das regras da imputao se torna possvel reconhecer o devedor da mesma indemnizao. De qualquer forma, na imputao delitual, obrigado o autor da leso; na imputao objectiva, surge como responsvel o beneficirio do processo que originou os danos. No campo da responsabilidade delitual, pode acontecer que a imputao recaia sobre varias pessoas, todas reconhecidas como autoras da leso. Nesse contexto, o art. 497/1 estabelece uma regra de complexidade subjectiva na respectiva obrigao de indemnizao, com um regime de solidariedade. A complexidade subjectiva na indemnizao, na forma de solidariedade, surge, ainda, na responsabilidade pelo risco em sede de coliso de veculos, conforme manda o art. 507/1. Nos termos gerais (513) deve entender-se que a indemnizao solidria s surge quando prescrita por lei ou quando acordada pelas partes. Em todas as outras situaes de complexidade subjectiva no ressarcimento, h que aplicar o regime supletivo da parciariedade. Como consequncia da refutao da total relatividade das obrigaes, deve entender-se que qualquer terceiro que viole um crdito ou, de alguma forma, colabore com o devedor em tal violao, responsvel, nos termos gerais, pelos prejuzos causados, desde que se verifiquem os requisitos da imputao delitual. Cumprimento das obrigaes Cumprir uma obrigao significa realizar aquilo que est previsto no programa obrigacional e tem como consequncia a satisfao do interesse do credor. O cumprimento tratado como forma de extino de uma obrigao; no entanto, a extino no o nico efeito do cumprimento. Por exemplo, as obrigaes duradouras no extinguem o dever de cumprimento, antes pelo contrrio: fortalecem a relao obrigacional entre as partes. Realizar a prtica do devido todo o regime das obrigaes materializado no cumprimento. Tendo em conta a sua natureza jurdica, o cumprimento no um negcio jurdico: no h liberdade de estipulao; tambm no um acto jurdico stricto sensu porque no h liberdade de celebrao. O cumprimento um facto jurdico stricto sensu um acto devido, sem liberdade. O cumprimento tambm no um direito, um dever como necessidade jurdica do cumprimento do acto: no existe direito de cumprimento ou no. Princpios norteadores deste instituto 1. Princpio da boa f este princpio desdobra-se na medida do esforo do devedor, uma vez que este tem de satisfazer o interesse do credor; o acto de cumprimento tem de ser feito que no perturbe a vida normal do credor. Este princpio no est associado autonomia privada porque o cumprimento no livremente negocivel: tem de ser, simplesmente, cumprido;

24

2. Princpio da tutela da propriedade o cumprimento defeituoso prejudica o patrimnio do credor; 3. Princpio da correspondncia (pontualidade) segundo um critrio qualitativo, a prestao realizada tem de ser idntica prestao devida; 4. Princpio da integralidade segundo um critrio quantitativo, a prestao realizada tem de ser idntica prestao devida. 5. Princpio da concretizao a prestao tem de corresponder, forosamente, ao que foi combinado. Deste princpio resultam vrios critrios: Prazo

O prazo o momento em que a prestao tem de ser cumprida ou que pode ser exigida, correspondendo ao vencimento da obrigao. O art. 777/1 determina um prazo geral se no for estipulado pelas partes ou se no resultar da lei; apesar disso, h alguns prazos que resultam da natureza do negcio celebrado. Por exemplo, se o Estado contrata uma entidade para limpar as escolas aps as eleies, a obrigao ter que ser realizada no dia 6 de Junho. O prazo pressupe exigibilidade fraca da obrigao quando h possibilidade de provocar o vencimento, ou seja, o credor pode exigir o cumprimento da mesma h uma interpolao (declarao do credor perante o devedor para que este cumpra) Por exemplo, A diz a B para pagar daqui a 2 dias. Passados esses dois dias, quando o devedor tem de cumprir a obrigao, d-se exigibilidade forte, seno a obrigao vence o prazo de cumprimento; se passarem os dois dias sem que o devedor cumpra o pagamento, o credor pode exigir o cumprimento da obrigao. Benefcio do prazo relativamente a quem beneficia do prazo antes de pagar a obrigao, se no for estipulado, o devedor 779. H interusurium por parte do devedor porque este retira vantagens decorrentes do prazo por exemplo se beneficiar 100 dos 500 que deve. Lugar da prestao para haver cumprimento necessrio que o devedor e o credor se juntem para se saber onde o devedor cumpre a prestao. Ou estipulado ou decorre da natureza do lugar: por exemplo, se A contratar um canalizador para tratar dos canos da sua casa, a obrigao de os reparar ser, efectivamente, na sua casa e no no jardim. Legitimidade qualidade do sujeito que o habilita a agir numa determinada situao jurdica. Receber a prestao trata-se de legitimidade passiva em princpio s o credor pode receber a prestao (769-771); realizar o cumprimento trata-se de legitimidade activa (767/1) o credor no pode recusar o cumprimento da prestao por terceiro seno h mora (768/1), podendo apenas recusar nos casos do 768/2. Imputao do cumprimento por exemplo, A pede 500 a B e no dia seguinte pedelhe mais 200 emprestados e, passada uma semana, envia-lhe um cheque de 600: a questo que se coloca onde se vo imputar estes 600, se no emprstimo de 500 ou no de 200 (783).

O cumprimento tem como efeito primordial a extino da obrigao, podendo, contudo, no acontecer no caso das obrigaes duradouras ou no caso de transmisso da obrigao. H ainda situaes que correspondem ao cumprimento mas que no extinguem os deveres ps-eficazes da obrigao culpa ps pactum finitum: Ps-eficcia aparente por exemplo, com o divrcio, o ex-cnjuge ter que prestar alimentos. Este dever no decorre da ps-eficcia do casamento: , antes, um dever que deriva do prprio instituto do divrcio; 25

Ps-eficcia virtual quando um certo efeito est associado extino de uma obrigao pelo cumprimento da mesma; Ps-eficcia continuada est relacionada com deveres que derivam da boa f, antes, durante e aps o cumprimento do contrato; Ps-eficcia em sentido estrito corresponde aos deveres que nascem realmente do cumprimento da prestao principal, tendo base no princpio da boa f; nascem porque houve uma obrigao, um dever de prestar principal.

Quando se fala em no cumprimento h que fazer duas distines: incumprimento stricto sensu no execuo da prestao principal e incumprimento latu sensu inobservncia de quaisquer condutas. Perante uma situao de incumprimento h um juzo de censura por parte do Direito, ou seja, h culpa e lugar a uma obrigao de indemnizar. O regime ser diferente quando a prestao se tornar impossvel por causa no imputvel ao devedor. Modalidades de no cumprimento Incumprimento da prestao principal ou de deveres acessrios; Incumprimento parcial (prestao principal fraccionada) ou total; Incumprimento definitivo ou infinitivo (mora). No incumprimento h ausncia de prestao, violao negativa do contrato, ou, ento, h cumprimento defeituoso da prestao principal ou de deveres acessrios violao positiva do contrato.

Modalidades de no cumprimento stricto sensu a) Mora do devedor situao jurdica na qual uma prestao no realizada no momento devido mas que ainda passvel de ser realizada. Para isso, h que estabelecer um prazo, a prestao ainda ser possvel e o credor tem que ter interesse na realizao da mesma 808/1 a contrario (se o credor ainda tiver interesse objectivo susceptibilidade que a prestao tem para satisfazer a necessidade do credor). Para haver mora, necessrio que a prestao seja exigvel em sentido forte, que seja concretizvel, tenha liquidez, e tem que haver um acto ilcito por parte do devedor. Ou o prazo fixado por acordo das partes mora ex persona (805/1); Ou o prazo fixado pela natureza da obrigao mora ex re (805/2). Para a mora necessrio um juzo de censura culpa no sentido de faute do agente. A simples mora constitui a obrigao de restituir os danos provocados ao credor mais a obrigao de prestar principal 804. Numa obrigao pecuniria, a mora representa os juros da prestao principal.

Risco quando a obrigao se torna impossvel por facto no imputvel ao credor nem ao devedor, o risco do credor; quando h mora, o risco do devedor (806/807). Quando que acaba a mora? Quando o devedor cumpre ou quando se passa a um estado de incumprimento definitivo por perda do interesse do credor ou porque o devedor no cumpre, de todo, a sua obrigao, podendo o credor avis-lo por meio de uma interpolao indemunitria. Destes factos resulta uma situao altamente burocrtica para o credor ver a sua obrigao realmente cumprida se o devedor nunca prestar o devido. 26

b) Mora do credor o credor pode ser responsabilizado pelas despesas desnecessrias que provoca ao devedor (808/1). O credor pode entrar em mora quando no colabora com o devedor para este efectivar a sua prestao 813: em relao ao risco, se o credor no aceita a prestao, por mora, o risco do mesmo 814/1; quando o facto no imputvel ao dolo do devedor, o credor que tem de acarretar o risco 815/1. A lei no exige a culpa do credor para funcionar a mora (natureza da mora do credor). c) No cumprimento definitivo h incumprimento definitivo quando a prestao j no possvel de ser realizada ou ainda possvel mas j no h interesse do credor ou ainda possvel mas j passou da interpolao indemunitria. Consequncias Desaparece a prestao principal mas mantm-se os deveres acessrios; Se uma das prestaes for incumprida definitivamente resolve-se o contrato e a outra parte tambm no cumpre; Se h declarao de no cumprimento por parte do devedor, h exigibilidade forte por parte do credor, o que no se confunde com a dvida de impossibilidade objectiva, isto , se no h prazo, o credor pode exigir o cumprimento; se o prazo beneficiar o credor, este prescinde do benefcio; se for mora no necessria a interpolao indemunitria.

Quando h resoluo do contrato, este desaparece e devem ser indemnizados os danos para que o lesado fique na mesma posio se no houvesse contrato vertente do interesse negativo; noutra orientao, devem ser indemnizados os danos causados para colocarem o lesado na posio se tivesse ocorrido o contrato concepo do interesse positivo, que limitada pelo estdio avanado do contrato. Este entendimento est disposto no art. 562 e fundado na culpa in contrahendo como se transpe para a resoluo do contrato no caso de no cumprimento? A resoluo do contrato prev a nulidade do mesmo, porque tem eficcia retroactiva, no havendo, realmente, contrato e, por isso no h indemnizao. No pode ser esta a soluo: havendo soluo do contrato, o incumpridor tem de indemnizar todos os danos 798. Realizao coactiva da prestao 817: o direito do credor fica configurado no tribunal, exigindo o cumprimento do devedor; seno, h execuo a partir do patrimnio do mesmo. Execuo especfica De coisa determinada 827; De coisa fungvel (a prestao feita pelo devedor ou por terceiro) 828; De prestao de facto negativo 829; De facto no fungvel com sano pecuniria compulsria que se destina a fazer com que o devedor cumpra a prestao, no indemnizando o credor 829-A; Do contrato-promessa 830.

Instituto de alteraes das circunstncias modalidades de incumprimento impossvel Impossibilidade fsica; Impossibilidade jurdica; Impossibilidade absoluta relativamente a todos os devedores; Impossibilidade relativa tendo em conta apenas um devedor Impossibilidade temporria; Impossibilidade definitiva; Impossibilidade efectiva em quaisquer circunstncias; Impossibilidade econmica quando muito onerosa para o devedor; 27

Impossibilidade inicial; Impossibilidade superveniente; Impossibilidade moral quando colide com outros direitos.

No caso de a impossibilidade no for imputvel ao devedor (790, 793, 794), ao contrrio da impossibilidade imputvel ao mesmo (801/1, 802), h que ter em conta que no h uma actuao culposa do devedor, o risco no cabe ao devedor mas sim ao credor porque o detentor do direito e o devedor no atinge o resultado da obrigao. Violao positiva do contrato d-se quando o cumprimento da prestao inserida no contrato no satisfatrio, no constituindo uma forma de extino da obrigao, ao contrrio do que acontece com o no cumprimento definitivo ou o incumprimento por impossibilidade. O cumprimento imperfeito trata-se de um cumprimento inadequado da prestao principal ou do no cumprimento dos deveres acessrios 763/1 podendo o credor recusar a prestao por causa deste vcio. Quando o credor aceita a prestao sem conhecer o vcio, pode anular o contrato; se sabe do vcio pode ser indemnizado ou pode perdoar o devedor, tendo em conta que o conhecimento do vcio tem de ser demonstrado por um consenso entre ambos, isto , o conhecimento e a desculpa do vcio no unilateral, tem de resultar de um encontro de vontades. Qual a natureza jurdica do cumprimento imperfeito? De acordo com a teoria da ciso, o cumprimento ainda se trata de cumprimento; contudo, no que se refere ao cumprimento defeituoso constitui um dano. Cumprimento e no cumprimento das obrigaes I. O cumprimento das obrigaes

O cumprimento de uma obrigao a realizao das actuaes nela previstas. Nos casos-base, ele implica a satisfaa do interesse do credor, atravs da prestao do devedor, de modo a obter a realizao do seu escopo. Em geral, ele postula a efectivao de todos os deveres, a cargo do devedor ou do credor e que possam ser conexionados com determinada obrigao. Os princpios do cumprimento No domnio do cumprimento, pode-se enunciar os princpios seguintes: O princpio da boa f; O princpio da tutela da propriedade; O princpio da correspondncia; O princpio da integralidade; O princpio da concretizao.

O cumprimento fundamentalmente, concretizao da ideia de Direito: por isso comina, a lei, a ambas as partes, o dever genrico de actuar de boa f (art. 762/2). O princpio da propriedade privada (art. 62 CRP) convocado pelo seguinte a no haver cumprimento, so atingidos os direitos do credor. Estes tm tutela constitucional. A correspondncia, a integralidade e a concretizao O princpio da correspondncia diz respeito proposio segundo a qual o cumprimento deve reproduzir, qualitativamente, o figurino abstracto de comportamento humano dado pelo binmio direito prestao/dever de prestar. O princpio da integralidade diz que a prestao no deve ser efectuada por partes (art. 763/1), excepto se outra coisa for devida por conveno, lei ou usos. O princpio da concretizao rene o conjunto dos parmetros necessrios para transmutar o comportamento devido, previsto na obrigao, numa atitude concreta, real e efectiva.

28

O prazo da prestao Diz-se prazo da prestao o momento em que esta deve ser cumprida; quando esse momento chega, ocorre o vencimento da obrigao que torna a obrigao imediatamente exigvel. O prazo da prestao pode estar predeterminado por disposio legal, por estipulao das partes ou pela natureza das coisas. A interpelao; exigibilidade fraca e forte Quando o momento da determinao do prazo caiba ao credor, por conveno, por disposio legal ou por natureza das coisas, pode o mesmo provocar o vencimento da obrigao por meio de interpelao (805/1 e 2), isto , por meio de declarao, judicial ou extra-judicial, feita ao devedor, de que este deve cumprir. Pode suceder que a interpelao s seja possvel a partir de determinado momento, com a advertncia do qual a prestao tambm se diz exigvel exigibilidade fraca, distinguindo-se da exigibilidade forte que ocorre depois do vencimento da obrigao. Dada a natureza dinmica de que se reveste a fenomenologia obrigacional, qualquer prazo, uma vez estabelecido, pode ser alterado: pode ser prolongado ou antecipado. O prolongamento do prazo redunda numa moratria. Para averiguar das possibilidades de antecipao do prazo, para alm da hiptese de tal se verificar por expressa injuno legal, h que atender a favor de quem o prazo estabelecido, isto , quem tem o beneficio do prazo. Nos termos do art. 779, o prazo pode ser estabelecido: Em benefcio do devedor; Em benefcio do credor; Em benefcio de ambos.

O mesmo preceito determina que, quando outra coisa no se mostre, o prazo tem-se por estabelecido a favor do devedor. Quando o prazo estabelecido a favor do devedor, o credor no o pode antecipar; o devedor pode, porm, faz-lo, sendo a prestao havida como cumprimento efectivo (440 e 476/3, implicitamente). O devedor pode perder o benefcio do prazo com o efeito automtico de a obrigao se tornar imediatamente exigvel (ou em sentido fraco) quando fiquei insolvente ou, por culpa sua, diminua as garantias do crdito ou no sejam prestadas as garantias prometidas (780/1). Sendo o prazo estabelecido a favor do credor, este pode provocar o vencimento antecipado da obrigao, ao contrrio do devedor; se o for em benefcio de ambos, a antecipao s vivel por acordo. O lugar da prestao O lugar do cumprimento advm da norma jurdica ou da vontade das partes (772/1). O Cdigo contm normas especficas supletivas em relao a obrigaes de entrega de coisa mvel e pecunirias. A obrigao de entrega de coisa mvel deve ser cumprida no lugar onde a coisa se encontrava no momento da concluso do negcio (773/1). O mesmo princpio tem aplicao quando se trate de coisa genrica a ser escolhida de um conjunto determinado ou d coisa que deva ser produzida em certo lugar (773/2). As obrigaes pecunirias devem ser efectuadas no lugar do domiclio do credor ao tempo do cumprimento (774). Porm, se as partes tiverem estipulado que o cumprimento se efectue no domiclio do credor, entende-se que tiveram em conta o domiclio que ele tinha no momento da constituio da obrigao e no no cumprimento. Assim, se o credor mudar de domiclio, deve a obrigao ser satisfeita no local do domiclio do devedor ou no novo domiclio do credor. Suscita-se o problema geral da alterao superveniente do lugar da prestao. Esta pode emergir de dois factores: de acordo entre as partes ou de evento que torne impossvel o cumprimento no lugar fixado. Neste ultimo caso, manda o art. 776 que se apliquem as normas supletivas dos art. 29

772-774 aos cumprimentos em causa. E quando da aplicao destas normas, o cumprimento se inviabilize? Em tal hiptese, entende-se que, se as partes no acordaram nenhum local, h que recorrer ao tribunal, por aplicao analgica do art. 777/2. A legitimidade e o cumprimento A legitimidade a qualidade de um sujeito que o habilite a agir no mbito de uma situao jurdica considerada. No domnio do cumprimento, tem legitimidade activa aquele que possa efectuar a prestao devida (767/1). Face s excepes do 767/2, pode-se proclamar que a prestao pode ser efectuada por qualquer pessoa, respeitando, naturalmente, as regras referidas ao tempo e ao lugar da prestao, excepto: Quando tenha sido expressamente acordado que s o devedor possa cumprir; Quando a substituio prejudique o credor.

O CC refora esta injuno ao determinar que o credor incorre em mora perante o devedor quando recuse a prestao efectuada por terceiro (768/1). A nica excepo a este regime emerge do 768/2, segundo o qual o credor pode recusar a prestao quando, cumulativamente: O devedor se oponha ao cumprimento por terceiro; O terceiro no possa ficar sub-rogado no crdito (592). A lei entende que, sendo a prestao fungvel com a consequncia de ser indiferente, para o credor, a realizao da prestao pelo devedor ou por terceiro nenhuma razo existe para impedir o cumprimento realizado por terceiro. Tem legitimidade passiva, para efeitos do cumprimento, aquele que possa receber a prestao. A regra geral (769) de que a prestao deve ser feita ao credor ou ao seu representante neste ltimo caso, o devedor s est obrigado a aceitar a indicao do credor se assim se tiver convencionado (771). A prestao pode ser feita a terceiro nos termos do art. 770; fora dos casos previstos neste preceito, a prestao feita a terceiro no extingue a obrigao e pode ser repetida pelo devedor (476/2). Consequentemente, no consubstancia qualquer cumprimento. A imputao do cumprimento Diz-se imputao do cumprimento a identificao de determinado comportamento como devido, nos termos de certa obrigao. A regra geral a de que a imputao seja feita pelo devedor (783/1). Pode, porm, no ser assim efectivamente quando um devedor adstrito a vrias dvidas do mesmo gnero, em face do mesmo credor, efectue um cumprimento insuficiente para extinguir todas as dvidas, sendo necessrio determinar, com preciso, por conta de que dvida feito o cumprimento. Quando o devedor no use a faculdade que lhe conferida de fazer a imputao, funcionam as regras supletivas do art. 784. A prova do cumprimento Efectuado o cumprimento de uma obrigao, tem o seu autor normalmente o devedor o mximo interesse em poder provar a ocorrncia, isto , em demonstrar a sua realizao. O Direito confere ao devedor a faculdade de recusar o cumprimento enquanto no lhe for dada a quitao, ou seja, enquanto no lhe for passada declarao, normalmente constante de documento especfico o recibo de como o cumprimento foi realizado (787/2). Os efeitos do cumprimento Normalmente, o cumprimento realizado pelo devedor perante o credor. O seu efeito primordial tpico , nessa eventualidade, a extino da obrigao, a qual implica, por seu turno, outros efeitos: a extino do direito do credor e a liberao do devedor. Do cumprimento nem 30

sempre resulta a extino das obrigaes: o que sucede quando seja, nomeadamente, realizado por terceiro. Para alm do efeito primordial, o cumprimento produz efeitos acessrios. Assim: Opera como facto constitutivo do dever, por parte do credor, de passar quitao ou de restituir o ttulo do crdito; Acarreta a extino das garantias reais ou pessoais conexionadas com o crdito; Obriga a contraparte a efectuar, ela prpria, a prestao devida, no mais se podendo opor em nome da excepo do contrato no cumprido.

A afirmao paradigmtica da natureza extintiva do cumprimento cede em duas situaes de relevo: nas obrigaes duradouras e nos deveres acessrios. Quanto s primeiras, pacifico que o cumprimento no conduza sua extino. Pelo contrrio: antes as refora. Os deveres acessrios podem substituir ao cumprimento. Em bom rigor, o efeito extintivo manifesta-se, apenas, relativamente prestao principal e s prestaes secundrias que venham a ser executadas. Este fenmeno est no corao da culpa pos pactum finitum. De acordo com a descoberta de Jhering, antes de concludo um contrato, poderia haver, j, deveres a observar pelas partes, sob pena de responsabilidade: culpa in contrahendo. Desta feita, verifica-se uma projeco simtrica: depois de extinta a relao obrigacional e tendo cessado o contrato, ainda se manifestam determinados deveres para as partes: so os deveres ps-eficazes o instituto denominado culpa pos pactum finitum. A ocorrncia de feitos jurdicos depois da extino do dever de prestar possvel por vias distintas; o fenmeno sucede independentemente da natureza das obrigaes em causa. Nessa medida, pode falar-se em ps-eficcia das obrigaes em sentido amplo, cuja expresso d abrigo a realidades jurdicas diversas: ps-eficcia aparente, quando os efeitos sejam imputados, por disposio legal expressa, extino de certas obrigaes; ps-eficcia virtual, sempre que a fonte da obrigao tida por extinta postule deveres secundrios eficazes apenas depois da execuo da prestao principal; a eficcia continuada corresponde manuteno, para l do cumprimento da prestao principal, de deveres secundrios j anteriormente manifestados e ps-eficcia estrita, limitada sobrevivncia, face obrigao, de deveres acessrios. No existe ps-eficcia do dever de prestar principal. II. O no cumprimento das obrigaes

H no cumprimento, incumprimento ou inadimplemento, sempre que o devedor no realize, de acordo com as regras aplicveis, a prestao devida. O incumprimento, numa noo normativa, a no realizao da prestao devida, enquanto devida. Pode-se distinguir: O incumprimento stricto sensu, relativo no execuo da prestao principal; O incumprimento lato sensu que reporta inobservncia de quaisquer elementos atinentes posio do devedor ou do credor, estando em causa os deveres acessrios.

Do incumprimento em sentido estrito pode-se separar a impossibilidade da prestao. A prestao a conduta humana; consequentemente, no pode haver prestao devida quando esta implique um comportamento que no seja possvel. Caso o incumprimento de determinada prestao devida venha, supervenientemente, a tornar-se impossvel, extingue-se a prestao principal. O dever de prestar principal extinto no d lugar a um incumprimento. O problema atinge o auge se for tido em conta que a destruio do bem-prestao, atravs da impossibilidade, pode ser provocada pelo devedor esta situao aproxima do incumprimento em sentido estrito, pelo que art. 801/1 equipara os seus regimes. No momento do cumprimento, quando a prestao seja possvel mas no tenha sido acatada pelo devedor, h incumprimento. Quando, pelo contrrio, nesse mesmo momento a prestao j no possvel, ainda que por obra do devedor, no h incumprimento mas impossibilidade. No entanto, fcil constatar que, no momento da prestao, esta pode ser possvel e no ter lugar: 31

Por acto de terceiro; Por acto do credor; Por qualquer outro facto no voluntrio.

Modalidades de incumprimento Consoante se trate da inobservncia da actividade devida ou dos ditames da boa f que a devem circundar, pode-se distinguir o incumprimento da prestao principal ou incumprimento das prestaes secundrias e o incumprimento de deveres acessrios, reconduzvel violao positiva do contrato ou ao incumprimento imperfeito. Estando em causa aspectos qualitativos e quantitativos do cumprimento, a distino pode operar entre cumprimento defeituoso e cumprimento parcial. As regras sobre prazo da prestao, conjugadas com a sua possibilidade, permitem distinguir o incumprimento definitivo do incumprimento temporrio ou mora. Uma ltima distino discerne o incumprimento subjectivo no concretizao do interesse do credor do incumprimento objectivo no realizao da actividade/prestao devida. S neste caso cabe falar em incumprimento; a no concretizao do interesse do credor frmula ampla que engloba, por exemplo, a impossibilidade superveniente da prestao. possvel unificar o incumprimento das prestaes acessrias, o cumprimento defeituoso e o cumprimento parcial (inexacto, imperfeito ou violao positiva do contrato): cumprimento inexacto, cumprimento retardado e incumprimento definitivo. O no cumprimento stricto sensu A mora do devedor H cumprimento retardado quando, no momento da prestao, esta no seja efectuada. Pode suceder que uma determinada prestao s possa ser cumprida no momento aprazado, tornandose impossvel depois disso. Em tal hiptese, verifica-se, com o incumprimento, a extino da obrigao (melhor: do dever de prestar principal), por impossibilidade. Haver responsabilidade quando essa situao tenha sido ilicitamente provocada, em termos de causar danos ao credor: para tal, necessrio que a impossibilidade seja absoluta e definitiva. O interesse do credor determinante na manuteno da obrigao cujo cumprimento seja retardado: quando o credor, pelo atraso, perca o interesse que tinha na prestao, considera-se esta como impossibilitada 792/2 seguindo-se o regime do incumprimento definitivo 808/1. O interesse deve ser apreciado objectivamente 808/2 isto , deve ser tomado como a aptido que tenha a prestao para satisfazer as necessidades do credor. Requisitos do atraso; a mora Para alm da questo da necessidade da subsistncia da obrigao, para que de cumprimento retardado se possa falar, apresentam-se como requisitos do verdadeiro atraso: A exigibilidade da prestao entendida em sentido forte; A sua certeza prende-se com a ausncia de dvidas sobre a extino da obrigao; A sua liquidez de contedo determinado e conhecido.

Ao atraso ilicitamente provocado pelo devedor chama-se mora do devedor; quando o seja pelo credor, h mora do credor. A mora em si um atraso ilcito no cumprimento, isto , um retardamento objecto de valorao jurdica negativa. H mora do devedor sempre que, por acto ilcito e culposo deste, se verifique um cumprimento retardado. O art. 805 trata esta matria precisamente a propsito do momento da constituio em mora esse momento coincide, em princpio, com o do prazo da prestao (777/1). Em consonncia com o fundamento do prazo da prestao, para efeitos de mora, tradicional a distino entre: 32

Mora ex persona aquela que implica a fixao do prazo da prestao atravs da interpelao (805/1). A mora ex re pressupe um vencimento com qualquer outra origem (805/2, a) e b). A hiptese de o devedor ter impedido a interpelao integra um caso de mora ex persona (805/2, c).

Responsabilidade obrigacional Segundo o art. 804/1, a simples mora constitui o devedor na obrigao de reparar os danos causados ao credor. Simples mora visa contrapor o preceito hiptese de incumprimento definitivo. A mora envolve a manuteno do dever de prestar principal mas como implica danos para o credor, ela obriga o devedor inadimplente a indemnizar (799/1). Nas obrigaes pecunirias, a lei entende que h sempre danos, fixando, por facilidade, o seu montante no equivalente aos juros legais (806/1). A perpetuatio obligationis A situao de mora do devedor tem, alm da responsabilidade, o efeito de fazer correr por este o risco da impossibilidade superveniente da prestao. Em princpio, o risco pela impossibilidade superveniente da prestao atinge o credor; em situao de mora esse risco inverte-se: o devedor responde pelos danos que, independentemente de actuao sua, possam advir (807/1). A situao de mora do devedor, como modalidade de retardamento da prestao, apenas se verifica a titulo transitrio. Assim ela cessa: Com o cumprimento, acompanhado pelas indemnizaes a que haja lugar; Com o incumprimento definitivo. Este, por seu turno, verifica-se nos termos do art. 808/1: quando, objectivamente, o credor perca o interesse na prestao ou quando o devedor no cumpra o prazo razoavelmente fixado pelo credor: a chamada interpelao admonitria, extinguindo, igualmente, o dever de prestar principal.

A mora do credor e o atraso imputvel a terceiros H mora do credor quando, ilicitamente, este provoque o atraso do cumprimento. Tambm se fala em mora do credor para traduzir o atraso causado por ele, independentemente da existncia de um juzo de licitude. Havendo mora do credor, a situao jurdica atingida mantm-se; nascem, contudo, diversas obrigaes e altera-se a preexistente. Assim, nos termos do art. 816, o credor em mora deve indemnizar o devedor. A obrigao preexistente altera-se, da forma seguinte: enfraquecendo-se o direito do credor ou intensificando-se o risco que corre contra ele. O direito do credor enfraquece porquanto o devedor apenas proceda ilicitamente quando actue com dolo 814/1 e o credor perde o direito a quaisquer juros, legais ou convencionados, vencidos depois da mora 814/2. Concomitantemente, intensifica-se o risco que, contra o credor, j naturalmente ocorria: Qualquer impossibilidade superveniente da prestao vai ser suportada pelo credor, incluindo a impossibilidade devida a negligncia do devedor; Em obrigaes recprocas, a impossibilidade da prestao do credor em mora no o exonera do dever de prestar, sem prejuzo do disposto no art. 815/2, parte final.

A mora do devedor e a mora do credor traduzem, respectivamente, o cumprimento retardado imputvel ao devedor e ao credor. Pode, no entanto, suceder que se d um atraso na prestao por acto de terceiro. Quid iuris? Em primeiro lugar h que indagar se existe, ou no, ilicitude por parte do terceiro em questo. Se a resposta for positiva, verifica-se, contra o terceiro, uma 33

imputao delitual: ele dever ressarcir todos os danos que, com a sua atitude, tenha causado, quer ao credor, quer ao devedor. Se no houver ilicitude o atraso deve ser assacado a caso fortuito, repercutindo-se, ento, os danos na esfera daquele por conta de quem corra o risco. Normalmente: na esfera do credor. O no cumprimento definitivo O incumprimento definitivo traduz uma desistncia, por parte do Direito, de manter em vida o dever de prestar principal, na expectativa de que o devedor inadimplente o cumpra. A prestao principal j no possvel; A prestao principal possvel mas, merc do seu retardamento, deixou de ter interesse para o credor (808/1, 1 parte), apreciado objectivamente (808/2); A prestao principal possvel, tem interesse para o credor, mas no foi executada num prazo razoavelmente fixado pelo credor (808/1, 2 parte).

A impossibilitao da prestao principal leva sua substituio pelo dever de indemnizar: no h alternativa. A exigncia da interpelao admonitria (808/1, 2 parte) redunda no seguinte, quando se trate de uma obrigao sem prazo: necessria a fixao de um prazo; Fixado o prazo, impe-se uma interpelao, para passar exigibilidade forte (805/1); Esgotado esse prazo, cabe fazer uma interpelao admonitria, fixando um prazo razovel (808/1, 2 parte); ultrapassado este novo prazo, h incumprimento definitivo, podendo o credor aceder fase executiva ou fase indemnizatria.

A resoluo por incumprimento A resoluo do contrato implica a supresso das prestaes principais. Mantm-se, todavia, uma relao entre os contraentes, em parte decalcada do contrato existente. Ela composta pelos deveres acessrios e por um dever de indemnizar que compense o credor fiel pelas vantagens que lhe atribuiria o pontual cumprimento do contrato e que suprima todos os demais danos. A excepo do contrato no cumprido A excepo do contrato no cumprido tem origem na antiga bona fides romana: entendia-se que, em prestaes recprocas, no seria correcto, a uma das partes, exigir da outra o cumprimento de uma prestao quando ela prpria estivesse em falta. O art. 428/1 compreende uma noo clara da excepo do contrato no cumprido, com os requisitos: Existncia de prazos idnticos para ambas as prestaes; O no cumprimento de uma delas ou a no oferta de cumprimento.

A declarao de no cumprimento: o problema Pode acontecer que, numa obrigao pendente, o devedor tome a iniciativa de se dirigir ao credor dizendo-lhe antecipadamente que a no ir cumprir. Perante uma obrigao cujo incumprimento se avizinhe, o credor dever, sucessivamente, interpelar o devedor, aguardar a mora, proceder fixao do prazo admonitrio e aguardar a expirao deste para ento passar s consequncias do incumprimento definitivo. A doutrina sublinha a necessidade de uma declarao de no cumprimento sria, honesta, precisa e definitiva. Enquanto for possvel voltar atrs, o devedor deve faz-lo. A declarao de

34

no cumprimento exprime a inteno consciente e definitiva de trocar o contrato pelas consequncias da sua inexecuo. A realizao coactiva da prestao Do incumprimento definitivo emerge, nomeadamente, a obrigao a cargo do devedor de indemnizar o credor por todos os danos que lhe tivessem sido causados. Essa indemnizao segue o regime geral da obrigao de indemnizar. Surge, no entanto, um outro efeito: a possibilidade do credor recorrer aos tribunais para, atravs da fora estadual, conseguir as vantagens que o Direito lhe atribui e o devedor lhe recusa. A interveno do Estado coloca-se a dois nveis: o da aco de cumprimento e o da execuo. Na aco de cumprimento, o credor, alegando como causa de pedir o facto jurdico de que emerge o crdito, pede ao tribunal que condene o devedor a cumprir 817. O devedor condenado tem vivo interesse em cumprir para evitar nova aco, desta feita executiva. A aco de cumprimento s pode ter lugar em relao prestao que ainda possa ser cumprida. Se a prestao se tiver impossibilitado, a aco de cumprimento deve pedir no a efectivao da obrigao extinga mas antes a realizao da indemnizao a que caiba. Se o devedor, condenado judicialmente a cumprir, no realizar a prestao, segue-se o ltimo recurso: a realizao coactiva da prestao, no sendo, em rigor, necessria a prvia condenao do devedor para se poder recorrer realizao coactiva; basta que exista qualquer outro ttulo executivo diferente da sentena condenatria. A execuo simples consiste na apreenso e venda de certos bens, normalmente do devedor, para, dessa forma, se obterem meios de pagamento a entregar ao credor. Por esta frmula, obtm-se a realizao coactiva de prestaes pecunirias, onde ocupam lugar de destaque as indemnizaes deste tipo. A execuo especfica (827-830) distingue: A entrega de coisa determinada entrega da coisa devida ao credor; A prestao de facto fungvel o mesmo efectuado por terceiro custa do devedor; A prestao de facto negativo custa de quem se obrigou a no fazer; O contrato-promessa.

Qualquer execuo especfica pressupe que a prestao a realizar coactivamente seja ainda possvel, no se tendo, consequentemente, extinto a obrigao respectiva. Assim sendo, o Estado vai efectuar, custa do devedor inadimplente, a prpria prestao em falta. Ocorrida a execuo especfica ou a simples execuo pecuniria, a obrigao extingue-se os mesmos termos do cumprimento. A impossibilidade do cumprimento A impossibilidade tem um duplo papel: quando reportada ao negcio jurdico, ela surge como um factor invalidante, nos termos do art. 280 ou quando aferida prestao, ela apresentada como causa de extino da obrigao (790/1) ou como fonte de responsabilidade para o devedor, quando lhe seja imputvel (801/1). O regime da impossibilidade A possibilidade fsica ou jurdica, consoante o contedo ou o objecto contundam com a natureza das coisas ou com o Direito. A possibilidade absoluta ou relativa tambm dita objectiva ou subjectiva conforme atinja o objecto do negcio, sejam quais forem as pessoas envolvidas ou, pelo contrrio, opere somente perante os sujeitos concretamente considerados. A possibilidade temporria ou definitiva em funo da sua extenso temporal e em termos de previsibilidade: no primeiro caso, previsvel que ela cesse, ao contrrio do que sucede no segundo. Enquanto requisito negativo, releva a impossibilidade definitiva. Por fim, a 35

impossibilidade inicial opera logo no momento da celebrao e a impossibilidade superveniente que se manifesta apenas mais tarde. A impossibilidade no imputvel ao devedor A impossibilidade superveniente de uma prestao diz-se inimputvel ao devedor quando, cumulativamente, ela no tenha advindo de uma actuao culposa, no tenha ocorrido numa rea em que o risco coubesse, por inteiro, ao devedor e o prprio devedor no tenha assumido a garantia do resultado da prestao. O devedor que, como dolo ou negligncia, inviabilize a prestao, suportar as consequncias do incumprimento assim provocado (801/1). Perante o no cumprimento, funciona a presuno do art. 799/1, cabendo ao devedor fazer a prova de que a prestao se impossibilitou e de que tal impossibilidade no lhe imputvel. Feita esta demonstrao, a prestao principal extingue-se (790/1) e o risco corre, nos termos gerais, pelo titular do direito a essa prestao, isto , pelo credor. A impossibilidade imputvel ao devedor A propsito da impossibilidade no imputvel ao devedor, caso no haja cumprimento, presume-se a culpa do inadimplente. Perante a impossibilidade superveniente da prestao, o art. 801/1 tem aplicao imediata, a menos que logre ilidir a presuno do art. 799/1. Sendo a impossibilidade imputvel ao devedor, aplicam-se as regras do incumprimento definitivo.

36

S-ar putea să vă placă și