Sunteți pe pagina 1din 6

48

Apoio

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

Manuteno eltrica industrial

Captulo XI
Manuteno centrada em confiabilidade como ferramenta estratgica
Por Igor Mateus de Arajo e Joo Maria Cmara*

Manuteno Centrada em Confiabilidade (RCM

contexto operacional. Para isso, a metodologia analisa as funes e os padres de desempenho: de que forma ocorre a falha, o que causa cada falha, o que acontece quando ocorre a falha e o que deve ser feito para preveni-la. Como resultado, obtm-se um aumento da disponibilidade, o que permite um aumento de produo. A metodologia RCM teve sua origem na dcada de 1960 na indstria aeronutica americana. Desde ento vem sendo aplicada com sucesso por muitos anos, primeiro na indstria aeronutica e, mais tarde, nas usinas nucleares, refinarias de petrleo e muitas outras indstrias.

Reliability Centered Maintenance) um mtodo utilizado para planejamento de manuteno que foi desenvolvido inicialmente na indstria aeronutica e, posteriormente, adaptado para diversas outras indstrias e instituies militares. Este resumo apresenta uma discusso sobre a metodologia e mostra um sistema estruturado para sua aplicao, os diversos passos previstos, os resultados esperados e os benefcios estratgicos obtidos com a implantao dessa metodologia em uma empresa de minerao. As empresas de classe mundial so aquelas que buscam a excelncia nos servios e produtos de sua competncia. Para buscar esta excelncia, as empresas perseguem sempre inovaes e procuram estar na vanguarda da aplicao da tecnologia no seu processo produtivo e, principalmente, na gesto do seu maior patrimnio, que so os seus colaboradores internos e externos. Estas empresas buscam, ainda, nos departamentos de manuteno os resultados positivos de desempenho do seu sistema produtivo para garantir ganhos em produtividade e qualidade, simultaneamente a uma reduo de custos de manuteno. Dessa forma, a manuteno passa a ser considerada como uma funo estratgica, que agrega valor ao produto. Dentre outras prticas adotadas pelas empresas de classe mundial, como forma de garantir a sua competitividade e a consequente perpetuao no mercado, est a prtica da metodologia da Manuteno Centrada em Confiabilidade (RCM). A metodologia RCM, como mais usualmente referenciada, usada para determinar os requisitos de manuteno de qualquer item fsico no seu

RCM: perguntas e respostas bsicas


A metodologia RCM ou Manuteno Centrada em Confiabilidade um processo usado para determinar o que deve ser feito para assegurar que qualquer ativo fsico continue a fazer o que seus usurios querem que ele faa no seu contexto operacional presente. Para ser desenvolvida, a metodologia utiliza sete perguntas sobre cada item em reviso ou sob anlise crtica para que seja preservada a funo do sistema produtivo, a saber: 1. Quais so as funes e os padres de desempenho do ativo no seu contexto atual de operao? 2. De que forma ele falha em cumprir sua funo? 3. O que causa cada falha funcional? 4. O que acontece quando ocorre cada falha? 5. De que modo cada falha importa? 6. O que pode ser feito para predizer ou prevenir cada falha? 7. O que deve ser feito se no for encontrada uma tarefa proativa apropriada? Dependendo das respostas dadas s perguntas

Apoio

49 Passo 2: Definir as funes e parmetros de desempenho desejados


Antes que a metodologia RCM determine o que deve ser feito para assegurar que o ativo fsico continue a fazer o que os seus usurios querem que ele faa, no seu contexto operacional atual, duas aes so necessrias: Determinar o que o usurio quer que ele faa desempenho desejado; Assegurar que ele capaz de fazer o que os seus usurios querem fazer capabilidade intrnseca ou seja, ter a capacidade tecnolgica processual produtiva. Cada item fsico tem funes que podem ser classificadas em:

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

anteriores, a RCM sugere e direciona o replanejamento do programa de manuteno, de modo a se estabelecer o nvel de desempenho aceitvel por quem aplica esta metodologia. As respostas para as perguntas bsicas da metodologia RCM podem ser desenvolvidas em sete passos, como definido a seguir (Kroner, 1999):

Passo 1: Selecionar a rea do processo produtivo adequado para a aplicao da RCM


Identificar os bens da empresa que sero submetidos metodologia da RCM. Organizar todas as informaes dos ativos e fazer um meticuloso planejamento para a implantao. Os elementos-chave para o processo de planejamento so: Decidir quais ativos so mais provveis de se beneficiarem do processo RCM e, se assim for, exatamente como eles iro se beneficiar; Estimar os recursos requeridos para aplicao do processo nos ativos selecionados; Nos casos em que os provveis benefcios justificam o investimento, decidir em que detalhe, quem realizar e auditar cada anlise, quando e onde, alm de arranjar para receberem o treinamento adequado; Assegurar que o contexto operacional do ativo esteja claramente entendido.

Funes primrias: so as funes que justificam por que o item foi adquirido. Esta categoria de funo cobre as seguintes questes: velocidade, quantidade, capacidade de transporte ou armazenagem, qualidade do produto e servios ao cliente. Funes secundrias: so funes reconhecidas e desejadas para que o item faa alm das suas funes principais. Os usurios tambm tm expectativas nas reas de segurana, controle, conforto, economia, entre outros. Na prtica, muitos ativos so adequadamente projetados e construdos. Por isso, possvel desenvolver programas de

50

Apoio

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

Manuteno eltrica industrial

manuteno que assegurem que tais ativos continuem a fazer o que seus usurios esperam. Tais ativos so passveis de manuteno, como mostra a Figura 1.

Todas as falhas funcionais que afetam cada funo devem

ser registradas. As falhas funcionais podem ser classificadas em falhas parciais e totais, falhas limites inferiores e superiores, e falhas de contexto operacional.

Falhas parciais e totais


A definio de falha funcional total significa perda total da funo. Nesta situao, o ativo pode ainda funcionar, mas fora dos limites aceitveis. A falha parcial causada de forma diferente da falha total. Isto , o ativo est falhando, mas ainda funciona dentro dos limites aceitveis de desempenho requerido pelo usurio. Na Figura 4, est representado o ativo que ainda est funcionando, mesmo com alguma deteriorao.
Figura 1 Um item passivel de manuteno (MOUBRAY, 2000)

Entretanto, se o desempenho desejado exceder a capabilidade

inicial, nenhum tipo de manuteno pode levar ao desempenho desejado. Ou seja, tais ativos no so passveis de manuteno, como mostra a Figura 2.

Figura 4 Ativo com deteriorao que ainda esta funcionando (MOUBRAY, 2000)

Falhas limites inferiores e superiores


So falhas funcionais relacionadas a uma faixa de desempenho. Isto , o desempenho associado a alguma funo, que pode variar entre um limite inferior e um limite superior. Um ativo estar na condio de falha se trabalhar abaixo do limite inferior e/ou acima do limite superior. Nestes casos, as duas situaes de falha devem ser investigadas separadamente,
Figura 2 Uma situao no passivel de manuteno (MOUBRAY, 2000)

pois podem ter os modos de falha e consequncias diferentes. Na Figura 5, esto representados os padres de desempenho associados aos limites inferior e superior.

Passo 3: Determinar as falhas funcionais


Uma falha definida como a perda da funo. Uma falha funcional definida como a incapacidade de qualquer ativo cumprir uma funo para um padro de desempenho que aceitvel pelo usurio. Os padres de desempenho devem ser definidos em conjunto pelos departamentos de engenharia, produo e manuteno. Na Figura 3, est representada a definio da falha funcional. O desempenho desejado do ativo maior que a sua capabilidade, isto , maior que a capacidade produtiva do ativo.

Figura 5 Padro de desempenho; limites superior e inferior (MOUBRAY, 2000)

A definio da falha no contexto operacional leva a vrias

vises da falha. Na forma tradicional, para exemplificar este estado de falha, uma mquina do sistema produtivo tem um sistema hidrulico para desempenhar sua funo. Este sistema hidrulico comea a ter um vazamento de leo hidrulico, que observado no contexto operacional por vrios departamentos envolvidos no processo produtivo. Na Figura 6, esto
Figura 3 Definio da falha funcional (MOUBRAY, 2000)

representadas as vises diferentes sobre a falha.

52

Apoio

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

Manuteno eltrica industrial

baseada em testes para descobrir a falha (manuteno detectiva).

Baseada no tempo (manuteno preventiva)


Destinada preveno ou postergao da falha, pode incluir: substituio, restaurao ou inspeo. Este tipo de manuteno tem a caracterstica de que suas aes e sua periodicidade so predeterminadas e ocorrero sem informaes adicionais na data preestabelecida. Estas aes so tecnicamente viveis quando:
Figura 6 Vises diferentes sobre a falha (LAFRAYA, 2001)

H um ponto identificvel do aumento da taxa condicional de falha; A maioria dos itens sobrevive quela data; Restaura a resistncia do item ao valor inicial.

Analisando a condio da Figura 6, para o tcnico de

segurana, pode-se dizer que a falha funcional ocorreu se o vazamento criar uma poa de leo no cho, onde as pessoas podem escorregar e cair ou pode possibilitar risco de incndio. No entanto, o gerente de manuteno pode sugerir que uma falha funcional ocorreu se o vazamento causou consumo excessivo de leo hidrulico durante um longo perodo. O gerente de produo considera o vazamento como falha funcional se o vazamento pode parar totalmente o equipamento. O enfoque multidisciplinar da RCM exige uma discusso e definio de qual viso da falha relevante no contexto operacional. possvel se identificar claramente o processo de deteriorao; O tempo para a falha razoavelmente determinvel; O intervalo das medies menor que o intervalo para falha; O tempo para a falha aps a medio suficiente para prevenir ou evitar as consequncias da falha funcional. Alguns exemplos de manuteno preditiva so medio

Baseada na condio (manuteno preditiva)


Destinada deteco do incio da falha ou do sintoma da falha, este tipo de manuteno permite a medio de um parmetro de desempenho diretamente e a obteno de uma correlao com a iniciao da falha. Este tipo de manuteno tecnicamente vivel quando:

Passo 4: Determinar o modo de falha, seus efeitos e consequncias


Uma vez que cada falha funcional foi identificada, o prximo passo tentar identificar todos os eventos provveis (modo de falha) que causam cada falha funcional, os seus efeitos e consequncias. Para determinar os modos, efeitos e consequncias da falha, utiliza-se uma tcnica indutiva, estruturada e lgica para identificar e/ou antecipar a(s) causa(s), os efeitos e as consequncias de cada modo de falha de um item do sistema produtivo. Esta tcnica conhecida como Anlise de Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA Failure Mode and Effect Analysis). Para a aplicao da tcnica FMEA, em uma investigao de uma falha funcional de um item, a metodologia utiliza um formulrio com vrias perguntas. Estas perguntas geram informaes que podero conduzir o gestor do processo a optar por um determinado tipo de ao para eliminar a causa da falha, amenizar os seus efeitos e consequncias.

de espessuras, medio de vibrao, termografia, etc. Deve-se considerar o processo de deteriorao das condies que leva falha. Aps o incio do processo de falha, uma tcnica de manuteno preditiva qualquer poder detectar o processo de falha. A manuteno preventiva ser efetiva quando for possvel determinar com preciso o intervalo entre o ponto de incio do processo de falha (chamado ponto P) e a falha funcional (ponto F), ou seja, o tempo de evoluo de falha PF. Se o intervalo de inspeo for maior que o intervalo PF, a manuteno preditiva ser ineficiente, pois a falha ocorrer em ocasio indesejvel.

Passo 5: Selecionar o tipo de manuteno


Aps a concluso da Anlise de Modo de Falha e Efeitos, deve-se selecionar o tipo de manuteno preventiva tecnicamente adequado para assegurar que a falha no acontecer e, se acontecer, que os seus efeitos sejam adequadamente tratados. Podem-se definir como manuteno preventiva as tarefas efetuadas a intervalos predeterminados, conforme critrios prescritos e planejados, destinados a reduzir a probabilidade de falha ou a degradao do desempenho de um item. As tarefas de manuteno preventiva podem ento ser classificadas em: baseada no tempo (manuteno preventiva clssica), baseada na condio (manuteno preditiva) e

Baseada em testes para descobrir a falha (manuteno detectiva)


Determinada a revelar falhas ocultas, antes de uma necessidade operacional, esta manuteno tem a misso de descobrir falhas ocultas. As falhas ocultas so aquelas que no se tornam evidentes ao operador ou equipe em condies normais de operao. Alguns exemplos de testes para descobrir as falhas so testes em alarmes de nveis, testes em motogeradores reservas, testes em motobombas reservas e testes em vlvulas de segurana.

Manuteno corretiva
Chama-se de manuteno corretiva aquela tarefa efetuada aps

Apoio

53

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

a ocorrncia de uma falha e destinada a recolocar um item em um estado em que possa executar sua funo requerida. A manuteno corretiva efetiva quando: Nenhuma manuteno preventiva for efetiva; O custo da falha for menor que a manuteno preventiva para evitar a falha. A falha for de baixa importncia.

como kaizen, deve ser uma preocupao constante das organizaes e das pessoas. Essa melhoria atinge os mtodos, os processos, as pessoas, as ferramentas, as mquinas, enfim, tudo que se relaciona com as atividades no dia a dia.

Benefcios da RCM
Os benefcios obtidos com a prtica da Manuteno Centrada em Confiabilidade so vrios e podem ser traduzidos como sete

Passo 6: Formular e implementar o plano de manuteno


Ao iniciar a formulao do plano de manuteno e posterior implantao das recomendaes da RCM, conveniente comparar estas recomendaes com as atividades de manuteno j existentes no programa de manuteno. A questo ento decidir se devem ser feitas novas atividades, mudar as atividades existentes ou at mesmo eliminar algumas atividades de manuteno.

benefcios, como listados a seguir: Maior segurana e proteo ambiental: no conjunto de benefcios da RCM, a segurana operacional e a integridade do meio ambiente so os principais benefcios obtidos com a metodologia. Estes benefcios so resultados das informaes geradas pela RCM para identificar todos os possveis riscos de falha nos equipamentos. Desempenho operacional melhorado: o desempenho operacional

Passo 7: Melhoria contnua


Aps implantao da manuteno centrada em confiabilidade, revises peridicas so mandatrias. O objetivo destas atividades contnuas de reviso peridica reduzir as falhas, aumentar a qualidade da manuteno e a disponibilidade dos recursos, identificar a necessidade de expandir o programa RCM, reagir s mudanas na indstria e nas condies econmicas. Sempre existe um modo melhor de fazer as coisas. A melhoria contnua, tambm conhecida

melhorado porque os gestores do programa tm informaes tcnicas para escolher melhores prticas de manuteno, garantindo maior disponibilidade dos equipamentos no sistema produtivo. O aumento da disponibilidade dos equipamentos pode ser visto tambm como uma reduo no tempo de reparo. Eficincia maior de manuteno (custo efetivo): com as informaes tcnicas obtidas pela RCM, os gestores do programa

54

Apoio

O Setor Eltrico / Novembro de 2010

Manuteno eltrica industrial

podem adotar as melhores prticas de manuteno para garantir que o capital investido na manuteno tenha o melhor retorno. Estima-se que a RCM corretamente aplicada aos sistemas de manuteno existentes reduza de 40% a 70% a quantidade de trabalho de rotina, e de 10% a 30% do total de trabalhos de emergncia.

esta integrao quando rene equipes multifuncionais para a anlise e soluo dos problemas. Isso aumenta o grau de comprometimento e compartilhamento de toda a organizao da empresa na soluo dos problemas. Social: a sociedade a grande beneficiria dos resultados obtidos

Aumento da vida til dos equipamentos: a adoo das melhores prticas de manuteno garante que o equipamento faa tudo o que o seu usurio quer que ele faa e fique por mais tempo disponvel no seu contexto operacional. O resultado dessa manuteno garante que cada componente do equipamento receba a manuteno necessria para cumprir a sua funo e garantir uma vida mais longa do equipamento. Banco de dados de manuteno melhorado: os registros gerados pela RCM proporcionam a obteno de um bom banco de dados para uso tanto pela manuteno como pela operao, inspeo e projeto. Estes dados fornecem informaes para identificar as necessidades de habilidades dos responsveis pela manuteno, decidir qual a melhor poltica de estoques de peas sobressalentes e manter os desenhos e manuais atualizados. Trabalho em equipe motivao: as pessoas ficam mais motivadas para o trabalho quando participam da anlise e das solues dos problemas do dia a dia. A metodologia RCM promove

pela implantao correta da RCM, que tem como objetivo eliminar ou reduzir ao mximo as probabilidades das falhas funcionais e criar procedimentos adequados para minimizar os efeitos e consequncias das falhas. Com isso, os recursos naturais para as atividades industriais sero usados mais racionalmente, sem desperdcio, e os possveis acidentes com agresso ao meio ambiente sero evitados.
*IGOR MATEUS DE ARAJO engenheiro eletricista, atua na rea de manuteno eltrica desde 2003 e , atualmente, gestor da Unidade de Manuteno de Subestaes e Linhas de Transmisso da Companhia Energtica do Rio Grande do Norte (Cosern). JOO MARIA CMARA tcnico em eletrotcnica, engenheiro eletricista, engenheiro de segurana do trabalho e especialista em instrumentao. Foi chefe do departamento de manuteno eltrica da Indstria Txtil Serid, professor do departamento de engenharia eltrica da Universidade Federal do Maranho e, atualmente, professor e chefe do departamento de engenharia eltrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CONTINUA NA PRXIMA EDIO Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

S-ar putea să vă placă și