Sunteți pe pagina 1din 47

MINISTRIO DA SADE

MISSO PARA OS CUIDADOS DE SADE PRIMRIOS

G L O S S R I O PA R A A S U N I D A D E S D E S A D E FA M I L I A R

Maio de 2006

Introduo No decurso das suas actividades a Misso para os Cuidados de Sade Primrios (MCSP) cedo se apercebeu de que uma dificuldade recorrente consistia na diferente interpretao atribuda a determinadas expresses e termos. Naturalmente outros j antes se tinham debruado sobre a definio de conceitos, tendo publicado glossrios especficos para reas e finalidades especficas. O presente glossrio compila a informao constante em alguns documentos considerados pela MCSP como sendo de referncia, bem como um pequeno nmero de expresses no definidas nesses documentos e que a MCSP considerou ser relevante estarem presentes. Deve ser salientado que foi efectuada uma seleco dos termos mais relevantes para o contexto dos cuidados de sade primrios, tendo sido omitidos aqueles que se considerou de menor interesse para o contexto do programa de reformas em curso. Muitos termos includos neste Glossrio devem ser entendidos como dirigidos para o trabalho das equipas e no como destinados a reas profissionais especficas, sendo pois de interesse para todos os profissionais. Alguns aspectos especficos devem ser referidos. Em primeiro lugar, verificou-se pontualmente que o mesmo termo era definido por organizaes diferentes; optou-se por apresentar ambas as definies, deixando ao critrio do utilizador a opo sobre a mais til. Em segundo lugar, respeitou-se o texto original das fontes utilizadas, para alm de pequenos acertos ortogrficos e de imprecises identificadas, pelo que se verificam algumas discrepncias de forma e estilo entre os termos apresentados. Por ltimo, optou-se pela simples apresentao dos termos por ordem alfabtica. A origem dos diferentes termos constantes neste glossrio encontra-se descrita no quadro abaixo. O nmero indicado surgir frente de cada termo ou expresso, de modo a identificar a sua fonte. A MCSP espera que este instrumento seja de utilidade para todos os profissionais de sade envolvidos na prestao de cuidados de sade primrios.

ORIGEM DOS TERMOS CONSTANTES DO PRESENTE GLOSSRIO 1 2 3 4 Comisso de Classificaes da WONCA. Glossrio para Medicina Geral e Familiar. Lisboa: APMCG Departamento Editorial; 1997. Direco Geral da Sade. Glossrio de conceitos para produo de estatsticas de sade 1 fase. Lisboa: Direco Geral da Sade; 2001. Agncia de Acompanhamento dos Oramentos Programa. Oramentos Programa dos Centros de Sade 2002 Folha de clculo (Excel). Conselho Internacional de Enfermeiros. Classificao internacional para a prtica de enfermagem, CIPE/ICNP. Lisboa: Associao Portuguesa de Enfermeiros; 2001. Misso para os Cuidados de Sade Primrios, 2006. Conselho de Enfermagem. Competncias do enfermeiro de cuidados gerais. Divulgar. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros; 2003. Ordem dos Enfermeiros. Modelo de Organizao de Cuidados de Enfermagem Enfermeiros de Famlia. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros; 2006.

5 6 7

G L O S S R I O PA R A A S U N I D A D E S D E S A D E FA M I L I A R

Termo Aces de enfermagem um tipo de aco com as caractersticas especficas: comportamentos dos enfermeiros na prtica. Acessibilidade Orientao da procura de acordo com um circuito lgico, mais conveniente para os cidados, mais racional para os servios e mais econmico para o sistema. Acompanhamento externo Sistema de acompanhamento dos servios de sade, em que as respectivas actividades so executadas em parceria por tcnicos dos Servios de Sade e por representantes dos cidados. Actividade assistencial Toda a actividade que resulta de um contacto directo com um utilizador do CS para prestao de um cuidado de sade. Inclui consultas, atendimentos em urgncia, intervenes de enfermagem, realizao de tratamentos, meios complementares de diagnstico. As horas de atendimento administrativo para marcao destes cuidados devem ser imputadas actividade assistencial. Actividade no assistencial Actividades no personalizadas na relao profissional de Sade/utente/doente, como sesses de educao em grupo, reunies de trabalho, ou programao de actividades. Acto complementar de diagnstico Exame ou teste que fornece resultados necessrios para o estabelecimento de um diagnstico. Nota 1: Com o mesmo significado tambm so usados os termos Meios Auxiliares de Diagnstico/MAD, Exames Auxiliares de Diagnstico/EAD e Meios Complementares de Diagnstico/MCD. Nota 2: A estatstica deve ser efectuada de forma ponderada, nos termos decorrentes da Tabela de preos a praticar pelo SNS. No entanto, prevendo as dificuldades existentes nas instituies, espera-se que esta medida seja adoptada progressivamente. Nota 3: Alguns actos podem ser simultaneamente de diagnstico e teraputica. Acto complementar de teraputica Prestao de cuidados curativos, aps diagnstico e prescrio teraputica. Nota 1: Com o mesmo significado tambm so usados os termos Meios Auxiliares de Teraputica/MAT, Exames Auxiliares de Teraputica/EAT e Meios omplementares de Teraputica/MCT. Nota 2: A estatstica deve ser efectuada de forma ponderada, nos termos decorrentes da Tabela de preos a praticar pelo SNS. No entanto, prevendo as dificuldades existentes nas instituies, espera-se que esta medida seja adoptada progressivamente. Nota 3: Alguns actos podem ser simultaneamente de diagnstico e teraputica.

Fonte 4

Acto de enfermagem Prestao de cuidados realizada por um enfermeiro, que poder ser exercida de forma autnoma ou interdependente, de acordo com a respectiva qualificao profissional. Acto em sade (mbito da prestao de cuidados de sade) Prestao de cuidados de sade a um indivduo, que pode consistir numa avaliao, diagnstico, interveno, prescrio de uma teraputica ou sua execuo, de acordo com a qualificao do prestador. Admisso Internamento de um doente, num servio de internamento, com estadia mnima de pelo menos 24 horas. Nota: no caso de permanncia inferior a 24 horas, por abandono, alta contra parecer mdico, falecimento ou transferncia para outro estabelecimento de sade, considera-se um dia de hospitalizao. Admisso programada Internamento de um doente, com prvia marcao. Admisso urgente Internamento de um doente em situao de urgncia. Nota: consideram-se as seguintes provenincias: do ambulatrio (urgente ou no urgente), do prprio estabelecimento ou de outro, e, excepcionalmente, do domicilio, no caso de doentes crnicos com acesso directo ao servio de internamento. Agncia (Funo) uma funo diferenciada da Administrao Regional de Sade. Constitui uma instncia de interveno no Sistema de Sade, na qual esto representados o cidado e a administrao e onde se congrega a informao necessria visando garantir a satisfao das necessidades e das preferncias dos utentes. Tem como misso especfica contribuir para que os cuidados de sade sejam cada vez mais adequados, equitativos e ao menor custo possvel. Agudo O termo tem dois significados conforme se refere sade ou exposio. 1. Referindo-se sade, designa os ataques recentes ou usado de uma maneira vaga para significar dores graves, por exemplo dores agudas. 2. Referindo-se exposio, designa uma exposio breve, intensa, algumas vezes uma exposio breve e muito intensa. Quando usado com referncia durao de um problema de sade, reporta-se a um problema com durao inferior a quatro semanas. Cf. tambm CRNICO, EPISDIO Algoritmo clnico (Sin.: protocolo clnico) Uma descrio explcita dos passos a serem dados no tratamento do doente em circunstncias especficas. Esta abordagem utiliza uma lgica arborescente e toda a informao pertinente, quer sobre o doente quer sobre fontes epidemiolgicas e outras fontes, para chegar a decises que resultem num benefcio mximo e num risco mnimo.

Alta de internamento Fim da permanncia do doente num estabelecimento de sade com internamento, resultante de uma das seguintes situaes: sada com parecer mdico favorvel, bito e sada contra parecer mdico. Nota: a sada com parecer mdico favorvel abarca a sada para o domiclio, ambulatrio do hospital ou transferncia para outra instituio. Ambiente Todas as condies externas que podem influenciar o estado de sade do indivduo ou da populao. Subdivide-se em ambiente fsico, social, cultural, natural, artificial, etc. Ambulatrio Conjunto de servios que prestam cuidados de sade a indivduos no internados. Anlise clnica Exame laboratorial de um produto biolgico destinado a facilitar o diagnstico, o prognstico, a teraputica e a preveno de doenas ou de quaisquer alteraes fisiolgicas do organismo humano. Anlise custo-benefcio Uma forma de avaliao econmica feita geralmente numa perspectiva social, na qual os custos dos cuidados mdicos so comparados com os benefcios econmicos dos cuidados, sendo tanto os custos como os benefcios expressos em unidades monetrias. Os benefcios incluem, normalmente, redues de custos futuros com a sade e rendimentos acrescidos graas melhoria em sade daqueles a quem foram prestados os cuidados de sade. Anlise custo-efectividade Esta anlise procura determinar quer o custo quer a efectividade de uma actividade ou comparar actividades alternativas para determinar at que ponto os objectivos so atingidos. A aco privilegiada aquela que exige o custo mnimo para produzir um dado nvel de efectividade ou propiciar a maior efectividade para um dado nvel de custo. O resultado pode ser medido em termos de estado de sade. Anlise custo-utilidade Uma anlise econmica na qual os resultados so medidos tendo em conta o seu valor social. Aparelho complementar de teraputica Dispositivo para corrigir ou compensar incapacidades fsicas. Apoio (Funo) uma funo diferenciada da Administrao Regional de Sade. Tem como misso especfica dar colaborao aos servios prestadores de cuidados de sade em aspectos tcnicos e de gesto das instituies. um recurso dos servios de sade. Aptides Conhecimento prtico associado a capacidade.

rea de atraco A regio de onde os casos de um estudo particular so obtidos ou para os quais os servios so prestados. Arquivo mdico Um arquivo onde est registada a informao relacionada com as actividades de cuidados de sade pessoais, compreendendo informaes sobre o estado de sade e tambm informaes sobre a identidade da pessoa. Muitas vezes, tambm inclui informaes econmicas e administrativas. Associao de clnicos (Sin.: prtica em grupo) Conjunto de mdicos que partilham as mesmas instalaes e/ou o mesmo pessoal durante as horas normais de expediente, mas no, os mesmos doentes (por exemplo, lista de doentes).Cf. CLNICA EM GRUPO. Atendimento complementar Atendimento no Centro de Sade fora das consultas regulares. Atendimento em urgncia Acto de assistncia prestado num estabelecimento de sade, em centros de sade ou hospitais, em instalaes prprias, a um indivduo com alterao sbita ou agravamento do seu estado de sade. Atitudes Estados de predisposio ou receptividade; sentimento a favor ou contra algo, que predispe para determinadas respostas. Envolvem emoes (sentimentos) e conhecimento (crenas) acerca dos objectivos, e condicionam o comportamento. No so inatas, mas adquiridas e, ainda que relativamente estveis, so modificveis pela educao. Auditoria Uma anlise ou reviso que estabelece a medida em que um problema, processo ou actuao relacionadas com a sade esto conforme os padres ou critrios estabelecidos. Cf AUDITORIA MDICA. Auditoria externa Avaliao do desempenho por pessoas ou autoridades que no esto pessoalmente envolvidas na actividade que est a ser avaliada. Auditoria mdica Qualquer actividade profissional em que a estrutura, o processo ou o resultado so analisados e comparados com um padro-ouro, para ver em que medida o desempenho profissional atinge os critrios que a comunidade dos profissionais definiu como bons ou ptimos. Em 1982, Sheldon definiu auditoria mdica do seguinte modo: "Auditoria mdica um estudo de qualquer parte da estrutura, processo e resultado dos cuidados mdicos levados a cabo por quem est pessoalmente encarregado dessa actividade, para medir at que ponto foram atingidos os objectivos definidos e, por consequncia, avaliar a qualidade dos cuidados prestados." Inclui a auto-auditoria e a reviso inter-pares.

Avaliao (Sin.: medio, apreciao ou opinio) 11.Avaliao clnica Avaliao gera/ ou completa: um procedimento padronizado para determinar o bem-estar fsico, mental e social do doente, que implica investigaes adequadas, incluindo um registo completo de achados e recomendaes prestadas ao doente. Avaliao especfica ou parcial: inclui uma histria clnica e uma observao pormenorizada que se relaciona com um diagnstico especfico ou com um problema atravs de investigaes apropriadas e que inclui um registo completo de achados e recomendaes prestadas ao doente. Avaliao funciona/: a medio, objectiva e/ou subjectiva da capacidade de desempenho em determinado ambiente e de a ele se adaptar, durante um determinado perodo de tempo. 22. Avaliao educacional: Obteno de informao relativa a progresso de um aluno e ao seu nvel de conhecimentos. Cf. MONITORIZAO. Avaliao formativa: mede a evoluo dos ganhos obtidos pelo/a aluno/a e informa-o/a do que ainda deve aprender para que os objectivos educacionais sejam atingidos. Avaliao sumativa: Mede o nvel atingido pelo/a aluno/a no fim de um programa educacional, geralmente para a atribuio de um certificado ou diploma ou para permitir a sua progresso para a fase seguinte. 3. Medio qualitativa: Estudo e anlise minuciosos de um problema, conhecido ou presumvel, de qualidade da prtica mdica, para identificar as causas desse problema e a aco necessria para o corrigir. Avaliao da qualidade A medio e avaliao dos aspectos tcnicos e interpessoais dos cuidados. Avaliao dos cuidados de sade Cf. tambm AUDITORIA MDICA. Base populacional Relativo ao total de uma populao definida por limites geogrficos, administrativos ou outros. Esta populao o denominador. Capitao Uma forma de pagamento, baseada no nmero de doentes registados, destinada a suportar os custos parciais ou totais dos servios mdicos dispensados. Caso Uma pessoa da populao, um gabinete ou um grupo em estudo identificados como tendo um dado problema de sade ou factor de risco a ser investigado. Pode tambm ser utilizado para descrever qualquer indivduo sujeito a uma interveno. Categorias de diagnstico Na clnica geral, so utilizadas trs categorias de diagnstico: 1.Diagnstico patolgico/patofisiolgico: a partir de um substracto patolgico/patofisiolgico comprovado e/ou uma etiologia comprovada. 2.Diagnstico sintomtico: a partir de um sintoma ou de uma queixa do doente como a melhor caracterizao mdica do episdio. 3.Diagnstico nosolgico (Sin.: sndroma): a partir de um conjunto de sintomas consensual mente aceite pelos mdicos, mas que carece de uma fundamentao patolgica ou patofisiolgica ou etiologia comprovadas. Cf. DOENA, QUEIXA, SNDROMA

1 1 1

Centro de diagnstico ou de teraputica Estabelecimento de sade dotado de recursos especializados, onde se realizam exames ou procedimentos de diagnstico ou de teraputica. Nota: Inclui, nomeadamente, laboratrios de anlises, imagiologia, centros de hemodilise, centros de medicina fsica e reabilitao. Centro de Sade Estabelecimento pblico de sade, que visa a promoo da sade, preveno da doena e a prestao de cuidados, quer intervindo na primeira linha de actuao do Servio Nacional de Sade, quer garantindo a continuidade de cuidados, sempre que houver necessidade de recurso a outros servios e cuidados especializados. Dirige a sua aco tanto sade individual e familiar como sade de grupos e da comunidade, atravs dos cuidados que, ao seu nvel, sejam apropriados, tendo em conta as prticas recomendadas pelas orientaes tcnicas em vigor, o diagnstico e o tratamento da doena, dirigindo globalmente a sua aco ao indivduo, famlia e comunidade. Pode ser dotado de internamento. Fonte primria: artigo 4 do DL 157/99 de 10/5. CICP Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE CUIDADOS PRIMRIOS CID Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE DOENAS CIPE Cf. CLASSIFICAO ENFERMAGEM INTERNACIONAL PARA A PRTICA DE

1 1 4

CIPS Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE PROBLEMAS DE SADE EM CUIDADOS PRIMRIOS Cirurgia de ambulatrio Interveno cirrgica programada, realizada sob anestesia geral, locoregional ou local que, embora habitualmente efectuada em regime de internamento, pode ser realizada em instalaes prprias, com segurana e de acordo com as actuais leges artis, em regime de admisso e alta no mesmo dia. Cirurgia programada ou electiva Cirurgia efectuada com data de realizao previamente marcada. Cirurgia urgente Cirurgia efectuada, sem data de realizao previamente marcada, por imperativo da situao clnica. Classe social Um grupo de indivduos ou famlias numa sociedade, que se caracterizam par possurem a mesma educao, ocupao e rendimentos.

2 2

10

Classificao de doenas Organizao em grupos de doenas que tem caractersticas comuns. A sua utilidade depende do utilizador. so exemplos: a Classificao Internacional dos Cuidados Primrios (ICPC), e a Classificao Internacional de Doenas, Leses e Causas de Morte (ICD). Classificao Internacional de Cuidados Primrios (Sin.: ClCP) a classificao que mais bem tem em conta o modo como o mdico de famlia/clnico geral actua. Nesta classificao, o motivo da consulta (MC) pode ser classificado do mesmo modo que os procedimentos de diagnstico, as intervenes, as medidas preventivas, os procedimentos administrativos e os diagnsticos. Tem uma estrutura biaxial e composta por 17 captulos, divididos em 7 componentes. Foi largamente testada e revelou-se muito prtica e fivel para a utilizao na clnica geral, com menos de 3% de erros de registo. Foi publicada pela Comisso de Classificaes da WONCA em 1990. Classificao Internacional de Diminuies, Incapacidades e Deficincias (Sin.: ICHID) Foi publicada pela OMS em 1980 como uma taxonomia das consequncias de leses e doenas. Usa as seguintes definies: 1. Diminuio: Toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica. As diminuies so perturbaes de carcter orgnico. 2. Incapacidade: Toda a restrio ou limitao (resultante de uma diminuio) na capacidade de efectuar uma actividade de um modo ou num grau considerado normal para um ser humano. A incapacidade envolve perturbaes de carcter pessoal. 3. Deficincia: Uma desvantagem para um indivduo, resultante de uma diminuio ou incapacidade, que limita ou impede o desempenho de uma funo considerada normal (atendendo a idade, ao sexo, e a factores sociais e culturais) para esse indivduo. Reflecte a adaptao do indivduo ao ambiente. Classificao Internacional de Doenas (Sin.: CID) Uma classificao internacional desenvolvida sob os auspcios da OMS e publicada periodicamente como livro completo de entidades de diagnsticos. Esta organizada em 17 captulos, que contm mais de 12.000 categorias diferentes. A cada entrada e dado um cdigo numrico at quatro dgitos. Esta publicao chama-se: Manual of the International Statistical Classification of Diseases, Injuries and Causes of Death. A Dcima Reviso (CID-10) foi apresentada em 1 de Janeiro de 1993, mas at agora foi aplicada em muito poucos pases. Veio substituir a ClD-9, publicada em 1976. Classificao Internacional de Problemas de Sade em Cuidados Primrios (Sin.: ClPS) A classificao de doenas e problemas nos cuidados primrios. Foi introduzida inicialmente pela Comisso de Classificaes da WONCA e foi revista uma vez com o nome de ICHPPC-2. Agora substituda pela ICPC, muito mais virada para a prtica. A ClPS est estruturada do mesmo modo que a classificao da ClD-9(1CD-9). Classificao Internacional para a Prtica de Enfermagem (Sin.: CIPE/ICNP) uma classificao de fenmenos de enfermagem, aces e resultados. Fornece uma terminologia para a prtica de enfermagem que pretende ser

11

uma matriz unificadora em que as taxonomias e classificaes de enfermagem j existentes se possam entrecruzar, de modo a permitir comparar dados em enfermagem. Tem o seu enfoque na prtica de enfermagem e assenta no pressuposto que esta no esttica mas sim mutvel e dinmica, ajustvel ao contexto local e sensvel variabilidade cultural. So objectivos desta classificao: estabelecer uma linguagem comum para descrever a prtica de enfermagem; representar conceitos utilizados na prtica local; descrever os cuidados de enfermagem a pessoas (indivduos, famlias e comunidades) universalmente; permitir comparar dados de enfermagem; Incentivar a investigao em enfermagem; fornecer dados da prtica de enfermagem que possam influenciar a formao em enfermagem e as polticas de sade; projectar tendncias nas necessidades dos doentes, prestao de tratamentos de enfermagem, utilizao de recursos e resultados de cuidados de enfermagem. Classificao scio-econmica Classificao feita de acordo com a classe social e/ou rendimentos. Clnica O trabalho profissional de quem exerce medicina. Este termo tambm utilizado para descrever a estrutura organizacional, a rea geogrfica ou a populao que servida por um ou mais mdicos. Clnica em grupo (Sin.: associao de clnicos) Uma unidade de cuidados de sade em que os doentes so tratados por um conjunto de mdicos associados. Um ou mais mdicos podem ser responsveis por sub-grupos de doentes, mas a equipa assume a responsabilidade pela continuidade de cuidados aos doentes. Juridicamente, porm, um mdico que tem, em ltima instncia, a responsabilidade final por cada doente. 1. Equipa mono-especializada: uma unidade em que todos os membros so da mesma especialidade. 2. Equipa pluri-especializada: uma unidade em que os membros so de vrias especialidades. Clnica geral (Sin.: medicina familiar) Uma especialidade mdica que se ocupa dos problemas mdicos no diferenciados dos indivduos e das famlias e que, no sistema de sade, o primeiro contacto com os profissionais da medicina. Clnica individual Uma clnica que s tem um responsvel pela prestao de cuidados de sade aos doentes. Clnico geral Cf. MDICO DE FAMLIA Cobertura A medida em que os servios prestados cobrem as necessidades potenciais desse mesmo servio numa comunidade. expressa por meio de uma proporo em que o numerador representa o nmero de servios prestados e o denominador o nmero de casas em que o servio devia ter sido prestado.

12

Cobertura Relaciona populao inscrita com populao residente. Pode referir-se ao total da populao e/ou a grupos, segundo o sexo e/ou o grupo etrio. Habitualmente usa-se uma taxa (%) como medida de cobertura. Ex: Taxa de cobertura de CG no grupo etrio 15-44 anos = N de inscritos em CG 15- 44 anos /n residentes 15-44 anos x 100. Co-morbilidade Problemas de sade que existem num doente concomitantemente situao ou problema em estudo. Competncia Habilitao tcnico-profissional comum a vrias especialidades e que habilita o profissional ao correcto exerccio da sua actividade. Fonte primria: Ordem dos Mdicos OM. Comunidade Um grupo de indivduos que constitui uma unidade ou que evidenciam um trao unificador ou interesse comum. De uma forma mais vaga, a localidade ou a populao da rea de atraco qual prestado um servio. Conjunto mnimo de dados bsicos (Sin.: Conjunto mnimo de dados) Informao padronizada que pode incluir: dados demogrficos, diagnsticos e intervenes codificados, e dados sobre a admisso e alta dos doentes, entre outros. O estabelecimento deste conjunto de dados resulta normalmente do acordo entre grupos de utilizadores. Consentimento informado Consentimento dado por uma pessoa que convidada a participar num projecto de investigao ou aula depois de bem informada acerca dos objectivos, consequncias, nus, tempo, risco, etc. pessoa deve ser dada a possibilidade de no participar, se for esse o seu desejo, sem prejuzo dos cuidados que est a receber. Consulta Uma consulta um encontro em que o mdico, de um forma profissional, responde aos medos, ideias, expectativas ou problemas de sade de um doente. um processo dinmico de interaco com o objectivo de estabelecer uma agenda comum, baseada numa relao personalizada e de confiana mtua, para ir ao encontro das necessidades do doente. Normalmente, realiza-se no consultrio do mdico. Consulta aberta Perodo de consulta com marcao presencial ou telefnica s no prprio dia. Consulta aberta da USF Perodo de consulta com marcao presencial ou telefnica s no prprio dia, para garantir a intersubstituio. Poder no existir como perodo autnomo se a USF assumir a intersubstituio nos perodos personalizados de consulta individual.

13

Consulta complementar Consulta mdica prestada num gabinete de consulta regular do centro de sade, por outro mdico que no o mdico de famlia do utente, na ausncia deste ou quando o utente no tem mdico de famlia atribudo. Nota: Esta a designao proposta para os conceitos que actualmente so usados como equivalentes, designadamente: consulta de recurso, consulta de reforo e atendimento complementar. Consulta de adultos Consulta mdica no diferenciada, prestada nos Centros de Sade, a indivduos de 19 ou mais anos de idade (exceptuam-se as consultas de Sade Materna, Planeamento Familiar e Sade Pblica). Consulta de enfermagem Interveno visando a realizao de uma avaliao, o estabelecer de plano de cuidados de enfermagem, no sentido de ajudar o indivduo a atingir a mxima capacidade de autocuidado. Consulta de especialidade Consulta mdica, em Centros de Sade e Hospitais, prestada no mbito de uma especialidade ou subespecialidade de base hospitalar, que deve decorrer de referncia ou encaminhamento por mdico de outra especialidade. Consulta de medicina geral e familiar Consulta mdica, em Centros de Sade, no mbito da especialidade que, de forma continuada, se ocupa dos problemas de sade no diferenciados dos indivduos e das famlias. Consulta de outros profissionais de sade Acto de assistncia prestado a um doente, podendo consistir em avaliao, interveno e/ou monitorizao. Nota: Para efeitos estatsticos, a designao deve referir o prestador, por Ex., consulta de psiclogo, consulta de nutricionista, consulta de dietista. Consulta de planeamento familiar Consulta mdica, em Centros de Sade, realizada no mbito da Medicina Geral e Familiar ou de outra especialidade, em que haja resposta por parte do mdico a uma solicitao sobre contracepo, pr-concepo, infertilidade ou fertilidade. Consulta de sade infantil e juvenil Consulta mdica no diferenciada, em Centros de Sade, prestada a menores de 19 anos de idade (exceptuam-se as consultas de Sade Materna, Planeamento Familiar e Sade Pblica). Consulta de sade materna Consulta mdica prestada, em Centros de Sade, a uma mulher grvida ou no perodo ps-parto, em consequncia de uma gravidez. Consulta de sade pblica Acto de assistncia mdica realizado em Centros de Sade, no mbito das competncias profissionais do mdico de sade pblica.

2 2

14

Consulta de seguimento Uma consulta em que o mdico acompanha um episdio anterior de um doente. Consulta de vigilncia Consulta mdica, em Centros de Sade, decorrente da aplicao de programas de sade. (ver Programa de Sade). Consulta domiciliria Designa a consulta, em que o mdico, em casa do doente, avalia o seu estado de sade, o aconselha e trata. Consulta externa Unidade orgnico-funcional de um hospital onde os doentes, com prvia marcao, so atendidos para observao, diagnstico, teraputica e acompanhamento, assim como para pequenos tratamentos cirrgicos ou exames similares. Consulta mdica Acto de assistncia prestado por um mdico a um indivduo, podendo consistir em observao clnica, diagnstico, prescrio teraputica, aconselhamento ou verificao da evoluo do seu estado de sade. Consulta no presencial Actos mdicos efectuados sem presena do doente (renovao medicao, declaraes ou o que cada USF consensualizar). Consulta no domiclio Consulta prestada ao utente no domiclio, em lares ou em instituies afins. Consulta por doena Consulta mdica, em Centros de Sade, relacionada com um episdio de doena, motivada por alterao do estado de sade do utente, ou em consequncia do mesmo episdio. Consulta ps-laboral Consulta ou visita domiciliria realizada depois do horrio normal estabelecido para uma unidade de cuidados de sade. Quando utilizado em estudos, deve ser claramente mencionado. Consulta programada Perodo de consulta com marcao prvia presencial ou telefnica. Eventualmente marcadas no prprio dia se com vaga. Consulta seguinte no ano Consulta mdica efectuada no ano civil, no centro de sade, por especialidade/tipo, excepo da primeira. Consulta sem a presena do utente Acto de assistncia mdica sem a presena do utente, podendo resultar num aconselhamento, prescrio, ou encaminhamento para outro servio. Esta consulta pode estar associada a vrias formas de comunicao utilizada, designadamente: atravs de terceira pessoa, por correio tradicional, por telefone, por correio electrnico, ou outro.

15

Nota 1: imprescindvel a existncia de registo escrito e cpia dos documentos enviados ao doente, se for esse o caso; Nota 2: Estas consultas devem ser registadas separadamente. Consulta subsequente Consulta mdica, em Hospitais, que deriva da primeira, para verificao da evoluo do estado de sade do doente, administrao teraputica ou preventiva. Consultor Um mdico especialista que particularmente competente num determinado ramo da medicina e que presta servios relacionados com esse ramo a pedido de outro profissional da medicina. Outrora, um consultor era algum a quem se pedia um parecer no vinculativo e que no implicava uma transferncia de responsabilizao. Consultrio mdico privado Estabelecimento de sade privado onde se prestam consultas mdicas e outros actos e procedimentos. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Contacto directo Um encontro face a face com um doente. O termo tambm utilizado para designar uma forma de transmisso de um agente infeccioso sem que um indivduo intermedirio actue como transmissor. Contacto indirecto A comunicao com um doente sem ser por contacto directo. Nos cuidados primrios, geralmente feita por telefone ou atravs de terceiros, por carta. Tambm se utiliza para designar um modo de transmisso em que esto envolvidas outras pessoas ou transmissores. Contacto primrio O primeiro contacto directo, no decurso de um episdio, entre um doente e os servios de cuidados de sade. tambm utilizado para designar pessoas em contacto directo com um doente que portador de uma doena contagiosa. Contacto-problema Uma troca de ideias, sobre um problema, entre o doente e o prestador de cuidados. Pode haver vrios contactos-problema durante um encontro. Cf. ENCONTRO Conteno de custos Um plano estratgico cujo objectivo controlar os custos. Continuidade de cuidados Cuidados de sade em que o doente consulta sempre o mesmo mdico ou recorre a uma consulta sempre por causa do mesmo problema de sade. Deste modo, identifica o prestador de cuidados responsvel principal pela prestao desses cuidados de sade. Cf. CUIDADOS DE SADE PESSOAIS

1 1

16

Contratualizao O processo que conduz a um contrato pelo qual uma das partes (Agncia de contratualizao) se obriga a promover por conta de outra (Cidado) a celebrao de contratos de prestao de cuidados de sade ou de actividades de promoo de sade, de modo autnomo e estvel. A Contratualizao realiza-se: 1. Conhecendo as necessidades de sade e correspondentes necessidades em cuidados de sade; 2. Estabelecendo prioridades relativamente s actividades de sade a realizar; 3. Contratando instituies de direito pblico ou privado mediante negociao e o estabelecimento de acordos; 4. Monitorizando as actividades previstas nos contratos; 5. Avaliando os resultados dos contratos. A contratualizao exige sistemas de indicadores de base epidemiolgica como instrumentos de deciso em administrao, orientada para os ganhos em sade. Fonte primria: Brevirio dos Sistemas Locais de Sade. Ministrio da Sade. Direco Geral da Sade, s/d. Controlo de qualidade A superviso e controlo de todas as operaes respeitantes a um processo, o que implica normalmente amostragem e inspeco, de modo a detectar e corrigir variaes aleatrias sistemticas ou excessivas da qualidade. Foi introduzido recentemente no Sector de Cuidados de Sade com o objectivo de promover uma melhor utilizao de recursos e melhorar a qualidade global dos cuidados de sade. Criana Uma pessoa com menos de quinze anos de idade (0 a 14 anos). Em diversos sistemas de sade estabelecem-se limites de idade superiores para servios peditricos. Criana seguida Criana registada na USF/CS e que efectivamente seguida pela equipa de sade da USF. Critrios Elementos pr-determinados, em comparao com os quais aspectos da qualidade do servio mdico, por exemplo o desempenho de um mdico ou de uma unidade de cuidados de sade, podem ser medidos. 2. Implcitos: critrios no especificados que so usados quando o servio mdico reavaliado 2. Explcitos: critrios especificados, com os quais o desempenho profissional comparado. Critrios de diagnstico Os sintomas e queixas considerados juntamente com os sinais objectivos e os resultados dos testes reputados essenciais para caracterizar um problema de sade, e fazer um diagnstico. Crnico (Sin.: a longo termo) Um problema de sade ou episdio de tratamento que dura 6 meses ou mais. Cf. EPISDIO

17

Cuidado de sade Prestao por profissional de sade, consistindo em avaliao, manuteno, terapia, reeducao, promoo da sade, preveno dos problemas de sade e todas as actividades com ela relacionadas, para manter ou melhorar o estado de sade. Fonte primria: The World Organization of National Colleges, Academies, and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians (Gps/FPs), abreviatura de World Organization of Family Doctors WONCA. Cuidado episdico Cuidado de sade limitado gesto dos problemas apresentados. Cuidados administrativos (Sin.: servios administrativos) Servios que decorrem de uma responsabilidade atribuda pela comunidade a prestadores de cuidados de sade, como, por exemplo: atestar a aptido para certas funes (conduo, trabalho, desporto), atestar a inaptido para determinadas funes, certificar bitos, que podem implicar um exame clnico, se tal se mostrar necessrio. Outros exemplos so o reconhecimento de assinaturas e o testemunho acerca do carcter de uma pessoa. Cuidados ambulatrios (Sin.: cuidados a doentes no internados) Cuidados dispensados a doentes que no necessitam de internamento. Tanto podem ser dispensados na clnica geral, num servio de consultas externas de um hospital ou em qualquer outra unidade de cuidados de sade. Cuidados antecipatrios Cuidados orientados para a antecipao de futuros problemas do doente tentando prevenir a sua ocorrncia ou diminuir potenciais consequncias. Cuidados continuados Cuidados de sade dedicados ao acompanhamento apropriado de episdios agudos e de problemas de sade crnicos. Cuidados continuados Cuidados prestados de forma continuada, com base no programa individual de cuidados, de acordo com as necessidades especficas. Idealmente, so integrados e em parceria. Cuidados de sade A avaliao, a manuteno da sade, a terapia, a educao, a promoo da sade, a preveno dos problemas de sade e todas as actividades com elas relacionadas que so desenvolvidas por profissionais qualificados para manter ou melhorar o estado de sade. Cuidados de sade pessoais Os servios prestados directamente a um indivduo por um prestador de cuidados de sade, i.e. Um clnico geral, com o fim de manter ou restabelecer a sade. Cuidados de sade primrios (Sin.: cuidados primrios) A OMS (em Alma Ata, em 1978) definiu os cuidados de sade primrios do seguinte modo: Os cuidados de sade primrios so os cuidados de sade

18

essenciais postos universalmente ao dispor de indivduos e famlias da comunidade atravs de meios que lhes so aceitveis, contando com a sua participao integral e a um custo que a comunidade e o pas podem suportar. Fazem parte integrante do sistema de cuidados de sade do pas, de que so o ncleo, e do desenvolvimento econmico-social global da comunidade. Os cuidados de sade primrios podem ser prestados por enfermeiras de cuidados primrios, mdicos ou profissionais de sade com uma preparao mdica mais curta (por exemplo, os chamados mdicos de p descalo). Cuidados de suporte Servios que promovem a manuteno das funes vitais e bem-estar psicolgico, mas que geralmente no so considerados curativos. Cuidados globais Cuidados totais de sade. Dado que o mdico de famlia est disponvel para qualquer tipo de problema de sade, o tratamento que presta global. Cuidados mdicos Cf. CUIDADOS DE SADE Cuidados mdicos primrios Em todo o mundo, a generalidade dos cuidados de sade primrios so prestados por clnicos gerais/mdicos de famlia. No seu trabalho responsabilizam-se pelo doente a partir do primeiro encontro e da em diante. Isto inclui a gesto global e coordenao dos cuidados de sade, tal como a interveno apropriada de especialistas, e outros recursos de cuidados mdicos. Tambm se considera o acompanhamento continuado. Cuidados na comunidade O cuidado e acompanhamento sistemtico prestado fora dos hospitais a populaes por agentes mdicos e sociais encarregados dos cuidados primrios. Os cuidados primrios orientados para a comunidade so uma forma particular de tratamento em que os servios mdicos esto de acordo com as necessidades da comunidade. Cuidados no domiclio Cuidados prestados em casa, de forma continuada ou pontual. Cuidados secundrios Um dos dois nveis de cuidados indiferenciados (secundrios e tercirios). Geralmente, reporta-se aos cuidados prestados por um especialista altamente qualificado tais como os de um cirurgio, um internista ou obstetra, a quem o doente foi remetido nos cuidados primrios, isto e, pelo mdico de clnica geral/ mdico de famlia. Cuidados tercirios Um dos dois nveis de cuidados referenciados (secundrios e tercirios). Geralmente, refere-se a cuidados prestados numa unidade hospitalar por um especialista ou sub-especialista, tal como um neurologista ou um cardiologista.

19

Custo O preo que deve ser pago, quer em termos objectivos (dinheiro ou recursos), ou subjectivos (sofrimento ou incomodidade) para alcanar um objectivo: 1. Directo: os custos em que incorrem os doentes, as famlias e a sociedade para prestar os servios de cuidados de sade. 2. Indirecto: todos os outros custos relacionados com a condio ou tratamento em estudo. Custo Conjunto de valores incorporados e gastos na produo. Custo-benefcio Cf. RACIO CUSTO-BENEFCIO Densidade O nmero de itens (unidades de prestao de cuidados, doentes, pessoas) relativamente ao espao existente. Departamento Agrupamento de servios num estabelecimento de sade. Despesa Remunerao dos factores produtivos. Obrigao de pagar. Despesa por utilizador Despesa por utilizador em milhares de escudos relativamente ao total de gastos e aos gastos nas diversas rubricas de despesa. Determinante Tudo o que provoca alteraes no estado de sade. Cf. tambm CAUSALIDADE Diagnstico Uma afirmao formal do prestador de cuidados acerca da compreenso que tem de um problema de sade de um doente, de uma famlia ou de uma comunidade. Pode limitar-se ao nvel dos sintomas. O termo aplica-se tanto ao processo como ao resultado e, no caso de um doente, representa o estabelecimento mdico formal de um episdio. 1 .Diagnstico principal: o problema que o prestador de cuidados considera mais importante. 2. Diagnstico associado: outro diagnstico feito simultaneamente com o diagnstico principal. 3. Diagnstico concomitante: um diagnstico j existente por ocasio do encontro, mas que no utilizado durante o mesmo. Diagnstico da comunidade O processo de avaliao do estado de sade de uma comunidade, atravs de estatsticas demogrficas, estatsticas da sade e outra informao relativa a causas determinantes da sade. O diagnstico da comunidade pode ser abrangente ou restrito a problemas de sade especficos.

3 1 1

2 3 3

20

Diagnstico de enfermagem Designao atribuda por enfermeiros deciso que representa o foco das intervenes de enfermagem. Dias teis de consulta Dias em que existe pelo menos um perodo de consulta presencial com consultas efectuadas. Dimenso Uma componente distinta de uma construo multidimensional. A sade fsica e a sade mental so dimenses da sade em geral. Dimenso de sade Uma componente terica de sade, tal como a sade fsica ou mental. Direito pessoal de acesso O direito, que se encontra reconhecido, em alguns pases, de uma pessoa poder ter acesso a informaes que constam do seu registo mdico. Distribuio A forma como uma caracterstica est dispersa entre os membros de uma classe. Distribuio de frequncia O numero de respondentes contabilizado em cada nvel de uma escala. A distribuio pode ser apresentada cumulativamente ou por categorias, em nmeros por categoria ou graficamente. A distribuio pode ser normal ou enviesada. Cf. ASSIMETRIA, DISTRIBUIO NORMAL Doena Estar doente ter uma disfuno fisiolgica ou psicolgica. Deve ser diferenciada de sentir-se doente, que o estado subjectivo da pessoa que tem conscincia de no estar bem; e de ter comportamento de doente que um estado de disfuno social, isto , o papel que o indivduo assume quando se sente doente. Doena pode tambm ser concebida como um conceito mais restrito, distinto de sindroma e de queixa: uma disfuno biolgica fundamentada em processos patolgicos ou patofisiolgicos conhecidos ou com uma etiologia tambm conhecida. Doena pode tambm ser diferenciada de: 1. Sindroma: uma presumvel disfuno biolgica em que o conhecimento dos processos patolgicos ou patofisiolgicos causadores no conclusivo para a definir como uma doena, segundo a literatura. Uma disfuno ou problema de sade so considerados como uma doena quando tal consensual entre os profissionais de sade. Se tal no acontece, est-se perante um sindroma. 2. Queixa: no parte de uma doena ou sindroma. Doena um conceito da realidade e pode, por isso, existir sem o juzo de um mdico. Doena, sindroma e queixa so congruentes com categorias de diagnstico. Cf. CATEGORIAS DE DIAGNSTICO, COMPORTAMENTO DE DOENTE e SENSAO DE DOENA Doena iatrognica Um problema de sade causado por um diagnstico mdico ou por uma teraputica.

1 1

21

Doena pr-clnica Um problema de sade antes de ser sentido por um indivduo e antes de ser detectado por qualquer meio de diagnstico. Doente de ambulatrio Um doente que utiliza um servio de consultas externas de um hospital. Neste caso, ou se trata de doentes que tiveram alta recentemente ou de doentes enviados pelo clnico geral ou pelos servios de urgncia. Doente internado (Sin.: doente admitido) Um doente que admitido num hospital e a passa, pelo menos, uma noite. Doente registado (Sin,: doente inscrito) Uma pessoa que consta de uma lista de um mdico ou de uma unidade de cuidados de sade. Domiclio Uma pessoa ou grupo de pessoas ocupando um mesmo local: 1. Um domicilio unipessoal, isto , uma pessoa vivendo sozinha num quarto, numa srie de quartos, ou num alojamento; 2. Um domicilio pluripessoal, isto , um grupo de duas ou mais pessoas que se associam para partilhar, total ou parcialmente, um alojamento. O grupo pode ser composto por uma famlia ou por pessoas sem qualquer grau de parentesco, ou por ambos, mas que, em geral, partilham em conjunto a refeio principal. Durao de um encontro O tempo dispendido pelo mdico, em contacto directo, numa consulta ao doente. Educao para a sade O processo atravs do qual, doentes ou grupos de pessoas, aprendem como prevenir, problemas de sade e a preservar ou a promover a sade. Pode ser uma actividade pessoal, como no caso do mdico que explica ao doente a relao entre os seus sintomas e o seu estilo de vida, ou impessoal, atravs da televiso. Efectividade Uma medida do xito na realizao de um objectivo de sade claramente definido quer em relao a um doente quer em relao a uma determinada populao. Efectividade O melhor resultado possvel com a tecnologia existente nas condies correntes de aplicao. Efeito secundrio Um efeito no intencional causado por um procedimento preventivo, de diagnstico ou teraputico. Efeitos colaterais (Sin.: reaco adversa) Qualquer consequncia indesejvel resultante de actos de preveno, diagnstico ou de um tratamento adequado ou inadequado.

1 1

22

Eficcia O grau em que uma interveno, procedimento, regime ou servio produz, em condies ideais, um resultado benfico. De uma forma abstracta, a determinao da eficcia baseada nos resultados de um ensaio aleatrio controlado. Eficcia O melhor resultado obtido com a tecnologia existente independentemente do custo. Eficincia Os efeitos ou resultados finais conseguidos relativamente aos esforos dispendidos em termos monetrios, de recursos e/ou de tempo. Cf. ANLISE CUSTO-EFECTIVIDADE Eficincia O mais baixo custo para o mesmo resultado. Encontro Qualquer contacto de carcter profissional entre um doente e um ou mais membros de uma equipa prestadora de cuidados de sade. Em cada encontro podem ser identificados um ou mais problemas ou diagnsticos. A anlise da informao dos encontros deve permitir diferencia-las conforme os problemas. 1. Encontro directo: Um encontro em que h um contacto face a face entre o doente e a profissional. Pode subdividir-se em: 1.1. Encontro no gabinete: (encontro no Centro de Sade, consulta) Um encontro directo no consultrio do medico. 1.2. Encontro domicilirio: (chamada domiciliria, visita domiciliria) Um encontro directo na residncia do doente (i.e., na residncia prpria ou na residncia de algum das relaes do doente onde este se encontra de visita, ou um hotel ou quarto, etc.). 1.3. Encontro hospitalar: um encontro directo nas instalaes hospitalares. Cada visita ao doente considerada um encontro. Os encontros hospitalares podem subdividir-se em: 1.4. Encontro no internamento: um encontro directo com um doente internado no hospital. 1.5. Encontro na consulta externa: um encontro directo com um doente no internado no hospital, tanto no servio de urgncias como no servio de consultas externas. 2. Encontro indirecto: um encontro em que no h nenhum contacto presencial entre a doente e a profissional de sade. Estes encontros podem classificar-se segundo o meio de comunicao, por exemplo, telefnicos, pelo correio ou atravs de terceiros. Entidade convencionada Prestador de cuidados de sade privado, com quem o Ministrio da Sade ou as Administraes Regionais de Sade - ARS, celebram contrato de adeso com o objectivo de prestao de cuidados de sade, em articulao com o SNS, integrando-se na rede nacional de prestao de cuidados de sade. Nota: Este conceito aplica-se apenas relao entre o SNS e os prestadores de cuidados privados. Se, por exemplo, a relao se estabelecer entre uma ARS e um Hospital pblico trata-se de um acordo e no de uma conveno. Fonte primria: artigo 3 do DL 97/98 de 18/4.

23

Entidade de um estabelecimento de sade Forma jurdica relativa propriedade de um estabelecimento de sade, podendo este ser pblico ou privado. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Envelhecimento da populao A causa determinante do envelhecimento da populao tem sido o decrscimo da taxa de natalidade: quando nascem menos crianas do que nos anos anteriores, o resultado, na ausncia de um aumento da taxa de mortalidade em idades mais avanadas, tem sido o aumento da proporo de pessoas idosas na populao. Contudo, nas sociedades em vias de desenvolvimento, a alterao da mortalidade tornou-se um factor determinante: na primeira metade da vida dificilmente podem ocorrer mais redues da mortalidade, e, assim, o decrscimo ocorre na terceira e quarta partes da vida, conduzindo a um aumento da proporo de pessoas idosas. Episdio Um episdio de cuidados, com o significado que lhe atribui a ICPC, e o perodo que decorre desde a primeira comunicao de um problema de sade ou doena a um prestador de cuidados, at realizao do ultimo encontro respeitante a esse mesmo problema ou doena. Um novo episdio comea com o primeiro encontro, respeitante ao aparecimento inicial de uma doena, ou a recorrncia de uma doena aps um perodo sem a doena. Do ponto de vista do doente, um episdio dura desde o aparecimento dos sintomas at sua completa resoluo. Episdio de cuidados Compreende todos os encontros de um especfico problema de sade. Equidade Distribuio justa de determinado atributo populacional. No necessariamente equivalente a igualdade, embora os dois termos sejam por vezes usados como sinnimos. Na prestao de cuidados de Sade, o conceito envolve duas dimenses importantes: equidade horizontal tratamento igual de indivduos que se encontram numa situao de sade igual, e equidade vertical tratamento apropriadamente desigual de indivduos em situaes de Sade distintas. Fonte primria: Adaptado de "Economia da Sade, Glossrio de termos e conceitos", Pereira J; APES, 1993. Equipa Um grupo de pessoas que do diferentes contributos para atingir uma meta comum. Equipa de cuidados de sade Um grupo de prestadores de cuidados de sade, representando eventualmente vrias disciplinas, e pessoal auxiliar, que presta em conjunto cuidados de sade. Equipa de cuidados primrios Um grupo de prestadores de cuidados de sade e de pessoal auxiliar que servem a mesma populao ou rea geogrfica e que, por vezes, ocupam o mesmo edifcio, e que trabalham conjuntamente na prestao de servios diferentes, mas complementares, que esto directamente ao dispor quando solicitados.

24

Especialidade mdica Ttulo que reconhece uma diferenciao a que corresponde um conjunto de saberes especficos em medicina. Fonte primria: Ordem dos Mdicos OM. Especialista Um mdico que pela sua especializao e/ou experincia especialmente competente num campo particular da medicina, que reconhecido como uma especialidade. Actualmente, a medicina geral e familiar tem sido reconhecida como uma especialidade em muitos pases, conferindo ao clnico geral/ mdico de famlia o estatuto de especialista. Esperana de vida (Sin.: vida esperada) O nmero mdio de anos que se espera que uma pessoa viva, supondo que a taxa de mortalidade se mantm constante. A esperana de vida uma medida hipottica que fornece informao sobre o estado de sade de uma populao num dado momento. Estabelecimento de sade Servio ou conjunto de servios prestadores de cuidados de sade, dotados de direco tcnica, de administrao e instalaes prprias. Pode ter ou no internamento. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Estabelecimento oficial de sade Aquele de que o Estado proprietrio ou principal financiador, podendo ser de acesso universal (SNS Ministrio da Sade) ou restrito (outros ministrios Defesa, Administrao Interna e Justia). Estabelecimento privado de sade Aquele cujo proprietrio e principal financiador particular, podendo ser com ou sem fins lucrativos. Estado de sade O bem-estar de uma pessoa definido em termos de condies ou funes fsicas, mentais e sociais. Cf. Tambm ESTADO CLNICO, ESTADO FUNCIONAL, QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SADE Estado funcional A capacidade de uma pessoa agir em determinado ambiente ou de a ele se adaptar, medida, tanto de modo objectivo como subjectivo, durante um determinado perodo de tempo. Cf. Tambm ESTADO CLNICO, ESTADO DE SADE, QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SADE Estatuto scio-ecnomico Termo descritivo da posio de um indivduo na sociedade, muitas vezes partindo de critrios como os rendimentos, a educao, a profisso, a residncia, etc. Exame clnico Pode ser nico em um pas ou grupo cultural. 2. Completo: o termo exame completo refere-se ao exame que recorre aos elementos de avaliao profissional que, atravs de consenso de um grupo local de mdicos, reflecte o padro normal de cuidados. 2. Parcial:o termo exame parcial refere-se a um exame de um rgo,

25

sistema ou funo especficos ou a um exame geral, embora limitado e incompleto. Exame global de sade infantil e juvenil Consulta mdica de vigilncia, em centros de sade no mbito do Programa de Sade Infantil e Juvenil, efectuada, respectivamente, a crianas de 5-6 anos e a jovens de 11-13 anos. Nota: Pretende-se que o registo desta actividade seja efectuado separadamente, respeitando cada um dos grupos etrios. Exame mdico peridico Avaliao do estado de sade efectuada em intervalos pr-determinados. Normalmente, segue um protocolo formal com questes estruturadas, temas a discutir e testes laboratoriais a efectuar. Extenso do Centro de Sade Unidade perifrica dos centros de sade, situada em locais da sua rea de influncia, tendo em vista proporcionar uma maior proximidade e acessibilidade dos utentes aos cuidados de sade. Fonte primria: artigo 2 e 3 do despacho normativo 97/83 de 22/4. Famlia Um grupo de indivduos ligados a uma pessoa por laos de sangue, jurdicos e/ou de obrigao social. Famlia alargada Um grupo familiar composto por outros membros para alm da famlia nuclear. Cf. FAMLIA NUCLEAR Famlia nuclear Uma famlia composta por uma ou, no mximo, duas geraes (normalmente, marido, mulher e filhos) unidas por laos de sangue, casamento, adopo, ou equivalentes. Cf. FAMLIA ALARGADA Farmcia Estabelecimento de sade licenciado por alvar concedido pelo Instituto Nacional da Farmcia e do Medicamento ( INFARMED ), atravs de concurso pblico, apenas a farmacuticos. O exerccio da sua actividade est devidamente regulamentado, competindo aos farmacuticos, ou aos seus colaboradores, sob a sua responsabilidade, a funo de preparar, controlar, conservar e dispensar medicamentos ao pblico. Pode ter em condies especiais, um ou mais postos de medicamentos. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Fenmeno de enfermagem Aspecto da sade com relevncia para a prtica de enfermagem. Funes de um clnico geral/ mdico de famlia O clnico geral um diplomado em medicina autorizado a exercer a profisso mdica que presta cuidados de sade pessoais, primrios e de continuidade a indivduos, famlias e a uma populao da rea independentemente da idade, do sexo e doena. na sntese destas funes que reside o seu carcter nico. Tanto atende os doentes no consultrio como nas suas casas e, por vezes, numa clnica ou num

26

hospital. O seu objectivo fazer diagnsticos precoces. Inclui e integra, nas suas consideraes sobre sade e doena, factores fsicos, psicolgicos e sociais, o que se reflecte nos cuidados prestados aos doentes. Tem de tomar uma deciso inicial sobre todos os problemas que lhe so apresentados na qualidade de mdico. Ocupa-se do acompanhamento continuado dos doentes com doenas crnicas, recorrentes ou terminais. O contacto prolongado significa que pode servir-se de mltiplas oportunidades para recolher informao a um ritmo adequado a cada doente e tecer um relacionamento baseado na confiana que lhe pode ser til enquanto profissional. Exerce a medicina em colaborao com outros profissionais quer mdicos quer no mdicos. Sabe como e quando intervir atravs do tratamento, preveno e educao para promover a sade dos seus doentes e das suas famlias. Tem de reconhecer que tambm tem uma responsabilidade profissional perante a comunidade. (Leeuwenhorst, 1974). Funes de um enfermeiro O exerccio profissional de enfermagem centra-se na relao interpessoal entre o enfermeiro e uma pessoa, ou entre um enfermeiro e um grupo de pessoas (famlia ou comunidades), () e insere-se num contexto de actuao multiprofissional. () A tomada de deciso do enfermeiro que orienta o exerccio autnomo implica uma abordagem sistmica e sistemtica. Assim, e de acordo com os Padres de Qualidade definidos pela OE, os enfermeiros devero: Actuar no sentido de prevenir, ao longo de todo o ciclo de vida, problemas de sade, bem como, promover processos de readaptao, visando a satisfao das necessidades humanas fundamentais, a mxima independncia na realizao das actividades de vida, procurando a adaptao funcional aos dfices e a adptao aos mltiplos factores, atravs, frequentemente de processos de aprendizagem por parte da pessoa; Ajudar a pessoa/famlia a gerir os recursos da comunidade, relacionados com a situao de sade; promover a aprendizagem sobre a forma de aumentar o repertrio dos recursos pessoais, familiares e comunitrios para lidar com os desafios da sade; Optimizar as intervenes de enfermagem, tomando por alvo do processo de cuidados toda a unidade familiar, nomeadamente quando as intervenes de enfermagem visam a alterao de comportamentos tendo em vista a adopo de estilos de vida compatveis com a promoo de sade. Neste contexto, o enfermeiro assume a responsabilidade pela prestao de cuidados de enfermagem globais, em todas as etapas do ciclo vital, nos vrios contextos da comunidade. um prestador de cuidados que combina a promoo da sade, a preveno das doenas, com actuao e responsabilidade clnica dirigida aos membros da famlia. gestor e organizador dos recursos necessrios promoo mxima autonomia daquele a quem dirige a sua interveno, sendo, para cada famlia, a referncia e suporte qualificado para a resposta s suas necessidades, (). Assume-se como elo de ligao entre a famlia, os outros profissionais e os recursos da comunidade, como garante da equidade no acesso aos cuidados de sade e, mais especificamente aos cuidados de enfermagem e ainda, como importante recurso para os cuidados de proximidade, disponibilizando cuidados de enfermagem em tempo til, efectuando o conhecimento da situao de sade e dos processos de vida, relativamente ao seu grupo de famlias.

27

Garantia de qualidade Actividades desenvolvidas para determinar o grau em que um fenmeno preenche certos valores e actividades desenvolvidas para garantir modificaes na prtica clnica que preencham um nvel de valores mais elevado ou pr-determinado. Em clnica geral/medicina de famlia, e definida como um processo de actividades planeadas baseado na reviso e melhoramento dos desempenhos com vista a melhorar continuamente os padres de cuidados dos doentes. Cf. DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE Genrico Termo que, quando e empregado relativamente a resultados de sade, significa medida do estado geral de sade e no de uma doena especfica. Cf. Tambm NDICE FUNCIONAL Glossrio (Sin.: vocabulrio) Lista de termos tcnicos ou especficos com a explicao dos seus significados. Grvida seguida Grvida registada como tal na USF/CS e que efectivamente seguida pela equipa de sade da USF. Grupos etrios Grupos etrios padro em anos: menos de 1 ano; 1 a 4 anos; 5 a 14 anos, 15 a 24 anos; 25 a 44 anos; 45 a 64 anos; 65 a 74 anos; 75 anos e mais. Para crianas e idosos, so usados cada vez mais perodos de cinco anos; devem, pois, ser considerados intervalos-padro de cinco anos (por exemplo: 5-9 anos, 10-14 anos, 65-69 anos, 70-74 anos, 75-79 anos, 80-84 anos e 85 anos e mais). Hospital Estabelecimento de sade dotado de internamento, ambulatrio e meios de diagnstico e teraputica, com o objectivo de prestar populao assistncia mdica curativa e de reabilitao, competindo-lhe tambm colaborar na preveno da doena, no ensino e na investigao cientfica. Nota: Os critrios para a classificao dos Hospitais enquadram-se em abordagens diversas, designadamente: REA DE INFLUNCIA/DIFERENCIAO TCNICA; HIERARQUIZAO DE VALNCIAS; NMERO DE ESPECIALIDADES/VALNCIAS; REGIME DE PROPRIEDADE; ENSINO UNIVERSITRIO; SITUAO NA DOENA; LIGAO ENTRE HOSPITAIS. Hospital de dia Servio de um estabelecimento de sade onde os doentes recebem, de forma programada, cuidados de sade, permanecendo durante o dia sob vigilncia, no requerendo estadia durante a noite. ICD Acrnimo de International Classification of Disease. Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE DOENAS

28

ICHID Acrnimo de International Classification of Handicaps, Impairments and Disabilities. Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE DIMINUIES, INCAPACIDADES E DEFICINCIAS ICHPPC Acrnimo de International Classification of Health Problems in Primary Care. Cf. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE PROBLEMAS DE SADE EM CUIDADOS PRIMRIOS ICPC Acrnimo de International Classification of Primary Care. CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE CUIDADOS PRIMRIOS Cf.

Incidncia O nmero de novos casos de doena ou de pessoas que adoecem, durante um dado perodo, numa determinada populao (estimado geralmente por cada 1000 pessoas por ano). Indicador de sade Uma varivel registada que fornece informaes gerais importantes sobre a sade de uma dada populao, como por exemplo as taxas de mortalidade infantil, a incidncia de doenas de notificao obrigatria, as taxas de absentismo. Indicador funcional Uma varivel susceptvel de uma medio directa, que reflecte o nvel funcional de pessoas de uma comunidade. Estas medidas podem ser utilizadas como componentes do clculo de um ndice funcional. Indicadores Elementos especficos dos cuidados seleccionados para avaliao numa anlise do desempenho e entre os quais existe uma hierarquia e uma relao estreita. ndice de massa corporal Uma medida antropomtrica ou de massa corporal. definida como o peso em quilogramas dividido pela altura em metros elevada ao quadrado: (peso kg) / (altura m)2. Inovao Introduo de novas actividades ou de modificaes no funcionamento do Centro de Sade (nomeadamente envolvendo a organizao de servios, ou articulao com outras entidades), que permitam maior acessibilidade, adequao, qualidade e/ou eficincia na prestao de cuidados aos utentes do mesmo. Inscrio Relaciona populao inscrita numa determinada actividade com a populao inscrita no Centro de Sade. Pode referir-se ao total da populao e/ou a grupos, segundo o sexo e/ou o grupo etrio. Habitualmente usa-se uma taxa (%) como medida de inscrio. Ex: Taxa de inscrio em Planeamento Familiar das mulheres de 15-44 anos = N de mulheres inscritas em Planeamento Familiar 15-44 anos /n mulheres 15-44 anos inscritas no Centro de Sade x 100.

29

Instituio prestadora de cuidados de sade Organizao envolvida directamente na prestao de cuidados de sade. Fonte primria: Comit Europeu de Normalizao CEN. Internamento Conjunto de servios que prestam cuidados de sade a indivduos que, aps serem admitidos, ocupam cama (ou bero de neonatalogia ou pediatria), para diagnstico, tratamento ou cuidados paliativos, com permanncia de, pelo menos, uma noite. Intervalo de natalidade O intervalo compreendido entre o fim de uma gravidez completa e o fim da seguinte. Interveno de enfermagem Aco realizada em resposta a um diagnstico de enfermagem, com a finalidade de produzir um resultado de enfermagem. Intervenes de enfermagem So as intervenes dos enfermeiros junto dos indivduos, famlias e grupos. Tal como as outras reas, tm como objectivo a Promoo da Sade e a preveno da doena aos vrios nveis. Em todas as intervenes est implcita a educao para a sade. Intervenes de enfermagem do tipo atender um tipo de aco com as caractersticas especficas: estar atento a, de servio ou a tomar conta de algum ou alguma coisa. Incluem-se as aces decorrentes de assistir, tratar, prevenir, relacionar. Intervenes de enfermagem do tipo executar um tipo de aco com as caractersticas especficas: desempenhar uma tarefa tcnica. Incluem-se as aces decorrentes de limpar, arranjar, dar banho, cobrir, alimentar, posicionar, manipular, estimular, cortar, suturar, clampar, ventilar, preparar, preencher, inserir, instalar, remover, trocar. Intervenes de enfermagem do tipo gerir um tipo de aco com as caractersticas especficas: estar encarregado de ou enquadrar, algum ou alguma coisa. Incluem-se as aces decorrentes de organizar, distribuir, coligir. Intervenes de enfermagem do tipo informar um tipo de aco com as caractersticas especficas: falar com algum acerca de alguma coisa. Incluem-se as aces decorrentes de ensinar, orientar, descrever, entrevistar, explicar. Intervenes de enfermagem do tipo observar um tipo de aco com as caractersticas especficas: ver e observar cuidadosamente algum ou alguma coisa. Incluem-se as aces decorrentes de identificar, diagnosticar, vigiar, avaliar. Lactente Uma criana com menos de um ano de idade. 1. Nefito: do nascimento aos 28 dias. 2. Ps-nefito: dos 29 dias ao ano.

30

Linhas de orientao Usam-se, em medicina, como conselho das autoridades mdicas acerca dos procedimentos a seguir. Lista de espera Nmero de doentes do sistema de sade, geralmente em hospitais, que aguardam a realizao, no urgente, de consulta, exame, tratamento, operao ou procedimento especial. Fonte primria: Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE. Llmiar de referenciao O nvel pessoal em que um estmulo de uma consulta origina uma referncia. Locais de prtica clnica 1. Consultrios (Sin.: sala de consulta): as instalaes nas quais um mdico desempenha a sua actividade. Mais do que um mdico e servios paramdicos podem funcionar nestas instalaes. 2. Consultrio residencial: um consultrio que est localizado na residncia de um mdico. 3. Extenso: consultrio que se encontra afastado das instalaes principais. O pessoal e a prestao dos cuidados de sade da responsabilidade da sede. 4. Centro de sade: um centro cuja actividade engloba tanto os cuidados de sade gerais como os servios de preveno personalizados. O pessoal variado e pode incluir um grupo de mdicos de famlia/clnicos gerais, uma equipa multidisciplinar, pessoal auxiliar, especialistas e outros prestadores de cuidados de sade. O centro pode ser propriedade de mdicos particulares, do governo ou de instituies pblicas. 5. Policlnicas: uma clnica com pessoal mdico essencialmente constitudo por clnicos gerais e/ou especialistas, que frequentemente trabalham de modo independente, mais do que como uma equipa. Pode estar ligada a um hospital. 6. Hospital de dia: instalaes de cuidados de sade que funcionam durante o dia e que prestam tanto cuidados de sade como servios de monitorizao, com servios mdicos e paramdicos disponveis. Medicina comunitria (Sin.: sade comunitria) A especialidade da medicina que se dedica a satisfazer as necessidades de cuidados de sade de determinadas populaes, e no de indivduos isoladamente. Inclui, por isso, a epidemiologia, o rastreio, a sade ambiental, etc. Cf. tambm MEDICINA SOCIAL, SADE PBLICA Medicina do trabalho Actividade clnica desenvolvida no mbito de uma organizao industrial. O mdico e geralmente remunerado atravs de um salrio ou nos termos de um contrato especfico. O pessoal auxiliar , normalmente, constitudo por empregados da indstria. Medicina preventiva A aplicao, por pessoal clnico, de medidas preventivas. Um ramo especializado da prtica mdica composta por diferentes disciplinas que utilizam tcnicas orientadas para a sade de uma dada populao de forma a promover e manter a sade e o bem-estar e prevenir a doena, a

31

incapacidade e a morte prematura. Medicina social (Sin.: medicina comunitaria) O ramo da medicina que lida com a sade de uma populao e o seu impacto na sociedade. Mdico Profissional qualificado com educao mdica e autorizado legalmente a exercer a medicina. Mdico comunitrio Um mdico cuja principal preocupao o estado de sade da populao de uma rea geogrfica definida. , geralmente, o responsvel pela definio e a avaliao das necessidades de sade da comunidade, e pela organizao de servios de sade que dem resposta a essas necessidades. Geralmente, no presta cuidados de sade personalizados, excepto em problemas de sade especficos tais como as doenas de notificao obrigatria. O papel de um mdico comunitrio varia de pas para pas, mas normalmente contratado por um departamento governamental. Mdico de famlia (Sin.: mdico especialista em medicina geral e familiar) Um mdico que presta e coordena cuidados de sade primrios e continuados a indivduos e famlias. Presta cuidados de sade relacionados com problemas fsicos, comportamentais e sociais a pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Cf. FUNES DE UM CLNICO GERAL/MDICO DE FAMLIA Mdico de sade pblica Cf. MDICO COMUNITRIO Mdico do primeiro contacto O primeiro mdico que viu um doente durante um episdio de doena ou leso, ou por causa de assuntos preventivos e/ou de educao para a sade. Mdico inscrito Mdico inscrito na Ordem dos Mdicos e por isso autorizado a exercer medicina. Mdico sentinela Um clnico geral que tem a seu cargo a vigilncia e a comunicao de determinados problemas de sade, efeitos secundrios provocados por determinado frmaco ou quaisquer outras situaes relevantes relacionadas com a sade. Mdico substituto Um mdico empregado por um outro durante um certo perodo para assumir, na sua ausncia, a responsabilidade pela assistncia aos seus doentes. O mdico principal retoma as suas responsabilidades quando regressa. 1

1 1

32

Monitorizao O processo contnuo de medio de uma variedade de indicadores da estrutura, dos processos ou dos resultados de cuidados de sade. Morbilidade Um termo colectivo para todos os problemas de sade apresentados por um doente, um grupo de doentes ou uma populao durante um perodo determinado de tempo, geralmente um ano. Mortalidade perinatal O total de mortes de fetos na ltima fase da gravidez (Sin.: nados-mortos) e de mortes de nados-vivos com menos de 1 semana. A taxa de mortalidade perinatal exprime-se em nmero de mortes por 1.000 nascimentos em que o peso a nascena igual ou superior a 500 gramas. 1. Nados-mortos (Sin.: morte fetal): bbs com peso igual ou superior a 500 gramas que nascem mortos. 2. Mortes neo-natais: mortes que ocorrem durante os 28 dias aps o nascimento. 3. Mortes de lactentes: crianas nadas-vivas que sobrevivem menos de 1 ano. Motivo de consulta (Sin.: MC) A descrio pr-definida da(s) razo(es) pela(s) qual(quais) uma pessoa se dirige ao servio de cuidados de sade, e que representa as razes da procura de cuidados por essa pessoa. As expresses registadas e posteriormente classificadas pelo prestador de cuidados de sade clarificam o motivo pelo qual o encontro foi pedido e, consequentemente, o pedido de cuidados pelo doente, sem que este seja interpretado sob a forma de um diagnstico. O motivo do encontro deve ser reconhecido pelo doente como uma descrio aceitvel da procura de cuidados por essa pessoa. Necessidade (Sin.: necessidade de sade) A necessidade de melhorar o estado de sade. A necessidade est orientada para um objectivo e requer o estabelecimento de uma norma. Tambm utilizada como 'necessidade de cuidados de sade'. Implica uma especificao enquanto necessidade de...'. As necessidades podem ser especficas de um problema de sade (necessidade de mobilidade aps prtese da anca) ou genricas (necessidade de cuidados preventivos). Existem medidas de resultados de sade para muitas dimenses de necessidade. Necessidade de cuidados de sade (Sin.: necessidade de sade) Requisitos, nos actuais cuidados de sade, baseados na percepo dos doentes e/ou profissionais definidos por consenso ou investigao. Podem posteriormente ser descritas como "satisfeitas" ou "no satisfeitas", "sentidas" (sin.: "quereres") ou "expressas". As necessidades de cuidados de sade reflectem sempre juzos de valor e expectativas dominantes. Necessidade percepcionada (Sin.: necessidade apercebida) Uma necessidade sentida. Normalmente, diz respeito aos cuidados mdicos que um indivduo ou uma comunidade sentem como necessrios, mas de que os profissionais de sade podem no se aperceber. Necessidades de sade No presente documento esta expresso necessidades em cuidados de sade. refere-se para significar

33

Numerador A parte superior de uma fraco usada para calcular uma taxa ou uma rcio. OMS Acrnimo de Organizao Mundial de Sade. Oramento de tipo global Montante financeiro atribudo ao conjunto de cuidados prestados pelo Centro de Sade. Oramento por actividade Montante financeiro atribudo a determinada actividade. Oramento por programa Montante financeiro atribudo a determinado programa. Oramento por projecto Montante financeiro atribudo a determinado projecto. Oramento-programa Documento escrito a ser elaborado pelos Centros de Sade com vista obteno de um contrato de financiamento prospectivo das suas actividades. Padro-ouro Este termo tem dois significados: 1. um termo que descreve estruturas, procedimentos, ou resultados ptimos da actividade profissional do clnico geral. um termo empregue muitas vezes para indicar o que visto, pelos pares, como um bom padro de desempenho profissional na clnica geral. Assim, funciona como a norma com que se comparam estruturas, procedimentos ou resultados, quando se avalia a QUALIDADE DOS CUIDADOS. 2. Um processo de diagnstico que considerado prova conclusiva da existncia de um problema de sade. Cf. tambm AUDITORIA Padres mdicos O nmero preciso ou a quantidade (de critrios) que especificam um nvel aceitvel de cuidados. So definidos de modo consensual e aprovados por um organismo mdico reconhecido que estabelece, para usa corrente e continuado, regras, linhas de orientao, ou caractersticas para actividades ou os seus resultados, com vista a obteno do grau ptimo de ordem num dado contexto. Pagamento por acto (Sin.: remunerao) Remunerao por cada servio ou consulta prestada. O pagamento pode ser efectuado pelo doente e/ou por terceiros. Parto Completa expulso ou extraco, do corpo materno, de um ou mais fetos, de 22 ou mais semanas de gestao, ou com 500 ou mais gramas de peso, independentemente da existncia ou no de vida e de ser espontneo ou induzido.

1 1 3

3 3 3 3

34

Parto distcico Parto efectuado com intervenes instrumentais tais como: frceps, ventosa ou cesariana. Parto eutcico Parto normal, efectuado sem interveno instrumental, com ou sem episiotomia. Pequena cirurgia Interveno cirrgica com valor de K inferior a 50 K, conforme a tabela da Ordem dos Mdicos. Perodo neonatal Este perodo inclui os primeiros 28 dias aps o nascimento. Perodo perinatal Desde a 27 semana de gravidez ao 7 dia aps o nascimento. Peso nascena O peso da criana registado no momento do nascimento. Algumas variaes do peso nascena esto definidas com preciso. Considera-se baixo peso quando inferior a 2.500 gramas, muito baixo peso se inferior a 1.500 gramas e extremamente baixo peso se inferior a 1.000 gramas. O peso mdio para a idade gestativa o peso nascena entre os percentis 10 e 90. elevado para a idade gestacional quando superior ao percentil 90 e baixo para a idade gestacional quando inferior ao percentil 10. Pessoal ao servio de um estabelecimento de sade (censo do pessoal no ltimo dia do perodo de referncia) Profissionais que, no ltimo dia do perodo em referncia, participam na actividade do estabelecimento de sade, independentemente da durao dessa participao, nas seguintes condies: 2. Pessoal ligado ao estabelecimento de sade por um contrato de trabalho, recebendo em contrapartida uma remunerao; b) Pessoal com vnculo a outras instituies, mas que trabalhou no estabelecimento de sade, sendo por ele directamente remunerado; c) Pessoal nas condies das alneas anteriores, temporariamente ausente por um perodo igual ou inferior a um ms por frias, conflito de trabalho, formao profissional, assim como por doena ou acidente de trabalho. No so considerados como pessoal ao servio do estabelecimento de sade: 2. Os trabalhadores que se encontram nas condies descritas nas alneas 2. e b) e estejam temporariamente ausentes, por um perodo superior a um ms; ii) Os trabalhadores com vnculo ao estabelecimento de sade, deslocados para outras instituies, sendo por essas directamente remunerados; iii) Os trabalhadores a exercer a sua actividade no estabelecimento de sade, mas cuja remunerao suportada por outras instituies (exemplo: trabalhadores temporrios); iv) Os trabalhadores independentes (exemplo: prestadores de servios ou a recibos verdes); v) Os colaboradores voluntrios. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE.

1 1

35

Populao clnica O nmero total de doentes inscritos numa unidade de cuidados de sade. Num sistema de cuidados de sade, em que no h registo de doentes (isto e ficheiros), e o numero estimado de pessoas servido por aquela unidade. Cf. Tambm POPULAO REGISTADA Populao clnica rural Cf POPULAO CLNICA Populao clnica semi-urbana Uma unidade de cuidados de sade que serve uma populao na sua maioria citadina e que varia entre 2.000 e os 50.000 habitantes. Em pases em que isto no se adequa, o intervalo deve ser referido, isto , em pases com menor densidade populacional, o intervalo entre 2.000 e 10.000. Populao clnica urbana Cf. POPULAO CLNICA Populao de risco O nmero de pessoas em risco de ter o problema de sade em considerao. Pode referir-se tambm a populao clnica. Populao geral Refere-se populao total, incluindo todas as pessoas, independentemente do seu estado de sade. Compreende tanto a populao saudvel como a populao doente. Populao registada (Sin.: populao inscrita) O nmero total de doentes activos registados numa unidade de cuidados de sade, considerados no ponto intermdio de um estudo. Se os doentes no se encontram registados, o nmero exacto desta populao no conhecido. Pode ser possvel calcular a populao partir de informaes relativas aos encontros; se tal acontece, o mtodo utilizado deve ser especificado. (Cf. POPULAO CLNICA) Porta de entrada no sistema Um mdico que presta cuidados primrios e cujo parecer necessrio para obter cuidados secundrios especializados pagos pelo Estado ou por uma seguradora. Ps-laboral Horrios fora do estabelecido para o trabalho do prestador de cuidados de sade. Cf. TEMPO DO ENCONTRO Posto de enfermagem Estabelecimento de sade que tem por objectivo a prestao de cuidados de enfermagem, no local ou no domiclio, sob a responsabilidade de pessoal tcnico qualificado com especializao adequada. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. 2 1 1 1

1 1

36

Posto mdico Estabelecimento de sade sem internamento, desprovido de fins lucrativos e gerido por entidades oficiais ou particulares (com ou sem fins lucrativos), dotado de recursos humanos e tcnicos, susceptveis de executarem actos mdicos com fins preventivos e curativos (no inclui medicina do trabalho ou ocupacional). Nota: A maioria dos postos mdicos destinam-se a uma populao restrita de utentes, como por exemplo: moradores de uma freguesia ou membros de um sector ou ramo das Foras Armadas ou corporao paramilitar postos mdicos oficiais, trabalhadores de uma empresa e familiares, associados de uma instituio particular no lucrativa, posto mdico particular sem fins lucrativos. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Posto mdico oficial Posto mdico que propriedade do Estado administrao pblica central, regional ou local englobando os postos mdicos militares (dos trs ramos das foras armadas) sob tutela do Ministrio da Defesa Nacional, os postos mdicos paramilitares (da PSP ou GNR tutelados pelo Ministrio da Administrao Interna) e os postos mdicos prisionais (sob a tutela do Ministrio da Justia). Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Posto mdico particular Posto mdico que propriedade de instituies particulares com fins lucrativos sector empresarial, incluindo o sector pblico empresarial ou sem fins lucrativos instituies particulares de solidariedade social, sindicatos, associaes profissionais, recreativas ou outras, desprovidas de fins lucrativos. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Prestador (Sin.: prestador de cuidados de sade) Uma pessoa a quem um doente tem acesso quando contacta o sistema de cuidados de sade. Na generalidade dos casos, tratar-se- de profissionais tais como clnicos gerais, enfermeiras, parteiras, paramdicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, ou outros profissionais ligados a sade. Em certas culturas, o prestador pode ser um no-profissional com pouca ou nenhuma preparao mdica, mas com responsabilidades na prestao de cuidados de sade. Prestador de cuidados de sade Profissional ou instituio envolvida directamente na prestao de cuidados de sade. Nota 1: Excluem-se desta definio as instituies que financiam, pagam ou reembolsam os cuidados de sade, que so considerados terceiros ou terceiras entidades. Nota 2: Esta definio aglutina os conceitos de profissional de sade e instituio prestadora de cuidados de sade. Fonte primria: Comit Europeu de Normalizao CEN. 1 2

37

Prestador de cuidados de sade Uma pessoa qualificada que presta cuidados de sade. Alm do mdico assistente, podem referir-se outros prestadores de cuidados de sade qualificados, de diferentes reas sem ser a medicina, que prestam cuidados de sade. o caso, por exemplo, dos dentistas, dos farmacuticos, dos paramdicas, dos fisioterapeutas, das enfermeiras, das enfermeiras de sade pblica, dos psiclogos, e de outras pessoas que esto ligadas manuteno da sade. Prevalncia O nmero de casos (por exemplo, doentes com um problema de sade especfico) de uma dada populao num momento especfico (prevalncia pontual) ou durante um perodo de tempo definido (prevalncia peridica). Exprime-se normalmente por 1.000 ou 10.000 pessoas. O perodo pode ser de 1 ano, de 4 anos ou coincidir com a durao. Preveno Aco preventiva da ocorrncia de um problema de sade e/ou das suas complicaes. Pode ser dividida em trs categorias: 1. Preveno primria: aco desenvolvida para evitar ou eliminar a causa de um problema de sade de um indivduo ou de uma populao antes do aparecimento (por exemplo, a imunizao). 2. Preveno secundria: aco levada a cabo para prevenir o desenvolvimento de um problema de sade desde uma fase inicial num indivduo ou numa populao, encurtando a sua evoluo e durao (por exemplo, o rastreio da hipertenso). 3. Preveno terciria: aco desenvolvida para reduzir o efeito e a prevalncia de um problema de sade crnico de um indivduo ou de uma populao atravs da minimizao de uma diminuio funcional resultante de um problema de sade agudo ou crnico (por exemplo, preveno das complicaes causadas pela diabetes). Primeira consulta Consulta mdica, em hospitais, em que o utente examinado pela primeira vez numa especialidade e referente a um episdio de doena. Nota: Considera-se que o episdio de doena termina no momento da alta da especialidade. Primeira consulta de sade materna Primeira consulta mdica realizada numa gravidez ou em consequncia de gravidez, em centros de sade. Primeira consulta no ano Consulta mdica em que o utente examinado pela primeira vez no ano civil, no centro de sade, por especialidade/tipo. Nota: Permite-nos obter o nmero de utilizadores (indivduos) de consultas dos centros de sade, durante o ano civil, no centro de sade. 2 2 1 1

38

Problema de sade Preocupao relativamente a sade de um doente que o prprio e/ou o prestador de cuidados mdicos define. Os problemas de sade devem ser registados com a mxima especificidade que for possvel definir quando do encontro. 1. Problema novo: a primeira apresentao de um problema, incluindo a primeira apresentao de uma recidiva de um problema de sade resolvido anteriormente, mas excluindo a apresentao de um problema que foi avaliado primeiramente por um outro prestador de cuidados. 2. Problema continuado: um problema de sade anteriormente avaliado que requer cuidados continuados. Inclui o acompanhamento de um problema ou a apresentao inicial de um problema previamente avaliado por outro prestador de cuidados. Procedimento de diagnstico Processo usado para chegar a um diagnstico. Pode incluir a elaborao da histria e a execuo de um exame fsico e que, normalmente, recorre a meios complementares de diagnstico de natureza laboratorial ou radiolgica. Procedimentos de cuidados de sade (Sin.: procedimentos mdicos) Actos exercidos sobre um indivduo com o objectivo de melhorar a sade, aliviar um problema de sade ou uma leso ou estabelecer um diagnstico. Para tal, necessria uma metodologia e o emprego sistemtico de meios. Procura de servios de sade Vontade e/ou capacidade de procurar, usar e, em determinados locais, pagar por servios de sade. Por vezes, distingue-se: 1. Procura revelada, que equivale a utilizao. 2. Procura potencial, que equivale a necessidade. Produo total Total de actos e cuidados efectuados ou prestados por uma instituio. Produtividade mdia Quociente entre o n. total de actos efectuados e o n. de profissionais que os efectuaram e/ou o n. de horas trabalhadas por tipo de profissional. Profissional de cuidados de sade Indivduo envolvido directamente na prestao de cuidados de sade. Fonte primria: Comit Europeu de Normalizao CEN. Programa Conjunto organizado de actividades que contribuem para atingir objectivos e metas definidas num contexto de finalidades mais gerais (ex.: luta contra um problema de Sade). Tm geralmente um horizonte temporal de mdiolongo prazo, podendo ser compostos por projectos. Programa de sade Conjunto de actividades dirigidas a determinados grupos vulnerveis ou de risco, seguindo orientaes tcnicas oficiais, inserindo-se num processo assistencial pr-definido, seja ele de preveno, teraputica ou de reabilitao.

3 3

39

Projecto Conjunto de actividades organizadas para atingir objectivos especficos dentro de um programa. O horizonte temporal a curto prazo. Qualidade O grau de excelncia, o valor relativo. Qualidade de vida O que faz com que a vida valha a pena ser vivida. Qualidade de vida relacionada com a sade O estado funcional, as percepes de bem-estar e satisfao com a vida que esto relacionados com a sade de uma pessoa. Cf. tambm ESTADO CLNICO, ESTADO DE SADE, ESTADO FUNCIONAL Qualidade dos cuidados Nvel de desempenho ou realizao que caracteriza os cuidados de sade prestados. Relativamente aos cuidados de sade, Donabedian classificou-a em medidas de estrutura, processo e resultado. Cf. AUDITORIA MDICA Queixa Um sintoma, perturbao ou preocupao expressa pelo doente quando procura cuidados mdicos. Cf. tambm PROBLEMA DE SADE Rcio (Sin.: taxa de risco, rcio de risco) O valor que se obtm atravs da diviso de uma quantidade por outra. O numerador e o denominador so geralmente quantidades separadas e distintas, no estando uma delas includa na outra. E diferente de 'proporo', na qual o numerador est includo em parte do denominador. (Cf. PROPORO) Rcio custo-benefcio Razo entre o valor mensurvel dos benefcios e os custos. O clculo de rcios custo-benefcio usado para determinar a viabilidade econmica ou o xito de um programa. (Cf. tambm ANALISE CUSTO-BENEFCIO) Rcio de dependncia Proporo de pessoas dependentes (normalmente, crianas de idade inferior a 15 anos e idosos de idade superior a 65 anos) numa populao. Calcula-se dividindo o nmero de pessoas dependentes pelo nmero de pessoas que constituem o resto da populao. Rcio de mortalidade/morbilidade padronizada A taxa da taxa de mortalidade/morbilidade de grupos corrigida para desigualdades em distribuies de grupos de idade. 1 1 1 1 1 1 3

40

Rcio por sexo A rcio de mulheres em relao aos homens ou a taxa de um problema de sade observado em homens e em mulheres. Rastreio (Sin. teste de rastreio) Uma tentativa de despistagem de um problema de sade no identificado num indivduo ou numa populao, atravs de testes e/ou outros mtodos que discriminam entre os que tm ou esto em risco de ter um dado problema de sade e os que no esto afectados. Podemos considerar: 1. Rastreio em massa: Rastreio de grandes grupos da populao. 2.Rastreio selectivo: Rastreio dos grupos de alto risco da populao. Receita Remunerao dos bens vendidos e/ou servios prestados. Direitos de receber. Referncia externa Constituem actividades de referncia externa aquelas que so prestadas a indivduos referenciados por outros Centros de Sade e que so prestadas em Centros de Especialidade. Referncia interna Actividades de Referncia Interna so as consultas de especialidade ou outras actividades (MADs, MCTs) que constituem referncia no prprio Centro de Sade para a populao que nele est inscrita. Referenciao O processo atravs do qual a responsabilidade parcial ou total pelos cuidados prestados a um doente so transferidos, temporariamente, para outro prestador de cuidados de sade. Os doentes podem ser remetidos para um servio especfico, para um exame geral/opinio global, ou por quaisquer outras razes. Registo (Sin.: inscrio) Um ficheiro que contm informaes relativas a doentes com um problema de sade especfico numa determinada populao. O registo a lista dos doentes e a inscrio o sistema de registo. Registo clnico (Sin.: lista de doentes) A lista de todos os doentes inscritos. Cf. REGISTO Registo mdico orientado por problemas (Sin.: RMOP) Registo mdico em que a histria do doente, dados somticos, resultados laboratoriais, etc. so organizados de modo a possibilitar um registo cumulativo de problemas. Isto distingue-o do registo cronolgico no qual os encontros esto organizados por ordem cronolgica. O registo inclui informao que subjectiva (S), objectiva (O), que inclui informao negativa significativa e uma avaliao (A), que inclui uma discusso e uma concluso. Segue-se um diagnstico e planos de tratamentos (P). Este formato (SOAP) aplica-se a qualquer problema que o doente apresente. Relao custo-benefcio Cf. RCIO CUSTO-BENEFCIO

41

Relao mdico-doente Comunicao e relao entre o mdico e o doente. Resultado de enfermagem Medio ou condio de um diagnstico de enfermagem a intervalos de tempo aps uma interveno de enfermagem. Salrio Pagamento efectuado por um empregador a um mdico pela prestao de cuidados de sade, independentemente dos servios prestados. As condies de pagamento so reguladas por um contrato, que pode ser individual ou colectivamente acordado. Satisfao (Sin.: satisfao do doente) A medida em que um doente, quando interrogado, expressa satisfao com um procedimento mdico especfico, um servio de sade ou um resultado. As medies dos resultados de sade esto disponveis para avaliar varias dimenses da satisfao do doente. Sade Um estado de bem-estar fsico, mental e social ptimo e no apenas ausncia de doena ou enfermidade (a WONCA modificou a definio da OMS que fala de "completo...bem-estar"). Sade pblica Sector dos servios de cuidados de sade cujos objectivos so a proteco e o restabelecimento da sade da populao atravs de aces colectivas e sociais. Seguimento Observao regular do estado de sade (ou das caractersticas relacionadas com a sade) de um indivduo ou de um grupo por quem o mdico tem responsabilidades permanentes. Pode dizer-se tambm de doentes que foram integrados num estudo. Sensao de doena O estado subjectivo de uma pessoa que tem conscincia de ter um problema de sade e que no se sente bem. Cf. tambm COMPORTAMENTO DE DOENTE, DOENA PROBLEMA DE SADE Sensibilidade O grau em que uma medio detecta verdadeiras diferenas ou modificaes numa hiptese que est a ser medida. A sensibilidade de um diagnstico ou teste de rastreio a proporo de pessoas que realmente sofrem de uma dada doena e que identificada pelo teste. O teste pode consistir em ou incluir observaes clnicas. Um teste com grande sensibilidade detecta uma maior proporo de casos verdadeiros. Servio Clula bsica da organizao dos estabelecimentos de sade.

1 4

42

Servio Uma aco empreendida pelo prestador de cuidados de sade com o objectivo de melhorar ou manter a sade ou bem-estar de um doente e/ou da sua famlia. Cf. CUIDADOS ADMINISTRATIVOS, SERVIO DE DIAGNSTICO, SERVIO TERAPUTICO e SERVIOS PREVENTIVOS Servio complementar de diagnstico Unidade orgnico-funcional dotada de recursos especializados, onde se realizam exames e testes diversos, cujos resultados so necessrios efectivao de diagnstico clnico. Nota: Este servio pode ser simultaneamente de diagnstico e teraputica. Servio complementar de teraputica Unidade orgnico-funcional dotada de recursos especializados, destinada a prestar cuidados curativos aps diagnstico. Nota: Este servio pode ser simultaneamente de diagnstico e teraputica. Servio de atendimento permanente ou prolongado (SAP) Servio dos centros de sade destinado ao atendimento, aos utentes em situao de urgncia e ao seu encaminhamento para os cuidados de sade secundrios, quando necessrio. Nota 1: Funciona em horrio pr-estabelecido, durante 24 horas ou em perodo inferior; Nota 2: Consoante o seu perodo de funcionamento so utilizadas as seguintes designaes: SASU Servio de Atendimento de Situaes Urgentes; CAP Centro de Atendimento Permanente; CATUS Centro de Atendimento e Tratamentos Urgentes; SADU Servio de Atendimento de Doentes Urgentes; AP Atendimento Permanente; SAP/SU Servio de Atendimento Permanente/Servio de Urgncia. Nota 3: Progressivamente, este servio ser extinto ou transformado em Unidades Bsicas de Urgncia, com a aplicao do Decreto Lei 157/99. Servio de diagnstico A avaliao de um problema atravs da histria, do exame fsico, laboratorial, imagiolgico ou outros (realizados ou no no consultrio). Cf. tambm AVALIAO Servio de observao Unidade integrada no Servio de Urgncia hospitalar, onde os doentes permanecem para observao at evidncia conclusiva do diagnstico. Servio de reabilitao Um servio que tem como objectivo promover o restabelecimento da actividade e da insero social aps um problema de sade, tanto quanta possvel ao nvel anterior a sua existncia. Servio de urgncia Unidade orgnica de um Hospital para tratamento de situaes de emergncia mdica, cirrgica, peditrica ou obsttrica, a doentes vindos do exterior, a qualquer hora do dia ou da noite. 1 1

43

Servio domicilirio Conjunto de recursos destinados a prestar cuidados de sade, a pessoas doentes ou invlidas, no seu domiclio, em lares ou instituies afins. Fonte primria: Instituto Nacional de Estatstica INE. Servio Nacional de Sade Conjunto de todas as instituies e servios oficiais prestadores de cuidados de sade dependentes do Ministrio da Sade. Servio teraputico Tratamento, incluindo terapia farmacolgica, terapia cirrgica, terapia fsica, psicoterapia, e outros. Servios de atendimento permanente Cf. SERVIOS DE URGNCIA MDICA Servios de sade Os servios prestados por profissionais de sade ou outros profissionais que deles dependem para manter, promover ou restabelecer a sade de um doente ou da populao a quem os servios prestam assistncia. Servios de urgncia mdica (Sin.: Servios de atendimento permanente) Um servio que presta cuidados mdicos de urgncia fora de horas a doentes cujo mdico assistente no esta de servio ou est ausente do seu consultrio. Cf. LOCUM TENENS Servios preventivos Incluem servios de imunizao, rastreio, avaliao de risco, educao, exames completos pr e ps-natais, puericultura, planeamento familiar e outros servios similares. Sistema de cuidados de sade A estrutura organizacional atravs da qual so prestados os cuidados de sade. Cf. Tambm SERVIOS DE SADE Sistema de marcaes O sistema utilizado por um mdico para planificar e escalonar as consultas. Pode ser total, quando apenas os doentes das urgncias so atendidos sem marcao, ou parcial quando h maior flexibilidade. Sistema de sade Conjunto constitudo pelo SNS e por todas as entidades pblicas que desenvolvam actividades de promoo, preveno e tratamento na rea da sade, bem como por todas as entidades privadas e por todos os profissionais liberais que acordem com o SNS a prestao de todas ou de algumas daquelas actividades. Fonte primria: Lei de Bases da Sade Lei 48/90 de 24/8. Sistema local de sade Conjunto de prestadores de cuidados de sade, com interveno directa ou indirecta, no domnio da sade, numa determinada rea geogrfica de uma regio de sade. Fonte primria: artigo 2 do DL 156/99 de 10/5.

1 1

44

Sistema local de sade Conjunto de recursos da sade articulados e organizados segundo um critrio geogrfico-populacional, implantado tanto nas zonas urbanas como nas zonas rurais, desenhado a partir das necessidades definidas em termos de risco de uma comunidade finita, responsvel pelos cuidados a prestar aos indivduos, s famlias e aos grupos sociais, com capacidade de coordenar os recursos disponveis, facilitador da participao social e correndo para o desenvolvimento e fortalecimento do Servio Nacional de Sade e do Sistema de Sade. Fonte primria: Brevirio dos Sistemas Locais de Sade. Ministrio da Sade. Direco Geral da Sade, s/d. Taxa ajustada Um ajustamento frequentemente realizado nas taxas ou riscos relativos, normalmente devidos a diferenas nas distribuies etrias e nas populaes comparadas. As taxas podem ser ajustadas usando a frequncia do problema de sade especfico de idade para cada grupo e uma distribuio etria padro de referncia da populao (padronizao directa). Uma alternativa usar a distribuio etria dos grupos e a frequncia esperada do problema de sade para o grupo de referncia para calcular a morbilidade e mortalidade totais esperadas (padronizao indirecta). Cf. PADRONIZAO Tempo de espera N de dias (incluindo sbados, domingos e feriados) compreendido entre a data da inscrio para consulta, cirurgia, exame ou tratamento e a data prevista para realizao dos mesmos. Transfuso de sangue Acto de administrao de sangue total ou dos seus componentes. Tratamento Acto teraputico realizado num doente por um profissional de sade. Unidade bsica de urgncia Unidade prestadora de cuidados com carcter urgente, em Centros de Sade articulando-se com a rede nacional de urgncia e emergncia. Fonte primria: artigo 17 do DL 157/99, de 10/5. Unidade enfermeiro equivalente Enfermeiro com um horrio semanal de 35 horas. O n de enfermeiros equivalentes o valor resultante do quociente do total de horas de enfermagem por um horrio de 35 horas semanais. Unidade funcional de sade Unidade operativa, funcionalmente autnoma, dos Centros de Sade dotados de personalidade jurdica e associaes de centros de sade. Compreendem as unidades de sade familiar, de cuidados na comunidade, de sade pblica. Podem compreender ainda unidades de meios de diagnstico e tratamento e especialidades, de internamento ou de urgncia. Fonte primria: artigo 10 do DL 157/99 de 10/5.

2 2

45

Unidade mdico equivalente Mdico com um horrio semanal de 35 horas. O n de mdicos equivalentes o valor resultante do quociente do total de horas mdicas por um horrio de 35 horas semanais. Utente Uma pessoa que recebe ou estabelece um contrato para receber cuidados ou conselhos mdicos de um prestador de cuidados de sade, junto de quem pode, ou no, estar previamente inscrita. 1. Utente inscrito: um utente que est inscrito numa unidade de cuidados de sade, mas que no est necessariamente a receber cuidados de sade. 2. Utente activo (sin.: assistido, regular): um utente que recebeu cuidados mdicos prestados pela unidade, pelo menos, uma vez durante os ltimos dois anos. 3. Utente inactivo: um utente a quem no foram prestados quaisquer cuidados pela unidade durante os ltimos dois anos. 4. Utente temporrio (sin.: transitrio): um utente a quem so prestados cuidados, por uma ou mais vezes, mas que est inscrito noutra unidade junto da qual recebe, normalmente, tratamento. 5. Utente anteriormente inscrito: um utente que no temporrio ou transitrio, mas que foi cancelado do registo quer pela unidade quer por deciso pessoal. Utilizao Relaciona populao utilizadora de uma determinada actividade com a populao inscrita nessa actividade. Pode referir-se ao total da populao e/ou a grupos, segundo o sexo e/ou o grupo etrio. Habitualmente usam-se taxas (%) ou valores mdios de utilizao como medidas de utilizao. Exs: Taxa de utilizao de Planeamento Familiar das mulheres de 15-44 anos = N de mulheres 15-44 anos utilizadoras de Planeamento Familiar /n mulheres 15-44 anos inscritas na actividade de Planeamento Familiar x 100. Utilizao mdia de Planeamento Familiar = N total de consultas / n total de utilizadoras. Utilizador Cidado/utente que frequenta a USF/CS, pelo menos uma vez por ano. Utilizadores (consultas de clnica geral) N de indivduos que recorreram ou se prev que iro recorrer aos cuidados do CS, pelo menos uma vez, para acesso a Consultas de Clnica Geral, num determinado ano. Em termos prticos, corresponde ao n de primeiras consultas de Clnica Geral no ano. Utilizadores (todas as actividades) N de indivduos que recorreram ou se prev que iro recorrer aos cuidados do CS, pelo menos uma vez, para acesso a qualquer tipo de cuidados. Em termos prticos, corresponde ao n de primeiras consultas no ano. Valncia / Servio de especialidade Conjunto de meios humanos e fsicos, que permite a aplicao de saberes especficos em Medicina.

46

Valor preditivo Em testes de rastreio e de diagnstico, a probabilidade de que uma pessoa com um teste positivo seja um verdadeiro positivo (i.e., tenha a doena) referida como o valor preditivo positivo de um teste. O valor preditivo negativo de um teste a probabilidade de uma pessoa com um teste negativo no ter a doena. O valor preditivo de um teste de rastreio determinado pela sensibilidade e especificidade do teste, e pela prevalncia da condio relativamente qual o teste usado. Isto explica por que o valor preditivo do mesmo teste muito diferente em clnica geral e nos hospitais. Variao entre mdicos Variao das frequncias de problemas de sade entre diferentes mdicos, que no pode ser explicada pela distribuio idade-sexo dos seus doentes. A variao entre mdicos pode ser constatada nos motivos de consulta, diagnsticos e intervenes. A variao entre mdicos est relacionada com a variao em pequenas reas respeitante a dados agregados em policlnicas, hospitais ou regies. WHO Acrnimo de World Health Organisation. Cf. OMS WONCA Acrnimo de World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians, Organizao Mundial de Ordens Nacionais, Academias e Associaes Acadmicas de Clnicos Gerais/ Mdicos de Famlia, abreviada actualmente para Organizaes Mundiais de Clnicos Gerais/Mdicos de Famlia.

47

S-ar putea să vă placă și