Sunteți pe pagina 1din 9

1

HIPTESE DE INCIDNCIA TRIBUTRIA


Paulo Francisco dos Santos1

RESUMO: A hiptese da Incidncia Tributria um mergulho na disciplina de Direito Tributrio, pois leva o acadmico a interagir com o Direito Administrativo com a base constitucional e agregar conceitos, dispor contedos e enxergar a relao ativa da existncia do tributo no mundo jurdico e sua aplicabilidade resultante da ao prestabelecida na conduta de entrega pecuniria do tributante ao tributador.

SUMRIO: 1. INTRODUO. INCIDNCIA TRIBUTRIA.

2. TRIBUTO.

3. INCIDNCIA.

4. HIPTESE DA 6.

5. ASPECTOS DA HIPTESE DE INCIDNCIA.

CONCLUSO. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

1. INTRODUO.

O direito tributrio est intrinsicamente ligado ao direito administrativo, pois ambos obedecem o mesmo regime, princpios, categorias e institutos gerais, porm o direito tributrio um subsistema do direito administrativo que tem vida prpria, ou seja, autonomia didtica fundamentada em sua potncia: o instituto denominado tributo que possui um ncleo constitucional que o ergue como uma cincia didtica que regula a tributao em toda sua essncia (ao, relao jurdica, razo, ncleo, base, fundamento e as pessoas que fazem parte de seu alcance: tributante e tributador). Sobre o direito Tributrio Geraldo Ataliba diz:
O direito tributrio um sistema conceptual que se constri a partir do conceito de tributo que, por sua vez, s pode ser erigido juridicamente, num contexto determinado, informado por princpios que o transcendem, j que de natureza constitucional. O tributo um conceito primrio, que funciona como categoria dentro do sistema de conhecimento que forma esse segmento do direito Administrativo. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 38)

1 Pastor; Escritor; Poeta; Telogo formado pela Universidade Metodista e Bacharelando em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul em So Paulo.

2 A hiptese de incidncia tributria, ora tema deste trabalho visa analisar o tributo em seus aspectos no mundo jurdico que se formam subjetivamente e objetivamente. A hiptese se forma no mundo jurdico pela existncia da lei que forma a incidncia, ou seja, h uma ao que gerada para formar a aplicabilidade da lei dentro de aspectos que delineiam a razo de existir do tributo que o rapasse pecunirio do particular 2 ao Estado para realizar suas atribuies. Para ampliar o entendimento sobre o tema abordado irei discorre-lo nos tpicos a seguir.

2. TRIBUTO.

O tributo um regulador do comportamento humano visando transferncia de dinheiro do particular para o ente Estatal disciplinado em lei que assegura esta ao. Sem a tributao no haver condies dos cofres pblicos estarem abastecidos e consequentemente o empenho do Estado em realizar por seus agentes suas obrigaes. O Cdigo Tributrio Nacional define tributo como:
Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Para Geraldo Ataliba tributo :


A obrigao pecuniria, legal, no emergente de fatos ilcitos, em principio. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 37)

Heider Fiuza de Oliveira Filho diz:


O tributo receita de importncia essencial manuteno do Estado e, consequentemente, para o custeio de atividades que repercutem no bem da populao.

E acrescenta que o tributo :


Um importante instrumento para financiar os gastos pblicos referentes prestao de servios que visam satisfazer as necessidades da

O particular pode ser a pessoa fsica ou jurdica que em regra a lei ir determinar.

3
coletividade, utilizado tambm em algumas ocasies como instrumento de poltica extrafiscal do governo, regulamentando o mercado financeiro, estimulando ou no, as importaes, fomentando o crescimento industrial e o desenvolvimento de algumas regies especficas, tudo as sabor da poltica adotada pelos governantes, responsveis pela gesto da mquina pblica. Nesse diapaso, entende-se que o tributo uma forma que tem o Estado de arrecadar verbas para a instituio e manuteno de suas atividades. (http://www.webartigos.com/artigos/tributo-e-hipoteses-de-incidencia-tributaria/2657/)

Alexandre Barros Castro divide tributo em trs espcies:


a) Imposto; b) Taxa;
3

c) Contribuies, compreendendo duas subespcies: as sociais e as de melhoria.


4

(Cf. Alexandre Barros Castro, ob. Cit. p. 41)

Cabe ressaltar que a competncia para criao de tributos privativa do legislador5.

2.1. Obrigao tributria.

A obrigao tem a designao de um dever a ser cumprindo devido uma imposio dada por lei ao cidado ou pessoa jurdica que faz do Estado o aferidor do direito imposto e quem ir evocar o ato punvel, caso no seja cumprido. Para Geraldo Ataliba o tributo :
... a exigncia unilateral e coativa de dinheiro, feita pelo estado s pessoas submetidas lei, com fundamento na Constituio (arts. 145 a 156). O dever de entregar dinheiro aos cofres pblicos decorre da incidncia da lei tributria
3 4

So definidos pelo art. 77 do Cdigo Tributrio Nacional. Artigo 81 do Cdigo Tributrio Nacional.
5

Constituio Federal de 1988: Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea;

4
material e formalmente conforme Constituio e de sua aplicao, segundo procedimentos de direito administrativo tributrio. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 118)

2.2. Conceituando tributo.

O tributo a expresso concreta da lei que se vincula abstrata com seu surgimento e se faz real quando o tributante impulsionado pela norma e sua obrigatoriedade se dispe a levar aos cofres pblicos o estabelecido, tornando a norma que fora hipottica em uma ao que gera receitas e proporciona o abastecimento do Estado que tambm de certa maneira retorna ao particular que tributa, pois este, tambm participa da sociedade que forma o poder Estatal.

3. INCIDNCIA.

A Incidncia diz respeito ao que recai sobre um fato que lhe atribui causa, ou seja, um efeito ou consequncia que para o direito tributrio advm do tributo que faz parte da norma hipottica at sua aplicao que faz consequentemente surgir a incidncia. Para o Jurista Alexandre Barros Castro a terminologia tributria incidncia indica:
O vocbulo em questo quer significar a ocorrncia ou supervenincia de fato que a outro sucede.

E
O alcance ou a chegada de fato dos efeitos da lei hipoteticamente prevista sobre a situao real, ou seja, a tocadura da norma impositiva sobre o sujeito passivo da obrigao fiscal. (Cf. Alexandre Barros Castro, ob. Cit. p. 51)

incidncia

demonstra

entre

outras

coisas

seu

alcance,

pois

constitucionalmente limites impostos para que haja imunidades6 ao fato que gera a
6

Imunidade reciproca (entre os entes da federao), Imunidade dos templos de qualquer culto (Art. 5, VI e VIII da Constituio Federal), Imunidade relativa ao patrimnio, renda ou servios de partidos polticos, inclusive de suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei (Art. 5, IV, XIII, XVI, XVII, XVIII, XIX, art. 8 da Constituio Federal),Imunidade do papel destinado impresso de livros, jornais e peridicos. E ainda Art. 153, 2,II; Art. 153,

5 existncia do tributo. O mandamento de ordem jurdica que para o assunto abordado o tributo estando previsto na hiptese legal ir acarretar a incidncia, que a determinao respaldada pela eficcia da lei na ao de tributar, ou seja, a regra que requer a ao do particular para entregar ao Estado o devido tributo.

4. HIPTESE DE INCIDNCIA TRIBUTRIA.

A hiptese de incidncia tributria norma abstrata em desenho legal, ou seja, sua existncia subjetiva em hiptese que dever ser objetivada quando em concreto for aplicada para que o administrado faa o repasse pecunirio para o Estado detentor do poder de tributar. Geraldo Ataliba nos fornece o conceito a seguir:
A hiptese de incidncia tributria primeiramente a descrio legal de um fato: a formulao hipottica, prvia e genrica, contida na lei, de um fato ( o espelho do fato, a imagem conceitual de um fato; seu desenho). , portanto, mero conceito, necessariamente abstrato. formulado pelo legislador fazendo abstrao de qualquer fato concreto. Por isso mera previso legal (a lei , por definio, abstrata, impessoal e geral). (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 58)

Alexandre Barros Castro diz:


Entende-se por hiptese de incidncia a situao descrita abstratamente na lei tributria, destacada pelo legislador dentre os inmeros fatos ocorridos no mundo fenomnico, ante a disposio social em normatiz-la, a qual, uma vez materializada, enseja o surgimento da obrigao tributria. (Cf. Alexandre Barros Castro, ob. Cit. p. 47)

Para Leonardo Sakaki a hiptese de incidncia :


A descrio legislativa da situao que produz o dever de pagar o tributo. (Cf. Leonardo Sakaki, ob. Cit. p.111)

3,III ; Art. 153, 4, relativos ao Imposto sobre a Renda (IR), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O jurista Cristiano V. Fernandes Busto tambm denomina a hiptese de incidncia com a expresso fato gerador e explica:
As expresses mais comuns estabelecidas pela doutrina so fato gerador e hiptese de incidncia. O fato gerador indica a ocorrncia de um determinado procedimento que gera, no mundo fenomnico, uma obrigao tributria. Porm, para surgir esta obrigao tributria imprescindvel que a ocorrncia da situao - fato - esteja prevista em lei. (http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1686)

Para o jurista Geraldo Ataliba a expresso fato gerador era genericamente usada para definir a hiptese incidental e o fato imponvel, porm melhor aplicvel na semelhana apenas do fato imponvel, ou seja, fato gerador e fato imponvel determinam o fato concreto. Ele escreve:
Preferimos designar o fato gerador in abstracto por hiptese de incidncia e in concretu por fato imponvel... (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 55)

Ao fato concreto ele discorre sobre a denominao de fato imponvel como se segue:
Fato imponvel o fato concreto, localizado no tempo e no espao, acontecido efetivamente no universo fenomnico, que por corresponder rigorosamente descrio prvia, hipoteticamente formulada pela hiptese incidente legal d nascimento obrigao tributria. O fato imponvel , pois, um fato jurgeno (fato juridicamente relevante) a que a lei atribui consequncia de determinar o surgimento da obrigao tributria concreta. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 68)

O fato imponvel determina a singularidade de cada obrigao que surge quando h o fato concreto:
No h, em consequncia, dois fatos imponveis iguais: cada fato imponvel s se identifica consigo mesmo e d nascimento a uma obrigao distinta. Cada fato imponvel se subsume inteiramente hiptese de incidncia a que corresponde. Uma hiptese de incidncia enquanto viger a lei que a contm pode cobrir milhes de fatos imponveis. Cada qual ser uno e inconfundvel

7
com os demais, por mais acentuados que sejam os traos de semelhana que apresentem entre si. Ainda quando a circunstancias de tempo e lugar sejam as mesmas, bem como os sujeitos e a base imponvel, ainda assim, cada fato imponvel uma individualidade. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 73)

Assim, Geraldo Ataliba conceitua hiptese de incidncia e fato imponvel abaixo:


... a expresso de uma vontade legal, que qualifica um fato qualquer, abstratamente, formulando uma descrio antecipada (conceito legal), genrica e hipottica. Fato imponvel um fato efetivo, localizado concretamente porque acontecido, ocorrido no tempo e no espao e revestido de caractersticas individuais e concretas. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 75)

Pode-se dizer que a lei configura a hiptese incidental que aponta o sujeito ativo e os critrios para determinao do sujeito passivo, ou seja, requer a qualificao pessoal, quantitativa, temporal, espacial e sua materialidade que considerada a partir do fato que ir culminar a aplicao concreta do tributo, surgindo assim, o fato imponvel ou gerador.

5. ASPECTOS DA HIPTESE DE INCIDNCIA.

Os aspectos da hiptese de incidncia trazem em seu bojo a descrio que gera o fato que determina a obrigao tributria e sua fora que advm da lei que hipottica at sua incidncia no caso concreto.

Leonardo Sakaki insere a hiptese de incidncia em cinco partes que so:


1. Aspecto quantitativo(Quanto?); 2. Aspecto material(Por qu?); 3. Aspecto temporal(Quando?); 4. Aspecto espacial ou territorial (onde?); 5. Aspecto pessoal (Quem?). (Cf. Leonardo Sakaki, ob. Cit. p.111)

Geraldo Ataliba diz:


So, pois, aspectos da hiptese de incidncia as qualidades que esta tem de

8
determinar hipoteticamente os sujeitos da obrigao tributria, bem como seu contedo substancial, local e momento de nascimento. Da designarmos os aspectos essenciais da hiptese de incidncia tributria por: a) aspecto pessoal; b) aspecto material c) aspecto temporal e d) aspecto espacial. (Cf. Geraldo Ataliba, ob. Cit. p. 78)

Alexandre de Barros ajuda explicar estes critrios:


Aspecto Material: Corresponde real descrio do fato ocorrido no mundo material e que ensejar quando agregado a outros elementos o disciplinamento legal, em face do fenmeno da subsuno. Aspecto temporal: Tal critrio nos indica com exatido o instante, lapso temporal, em que se realiza o fato descrito na norma. Aspecto espacial: Este critrio indica o espao geogrfico ou territorial para a ocorrncia do fato imponvel, delimitando, em algumas ocasies, as reas dentro das quais surgir o vnculo obrigacional. Aspecto pessoal: Aponta os sujeitos diretamente afetos exao tributria . (Cf. Alexandre Barros Castro, ob. Cit. p. 49)

6. CONCLUSO. A hiptese de incidncia tributria se apresenta de uma forma abstrata quando no mundo jurdico que usa legalmente a fora da criao de lei, trazendo a existncia o tributo e consequentemente provocando uma ao incidente para que dentro do caso concreto possa o Estado receber o dinheiro que lhe atribudo atravs do tributo que ter papel fundamental, pois lhe fornecer os meios para movimentar a maquina estatal em seus empenhos inerentes. Para tanto o tributar do administrado a expresso concreta da eficcia da lei que se vinculou no ordenamento que fora abstrato at chegar o fato que tornou obrigatrio a transferncia pecuniria que s possvel porque a lei configura a hiptese incidental que aponta o sujeito ativo e os critrios para determinao do sujeito passivo, ou seja, requer a qualificao pessoal, quantitativa, temporal, espacial e sua materialidade que considerada a partir do fato que ir culminar a aplicao concreta do tributo. Um bem maior derivado do contexto universal que advm do tributo, ou seja, a continuidade no s do Estado em si, mas da prpria sociedade em que o tributante est inserido.

9 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. CRFB Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Brasil.1988 CTN Cdigo Tributrio Nacional. Lei n 5.173, de 25 de Outubro de 1966. ATALIBA, Geraldo. Hiptese de Incidncia Tributria. 6 Edio. Malheiros. So Paulo. 2003. CASTRO, Alexandre Barros. Teoria e Prtica do Direito Processual Tributrio. Editora Saraiva. So Paulo. 2000. SAKAKI, Leonardo. Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Apostila LFG. So Paulo. 2011.

Citaes da Internet:

BUSTO, Cristiano V. Fernandes. Fato Gerador e Hiptese de Incidncia tributria. Disponvel em http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1686 em 08 de janeiro de 2007.

FILHO, Helder Fiuza de Oliveira. Tributo e Hiptese de Incidncia Tributria. Disponvel em http://www.webartigos.com/artigos/tributo-e-hipoteses-de-incidencia-tributaria/2657/

em Outubro de 2007.

PICOLIN,

Gustavo

Rodrigo.

Princpio

no

Direito

Tributrio.

Disponvel

em

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=150 em 26 de janeiro de 2007.

TOFFANELLO, Rafael Dias. Aspecto Espacial da Hiptese de Incidncia do Imposto sobre servios de qualquer natureza. Disponvel em

http://www.teixeiraribeiro.com/arquivos/rdt_art_aspecto_espacial_da_hipotese_de_inciden cia_do_imposto_sobre_servicos_de_qualquer_natureza.pdf em

S-ar putea să vă placă și